Sei sulla pagina 1di 27

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

Jos Carlos do Anjos*

Resumo. Neste artigo, o autor discute as bases epistemolgicas bachelardianas das obras de Bourdieu e Foucault tendo em vista avaliar-lhes a pertinncia para uma sociologia da Modernidade na periferia. O que Bachelard fundou foi uma modalidade de reconstruo racional associada a uma historizao que se contrape ao positivismo na medida em que enfatiza o carter criativo e inventivo da fenomenotcnica cientfica. Bourdieu assume de Bachelard a injuno ruptura epistemolgica entre o fenmeno que se reconstitui na cincia e aquele que se apresenta ao senso comum. Foucault usa o modo de demonstrao bachelardiano das razes fantsticas das cincias para desmantelar as pretenses das cincias humanas. Sugere-se, neste artigo, que a extenso da posio epistemolgica foucaultiana heuristicamente mais fecunda e permanece promissora para os lugares de enunciao com pretenso de desvelamento do modo como a Modernidade apresenta-se na periferia. Palavras-chave: Michel Foucault. Pierre Bourdieu. Gaston Bachelard. Modernidade.

Introduo Quando parece ter soado a hora do balano na produo de toda uma gerao de intelectuais franceses que marcaram a segunda metade do sculo XX, poucas das sries de avaliaes que o falecimento de Pierre Bourdieu desencadeou e que a comemorao * Jos Carlos dos Anjos professor do Departamento de Sociologia e do PPG
em Sociologia da UFRGS.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

do vigsimo ano de falecimento de Michel Foucault reabriu voltaram-se para os fundamentos epistemolgicos de todo esse movimento intelectual para avaliar-lhe as possibilidades de continuidades e os perfis de superaes no acmulo. Na verdade, tais balancetes parciais vm sendo feitos, desde a dcada de setenta, a cada falecimento, de Barthes a Deleuze, passando por Poulantzas, Lacan, Althusser, sem que se aponte, nos esplios desses que os detratores rapidamente cunharam de estruturalistas ou psestruturalistas, como as superaes desenham-se nas brechas dos acmulos possveis. Sobretudo pouco se avaliou sobre o transplante desse tipo de estrutura terica engendrada nas condies especficas dos pases centrais quando utilizada em anlises cujo foco emprico a modernidade perifrica. As nfases dominantes na busca dos ndulos centrais desse pensamento, quando no homogenezam essa gerao de pensadores sob supostas premissas comuns estruturalistas, destacam traos idiossincrticos que tambm impedem comparaes mais srias. Assim, se ressalta ora o veio Nietzscheano de Foucault, ora a grande sntese dos clssicos da Sociologia em Bourdieu, no se percebendo o que os dois pensadores tm em comum e que os diferencia de Althusser, Barthes e Poulantzas, por exemplo. Este artigo pretende ressaltar que o potencial universalizador das anlises contidas nas obras de Foucault e Bourdieu deve-se a uma especial proposta de articulao entre as dimenses terica e emprica das pesquisas de modo a tornar a teoria sempre uma reinveno a cada obra. O texto busca ainda destacar o quanto Bachelard e Canguilhem so os obreiros menos visveis desse subsolo epistmico onde comumente se encontra estampada a presena ou do estruturalismo, ou de Nietzsche. Histria das cincias deslocando o tribunal da razo fcil demonstrar que os estranhos anos 60 do debate filosfico e sociolgico francs provm de uma mesma matriz filosfico-epistmica at porque Foucault, Bourdieu e seus
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

140

Jos Carlos dos Anjos

comentadores repetem, exausto, serem contra o existencialismo sartriano ao qual Bachelard e Canguilhem foram jogados de modo a abrir um novo espao de problemas alheios filosofia do sentido, do sujeito e do vivido que marcou a apropriao da fenomenologia na Frana dos anos 50.
Mas suprimam Canguilhem e vocs no compreendero mais grande coisa de toda essa srie de discusses que ocorreram entre os marxistas franceses; vocs no mais apreendero o que h de especifico em socilogos como Bourdieu, Castel, Passeron, e que os marca to intensamente no campo da sociologia [...] (Foucault, 2000, p. 353).

E o que os marca to intensamente? Sugere Foucault (2000) que a historizao radical do saber, da racionalidade e do conceito. A meu ver, essa historicizao que pode ser tomada como o a priori do pensamento contemporneo d-se na Frana, com trs marcas distintivas: l) a nfase na descontinuidade dos processos de reorganizao do saber, de modo a se desconstiturem, simultaneamente, as pretenses de uma histria de acumulao linear de conhecimentos e a busca de fundamentaes filosficas ltimas para as cincias; 2) em segundo lugar, o radicalismo da aposta no carter construdo do objeto cientfico, que retira quaisquer possibilidades de aproximao entre a construo sociolgica ou arquegenealgica e as teorias nativas, o senso comum, a doxa instituda ou as retricas militantes; 3) por fim, a recusa a reflexes intimistas, tanto na relao leitor e autor quanto nas possibilidades de exposio da comunho intersubjetiva entre o pesquisador e o pensamento e emoes dos pesquisados. Essa recusa d-se em favor de uma reflexividade que toma para anlise no a intimidade dos sujeitos, mas a estrutura do mundo escolstico de onde emanam as possibilidades de enunciao em jogo. Tanto em Bourdieu como em Foucault, est em jogo analisar e expor o saber escolstico enquanto o lugar de emanao de formas de racionalizao do social que institucionalizam relaes de poder.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

