Sei sulla pagina 1di 16

Escola de Administrao Fazendria

MPU

CONCURSO PBLICO Ministrio Pblico da Unio - MPU 2004

Tcnico
Nome:

Enfermagem
INSTRUES

Gabarito

No Inscrio:

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - Verifique se o NMERO do Gabarito, colocado acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS
e da etiqueta colada na carteira escolar; esses NMEROS devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo nmero do gabarito seja igual ao constante do seu CARTO DE RESPOSTAS.

3 - O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo, portanto no o rasure nem o amasse. 4 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS, em letra manuscrita CURSIVA, para posterior exame grafolgico, se necessrio: "No tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado". 5 - DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 6 - Neste caderno, h 70 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 7 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 8 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 9 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 10 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.11 do edital. 12 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.

Boa Prova!

LEGISLAO APLICADA AO MPU 01- O Ministrio Pblico da Unio, na Lei Complementar n 75/93, definido como sendo a) instituio auxiliar do Poder Judicirio. b) instituio de defesa do Estado em juzo. c) instituio essencial funo jurisdicional do Estado. d) rgo de apoio jurdico da magistratura. e) rgo auxiliar da magistratura. 02- Na organizao dos Poderes Pblicos da Unio, o Ministrio Pblico est posicionado, em sede constitucional, no captulo a) b) c) d) e) do Poder Legislativo. do Poder Executivo. do Poder Judicirio. das funes essenciais justia. dele exclusivo e especfico.

05- No que pese o Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial, no lhe autoriza expressamente a Lei Complementar n 75/93 a a) ter livre ingresso em estabelecimentos prisionais. b) ter acesso a quaisquer documentos relativos atividade-fim policial. c) requisitar a instaurao de inqurito policial sobre fato ilcito ocorrido no exerccio da atividade policial. d) promover ao penal, por abuso de poder. e) exercer o poder de investigao criminal. 06- Ao procurador-geral da Repblica, como chefe do Ministrio Pblico da Unio, a Lei Complementar n 75/93 lhe confere a atribuio de a) nomear os procuradores-gerais do Ministrio Pblico Militar, do Trabalho e da Justia do Distrito Federal (DF). b) encaminhar ao presidente da Repblica lista trplice, para nomeao do procurador-geral de Justia do Distrito Federal e Territrios. c) encaminhar ao presidente da Repblica lista trplice, para nomeao do vice-procurador-geral da Repblica. d) encaminhar ao presidente da Repblica lista trplice, para nomeao dos procuradores-gerais Militar e do Trabalho. e) nomear o vice-procurador-geral da Repblica e o procurador-geral de Justia do DF. 07- A independncia funcional, como princpio fundamental do Ministrio Pblico (MP), previsto na Lei Complementar n 75/93, consiste em que a) o MP da Unio independente do MP dos Estados. b) o MP Federal independente do MP dos Estados. c) o MP independente para organizar seus prprios servios. d) cada ramo do MP independente dos outros. e) cada membro do MP independente no exerccio de suas funes. 08- A autonomia administrativa do Ministrio Pblico, assegurada na Lei Complementar n 75/93, tem sua concreo prtica, no exerccio da competncia de a) b) c) d) e) criar seus cargos. criar seus servios auxiliares. movimentar suas dotaes oramentrias. organizar seus servios auxiliares. prover todos os seus cargos.

03- O Ministrio Pblico da Unio, conforme previso constitucional, compreende como dele integrantes, entre outras, as suas ramificaes do a) Ministrio Pblico Federal, junto ao Tribunal de Contas da Unio. b) Ministrio Pblico do Distrito Federal e dos Estados. c) Ministrio Pblico Militar e do Trabalho. d) Ministrio Pblico, junto aos Tribunais de Contas da Unio e dos Estados. e) Ministrio Pblico dos Estados, junto aos Tribunais de Contas Estaduais. 04- A Lei Complementar n 75/93, ao dispor sobre o Ministrio Pblico da Unio, estabelece que a elaborao da lista sxtupla, para a composio do Superior Tribunal de Justia, compete a) ao Conselho de Assessoramento Superior do MPU. b) ao Colgio de Procuradores da Repblica. c) ao Conselho Superior do Ministrio Pblico Federal (MPF). d) Cmara de Coordenao do MPF. e) Corregedoria do MPF.

Tcnico - MPU - 2004

ENFERMAGEM - GABARITO 1

09- Ao servidor, regido pelo regime jurdico da Lei n 8.112/90, que fizer jus a mais de uma vantagem a ele atribuda a ttulo de adicionais a) no poder acumular os adicionais de insalubridade e de periculosidade. b) no poder acumular os adicionais de insalubridade e de frias. c) no poder acumular os adicionais de frias e por tempo de servio. d) poder acumular os adicionais de insalubridade, de periculosidade e de frias. e) poder acumular os adicionais de insalubridade, de periculosidade e por tempo de servio. 10- A Lei n 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico do servidor pblico civil federal, prev a possibilidade da concesso de vrias licenas, mas ela ser sem remunerao quando for para a) b) c) d) e) acompanhar cnjuge. atividade poltica. capacitao profissional. doena em familiar. tratamento de sade.

13- As indenizaes devidas pelo servidor pblico ao errio, conforme previsto na Lei n 8.112/90, depois de comunicadas a ele, devem ser descontadas, da sua remunerao, em parcelas mensais, cujo valor no exceda a a) b) c) d) e) 5%. 10%. 15%. 20%. 50%.

14- A forma de provimento em cargo pblico, prevista na Lei n 8.112/90, que acarreta o retorno atividade do servidor em disponibilidade, denomina-se a) b) c) d) e) aproveitamento. readmisso. reintegrao. readaptao. reverso.

15- A Lei n 8.112/90, ao estabelecer o regime jurdico dos servidores pblicos civis federais, preceituou que a posse, como ato solene de investidura em cargo pblico, a) deve ocorrer no prazo de 15 (quinze) dias, contados da nomeao. b) deve ocorrer, tambm, nos casos de provimento derivados. c) pode dar-se mediante procurao especfica. d) indispensvel, no caso de promoo. e) indispensvel, no caso de redistribuio.

