Sei sulla pagina 1di 51

CURSO DE MASSAGEM RELAXANTE GERAL MASSOTERAPIA TUTORIAL BSICO Mos obra.

hora da massagem
Estresse, cansao, tenso ou mesmo aqueles dias de melancolia pedem uma boa massagem relaxante. A massoterapeuta Angela Netto ensina doze passos para voc aprender a faz-la. Lembrando que tratase apenas de um tutorial bsico. A massagem feita por um profissional composta por centenas de movimentos que podem se basear em uma ou mais tcnicas como shiatsu, reflexologia e do-in, por exemplo. Alm de aprender a fazer os movimentos da massagem, voc pode preparar um ambiente aconchegante e tranqilo para a sesso de massagem. Uma msica suave e incenso ajudam a compr o clima relaxante. Agora com voc. Fonte: Massoterapeuta Angela Netto, do Shishindo Spa Zen, do Bourbon Atibaia Resort. POSIO DAS MOS

1. Movimento de presso Com uma mo sobre a outra, faa movimentos de presso ao longo da coluna. Comeando de cima e pressionando todos os pontos at o cccix. Os mesmos movimentos podem ser feitos de baixo para cima. 2. Presso com os polegares Com as mos espalmadas, pressione os polegares nas laterais da coluna. De acordo com princpios da reflexologia, voc vai estimular os meridianos da bexiga. Comea prximo nuca e termina no cccix.

3. Presso com o polegar - parte 2


Use uma das mos como apoio e a segunda para fazer presso com o polegar. Pressione at a metade da coluna e, quando passar para a segunda metade, inverta as mos. Fazer dos dois lados da coluna.

4. "Belisces"
Este movimento consiste em "belisces" e funciona para alongar a pele e soltar a musculatura das costas. Deve ser feito em toda a superfcie das costas, com mais nfase na regio dos ombros.

5. Almofada com as mos


Faa uma espcie de almofada com as mos, fechando-as em forma de concha e deixando ar entre elas. Com os punhos bem soltos, faa movimentos de percusso por toda a regio das costas, com mais nfase nos ombros.

6. Percusso tipo "carat"


Deixando os dedos baterem uns sobre os outros, faa leves e rpidos movimentos de percusso ao longo das costas.

7. Banho de chuva
Enquanto uma mo determina o limite de altura, a outra segue fazendo movimentos de percusso ao longo das costas. Use o rosto da mo e no a palma. A sensao de gua caindo sobre as costas

8. Alongando a pele
Enquanto o movimento nmero 2 pressionava a lateral da coluna, este vai along-la. Com as mos espalmadas, faa movimentos como se estivesse esticando a pele.

9. Contornando as costas
Comeando com as mos posicionadas prximas nuca, deslize-as at o cccix e volte com as mos separadas deslizando sobre as extremidades das costas. Faa movimentos contnuos.

10. Movimentos de serpente


Com uma mo sobre a outra, voc vai deslizar em linha reta, no sentido cabea-cintura e volta fazendo movimentos sinuosos, simulando os movimentos de uma serpente.

11. Movimentos de toro


Este movimento como se voc estivesse "torcendo" o massageado. Uma mo vai e outra volta. Faa em toda a superfcie das costas, dos dois lados

12. Amassando os ombros


Esse movimento ajuda a soltar a musculatura dos ombros. Com as polpas dos dedos, faa movimentos como se estivesse amassando a regio. Fixe a presso no polegar e use os demais dedos para trabalhar a regio do trapzio.

MASSOTERAPIA Tcnicas de massagem: anti-stress mass. tntrica mass relaxante mass estimulante mass. Relaxante craniana mass relaxante no couro cabeludo movimentos Massagem Teraputica VEJA http://www.massoterapeutaformada.com.br/noticias/ntc.asp?Cod=258 Massoterapia Massoterapia Comumente chamada de "massagem", a aplicao de tcnicas orientais e ocidentais combinadas atravs de toques e manipulaes proporcionando bem-estar fsico e mental, possibilitando grandes virtudes teraputicas, relaxantes, anti-estresse, estticas, e desportivas. Possibilita maior contato com o prprio fsico valorizando a respirao e desenvolvendo uma melhor percepo corporal, aumentando a conscincia e dando a devida importncia ao equilbrio na vida para o dia a dia. Massoterapia um grupo de tcnicas e procedimentos teraputicos naturais, no invasivos, tradicionais e contemporneos, que tem como objetivo manter a sade e prevenir desequilbrios, contribuir na promoo do bem estar e da melhor qualidade de vida, assim como, em ao conjunta e complementar com as tcnicas teraputicas da medicina oficial, propiciar uma prtica de cooperao em nveis e estgios diferenciados, visando maior eficcia nos tratamentos de sade. A Massoterapia se enquadra na rea de abrangncia da integrao teraputica preconizada pela Organizao Mundial de Sade. Seu objetivo primordial prevenir doenas e promover a sade, maximizar a circulao da energia vital pelo corpo, estimular a circulao de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconscincia, contribuir para a organizao do tnus muscular e para a normalizao das funes fisiolgicas, auxiliando no combate de dores, tenses, desequilbrios e disfunes em geral e estresse. Todas as tcnicas e mtodos utilizados pelo Massoterapia se destinam queles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem, para manter o estado de equilbrio. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecnica do corpo, estimular ou sedar algum estado energtico e/ou fisiolgico, conduzir a autoconscincia ou trabalhar campos energticos. A Massoterapia ajuda o homem a ter sade? A nfase a sade e no a doena. Por isso h benefcios numa sesso de Massoterapia, mesmo no tendo nenhuma enfermidade, possvel sair da sesso sentindo harmonia, relaxamento, com mais energia - enfim, com mais sade. Tcnicas Aplicadas mais utilizadas na Massoterapia

Massagem relaxante e energtica: Trabalha a circu1ao e lquidos do corpo, alm dos msculos. Tambm pode ser empregada com mais vigor e com determinadas adaptaes tornarse Massagem Desportiva.

Bioenergtica: So toques sutis que trabalha os anis de tenso muscular criadas pelo indivduo. Massagem Integrativa: Tcnica Ocidental que utiliza manobras da Massagem Clssica, com algumas variaes. Seu objetivo integrar as varias partes do corpo , tais como: Os hemisfrios superior e inferior, a bilateralidade, a mente e o corpo, dessa forma realizando um trabalho de aumento do nvel de conscientizao. muito recomendada para problemas psicossomticos ou psicolgicos. Shiatsu: Visa trabalhar a circulao energtica atravs de presso feita com os dedos ao longo dos meridianos (canais de energia). Do-In: Utiliza pontos especficos para alivio de sintomas causados por doenas agudas ou crnicas. quase como um pronto-socorro dentro da Massoterapia, servindo para cefalia, dor na nuca, insnia, desconforto causado por rinite ou sinusite. Tuin: De origem chinesa, uma massagem revigorante para o corpo. A energia trabalhada em direo aos ps e de uma forma mais rpida e vibrante, revigorante para o corpo. Reflexologia: Massagem teraputica efetuada nos ps, os quais so considerados como microssistemas, representando rgos e vsceras , o que proporciona sensao de relaxamento e alivio. Auriculo-ciberntica: utiliza pontos especficos nas orelhas tambm consideradas microssistemas. eficiente em inmeros sintomas e males agudos e crnicos, como por exemplo: presso alta, obesidade, ansiedade. Quick Massage: utiliza a cadeira anatomicamente projetada para dar atendimento no prprio local de trabalho. Facilita o atendimento em reas de maior concentrao de tenso, como por exemplo, cabea, pescoo, trapzio, regio sacro lombar, etc.

Benefcios da Massagem para as Pessoas Ajuda a diminuir e/ou controlar o estresse. Alivia tenses e rigidez musculares. Promove uma recuperao mais rpida de estiramentos musculares e de ligamentos machucados, bem como, aumenta a flexibilidade e curso de movimentos e de articulaes. Reduz espasmo muscular. Melhora a circulao sangunea e o movimento dos fluidos linfticos. Reduz a presso arterial. Ajuda no alvio de dores de cabea, sobretudo, de origem tensional. Melhora o estado e a nutrio da pele. Corrige postura. Fortalece o sistema imunolgico. Adquire maior concentrao e desperta a criatividade.

Diminuio do custo com assistncia mdica. Prov benefcios emocionais.

A massoterapia permite a integrao do ser humano em seus aspectos: fsico, mental e emocional. Indicaes da Massoterapia: Todas as tcnicas e mtodos utilizados pela Massoterapia se destinam queles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem, para manter o estado de equilbrio. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecnica do corpo, estimular ou sedar algum estado energtico e/ou fisiolgico, conduzir a autoconscincia ou trabalhar campos energticos. Indicao higinica: manter e promover a sade, prevenir desequilbrios, contribuir na promoo do bem estar e da melhor qualidade de vida. Indicao complementar: em ao conjunta e complementar com as tcnicas teraputicas da medicina oficial, propiciar uma prtica de cooperao em nveis e estgios diferenciados, visando maior eficcia nos tratamentos de sade.

As aes primrias da massoterapia so: Maximizar a circulao da energia vital pelo corpo. Estimular a circulao de uma forma geral. Favorecer o auto-conhecimento e autoconscincia. Auxiliar no combate de dores. Contribuir para a organizao do tnus muscular. Contribuir para a normalizao das funes fisiolgicas. Auxiliar na administrao das tenses e do estresse.

Massoterapeuta O Massoterapeuta o profissional da rea de Sade com competncia e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na preveno, tratamento e manuteno integrada da Sade. o profissional que utiliza mtodos antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na preveno e promoo da Sade, visando o perfeito equilbrio do Ser Humano consigo e com o meio ambiente. Possui uma concepo holstica de Sade que se enquadra na rea de abrangncia da integrao teraputica preconizada pela Organizao Mundial de Sade. Tem slida base de conhecimentos das tcnicas de Massoterapia, das tcnicas de conscincia e prticas corporais em geral e, principalmente, daquelas tcnicas em que tenha a sua especialidade. Essas tcnicas devem, tambm, ser embasadas nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, fsica ou outras reas, conforme exija cada uma das especialidades. Tambm tem, na sua formao, bases da filosofia universal e na ecologia. Sua formao e treinamento o habilitam a realizar procedimentos teraputicos com sensibilidade, tcnica e habilidade, o capacitam a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos. Tem o compromisso com a educao continuada, estando sempre atualizado e supervisionado com relao a sua especialidade. Sua tica e postura profissionais esto de acordo com o Cdigo de tica do Massoterapeuta elaborado pelo CONBRAMASSO, Conselho Brasileiro de Auto Regulamentao da Massoterapia.