141

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

Passo a explicitar a presena de Bachelard em cada um dos trs pontos. Desde Bachelard, incisiva, na Frana, a historizao radical dos modos do dizer verdadeiro, seus efeitos de poder, conjuntamente com a rejeio chantagem de que a recusa s filosofias primeiras do conhecimento, em favor da historicizao do saber, significaria uma queda no irracionalismo. Se o saber cientfico no tomado como simplesmente progressivo, a reconstruo das possibilidades do jogo entre o verdadeiro e o falso precisa ser recolocada em novos termos. Retificar, corrigir, reconstituir continuamente os modos do dizer o verdadeiro significa, simultaneamente, que o jogo do esclarecimento produz clareiras e que a acumulao nunca se deixa organizar na longa narrativa do encontro do homem com a verdade.
Concebendo que ela se relaciona com a histria dos discursos verdicos, ou seja, com os discursos que se retificam, se corrigem, e que operam em si mesmos todo um trabalho de elaborao finalizado pela tarefa do dizer verdadeiro (Foucault, 2000, p. 339).

142

O segundo tpico, a noo de objeto construdo, tambm tem uma regularidade em larga medida fundada na epistemologia de Bachelard. de Bachelard a noo de que a pesquisa deve reivindicar um realismo prprio da cincia, uma busca da realidade que no se compromete com os fenmenos na forma como se apresentam ao senso comum.1 Em Bachelard, o real j sempre est em relao dialtica com a razo cientfica, precisando ser reconstrudo em laboratrio. Acima do sujeito e alm do objeto imediato, a cincia moderna funda-se no projeto enquanto mediao de um fenmeno que s se apresenta atravs da teoria encarnada nas tcnicas de pesquisa. A experimentao funde o fenmeno, aps depurado, nos moldes dos instrumentos cientficos, e desses instrumentos devemos dizer que so teorias materializadas em formas laboratoriais. No h fenmeno cientfico sem a marca da teoria, e a teoria cientfica demarca-se como trabalho porque encarna-se em instrumentos
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

de pesquisa. Nesse sentido, a observao cientfica sempre uma observao polmica, sempre construda numa insurgncia contra o modo como o fenmeno apresenta-se ao senso comum e como se apresentou no estgio anterior ao labor cientfico. Nessa injuno epistmica, no h separao entre a observao cientfica e a demonstrao, entre a demonstrao e a polmica contra o erro. A cincia reconstri o real reconstruindo teoricamente seus esquemas e instrumentos de apreenso num refazer contra o que j foi feito e visto. Percebe-se com nitidez esse conjunto de injunes epistmicas nos poucos extratos mais metodolgicos dos escritos de Foucault. Tratando da evidncia com que a obra ou o livro impe suas fronteiras ao senso comum, Foucault reduplica a insurgncia de Bachelard contra a nitidez dos objetos que se apresentam como dados:
Trata-se, de fato, de arranc-las de sua quase-evidncia, de liberar os problemas que colocam; reconhecer que no so o lugar tranqilo a partir do qual outras questes podem ser levantadas (sobre a sua estrutura, sua coerncia, sua sistematicidade, suas transformaes), mas que colocam por si mesmas todo um feixe de questes (que so? Como defini-las ou limitlas? A que subconjuntos podem dar lugar? Que fenmenos especficos fazem aparecer no campo do discurso?). Trata-se de reconhecer que elas talvez no sejam, afinal de contas, o que se acreditava que fossem primeira vista. Enfim, que exigem uma teoria (Foucault, 1987, p. 29).

Reconstruir laboriosamente um objeto destruir sua evidncia para, no lugar do senso estabelecido, fazer emergir um feixe de relaes de fora de que a aparncia o objeto em sua forma primeira apenas uma parte, um modo de funcionamento. O papel da teoria na reconstruo do objeto , fundamentalmente, o de impor rupturas: no s contra a aparncia, polemizando contra a
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

143

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

evidncia com que o real se nos apresenta, mas tambm contra a busca do sentido ou da verdade do fenmeno na inteno do ator (ou autor de uma obra):
Para estarmos seguros de no relacion-la com operadores de sntese puramente psicolgicos (a inteno do autor, a forma de seu esprito, o rigor de seu pensamento, os temas que o obcecam, o profeta que atravessa sua existncia e lhe d significao) e podermos apreender outras formas de regularidade, outros tipos de relaes (Foucault, 1987, p. 29).

