Sei sulla pagina 1di 17

Pesquisas e Projetos de Participantes

Emma Cardwell (Thomas Thornton) Geografia e Ambiente, Jesus College, Oxford OX1 3DW emma.cardwell@ouce.ox.ac.uk Direitos de propriedade e Distribuio nas pescas do RU Questo em foco: Distribuio dos direitos de pesca sob a QIT (Quotas Individuais Transferveis) Questes relativas pesquisa: Como gerido a QIT no RU? Que impato teve o sistema de quotas na frota de pescas britnica? Quais os impatos do sistema de quotas nas comunidades costeiras? Quais os impatos do sistema de quotas para o ambiente? Mtodos de pesquisa: Mtodos mistos: entrevista, anlise estatstica Tipo de informao: Entrevistas e observao das pessoas Documentos legais e governamentais Principais descobertas: A distribuio de quotas de pesca no RU foi estruturalmente preconcebida contra pescadores de pequena escala. Esta situao tem implicaes questionveis sobre o ambiente uma vez que as embarcaes mais pequenas usam tcnicas menos destruidoras. Nem todos os sistemas de captura-partilha so idnticos: a distribuio e rendimento das capturas so importantes. Palavras-chave: Pescas, QIT, quotas de captura, gesto baseada em direitos, poltica ambiental baseada no mercado. Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: Impatos das QIT nas comunidades costeiras, importncia da distribuio. Novas questes levantadas pela pesquisa: Para quem trabalham os sistemas de QIT? Quais so as prioridades governamentais no estabelecimento destes princpios? Estaro estas prioridades de acordo com os interesses da sociedade?

Nels Einarsson The Stefansson Arctic Institute, Iceland. Borgir, Norursl, IS-600 Akureyri, ICELAND ne@unak.is Peixe, pessoas e direitos de propriedade Base da pesquisa:Islndia; Regio rtica, Antropologia Questo em foco: Impato social da governao nas pescas Questes relativas pesquisa: De que modo a gesto das pescas e de uma forma especial a introduo de direitos de propriedade privada afetam as comunidades piscatrias e a sua cultura? Mtodos de pesquisa: Pesquisa de campo, etnografia e documentos pblicos Tipo de informao Entrevistas, observao participativa, documentos pblicos, textos de lei, etc. Principais descobertas: Direito de acesso e direito de propriedade so questes-chave na sustentabilidade das comunidades piscatrias. Palavras-chave: Governao nas pescas; cultura piscatria; privatizao e cerco pesca ; desenvolvimento humano sustentvel Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: H lies a retirar das sociedades que introduziram direitos de propriedade privada nas pescas, muito, sobretudo pelos avanos da UE na direo das Quotas Individuais Transferveis. Implicaes globais: O j acima referido, mais o impato nas alteraes climticas e emisses de carbono devidas pesca Novas questes levantadas pela pesquisa: Necessidade de alargar o debate sobre a governao nas pescas de forma a incluir com seriedade o bem estar das comunidades piscatrias e a relao entre acesso pblico, direito de propriedade e direitos humanos