MASSOTERAPIA SINNIMO DE QUALIDADE DE VIDA Dentre as muitas terapias existentes a Massagem tida como das mais antigas pois, instintivo do ser humano usar as mos num movimento de frico ou compresso, que tanto acalma quanto conforta sempre que alguma coisa nos atinge na pele. A Massagem a linguagem do tato, pode ser definida como o uso de diversas tcnicas manuais com o objetivo de aliviar o estresse e promover relaxamento e bem estar geral em uma pessoa. Alm de relaxar a pele, msculos e nervos, o toque mexe com as energias invisveis que produzem e mantm uma vida saudvel e equilibrada, afinal muito mais do que um simples corpo, o ser humano um todo que compreende tambm mente e esprito. Dentre as muitas modalidades de massagens, destacamos as seguintes:

Massagem Relaxante e Anti-Estresse: o tipo mais tradicional de massagem, feita com auxlio de leo ou creme prprio para massagem com manobras relaxantes sobre os msculos do corpo, desde a face at os ps. Drenagem Linftica Manual (Facial e Corporal): uma tcnica de massagem caracterizada por movimentos suaves e precisos que visam auxiliar o organismo no processo de eliminao de lquidos acumulados pelo corpo. muito eficaz no pr e ps cirurgia plstica e muito eficiente como auxiliar de tratamentos estticos. Massagem Modeladora: massagem vigorosa, aplicada nas regies do corpo onde haja gordura localizada. Tambm auxiliar eficiente nos tratamentos estticos. Reflexologia Podal: uma tcnica de terapia manual que trabalha exclusivamente os ps, atravs da estimulao em zonas que refletem os rgos e partes do corpo, alm de manobras de relaxamento muscular. Shiatsu: Tcnica da Medicina Tradicional Chinesa, que trabalha atravs de presses com os polegares e com as mos sobre pontos especficos e sobre os principais meridianos do corpo, tambm usados pela acupuntura. Tcnica de Alinhamento Manual da Postura: Tcnica de manipulao especfica, que visa buscar uma melhora da postura e da marcha (caminhar) da pessoa, muito importante para os casos de problemas com a coluna. Massagem na Coluna com Toalhas Quentes (Termoterapia): Massagem feita em toda a extenso da coluna, com o auxlio de toalhas quentes, para alvio de dores localizadas e do estresse do dia-a-dia. Ayurvdica: Faz parte da milenar e tradicional medicina Ayurvdica. uma tcnica de massagem profunda com auxlio de leos essenciais, que alia movimentaes vigorosas em toda massa muscular, junto com manobras de trao e alongamento. Thai: De origem indiana, criada a mais de trs mil anos, esta tcnica combina massagem nos pontos e linhas de energia, alongamentos e tores simulando as posturas do Yoga, ocasionando melhora da flexibilidade corporal.

De modo geral, as massagens trazem dentre seus benefcios alvio da tenso e da rigidez muscular; favorece o relaxamento; melhora a circulao sangnea e linftica e a oxigenao dos tecidos corporais; diminui o estresse; e aumenta a flexibilidade e o movimento das articulaes. O toque um dos remdios mais eficazes pois suaviza, liberta e conforta. Alis est demonstrado que o toque pode resultar na libertao de substncias qumicas dentro do sistema nervoso, chamadas de endorfinas, que oferecem e proporcionam poderosas sensaes de bem estar. ESCOLHA SUA MASSAGEM A massagem fundamental para seu bem estar. Proporciona equilbrio e revitaliza o corpo. Existem vrios tipos de massagem, em diferentes indicaes. Escolha a sua e, se possvel, faa uma sesso a cada semana ou duas vezes por ms. SHIATSU Trabalha os pontos usados pela acunpuntura. Melhora a circulao sangunea, dores musculares, alguns tipos de dores de cabea, dores nas costas, lombares e torcicolos. Todo o corpo tocado com a presso do dedo polegar, cotovelo e antebrao, dorso da mo e tambm outros dedos. No feita massagem na regio da virilha e parte interna das coxas - s em casos de distenso. DO-IN Automassagem que sugere a mesma tcnica do shiatsu. Tambm pode ser feita por um massagista, como uma espcie de "primeiro socorro". Com toques em pontos do corpo indicados pelo paciente, o terapeuta diagnostica um problema que ser tratado posteriormente com o shiatsu.

MASSAGEM RELAXANTE E ENERGTICA (ou clssica, desportiva, sueca) Promove o relaxamento muscular e melhora a oxigenao do organismo. O terapeuta usa leo ou creme para facilitar os movimentos. A massagem feita em todo o corpo, incluindo glteos, seios e parte interna da coxa, exceto na regio da virilha. REFLEXOLOGIA Massagem nos ps. Segundo os terapeutas, remove os bloqueios e restaura o fluxo normal de energia, beneficiando os sistemas sseo, muscular, urinrio, digestivo, linftico, endcrino, respiratrio e circulatrio e as articulaes. QUIROPRAXIA Manipulao da coluna vertebral, ombros, articulaes, regio peitoral, lombar, glteos, pernas e parte interna das coxas. Alivia os pontos de tenso e melhora dores nas costas, lombares e torcicolos. No feita massagem na virilha e nos seios. WATSU, HEALING DANCE E WATERDANCE Terapias realizadas na piscina com gua a temperatura de 36oC. Inspirado no shiatsu, o terapeuta associa movimentos de alongamento, dana e estmulo dos canais de energia, enquanto massageia os pontos de tenso muscular. No feita massagem nos seios, glteos, virilha e parte interna da coxa. REIKI Em todo o corpo. No h frico: o terapeuta transmite energia atravs das mos desobstruindo os pontos de energia, colocando as mos sobre o corpo como se tocasse uma bolha de sabo ou com a mo a 2 cm de distncia. CALATONIA Tcnica de relaxamento baseada no toque sutil com as pontas dos dedos agrupados, nos ps, mos, rosto, joelhos e abdome. Essa massagem pode ser feita com roupa. AYURDVICA

Alia movimentos vigorosos em todo o corpo, alongado e estimulando os pontos e rgos vitais. Melhora a circulao sangunea, diminui dores musculares e promove relaxamento corporal e mental. O massagista usa leo para facilitar os movimentos. A massagem feita nos seios, glteos e regio da virilha. QUICK MASSAGE Utiliza tcnicas do shiatsu nas costas, pescoo e braos. A massagem feita em uma cadeira especial e dura cerca de 15 minutos. Pode ser feita com roupa, no feita massagem nos seios e na parte interna e dianteira do corpo. A massagem fundamental para seu bem estar. Proporciona equilbrio e revitaliza o corpo. Existem vrios tipos de massagem, em diferentes indicaes. Escolha a sua e, se possvel, faa uma sesso a cada semana ou duas vezes por ms. DO-IN Automassagem que sugere a mesma tcnica do shiatsu. Tambm pode ser feita por um massagista, como uma espcie de "primeiro socorro". Com toques em pontos do corpo indicados pelo paciente, o terapeuta diagnostica um problema que ser tratado posteriormente com o shiatsu. http://www.mulheremforma.com.br/massagem.shtm

Massagem um ato instintivo do ser humano Relaxante e Tntrica


O objetivo principal da massagem teraputica desfazer contraturas musculares localizadas, causadoras de dores e desconforto. Esse tipo de massagem ideal para tratamento de diversos problemas na coluna vertebral. Na maioria dos casos no possvel corrigir esses problemas em uma sesso sendo necessrio um tratamento mais longo. Massagem Relaxante: Esse tipo de massagem muito utilizado nos casos de estresse, tenso, ansiedade ou mesmo quando se deseja alcanar um certo grau de relaxamento e de tranqilidade. uma massagem relaxante, como o nome j diz, que deve ser feita em ambiente tranqilo e agradvel. Aps a sesso, o cliente sente uma grande sensao de paz e tranqilidade, pois na massagem so estimulados alguns pontos e meridianos conhecidos na acupuntura e no shiatsu para acalmar. Tntrica: A massagem do prazer. Homens fazem sexo e mulher fazem amor. Ser mito? Caso no seja, a massagem tntrica resolve essa divergncia. De origem indiana, a tcnica tem o objetivo de harmonizar a sexualidade e, por conta disso, os cursos que ensinam a aplic-la so bastante procurados por casais. Ela consiste em toques suaves, por meio dos quais o massagista, atravs da sua energia sexual, consegue movimentar a energia sexual do parceiro. Nunca confunda massagem tntrica com massagem sexual. "A proposta nesse caso dissolver bloqueios sexuais, como traumas e represses e promover a liberao de emoes", explica Sashi Ma Prem, que ministra cursos de massagem tntrica no Espao Viver, em Fortaleza (CE). A tcnica do tantra baseia-se no princpio segundo o qual o corpo humano tem sete pontos energticos, que precisam ser estimulados por meios de toques suaves. Um desses pontos o chacra bsico, que, no homem, localizado entre o sacro e o nus e, na mulher no perneo. O estmulo desse chacra acontece por meio de massagens na virilha e na parte interna da coxa. Assim como nas relaes sexuais em geral, no existe uma faixa etria determinada para aplicar massagens tntricas: "Tenho um paciente de 67 anos que mudou toda a sua vida sexual. Tenho outro que sofria de impotncia e, depois que conseguiu equilibrar a energia sexual, voltou a ter uma vida sexual normal", conta Sashi. Para entender mais sobre o sexo tntrico, Sashi Ma Pren recomenda o filme A terapia do prazer, de Lance Young. http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI149385-EI1520,00.html Massagem A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e presso dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica nu, de calcinha ou cueca, e usamos leo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos msculos, ligamentos e

tendes, e afeta sobretudo o equilibrio dos liquidos(sangue, linfa). Uma boa massagem vai afet-lo em todos os nveis do seu ser. Fisicamente, seus beneficios so o relaxamento e a tonificao dos musculos; o estmulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nvel de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linftico; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulaes. A massagem holstica tambm afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nivel mental, a massagem no apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas tambem o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que voc entra em contato, e das que so percebidas como excluidas. To logo voc tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, podera dar inicio tentativa de itegrao do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma auto-imagem mais positiva, poder assumir a responsabilidade por sua propria felicidade e sade. Uma massagem cuidadosa gera sensaes de bem-estar, confiana e alegria. Tambem pode liberar grande energia, at ento desperdiada nas tenses. a massagem, ao transformar hbitos crnicos de ao e reao, tambm efetua uma mudana profunda na postura e na expresso facial. P aspecto emocional da massagem fundamental. No nivel espiritual, dificil descrever os beneficios da massagem, porque estamos falando de algo que intrinsicamente indefinivel: a essncia, a fora vital, o todo que superior soma de suas partes. No raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepo, de presenca no momento, somelhante experiencia da meditao.

CONTRA-INDICAES A massagem contra-indicada se a pessoa massageada apresentar algum sintoma de erupo cutnea, como bolhas, feridas e escabiose, ou contuses, varizes, febre, articulaes inflamadas, tumores e inchaos no diagnosticados, alm de problemas cardiovasculares como trombose ou outros males circulatorios. COSTAS As costas constituem a principal estrutura de sustentao do corpo, sendo ainda uma rea de grande mobilidade e fora. Visto que esta parte est mais protegida que a frente do corpo, as costas so o melhor lugar para comear uma massagem. Considerando alcanar nervos das costas que se estendem para todas as partes do corpo, a maioria das pessoas tem uma sensao profunda de relaxamento e liberao, aps uma massagem completa nas costas. LOMBAR, NDEGAS A regio lombar um local comum de tenso e desconforto. Visto ser ligada ao hara(estmago), a dor na regio lombar frequentemente sugere problemas ligados a estabilidade, segurana e sexualidade DRENAGEM, MEMBROS Esses movimentos trabalham com a circulao, ajudando o fluxo sanguineo em seu retorno ao corao. OMBROS, PESCOO Ombros so um dos principais focos de acumulo de tenses no corpo. Em uma pessoa normal, as sensaes originadas ao nivel intestinal expressam-se fisicamente pelos braos e pelas mas, ou vocalmente, pela garganta. Muitos de ns estamos bloqueados de expressar nossas emoes livremente, tendo aprendido a suprimir sentimentos de raiva ou tristeza por meio de contraes dos ombros e da garganta.