11- Conforme previso expressa na Lei n 8.112/90, prescreve em 2 (dois) anos a ao disciplinar quanto infrao administrativa punvel com a) b) c) d) e) advertncia. cassao de aposentadoria. cassao de disponibilidade. destituio de comissionamento. suspenso de at 90 dias.

12- No caso de processo administrativo disciplinar, quando o indiciado encontrar-se em lugar incerto e no sabido, ser ele citado por edital, com prazo de 15 (quinze) dias, para apresentar defesa, cuja omisso caracteriza revelia, devendo a comisso proceder ao relatrio final conclusivo. a) Est correta a assertiva. b) Est incorreta a assertiva, porque o prazo de 10 dias. c) Est incorreta a assertiva, porque o prazo de 30 dias. d) Est incorreta a assertiva, porque a revelia reabre o prazo para defesa por defensor dativo. e) Est incorreta a assertiva, porque a revelia suspende o curso do processo por mais 30 dias.

Tcnico - MPU - 2004

ENFERMAGEM - GABARITO 1

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16- Quanto assistncia ao paciente no posicionamento e colheita de material para exames em geral, assinale a assertiva incorreta. a) As posies para exames tm por finalidade a colheita para exames a fim de expor o paciente o menos possvel durante o procedimento. b) A posio de Sims indicada para exames retais, clister e lavagem intestinal, mantendo o paciente em decbito lateral esquerdo. c) A posio de Fowler indicada em patologias respiratrias em geral, para alimentao, mantendo-se o paciente em decbito dorsal. d) A colheita de sangue para exames geralmente feita antes do desjejum, por meio de venopuno, e o sangue colocado em recipiente de acordo com o tipo de exame. e) Na colheita de fezes para cultura, o paciente deve ser orientado a evacuar em uma comadre limpa, e a amostra deve ser recolhida com o auxlio da esptula em recipiente adequado. 17- Acerca das vias de administrao de medicamentos, assinale a nica assertiva incorreta. a) A via oral usualmente a mais segura, alm de ser considerada a mais econmica e adequada para a administrao de medicamentos. b) A via intramuscular utilizada quando a substncia muito irritante mucosa gstrica e de fcil absoro. c) A via subcutnea indicada quando no se quer uma absoro muito rpida, sendo que as drogas podem ser irritantes aos tecidos. d) Na via endovenosa ou intravenosa os medicamentos devem ser aplicados bem diludos e lentamente, produzindo, assim, efeitos mais rpidos. e) Na via respiratria por inalao, as drogas devem ser volteis e tem-se a vantagem da absoro ser imediata. 18- Venclise a administrao atravs de uma veia, de quantidade varivel de lquidos no organismo, com vrias finalidades. Analise as seguintes afirmativas, marque com F as falsas e com V as verdadeiras e assinale a opo correta. ( ) Tem como principais indicaes a reposio de lquidos nos casos de hemorragias, choque, desidratao e administrao de medicamentos. ( ) Uma das solues mais utilizada a soluo hipertnica de glicose a 5%. ( ) A soluo poder ser administrada em quaisquer veias perifricas dos membros superiores, evitando-se as articulaes.
Tcnico - MPU - 2004

a) b) c) d) e)

V, V, V V, F, V F, V, V F, V, F F, F, F

19- A administrao de oxignio requer conhecimentos especficos de enfermagem. A esse respeito, assinale a nica assertiva incorreta. a) Pode ser realizada atravs do cateter nasal, nebulizao contnua, inalao incubadora e hood. b) Em virtude de lesar o epitlio da mucosa respiratria, com inflao e dificuldade de eliminar o muco, necessrio sempre umidific-lo. c) A oxigenioterapia no facilita a expectorao e nem provoca broncodilatao. d) O cateter nasal deve ser trocado diariamente durante a oxigenioterapia prolongada. e) No processo de inalao, deve-se manter o paciente em posio Fowler, ou sentado, e orientado a no conversar durante o procedimento. 20- Com relao aos cuidados gerais no preparo e na administrao de medicamentos, assinale a opo correta. a) Como trabalho em equipe, permitido ministrar medicamentos preparados por colegas do grupo especfico. b) Para facilitar o trabalho, pode-se deixar a bandeja de medicao na enfermaria, caso haja necessidade de sair para atender outro paciente. c) No atribuio do Tcnico de Enfermagem observar a presena de sinais e sintomas que contra-indiquem a medicao. d) No permitido que um paciente, mesmo com a superviso da enfermagem, colabore na administrao de medicamentos a outros pacientes. e) permitido associar em um frasco medicamentos na forma lquida que estejam prescritos para o mesmo horrio. 21- Sendo prescritos 2.650 ml de SG 5% (soluo glicosada a 5%) de Kcl mais 30 ml de NaCl mais 20 ml de MgSO4 para ser infundido em 12 horas, o gotejamento dever ser exatamente de a) b) c) d) e) 65 gotas por minuto. 68 gotas por minuto. 72 gotas por minuto. 75 gotas por minuto. 78 gotas por minuto.