Jeppe Hst University of Copenhagan, Denmark. Nrregade 10, Postboks 2177 1017 Kbenhavn K jeppehoest@gmail.com ltima gerao de pescadores? Base da pesquisa: Dinamarca, Unio Europeia, Cultura e polticas Questo em foco: Questes sobre as quotas de pesca Questes relativas pesquisa: De que forma um mercado para direitos de pesca est a mudar a cultura e a vida quotidiana nas comunidades piscatrias? Mtodos de pesquisa: Trabalho de campo em vrias frentes Tipo de informao: Entrevistas, observaes, material estatstico, artigos de imprensa e documentos legais Principais descobertas: Um novo mercado de quotas alterou a distribuio geogrfica das atividades piscatrias e alterou o acesso aos recursos da pesca. Os pescadores de hoje tm que comprar ou alugar direitos de quota uns aos outros para poderem ir para o mar e pescar. Em consequncia disto, as atividades da pesca tm-se concentrado em menos barcos, centralizados em certas regies e volta de certos portos. Ao mesmo tempo as relaes entre as pessoas envolvidas no setor tm mudado. Uma nova classe de detentores de quota controla o acesso ao peixe e os antigos tripulantes/pescadores tm agora o acesso dependente dos donos das quotas. Uma vez que o objetivo primrio era reduzir a frota e melhorar a economia para os pescadores, um sistema de salvaguarda foi posto em funcionamento para proteger as pequenas comunidades de serem adquiridas por grandes companhias de pesca. Mas o sistema de salvaguarda mostrou-se ineficaz na proteo dos pescadores de pequena escala. Os preos relativos aos direitos de pesca cresceram rapidamente, entre 5 e 10 vezes, e os donos da quota foram apanhados no dilema entre o benefcio individual e a manuteno de postos de trabalho e atividade na comunidade. Isto demonstra que o modelo dinamarqus falhou no que respeita ao equilbrio de objetivos econmicos e sociais. O percurso indica-nos que estamos provavelmente a testemunhar a ltima gerao de comunidades piscatrias, mas tambm promete um novo futuro de megaportos de guas suficentemenet profundas para grandes arrates de ao. Enquanto promotor de eficincia econmica o sistema no contempla infraestruturas para valor acrescentado local, produo alimentar, turismo ou ligaes memria local. Pior ainda, o sistema destroi as possibilidades de desenvolver estratgias alternativas e de qualidade de vida em reas rurais costeiras.

Palavras-chave: Quota de pesca, comunidade, acesso, polticas Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: A nova Poltica Comum de Pescas da Unio Europeia segue um sistema semelhante ao dinamarqus, e assim atingir em breve os Aores de igual modo Implicaes globais: Quem chega a dono de qu e como? uma questo importante no processo de privatizao de recursos. Especialmente medida que o fenmeno toma a escala global. Novas questes levantadas pela pesquisa: Quais os modelos alternativos de gesto de pesca, de organizao comunitria, de produo e distribuio alimentar que podem contrapor-se atual situao.

Kirsten Monrad Hansen Han Herred Havbde Research Centre pipsen@havbaade.dk Como construir um centro de atividades para a cultura das comunidades costeiras. Base da pesquisa: Norte da Jutlndia, Dinamarca, na costa de Skagerrak/Mar do Norte. Um projeto de desenvolvimento. Organizao social, formao do conhecimento local, trocas artesanais construo naval. Questo em foco: Como conseguir que as comunidades costeiras cooperem de forma complementar. Questes relativas pesquisa: Como desenvolver as potencialidades dos modos tradicionais de organizao e das aptides artesanais. Mtodos de pesquisa: Observao participativa, trabalho de campo etnolgico, anlise contrastante comparativa do modo de vida. Tipo de informao: Entrevistas e observao, experimentao conjunta com artesos, pescadores e outras pessoas do local. Estudos em arquivo, reconstruo de antigos tipos de de barcos locais. Principais descobertas: Possveis modos de cooperao, tipos de barcos com utilidade, conhecimento local apropriado. Palavras-chave: Construo naval, pesca costeira, modos de cooperao, potencialidades das comunidades costeiras. Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: Experincias comparveis em desenvolvimento de comunidades costeiras. Implicaes globais: Melhoria da autoconfiana nas comunidades costeiras Novas questes levantadas pela pesquisa: Quo generalizveis so as experincias efetuadas em diferentes regies do Atlntico leste? Principais publicaes: www.havbaade.dk