144

A injuno ruptura com o senso estabelecido (como comum, institucional ou cientfico) obseda de forma mais intensa ainda os escritos de Bourdieu, inserido como esteve na reconstruo dos fundamentos metodolgicos dessa cincia a Sociologia que lhe parecia particularmente historicizante. Reconstruir o objeto cientfico expor estruturas no-evidentes, historicamente contingentes e que tornam possveis as evidncias da doxa estabelecida, comum ou escolstica. numa luta contra a doxa estabelecida que a reorganizao conceitual destri o objeto prconstrudo, para fazer emergir o inusitado:
Todavia, construir um objeto cientifico , antes mais e, sobretudo, romper com o senso comum, quer dizer, com as representaes partilhadas por todos, quer se trate dos simples lugares-comuns da existncia vulgar, quer se trate das representaes oficiais, freqentemente inscritas nas instituies, logo, ao mesmo tempo, na objetividade das organizaes sociais e nos crebros (Bourdieu, 1999, p. 34).

Dos trs tpicos listados acima, restaria ainda destacar que, da histria das cincias, tal como iniciada por Bachelard, resulta um tipo de exerccio de reflexividade que tende a colocar sob suspeita a prpria instituio de onde emana a pretenso crtica da razo. ,
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

em primeiro lugar, a prpria posio de crtico que se transforma num lugar incmodo, submetido a um implacvel processo de objetivao. Mas a recusa a esse lugar, cunhado de posio do intelectual total, emblematicamente atribudo figura de Sartre, toma direes diferentes: Bourdieu e Foucault representam, no seguimento da histria das cincias, de Bachelard, duas possibilidades de sada para a questo da historicidade do saber filosfico que evitam, simultaneamente, cair numa filosofia da histria com seus riscos de totalizao no presente como realizao e exegese absoluta do passado e o perigo correlato do historicismo, que reduziria as estruturas internas dos processos de cognio s contingncias dos fatores que externos a cognoscibilidade. O primeiro risco foi enfrentado de forma mais obsessiva por Bourdieu, a ponto de lhe impor um deslocamento para fora da Filosofia e uma aposta radical na sociologia do saber escolstico; o segundo risco, o do historicismo relativista, est mais equacionado por Foucault, e contra esse ltimo risco que emerge a alternativa de uma ontologia da vida e do poder. Mas ambos se colocam na busca de alternativas entre Hegel e Heidegger. A questo escapar de uma filosofia que valida a si mesma atravs de sua prpria soberania e evitar ter que cair numa relativizao tal da razo que esta no pode ser dissociada, em sua histria, das inrcias, dos embotamentos e das coeres que a submetem (Bourdieu, 1998, p. 357). Sob a injuno de uma reflexo radical sobre o lugar de onde emana o discurso com pretenso de ponto-de-vista privilegiado sobre o real, Bourdieu deserta de vez de qualquer tentativa de buscar, na filosofia das cincias, bases epistemolgicas para a praxiologia a que se prope. As crticas s pretenses fundamentadoras de sua disciplina de origem levam-no a uma Sociologia reconstruda teoricamente como espao por excelncia da destituio das arrogncias do pensamento escolstico. O que est em jogo historizar a pretenso ao domnio exclusivo de uma verdade, levando-se em conta que se est enunciando num espao de uma multiplicidade de vises em combate. Todos os empreendimentos filosficos mais relevantes para resolver a contradio de dizer historicamente a verdade das
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

145

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

verdades historicamente construdas oscilam entre a filosofia da histria (Hegel) e uma ontologia fundante da historizao (Heidegger) e encaminham-se para uma mesma lgica, que a tpica do campo filosfico: a des-historicizao.

146

Para alm das diferenas, tm em comum o fato de aniquilarem a Histria enquanto tal, fazendo coincidir o alfa e o mega, a arche e o telos, o pensamento passado com o pensamento presente que o pensa melhor que ele se pensou segundo a frmula de Kant que todo o historiador da filosofia reinventa espontaneamente a partir do momento em que entende dar sentido ao seu empreendimento (Bourdieu, 1998, p. 37).

na explicitao das bases sociolgicas da ontologia de Heidegger que as pretenses imperialistas da Sociologia de Bourdieu ficam mais explcitas. Heidegger estaria anexando a Histria Filosofia ao propor uma ontologia cuja ambio denegada dar um fundamento a si prpria que inseparvel da recusa de tomar conhecimento da gnese emprica dessa ambio (Bourdieu, 1998, p. 40). Contra a hermenutica ontolgica, em sua pretenso de encontrar a fora da lucidez numa reapropriao autntica do sentido originrio do passado que sobrepujaria os limites inerentes s preconcepes do historiador, Bourdieu toma o partido do historiador e pretende uma histria do campo escolstico como nica fonte possvel de lucidez (cientfica). Se as cincias humanas procedem necessariamente a uma historicizao de todo o espao da representao, a Filosofia s pode erguer contra elas uma historicidade da verdade que as cincias no dominam e que se d ou pela hermenutica filosfica, ou por uma filosofia da histria que est alm do labor historicizante fundado na empiria. Investindo contra essas duas possibilidades de des-historicizao, Bourdieu enquadra o movimento de Foucault, de Derrida e do conjunto da vanguarda da Filosofia francesa dos
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