COURO CABELUDO O couro cabeludo pode ficar teso, contribuindo para as cefaleias de tenso e tambm para a caspa e a queda de cabelos. A massagem ajuda a aliviar essa tenso e ainda auxilia a circulao e melhora a sade dos cabelos. A FACE Porque nos permite dispensar algumas das nossas mscaras, uma massagem facial cuidadosa pode levar a uma sensao de relaxamento profundo e a um sentimento de ligao com todo o corpo, proporcionando a sensao de nosso "eu verdadeiro." Doze pares de nervos cranianos ligam o crebro diretamente face e aos cinco sentidos. O trabalho na face, sobretudo em torno dos olhos, sobrancelhas e tmporas, ajuda enormemente a eliminar o estresse, aliviar dores na cabea e desobstruir os seios. BRAOS E MOS Com nossos braos e mos, exprimimos nossas emoes mais intensas, demonstramos amor ao abraar, dar, proteger ou afagar; dio ou raiva por meio de golpes, socos, punhos agitados. Assim, a massagem das mos e dos braos uma experincia maravilhosamente liberadora e relaxante, sobretudo para os que tendem a conter seus sentimentos. A massagem da mo especialmente relaxante- no s porque suas mos esto to acostumadas a ser tocadas, mas tambem porque, como os ps, as mos possuem ligaoes com todo o corpo. FRENTE DO TORSO Enfrentamos o mundo com a frente de nosso corpo, expondo o ventre, nossa parte mais desprotegida. A parte frontal do torso est ligada ao modo como nos sentimos e comonos relacionamos. Os movimentos do massagista vo seguir em coordenao com a sua respirao. A massagem distende os musculos e aumenta a mobilidade das costelas, e leva a uma respirao mais profunda. Nosso padro respiratorio est intimamente ligado a nossa vitalidade e sade emocional. Se o cliente est confiante, a receo de uma massagem nessa rea poode ser uma experincia profunda tanto para o massagista como para o receptor, pelo estabelecimento de um contato profundo entre os dois. PERNAS Joelhos continuamente retesados ou retraidos indicam uma personalidade insegura. A massagem pode ajudar na liberao da energia bloqueada nas pernas, permitindo que a pessoa se movimente mais livremente em sua existncia. Ao esticar a perna estamos exercitando trs articulaes. Durante a massagem, como se alguem (no caso, o massagista) fizesse yoga para voc, sem nenhum esforo de sua parte

CORPO-Explore e Viva o seu! Ma Pren Nisandeh - [15 Outubro 03h10min 2005] Alguma vez ou de alguma forma voc j se tocou minuciosamente? Sem nenhuma inteno ou necessidade, mas realmente interessado(a) e curioso(a) em conhecer e sentir a textura da pele, os contornos do corpo, a temperatura que ele tem, seu cheiro, suas nuances e particularidades. A respirao e os batimentos do corao num compasso harmonioso. Essa explorao possvel e fascinante. Conhecer o que se possui de mais ntimo, que o corpo um direito natural.

De certa forma deveramos ser o primeiro a conhecer nosso corpo. Como nos relacionamos com ele como os outros tambm vo se relacionar. possvel gostar de algo que no se conhece? Ou querer que o outro aprecie o que no conhecemos e rejeitamos em ns? Ainda existem muitas idias e tabus de que tudo que est ligado ao corpo sujo ou imoral. Acreditar que carinho, toque e prazer esto apenas relacionados a sexo uma idia limitadora e preconceituosa que cria distncia e desinteresse. O corpo adora ateno e toques. Por isso o nosso maior rgo do sentido a pele, que se estende por todo o corpo. Existem pessoas que mal se tocam, mesmo quando fazem amor.Podemos sentir prazer at mesmo com um banho. Pra algumas pessoas esse apenas um momento necessrio, como se estivesse lavando uma maquina que til, s vezes com menos carinho do que se lava um carro. O corpo um instrumento a que qualquer um possvel tocar e executar a melhor msica possvel. As portas da sensibilidade esto prontas a se abrir a todo momento, e que tal criar essas oportunidades? Dicas de cuidados pra abrir a sensibilidade do corpo: Esfoliao com aveia e mel Prepare em um recipiente, uma poro com 4 colheres de sopa de aveia, 2 de acar, 4 demel e 1/2 frasco pequeno de leo de amndoas. Massageie todo o corpo vigorosamente. Essa esfoliao ativa a circulao, elimina as toxinas, nutre a pelee retira as clulas mortas.

Massagem relaxante para o corpo. Uma loo hidratante para o corpo ( gosto) Comece massageando suavemente o pescoo. Braos e ombros podem receber movimentos rotativos alternados entre fortes e suaves. No peito e barriga os movimentos so no sentido horrio. Nas costas,pernas, coxas e ndegas os movimentos so livres e tambm alternados entre fortes e suaves. No trmino da massagem relaxe por uns minutos pra sentir a energia que se moveu no seu corpo. Massagem para o ps Sentado(a) coloque o p esquerdo sobre a coxa direita. Comece a massagem dando tapinhas no p. Com as duas mos dando suporte ao p pressione vigorosamente toda a sola, incluindo os dedos. Ainda dando suporte ao p puxe a musculatura com os dedos polegares da mo. Faa essa massagem em torno de 10 a 15 minutos para cada p. Segundo a medicina chinesa, nos ps esto os terminais dos meridianos, segmentos ligados a todos os rgos do nosso corpo. Portanto massagear os ps como massagear todos os rgos. AUTOMASSAGEM DICAS DE AUTO-MASSAGEM PARA SE LIVRAR DO ESTRESSE DO DIA-A-DIA Por Juliana Baptista, colobaradora do Mulher Atual - julianabaptista@hotmail.com H filas nos bancos e nos supermercados. O trnsito nos horrios de pico insuportvel. E, o pior, o ms parece ser curto e o ms longo. Se voc vive pelo menos uma dessas situaes freqentemente, uma sria candidata a chegar em casa com muitas dores musculares e com a famosa fadiga diria. Mas, o que fazer se a rotina inevitvel e o dinheiro anda curto para as caras sesses de massagem nas clnicas srias das cidades? Segundo a professora Cristina Abrami, da CGPA (Centro de Postura Corporal Anglica), uma tima dica a automassagem aliada a um bom banho, leos essenciais e um ambiente calmo e relaxante "Com instrumentos simples e baratos, como uma bolinha de tnis, voc pode ter resultados excelentes no combate ao estresse do dia-a-dia e, dessa maneira, ter uma qualidade de vida melhor." A seguir, algumas dicas simples de auto-massagem que podem lhe ajudar a melhorar o humor e relaxar.

Pontos para a automassagem: 1) Base do crnio: em p ou sentada, pressione com os seus polegares a base do crnio por alguns segundos. Feito isso, voc ir sentir a musculatura relaxar. 2) Nuca, ombros e braos: como se estivesse dando belisces, mas com a mo inteira, massageie essas reas. Voc poder estar sentada ou em p. (foto) 3) Escpulas: deitada de costas e em cima de duas bolinhas de tnis, flexione as pernas e apie os ps no cho. Fique na posio at sentir a musculatura relaxar. Depois, mude a posio das bolinhas para que a massagem seja feita por toda as costas. 4) Regio lombar: deitada de costas, coloque bolinhas de tnis naquelas covinhas que ficam um pouco acima do bumbum. Deixe-as por alguns segundos e v mudando as bolinhas de posio, subindo at chegar na altura acima da cintura. 5) Abdome: em p ou deitada, passe um pouco de creme ou de leo essencial nas mos. Depois, coloque as duas mos em cima do abdome e faa movimentos circulares em volta do umbigo. 6) Parte lateral e interna das coxas: com um p no cho e outro em cima de uma cadeira e com os joelhos flexionados, pegue uma bolinha de tnis, faa movimentos circulares na parte lateral e interna das coxas. 7) Ponto de estresse: com um p no cho e outro em cima de uma cadeira e com os joelhos flexionados, ache na parte externo da perna, um pouco abaixo do joelho, o encontro dos dois ossos. Neste ponto h uma salincia e o local que deve ser pressionado com os dedos por alguns segundos. 8) Planta dos ps e palma das mos: coloque uma bolinha de tnis sob um dos ps e, pressionando, faa movimentos circulares. No se esquea de passar a bolinha por todo o p, inclusive pelo calcanhar e pelos dedos. A massagem na palma da mo feita de maneira semelhante: faa movimentos circulares por toda palma da mo.

AUTOMASSAGEM MODELADORA

AUTOMASSAGEM MODELADORA Faa estes movimentos de forma rpida e profunda (usando um cosmtico para potencializar os produtos) pelo menos trs vezes por semana, com durao de 5 a 10 minutos cada sesso:

1. Deslize as mos com certa presso, em movimentos alternados, em direo virilha.

2. Pince a gordura com a ponta dos dedos e v levando as mos do joelho ao alto da coxa.

4. Passe as mos com firmeza 3. Friccione as mos com vigor sobre o abdmen, e presso, do joelho para o massageando a regio no culote, ativando a circulao. sentido horrio.

Passo-a-passo da massagem nas mos Massagem na palma e no polegar Use seu polegar para massagear a rea "carnuda" da palma de seu companheiro e a base do seu polegar. Em seguida, v massageando em movimentos circulares a rea que vai do polegar at o dedo indicador.

Manipulao dos dedos Com o seu polegar e indicador, v fazendo movimentos circulares a partir da base do base dos dedos at a extremidade, puxando-o lentamente. Quando atingir a extremidade do dedo, faa o mesmo movimento circular, s que agora empurrando-o em direo a base (palma da mo). Repita estes movimentos para cada um dos outros dedos.

Massageando a palma da mo Feche sua mo e pressione-a sob a palma da mo de seu parceiro. Faa movimentos deslizando sua mo fechada a partir dos dedos em direo ao punho. Repita estes movimentos, cobrindo toda a rea da palma da mo.

Entrelaando os dedos Entrelae seus dedos com os dedos de seu parceiro, observando que ambas as palmas das mos devem estar voltadas para cima. Faa presso com sua mo na direo das costas das mos de seu parceiro, forando os dedos para cima. Relaxe e faa estes movimentos mais 3 vezes.

Entre os tendes Comeando a partir do punho e terminando nos dedos, deslize a base do seu polegar sob os sulcos que separam cada tendo.

Costas da mo Com suas duas mos, segure a mo do seu parceiro por cima e por baixo, use seus dois polegares em movimento circular cobrindo toda a parte de cima da mo, incluindo o pulso. Faa a massagem de maneira firma e agradvel sem colocar muita presso nos dedos.

Rotacionando o punho Com uma das mos segure o punho de seu parceiro usando seu polegar e indicador, e com a outra mo um pouco mais acima do punho, segure o ante-brao. Com a mo que segura o punho, faa leves movimentos de rotao no sentido horrio e anti-horrio em torno do punho.

Acariciando o punho Deslize a parte chata das unhas lentamente a partir do punho at o final do ante-brao depois fazer mesmo movimentos na volta do final do ante-brao at o punho.

Terminando Coloque a palma da mo do seu parceiro entre a suas duas mos. Respire profundamente e imagine que suas mos esto enviando energia para seu parceiro.