Thomas Hjrup University of Copenhagan, Denmark. Nrregade 10, Postboks 2177 1017 Kbenhavn K nordstrandconsult@post.tele.dk Como criar sociedades cooperativas de quotas de pesca em comunidades costeiras Base da pesquisa: Estudo de caso: O varadouro dinamarqus de Thorupstrand, na costa de Skagerrak, na parte norte do Mar do Norte. Aqui o projeto acompanha o modo como as famlias de pescadores esto a organizar uma nova cooperativa de modo a manter em comum os seus direitos de pesca quando as quotas de pesca forem privatizadas e monopolizadas por investidores com elevados montantes de capital para investir. Estudo etnolgico de modos culturais de vida e a sua luta pelo reconhecimento e sobrevivncia Questo em foco: Como sobreviver como comunidade piscatria na periferia europeia quando as quotas de pesca so privatizadas e monopolizadas por grandes companhias? Questes relativas pesquisa: Como podem as famlas da pesca ultrapassar os obstculos legais, econmicos, polticos e ideolgicos? Porque razo difcil organizar a resistncia contra a monopolizao dos direitos de pesca? Como possvel ultrapassar essas dificuldades? Mtodos de pesquisa: Observao participativa, trabalho de campo etnogrfico, anlise contrastante comparativa do modo de vida Tipo de informao: Entrevistas, observaes participativas, documentos, leis. Principais descobertas: Um modelo sobre o modo de possibilitar que a populao local organize a sua prpria cooperativa que seja capaz de construir e gerir um fundo comum de direitos de pesca para as famlias da pesca. Palavras-chave: Direitos de pesca. Organizao local, resistncia contra privatizao e monopolizao de um bem comum, modos de vida lutando por reconhecimento na UE. Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: O modelo e o estudo de caso podem trazer uma experincia de valor para as gentes da pesca nas comunidades costeiras dos Aores, sobre como lidar com a anunciada poltica europeia de pescas e a respetiva introduo das quotas de pesca transferveis (privatizao).

Implicaes globais: A privatizao e a expropriao dos direitos das populaes locais aos seus recursos locais uma tendncia global e tambm uma tarefa global ultrapassar as implicaes negativas desta tendncia. Novas questes levantadas pela pesquisa: Como possvel organizar companhias da comunidade local numa rede a nvel nacional e europeu? Como possvel obter apoio de fundos de capital (nas sociedades civis) cuja misso melhorar a sustentabilidade do nosso uso dos recuros marinhos?

Klaus Schriewer, Gabriel Lpez: University of Murcia Avda. Teniente Flomesta, n 5 - 30003-Murcia, Espanha schriewer@um.es, gabriel.lopez@um.es O fim da pesca costeira? Estudo de caso: Mazarron e Aguilas so duas comunidades piscatrias situadas no sudeste de Espanha. O nosso projeto tenta a analizar o modo como os pescadores esto a lidar com polticas europeias e nacionais e a crise mundial que ameaa as suas vidas como autoempregados. Aspetos culturais, econmicos, sociais e polticos so estudados para que consigamos compreender o seu modo de vida e o seu modo de produo que coexiste com o capitalismo global. Estudo etnolgico de modos culturais de vivncia e a sua luta pelo reconhecimento e sobrevivncia Questo em foco: De como os pescadores enfrentam os problemas econmicos e sociais que ameaam a sua vida como comunidade local e como autoempregados Questes relativas pesquisa: Como ultrapassam as famlias de pescadores os constrangimentos legais, econmicos e polticos quando o seu modo peculiar de vida est ameaado de transformao? Mtodos de pesquisa: Observao participativa, trabalgho de campo etnolgico, anlise contrastante comparativa do modo de vida Tipo de informao: Entrevistas, observaes participativas, documentos, leis. Principais descobertas: Um modelo sobre como os prprios pescadores e a comunidade local enfrentam os problemas econmicos, sociais e polticos que ameaam as suas vidas. Palavras-chave: Organizao local, modo de produo, modo de vida, autoemprego. Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: Assumindo que a situao diferente da do Mediterrneo, j que as quotas transferveis ainda no foram introduzidas, vemos semelhanas noutros casos, tal como nos Aores. Como lidamos com comunidades de pesca local e artesanal, compreendemos que a nossa pesquisa tem muitos pontos de contato com a pesca costeira e as comunidades piscatrias dos Aores. Implicaes globais: Crise econmica, polticas da Unio Europeia. De que modo as decises europeias e nacionais afetam as comunidades locais e o seu modo de vida. Novas questes levantadas pela pesquisa: Como criar cooperativas de modo a que os pescadores no s apanhem peixe, mas o processem como produto final para o mercado local? Como podero reinventar ou mudar a sua forma de trabalhar? Como encaram a mudana de autoemprego para assalariados?