anos 60 no mesmo quadro das lutas da ontologia hermenutica de Heidegger contra a historicizao radical. Os pensamentos filosficos francs e alemo so vistos pelo socilogo como luta contra as cincias sociais do seu tempo, nomeadamente a que consiste em virar contra as cincias as suas prprias aquisies (Bourdieu, 1998, p. 24). A proposta sociolgica desfazer as pretenses de lucidez filosfica, colocando, no lugar do golpe do sentido originrio que fundaria filosoficamente a historicidade, a anlise histricosociolgica da lgica especfica do campo escolstico e das disposies e crenas socialmente reconhecidas num momento dado do tempo como filosficas ou cientficas. Essa seria a nica possibilidade que uma anlise dos processos de produo do conhecimento teria de escapar parcialmente das contingncias histricas que pesam sobre ela mesma. Referir a histria dos conceitos ou dos sistemas filosficos histria social do campo filosfico parece negar na sua prpria essncia um ato de pensamento tido por irredutvel s circunstncias contingentes e anedticas do seu aparecimento (Bourdieu, 1998, p. 37). Diferente da Filosofia, que se prope a se purificar das contingncias da Histria, a Sociologia da Sociologia seria capaz de voltar as armas da Histria contra si mesma no movimento de objetivao da relao do socilogo com relao a seu objeto de estudo e na objetivao da tentao do socilogo de objetivar seus concorrentes, fazendo uso da cincia das estratgias para colocar essa estratgia especial o poder da objetivao a seu favor de modo privilegiado (Bourdieu, 1998, p. 54). Cada campo escolstico institui um conjunto de pontos de vista com pretenses universalidade e que so necessariamente concorrentes entre si. A sublimao das pretenses imperialistas de cada campo realiza-se de forma mais acabada na Sociologia porque s ela explicita como os agentes, na sua luta para imporem o veredicto imparcial, quer dizer, para fazerem reconhecer a sua viso como objetiva, dispem de foras que dependem da sua pertena a campos objetivamente hierarquizados e da sua posio nos campos respectivos (Bourdieu, 1989, p. 55). O privilgio epistemolgico da Sociologia
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

147

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

residiria no fato de que s ela proporcionaria as condies de utilizao das ferramentas analticas de seu tempo contra as pretenses de acesso privilegiado ao real que emanam de seu prprio espao. Ao aplicar ao prprio socilogo essa exegese sociolgica, a Sociologia crtica o destitui da posio do censor que traa as fronteiras doreal. A conseqncia desse desdobramento epistemolgico o desengajamento da Sociologia de qualquer militncia a favor da definio ou redefinio das fronteiras do mundo social ou de previses profticas que podem se transformar em prescries mais ou menos autorizadas pelos usos emblemticos dos recursos retricos da cientificidade. A arqueologia das cincias humanas como evacuao O empreendimento de Foucault pode ser visto como o inverso estrutural daquele de Bourdieu numa mesma matriz epistmica. Trata-se, ainda aqui, de desmantelar as pretenses da fundamentao ltima que legitimaria ideologicamente a verso do enunciador atual. Tal desmantelamento faz-se articulando a histria do saber histria das relaes de poder, historicizao essa que no deixa de ser um empreendimento filosfico. contra as cincias humanas que essa historicizao processa-se e, portanto s pode se apresentar como ontologia histrica. Em lugar da posio assumida por Bourdieu, de usar as cincias humanas para anexar territrios analticos Filosofia, trata-se, em Foucault, de erigir a Filosofia contra as cincias humanas num modo de operar to historicizante quanto o dessas mesmas cincias. A injuno bachelardiana a que se transforme o fazer filosfico em trabalho com dimenso emprica sob o modelo sombrio dos pequenos acmulos permanentes tpico dos cientistas est tambm presente em Foucault, mas de um modo diferente daquele operado na obra de Bourdieu. Bourdieu retira de Bachelard a possibilidade de demarcar a fenomenologia cientfica daquela do senso comum, enquanto Foucault usa o modo de demonstrao bachelardiano das razes fantsticas das cincias para desmantelar as pretenses das
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

148

Jos Carlos dos Anjos

cincias humanas. Nem teoria nem proposta de uma nova metodologia para se fazerem as cincias do mundo social; trata-se de, para o Foucault da arqueologia, situar, nas grandes conformaes discursivas, cujas unidades parecem-nos naturalizadas, as perturbaes de continuidade, as rupturas, as descontinuidades que tornariam insustentvel o brilho original das cincias atuais. Desordenar o senso estabelecido sobre a importncia dos discursos constitui a primeira investidura de Foucault para desestabilizar as cincias humanas e suas pretenses de autofundamentao numa longa histria do esprito humano. A noo de descontinuidade toma um lugar importante de instrumento e objeto de pesquisa impondo recortes inditos cujo fio condutor s pode ser dado pelas injunes das problemticas presentes. No se trata, portanto, de um empreendimento historiogrfico de busca das origens, da procura dos antecedentes e de reconstituio de tradies. A histria reaparece nessa discusso filosfica como jogo de correlaes, quadro de relaes, sries de sries, espao de uma disperso de foras sociais. O efeito de superfcie dessa crtica do documento a desorganizao de todo o nosso espao categorial, de modo a fazer surgirem novas indagaes, questes inusitadas, problemticas at ento no-formulveis e que desestabilizam nossas certezas atuais. Esse efeito o que conduz, na verdade, as apostas em termos de recorte de perodos e estabelecimento de corpus discursivos. Essa chamada ao trabalho minucioso de organizao, seriao, seleo e identificao das grandes questes filosficas no interior de uma documentao vasta, local e relegada como impertinente impe uma nova modalidade de erudio: o conhecimento exaustivo de um colecionador de textos menores de uma poca anterior e cujos efeitos so mais contundentes na atualidade do que os grandes textos j demasiadamente discutidos e, portanto, de algum modo neutralizados em seus efeitos prticos. Essa uma das vertentes das mais conseqentes da histria das cincias, cujo modelo encontrado em Bachelard e transplantado para a analtica do social. Trata-se de desconstituir as formulaes
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165x, jan./dez. 2004

