Sei sulla pagina 1di 17

Grupo Gay da Bahia SALVADOR BAHIA BRASIL

Manual de boas prticas sobre orientao tica, sexo seguro, sade para homens, mulheres e travestis profissionais do sexo em Salvador, Bahia.

APRESENTAO DO CONTEXTO E DA ATIVIDADE DA PROSTITUIO Esta cartilha foi elaborada a fim de oferecer informaes tcnicas e livres de qualquer preconceito que permitam a promoo da sade, da segurana fsica, da dignidade e cidadania das pessoas que se prostituem na cidade de Salvador e sua rea metropolitana, nas ruas, nas casas especificas e nas reas urbanas.

Este manual faz parte das aes continuadas de promoo da dignidade da pessoa humana independente de suas opes e escolhas sexuais desenvolvidas pelo GGB e suas entidades parceiras; Centro Baianao Anti-Aids, Quimbanda Dudu e Associao de Travestis de Salvador (ATRAS). nosso desejo que ele possa ajudar muitas pessoas a serem felizes em suas escolhas, mesmo que feitas de forma inconsciente e que ainda no sejam socialmente aceita, como a prostituio considerada em nosso pas.

O Grupo Gay da Bahia entende que o ser humano tem o direito a vida, a dignidade e a sade. Isso tambm vale para os nossos corpos, a pessoa livre para dispor de seu corpo como quiser, inclusive para de forma voluntria se prostituir, mas que possam fazer isso com dignidade e respeito vida e ao prximo.

O GGB e suas entidades parceiras repudiam as prticas sexuais envolvendo menores de idade, sem consentimento, estupro e a pedofilia bem como todas as praticas relacionadas e ilegais como a escravido sexual e do trafico de seres humanos de todas as orientaes, bem como a explorao sexual e a subservincia sexual a homens, mulheres, transexuais e travestis.

Trs so os objetivos deste manual de instruo e tica. So eles; 1) Aumentar os conhecimentos de homens, mulheres e travestis envolvidos na prtica da prostituio sobre a transmisso, tratamento e preveno das doenas de transmisso sexual com vistas a reduzir o ndice de infeco junto a essa populao e a sua clientela; 2) Introduzir junto estas populaes atravs de linguagem adequada a cada ambiente social, recomendaes especficas que possibilitem a mudana de comportamento e reduzam a vulnerabilidade social e de sade dos mesmos; 3) Contribuir para a promoo dos direitos humanos e valorizao da vida e do seres humanos envolvidos nessas praticas e suas clientela;

A POSTURA E AS ROUPAS NA PROSTITUIO PARA SUA SEGURANA: Em se tratando de mulheres e travestis importante evitar usar brincos de pingente ou argolas, eles podem ser puxados acidentalmente ou intencionalmente. Evite usar colares, lenos de pescoo, bolsas com tiras e qualquer objeto que possa ser enrolado em torno do seu pescoo. Para as pessoas que se prostituem nas vias pblicas importante escolher sapatos que lhe deixem livres para correr ou que seja facilmente tirados em caso de emergncia. No utilize nenhum objeto que possa machuca-la ou ser usado contra voc, como pulseiras largas, vestidos longos, faas, estiletes, giletes ou arma de fogo. Existem normas legais que probem a circulao, por exemplo, de arma de fogo, uma pessoa sem o porte legal pode ser detida. Guarde seu dinheiro onde pode ach-lo facilmente sem precisar ficar olhando. Fique com seus culos se precisar deles para enxergar corretamente. Quem se prostitui em vias pblicas no precisa somente ser vista, mas ver tudo ao seu redor! Se beber, ou usar drogas, para tornar seu trabalho menos difcil, preste ateno, este consumo reduz sua ateno e pode colocar a pessoa em grande perigo fsico ou legal. O uso de drogas como maconha, cocana, craque e outras podem lhe causar srios problemas legais, visto ser um delito aos olhos da lei, se ligue! Em caso de problema, confie em sua voz e rapidez mais do que sua fora fsica. Faa o mximo possvel de barulho, grite, buzine, acenda os faris do carro, no hesite em fugir na direo das luzes e pessoas e nem de dar escndalos.

