Sei sulla pagina 1di 9

A OBRA DE ARTE NA POCA DO RUDO SEM RUDO PRIMEIRAS ANOTAES PARA UM MANIFESTO PELA ARTE COMO GUERRILHA PERCEPTIVA

A Sergio R. Basbaum Pontificia Universidade Catlica (PUC-SP)


1

RESUMO O artigo trata do (no) lugar da obra de arte na contemporaneidade tecnolgica, partindo do pressuposto de que h, embutido no agenciamento digital de todas as esferas do vivido, um projeto utpico: o de um fluxo informacional imaculado, a utopia de um mundo sem rudo. Tal constatao coloca um paradoxo: como podem as proposies estticas e o ativismo poltico -tradicionalmente formas de "rudo" na sociedade da ordem -- operar atravs de aparatos digitais que demandam, para que se possa usufruir de suas possibilidades, que tais manifestaes possam ser formalizadas "sem rudo"? Examina-se, a partir da, a percepo como fundamento da experincia, suas relaes com sentido, cultura, poder e tecnologia, tendo em conta a interveno dos suportes tecnolgicos na paisagem, bem como na percepo contemporneas. Pode-se ento assumir o campo percebido como campo de batalha, onde se disputa a gnese dos sentidos do real, e pensar o papel decisivo arte como a prtica de uma guerrilha perceptiva -- a luta incessante contra o monoplio dos sentido da experincia vivida. Palavras chave: percepo, arte, tecnologia, rudo sem rudo, guerrilha perceptiva.

ABSTRACT This article deals with the (non) locality of the work of art in the technological contemporariness, starting from the presupposition that there is, embedded in the digital agency of all aspects of the lived world, an utopian project: the one of an immaculate informational stream, the utopia of a noiseless world. Such a conclusion presents a paradox: how can aesthetical propositions and political activism -- traditional forms of "noise" in an ordered society -- operate through digital apparatuses which demand, to take profit of their possibilities, that such manifestations may be formalized in "noiseless" terms. From this, we examine perception as the foundation of experience, its relation to meaning, culture, power and technology, taking in account the intervention of technological apparatuses in contemporary landscape and perception. It is possible then to envision the perceptive field as a battlefield, in which the genesis of the meaning of the real is under dispute, and think the decisive role or art as the practice of perceptual guerrilla -- the unceasing fight against the monopoly of the meaning of the lived experience.

Artigo publicado originalmente na Revista MonoDisperso, Vol. 1, No 1, 2007, editada por Miguel Leal e Fernando Jos Pereira, na Universidade do Porto, Portugal., pp. 78-89