ENFERMAGEM - GABARITO 1

22- Acerca dos procedimentos de curativo executados pela enfermagem, assinale a assertiva correta. a) Prevenir a infeco e facilitar a cicatrizao so os principais objetivos do curativo. b) O curativo em ferida limpa deve ser feito do local mais contaminado para o menos contaminado. c) O edema no diminui a vascularizao local, mas dificulta a cicatrizao. d) No se recomenda desprezar a primeira poro da soluo antes de despej-la pela primeira vez sobre a gaze. e) Para ferida cirrgica limpa, mesmo sem a presena de drenagem, recomenda-se o curativo fechado. 23- Com relao verificao dos sinais vitais, ligada s atividades rotineiras de enfermagem, assinale a opo correta. a) A verificao da temperatura axilar mais freqente por oferecer mais preciso que a oral e a retal. b) A respirao automtica controlada pelo tronco cerebral, no tendo, assim, o controle voluntrio. c) A presso sistlica representa a intensidade da contrao ventricular e a diastlica, o grau de resistncia perifrica. d) O pulso a fora com que o sangue exerce nas veias, sendo considerado normal, em adulto, na mdia de 60 a 80 batimentos por minuto. e) No existe recomendao que contra-indique a verificao da presso arterial em brao que foi realizado shunt artrio-venoso. 24- Acerca da esterilizao de materiais hospitalares por meio de produtos qumicos, assinale a nica assertiva incorreta. a) Este mtodo de esterilizao indicado somente para aqueles materiais que no podem sofrer ao do calor e quando no se dispe do xido de etileno e do perxido de hidrognio. b) Estes produtos no devem ser irritantes e txicos para os tecidos humanos, devem ser estveis, quando em soluo, por tempo prolongado, e ter o poder de destruir os microrganismos patognicos em todas as suas formas. c) Um mesmo produto qumico, considerando a concentrao em que usado, pode ter a propriedade esterilizante ou desinfectante. d) O material precisa estar totalmente coberto pelo produto qumico, e o tempo de exposio depende da concentrao desse produto. e) A presena de matria orgnica no altera ao do produto qumico, no tendo necessidade do material estar rigorosamente limpo e seco.
Tcnico - MPU - 2004

25- A respeito do mtodo de esterilizao fsico calor mido, empregando vapor de gua sob presso, assinale a opo incorreta. a) O calor e a umidade so elementos indispensveis destruio dos microrganismos. b) A ao destruidora do calor mido se d pela termocoagulao das protenas bacterianas. c) Cada tipo de material exige um tempo de exposio mxima temperatura para ser esterilizado. d) Com o objetivo de facilitar a circulao do vapor no interior da cmara, deve-se usar 80% da capacidade do aparelho. e) O uso de fitas ou tiras que mudam de cor indica que o material foi submetido a um processo de esterilizao assegurando uma perfeita esterilidade. 26- Quanto terminologia utilizada no controle de infeco, assinale a opo correta. a) A limpeza consiste na lavagem com solues detergentes ou desincrostantes, destinada a remover a sujeira, reduzindo, assim, a populao microbiana do ambiente hospitalar. b) Desinfeco a destruio ou inativao de microrganismos nas suas formas vegetativas existentes na pele, por meio de agentes fsicos e qumicos. c) Assepsia o processo pelo o qual se consegue destruir os germes patognicos de determinado local ou objeto, por meio de medidas tcnicas. d) Anti-sepsia o meio usado para impedir a proliferao dos microrganismos existentes na pele e em superfcies. e) Degermao a remoo ou reduo do nmero de bactrias na pele apenas com aplicao de anti-spticos. 27- O choque hipovolmico definido como uma sndrome, conseqente diminuio prolongada de volume sangneo circulante, inadequado oxigenao dos tecidos e anoxia celular. Avalie os sinais clnicos do choque e marque com F para falso e com V para verdadeiro e assinale a opo correta. ( ) hipotenso e taquicardia ( ) sudorese e palidez ( ) obnubilizao e oligria a) b) c) d) e) V, V, V V, V, F F, F, V F, V, F F, F, F

ENFERMAGEM - GABARITO 1

28- Relativamente aos fatores importantes no transporte de pacientes crticos, marque com F a afirmao falsa e com V a afirmao verdadeira e assinale a opo correta. ( ) Ter conhecimento do paciente e da identificao das provveis intercorrncias durante a remoo. ( ) Solicitar ao motorista que acelere a ambulncia, em situao de risco, como parada cardiorespiratria, para se chegar mais rpido. ( ) Se possvel, transportar o paciente em posio de semi-Fowler, por ser mais segura e minimizar os efeitos da variao de velocidade. a) b) c) d) e) V, V, V V, V, F F, F, F F, V, F V, F, V

30- A respeito dos traumatismos msculo-esquelticos, assinale a assertiva errada. a) Contuso uma leso dos tecidos moles produzida pela fora de uma pancada, como soco, batida ou queda, podendo haver dor, edema, equimose e hematoma. b) Entorse uma leso s estruturas ligamentares que circulam uma articulao, que apresenta edema e muita dor movimentao, e que foi causada por um puxo violento ou movimento de toro. c) Luxao de uma articulao ocorre quando as superfcies dos ossos que formam a articulao deixam de permanecer em contato anatmico, no sendo necessrio imobilizar a regio at que o paciente seja encaminhado emergncia. d) Fratura a quebra da continuidade do osso, sendo definida de acordo com o tipo e extenso, e considerada simples quando a pele no sofre ruptura. e) O tratamento das contuses, distenso e entorses consiste em repouso, elevao da parte afetada e aplicao de frio e bandagens. 31- Quanto a manifestaes clnicas e cuidados com queimaduras, em seus vrios aspectos, assinale a opo incorreta. a) Queimadura toda e qualquer leso no organismo causada pelo calor, por substncias corrosivas e pela irradiao. b) A intensidade de uma queimadura determinada pela temperatura e pelo tempo em que o calor agiu sobre o corpo, assim como a rea afetada e a idade do paciente. c) As queimaduras so classificadas de acordo com a profundidade e a extenso, sendo que as de primeiro grau so caracterizadas por leso de epiderme, eritema e edema. d) Monitorizar os sinais vitais, avaliar o nvel de conscincia, realizar controle de diurese, fazer uso de precaues universais e manter o paciente em semi-Fowler so cuidados especficos de enfermagem. e) Apesar de haver pouco risco de ocorrer choque hipovolmico, importante a reposio lquida, alm de o atendimento requerer o uso de gorro, avental e luvas esterilizadas.

29- Acerca da parada cardiorespiratria, que requer um atendimento de emergncia envolvendo toda a equipe de sade, assinale a nica assertiva correta. a) Pode ser definida como uma cessao brusca e potencialmente reversvel da respirao e da circulao espontneas. b) Apesar de ter uma reserva de oxignio, o crebro e o corao so rgos mais sensveis falta de sangue oxigenado. c) A perda de conscincia, a apnia, a ausncia de pulso corotdeo e femural e a midrase, depois de aproximadamente 5 minutos, so sinais e sintomas da parada cardiorespiratria. d) A tcnica de compresso externa do trax consiste em uma aplicao seriada e rtmica de presso sobre a metade superior do externo. e) Durante a parada cardiorespiratria, a hipxia induz o metabolismo anaerbico que produz cido lctico levando a uma acidose respiratria.