Argyris Kapantagakis Hellenic Centre for Marine Research-Institute of Marine Biological Resources, 46.7Km Athens Sounio ave. P.O Box 712, P.C 19013 Anauyssos Attiki, Greece akap@hcmr.gr Pesca de pequena escala em reas remotas Questo em foco: A respeito da desvantagem de pescar numa rea isolada e remota Questes relativas pesquisa: Quais as caratersticas tpicas das reas remotas e dos pescadores que nelas ativos? Quais fatores afetam o emprego dos pescadores e suas famlias? Como se poder aumentar a rentabilidade das pescas e do emprego naquelas reas? Que medidas prticas poderiam melhorar a atividade piscatria, emprego e rendimentos em reas remotas? Mtodos de pesquisa: Entrevistas com pescadores Principais descobertas: Falta de infraestrutura Populao de pescadores idosos Sobrepesca Alta dependncia das pescas Baixos rendimentos Falta de vontade dos jovens em serem pescadores Palavras-chave: Pesca de pequena escala, reas de pesca remotas, reas com desvantagens Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: Os problemas levantados por este estudo so semelhantes aos que se esperam encontrar entre os pescadores dos Aores Implicaes globais: A manuteno do emprego e oportunidades em reas remotas e carenciadas um problema global. Deveria ser abordada do mesmo modo seguindo um modelo de desenvolvimento uniforme. Novas questes levantadas pela pesquisa: Podemos abordar esta problemtica a um nvel local ou europeu, como componente de uma poltica comum de pescas? melhor garantir assistncia financeira ou por outro lado, melhorar as condies de pesca?

Arthi Kanchana Manohar College of Art, Science and Engineering University of Dundee Perth Road Dundee DD1 4HT Scotland arthi.manohar@gmail.com Comunidades ligadas internet e experincias com histrias Base da pesquisa: Comunidade piscatria em Anstruther, Esccia e uma aldeia de pescadores em Rameswaram, India. Tambm tenciono estudar as comunidades em Angra do Herosmo and Ponta Delgada Design de produtos digitais Questo em foco: Ligar comunidades piscatrias utilizando auto tecnologias de Investigao e Desenvolvimento - ID para ligar histrias e memrias a objetos. Questes relativas pesquisa: Qual o efeito da narrativa digital aplicada no contexto de uma comunidade? Quais os efeitos de etiquetar objetos com histrias e memrias, no contexto particular da comunidade cultural, como forma de esta conservar a sua tradio e herana cultural? De como as pessoas entenderam essa tecnologia e que possibilidades existem de a adaptar vida quotidiana? Quais os efeitos de apresentrar histrias multiculturais atravs de tecnologia digital? Mtodos de pesquisa: Experincias culturais , entrevistas semiestruturadas, trabalhos de campo em comunidades selecionadas, worshops em comunidades com redes locais. Tipo de informao: Entrevista, worshops de dados, Dados resultantes de testes e avaliao de mtodos de pesquisa tais como Experimentar com Histrias. Principais descobertas: A autora prope o desenvolvimento de uma auto tecnologia ID para arquivar e articular histrias oriundas de diferentes contextos culturais. Palavras-chave: Histrias e memrias. Objetos, trabalho em rede, sentido de ligao, comunidade piscatria, auto ID Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: A autora tenciona testar os seus mtodos de pesquisa nas comunidades costeiras dos Aores, de forma a ajuda-la a avaliar e articular os seus mtodos de pesquisa num contexto cultural diferente.