> Massagem - um toque certo para relaxar > Massagem Ayurvdica > Unhas sempre bonitasb http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030801_bel_x_spamaos2.htm

REFLEXOLOGIA-MOS E PS http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Reflexologia_Mapa.htm

A CURA PELOS PS Nossos ps significam muito mais do que pensamos. No so somente pontos de apoio e sustentao para nosso corpo fsico. Alm de sua grande importncia por serem agentes de nossa liberdade, pois nos levam para onde queremos ir, tem diversas funes energticas. A origem das massagens nos ps bastante longnqua: desde 5000 anos atrs e por muitos sculos foi utilizada na China e na ndia, como auxilio no diagnstico e na cura das molstias fsicas. Tambm, se praticava na Indonsia. Hipocrates, que viveu no sculo V AC e que conhecido como pai da Medicina Ocidental, compreendeu o valor da massagem nos ps e a ensinava a seus discpulos. A fim de auxili-lo a melhor compreender a atividade deste instrumento maravilhoso, vamos nos referendar ao Projeto Kardem, do Mxico, recebido do Planeta Marte pela canal Maria del Socorro Perez Farfan, onde nossos ps so apresentados como "zonas de retransmisso": "Nosso corpo sutil possui uma malha, chamada de "rede perifrica", que definida como a "pele" do corpo de energia. constituda por dois retculos, um de forma oca e outro de formas densas, que correm paralelos .Trabalham em conjunto e localizam-se anatomicamente, ao nvel da membrana basal da dermis"

DESENHO REDE PERIFRICA Voltaremos a falar com maiores detalhes sobre esse tpico em breve. O importante saber que essa "pele" de nosso corpo energtico duplicada em nossos ps, formando o que se denominam de zonas de retransmisso e se localizam em ambos os ps, cobrindo toda a superfcie. Na rea da planta dos ps, as "zonas de retransmisso" funcionam como a parte encarregada de receber o fluxo da Grande Corrente (corrente da energia vital) e f-la regressar novamente, em sentido ascendente, pelo eixo norte/sul. Destacamos aqui, a necessidade de friccionarmos a sola de nossos ps todos os dias em nosso banho rotineiro, pois normalmente resduos da Grande Corrente que no circularam, podem a permanecer. Atravs dessa frico, daremos o impulso preciso para a remoo daquela energia parada. Perguntava-se "por que nos concentrarmos nos ps"? Antes de tudo, os reflexos nos ps so muito sensveis: relativamente fcil "ler" sobre eles, como sobre um mapa, o funcionamento de todo o organismo. Logo, os ps so, entre as reas distintas do corpo, aquela rea em que a massagem mais eficaz por vrios motivos: so polos de energia muito fortes e constituem uma conexo com as emanaes da terra; So uma rea do corpo nas quais no nos sentimos ameaados e sobre a qual se pode trabalhar facilmente. Tocar os ps um gesto que acalma e tem profunda influencia sobre a pessoa. Durante milhares de anos, o dono de uma casa hospitaleiro, lavava os ps de seus hspedes: no possvel lavar os ps sem acarici-los involuntriamente! DESENHOS DE VERA Colocar nome dela DESENHO PS ZONAS DE RETRANSMISSO Antes porm de passarmos ilustrao dos pontos energticos, precisamos aprender a manipular as energias de nossos ps, com o objetivo de auxiliar-nos a curar a ns mesmos. DIAGNOSTICO: Devemos iniciar esse exerccio tocando os pontos de reflexo nos ps e sentindo a situao energtica de cada um, geralmente revelada nos locais referentes aos principais rgos do nosso corpo. Prestar bastante ateno nas variaes de temperatura, ao longo das pernas, abaixo dos joelhos e nos ps. Os pontos em desequilbrio se mostraro na planta dos ps ou muito macios ou muito rijos; muito quentes ou muito frios. Podem nos dar a sensao de um espasmo muscular ou doloroso. Tambm, uma maneira diferente de descrever a sensao dos pontos desequilibrados em funo dos fluxos energticos, a semelhana com uma fontezinha que esguicha ou a uma pequena roda de energia, que entra pela pele, como a um rodemoinho minsculo, que est sugando a energia. Aps esse exame de toque em seus ps ou no de algum que voc queira tratar, pode-se iniciar o trabalho: Primeiramente, estude bem o desenho a seguir, tentando memorizar os pontos e depois, ponha em prtica esses conhecimentos. Uma boa idia para voc memoriz-los desenha-los na prpria sola dos ps, com uma caneta esfereografica, colocando a numerao de identificao. Aps, tampar o nmero e tentar se lembrar, sem consultar a VIALUZ.

Desenho dos ps - A PRTICA DA MASSAGEM Podemos dar as linhas gerais sobre como realizar a massagem, a partir disso, cada um desenvolver seu prprio modelo.Especialmente, se o trabalho feito entre amigos ou presentes, com o objetivo de relaxamento e cura de pequenas molstias, aconselhamos a deixar-se guiar pela intuio e buscar, mais que uma perfeio tcnica, uma massagem agradvel a que se recebe. Alguns preferem um toque suave, outros uma preso, e a quem considere proveitosa, uma massagem "prazeirosamente dolorosa"! POSIO IDEAL Esta posio assim: o massageado recostado, o massagista sentado um pouco mais abaixo, para poder manipular os ps de modo relaxado, se no houver um banquinho para massagens ou uma poltrona regulvel, sentar-se com os ps do massageado sobre os joelhos do massagista uma boa soluo; ou talvez, o primeiro em uma poltrona e o segundo, em um banquinho mais baixo. Uma almofada sob o joelho do massageado o ajudar a relaxar-se melhor. REFLEXOLOGIA - AUTO-MASSAGEM Tambm aqui importante uma posio cmoda; cada um encontrar a sua, seja sentado em uma poltrona ou sobre a cama, com as costas bem protegidas por almofadas ou na posio de loto, se est habituado a praticar Yoga. TOQUE Usar o polegar ou os outros dedos em um movimento de presso circular lenta e profunda; algumas vezes ser necessrio usar o punho (embaixo da planta dos ps) ou fazer um movimento como para amassar,. Evite massagear partes irritadas ou que tenham cortes ou erupes. Faza com que o massageado relaxe, com duas ou trs respiraes lentas e profundas, enquanto o massagista acaricia, alizxa, envolve seus ps, para iniciar-se o reconhecimento dos mesmos. Usa-se um bom leo relaxante para massagens, somente nos casos das massagens para relaxamento ou se os ps so muito secos. O talco ou os cremes oleosos fecham os poros e impedem o bom contato teraputico e a eventual sada das impurezas. DURAO No obstante a massagem relaxante possa durar at uma hora, o ideal media hora de massagem nos ps (quinze minutos para cada um). Quando se encontram pontos dolorosos, massage-los durante um a dois minutos e, eventualmente voltar a eles no curso da massagem. A dor deve diminuir pouco a pouco at desaparecer com sucessivas massagens. Deve-se prestar ateno ao fato de que um excesso de estmulo pode ser contraproducente em especial se os orgos esto congestionados h muito tempo. A primeira vez prudente limitar a massagem a cinco minutos em cada p. FREQNCIA Tambm, a freqncia deve ser dosificada, porque freqentemente as toxinas liberadas pela massagem, que entram na circulao sangnea para serem expulsas, podem provocar reaes: alguns dias de intervalo daro tempo para que os processos naturais sigam seu curso e logrem que as funes voltem a equilibrar-se. Um breve repouso aps a massagem necessrio; o ideal seria tirar uma pequena "soneca", j que a massagem verdadeiramente relaxante.

MASSAGEM EM BEBS

Como fazer uma deliciosa massagem sensual


Que tal colocar um pouco de pimenta na cama? Pode ficar tranquilo, porque no vai arder. Aprenda algumas dicas de massagem ertica e no deixe que o sexo seja uma rotina ou obrigao na sua vida. Passo a passo: 1. Forre a cama ou onde escolher para a massagem com toalhas de banho. 2. Espalhe leo essencial por todo o corpo do seu parceiro (a). 3. O seu parceiro (a) deve deitar de barriga para baixo. Com as mos, faa movimentos rpidos e circulares nas costas, braos e ndegas. 4. Diminua a fora dos movimentos e comece a usar mais as pontas dos polegares de forma suave 5. Agora, em vez de usar as mos, comece a usar os fios dos cabelos, deixando que seu parceiro (a) sinta o efeito desse delicioso toque. 6. Ajoelhe na cama ou onde for, em cima do seu parceiro (a), use a imaginao e faa movimentos de sobe e desce, sempre usando o toque dos seios ou pnis para excitar quem estiver de bruos. No esquea que nos homens, os pontos mais sensveis se concentram nas costas, acima do cccix e na regio abdominal. Nas mulheres, os principais pontos so a nuca, peitoral e regio pubiana. 7. Ainda de joelhos, v descendo os quadris, at encostar a regio pbica em seu parceiro (a). Faa um movimento de deslize sobre as ndegas, de forma lenta, com o objetivo de passar todo o calor de sua carcia. 8. Com o seu parceiro (a) ainda deitado, deite ao seu lado e usando a parte de dentro das coxas, massageie suas ndegas e parte de trs das coxas. 9. Pea para seu parceiro (a) se virar de barriga para cima. Ajoelhando-se, faa movimentos circulares usando a parte do seu corpo que estiver mais sensvel ou que preferir, para massagear o trax e a barriga. Se quem estiver deitado for o homem, coloque o seu pnis entre seus seios e use as mos para excit-lo como se ele estivesse penetrando. No caso de ser a mulher quem est recebendo a massagem, esfregue o peito em sua plvis. 10. Antes de iniciar a penetrao, troque de lugar com seu parceiro (A) e repita tudo novamente, assim, voc estar esticando as preliminares e ao mesmo tempo sentindo muito prazer. Alm disso, quando finalmente chegar a hora da penetrao, o clmax ser intenso. Ateno: 1. A massagem, alm do toque, tambm deve envolver o olfato, audio e viso. Por isso, escolha um ambiente bem ertico, usando ainda velas ou leos aromticos. No caso da mulher, uma lingerie vermelha sempre cai bem na fantasia masculina. Uma msica que relaxe o ambiente e que faa o gosto dos dois tambm uma boa pedida. 2. No tenha medo de ousar e usar a imaginao. O seu limite e o de seu parceiro(a) o prazer.

http://www.massoterapeutaformada.com.br/noticias/ntc.asp?Cod=257

Massagem Tntrica

http://geocities.yahoo.com.br/reluz_mistic/massagem.html
A linguagem do contato, a presso e as carcias so o caminho para descobrir uma sensibilidade que no conhecemos ou redescobrir sensaes perdidas. Na massagem tntrica, as mos so a principal ferramenta para um encontro fsico, emocional e espiritual do casal. uma tima experincia para conscientizar-nos de que dar e receber um fluxo constante de energia. Alm disso, pode ser um delicioso preldio para alcanar uma excitao antes desconhecida. Descubra as infinitas possibilidades sentidas atravs dos corpos:

Como comear Erotizar os ps O bumbum masculino Percorrer a coluna

Como comear? Prepare um lugar confortvel, sensual e tranqilo. Decidam qual dos dois ser, desta vez, o ativo e quem receber as carcias. Na prxima vez, mudem os papis. Para poder experimentar as sensaes tteis, necessrio prestar uma ateno especial certos detalhes. No preparo do ritual, recomenda-se tomar um banho quente para suavizar a pele e relaxar. A iluminao deve ser fraca: ascender velas uma boa opo. Finalmente, esquentem os corpos com leos de essncias afrodisacas; por exemplo, de rosa ou sndalo. Devem dispor de tempo suficiente para livrarem-se de todas as preocupaes. Durante pelo menos uma hora, cada um deve tocar e explorar o corpo do outro. Lembre-se que este terreno to acessvel quanto inesgotvel. Depois disso, conversem sobre as sensaes descobertas e desejos despertados. Apesar da importncia de conhecer diversos movimentos de massagem, a sutileza das mos indispensvel: elas, mais do que qualquer outra parte do corpo, so capazes de transmitir ternura e carinho.

Erotizar os Ps

Esta parte do corpo especialmente sensvel, j que concentra-se uma enorme quantidade de terminais nervosas que se conectam com o corpo inteiro. Sutilmente, procure a presso apropriada para evitar ccegas e ao mesmo tempo conseguir fazer seu parceiro relaxar. Algumas pessoas podem no gostar muito deste tipo de contato. Neste caso, melhor interromper a massagem, no quebrar a harmonia e massagear outra parte do corpo.