Tcnico - MPU - 2004

ENFERMAGEM - GABARITO 1

32- Com relao aos cuidados e conhecimentos especficos das convulses, assinale a nica assertiva correta. a) As convulses so consideradas como resultantes de distrbios dos neurnios que produzem descargas eltricas anormais, recidivantes apesar de controladas. b) O dano cerebral ocorre mesmo com convulses de curta durao, havendo tambm perda da memria durante e por curto perodo de tempo aps a sua ocorrncia. c) Durante a convulso deve-se proteger a cabea e colocar um leno ou esptula na boca do paciente para evitar mordedura da lngua. d) Na convulso importante manter as vias areas permeveis at que o paciente esteja completamente acordado e deve-se fornecer oxignio no caso de cianose. e) Durante a crise deve-se tentar conter o paciente para evitar fraturas e traumatismos. 33- A hemofilia um distrbio hemorrgico congnito, em geral hereditrio. Sobre as descries, manifestaes clnicas e cuidados de enfermagem, assinale a nica assertiva correta. a) A hemofilia A devida deficincia da atividade do fator de coagulao IX, de menor incidncia. b) Os dois tipos de hemofilia so hereditrios pelo trao X, logo, quase todas as pessoas afetadas so homens. c) Geralmente diagnosticada na primeira infncia, e a gravidade depende do nvel plasmtico do fator de coagulao envolvido. d) recomendada a administrao de medicao, sempre que possvel, por via oral, e, se necessrio, preferir a via intramuscular subcutnea. e) No existe restrio quanto ao uso de aspirina e seus derivados em crianas hemoflicas. 34- Acerca das doenas sexualmente transmissveis (DST), assinale a nica opo correta. a) No se pode afirmar que o surgimento da plula anticoncepcional possa ser um dos fatores responsveis pelo ressurgimento das DSTs. b) A sfilis, a gonorria, o herpes e a AIDS so DSTs que podem ser transmitidas durante a gravidez, mas raramente por meio do parto. c) O vrus do HIV transmitido atravs das vias sexual e sangneas de transmisso vertical, dos objetos perfuro-cortantes contaminados e da amamentao. d) A sfilis congnita transmitida da me ao feto apenas durante o ltimo trimestre da gravidez. e) No existe vacinas para DSTs, e raramente uma pessoa pode ter uma mesma DST mais de uma vez.
Tcnico - MPU - 2004

35- Quanto ao conhecimento das caractersticas fsicas e fisiolgicas do recm-nascido, para a prestao de cuidados, assinale a opo correta. a) O recm-nascido apresenta mico freqente devido a pouca capacidade da bexiga, que, ao nascer, no contm urina, devendo a eliminao ser iniciada at em 24 horas. b) A ictercia fisiolgica pode surgir do segundo ao quarto dia de vida, sendo geralmente benigna e raramente auto-reversvel. c) A respirao do lactente nasal, regular e predominantemente abdominal (diafragmtica). d) O trnsito gastrintestinal lento pela imaturidade, sendo o leite materno ideal neste perodo, uma vez que a digesto inicialmente limitada. e) Inicialmente o permetro ceflico maior do que o torcico, invertendo-se posteriormente. 36- Com relao s alteraes fisiolgicas durante a gravidez, assinale a nica assertiva incorreta. a) Ocorre o aumento do volume sangneo em cerca de 30% do organismo e o aumento da presso venosa nos membros inferiores. b) Ocorre uma elevao do diafragma pelo tero aumentado, causando diminuio da capacidade dos pulmes e aumento da freqncia respiratria. c) Ocorre diminuio do peristaltismo com retardo no esvaziamento gstrico e no trnsito intestinal, provocando nuseas e constipao. d) Ocorre hiperplasia e hipertrofia de todo o aparelho reprodutor feminino, bem como o aumento da vascularizao na vagina e de sua colorao. e) No rosto, s vezes aparecem manchas de cor castanha, chamadas cloasma e uma hiperpigmentao da pele. 37- Acerca dos conhecimentos especficos para o tratamento e cuidado ao paciente com asma, assinale a nica assertiva incorreta. a) A asma uma doena obstrutiva das vias areas, na qual a traquia e os brnquios respondem de forma hiperativa a certos estmulos. b) Os trs sintomas mais comuns da asma so a tosse, a dispnia e os sibilos, e a crise ocorre com maior freqncia noite. c) Pneumonia, telectasia, enfisema, arritmias cardacas e desidratao so complicaes caractersticas da asma. d) A terapia com oxignio indicada para tratar a dispnia, a cianose e a hipoxemia e os sedativos servem para tranqilizar o paciente. e) O estmulo hidratao oral importante para combater a desidratao, diluir as secrees e facilitar a expectorao.
7
ENFERMAGEM - GABARITO 1

38- Quanto a diabetes melitos, sua descrio, sintomas e cuidados, assinale a opo incorreta. a) O diabetes melitos um distrbio metablico caracterizado por hiperglicemia, decorrente da produo, secreo ou utilizao deficiente da insulina. b) A insulina um hormnio essencial para a utilizao da glicose no metabolismo celular, assim como para o metabolismo das protenas e lipdios. c) No diabetes melitos tipo I, insulino-dependente, a apresentao caracterstica rpida, com os sintomas clssicos de polidipsia, polifagia, poliria e perda de peso. d) A insulina regular de ao curta NPH de ao lenta, podendo ser administrada nas vias subcutnea e endovenosa. e) No diabetes melitos tipo II, a apresentao caracterstica lenta e de freqncia insidiosa, com sintomas de fadiga, ganho de peso e m cicatrizao de feridas. 39- Com relao aos conhecimentos a respeito da hipertenso e cuidados especficos, assinale a opo correta. a) A hipertenso uma doena crnica pouco prevalecente, para a qual existe tratamento, entretanto a maioria dos pacientes no so tratados. b) A hipertenso arterial sistmica (HAS) ou doena vascular hipertensiva uma condio de anormalidades em que ocorre aumento persistente da presso sistlica e diastlica. c) A hipertenso primria ou essencial a mais freqente, causada pelo estresse, idade, obesidade, fumo, lcool, caf, sedentarismo, entre outros fatores. d) Outro tipo de presso arterial, a chamada secundria, de causa desconhecida, de menor incidncia entre a populao. e) A hipertenso est relacionada insuficincia cardaca e ao infarto agudo do miocrdio, mas no ao transplante renal.