Keywords: perception, art, technology, noiselless, perceptual guerrilla. 1. NOISELESS NOISE Recentemente, num encontro sobre mdia ttica, reencontrei algumas posies que representam tendncias fortes nesse tempo aceleradamente mutante que vivemos. Por um lado, h o entusiasmo dos otimistas: o parque tecnolgico digital, de acesso, pelo menos aparentemente, cada vez mais democratizado, realiza promessas de integrao entre comunidades e povos e inaugura mirades de possibilidades expressivas pela facilidade de manipulao semitica e experiencial que disponibiliza; num outro lado, h aqueles que, a partir do esgotamento dos valores da modernidade e da crtica implacvel a que estes modelos foram submetidos pelas prticas de pensamento, pela arte e, (apenas aparentemente) at mesmo pela cincias ao longo do sculo XX, acreditam numa espcie de reinaugurao de todas as coisas: como se houvesse algo de necessariamente e unilateralmente positivo sem perda, portanto na superao, de todo modo completamente consumada do moderno, qual se adere quase sem crtica em torno dos contextos a partir dos quais emergem os modelos ps-modernos de pensamento, e do impacto especfico e talvez at mesmo localizado a que visavam (por exemplo, que Lyotard visasse possibilitar um espao discursivo capaz de abrigar questes emergentes e deslocadas na ento onipresente agenda marxista, ou na agenda cientificista). A crtica, que sobretudo a manuteno da vitalidade da conversao pela abertura de novos problemas, torna-se ento o novo dogma e o pensamento se paralisa num presente que por vezes descrito, mas nem sempre pensado na suas implicaes polticas e mesmo existenciais, em termos dos sentidos que a experincia contempornea assume. Nem o otimismo amplo, geral e irrestrito, e nem a reinaugurao ampla geral e irrestrita da histria (alis, nem mesmo o bom-senso: no h lugar, no contemporneo, para posies que no procurem fazer inventrio de sua radicalidade). Ento, naquele dia descobri que, sem dvida sou um otimista: menos no que diz respeito realidade. Observo que em pouco mais de dez anos o mundo mudou completamente, e dever continuar mudando, em ritmo acelerado; e que, muito mais do que uma grande variedade de pensadores ou ativistas, e mesmo de grandes temas e causas que tm ocupado a cena desde os anos 70 ou 80, por assim dizer, o fator mais decisivo dessa mudana tem sido a tecnologia. As transformaes na paisagem do mundo tm sido conduzidas muito mais pelas novidades tecnolgicas do que por quaisquer redes de subjetividades ou por cadeias discursivas que tenham por ventura emergido a partir desse cenrio. (Nesse sentido, pode-se dizer, posso ser tomado como um daqueles a quem se acusa de apostar num determinismo tecnolgico, mas creio que isso seria simplificar demais as posies que venho procurando investigar e as perguntas que teimo em colocar). Mas, diante dessa constatao, que parece inevitvel, de que o agente decisivo na instalao da paisagem presente tem sido a

tecnologia, j de alguns anos para c me pus a refletir sobre a possibilidade de haver, embutida ou clandestina em tal tecnologia, alguma forma de utopia: um projeto de mundo, abrigado no universo de pensamento e de sentido de onde tais dispositivos emergiram. E me parece que h, sim, abrigada no digital, uma utopia: eu diria que a utopia do fluxo perfeito de informaes, ou, poder-se-ia dizer, a utopia de um mundo sem rudo. Entretanto, uma tecnologia to poderosa no poderia deixar de potencializar, como de fato tem feito, mirades de modos de rudo na condio de que eles sejam capazes de se formularem e de se formalizarem de um modo livre de rudo: para usufruir dos agenciamentos abertos pelo tecnolgico, temos, ento, a submisso do rudo aos termos do aparelho, uma espcie de noiseless noise. E, sob a onipresena da mediao das tecnologias informacionais e da multiplicao desordenada, mesmo delirante, dos dados, as coisas se passam como se nossa experincia fosse a de pra-raios informacionais, ou filtros informacionais, que meramente aterram, desviam ou do seqncia a um violento f2luxo informacional e assim vivemos, tecnologicamente expandidos e tecnologicamente sitiados, isto , em rede.

2. PERCEPO: CONTRATO COM O MUNDO Num tal interesse pela experincia contempornea, tenho buscado algumas idias sobre a percepo, que vou procurar ento relacionar a questes de poder e tecnologia. interesssante, neste contexto contemporneo, retomarmos de uma maneira bem sinttica (e certamente simplificadora) as reflexes sobre a percepo que fez Merleau-Ponty, para recolocar a relevncia do problema perceptivo na constituio do sentido da nossa experincia. Para Merleau-Ponty, o sentido da experincia vivida se d nesse encontro mediado pela percepo da conscincia com as coisas e as demais subjetividades: na intersubjetividade dos nossos mundos singulares, fundamos essa grande alucinao coletiva que chamamos "o real". a percepo, ao fazer essa mediao, que estabelece nosso contrato com o mundo. tambm a percepo que funda em mim a prpria noo de verdade, e a partir dessa noo, nascida de uma certa f com que invisto minhas percepes, que a filosofia, e depois a cincia puderam trabalhar num mtodo que garantisse uma verdade "racional" e "matematicamente demonstrvel". A percepo , assim, a fundao do pensamento, resultando numa espcie de filosofia silenciosa e impensada do cotidiano, que se oculta para que possamos ter um mundo, e que o fundo sobre o qual se destacam nossas idias e nossos atos.

