Sei sulla pagina 1di 40

Revoluo Solar

De acordo com a obra de Abu MaShar Rodolfo Veronese

Abu MaShar

Nascido em 10 de Agosto de 787, 22:00 LAT em Balkh, Afeganisto. Tornou-se um Intelectual em Bagdad. Inicialmente um ctico da Astrologia, foi persuadido por Al-Kindi. Aos 47 anos em diante, tornou-se o escritor rabe mais influente da Astrologia em todo o Oriente Mdio e Europa. Conhecido como o prncipe dos astrlogos.

Textos mais influentes

Grande Introduo ao Conhecimento dos Julgamentos das Estrelas. (2011, Ben Dykes) A Abreviao da Introduo(...) (Charles Burnett et al., 2000) O Livro das Religies e Dinastias (Sobre as Grandes Conjunes) (Michio Yano) Sobre as Revolues dos Anos do Nativo Ainda existem obras em rabe clssico que nunca foram traduzidas p/ ling. moderna.

Resumo do mtodo completo.


1.

2. 3. 4. 5. 6.

Acesso s Direes Primrias (direo por termos do Ascendente e pontos Hylegacos); Profeco; Acesso a Planetas importantes da Revoluo Solar; Ingressos dos Planetas na RS; Firdaria; Indicadores temporais (9 ao todo!)

Direes Primrias pelos sculos

Astrologia Helnica e Bizantina: os planetas envolvidos administram perodos de tempo. Exemplo: Ascendente quadratura Marte Abu MaShar mantm essa perspectiva. Morin mantm a mesma viso, mas foi muito incompreendido. A fantasia da chave de ouro, a tcnica secreta

Configuraes & Recursos


Morinus (gratuito): software com direes primrias. Configuraes da maioria dos autores bizantinos e medievais:

I. Direes in zodiaco (latitude ZERO) II. Aspectos dos promitores aos significadores (os significadores ficam parados) III. Direes por Termos do Ascendente.

Uma tcnica simples e til

PROFECO

Profeco
Do latim profectio, Movimento artificial, move todos os pontos do mapa com freqncia de um Signo por Ano; Qualquer ponto pode ser profectado, mas priorizava-se os Cinco Liberadores: Sol, Lua, Asc, Fortuna, Sizgio anterior ao Nascimento (SAN lua cheia ou nova antes do nasc.)

Interpretao

O planeta/casa/lote que entra num signo se sujeita disposio dele e do seu regente:
1. Aspectos (princ. Tensos) que o Signo recebe; 2. Planetas dentro do Signo; 3. Regente do Signo:
a) No mapa natal b) Na Rs

Exemplos de interpretao
Ascendente em profeco no quarto Signo: tpicos novos sobre domiclio, famlia, etc. 2. Regente da 4 natal na 7 natal: combina questes novas de residncia com parcerias, namoro casamento = A pessoa se casou. 3. Na Revoluo solar = benficos na 7, regente do ano na 7, etc.
1.

Exemplo 1
25 anos de idade, 26 ano de vida: 26 24 = 2. Profeco do Asc no 2 Signo. Regente do ano: Lua (vnus para outros autores)

Regente do Ano da Profeco (Salkuday)

Representa o(s) acontecimento(s) mais marcante(s) para o nativo no ano, bem como sua disposio geral.
Se o Signo estiver ocupado por planetas, escolha aquele que tiver mais dignidades ali. Olhar tambm o mesmo Signo na RS se ele estiver vazio.

Mesmo ocupado, o regente do signo importante.

E X E M P L O 1

Vnus Natal (regente do ano e da RS) em conjuno a Marte RS e em oposio a Saturno RS Evento principal do ano: fratura de tbia e fbula, seguida de 2 osteomielites.

A sistematizao da interpretao cruzada (RS x Mapa Natal)

INGRESSOS DOS PLANETAS

Ingresso dos planetas


Planeta da RS sobre ele mesmo no mapa natal; Planeta da RS sobre a Casa de outro planeta, mas no sobre o mesmo signo. Planeta da RS sobre o Signo de outro planeta natal; Trs cenrios diferentes, com especulaes sobre as suas variaes.

Ingresso sobre a posio natal


O planeta realiza seus significados natais. Exemplo: Saturno em Libra na 7: Trnsito de Saturno em Libra ativa significados natais. Planetas rpidos reingressando ganham importncia na RS. Proximidade do grau natal importa para realizar literalmente.

Ingresso na mesma Casa


Combinar a natureza dos dois planetas para o Significado da Casa em questo. Exemplo: Vnus na III natal em Cncer, Jpiter na III RS em Libra: no ingressam no mesmo signo, mas Casa. Mais intenso se ambos os planetas se aspectam na Revoluo Solar e/ou no mapa natal.

Ingressos: conjuno Natal - RS


1. 2.

3.

4.

Conjuno de um planeta da RS com um natal no mesmo signo. Ver qual deles tem maior relao com o nativo nesse ano (ex.: Regente do Ano); Contar Signos a partir do Ascendente provisrio para o nativo (Revoluo solar ou Profeco) at os Signos do outro planeta; Julgar pela qualidade das Casas representada pelos Signos do outro planeta;

E X E M P L O 1

Vnus regente do ano, Touro (Asc da Profeco). Escorpio a 7 casas de Touro parceira ries a 12 casas de Touro Hospital.