40- O atendimento s manifestaes clnicas e cuidados a pacientes com edema agudo de pulmo requer conhecimentos especficos. Assinale a nica opo incorreta. a) Edema pulmonar o acmulo anormal de lquidos nos pulmes, tanto nos alvolos como no espao intesticial. b) Tosse, agitao durante o sono, dispnia, respirao ruidosa e cianose com sudorese profunda so as principais manifestaes clnicas. c) O edema pulmonar geralmente tem desenvolvimento sbito, sem sintomas premonitrios de congesto pulmonar, por isso, considerado emergencial. d) importante manter o paciente em posio ereta ou em Fowler para diminuir o retorno venoso ao corao. e) Deve ser administrado oxignio em concentrao elevada para aliviar a hipxia e a dispnia. 41- Relativamente a sintomatologias e cuidados de enfermagem no infarto agudo do miocrdio, marque com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e assinale a opo correta. ( ) Ocorre dor torcica persistente, de incio sbito, na regio inferior do externo e abdome superior. ( ) A incidncia maior nos homens que nas mulheres em todas as faixas etrias. ( ) Administrao de oxignio, terapia farmacolgica e repouso reduzem a leso do miocrdio. a) b) c) d) e) V, F, V V, V, V F, V, F F, F, V F, F, F

42- Com relao aos conhecimentos e cuidados de enfermagem nos urolitases, assinale a opo correta. a) As pedras ou clculos so formados nas vias urinrias desde o rim at a bexiga, pela cristalizao de substncias excretadas na urina. b) A estase urinria e a imobilizao no leito no interferem no metabolismo do clcio, mas favorecem a formao de clculos. c) Os clculos alojados na bexiga no esto associados a clicas, infeco urinria e hematria. d) Os pacientes so orientados a ingerir muito lquido para diminuir a concentrao das substncias envolvidas na formao do clculo e a estimular dieta rica em acar e protenas. e) A litotripsia uma tcnica no-invasiva e o tratamento preferido para clculos inferiores a 2 centmetros, sem nenhum relato de complicaes.
8
ENFERMAGEM - GABARITO 1

Tcnico - MPU - 2004

43- Quanto a descrio, caractersticas e cuidados de acidente vascular cerebral, assinale a assertiva incorreta. a) a perda repentina da funo cerebral resultante do rompimento ao suprimento sangneo para uma parte do crebro. b) Os fatores de risco incluem a hipertenso, a diabetes melitos, a obesidade, a estenose carotdea e o fumo. c) Cefalia intensa e sbita, parestesia, dispnia, afasia, perda da capacidade motora e diploplia so sintomas freqentes. d) Manter repouso no leito durante a fase aguda, em cabeceira reta e grades laterais levantadas, importante. e) importante orientar e exercitar as extremidades afetadas de forma passiva em todos os membros para manter a mobilidade e reforar a circulao. 44- Acerca dos conhecimentos e condutas em casos de arritmias cardacas, assinale a assertiva correta. a) A arritmia um distrbio do ritmo cardaco, resultante da anormalidade no sistema de conduo ou formao do impulso. b) As pequenas arritmias no afetam a circulao, no trazendo preocupao imediata, mas podem ser prenncio de desenvolvimento de arritmias graves. c) Certas doenas cardacas, como o infarto agudo do miocrdio, podem ser causa subjacente da taquicardia sinusal. d) Na fibrilao ventricular o paciente queixa-se de palpitao e o pulso perifrico mais lento que a freqncia cardaca apical. e) O tratamento especfico para a fibrilao ventricular medicamentoso, sendo raramente utilizada a desfibrilao. 45- Para administrar 0,6 mg de Decadron EV (endovenosa), e dispondo de frascos de 4 mg/ml, o volume correto a ser administrado a) b) c) d) e) 0,10 ml. 0,15 ml. 0,18 ml. 0,20 ml. 0,25 ml.

LNGUA PORTUGUESA 46- Assinale a opo que no completa a lacuna do texto com coeso, coerncia e correo gramatical. Tem sido intenso o debate envolvendo as questes jurdicas resultantes da utilizao da Internet, as possveis salvaguardas e formas de proteger os bens, negcios, informaes e a propriedade intelectual na grande rede de computadores. [............................................................................] A chamada cyberlaw, ou lei ciberntica, no exatamente um conjunto de novas leis criadas em funo de violaes ou prtica de crimes noconvencionais na era digital, mas, antes, uma nova abordagem das cincias jurdicas vertiginosa evoluo da tecnologia dos nossos tempos.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Jnior)

a) Advogados, juristas e estudiosos do assunto no hesitam em afirmar que certamente o mais promissor campo do Direito contemporneo. b) A invaso do sistema de uma empresa mina totalmente a credibilidade da companhia frente aos seus clientes e ao mercado, passando a clara imagem de falta de segurana no arquivamento de informaes e bases de dados envolvendo transaes comerciais e pessoais de milhares de pessoas. c) Uma invaso de sistema numa empresa no pode ser simplesmente tratada como uma brincadeira de um adolescente ou hacker, pois as conseqncias podem ser muito mais danosas para o negcio. d) Desde ento, esse diploma legal vem sendo aperfeioado para acompanhar a vertiginosa evoluo tecnolgica do setor digital. e) Ataques ao sistema de uma empresa no so apenas questes ligadas ao departamento de tecnologia da empresa, como tende a concluir a maioria, mas, sim, uma questo jurdica muito sria.

