Sei sulla pagina 1di 2

A Essncia e A Existncia BOGDAN SUCHODOLSKI em sua obra A pedagogia e as grandes correntes filosficas procurou dividir as manifestaes pedaggicas originadas

desde a antiguidade at a atualidade em duas correntes distintas: a pedagogia da essncia e a pedagogia da existncia. A pedagogia da essncia foi iniciada por Plato e desenvolvida pelo cristianismo. Plato diferenciou no homem o que pertence ao mundo das sombras (o corpo, o desejo, os sentidos) e o que pertence ao mundo das idias (o esprito na sua forma pensante). A pedagogia da essncia procura pesquisar tudo que emprico no homem e entender a educao como ao que desenvolve no indivduo a sua essncia "verdadeira". O cristianismo segue esses rumos do pensamento platnico, inclusive as concepes de Santo Agostinho, considerando, evidentemente, as diferenas devidas. Nessa fase, h uma reafirmao do ideal dualista de homem e de mundo. Similar educao em Plato, na pedagogia crist deve-se buscar tudo o que aproxima o homem ao divino e evitar as coisas terrenas, mundanas. Com algumas restries, So Toms de Aquino tambm procura seguir a mesma linha de pensamento. Porm, no Renascimento esses ideais pedaggicos cristos e platnicos so questionados. A vida social, a tradio e principalmente a autoridade clerical so cada vez mais contestadas. Nesse perodo, surgem tambm as indagaes sobre o que se entende por essncia. Ser ela nica, universal e manifestada de forma semelhante em todos os homens ou h uma diversidade? H construo, transformao da essncia? Mesmo sob crticas e indagaes a pedagogia da essncia consegue ser mantida pelos jesutas, atravs de uma orientao mais tradicional; e pela natureza, como algo liberal e laico. Eis que surge nesse momento, a viso de Rousseau, este transfere a concepo de natureza metafsica para o olhar emprico. Se o homem bom por natureza, a educao no deve ser concebida de modo a conduzir destruio de todo seu eu emprico e ao renascimento da sua verdadeira essncia oculta; a educao poderia apoiar-se sobre a totalidade do homem emprico....( p .46). Rousseau por se interessar pela vida cotidiana do homem foi o primeiro a sugerir uma pedagogia da existncia. Desde modo, a pedagogia voltada para o olhar concreto do homem, ele tal como . A pedagogia da existncia se fortalece nas concepes evolucionistas de Darwin e Spencer. A evoluo uma das caractersticas essenciais da realidade, o que faz abandonar a autoridade passada e valorizar a presente. Mas no sculo XX que Coprnico revoluciona as concepes educacionais. A criana agora vista como sujeito da educao, sua atividade valorizada e tudo o que despertar seu interesse, curiosidade e criatividade deve ser adotado no processo educacional. Unir educao e vida de modo que no seja necessrio um ideal ou definir um ideal tal que a vida real no seja necessria eis os dois extremos do pensamento pedaggico da nossa poca. (p.123). Como praticamente impossvel a fuso das concepes pedaggicas da essncia com a existncia, j que a sociedade burguesa no contribui para isso, possvel seguir outro caminho: a trilha da educao direcionada para o futuro.

Essa obra de Suchodolski representa uma das grandes referencias da perspectiva socialista dentro da educao. Essa anlise crtica e histrica a cerca da pedagogia deixou sua obra, alm de original, enriquecedora para pesquisas de mbito pedaggico. A sua proposta de educao voltada para o futuro um tanto quanto pertinente, o que representa uma critica aos modelos educacionais adotados hoje em dia, por ns. Enfim, o que Suchodolski vem nos propor que; a realidade em que vivemos no a nica e, portanto, no deve ser tida como o nico critrio de se pensar educao. Suchodolski cr que, somente atravs da participao na luta para criar um mundo humano que possa dar a cada homem condies de vida e desenvolvimento humanos, que a jovem gerao se pode verdadeiramente formar. Tal a nica via que permitir resolver os conflitos seculares que existem entre a pedagogia da essncia e a pedagogia da existncia e superar as tentativas falhadas de conciliao destas duas pedagogias. Com efeito, somente quando se aliar a atividade pedaggica a uma atividade social, que vise evitar que a existncia social do homem esteja em contradio com a sua essncia, se alcanar uma formao da juventude em que a vida e o ideal se uniro de modo criador e dinmico. SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosficas. Lisboa, Horizonte, 1984.

Potrebbero piacerti anche