Sei sulla pagina 1di 3

GPI/ISR Leitura Complementar A Biologia no ENEM Professor: Leo 14/07/2011

Quando comea e quando termina a vida?


Roberto Lent H poucos dias, procurou o Instituto de Cincias Biomdicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele queria conversar com pesquisadores sobre o polmico assunto da pesquisa com clulas-tronco embrionrias. Como todos sabem, esse tema foi regulamentado pela Lei de Biossegurana recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, mas sofre questionamento de inconstitucionalidade por parte do Procurador-Geral da Repblica, e est em julgamento no STF. A questo sob anlise do STF se a retirada das clulas-tronco de um blastocisto humano (embrio de poucos dias) representaria um atentado vida. Queria saber o ministro: quando comea e quando acaba a vida humana? A pergunta simples e direta, mas a resposta, no. Os bilogos sabem que a vida um contnuo permanente, que se transfere de uma clula a outra e de um indivduo a outro. Nunca comea e nunca acaba. Uma clula que se divide transfere a sua vida para as duas clulas-filhas. Do mesmo modo, a vida humana se perpetua atravs dos tempos, pois os indivduos se reproduzem e a transferem a seus descendentes. Seria mais produtivo, talvez, mudar o foco da pergunta: quando comea e quando acaba a vida de um indivduo humano? Nesse caso, preciso primeiro definir o que um indivduo humano, o que o diferencia de outros seres da natureza. Parece natural considerarmos que um ser humano se caracteriza por sua construo e por suas capacidades particulares. No s a forma de nossos corpos ou o modo de funcionamento de nossos rgos, mas, acima de tudo, o especial desempenho de nosso crebro. O crebro, ento, capaz de possibilitar a emergncia da mente, seria o diferencial que nos faz humanos.

A morte do crebro o fim do indivduo?


Decorre desse conceito o modo como determinamos o momento da morte, tambm ela uma lenta transio. A morte o fim do indivduo. O problema que ela no ocorre de uma vez s morremos aos poucos, algumas clulas antes, outras depois; alguns rgos antes que outros. De qualquer modo, a morte do crebro a interrupo irreversvel de sua funo que aceitamos como o marco definidor dessa transio. E, como tambm o crebro morre aos poucos, consideramos a morte do crtex cerebral como o momento em que falece o indivduo, porque com ele se vo tambm a razo, a emoo, a memria e a conscincia. Nosso crtex encerra nossa humanidade. A morte do crtex pode ser detectada por instrumentos que registram a sua atividade eltrica, o fluxo sangneo das suas artrias e a atividade metablica dos seus neurnios. Detectada tecnicamente a morte cerebral, no se pode garantir que no haja retorno do indivduo a uma vida consciente, embora exista uma probabilidade muito baixa de que isso ocorra. Sendo to remota a probabilidade de retorno, parece tica e juridicamente aceitvel utilizar os rgos (ainda vivos) do indivduo morto para transplantes que salvam vidas de outros seres humanos.

O nascimento do crebro o incio do indivduo?


Se a morte do crebro o fim do indivduo, seria aceitvel considerarmos a formao do sistema nervoso como o incio da existncia de um ser humano? Tudo indica que sim, mas h consideraes a fazer. Nesse caso, a neurocincia no pode ainda determinar em que momento emergem as capacidades mentais que caracterizam os seres humanos. A formao do crebro no embrio ocorre gradualmente no se trata tampouco de um evento sbito. A partir do blastocisto implantado no tero materno, vai-se formando um embrio mais complexo que, por volta de 15-20 dias de gestao, apresenta uma placa em uma das extremidades, cujas bordas vo se dobrando sobre si mesmas para formar um tubo: o tubo neural. Esse o primeiro momento em que se pode identificar um precursor do crebro no embrio. O tubo neural formado por clulas precursoras que ainda no so neurnios. Embora se comuniquem quimicamente, essas clulas ainda no so capazes de gerar sinais bioeltricos de informao, como os neurnios maduros. Elas tampouco formam redes ou circuitos, o que indica que, a essa altura, esto longe ainda de apresentar as caractersticas fundamentais da mente humana. Diversos laboratrios em todo o mundo se dedicam a estudar o desenvolvimento normal do sistema nervoso, entre eles o meu prprio, na UFRJ. Sabemos que as clulas precursoras dos neurnios atravessam uma fase de acelerada proliferao a partir da terceira semana de gestao. Em seguida, elas se movimentam em vrias direes para ocupar o lugar que lhes caber no crebro maduro e, s mais tarde, comeam a emitir os prolongamentos que constituem os circuitos neurais e possibilitam a complexa comunicao entre os neurnios.

De volta ao dilema
O que est em discusso no STF, portanto, a utilizao de clulas-tronco derivadas de embries humanos de poucos dias, distantes vrias semanas dos primeiros estgios em que se poderia identificar a emergncia da mente. No parece justificado supor que, nessa fase, o embrio constitua de fato um indivduo humano. O objetivo das pesquisas propostas pelos cientistas com essas clulas desenvolver tcnicas de fabricao de tecidos e rgos, que possam ser utilizadas futuramente para o tratamento de doenas. Por simetria, o problema tico que se coloca neste caso similar ao dilema que enfrentamos para decidir se devemos empregar em transplantes rgos provenientes de pessoas vitimadas por morte cerebral. A cincia no capaz de determinar uma ntida linha demarcadora do incio e do fim da vida de um indivduo. Mas certo que a linha fixada pelos legisladores e pela sociedade na Lei de Biossegurana est longe de ferir a essncia e a dignidade do indivduo humano. Muito pelo contrrio, a cincia encontra-se hoje prxima de possibilitar uma verdadeira revoluo no tratamento das doenas, aproximando-se dos objetivos ticos mais sublimes de nossa civilizao: prolongar a vida, minorar o sofrimento e ampliar o bem-estar dos seres humanos. Roberto Lent Professor de Neurocincia Instituto de Cincias Biomdicas Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/bilhoes-de-neuronios/quando-comeca-e-quando-termina-avida/?searchterm=Quando%20come%C3%A7a%20e%20quando%20termina%20a%20vida?

Potrebbero piacerti anche