149

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

estabelecidas, por meio da exposio do comeo abrupto de um novo modo de enunciar a ruptura em que de forma vacilante e incerta ainda se explicitam as normatizaes mais arbitrrias que depois sero matizadas, naturalizados e revestidas de capas humansticas. A conseqncia mais explosiva desse tipo de empreendimento terico a dissoluo da longa fiao do progresso da conscincia ou ideologia da razo, isso que gerou a mais intensa controvrsia terica da segunda metade do sculo XX francs sob o ttulo de morte do sujeito. Contra a teleologia que busca dar sentido inrcia do passado numa totalidade cujo sentido deriva das injunes presentes, Foucault nos prope uma problematizao do presente atravs da desorganizao dos corpora textuais do passado. Esse tipo de empreendimento histrico-filosfico desabriga a soberania da conscincia dissolvendo a funo fundadora de sujeito e a iluso da restituio do passado numa totalizao que seria a tomada de conscincia do si do humano na histria. Essa descentralizao do sujeito e da histria, que pode ser visto como caudatrio de uma histria marxista de teor descontinusta, da genealogia de Nietzsche, da psicanlise, da etnologia e da lingstica estruturalista, prope-se a desmantelar o uso ideolgico da histria totalmente referida atividade sinttica do sujeito, a desfazer as ltimas sujeies antropolgicas presentes ainda nas cincias do homem, para fazer ver o ser que se d errante e descontnuo. a partir dessa operao sistemtica de relativizao do humanismo ocidental que Foucault se coloca a questo das condies de possibilidades das cincias humanas. As cincias humanas emergiram quando deslocamentos epistemolgicos tornaram possvel tomar como objeto o fato de sujeitos terem representaes. Isso nada mais do que um acontecimento discursivo. No se trata da tomada de conscincia de um objeto sempre j a, nem de um refinamento e mais preciso na abordagem de fatos sobre os quais sempre j se discursara. Trata-se da emergncia de algo novo, datado e com um prazo de validade. quando a Biologia libera o conceito
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165x, jan./dez. 2004

150

Jos Carlos dos Anjos

de estrutura, a Economia torna tratveis, no plano da conscincia, os conflitos dotados de leis prprias resultantes da complexificao da produo e das trocas e quando a Lingstica indica a persistncia dos sistemas significantes sob nossas representaes, que uma descontinuidade discursiva instaura-se para fazer emergir o homem como o plano em que a estrutura, o conflito e o sistema duplicamse na representao que se pode fazer dos fenmenos biolgicos, econmicos e lingsticos.
L onde se liberam representaes, verdadeiras ou falsas, claras ou obscuras, perfeitamente conscientes ou embrenhadas na profundidade de alguma sonolncia, observveis direta ou indiretamente, oferecidas naquilo que o prprio homem enuncia ou detectveis somente do exterior (Foucault, 1995, p. 369).

As cincias humanas emergem como dobras da Biologia, da Economia, da Filologia uma das teses polmicas de As palavras e as coisas sobre a qual no se tiraram ainda conseqncias para os esforos atuais de interdisciplinaridade , etnocincias especficas dessa regio epistmica que o humanismo ocidental. Nesse sentido, a Psicologia seria uma biologia etnizada pelo humanismo dessa fase cultural ocidental, assim como a Sociologia seria um desdobramento regional da Economia, e a Antropologia com relao Filologia. A injuno de se historizarem radicalmente as possibilidades do conhecimento para se chagar ao a priori de onde emergem as cincias do homem no deve aqui correr o risco da antropologizao dos demais espaos da episteme moderna. No se trata, em Foucault, de se fazer uma Sociologia das cincias, mas de se fazer uma ontologia das relaes de foras entre formaes discursivas. Nesse sentido, as cincias humanas aparecem como duplicao com pretenses transcendentais em relao s outras cincias, numa espcie de mobilidade transcendental:

Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

151

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

No cessam de exercer para consigo prprias uma retomada crtica. Vo do que dado representao ao que torna possvel uma representao, mas que ainda uma representao. De maneira que elas buscam menos, como as outras cincias generalizarse [...] do que desmistificar-se sem cessar: passar de uma evidncia imediata e no-controlada a formas menos transparentes, porm mais fundamentais (Foucault, 1995, p. 381).