Tcnico - MPU - 2004

ENFERMAGEM - GABARITO 1

47- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. O conceito de governabilidade, na sua acepo mais ampla ou mais especfica, rigorosamente indeterminado e indeterminvel do ponto de vista terico.___1____ Trata-se de uma categoria estratgica, cujos objetivos imediatos podem variar segundo o tempo e o lugar, mas que ser sempre e irremediavelmente situacionista. Assim, nos anos 60 e 70 a idia proposta de governabilidade apontou para a eliminao de demandas e de atores sociais e polticos. _____2______ Mesmo variando os seus objetivos ao longo do tempo, entretanto, no difcil decifrar, a partir do dicionrio, qual o denominador comum s diferentes acepes de governabilidade: Que pode ser governado, porque dcil e obediente.
(Adaptado de Jos Lus de Fiori)

48- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. Para explicar a dissonncia entre os nossos anseios e a nossa realidade, acusamos a dureza impiedosa do mundo: gostaramos de ser generosos e revolucionrios, mas, se assim fsse5 mos, a realidade nos atropelaria. A desculpa no maquiavlica. De fato, o mundo no mole: ele nos fora a desistir do que nos parece certo e racional em favor do que apenas razovel. Em geral, agentamos os compromissos aos 10 quais nos resignamos graas a um reforo retrico, a uma dose extra de declaraes de intenes e de princpios.
(Contardo Calligaris)

10

15

a) Na lacuna 1, estaria coesa e coerente a insero do perodo: Na verdade, no se trata de um conceito terico. b) Na lacuna 2, estaria gramaticalmente correta, coesa e coerente a insero do perodo: J nos anos 80, apontou para a necessidade de privatizar os estados e desregular as economias. c) Na formao da palavra governabilidade, assim como em acessibilidade e de afabilidade, o sufixo confere ao termo a idia de qualidade do que ..., caracterstica do que ... d) Pelos sentidos do texto, a expresso Mesmo variando seus objetivos ao longo do tempo( .10 e 11) apresenta uma das explicaes para o que se deve entender de situacionista( .7). e) Se a palavra denominador( .13) for substituda pela expresso ncleo de significado, as informaes originais e a coerncia do perodo ficam prejudicadas.

a) O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interao com o leitor. b) A utilizao da expresso no mole( .6) confere um certo grau de informalidade ao texto. c) Em desistir do que( .7) e em do que apenas( .8) o do combinao de preposio e pronome e pode ser substitudo por daquilo sem prejuzo para a correo do texto. d) O emprego de apenas( .8) intensifica a idia de que razovel( .8) noo qualitativamente inferior a certo e racional( .7e 8). e) Pelos sentidos do texto, reforo retrico( .10 e 11) o oposto de dose extra de declaraes de intenes e de princpios( .11 e 12). 49- Segundo um advogado americano, existe uma diferena entre um cybercrime e um crime "viabilizado" atravs de um computador. Naquilo que vem sendo largamente aceito como um cybercrime, um usurio tem acesso a um sistema de computador sem a autorizao do dono e modifica, destri ou se aproveita de dados em benefcio prprio. Isso inclui o envio de vrus, bugs e furto de informao desses sistemas invadidos. diferente de fraudes, furtos convencionais, falsificao de documentos e outros que tambm so regularmente praticados no mundo fsico ou na Internet apenas com o auxlio do computador.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Jnior)

Assinale a afirmativa que est de acordo com as idias do texto. a) Qualquer crime feito a partir do uso de um computador considerado um cybercrime. b) Trata-se de cybercrime quando um usurio falsifica documentos utilizando o computador de outra pessoa. c) Cybercrimes so fraudes, furtos convencionais ou falsificao de documentos por meio de computadores.
Tcnico - MPU - 2004

10

ENFERMAGEM - GABARITO 1

d) O envio de vrus, bugs e o furto de informaes por meio da invaso de sistemas constituem cybercrimes. e) Pode haver cybercrimes sem a utilizao de computadores e sem a invaso de sistemas. 50- Os trechos a seguir compem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e assinale a opo que corresponde ordem correta. ( ) A poltica no uma exceo a essa teoria. Nela, os momentos dos grandes consensos tm sido tambm e, invariavelmente, de grande mediocridade intelectual. ( ) Nesses perodos, o debate de idias substitudo por uma curiosa combinao de mesmice e ambigidade. ( ) As expresses e palavras desprovidas de qualquer significado preciso, proferidas por essas pessoas, podem, portanto, ir se transformando nas pedras angulares de uma nova sabedoria convencional e dominante. ( ) Mesmo as cabeas mais lcidas no conseguem resistir por muito tempo a essa repetio incessante dos mais irrelevantes lugares-comuns, quando no se tornam elas prprias peas decisivas da eficcia conservadora em horas de fadiga ideolgica das foras polticas de esquerda. ( ) Antes de se tornar ele mesmo uma unanimidade nacional, at um tipo polmico como Nlson Rodrigues chegou a desconfiar que "toda unanimidade burra".
(Jos Lus de Fiori)

51- Assinale a opo que, ao preencher a lacuna correspondente, provoca erro gramatical ou de coerncia. Desde 1981, com a implantao da Lei n 6.938/81 (Poltica Nacional do Meio Ambiente), o licenciamento ambiental passou a ser exigido das empresas que, potencial ou efetivamente, so ______1______ do meio ambiente, ______2______alto risco de acumularem passivos ambientais. As licenas ambientais,_____3_______ a dedicao dos servidores dos rgos ambientais, so documentos cuja expedio extremamente complexa e demorada. Vrios fatores concorrem para que assim seja. O mais importante a contradio vivida pelos rgos ambientais, que _________4_________ cada vez mais pela sociedade e, paradoxalmente, ________5__________ seus oramentos reduzidos pelos diferentes governos, independentemente da colorao partidria.
(Adaptao de Paulo Bessa Antunes)

a) b) c) d) e)

1 - degradadoras 2 - e que por isso apresentam 3 - no obstante 4 - so solicitados 5 - vm