INFORMAES SOBRE DOENAS DE TRANSMISSO SEXUAL (HIV e Hepatites virais, por exemplo) TRANSMISSO O HIV, Vrus da Imunodeficincia Humana responsvel pela Aids. A Aids ainda uma doena sem cura e muito perigosa para a sua sade e bem estar. Mas, contudo uma doena fcil de prevenir, basta voc seguir os procedimentos. Existem trs modos elementares de transmisso do HIV de uma pessoa para outra. 1. Por relaes sexuais; 2. Por compartilhar seringas e objetos perfuro cortante 3. De uma me soropositiva para o seu feto durante a gravidez. A saliva, as lgrimas o contato de pele com pele, a urina, as fezes, no so contaminadores. O sangue, o esperma, as secrees sexuais das pessoas, o leite materno so lqidos altamente contaminadores, se voc mulher soropositiva, quer ter um filho, melhor evitar essa idia, mas a ultima deciso sua. O vrus do HIV e da Hepatite precisam de uma porta de entrada para entrar no organismo: as micros leses das mucosas da boca, da vagina, da glande (ponta do pnis), do nus, tornam a contaminao possvel pelo contato desses lquidos com o sangue.

PREVENIR MELHOR A utilizao constante do preservativo (homem/mulher, homem/homem), ou do quadrado de ltex (homem/mulher, mulher/mulher) durante as relaes sexuais.

A utilizao constante de seringas individuais (s sua) para os usurios de drogas injetveis. A nica maneira de saber se uma pessoa soropositivo (tem o vrus do HIV) fazer um exame de sangue especfico (teste do HIV). Uma pessoa soropositiva pode no apresentar nenhum sinal de infeco, mas pode transmitir o vrus. Em relao a hepatite voc deve procurar um posto de sade e relatar que profissional do sexo e receber a vacina grtis em duas doses dias alternados. Voc tambm pode se vacinar contra o HPV nas clinicas particulares.

COMO SABER SE CONTRAIU O VRUS O nico meio fazer um teste HIV: uma simples anlise de sangue. Este teste pode ser pedido a um mdico, ele tambm pode ser realizado em centros especializados espalhados pela cidade, procure um Centro de testagem (CTA) e faa o teste grtis na rede pblica. necessrio saber se contraiu o vrus da AIDS: a nica maneira de se beneficiar de um cuidado mdico e dos tratamentos precoces. Esses tratamentos permitem hoje que as pessoas soropositivas vivem com melhor qualidade de vida. Ainda importante saber para voc se proteger e proteger os seus parceiros sexuais. Se a pessoa contraiu o vrus indispensvel: proteger os outros de uma possvel infeco, diminuir a cadeia de transmisso. se proteger para no se re-infectar, pois a cada nova contaminao o risco de enfraquecer o organismo aumenta muito mais.

PREVENAO E SADE SEXUAL NA PROSTITUIO Saiba mais para se proteger e proteger os seus clientes das doenas sexualmente transmissveis - DST So doenas que podem ser adquiridas durante a transa no protegida (sem camisinha), por exemplo: boca, vagina, anus, pnis. Uma s transa basta para contrair uma doena. As DSTs podem ser devidas em Parasitas - piolho (chato), sarna, tricomonase; Bactria - clamdia, gonorria, sfilis; Vrus - verrugas genitais, herpes, hepatite B, infeco por HIV (Aids).

Os sintomas de uma DST pode ser diferente de uma doena para outra, muitas vezes no se nota nada, como so os casos da Aids, hepatite, clamdia. Com ou sem sintomas, a contaminao prpria ou de outras pessoas sempre possvel. As DSTs nunca desaparecem sozinhas, porm quase todas so curveis, mas somente um(a) mdico(a) pode saber, aps analise se voc tem ou no uma doena venrea, qual a doena e qual o tratamento a oferecer. Se voc no tratar corretamente uma DST pode ter conseqncias graves sobre sua vida (esterilidade, cncer do colo do tero em et) e sobre a sade dos outros. Os tratamentos devem ser seguidos at o fim, mesmo se os sintomas desaparecerem. A situao a mesma para os parceiros sexuais que devem ser avisados na medida do possvel. possvel se proteger das hepatites A e B tomando vacina. At hoje no existe vacina para outras hepatites.