152

por se situar entre a analtica da finitude e a Biologia, a Economia e a Lingstica que as cincias humanas tm um estatuto epistmico problemtico. Efetivamente tratam como objeto o que sua condio de possibilidade, vo do que dado representao para o que toma possvel a representao, so cincias que se fazem num movimento que vai de uma evidncia no-controlada s formas mais fundamentais que garantem a emergncia de representaes. Trazem subjacente o projeto de reconduzir a conscincia s suas prprias condies reais de possibilidade. contra esse jogo, que ainda o de Bourdieu, que a arqueologia se investe: uma ontologia no lugar de uma sociologia das representaes que precisaria depois fazer uma sociologia de si mesma. Desse prisma, compreendem-se de um modo novo alguns fenmenos inslitos das cincias humanas contemporneas. O lugar simultaneamente marginal e central nas cincias humanas das etnocincias deve-se ao fato de que todas elas so basicamente etnocincias. Sendo as cincias humanas no mais do que reduplicao da Economia, da Biologia e da Lingstica, a Etnobiologia, por exemplo, seria objeto privilegiado de uma anlise que nunca deixaria de tambm ser ela mesma uma etnocincia. Mas, diz-nos Foucault, a etnocincia efetivamente apenas isso, uma hipoepistemologia, percurso marginal no empreendimento epistmico atual. Da mesma forma, a Antropologia Econmica nunca se firmou como ramo interessante da Economia e nem mesmo se consolidou como disciplina interior Etnologia.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

A recusa de Foucault em reconhecer estatuto de cincias para as cincias humanas no se deve falta de rigor cientfico, pelo menos no sentido de ausncia do tipo de formalizao de que a matematizao poderia ser um ndice, mas pelo efeito de transferncia de modelos externos, precisamente pelo efeito antropologizante dessa transferncia do plano sistmico para um plano de representao que tem o homem como centro. A oposio entre estrutura e ao ou entre explicao e compreenso (objetivismo versus subjetivismo) aparece deslocada, nessa anlise foucaultiana, na exposio dos jogos de oposies e combinaes de modelos conceituais retirados da Biologia, Economia e Lingstica. Enquanto predominou, nas cincias humanas, o triedo conceitual funo, conflito e significao, essas cincias tenderam a uma arriscada e insustentvel antropologizao dos saberes. Quando predominaram os conceitos mais sistmicos (objetivistas) de sistema, regras e normas, as cincias humanas passaram a enfrentar a representao no que ela carrega de dimenso inconsciente, informulvel: o impensado, o sistematismo que torna a representao possvel e que no se deixa pensar a si mesma, a menos que se abandone o ponto de vista do humano como lugar de emergncia do sujeito da anlise. Sobretudo no momento de As palavras e as coisas, Foucault parece querer se ver situado no interior desse grande movimento geral de desantropologizao dos saberes de que a Psicanlise e a Etnologia estruturalistas so expresses proeminentes. Porm, uma ambio de fundo demarca Foucault do estruturalismo das cincias humanas: um outro projeto no apenas alternativo s cincias humanas, mas que pode tom-las como objeto; um projeto que no aquele que faz a dimenso inconsciente recuar medida em que a conscincia interpelada em suas condies de possibilidade. Tratase de enfrentar diretamente a dimenso impensada das prprias cincias humanas. Se nos lembrarmos que, na arqueologia, Foucault prope outras modalidades de carter no necessariamente epistmicos de problematizao do presente, podemos tomar esse esforo
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

153

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

arqueolgico de As palavras e as coisas como uma posio discursiva deslocada em relao s cincias do homem e simultaneamente em relao a quaisquer padres de cientificidade. Trata-se aqui de uma problematizao radical da atualidade num discurso sem estatuto, destitudo de autoridade epistmica, definitivamente a-cientfico. Sem entender essa possibilidade de uma critica no-epistmica, Habermas (1990) ter a pretenso de desmantelar a arqueologia e genealogia, na medida em que Foucault ver-se-ia impossibilitado de alicerar cientificamente sua demonstrao da relao problemtica entre cincias humanas e as formas locais de relaes de poder. Segundo Habermas, esse empreendimento correria sempre o risco de ver seu arsenal relativizador destituindo o prprio lugar de emergncia do discurso foucaultiano. Essa uma questo que se pode colocar a quem tem a pretenso de cientificidade. Para aquele que se situa no operar de uma poltica do presente, a questo da fundamentao da prpria possibilidade de enunciao no se coloca. A guerra contra as tcnicas de identificao, que institucionalizam sujeitos a partir dos esquadrinhamentos investigativos tpicos das cincias humanas, d-se pela recusa a autolocalizao.
Existe em muita gente, penso eu, um desejo semelhante de no ter de comear, um desejo de se encontrar, logo de entrada, do outro lado do discurso, sem ter de considerar do exterior o que ele poderia ter de singular, de terrvel, talvez de malfico. A essa aspirao to comum, a instituio responde de modo irnico; pois que toma os comeos solenes, cerca-os de um crculo de ateno e de silncio, e lhes impe formas ritualizadas, como para sinaliz-los distncia (Foucault, 1970, p. 6).