O Bumbum Masculino

Nem todos os homens gostam de ser tocados no bumbum. Geralmente, os fantasmas da homossexualidade inibem seus desejos. Mas importante saber que o corpo inteiro uma rea a ser explorada e que existem lugares que desejam ser indagados. Com pequenos toques, comeando desde as costas at chegar s pernas, percorra esta rea especialmente ergena. Escolha o momento certo para deter o movimento e transmitir o calor da mo apoiado na palma em cada lado do bumbum. Se o jogo j intenso, pequenas presses com as unhas podem disparar as mais variadas sensaes

Percorrer a Coluna

A flexibilidade da coluna para o Tantra um eixo fundamental de energia e sensualidade. Deslize as mos para baixo usando leos essenciais. Reconhea os volumes e depresses que marcam as vrtebras. Para eliminar tenses localizadas, faa movimentos circulares, mais curtos ou mais intensos utilizando dois ou trs dedos.

beira dos Genitais

Sem chegar a toc-los, mas aproximando-se, esta pode ser uma ginstica extremamente sexual. Percorra o baixo ventre, acaricie a parte interna de suas coxas. Com as unhas, faa desenhos em sua pele. Lentamente, com a mo aberta e desde o umbigo, desa mostrando uma inteno que logo desviada para voltar ao ponto de partida. Brinque com a pele improvisando movimentos fluidos. Lembre que o mapa do corpo diferente em cada pessoa, por isso o aprendizagem s passa pelo reconhecimento.

Auto-massagem

Comece pensando nas suas zonas ergenas, no que voc gosta e o que no gosta. Para isso, entre em seu prprio mundo de sensaes. O resultado ser uma surpreendente revitalizao e conhecimento de seu erotismo, que poder ser compartido com seu parceiro. Deite na cama e acaricie seu corpo inteiro, inclusive o rosto, os peitos, o ventre e as coxas. Lentamente, faa seus dedos recorrerem os lbios vaginais. Pressione sensualmente a vagina e o clitris dando liberdade a tudo que a fizer sentir prazer. No procure chegar ao orgasmo - use bastante tempo para desfrutar de todas as sensaes sexuais. medida que voc for ficando excitada, relaxe e respire regularmente, tentando fazer com que o efeito expanda em seu corpo inteiro. Quando comear a perceber a chegada das sensaes orgsmicas, tencione os msculos das ndegas, suspire, gema, grite, e expresse seu erotismo sem complexos. Entregue seu corpo ao prazer.

Pgina Inicial

reluz_mistic@yahoo.com.br

O que Massagem Rpida? A "Quick Massage" ou traduzindo para o portugus, Massagem Rpida uma tcnica de massagem que realizada numa cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posio muito confortvel e relaxante o que permite ao terapeuta trabalhar de maneira fcil e com timos resultados, a regio cervical, ombros, membros superiores e regio dorsal. SHI = Dedo e ATSU = Presso, isto quer dizer, presso com o dedo, utilizado no reequilbrio energtico do corpo, visando um tratamento clnico geral, o tratamento localizado da dor, o relaxamento e, o mais importante, a preservao do equilbrio energtico do organismo, que o tratamento preventivo. O Shiatsu aplica presso manual e digital sobre a pele com o intuito de prevenir, curar a doena pela estimulao dos poderes de recuperao naturais do corpo, eliminando elementos que produzem a fadiga, e promovendo a boa sade geral. O Termo QUICK MASSAGE (massagem rpida) foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos com finalidade comercial na cidade de Nova York, h aproximadamente 15 anos, para atender e aliviar o stress e a tenso, a que era submetidos os operadores da Bolsa de Valores de Manhattan. Trata-se de uma inovadora tcnica que promove atravs da manipulao de pontos com a capacidade de equilibrar o fsico e o emocional, alm de diminuir as tenses e o estresse causados pelas atribulaes do dia-a-dia. Acomodado em uma cadeira ergonmica, o paciente recebe uma massagem rpida na regio das costas, ombros e pescoo, que mistura a tcnica japonesa do shiatsu (presso com os polegares) com a chinesa anma (presso com a mo inteira). Onde determinados pontos do corpo quando pressionados fazem a liberao de endorfina causando bem estar e entre muitas outras coisas eficaz em vrios tipos de tratamento. A tcnica serve para o alvio imediato das tenses musculares e sseas. Braos e coluna so alongados depois da massagem. Se feita com freqncia, a quick massage pode proporcionar melhorias no dia-a-dia, principalmente para quem trabalha durante horas seguidas na frente do computador ou carrega muito peso. Um dos grandes atrativos da "Quick Massage" que o terapeuta pode levar a cadeira ao local onde o paciente est como, por exemplo, no escritrio de trabalho. Qual a funo da cadeira? A cadeira de katakori (dor nos ombros) foi criada de modo que a coluna fique posicionada de maneira alinhada, ao mesmo tempo em que esta fica exposta para o trabalho, que feito com nfase na coluna. Para a Medicina Tradicional Chinesa, h um canal de energia na coluna responsvel pelos processos de ativao do corpo, e dali que partem os estmulos para que o corpo produza adrenalina, corticides e outras substncias. Em excesso essa energia ou as substncias fabricadas por seu estmulo criam a sndrome do homem moderno, conhecida por "stress". Um terapeuta qualificado aplica tcnicas especficas, nas reas enrijecidas tais como o pescoo, os ombros, as costas, a cabea, os braos e as mos. As pessoas que recebem a massagem permanecem inteiramente vestidas e nenhum leo aplicado. A QUICK MASSAGE pode ser aplicada em empresa, em consultrios, stands promocionais, ou em qualquer lugar; alm de ser rpida - em apenas 15 minutos o objetivo pode ser alcanado - no necessita de trajes ou equipamentos especiais.

O Tao do Toque O oriental diz que enquanto existir vida h necessidade de toque. A massagem de efeito teraputico cura, devolve ao massageado a alto-estima, desfaz traumas, regenera o Sistema Nervoso Central (SNC) e perifrico, relaxa e um dos primeiros passos para a abertura de canais extra-sensoriais. Especificamente, o Shiatsu e suas variaes desenvolvem ao corpo o equilbrio energtico, previne novos desequilbrios e garante ao massageado um estado de alerta, mas sem nervosismo, acorda o corpo, faz com que a energia vital volte a fluir em seus caminhos harmoniosa e compassadamente. Desfaz ndulos, bloqueios de energia, tenses e traumas. A massagem nos proporciona prazer, e a pessoa em desequilbrio, s vezes, se julga incapaz dessas boas sensaes. Tirando os acidentes trgicos, todas as doenas foram pequenos desequilbrios que nosso corpo tentou nos avisar e no ouvimos, porque estamos cegos e surdos por ns mesmos. No temos tempo para ns mesmos. A massagem nos acorda para essa realidade. Crescer e buscar o equilbrio um processo para toda vida! Nossos canais de energia Ao exato momento da concepo de uma nova vida, ocorre por ocasio do encontro do espermatozide com o vulo, uma exploso. A exploso da vida. Da mesma forma com que causamos ondas centrfugas quando atirarmos uma pedra na gua, tambm o feto ou o beb que ali inicia sua transformao para a vida passa a ter seu prprio fluxo energtico que, como em ondas, distribudo para todas as clulas do seu corpo e assim tambm por toda nossa vida. Conforme o beb vai se transformando de um conjunto de clulas at a forma igual a do ser humano adulto, essa energia passa a ser armazenada e circular por canais que so chamados de meridianos ou canais de energia. Esses canais de energia envolvem todo o corpo, clulas, rgos, tecidos, etc., levando energia para o corpo e a mente. Os mapeamentos dos meridianos principais j foram comprovados cientificamente atravs da tcnica de Termografia Infra-Vermelha. Os meridianos principais esto a aproximadamente de 2 a 5 mm abaixo da pele e neles esto presentes os pontos de entrada e sada de energia ou, mais precisamente, os pontos para o equilbrio energtico. Cientistas da Universidade da Califrnia comprovaram que os pontos de acupuntura esto mesmo ligados, atravs do crebro, a importantes rgos internos e funes do corpo. No corpo foram mapeados doze meridianos, que dividem cerca de mil e quinhentos acupontos espalhados por todo o corpo. Pontos que no pertencem a estes meridianos no promovem reaes no sistema nervoso central e nem no rgo ou regio que queremos tratar. Meridianos Principais Os meridianos so linhas que sobem e descem no nosso corpo e estes so divididos em doze pedaos e cada um um meridiano, que est relacionado a funes orgnicas e algumas caractersticas psicolgicas e emocionais. So pares e simtricos; cada meridiano representa um rgo ou unidade funcional que com ele se liga por meio dos vasos secundrios. Nas extremidades todos os meridianos principais se interligam formando a Grande Circulao de Energia. Sabemos que os orientais defendem a teoria da existncia de energia, Ki ou Chi, existindo assim o MACROCOSMO (Universo), e o MICROCOSMO (homem), alm da existncia de duas foras opostas, Yin e Yang, que se complementam. Como estas duas tendncias so opostas e complementares, atraindo-se, o homem um transformador de energias do cu e da terra.

Energia Yin elevando-se da terra para o cu pela frente do corpo Energia Yang descendo do cu para a terra, pelo dorso do corpo. Se imaginarmos algum de p, com os braos esticados para cima, os meridianos Yang correm do grande Yang, o cu, pelas costas e faces exteriores do corpo num movimento descendente. - 6 meridianos Yang, correspondentes aos rgos que controlam a purificao e a circulao do sangue e da energia no organismo => Intestino Grosso, Estmago, Intestino Delgado, Bexiga, Vescula Biliar e a funo Triplo-Aquecedor, enquanto os meridianos Yin correm do Grande Yin, a Terra, pelas partes frontais e interiores dos membros num movimento ascendente. - 6 meridianos Yin, correspondentes aos rgos de elaborao, que transformam os elementos externos em energia e sangue => Pulmes, Bao-Pncreas, Corao, Rins, Fgado e a funo Circulao-Sexo. Existem 59 meridianos para conduzir a energia pelo corpo. Desses, 14 meridianos so considerados importantes, sendo 12 principais e 2 extras, ou maravilhosos; os outros, destitudos de pontos prprios, so chamados de meridianos virtuais, somente se manifestando nos estados patolgicos, e os meridianos de ligao, chamados de vasos secundrios. Ao longo dos meridianos podemos encontrar os "tsubos" que significam "buraco", "abertura", e esses so pontos onde podemos contatar e atuar sobre a energia dos meridianos. Estes pontos, quando "doentes", se encontram enrijecidos e sensveis, devendo ser tratados para a melhora do quadro patolgico. Para a exata localizao dos pontos, deve-se levar em considerao que o ponto tem superfcie aproximada de 1 a 2 milmetros quadrados. Quando o ponto sensvel, a localizao mais fcil. Basta, portanto, apalpar suavemente o trajeto do meridiano at encontra-lo. Os pontos esto sempre localizados em depresses ou elevaes sseas, ou ainda em disposies musculares ou tendinosas. Os 12 meridianos principais so pares e simtricos bilaterais, responsveis pelo funcionamento dos "rgos primrios". Os 2 outros meridianos so mpares, passam verticalmente pelo centro do corpo e tm como funo regular o fluxo de energia Ki dos outros 12 meridianos. MERIDIANOS PRINCIPAIS SMBOLO Portugus SMBOLO O. M. S. N PONTOS Meridiano dos pulmes P L 11 Meridiano do intestino grosso IG LI 20 Meridiano do Estmago E S 45 Meridiano do Bao-Pncreas BP Sp 21 Meridiano do Corao C H 9 Meridiano do Intestino Delgado ID SI 19 Meridiano da Bexiga B V 67 Meridiano dos Rins R K 27 Meridiano da Circulao-Sexo CS P 9 Meridiano do Triplo Aquecedor TA TE 23 Meridiano da Vescula Biliar VB G 44 Meridiano do Fgado F LIV 14 MERIDIANOS EXTRAS SMBOLO SMBOLO O. M. S. N PONTOS Meridiano do Vaso da Concepo VC CV 24 Meridiano do Vaso Governador VG GV 28