52- No texto abaixo, assinale o trecho gramaticalmente correto. a) Se, por um lado, o legislador se esfora para criar os mecanismos de proteo necessrio para atender aos ditames da nova Sociedade da Informao, a sociedade sofre com a falta de disposio das empresas para prestar queixa ou dar andamento aos casos reais. b) A grande maioria das empresas vtimas de invases em seus sistemas, prefere manterem-se no anonimato por temor da publicidade negativa e da perda de credibilidade nos seus negcios. c) Afinal, ningum vai querer continuar a trabalhar com determinada empresa depois de lerem na mdia, que seu sistema foi facilmente invadido e informaes foram manipuladas sem autorizao. d) Os advogados vm alertando que o ato de divulgar publicamente uma invaso ao seu sistema pode auxiliar sobremaneira na "blindagem" de posteriores aes legais contra a empresa por negligncia de responsabilidade. e) Poderia scios ou acionistas, teoricamente, ajuizar processos contra a empresa nesse sentido, ou a prpria empresa poderia ter negado o acesso Internet pelo provedor, em funo dos prejuzos causados a terceiros pela invaso eletrnica.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Jnior)

a) b) c) d) e)

3, 1, 5, 2, 4 2, 3, 5, 4, 1 4, 2, 1, 3, 5 3, 2, 4, 5, 1 4, 5, 3, 1, 2

Tcnico - MPU - 2004

11

ENFERMAGEM - GABARITO 1

53- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. __1__cada dia, a populao parece mais intransigente e vigilante em relao ao comportamento dos agentes pblicos. Da __2__ grande repercusso das manchetes em se tratando de desvios de conduta, sempre ganhando vulto, temerariamente, at um mero indcio sobre uma mnima possibilidade de corrupo. Lenta, mas solidamente, vai-se incutindo na sociedade brasileira __3__ exata noo acerca da importncia da transparncia nos atos de administrao pblica, do combate eficaz __4__ corrupo, da cobrana diria no tocante __5__ responsabilidade dos agentes pblicos.
(Adaptado de Marco Aurlio de Farias Mello)

Nas questes de 55 a 57, assinale a opo que corresponde a erro gramatical. 55- Segundo estudo da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos, utilizarem-se(1) um computador para cometer(2) furto, fraude, extorso ou lavagem de dinheiro no representa(3) automaticamente um cybercrime, podendo essas violaes serem processadas(4) regularmente por fora das leis criminais em vigor, independentemente de terem sido praticadas(5) com o concurso de computadores ou outra forma tecnolgica de manipulao de informao.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Jnior)

a) b) c) d) e)

1 A Em A

2 a a a

3 a a a

4 na a de da

5 de na a a

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

54- Assinale a substituio proposta para o termo correspondente sublinhado que provoca erro gramatical no texto. As empresas tm se preocupado(1) cada vez mais com os chamados passivos ambientais, que so caracterizados(2) pelo conjunto de obrigaes assumidas devido aos danos causados ao meio ambiente em funo de atividades por elas desenvolvidas. Em geral, o passivo ambiental composto por(3) obrigaes resultantes da contaminao do solo, disposio inadequada de rejeitos industriais, incmodos de vizinhana e outros, repercutindo(4) negativamente na vida das empresas, seja nos aspectos econmicos, seja na prpria imagem pblica ostentada(5).
(Paulo Bessa Antunes)

56- O mundo inteiro migrou(1) para a tecnologia digital de administrao de negcios, e isso(2) resultou na(3) grande vulnerabilidade(4) dos sistemas de computadores surgidos no final dos anos 90, quando existiam(5) pouca ou nenhuma preocupao com as questes legais relativas segurana.
(Adaptado de Nehemias Gueiros Jnior)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

a) b) c) d) e)

1 - esto se preocupando 2 - se caracterizam 3 - compem-se de 4 - que repercutem 5 - que ostentam

57- O significado analtico(1) e normativo da idia de governabilidade variam(2) de acordo com o tempo e o(3) espao. Atravs do tempo as definies ora apontaram para "condies sistmicas de exerccio eficiente do poder", to gerais quanto(4) infinitas, ora(5) desceram discusso da "boa maneira de gerir os recursos pblicos", to detalhada que praticamente torna impossvel qualquer aspirao de validez universal.
(Jos Lus de Fiori)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Tcnico - MPU - 2004

12

ENFERMAGEM - GABARITO 1

58- A oscilao entre entusiasmos revoltados e inrcia conformista uma herana de nossa adolescncia. Tivemos que decidir (e talvez estejamos eternamente decidindo) se, para nos tornar-mos adultos, seria melhor imitar os genitores, sacrificando nossa individualidade, ou contrari-los, encontrando a prova de nossa autonomia na decepo e no desespero dos pais. A soluo mais popular sempre consistiu em tomar o caminho de uma "normalidade" que nos garantia algum confrto.
(Adaptado de Contardo Calligaris)

60- Assinale a opo em que o trecho est redigido e pontuado de forma gramaticalmente incorreta. a) As questes de meio ambiente so, com muita facilidade, enquadradas no conjunto de passivos empresariais, contanto que no com a mesma facilidade que se identifica, numa firma adequadamente estabelecida do ponto de vista ambiental um ativo econmico, que deve ser considerado como parte do valor da companhia. b) Se, com muita facilidade, as questes de meio ambiente so enquadradas no conjunto de passivos empresariais, no com a mesma facilidade que se identifica, numa firma adequadamente estabelecida do ponto de vista ambiental, um ativo econmico que deve ser considerado como parte do valor da companhia. c) Se as questes de meio ambiente so enquadradas, com muita facilidade, no conjunto de passivos empresariais, no com a mesma facilidade que se identifica um ativo econmico que deve ser considerado como parte do valor da companhia, numa firma adequadamente estabelecida do ponto de vista ambiental. d) No com a mesma facilidade com que as questes de meio ambiente so enquadradas no conjunto de passivos empresariais que se identifica um ativo econmico, que deve ser considerado como parte do valor da companhia, numa firma adequadamente estabelecida do ponto de vista ambiental. e) As questes de meio ambiente so, com mui-