Astrologia Mdica e RS

Qualquer planeta natal pode indicar doenas, desde que tenha regncia (mesmo temporria) sobre o corpo do nativo. Os cinco Hylegs (liberadores) sempre so pontos vulnerveis na RS ao trnsito de malficos mesmo que no tenham regncia sobre o Ascendente no mapa natal e/ou ano em questo. Buscar confirmao com outros significadores temporais do nativo.

E X E M P L O 2

Vrias tcnicas.

TIMING NA RS

Timing vrias tcnicas.


1.

Quando o planeta envolvido administrar o tempo:


Profeco mensal/semanal; Os nove indicadores;

2.

Quando estiver configurada com a estrela sob a qual ingressa.


Exemplo: Marte ingressa sobre Vnus: ver trnsitos de marte e Vnus durante o ano.

Timing vrias tcnicas (2)

Estimando pelo mapa da RS:

Durao dos eventos


Signo

Cardinal perodo mnimo; Signo Mutvel Perodo mediano; Signo Fixo Perodo mximo. Unir os perodos dos planetas se estiverem configurados na RS:
Exemplo: Vnus ingressa sobre Jpiter: se ambos estiverem em aspecto na RS, saber o signo de jpiter e somar os perodos. 8 + 12 = 20 dias.

Tabela dos nmeros planetrios (indicadores temporais)


Menores Saturno Jpiter Marte Sol Vnus Mercrio Lua Mdios Maiores Mximos

30 12 15 19 8 20 25

43.5 45.5 40.5 69.5 45 48 66.5

57 79 66 120 82 76 108

256 426 284 1461 1151 461 520

Perodos Planetrios

FIRDARIA

Sistemas de perodos
Vertente de tcnica preditiva comum na antiguidade, vrios mtodos diferentes. Firdaria (75 anos), Vimshottari Dasha (120 anos), Idades do Homem, etc. Comum na Astrol. Indiana (Jyotisha): Brihat Parasara Hora Shastra cita e explica mais de 20 dashas diferentes!

Sistemas de perodos (2)


O planeta administra um quantum de tempo: matria/espao = tempo. A ttulo de comparao: Progresso (tempo simblico = tempo real) Qualidade do planeta = qualidade dos tempos. Exemplo: marte regendo sete anos de vida na Firdaria.

Firdaria
Do persa Fyrdariatt : Transliterao persa da palavra grega Peryodos. Simplesmente, significa perodos... 75 anos distribudos entre os planetas e os nodos. Os perodos planetrios so divididos em subperodos (exemplo: Firdaria de Marte, subperodo de mercrio).

Organizao
Mapas diurnos: comea com o Sol Mapas noturnos: Lua Controvrsia dos nodos:

Abu Mashar: os nodos sempre terminam o final da sequncia, aps todos os planetas. Bonatti: os nodos se seguem a Marte sempre.

E X E M P L O 3

E X E M P L O 3

Interpretao

O regente do perodo d a tnica geral (significados amplos e irrestritos) O regente do subperodo tenta realizar o que o reg. Do perodo representa com base nos seus prprios significados. Buscar qualquer casa ou lote que o planeta possa reger no mapa natal. Autores no descartam a disposio na revoluo.

E X E M P L O 1

Firdaria Mercrio-Marte: (30/08/2007 09/07/2009) Mercrio na 12 natal regendo a 3 e a 6. Marte no stimo signo e na seis natal regendo a 1 e a 8.

Alguns insights para interpretar perodos planetrios.

ASTROLOGIA INDIANA (JYOTISHA)

Alguns insights da Jyotisha


Planetas em Signos Sirsodaya (Ge, Le, Vi, Li, Sc, Aq) do resultados na 1 parte dos seus perodos/subperodos. Planetas em Signos Pristodaya (To, Ca, Sa, Cap) do resultados na 3 parte. c. Planetas em Signos Ubhayodaya (Peixes) do resultados na 2 parte. Alguns autores: todo o perodo

Alguns insights da Jyotisha (2)

Planetas malficos:
Resultados do posicionamento/fora inerente ao planeta no primeiro tero (aprox. Os 3 primeiros subperodos) Resultados do posicionamento de casa e regncia: nos prximos 3 subperodos (aproximadamente no 2 tero do perodo) Resultados de aspectos no ltimo tero.

Alguns insights da Jyotisha (3)

Planetas benficos:
Resultados do posicionamento de casa e regncia: nos prximos 3 subperodos (aproximadamente no 1 tero do perodo) Resultados do posicionamento/fora inerente ao planeta no 2 tero (aprox. Os 3 primeiros subperodos) Resultados de aspectos no ltimo tero.

"Na medida em que os corpos celestes significam as coisas existentes neste mundo atravs dos poderes do seu movimento natural, ento qual a vantagem de ser ignorante deste conhecimento?" ABU'MASHAR

OBRIGADO!

Potrebbero piacerti anche