EFICCIA DA MASSAGEM RPIDA A massagem rpida uma maneira do paciente se sentir, de entrar em contato com suas tenses e desequilbrios. Desperta, assim, uma conscincia nova e mais profunda do corpo. Ouvindo o corpo, entramos em contado com a inteligncia intuitiva nele existente. Dentro desta perspectiva, a Massagem Rpida um excelente auxiliar no tratamento de diversos desequilbrios e enfermidades. Em especfico, uma tima terapia para dores de cabea, esgotamento fsico e mental, sensao de falta de energia, dores musculares e posturais, problemas digestivos, estados emotivos, insnia, mal-estar fsico ou psicolgico sem causa definida e uma srie de outros pequenos distrbios. Todavia, no necessrio que voc esteja mal para curtir uma Massagem Rpida. Se voc estiver se sentido bem, vai terminar a sesso se sentindo melhor ainda! COMO TRABALHAR OS PONTOS Os Tsubos so sensveis, se pressionados com fora doem. A sensibilidade varia de ponto para ponto, de pessoa para pessoa, do lado esquerdo pra o lado direito. Se o ponto se encontra supersensvel, rgido, ou apresenta qualquer outra anormalidade, sinal de que a provavelmente o fluxo energtico se encontra bloqueado. Para trabalhar um tsubo, primeiro temos que acha-lo apalpamos a rea em que ele se encontra at estabelecermos contato com ele. Feito o contato, aliviamos um pouco a presso, respiramos, procuramos relaxar e sentir em nossas mos o fluxo de energia que passa pelo ponto. medida que o paciente tambm relaxa, o fluxo energtico aumenta. Depois de alguns segundos, aliviamos a presso e seguimos adiante. Tcnicas especficas (tonificao e sedao) permitem reforar ou acalmar o funcionamento dos rgos internos; manter o tnus energtico e impedir que a energia fique cronicamente bloqueada em certas reas do corpo. Quando a enfermidade indica falta de energia faz-se a presso contnua forte ou vibratria (fraqueza, paralisias, deficincias diversas). Quando h sintomas de excesso (dores, febres, convulses), usa-se a presso contnua leve ou giratria no sentido horrio ou no sentido anti-horrio. Devemos trabalhar relaxados, sem nos forar ou tensionar, o fazer com clareza de propsitos e o menor envolvimento fsico possvel. A presso que exercemos sobre os tsubos no dever estar concentrada nos dedos e mos, e sim, ser feita com nosso corpo todo. A presso deve ser firme, porm suave, sempre respeitando a sensibilidade e as reaes do corpo. DURAO DAS PRESSES No existem regras absolutas com relao durao das presses nos tsubos, mas elas em geral variam de 5 a 10 segundos (de contato real, ou seja, a partir do momento que voc de fato encontrou o ponto). Nos tsubos sobre os ombros pressionamos durante mais tempo, j que essa uma rea que acumula muita tenso. BENEFCIOS Resultados imediatos; Previne e elimina as causas do Stress; Aumento da produtividade; Aumento da motivao do funcionrio; Incentivo a outras formas de cuidado com a sade; Aumentar a acuidade mental.

Indicaes: Alteraes de tecido conjuntivo Alteraes musculares ( contratura, tenso ) Alteraes do retorno venoso e linftico perifrico Sndrome pr-menstrual Pr e Ps atividades fsicas Dores de cabea, costas e o torcicolo. L.E.R. ou D.O.R.T. Falta de ateno, deficincia de concentrao, ansiedade, depresso, e irritabilidade. Baixa resistncia a resfriados e infeces Presso Alta e doenas do corao Exausto fsica e emocional.

LEITURAS RECOMENDADAS ADICIONAIS


Le r : O l i v ro de Massagem-GEORGE DO NING W Le r : A MASSAGEM TERAPUTICA-STEWART MITCHELL Ler Apostila - Regina Racco - Massagem Sensual.doc fortalecimento muscular vaginal) - Ilustrada) - (Pompoar (A ginstica de

Relaxamento para Integrao dos Hemisfrios E e D


Sente-se confortavelmente numa posio que possa manter de 20 a 30 minutos. Feche os olhos e preste ateno em sua respirao at que o ritmo se regularize. ento, mantendo os olhos fechados, direcione sua ateno para seu olho esquerdo e mova-o para baixo. Direcione-o para cima; em seguida, para a esquerda e para a direita. Faa o olho esquerdo girar algumas vezes no sentido dos ponteiros do relgio e depois no sentido contrario. Agora, direcione sua ateno para seu olho direito e mova-o para baixo. Direcione-o para cima; em seguida, para a esquerda e para a direita. Faa o olho direito girar algumas vezes no sentido dos ponteiros do relgio e depois no sentido contrario. Conservando os olhos fechados, dirija sua ateno para o lado direito do crebro... e depois para o esquerdo. Passe de um lado para o outro, prestando ateno em todas as diferenas. Um lado parece mais fcil do que o outro ? Mantendo os olhos fechados, imagine as seguintes imagens vividamente, porm sem fazer grande esforo. No lado esquerdo do crebro, imagine o nmero 1. E no lado direito, imagine a letra A. No esquerdo, o numero 2 e no direito, a letra B. No esquerdo, o numero 3 e no direito, a letra C........( continue com os nmeros esquerda e as letras direita at chegar ao numero 26 e letra Z ). Descanse por um minuto. (pausa)

Agora, no lado direito do crebro, imagine o nmero 1. E no lado esquerdo, imagine a letra A. No direito, o numero 2 e no esquerdo, a letra B. No direito, o numero 3 e no esquerdo, a letra C....( continue com os nmeros direita e as letras esquerda at chegar ao numero 26 e letra Z ). Sempre com os olhos fechados, imagine do lado esquerdo do crebro um grande piquenique com fogos de artifcio. No lado direito, imagine um casal se casando. No esquerdo, imagine uma procisso de

monges entrando em um mosteiro. direita, veja um furaco passando por uma cidade. esquerda, um tomo; direita, uma galxia. esquerda, rvores florescendo; direita, rvores perdendo as folhas no outono. esquerda, o nascer do sol; direita, o pr-do-sol. esquerda, uma floresta tropical; direita, uma montanha gelada. esquerda, a sensao de escalar rochas; direita, a sensao de acariciar um beb. Descanse por um minuto.(pausa). Focalize sua ateno no lado esquerdo do crebro por algum tempo e procure imaginar seu aspecto. Concentre-se igualmente no lado direito do seu crebro. Em seguida, preste ateno aos grossos feixes de fibras que ligam os dois hemisfrios. Agora, experimente sentir os dois lados ao mesmo tempo. Pense em seu crebro como um universo com dimenses e capacidades que voc s comea a perceber agora. Converse com seu crebro mostrando ser possvel que voc tenha mais clulas cerebrais abertas sua disposio, e que a interao das clulas e todos os processos do crebro se aprimoraro continuamente, proporo que passa o tempo. Diga-lhe que os hemisfrios esto mais bem integrados. Agora preste ateno e verifique se o crebro tem algum recado para voc. Se tiver alguma inteno especial para o seu crebro, oferea agora. Continuando a sentir a comunho com seu crebro, abra os olhos e olhe ao seu redor. Observe se h mudanas em sua percepo. Como se sente agora? Qual o seu estado de esprito? Est sentindo que suas possibilidades se modificaram? Extrado do livro: COMO APRENDER MELHOR - utilizando o seu crebro e sua criatividade Texto de Carmen Lcia Coube Zancaner e Marco Pellegatti Edies Tilibra

Este livro fazia parte da Coleo "Fazendo o Futuro", e est esgotado nas livrarias.
Publicado no Golfinho impresso N 31 JUN/97

TAI CHI CHUAN


Introduo Benefcios Idade Tempo de curso Princpios Introduo O Tai Chi se baseou na natureza - da observao de animais, por exemplo - mas sua efetiva fonte de energia encontra-se totalmente em nosso interior. Apesar de suas razes estarem na antiga China, o Tai Chi Chuan muito indicado para os ocidentais. Ele pode dar aos que vivem no ritmo veloz das cidades urbanas, um fator de compensao em suas vidas. O Tai Chi Chuan composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratrios, que vo relaxando o corpo medida que so efetuados, sem utilizao de fora fsica. A sequncia aprendida dos movimentos so contnuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulao do praticante, alm de relaxar os msculos. Benefcios Relaxa a mente, assim como o corpo. Auxilia a digesto, acalma o sistema nervoso, benfico para o corao e a circulao sangunea, tornam flexveis as articulaes e rejuvenesce a pele. Idade Com seus movimentos flexveis e circulares, no exigindo esforo fsico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive, e principalmente, pessoas de terceira idade. Tempo de curso O Tai Chi para ser praticado sempre, no h um tempo determinado para o curso especificamente, cada aluno desenvolve de acordo com as suas facilidades ou dificuldades em absorver a sequncia dos movimentos. Aprendida essa sequncia, pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentrao, relaxamento e leveza a cada dia. Os Princpios do Movimentos em Tai Chi Chuan

Os movimentos em Tai Chi Chuan, baseiam-se na coordenao da mente, do corpo interno e do corpo externo. Mente essencial que a mente do estudante esteja tranquila e concentrada. A atitude mental correta para praticar a quietude concentrada. Em Tai Chi o interior move o exterior. Movimento Interior

Respirao: a respirao a energia da vida. O praticante de Tai Chi regula a respirao em harmonia com o movimento do seu corpo para obter sade. Circulao do sangue: a respirao controla a circulao do sangue. O estudante de Tai Chi usa o movimento para ajudar o "chi", sua energia interior e a acelerar a circulao do sangue. A circulao e a energia impulsionam os membros de maneira harmnica.

Movimento Exterior:

Suavidade: os movimentos devem ser suaves e regulares, executando-se as formas em um mesmo ritmo. Equilbrio: cada forma exige equilbrio. O praticante no se inclina nem para a frente, para trs, esquerda ou direita, a fim de sentir-se equilibrado, concentrado e confortvel nas posturas. Centralizao: o tronco do corpo deve estar ereto e numa posio central. Nas costas, do cccix ao topo da cabea, o topo do aluno deve manter-se em linha reta. O corpo est ereto, cada osso e rgo devem estar na sua posio correta. O peso do corpo deve repousar no meio dos ps, nunca nos artelho e nem nos calcanhares. Dessa maneira o praticamente pode apoiar todo o corpo sem se cansar. Relaxamento: o relaxamento do corpo e da mente crucial hoje em dia, devido ao ritmo de nossas cidades industriais. A capacidade de relaxar, quando desenvolvida, auxilia na preveno de doenas. Continuidade: no Tai Chi, cada forma seguida, contnua e naturalmente, da forma anterior. A coordenao entre o corpo, mente e a respirao essencial.