Em nome da fluncia da leitura, renunciamos corrente prtica de datar as referncias empregadas no corrente texto. As obras, dos autores citados, que nutriram a presente reflexo esto, entretanto, todas citadas nas referncias ao final.

No se trata, porm, de entrarmos em detalhes, aqui, sobre reflexo de Merleau-Ponty. Somente gostaria de assinalar que a partir dela pode-se sugerir que os sentidos (a percepo) nos lanam no sentido (direo) do mundo e so a fundao do sentido (significado) com o qual investimos nossa experincia. O que parece ter escapado a Merleau-Ponty, porm, que a percepo culturalmente formada: o conjunto do nosso aparato sensorial permite diversos arranjos, e o predomnio especfico da viso que constitui o modo de perceber que definiu a razo ocidental no a nico modo de constituir esse contrato com o real. Na verdade, diferentes povos possuem cosmologias marcadas pela primazia do mundo auditivo, do mundo ttil ou do mundo olfatrio como vem mostrando, desde os anos 90, o trabalho dos antroplogos canadenses Constance Classen, David Howes e Anthony Synnott.

3. PERCEPO E PODER: A INSTALAO DO PERCEBIDO Agenciando a gnese do sentido da experincia, a percepo, , claro, torna-se campo de batalha: a hegemonia sobre o campo perceptivo constitui a hegemonia sobre os sentidos que assume o real para a experincia compartilhada o que Jacques Rancire chama "a partilha do sensvel". Por um lado, inmeros cdigos perceptivos cotidianos marcam relaes de gnero, de classe e de hierarquia: numa empresa por exemplo, enquanto aos superiores se permite tocar os funcionrios, a estes no permitido tocar o chefe este intocvel; Constance Classen descreve o modo perverso como, nas circunstncias degradadas da vida nos campos de concentrao, as oficiais nazistas ostentavam, em suas visitas, ricos perfumes que as situavam num universo quase intangvel diante da imundcie e da falta de higiene a que eram submetidos os prisioneiros: os aromas eram ento, signo de poder e uma forma mesmo de tortura. Menos ou mais sutis, cdigos perceptivos dessa ordem, associados a hierarquias de classe e de poder podem ser encontrados em todos os universos sensoriais, em todos os nveis do vivido, em todas as sociedades. Mas a imposio de uma ordem de poder por meio da experincia perceptiva se d de forma mais decisiva no campo experiencial como um todo. Se vestimos nossa abertura ao mundo da f perceptiva de que fala Merleau-Ponty, nessa abertura para o mundo que constitumos uma espcie de morada perceptiva, o mundo de nossa familiaridade, o mundo em que investimos nosso afeto. Um exemplo trivial pode elucidar a questo: cada um de ns j viveu a experincia de, aps certo tempo viajando, mesmo que em condies extraordinrias, sentir o desejo de saborear um prato de sua terra natal, de sentir os aromas de seu mundo, o conforto de sua familiaridade, configurada em um universo de sensaes onde se constituiu o fundamento de sua experincia. Na medida mesma em que todo o mundo que habitamos hoje territrio de sensaes instalado pela histria, pela cultura e pelas instncias de poder, o mundo de nossa familiaridade se constitui segundo o campo perceptivo instalado por essa histria. Os signos dramticos da presena do

poder definindo a superfcie de um mundo contemporneo sobre o qual se projetam, de modo pouco pensado, os afetos, so, por um lado, a onipresena de logotipos corporativos em espaos outrora pblicos que configuram a falncia do estado moderno como poder legtimo emanado do povo (e, como bem nota o Critical Art Ensemble, tal desinteresse do estado pelos espaos pblicos est diretamente ligado dissoluo do locus do poder nas instncias nmades da rede) ; por outro, a consolidao de todo um mundo de sabores e aromas e espaos calculados e planejados, que constituem mesmo a fundao de toda a experincia contempornea, a gnese dos sentidos vividos: no percebemos nenhuma instncia do vivido que no seja marcada pela onipresena corporativa ou pela mediao tcnica de todas as sensaes.