A quantidade de palavras com erro de morfologia ou de grafia : a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

59- Assinale a opo gramaticalmente correta. a) O Ministrio Pblico encontra-se atento aos menores deslises no que se refere a observncia das leis ambientais. b) Os prprios organismos financeiros, cada vez mais, exigem padres ambientais adequados para concesso de emprstimos. c) O licenciamento ambiental a exigncia mnima estabelecida como requisito prvio para liberao de emprstimos. d) No caso de sociedades annimas, a existncia de licenas ambientais constituem fato relevante na vida das empresas, visto que poder ter repercusso no preo das aes da companhia. e) Valorizar uma licena ambiental extremamente importante para as empresas que prezam o seu bom nome e que buscam dar cumprimento as normas legais em suas atividades.
(Adaptado de Paulo Bessa Antunes)

ta facilidade, enquadradas no conjunto de passivos empresariais, mas no com a mesma facilidade que se identifica, numa firma adequadamente estabelecida do ponto de vista ambiental, um ativo econmico que deve ser considerado como parte do valor da companhia.
(Adaptado de Paulo Bessa Antunes)

Tcnico - MPU - 2004

13

ENFERMAGEM - GABARITO 1

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 61- Em um certo aeroporto, Ana caminhava razo de um metro por segundo. Ao utilizar uma esteira rolante de 210 metros, que se movimenta no mesmo sentido em que ela caminhava, continuou andando no mesmo passo. Ao chegar ao final da esteira, Ana verificou ter levado exatamente 1 minuto para percorrer toda a extenso da esteira. Se Ana no tivesse continuado a caminhar quando estava sobre a esteira, o tempo que levaria para ser transportada do incio ao fim da esteira seria igual a a) b) c) d) e) 1minuto e 20 segundos. 1minuto e 24 segundos. 1minuto e 30 segundos. 1 minuto e 40 segundos. 2 minutos.

65- Se Y diferente de zero, e se

X = 4 , ento a raY

zo de 2XY para X, em termos percentuais, igual a a) b) c) d) e) 75%. 25%. 57%. 175%. 200%.

66- Considere as matrizes

62- Ana guarda suas blusas em uma nica gaveta em seu quarto. Nela encontram-se sete blusas azuis, nove amarelas, uma preta, trs verdes e trs vermelhas. Uma noite, no escuro, Ana abre a gaveta e pega algumas blusas. O nmero mnimo de blusas que Ana deve pegar para ter certeza de ter pegado ao menos duas blusas da mesma cor a) b) c) d) e) 6. 4. 2. 8. 10.

1 X= 2 5

2 4 3

3 6 ; Y = 7

a 2 5

2 b 3

3 6 c

onde os elementos a, b e c so nmeros naturais diferentes de zero. Ento, o determinante do produto das matrizes X e Y igual a a) b) c) d) e) 0. a. a+b+c. a+b. a+c.

63- Os registros mostram que a probabilidade de um vendedor fazer uma venda em uma visita a um cliente potencial 0,4. Supondo que as decises de compra dos clientes so eventos independentes, ento a probabilidade de que o vendedor faa no mnimo uma venda em trs visitas igual a a) b) c) d) e) 0,624. 0,064. 0,216. 0,568. 0,784.

67- Andr est realizando um teste de mltipla escolha, em que cada questo apresenta 5 alternativas, sendo uma e apenas uma correta. Se Andr sabe resolver a questo, ele marca a resposta certa. Se ele no sabe, ele marca aleatoriamente uma das alternativas. Andr sabe 60% das questes do teste. Ento, a probabilidade de ele acertar uma questo qualquer do teste (isto , de uma questo escolhida ao acaso) igual a a) b) c) d) e) 0,62. 0,60. 0,68. 0,80. 0,56.

64- Um carro percorre 75% da distncia entre as cidades A e B a uma velocidade mdia constante de 50 km por hora. O carro percorre, tambm a uma velocidade mdia constante, V, o restante do trajeto at B. Ora, a velocidade mdia para todo o percurso de A at B foi igual a 40 km por hora. Logo, a velocidade V igual a a) b) c) d) e) 20 km por hora. 10 km por hora. 25 km por hora. 30 km por hora. 37,5 km por hora.
14
ENFERMAGEM - GABARITO 1

Tcnico - MPU - 2004

68- Quando Lgia pra em um posto de gasolina, a probabilidade de ela pedir para verificar o nvel de leo 0,28; a probabilidade de ela pedir para verificar a presso dos pneus 0,11 e a probabilidade de ela pedir para verificar ambos, leo e pneus, 0,04. Portanto, a probabilidade de Lgia parar em um posto de gasolina e no pedir nem para verificar o nvel de leo e nem para verificar a presso dos pneus igual a a) b) c) d) e) 0,25. 0,35. 0,45. 0,15. 0,65.

Rascunho

69- Um clube est fazendo uma campanha, entre seus associados, para arrecadar fundos destinados a uma nova pintura na sede social. Contatados 60% dos associados, verificou-se que se havia atingido 75% da quantia necessria para a pintura, e que a contribuio mdia correspondia a R$ 60,00 por associado contatado. Ento, para completar exatamente a quantia necessria para a pintura, a contribuio mdia por associados, entre os restantes associados ainda no contatados, deve ser igual a a) b) c) d) e) R$ 25,00. R$ 30,00. R$ 40,00. R$ 50,00. R$ 60,00.

70- Sabe-se que Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo. Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para a Sandra abraar Srgio. Assim, quando Sandra no abraa Srgio, a) Joo est feliz, e Maria no sorri, e Daniela abraa Paulo. b) Joo no est feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. c) Joo est feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. d) Joo no est feliz, e Maria no sorri, e Daniela no abraa Paulo. e) Joo no est feliz, e Maria sorri, e Daniela abraa Paulo.

Tcnico - MPU - 2004

15

ENFERMAGEM - GABARITO 1

ESAF

Tcnico - MPU - 2004

16

ENFERMAGEM - GABARITO 1

Potrebbero piacerti anche