O Tai Chi Chuan (em chins: Taiji Quan) uma arte marcial interna chinesa ou neijia (). Este estilo de arte marcial reconhecido tambm como uma forma de meditao em movimento. Os princpios filosficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taosmo e Alquimia Chinesa. A relao de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutaes (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi so algumas das principais referncias para a compreenso de seus fundamentos. Os textos clssicos escritos pelos mestres orientam a:

Vencer o movimento atravs da quietude (Yi Jing Zhi Dong) Vencer a dureza atravs da suavidade (Yi Rou Ke Gang) Vencer o rpido atravs do lento (Yi Man Sheng Kuai)

GINSTICA LOCALIZADA PARA ABDOMINAIS TONIFICADOS Contraia bem a barriga, como se o umbigo quisesse tocar nas costas. 1-POSIO INICIAL Deite-se de costas, com as pernas flectidas e os ps no cho. Depois, coloque as mos entrelaadas atrs da cabea. Os cotovelos devem ficar ao lado da cabea. MOVIMENTO Antes de iniciar, tenha a certeza de que est na posio correcta. Depois, ao mesmo tempo que contrai os abdominais, levante ligeiramente os ombros do cho. Em seguida, levante o tronco do cho, trabalhando os abdominais superiores e formando um C com o corpo. Aguente esta posio durante dois ou trs segundos, antes de voltar posio inicial. Deve faz-lo devagar, sem deixar o corpo cair no cho, e controlando todos os seus movimentos. Os msculos dos abdominais devem manter-se bem contrados enquanto volta posio inicial. Inspire antes de iniciar o exerccio e expire medida que contrai os msculos. 2-POSIO INICIAL Deitada de costas, com a cabea erguida e o queixo a apontar para o peito. Levante as pernas mantendo os joelhos flectidos, de forma a que a zona das coxas fique perpendicular ao tronco. A barriga das pernas, assim como os ps, devem manter-se paralelos ao solo. Coloque as mos estendidas no cho ao lado do corpo com as palmas viradas para baixo, de forma a equilibrar-se melhor. MOVIMENTO Contraia os abdominais inferiores para levantar os quadris do cho, dirigindo-os ao trax, com os joelhos a apontar para a frente. Em seguida, baixe os quadris devagar, sem deixar de contrair os msculos dominais. Uma vez recuperada a posio inicial, no se esquea de manter as pernas erguidas, com os joelhos para cima. Repita todo o exerccio. Nunca coloque os ps no cho para descansar. BRAOS E PEITO FIRMES Com este plano de exerccios possvel moldar a forma do peito. 1-POSIO INICIAL Para exercitar os braos, os pesos podem ser uma grande ajuda. Coloque-se de p, com as costas direitas, e agarre cada peso com uma mo. No final de cada etapa do exerccio (quando levanta ou baixa o peso), assegure-se de que as palmas das mos ficam sempre viradas para dentro. MOVIMENTO Dobre um dos braos, levantando o peso at ao nvel dos ombros. Ao levant-lo e baix-lo (situaes de maior esforo), deve voltar a palma da mo para si. No final de cada etapa, deve girar novamente os pulsos para dentro. Volte posio Inicial e repita o exerccio com o outro brao. Para uma postura correcta, sente-se e deixe as costas cair devagar. 2-POSIO INICIAL Deitada de costas sobre uma bancada/mesa, mantenha o queixo erguido. Levante os pesos com fora, at os braos ficarem numa posio perpendicular aos ombros.

MOVIMENTO Levante os pesos muito devagar, esticando os braos at que estes atinjam um ponto fixo e formem um ngulo recto com a linha do corpo. Quando alcanar esse ponto fixo, mantenha a posio durante alguns segundos, respirando profundamente. Reparta o esforo por todo o corpo e evite pressionar a zona da nuca. Repita o exerccio vrias vezes. Apesar de no ser possvel aumentar o tamanho do peito, este plano de exerccios pode torn-lo mais firme e tonificado, o que acabar por se reflectir na sua forma. PERNAS E GLTEOS EM FORMA fundamental realizar este exerccio com as costas bem direitas. 1-POSIO INICIAL D um passo frente com a perna esquerda, mantendo a direita atrs. O espao entre os dois ps deve ser aproximadamente de um metro. Levante do cho o calcanhar do p direito, apoiando os dedos firmemente no cho. MOVIMENTO Com os msculos da barriga e ndegas bem contrados, dobre ambas as pernas pelos joelhos at que a esquerda forme um ngulo recto e o joelho da direita fique a apenas alguns centmetros de distncia do cho. Para que o exerccio seja mais eficaz, concentre o seu peso na planta do p esquerdo, que est bem assente no cho. Nunca deixe de contrair os msculos. Repita o exerccio alternando as pernas. Uma vez dominadas as tcnicas, pode aumentar o peso das barras. 2-POSIO INICIAL Coloque uma barra na parte superior da coluna, segurando-a com ambas as mos, de forma a que os pulsos fiquem paralelos linha do corpo. Separe os ps ao nvel das mos e dirija os dedos ligeiramente para fora. MOVIMENTO Inspire profundamente, ao mesmo tempo que baixa o corpo, como se estivesse a sentar-se numa cadeira. Quando os quadrceps estiverem paralelos ao cho, pare e mantenha a posio durante alguns segundos. No se esquea, contudo, de manter sempre as costas bem direitas, a cabea erguida e os ombros para trs. Devagar, suba o corpo empurrando os ps contra o solo. Repita o exerccios vrias vezes. COSTAS Este exerccio ajuda-a a manter uma postura elegante e a reforar a coluna vertebral. 1-POSIO INICIAL Apoie as costas numa bancada/mesa, mantendo as pernas flectidas com os ps bem assentes no cho. Agarre um peso com as duas mos e baixe-o, devagar, mantendo os braos bem esticados. MOVIMENTO Sem levantar o corpo, agarre o peso com ambas as mos e estique os braos em direco ao tecto, de forma a mantlos perpendiculares ao corpo. Em seguida, inspire profundamente e baixe os braos devagar, com o cuidado de os manter sempre esticados, at ficarem a poucos centmetros das pernas. Mantenha a posio durante alguns segundos e expire ao subir novamente os braos. Repita o exerccio. EMAGRECER DEVAGAR O personal trainer avisa que perder peso um processo lento e progressivo, que exige alguma pacincia. Emagrecer rapidamente no eficaz e faz mal sade, acrescenta.

DIETA BSICA Seja qual for o regime alimentar proposto, Fernando Sartorius aconselha a evitar o acar, as gorduras e os hidratos de carbono (batata, arroz, massas, etc.) ACTOR DISCIPLINADO Fernando Sartorius ficou impressionado com a disciplina de Tom Cruise. Todos os dias se levantava s sete da manh para ir nadar, revela. MASSAGEM RELAXANTE Fernando Sartorius recomenda uma massagem relaxante por semana para eliminar a tenso dos msculos. FSICO PERFEITO Joaqun Corts um atleta. Ele tem um corpo perfeito e adora praticar exerccio e desporto, adianta o personal trainer. GINSTICA E GOLFE Dennis Quaid gosta de praticar desporto ao ar livre e adora golfe. Por isso decidi que faramos exerccio nos campos de golfe, revela Sartorius. MAIS INFORMAES Visite o site oficial de Fernando Sartorius em www.tuentrenadorpersonal.com.

Ainda possvel: DESINCHE A BARRIGA antes de encarar o biquni No, no se trata de uma soluo milagrosa. Para perder definitivamente a gordura localizada na barriga preciso um perodo longo de reeducao alimentar e exerccios fsicos. Mas o que estamos propondo aqui desinchar a barriguinha, ou seja, livr-la de gases, diminuindo o estmago e provocando uma sensao de leveza muito agradvel na hora de vestir o biquni. Portanto trate de decorar as dicas abaixo e seguir fielmente cada uma delas nos dias que antecedem sua apario pelas praias (ou piscinas, rios, cachoeiras...). 1. Mastigue devagar os alimentos. Para a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, coordenadora de nutrio da Triathon Academia, essa medida a mais importante para evitar a dilatao do estmago, e conseqentemente, o inchao da barriga. Ao mastigar devagar, o crebro registra com maior rapidez a sensao de saciedade e voc acaba comendo menos. 2. Faa refeies que contenham sempre salada crua (sem molhos gordurosos e ingredientes muito calricos) + uma poro de carboidrato leve + uma poro de protena. Essa combinao de substncias bem digerida e tambm ajuda a evitar o inchao do estmago, explica a profissional. 3. Beba muito lquido durante o dia. De preferncia gua e chs (com exceo dos chs mates). 4. Fracione a dieta. O ideal que a pessoa no fique muito tempo sem comer nada. Intervalos de cinco ou seis horas so o mximo que se deve ficar sem se alimentar, revela Cristiane. O ideal fazer refeies pouco volumosas e de baixo valor calrico at seis vezes ao dia. Logo, seu dia ser dividido em: caf da manh, lanche da manha, almoo, lanche da tarde, jantar e mais um lanchinho, caso voc costume dormir tarde. Ah, e descarte a coxinha, os lanches liberados so:

frutas, iogurte desnatado ou light, picol de fruta, um suco...E s. Aqui nesse link voc encontra uma dieta bem fcil de seguir e que com certeza vai ajud-la a perder alguns centmetros de barriga. 5. Tire do cardpio alimentos que costumam causar gases. A saber: refrigerantes, feijo, frituras, po, queijo, carne vermelha, embutidos como lingia, presunto, salame e salsicha. Comida industrializada tipo salgadinho Elma Chips est proibida. 6. Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diurticos. Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e po integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardpio. Alimentos diurticos tambm ajudam pois diminuem a reteno de gua e conseqentemente o inchao. Invista em chs, suco de limo, erva doce, melancia, morango, abbora, agrio, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijo, pepino e hortel. 7. Arrume essa postura, menina! Sabia que tem gente que s precisa fazer os alongamentos certos para perder a barriga? Pois , manter a coluna reta pode ajudar muito voc a conseguir a no ter uma barriguinha saliente. Confira essas matrias do Bem Star sobre alongamento Alongamento, sempre uma boa opo Alongamento para as costas Por qu fazer alongamento 8. Nesses dias pr-biquni proibido beber nas refeies. 9. Mexa-se: caminhe, corre ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias. No vale fazer corpo mole, essencial fazer um exerccio aerbico para o organismo funcionar bem e voc conseguir desinchar. E acelere no passo, nada de ritmo de passeio, ginstica! Malhe de preferncia antes das refeies, assim o que voc comer vai para os msculos e no para a gordura. 10. Voc do tipo que tem srias dificuldades de ir ao banheiro diariamente, mesmo tendo uma alimentao rica em fibras? Trate ento de consultar um mdico, s ele pode receitar um tratamento a base de remdios para acabar com esse mal. Agradecimentos Cristiane Ruiz Durante Crisnutrition@hotmail.com

PILATES
EQUIPAMENTOS: Os exerccios so feitos em aparelhos especficos para a tcnica Pilates, que parecem camas de madeira com molas, polias e tiras de couro susbstituindo os pesos, ou no cho, com auxlio de bolas, faixas e pesos aliados ao peso corporal do praticante. Os aparelhos so denominados: Cadilac (ou Trapzio), Reformer, Wunda Chair e Ladder Barrel. Vocs se sentindo melhores em 10 aulas, parecero melhores em 20 e tero um novo corpo em 30. Joseph H. Pilates. NORMAS: 1) Vesturio: roupa adequada para a prtica de exerccios fsicos, de preferncia colante ao corpo; ps descalos e cabelos longos devero estar presos. 2) Vestirio: no permitido entrar em sala de aula com bolsas, casacos, etc.; no permitida a circulao com calados dentro da sala de Pilates. 3) Alimentao: evitar fazer aula em jejum; evitar ingerir alimentos pesados por menos de 2 horas antes da aula; no permitido comer dentro da sala de aula. 4) Celular: favor desligar o celular antes de comear a aula. Respeite o espao dos outros alunos, se abstendo de falar ao celular durante a aula de Pilates. 5) Crianas em sala de aula: para os alunos atingirem a concentrao necessria para a prtica dos exerccios do Mtodo Pilates, no permitida a permanncia de crianas menores de 12 anos dentro da sala de aula. 6) Concentrao: A concentrao um dos seis princpios bsicos da tcnica Pilates- atravs dela possvel estabelecer a sincronia entre mente e corpo. A concentrao se torna impossvel se houver muita conversa entre alunos, principalmente aqueles que so amigos ou parentes. Alm disso, o silncio sempre muito produtivo para se respirar corretamente. Por estes motivos, procure sempre falar o mnimo possvel, lembrando que os resultados obtidos esto diretamente relacionados aos 6 princpios bsicos do Mtodo Pilates: A atmosfera do Laboratrio da Sade calma e tranqila, cercado de uma natureza exuberante em um salo amplo com 180 metros quadrados. A msica relaxante, as aulas so ministradas individualmente ou em grupos de at 5 pessoas um clima que em nada lembra a badalao e os ritmos frenticos encontrados nas academias de ginstica. Sob a orientao de um professor de educao fsica e/ou fisioterapeuta, certificados como professores de Pilates. Somamos a esse trabalho, um piso de tatami de EVA de 15 mm em 25 metros quadrados, para proporcionar aos nossos alunos maior conforto e relaxamento da musculatura na execuo dos exerccios de solo; dois espaldares de madeira que oferecem apoio para diversos exerccios; aparelhagens de ergometria, onde esteira, ciclo ergmetro e step eltrico, proporcionam um trabalho crdio-respiratrio e aumento no gasto calrico. CONHEA ALGUNS EXERCCIOS DO MTODO PILATES Exerccios no trapzio: - Hiperextenso da coluna, que serve para alongar e fortalecer a musculatura posterior do tronco. O corpo fica na horizontal apoiado nas alas do trapzio. Depois da extenso do tronco, h flexo. - Fortalecimento da musculatura paravertebral e propriocepo, equilbrio do corpo no espao. Nesse exerccio, a pessoa mantm a linha do corpo mais horizontal possvel atravs da expirao profunda e depresso das escpulas. A pessoa mantm os ombros o mais longe possvel das orelhas. - Fortalecimento da musculatura posterior da coxa. Puxa-se a barra torre para baixo, promovendo uma extenso dos joelhos frente e depois retorna-se flexionando os joelhos e empurrando a barra para o alto.