4. PERCEPO E TECNOLOGIA: TESTEMUNHOS NOTVEIS Se aceitamos as teses de que a percepo a gnese do sentido da experincia, e de que a h uma instncia de poder relacionada hegemonia sobre o campo perceptivo estmulos alis, calculados cada vez mais segundo as mais auspiciosas (e atemorizantes: trata-se de impor uma subjetividade por meio do clculo da percepo, como se palavras como "felicidade" fossem redutveis ao universo limitado dos experimentos laboratoriais e aos questionrios planejados) pesquisas da psicologia e da neurologia ento no podemos deixar de notar tambm a interveno decisiva das tecnologias de mediao sobre o campo perceptivo. Tal interferncia foi primeiramente notada por Benjamin, no seu texto clssico sobre a reprodutibilidade, onde assinala a presena de uma modalidade especfica da percepo moderna aquela atenta a tudo que se repete identicamente no mundo, afeita s estatsticas e de despida investimento aurtico e a abertura de um inconsciente ptico. Para Benjamin, sabemos, as tecnologias intervm decisivamente na gnese do percebido. Uma abordagem de algum modo semelhante foi aquela conduzida em termos radicais por McLuhan, que associou s tecnologias a potncia de impor modos de perceber o mundo, e, em consequncia, modos de ordenar e formalizar conhecimento. Um timo exemplo, menos comum, o da mquina de xerox e toda a reorganizao do ensino universitrio que ela determinou a partir da dcada de 1950: pouco importam quais contedos foram fotocopiados do ponto de vista de McLuhan, sabemos, a mensagem da mquina a reordenao que ela imps, as mudanas de hbito e a economia que em torno dela se constituem. Os meios de comunicao livro, filme, televiso, computadores incidem diretamente sobre a percepo, determinam modos de perceber o mundo que rebatem novamente sobre o real, que se reordena sua imagem e semelhana.

Tambm Vilm Flusser atribuiu enorme papel ao "dilvio das imagens tcnicas" e mais de um autor j observou o parentesco entre o radicalismo flusseriano e o pensamento de McLuhan. Para Flusser, as imagens tcnicas constituem, independentemente do "contedo impresso" em suas superfcies, uma mensagem codificada em seus programas e que se d como automatizao de um modo de significar e se apoderar do mundo. Algo similar quilo que McLuhan e Flusser formularam pode-se encontrar em tambm Paul Virilio, para quem a guerra, em primeiro lugar, uma guerra perceptiva. Em trabalhos recentes, procurei mostrar as afinidades entre uma reordenao da hierarquia dos sentidos promovida pela cultura digital, em que o olhar reposicionado num campo sinestesicamente saturado de infosensaes segundo um modelo perceptivo que tenho chamado "percepo digital". Em seus vnculos pouco pensados com esse arsenal tecnolgico que hoje agencia de modo ubquo todas as instncias do real do sexo guerra, do lazer cincia essa sinestesia tecnificada tem, na verdade, pouca relao com experincias tradicionais e rituais de culturas no tecnolgicas, como querem crer aqueles que confiam, ingenuamente, na transparncia do suporte diante da ordem de experincia que inaugura.