154

Essa recusa significaria um ponto cego e uma desvantagem com relao tradio hermenutica ou localizao histrica de uma sociologia crtica tal como faz Bourdieu? De fato, Foucault no deixa de tomar como tema de reflexo, para se auto-situar com
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

quase a mesma intensidade emprica que aparece em Bourdieu , o momento histrico de emergncia da histria das cincias de que ele mesmo se faz caudatrio. Mas trata-se aqui de uma poltica de problematizao do presente. Na modificao do prefcio dedicado obra de Canguilhem O normal e o patolgico, Foucault retoma a histria da Histria das Cincias, pelo momento em que Husserl introduzido na Frana. Aprofunda-se na Frana, com a instalao dessa referncia filosfica, a questo da historicidade do conhecimento, e o debate desdobrase em duas possibilidades de se negar o empreendimento de busca de uma fundamentao primeira:
Pronunciadas em 1929, modificadas, traduzidas e publicadas pouco depois, as Meditaes cartesianas foram precocemente o que esteve em jogo em duas leituras possveis: uma que, na direo de uma filosofia do sujeito, procurava radicalizar Husserl e no devia tardar a reencontrar as questes de Sein und Zeit; tratase do artigo sobre a Transcendance de lego, em 1935; a outra que vai remontar aos problemas fundadores do pensamento de Husserl, os do formalismo e do intuicionismo (Foucault, 2000, p. 354).

De um lado, coloca-se a questo da insero da existncia no mundo da vida e a possibilidade da abertura de uma pesquisa sobre a historicidade fundamental do ser, programa de investigao que encontra na Frana expresses maiores em Sartre e Merleau-Ponty. De outro lado, situa-se a insero das cincias numa histria da razo cujas contingncias, por serem prosaicas, demandam apenas a metodologia do historiador para uma matria subtrada s formas institudas de filosofar. Trata-se, nessa segunda linhagem, a de Bachelard e Canguilhem, de fazer funcionar a Filosofia e os temas do Aufklrung em domnios bem precisos da histria das cincias. Mas a amplitude desse novo modelo de filosofar no se restringe a essa delimitao
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

155

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

no estudo histrico das cincias: possvel, mais ainda, perguntar aos processos de racionalizao pelas suas ligaes a formas de dominao e hegemonia poltica. essa a extenso que Foucault particularmente d histria das cincias praticadas por Canguilhem e Bachelard. Mas qual a filosofia dessa histria das cincias? Aqui a proposta de Foucault faz-se diferente da de Bourdieu: no se trata de uma histria maneira da histria geral. No modo como Foucault l o empreendimento de Canguilhem, faz-se ressaltar uma perspectiva ontolgica especfica: a da histria epistemolgica especfica da Biologia. Evitando o reducionismo sociolgico, cada cincia levantaria seus problemas especficos para o historiador a partir de uma ontologia prpria. Para o historiador das cincias tal como visto por Foucault, o que est em jogo a questo da relao entre o ponto de vista do historiador e o ponto de vista do cientista. A ontologia perspectivista o modo como o perspectivismo do historiador dissolve-se na ontologia da cincia historizada. E a ontologia prpria ao momento atual da Biologia emerge do modo como o ser do homem enraza-se na vida: do logos do cdigo e da decodificao, emerge a possibilidade do erro como especificidade da vida, e a conceitualizao do mundo, tpica do humano, aparece apenas como uma duplicao das possibilidades do erro prprias da vida:
O fato de o homem viver em um meio conceitualmente arquitetado no prova que ele se desviou da vida por qualquer esquecimento ou que um drama histrico o separou dela; mas somente que ele vive de uma certa maneira, que ele tem, com seu meio, uma tal relao que ele no tem sobre ele um ponto de vista fixo (Foucault, 2000, p. 363).

156

A fenomenologia hermenutica, como uma das fontes do construtivismo mais intenso das cincias humanas na atualidade, instaurou o mundo vivido como o sentido originrio de qualquer ato de conhecimento. Em contraposio, a ontologia do bilogo
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