DICAS PARA DO PROFISSIONAL DO SEXO Tome cuidado com seus ps, fique com unhas curtas. As roupas de baixo em tecido sinttico podem provocar infeces: use sempre que possvel roupas de baixo em algodo e troque-as todos os dias. Mulheres profissionais do sexo no devem, por exemplo, usar meias calas sem calcinha por baixo. Isso pode provocar infeco. Durante sua menstruao, use tampes (OB, TAMPAX) e no absorventes. Mude-os freqentemente. Tome banho de chuveiro ou de banheira todos os dias, mas evite espumas de banho e os sabonetes e outros produtos que possam favorecer infeces.

PRTICAS SEXUAIS SEXO VAGINAL Diminua os riscos: Os preservativos usados corretamente protegem das DST's e da Aids. Eles tambm servem como modo de contracepo evitando a gravidez no desejada. Os espermicidas, os gels, os vulos s tem efeito seguro se estiverem sendo utilizados junto com o preservativo. Analise as vantagens e as desvantagens de cada mtodo de contracepo. Fale com seu mdico ou ginecologista sobre o assunto. Uma infeco urinria pode ser provocada pela frico do pnis contra a bexiga cheia. importante urinar regularmente. O uso de certas drogas d a impresso de no precisar urinar: aconselhvel urinar freqentemente e especial logo aps a relao sexual, beba gua!

Beber sempre lquidos sem acar ajuda a prevenir as infeces urinrias e a desidratao. As infeces podem provocar micro leses das mucosas, que aumentam o risco de ser infectada por uma DST ou pelo vrus HIV. preciso evit-las, ou trat-las imediatamente. Algumas micoses so devido a uma falta de higiene e/ou roupa de baixo em tecido sinttico: procure usar somente as de algodo. No faa ducha vaginal: se fizer. Faa aps o trabalho, nunca antes. Se voc fazer ducha vaginal antes pode aumentar o risco de contrair infeces. COM OS SEUS CLIENTES Em caso de mulheres e mulheres transexuais - Tente negociar as relaes

sexuais sem penetrao. Procure utilizar as mos, a boca, os seios, as ndegas... A simulao pode ser possvel: entre as coxas com a ajuda da mo, por exemplo. Tem clientes que nem sabem se ta penetrando ou no, dessa forma. Utilize preservativo lubrificado: certifique-se de que tenha o selo do INMETRO e a data de validade na embalagem, o preservativo salva vidas. Para convenc-lo, fale da segurana dele, de sua segurana, do teso dele (com um preservativo, dura mais tempo, os preservativos o/a excitam.... Se o cliente recusar preservativo e voc aceitar trabalhar sem, a simulao ento indispensvel para evitar o contato do esperma com suas mucosas vaginais. Penetrao muito profunda pode causar traumatismos do colo do tero. Coloque a sua mo na base do pnis permitindo limit-lo na profundidade e garante a posio correta do preservativo. Se sentir dores durante a penetrao, h risco de infeco: consulte rapidamente seu mdico.

Vale para sexo anal e vaginal. Aps a ejaculao, segure firme o preservativo enquanto o cliente tira o pnis, para que o esperma no escorra para dentro de voc. No deixe o cliente colocar meter os dedos no seu nus e depois em sua vagina: h riscos de infeco por parasitas intestinais.

FELAO (sexo oral, cupar,) Em um carro de duas portas, permanea nos bancos da frente, isso vale para a segurana da pessoa que ta se prostituindo. Coloque o preservativo com a mo ou com a boca, certifique-se de que a camisinha est na posio correta. No feche os olhos: fique de olho aberto no cliente e nas mos dele. Evite que seu queixo e suas bochechas toquem as coxas ou testculos dele: se ele estiver com herpes ou piolhos do pbis (chato), voc poderia peg-los. Os tecidos da garganta so muito frgeis, no deixe ele meter profundamente e no v longe demais. Aps a ejaculao, segure o preservativo firmemente para evitar que o esperma escorra em sua boca.

Se voc fizer felao (boquete) sem preservativo corre o risco de ser infectada por uma doena sexualmente transmissvel (DST), podendo ser o HIV (Aids). Os riscos de infeco so devido aos lquidos que penetram pelas leses (feridinhas, cortes) da boca, garganta ou lbios. Engolir esperma ou outros lqidos sexuais perigosssimo.

