Sei sulla pagina 1di 3

ROTEIRO PARA FAZER ANLISE DE CONJUNTURA Este apenas um roteiro dos procedimentos para uma anlise de conjuntura que

e elaboramos. Isso foi feito a partir de um curso que fizemos. Acrescentamos tambm alguns outros elementos. Mais detalhes podem ser encontrados no texto Dicas para uma anlise de Conjuntura de Emlio Gennari que em breve enviaremos por correio (no temos em disquete) 1) Coleta de dados a) Para a isso preciso que cada militante procure estar atento aos noticirios e faa este esforo para que seja possvel discutir anlise de conjuntura coletivamente; b) Recomenda-se a anotao de dados e informaes (bem sinttica) num caderninho; c) Os militantes devem procurar ler jornais de grande circulao de preferncia. Quando isso no for possvel vale qualquer meio que estiver mo: internet, televiso, rdio de pilha, etc. d) No preciso, nem possvel, que todos saibam de tudo, o quebra-cabea ser montado com a contribuio de cada um e) o ncleo deve buscar realizar reunies de formao poltica duas vezes ao ms, se possvel com intervalo de cerca de 15 dias e intercalada com as outras reunies. Isso fica flexvel a critrio um dentro de sua realidade. O essencial que encontre tempo para discutir isso ao menos duas vezes no ms. f) O objetivo no tirar uma anlise de conjuntura perfeita e/ou para ser publicada. Apenas estaremos exercitando a construo de uma anlise de conjuntura neste momento. 2) Listar os acontecimentos a) fazer a coleta de dados; b) separar acontecimentos de fatos; c) hierarquizar os acontecimentos mais importantes; d) identificar sentido dos acontecimentos, isto , separar os acontecimentos em si da sua interpretao. e) quais as causas dos acontecimentos (efeitos), verificando o que causa imediata e o que causa anterior f) acontecimentos apontam apenas mudana de rota ou ruptura? g) qual a extenso dos acontecimentos? 3) Identificar os atores a) list-los b) classific-los em: indivduos, instituies, grupos/categorias e classes sociais 4) Identificar os cenrios a) abertos (ruas, espaos pblicos, espaos populares, etc.) b) fechados (cmara, congresso, gabinetes, etc.)

c) identificar o cenrio dominante 5) Identificar o clima dos acontecimentos O clima social tenso, tranqilo, de empolgao, etc. 6) Avaliar as Relaes de Foras: a) poder de influncia de cada ator no momento; b) agrupaes de atores que se opem; se aliam; submetem um ao outro, etc. c) quem est aliado com quem? 7) Projetar as Tendncias o objetivo da anlise. Projetar as tendncias para fazer nossas opes de ao concreta. Duas perguntas bsicas tem que ser respondidas: a) quais as possibilidades de desenvolvimento dos acontecimentos? b) como vai ficar cada ator diante dos provveis novos acontecimentos?

* Principais erros de uma anlise: a) comparao com outras realidades para projetar tendncias; b) superficialidade (descritivismo): anlises cheias de dados, mas que no explicam causas e conseqncias; c) subjetivismo: misturar o que queremos que acontea com a anlise dos fatos; d) unilateralidade: s avaliar um aspecto das coisas e desprezar vrios outros. * Pontos para se atentar na coleta de dados: De preferncia ter um caderninho para anotaes e voltar a ateno para: a) Economia - Inflao; - Emisso de moeda (ver nos indicadores econmicos); - PIB; - Desemprego; - Comrcio Exterior (importao e exportao); - Dvida Interna, Externa e % dos juros da dvida;

- Taxa de juros. b) Poltica - poltica econmica do governo; - ao dos partidos: alianas, interesses, projetos; - aes polticas do governo; - ao dos movimentos sociais organizados; - relao entre executivo legislativo judicirio; - tendncias de voto e simpatia do eleitorado; c) Ideologia - peso da instituies (ex: Igreja, TV, etc.); - valores, idias e comportamentos estimulados. c) Relaes Internacionais - G7 (Grupo dos sete pases mais ricos); - FMI (Fundo Monetrio Internacional); - BM (Banco Mundial) ou BIRD; - OMC (Organizao Mundial do Comrcio); - OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento dos Estados) d) Aparato Jurdico e Repressivo - modificaes de lei - mudanas no funcionamento do aparato repressivo OBS: Pases para ter ateno especial alm do Brasil - EUA; Alemanha; Japo; - Mxico; Argentina.

Potrebbero piacerti anche