5. ARTE E PODER: PASSEIO NO CAMPO DE GUERRA Foi num passeio pelo Hyde Park londrino que eu finalmente e tardiamente entendi as implicaes daquilo que se chama consolidao da autonomia da arte ao longo do sculo XIX, de que emergiram a arte moderna, as vanguardas, e finalmente a profuso de discursos, de materiais, de aventuras e proposies estticas e conceituais que configura a complexa paisagem da arte contempornea e penso que, nesse sentido, as produes poticas que empregam materiais e suportes tecnolgicos no podem, seno por razes de uma necessidade de classificao que no fundo essencialmente moderna, serem postas parte num campo mais amplo de poticas contemporneas. Na verdade, em companhia de obras que no tm em seu projeto o fetiche da tecnologia que melhor se entende as diferenas, e sobretudo as semelhanas, entre estes trabalhos, que, afinal pertencem e mesmo evidenciam tenses que constituem uma mesma poca. Ser por acaso que modalidades batizadas de performance ou instalao estejam to fortemente presentes nos territrios tecnolgicos e, vamos dizer, no tecnolgicos? Ou que essas palavras tenham sido adotadas para designar manifestaes que emergem em sincronia com o desenvolvimento do parque digital? Foi diante das esttuas dos militares e nobres ingleses, responsveis pela administrao das posses coloniais do imprio britnico, e de prncipes e princesas, reis e rainhas que foram a encarnao de um certo modelo de poder, que pude de fato entender uma coisa na verdade bastante bvia, que o quanto a obra de arte esteve historicamente vinculada produo dos

signos de determinados discursos, e, em conseqncia, a um campo perceptivo associado a esta ou aquela ordem de poder a Igreja, a nobreza, a burguesia, o estado, etc... e como a sua conquista de um campo dotado de uma certa autonomia sempre problemtica, instvel e atravessada por todas as ordens de interesses e discursos, mas enfim, uma autonomia: como territrio na cultura e como campo de saber permitiu que se produzissem os signos de outras ordens de discurso, de outras cadeias simblicas, de outras ordens experienciais e de subjetividades alternativas ou mesmo opostas Ordem. Territrio que abriga o informalizvel, que aponta para alm dos limites estreitos da linguagem e suas determinaes, territrio de verdades transitrias, frutos de embates com contextos de poder especficos e de reflexo sobre as linhas de fora que nos atravessam e determinam nosso cotidiano, a arte permanece, por intil ordem, sob constante ameaa e cada vez mais necessria. A grande lio da arte contempornea foi tornar o artista consciente das cadeias discursivas e dos circuitos semiticos e institucionais aos quais se alinha, as falas que funda, alimenta ou reverbera e com as quais dialoga bem como das mltiplas implicaes do processo criativo, dos materiais, das especificidades de contexto, etc. O discurso ingnuo da expressividade pouco refletida corre sempre o risco de ser apropriado como smbolo do poder instalado, como upgrade dissimulado numa era da hegemonia das grandes corporaes das esttuas da nobreza e do discurso dominante. O exemplo paradigmtico da resistncia permanece, curiosamente, sendo o urinol, a Fonte duchampiana: se por um lado Goebells pedia aos cineastas alemes que lhe dessem um Potemkin como o de Eisenstein, parece mais difcil imaginar Stalin solicitando aos artistas soviticos que lhe dessem o seu urinol.

6. GUERRILHA PERCEPTIVA fcil notar que o parque tecnolgico remodelou as categorias ontolgicas de tempo e espao. As distncias desapareceram; e a velocidade vertiginosa das demandas produtivas contemporneas obviamente, potencializadas pelo parque digital instalado cria uma temporalidade sob a qual trocamos incessantemente o importante pelo urgente, como diz Gilles Lipovetsky. curioso, porm, que Lipovetsky no se d conta das determinaes da tecnologia na constituio desse tempo hipermoderno. E, sobretudo, que no tenha notado que o momento de relaxamento das tenses modernas, que alegremente vivemos como a ps-modernidade, representou precisamente o hiato entre a dissoluo dos rigores da ordem moderna, fundada no livro, a e a instalao de uma nova modalidade de poder mais rigorosa, pelo controle, pela vigilncia, pelo clculo incessante de todas as instncias do vivido, pela produtividade compulsiva e pelo fetiche da preciso e da eficincia, pelo culto anorexia e tecnificao dos afetos, em que