Exerccios no reformer: - Fortalecimento do centro de fora (abdmen) e dos crculos plvicos. H afastamento lateral das pernas, puxando a mola e levando as pernas para frente, juntando-as e depois retornando. - Fortalecimento da musculatura superior das costas e dos ombros, levando os braos frente e puxando para trs, tracionando as molas. Exerccios na cadeira combo: - Fortalecimento de quadrceps, parte anterior da coxa e propriocepo. A perna que est apoiada na cadeira empurra o tronco para cima, elevando o corpo atravs da assistncia das molas e voltando para baixo com a resistncia das molas. - Controle do centro, organizao das escpulas e fortalecimento dos msculos intercostais. Com a assistncia das molas, a bacia sobe e, com a resistncia das molas, a bacia desce. Exerccios no Step Barrel: - Controle do centro da gravidade e alongamento de pernas e extenso de tronco. O exerccio inicia com as costas apoiadas no pice do step barrel. Depois, o praticante flexiona a coluna elevando as pernas e fazendo a expirao profunda diafragmtica. Barrel: - Fortalecimento da musculatura abdominal oblqua. Apia-se a cintura no barril, inspirando, expirando e fazendo uma flexo lateral de tronco.

PILATES

Trata-se de uma filosofia de treinamento do corpo e da mente com o objetivo de conseguir um controle preciso do corpo. Enquanto muitas formas de exerccio podem provocar leses musculares, o Pilates tem pro base o aumento da flexibilidade e o fortalecimento dos msculos do corpo sem causar nenhum tipo de fadiga. BENEFCIOS Seu corpo torna-se mais firme e flexvel; * Voc ir se movimentar mais facilmente, adquirindo vrias habilidades fsicas e se protegendo contra leses fsicas; * A fora e a resistncia fsica e mental aumentam, tornando-se ideais para aqueles que levam uma vida cansativa, estressada e sedentria; * A mente comanda o corpo, aumentando a autoconfiana e coragem (auto-estima); * Alivia as dores corporais, principalmente as da coluna vertebral (costas); * A flexibilidade muscular e a mobilidade das articulaes melhoram; * O corpo ganha fora sem se tornar volumoso; * Corrige a coordenao, a postura, o equilbrio e o alinhamento corporal; * Melhora a capacidade respiratria, porque voc vai aprender a respirar melhor, se livrando das toxinas e se sentir revitalizado; * Aumenta o prazer sexual; * Melhora o sistema imunolgico: * Contribui para a limpeza do organismo, despertando as clulas musculares e cerebrais adormecidas, estimulando as funes da mente e estimulando novas reas;

CURIOSIDADE - Boa forma: aumenta a resistncia, a fora e a flexibilidade em geral, alinha a postura e relaxa. - Esculpe suas formas: Sua barriga fica desenhada e lisinha e os outros msculos tambm so

trabalhados e alongados, melhorando o tnus, a flexibilidade e a postura; - Combate leses: Previne e cura problemas nas articulaes como joelhos, ombros e coluna vertebral (lombar e cervical). - Funciona como uma injeo de nimo: Diminui a tenso (muscular e mental) e aumenta o nvel de energia e a concentrao. PRINCPIOS BSICOS DO MTODO PILATES 1 - Respirao; 2 - Concentrao; 3 - O Centro: - "Centro de fora" - Power house, que compreende o abdome, a coluna lombar e os glteos. 4 - Controle; 5 - Movimentos fluidos; 6 - Preciso. A FILOSOFIA POR DETRS DO MTODO - Pilates chamou este sistema de "Contrologia", que ele definiu como "a cincia e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e esprito atravs de movimentos naturais sob o rgido controle da vontade".

HISTRIA DO PILATES

Como nasceu o mtodo - Foi criado pelo alemo Joseph Humbertus Pilates (1880-1967), fruto de sua persistncia em superar suas debilidades fsicas: era uma criana que sofria de raquitismo, asma e febre reumtica. Pilates no s estudou a respeito, como praticou vrias atividades fsicas. Pesquisou sobre a yoga, meditao zen, os regimes de beleza grego e de fora fsica romano, anatomia, fisiologia, etc. Praticou esqui, ginstica, natao, mergulho, boxe, artes circenses, artes marciais, entre outros. Aos 14 anos j posava como modelo vivo para aulas de desenho e foto-publicaes sobre anatomia. Como o mtodo foi desenvolvido - Um dos marcos foi o trabalho que Pilates realizou como recluso e enfermeiro (nos campos de Lancaster), na Inglaterra, na primeira Guerra Mundial, em favor de doentes e feridos de guerra. Num estilo particular e nico, usando as camas hospitalares com suas molas e apoios, desenvolveu na poca, os equipamentos do mtodo conhecidos atualmente. Seus pacientes podiam se exercitar com segurana, ainda que prostrados e feridos, fortalecendo os msculos precocemente. De volta Alemanha, Pilates teve seu primeiro contato com o mundo da dana e trabalhou como treinador das Foras Armadas. EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS DESENVOLVIDOS PARA O PILATES

Foi com seu estilo particular e nico, que o alemo Joseph Pilates, criador do mtodo que leva seu nome, desenvolveu a partir da primeira guerra mundial, os equipamentos do mtodo Pilates conhecidos atualmente. Usou poca camas hospitalares com suas molas e apoios para a recuperao de mutilados e feridos de guerra.

At ento, Joe Pilates havia desenvolvido uma srie de exerccios executados no solo, o que hoje chamado de Mat Pilates e que prescinde dos equipamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, bastante comum a prtica da modalidade isoladamente. Mas no Brasil, e especialmente em Minas Gerais, predominam os estdios que combinam as duas modalidades. Geralmente, os exerccios de solo (praticados em pisos emborrachados) so usados para aquecimento no incio das aulas, antes de se passar para os aparelhos. Os equipamentos acessrios do mtodo despertam a curiosidade e chamam a ateno tanto pelo inusitado design, quanto pela ludicidade sugerida. So cadeiras, camas, trapzios e plataformas com molas. H tambm, entre os acessrios, bolas coloridas e flexveis, "crculos mgicos", faixas elsticas, discos de equilbrio. Os acessrios permitem aos praticantes continuar a usufruir os benefcios da tcnica em casa ou em viagens, por exemplo. O jogo de cores e formas dos equipamentos convidativo. A relao no invasiva, como num aparelho de musculao, onde a gente executa mecanicamente os exerccios. O equipamento que mais se assemelha ao originalmente criado por Joe Pilates o Reformer. O aluno permanece deitado e o equipamento provoca o movimento desejado. Entre os mais usados, podem-se citar o Trapzio, a Cadeira Combo e o Barril, esse ltimo o nico que no apresenta molas. Veja abaixo algumas pessoas em exerccio na Harmonia Pilates

Harmonia Pilates .

PILATES COM BOLAS

RPG (REEDUCAO POSTURAL GLOBAL) A RPG trabalha com oito posies

- So necessrias, no mnimo, dez sesses, sendo uma por semana, - Cada sesso dura, em mdia, uma hora - Pode ser associada a outras tcnicas - Ao contrrio da fisioterapia tradicional, na RPG o tratamento individual Mtodo - Consiste em trabalhar, alongar e relaxar a musculatura do paciente, procurando o realinhamento corporal. Reorganiza globalmente o organismo do paciente. Atua no alvio dos sintomas e vai ao encontro das causas. Indicao: - Escoliose; - Hipercifose; - Dor cervical, dorsal e lombar; - Hrnia de disco; - Protuses discais e hrnias cervicais ou lombares; - Posturas inadequadas levando a encurtamentos musculares, como no caso de pessoas que passam horas sentadas estudando ou no computador; - Ps-operatrio tardio de cirurgias ortopdicas, cardacas, oncolgicas que resultaram em posturas assimtricas antlgicas ou no; - Escolioses posturais ou como coadjuvante no tratamento de escolioses congnitas; - Hiperlordose lombar; - Pessoas com patologias neurolgicas espsticas, associada a tcnicas de facilitao (exemplo, derrame); - Pessoa com bloqueio inspiratrio; - M postura articular ortopdica, como p plano ou cavo, joelho valgo ou varo. - Artrite, artrose, bursite, tendinite e leso pro esforo repetitivo, dentre outros. POR QUE TANTA GENTE SENTE DOR? Por vrias razes:

- desequilbrio muscular, - compensao por leses, - problemas ergonmicos,

- alinhamento errado durante os exerccios fsicos e a prtica de esportes

. - HARMONIA PILATES - http://www.bhservico.com.br/harmonia.htm

NEURBICA O nosso crebro - como utiliz-lo melhor... 1. Fale com o seu crebro. Aprenda a conhec-lo. um parceiro extraordinrio que necessita da sua ateno. 2. uma mquina surpreendente, com performance ptima, mas que se engana muitas vezes. Pergunte-se porque isto acontece e tente remediar os erros de percepo. 3. Utilize todos os seus sentidos. Aproveite cada dia para valorizar as sensaes que os seus sentidos proporcionam. 4. Brinque com a realidade! O real no real. O real o que nosso crebro diz que real. Construa e descobra o seu mundo. Veja-o com humor. 5. Faa atividades variadas. O seu crebro no gosta de actividades repetitivas. 6. Aprenda sempre coisas novas. A novidade o oxignio do crebro. o confronto com o desconhecido que permete ao seu crebro de se regenerar. 7. Oia a sua intuio! Nem tudo racional. 8. O seu crebro precisa de descansar de vez em quando. O sono, a sesta, as frias so ptimos momentos para isso. 9. Alterne o trabalho manual com o intelectual. 10. Assegure que tem momentos de solido. Num mundo to solicitante, o tempo para si prprio essencial para a sua sade e equilbrio mental. 11. Faa caminhadas. Uma hora, duas horas, para falar com o seu crebro. Para deix-lo vadiar sem ordem, sem rigor. 12. Aprenda uma lngua diferente. Japons ou chins. Uma lngua que precisa de esforos grandes para a aprender. S pelo prazer de aprender.

Potrebbero piacerti anche