Conserve seus lbios, sua boca, sua garganta os mais midos possveis. No engula sua saliva, na felao deixe a boca cheia de saliva, ao final cuspa imediatamente. As tenes do escroto avisam uma ejaculao eminente: no deve ocorrer em sua boca ( o esperma contaminador). melhor que o cliente goze em cima de voc, e no dentro de voc. Quando acabar, faa uma limpeza da boca com bastante gua ou um produto adstringente. Nunca escove os dentes na hora de sair para batalhar e use escovas adequadas que no firam a gengivas: os sangramentos das gengivas so os sinais de micro leses, entrada livre para as infeces.

O SEXO ANAL As pessoas que se prostituem devem observar que a prtica do sexo anal sem preservativo muito perigosa para uma possvel infeco pelo HIV/Aids, hepatites e outras doenas devido regio ser centro de vasos sanguneos; tente negociar um outro servio, caso o cliente oferea riscos eminentes. Aqui de novo, a simulao s vezes possvel. Utilize preservativo e acrescente uma boa quantidade de gel lubrificante a base de gua (verifique a indicao na embalagem). Aplique-o regularmente durante a penetrao para que no fique ressecado e acabe por estourar. Procure relaxar a musculatura para facilitar a penetrao, isso inclui um controle da sua respirao. Nunca utilize vaselina, leo ou creme. Esses produtos a base de petrleo tornam os preservativos porosos e ineficazes contra as DST e o HIV (Aids), estouram.

Para evitar as infeces por parasitas intestinais caso haja contato com fezes, no deixe o cliente ir de seu nus para sua boca ou vagina. Se voc fizer outra coisa com o cliente aps o sexo anal, troque o preservativo imediatamente. O sexo anal a depender do tamanho e espessura do pnis pode incomodar ou indispor. Se voc estiver com priso de ventre, beba muita gua, coma alimentos adequados e muita frutas e legumes.

OUTRAS PRTICAS QUE CLIENTES PODEM PEDIR

ANILNGUA (LINGUA NO NUS) possvel ser contaminada pela hepatite e/ou amebas, por ter lambido o nus de uma pessoa infectada, desde que a pessoa que recebe seja portadora. Coloque saliva na articulao de um dedo e faa de conta que sua lngua. Se no, utilize um quadrado de ltex ou um preservativo cortado na extremidade da ponta e em posio vertical.

CUNILNGUA (LNGUA NA VAGINA) arriscado deitar em baixo de um desconhecido. As mordidas apresentam um risco de infeco e aumentam o risco de ser contaminada por um outro cliente.

Se voc for portadora de uma DST ou do HIV, use um quadrado de ltex ou um preservativo cortado como barreira fsica.

PNIS DE BORRACHA, VIBRADORES E OUTROS OBJETOS Utilize somente material prprio. Utilize esses objetos com um preservativo para cada relao e limpe-os aps o uso, com gua corrente e sabo. Se voc tomar emprestado de uma colega devese tomar os mesmo cuidados de higiene. 1) lavar com gua corrente e sabo por duas vezes; 2) para cada penetrao deve-se vestir o consolo com uma camisinha.

SADOMASOQUISMO (APANHAR-BATER) No deixe seu cliente amarr-la. Seja a pessoa que domina! Tudo depende do que voc faz. Nunca fique em contato com sangue. Lembre-se que estas brincadeiras podem ser perigosas e fatais, no vacile. .

MULHERES PROSTITUTAS E GRAVIDEZ A gravidez enfraquece as defesas imunolgicas do organismo. Preste muita ateno. Voc e seu filho esto mais sujeitos s infees, a qualquer sinal trate-as imediatamente, procure mdio. Evite as penetraes e diminua os movimentos rpidos e bruscos. E nunca deixe de usar os preservativos. Afinal voc precisa proteger voc e seu beb. possvel que voc desenvolva hemorridas: elas podem sangrar, e tambm so porta de entrada para as infees.

PROSTITUIO, PROFISSIONAIS DO SEXO E DROGAS

A pessoa que se prostitui e usa droga deve procurar reduzir os danos. Faa de maneira discreta, tal que o cliente no saiba que voc usa, pois ele poder aproveitar-se desta situao para prejudic-la, ou para subordina-la a ele e aos seus caprichos sexuais. Em tese, drogas, profissionais do sexo no teriam uma relao direta, mas nos dias atuais esse contexto bem relevante. Receba sempre o pagamento dos servios sexuais sempre em dinheiro, nunca em droga, voc parecer mais profissional e segura de si e de suas escolhas. Evite marcas evidentes de picadas de agulha. Utilize sempre uma seringa limpa e agulhas novas. No compartilhe seu material com outros usurios, assim voc evitar o HIV e hepatites, por exemplo. Se voc se picar demais ou ingerir muitas drogas, voc no trabalhar com segurana e isso continuado poder lhe causar srios riscos de sade.