os valores chave da ordem produtiva da modernidade so transferidos ao parque tecnolgico que determina as condies da experincia hipermoderna. Chegamos, finalmente, ao campo perceptivo contemporneo, e somos forados a reconhecer que, ao menos no que diz respeito internet e seus milhes de monitores espalhados pelos cinco continentes, estamos vivendo uma inacreditvel entropia perceptiva, com todos olhando para telas idnticas e escutando msica em formato mp3. Como pensar tal contexto perceptivo? Porque, subliminarmente, estamos todos olhando incessantemente para as mesmas estruturas de pixels onipresentes. Ento talvez fosse o caso de se pensar em algum tipo de terrorismo perceptivo, como nica alternativa para deflagrar qualquer revoluo nos sentidos do vivido que se queira possvel. Eu penso que esse tipo de terrorismo o nico que eu considero concebvel afinal aquilo que eu tenho chamado de arte. Ou, se queremos fugir de implicaes possveis desse termo to carregado e um tanto sinistro que a palavra terrorismo, ento talvez possamos adotar um termo mais brando que a palavra "guerrilha". Cabe arte, ento, permanecer nesse estado de alerta, de afrontamento, de enfrentamento e de acordamento que prtica de uma incessante guerrilha contra a entropia do campo perceptivo, tomado aqui, como sabemos, como campo de poder onde se definem os modos de significao do real. S.B. So Paulo, 2005/2007 REFERNCIAS: BASBAUM, Srgio: O primado da percepo e suas consequncias no ambiente miditico. Tese de doutoramento. So Paulo: PUC-SP, 2005. BENJAMIN, Walter: "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica". (traduo de Carlos Nelson Coutinho). In COSTA-LIMA, Luiz (org.): Teorias da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. CLASSEN, Constance, HOWES, David e SYNNOT, Anthony: Aroma - the cultural history of smell. New York: Routledge, 1995. CLASSEN, Constance: Worlds of sense: New York: Rouledge, 1993. CRITICAL ART ENSEMBLE: Distrbio Eletrnico. So Paulo: Conrad, 2001. FLUSSER, Vilm: Ensaio sobre a fotografia - para uma filosofia da tcnica. lisboa: Relgio D'gua, 1998.

HOWES, David: Sensual Relations - engaging the senses in culture and social theory. University of Michigan Press, 2003 LIPOVETSKY, Gilles: Tempos hipermodernos. (traduo de Mario Vilela). So Paulo: Editora Barcarolla, 2004. MARCHAND, Phillip: Marshall McLuhan: the medium and the messenger. MIT Press, 1998. McLUHAN, Marshall: Os meios de comunicao com extenses do homem. (traduo de Dcio Pignatari). So Paulo: Cultrix, 2001 MERLEAU-PONTY, Maurice: Fenomenologia da percepo. (traduo de Carlos Alberto Ribeiro de Moura). So Paulo: Martins Fontes, 1994. RANCIRE, Jacques: A partilha do sensvel - esttica e poltica. (traduo de Monica Costa Netto). So Paulo: EXO experimental.org / 34 ed. , 2005 VIRILIO, Paul: Cibermundo: a poltica do pior. (traduo de Francisco Marques). Lisboa: Teorema, 2000.

BIO

Srgio R. Basbaum (So Paulo, 1964), PhD, artista e professor, tem focado seus interesses de pesquisa em no cruzamento interdisciplinar entre percepo, arte e tecnologia. Publicou em 2002 um livro sobre sinestesia e arte tecnolgica, e, como compositor, lanou em 1999 um lbum de msica instrumental brasileira.

Potrebbero piacerti anche