Implicaes globais: O resultado da pesquisa ser a caraterizao de uma nova abordagem compreenso das comunidades num diferente contexto cultural. Novas questes levantadas pela pesquisa: Como histrias diferentes podero auxiliar na criao de redes de uma modo potencialmente controlado relevando a questo Podem as histrias por si prprias ser usadas para organizar redes de pessoas?

Elizabeth Figus e Billie Hoffman Jagiellonian University in Krakow, Poland elizabeth.figus@uj.edu.pl Participao de pescadores de pequena escala no processo da tomada de decises e Desenvolvimento Comunitrio na Unio Europeia: Estudo de caso da frota polaca do Mar Bltico Base da pesquisa: Sociologia, Relaes Internacionais e Gesto das Pescas Questo em foco: Participao das partes interessadas e resultados de polticas para pescadores comerciais de pequena escala Questes relativas pesquisa: Podem as polticas ser usadas de forma a apoiar as pescas como ocupao sustentvel e um modo de vida para operaes de pequena escala? De que forma os decisores polticos manipulam a legislao de modo a promover ou bloquear a participao dos pescadores de pequena escala? Quais as percees dos pescadores de pequena escala na Polnia acerca das polticas da UE? Mtodos de pesquisa: Entrevistas informais (pessoais e via telefone/email), entrevista semidireta com registo, trabalho de campo Tipo de informao: (1) Entrevistas e observao com pescadores e membros de grupos locais de pescadores (FLAGS) na Polnia. (2) Anlise de polticas (3) Observaes eventuais durante sadas de pesca Implicaes para as comunidades costeiras dos Aores: O estudo visa a identidade da comunidade costeira e o modo como pescadores de pequena escala navegam nas polticas de grande escala. Implicaes globais: Estudo relacionado com esquemas de gesto das pescas em qualquer parte; contributos para o crescente conjunto de anlises sociolgicas das frotas de pesca Novas questes levantadas pela pesquisa: Como manter a desnecessria manipulao e preconceito fora da implementao de polticas, trabalhando ao mesmo tempo para um setor de pescas sustentvel?

Carlos A. Pombo Sonderblohm Mestrado em Pescas Faculdade de Cincias e Tecnologa Universidade do Algarve, Campus de Gambelas 8005-139 Faro, Portugal c.sonderblohm@gmail.com Dinmica espacio-temporal de la Pesca de Polvo no Sotavento AlgarvioAplicao de um Sitema de Informao Geogrfica para introduzir um processo de gesto comunitaria

A pesca de polvo em Santa Luzia (Tavira), no Sotavento Algarvio, representa a actividade produtiva mais importante da economia local. As variaes interanuais da abundncia do recurso, devido ecologia da especie, variabilidade ambiental, mudanas no esforo de pesca e valor do produto, fazem desta uma actividade muito incerta para as famlias que dependem da mesma. O esquema actual de gesto centralizado, onde os pescadores dependem do estado (pescam para a DOCAPESCA) e as polticas de controlo so ditadas pela DGPA (Direco Geral das Pescas e Aquacultura), tem criado expectativas na comunidade, como p.e. subsdios nos meses de pouca pesca. Atravs de ferramentas como sistemas de informao geogrfica (SIG) pretende-se identificar os pesqueiros de polvo e suas principais caractersticas, assim como a sua dinmica espao-temporal para a elaborao de mapas. Estes mapas, alm de incluir os dados observados devero incluir o conhecimento emprico da comunidade, e sero usados como ferramentas de discusso entre os pescadores, autoridades locais e os demais envolvidos para contribuir para o desenho de estratgias de gesto local da actividade. questes: 1. Ser uma boa idia mudar o sistema de gesto actual da pesca do polvo para um esquema de propriedade comum, onde seja comunitrio, atravs de associaes de pescadores e/ou outras organizaes comunitrias dedicadas gesto desta actividade? Ser benfico entregar direitos exclusivos de propiedade ou explorao /comercializao? 2. O nvel de coeso da comunidade o apropiado? 3. Existem condies scio-econmicas e poltico-administrativas para criar estas mudanas? 4. Existem exemplos prticos de gesto comunitria de expolorao de algum recurso natural em Portugal? 5. Como reagir o estado, designadamente a DGPA, a estas idias/propostas? 6. Quais so os primeiros passos a seguir para promover mudanas efectivas no actual sistema de gesto?