Beba muita gua para prevenir a priso de ventre, a boca seca e as coceiras. Urine freqentemente mesmo se no sentir necessidade para evitar quaisquer riscos de infeco. Se voc for dependente qumico, procure ajuda de um terapeuta que ele vai lhe ajudar. Lembre-se que existe algo de ilegal nisso tudo, ento melhor ter cuidado.

DICAS IMPORTANTES PARA QUANDO VOC ESTIVER COM O CLIENTE (As pessoas que se prostituem devem cumprir alguns procedimentos) ANTES: Decida o que voc aceita fazer e o que no aceita. Decida o lugar para onde vocs iro, no deixe a escolha para o cliente. Recuse clientes estranhos, muito alcoolizados e os que fazem pedidos malucos. Sempre tenha a mo camisinhas, lubrificante e lenos descartveis. Permanea em alerta e preste ateno no comportamento do cliente. Faa um acordo sobre o preo e o lugar antes de sair com o cliente. Exija a utilizao da camisinha do inicio ao final da transa. Se voc batalha sozinha, faa de conta que um (a) colega esta na proximidade (finja que esta falando com ele(a) ).

Tome a direo das operaes. No carro, feche a porta e verifique imediatamente que ela pode se abrir de novo (faa como se ela estivesse mal fechada);

Observe com ateno o cliente: no tarde demais para voltar atrs e desistir do programa se voc presente que vai ter problema. Coloque o dinheiro dele onde ele possa v-lo, mas nunca com o resto das suas notas.

NEGOCIAO: Se o cliente lhe dar uma m impresso sobre sua calada (seu territrio), ser ainda pior, uma vez dentro do carro ( territrio dele). Ao se aproximar do carro, conserve uma distncia de segurana para evitar as agresses, facadas, cuspidas, bombas de gs, jatos de extintores de incndio no rosto etc.. Assegure-se de que o cliente esteja sozinho no carro ou se ele estiver em companhia, tenha a clareza de quem e quantos voc ira atender do grupo.

DEPOIMENTO Quem se prostitui tem sempre preservativo na bolsa. Mas os clientes , s vezes, recusam os preservativos [...]. Ns no podemos dizer nada, perigoso em relao aos clientes e ao meio da prostituio. Mas moralmente, quando a gente sabe que est contaminando clientes muito duro, mas no temos escolha. Para mim, no era uma questo de negligncia mas de necessidade de dinheiro, e com a aids, muito menos clientes em geral. Por conseqncia, com um nmero reduzido de cliente, eu devia aceitar todos, com ou sem preservativos. De acordo com as vontades deles E., ex-prostituta, soropositiva. .

ENDEREOS TEIS EM SALVADOR CEDAP - http://www.saude.ba.gov.br/cedap/ Centro Estadual Especializado em Diagnstico, Assistncia e Pesquisa. Rua Comendador Jos Alves Ferreira, 240 Garcia, Salvador, Ba Central de informao ao usurio Tel.: (071) 3116 8888 Servios: Testagem para o HIV aconselhamento pr e ps-testes. Identificao e tratamento de todas as doenas sexualmente transmissveis. Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais Rua Arthur Bernardes, 01, Dendezeiros, Cidade Baixa - Prximo a Vila Militar Servios: O CTA uma unidade bsica de sade que oferece diagnstico sorolgico da infeco pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada. Grupo Gay da Bahia (GGB) Rua Frei Vicente, 24 Pelourinho - 40.010.025 Salvador, BA Caixa postal 2552 40022.260, Salvador, Bahia, Brasil. Fone e fax (55) 71 322-2552

Servios: proteo e promoo dos direitos humanos, distrinuio de preservativos, registros de queixas e ocorrencias de violencia contra profissionais do sexo em Salvador.
Copyright 2011 Grupo Gay da Bahia (GGB) texto adaptado a partir com informaes da Association Accueil & Rinsertion Sociale da Frana (Antigone) a partir de relatos de profissionais do sexo da cidade de Salvador, homens, mulheres e travestis. Edio: Marcelo Cerqueira.

Potrebbero piacerti anche