Alison Laurie Neilson, Rosalina Gabriel, Ana Moura Arroz e Ensima Mendona Biodiversity Group Universidade dos Aores 9701-851 Angra Do Herosmo, Portugal aneilson@uac.pt http://edumar.ning.com

Diversidade de Vozes das Ilhas. EDUMAR: Perspectivas sobre o Mar Base da pesquisa: Aores Campo de estudo: Educao e Ambiente Mtodos de pesquisa: vrias tcnicas de entrevista incluindo elicitao fotogrfica e grupos foco Questes relativas pesquisa:: Explorar o modo como a populao local, os turistas e pescadores compreendem o mar e a vida do mar nos Aores. Compreender os aspectos educacionais ligados observao das baleias nos turistas e na populao local dos Aores. Comparar as perspectivas do mar dos Aores, Portugal, com as perspectivas dos habitantes de Newfoundland, Canad.

Este trabalho surge da perspectiva de que a investigao tem implicaes que podem promover ou prejudicar a justia social e ambiental. Quem escutamos e como escutamos so importantes para construir as narrativas que esto na base das nossas aspiraes futuras. Este estudo envolve residentes locais, turistas, operadores de turismo marinho e cientistas ligados s cincias do mar nos Aores (Portugal) e na Terra Nova (Newfoundland, Canada). Tal como numa dana, os investigadores afastam-se, de modo a acomodar as vozes e perspectivas frequentemente ignoradas ou silenciadas na educao e conservao, e aproximam-se, para ajudar a desocultar foras do imperialismo e de outras opresses. Este estudo das percepes acerca do oceano explora de quem so as perspectivas que fornecem a fora motriz para a educao ambiental. Tambm explora a natureza dinmica das perspectivas e como que as foras globais, tais como os programas das Naes Unidas, afectam as ideias locais. Usando vrias tcnicas de entrevista incluindo elicitao fotogrfica e grupos foco, foram recolhidos narrativas riqussimas, relatando visitas, vivncias e trabalhos no mar. Estas narrativas integram-se em vrios enquadramentos (frames) de experincias vividas, ticas e polticas. Alguns dos enquadramentos suportam as percepes de vrios grupos de pessoas, enquanto outros privilegiam as histrias de poucos. Este estudo explora as dinmicas de poder local e as foras globais indagando como que as pessoas aprenderam acerca do oceano e tambm como decidiram o que relevante para o seu conhecimento e o que importante incluir na educao ambiental.

Mrio Rui Pinho University of the Azores Department Oceanography and Fisheries Rua Professor Doutor Frederico Machado PT 9901-862 Horta, Faial, Aores, Portugal Email: maiuka@uac.pt CONDOR Observatory for long-term study and monitoring of Azorean seamount ecosystems O projecto CONDOR integra vrias reas de investigao e espera-se que contribua para uma gesto sustentvel do monte submarino Condor de terra (Condor), nos Aores. O projecto integra ainda uma componente de disseminao e divulgao pblica de informao do projecto e dos montes submarinos em geral. O projecto pretende estabelecer uma estao submarinha de observao no monte submarino Condor, para fins de monitorizao e experimentao, numa abordagem multidisciplinar e envolvendo a utilizao de tecnologias avanadas e a cooperao de vrias equipas de investigao. Os objectivos gerais do projecto so: - caracterizar e analisar a biodiversidade do monte submarino Condor, incluindo a descrio de novas espcies - aumentar o entendimento sobre os padres e processos biolgicos e oceanogrficos que caracterizam os montes submarinos - aumentar a qualidade do aconselhamento para a gesto das reas de montes submarinos - promover uma maior consciencializao pblica pela conservao do ambiente marinho e o desenvolvimento sustentvel POPA -Programa de observao para as pescas dos Aores (http://www.horta.uac.pt/projectos/popa/) Resumo: Baseado em padres cientficos irrefutveis, o principal objectivo do "POPA" assegurar a no agresso intencional ou a mortalidade de cetceos pelas tripulaes de embarcaes atuneiras e que nenhuma carne de cetceo seja transportada para dentro dos navios. Para assegurar o logro deste objectivo, sero colocados observadores a bordo de atuneiros com as funes de observar as actividades dos mestres e tripulaes e investigar as embarcaes de modo a assegurar que no so transportados instrumentos para agresso e captura de cetceos. Os observadores sero igualmente responsveis pela recolha de informao cientfica sobre cetceos e outras espcies marinhas (ex. peixes pelgicos, tartarugas e aves marinhas) e pela obteno de dados sobre a pescaria (ex. captura, esforo de pesca, dirios de bordo). Assim, e seguindo uma sequncia de prioridades, os principais objectivos deste programa so: i) Monitorizar a maior parte da frota do atum, salvaguardando a mortalidade intencional de cetceos e actos de agresso e molstia, por forma a produzir informao cientfica slida que possa ser usada para atribuio do rtulo dolphin-safe; ii) Usar a informao do programa de observadores de cetceos para estimar os stocks populacionais das espcies de cetceos mais frequentemente observadas nos Aores; iii) Observar

espcies marinhas para as quais a informao cientfica disponvel nos Aores reduzida (cetceos, aves marinhas, tartarugas e peixes pelgicos); estes estudos incluem a distribuio e a amostragem biolgica de animais capturados acidentalmente, bem como a marcao de algumas espcies (ex. tartarugas). iv) Recolher dados biolgicos relativamente a: 1) espcies de tundeos capturados durante a pescaria; 2) espcies usadas como isco vivo (ex. biometria, gnadas, contedos estomacais, estruturas duras) bem como; 3) dados relativos pescaria do atum (ex. capturas, esforo, reas de pesca, tcnicas de pesca). CEPROPESCA ( http://www.horta.uac.pt/projectos/cepropesca/index.htm) Nas ilhas dos Aores predominam as pescarias tradicionais e artesanais, essencialmente com aparelhos de linha e anzol, com o mnimo de impacto sobre o ambiente marinho e originando produtos de grande potencial em termos de qualidade. A certificao destas pescarias, bem como dos seus produtos, utilizando selos verdes, tambm designados por EcoLabeling, permitir tirar partido de todo o seu potencial, dando ao consumidor a certeza de estar a consumir pescado com uma qualidade superior capturado de forma sustentvel.

O projecto CEPROPESCA tem como principais objectivos: A certificao da Pescaria Demersal dos Aores com um rtulo verde (EcoLabel), reconhecido internacionalmente, reconhecendo a sua sustentabilidade; Criar um esquema de rotulagem que permita identificar os produtos desta pescaria, quer sejam frescos, congelados ou mesmo em conserva; Promover e divulgar esta pescaria e os seus produtos junto dos consumidores, dando especial nfase sua qualidade e ao facto de serem capturados de forma altamente sustentvel e sem impacto negativo para o ambiente marinho.

Potrebbero piacerti anche