encontra as condies de possibilidade do conhecimento do lado do vivente. Trata-se do sistema vivo em lugar da conscincia reemerge aqui uma das polmicas mais caras trajetria do filsofo herdeiro do historiador das cincias: o anti-humanismo que contrape sistema conscincia, ao vivido, ao sentido originrio. No limite, a vida da seu carter radical o que capaz de erro, por isso, preciso interrog-la sobre esse erro singular, mas hereditrio, que faz com que a vida desemboque com o homem, em um vivente que nunca se encontra completamente adaptado, em um vivente condenado a errar e a se enganar. (Foucault, 2000, p. 364). Inserido o saber no errar daquele ser que nunca se adapta plenamente, libera-se a questo do poder como modalidade artificial de adaptao sempre presente nas relaes sociais. Filosofar tornase o ato de perseguir o erro, de interrog-lo quando esse erro ganha a forma das relaes de poder, interpelao essa que se d numa definitiva incapacidade de se fundamentar a si mesma, pura busca fadada ao fracasso do se adaptar do ser errante. A oposio do verdadeiro e do falso, os efeitos de poder e as instituies que se associam a essa partilha inserem-se assim no mago da vida como a possibilidade de perturbao no sistema informativo do vivente. A vida apresenta-se, ento, como cdigo sujeito a perturbaes. O que cabe aqui perguntar a partir dessa insero da histria das cincias nessa ontologia do vivente , em primeiro lugar, sobre seus efeitos epistmicos: se for sobre o erro ontolgico de ser vivente que se instala a partilha verdade/erro, essa ontologia instala-se sobre as pretenses de verdade para perguntar pelas dimenses de poder associado a perturbaes duplicadas nos cdigos tpicos dos viventes. Quais so as condies de possibilidades de retificao dos erros? Em segundo lugar se a ontologia que deriva da histria das cincias biolgicas uma das ontologias possveis, outras ontologias derivariam da histria de outros campos epistmicos. Uma ontologia perspectivista e pluralista emanaria desse procedimento de historicizao das cincias, caso Foucault tivesse tido tempo para a retomada das questes deixadas pendentes na arqueologia? Se for
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

157

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

158

certo que, com a genealogia, Foucault vai preferir se dedicar s formaes discursivas menos epistemologizadas do que aquelas de cincias como a Biologia a que Canguilhem se dedicara para perceber nelas as modalidades de relao saber-poder, tambm se poderia perguntar em que medida desdobramentos em termos de estudos sociais das cincias como os de Latour no retomam um programa deixado em aberto na arqueologia.

Da ruptura epistemolgica ao erro Para resumir a discusso anterior, diria que, nessa histria das cincias de matriz bachelardiana, Foucault opera um deslocamento conceitual de tal modo que, no lugar da descontinuidade, enfatizada na arqueologia, aparece o erro em seu ltimo texto publicado em vida. O peso desse deslocamento numa contraposio com Bourdieu (particularmente o das Meditaes Pascalinas) o ltimo tpico a ser explorado neste artigo. A genealogia poderia, luz desse ltimo texto, ser lida como a analtica das imensas possibilidades do erro. Essa analtica foi uma obra construda contra a teleologia da razo. Para se tomar um exemplo de vulto similar, como essa historicizao da razo pelo seu inverso o erro demarca-se da historicizao da racionalidade no pensamento da escola de Frankfurt? No se buscam, na obra de Foucault, os efeitos perversos dos grandes processos de racionalizao. Trata-se de decompor a noo de racionalizao em processos especficos e localizados, de analisar processos restritos de hierarquizao, modalidades pouco articuladas de padronizao, instncias precrias de adaptao dos grandes imperativos de racionalizao e que sofrem as resistncias das foras locais, a lenta eroso das injunes dominantes. So esses processos errantes de adaptao dos mltiplos esforos de racionalizao dominantes que podem ser submetidos a anlises minuciosas sob conceitos como os de dispositivos, governabilidade, biopoder, saber-poder.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

Ao retomar, de Canguilhem, a noo de erro, Foucault esboa seu ltimo gesto explcito de deslocamento em relao Heidegger. Do ser disciplinado pelo modelo do aprisionamento moderno ressaltado em Vigiar e Punir ao carter errante da confisso sexual, trata-se da ontologia do erro, de um vivente que nunca se encontra completamente adaptado, em um vivente condenado a errar e a se enganar (Foucault, 2000, p. 364). A noo de erro no permite aqui uma unificao totalizante da experincia humana. O que essa noo permite abrir a idia da multiplicidade incorrigvel das experimentaes. No se trata de encontrar, nessa espcie de nomadismo do ser errante, uma espcie de essncia do homem. At ao ltimo texto, Foucault permanece anti-humanista nesse sentido da recusa de qualquer essncia transhistrica para o homem. O erro jogado contra qualquer possibilidade de se pensar um sujeito transcendental: Ser que toda a teoria do sujeito no deve ser reformulada, j que o conhecimento, mais do que se abrir verdade do mundo, se enraza nos erros da vida?. Em seu derradeiro texto publicado em vida, contra a ltima grande filosofia do sujeito a fenomenologia , Foucault jogou Canguilhem. O vivente de Canguilhem contra o vivido da fenomenologia. Cdigos e mensagens no so exclusivamente da ordem do vivido, da conscincia, portanto do tipicamente humano, so produtos sistemticos da vida, assim como o erro.
Os problemas que se acreditava serem os mais fundamentais do homem enquanto ser pensante pertencem na verdade especificidade do problema da vida. O conceito apenas um dos modos pelo qual o vivente extrai de seu meio informaes e pela qual inversamente, ele estrutura seu meio (Foucault, 2000, p. 364).

Em Bourdieu, o processo de objetivao do pesquisador est ao servio da reconstruo das possibilidades dessa cincia que a
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

159

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

Sociologia. O inconsciente epistmico inerente a um campo de saber no se abre como em Foucault para uma ontologia especfica porque h, em Bourdieu, um realismo crtico no submetido dvida sociolgica e que a condio sociolgica de possibilidade da sociologia. Usar os instrumentos cientficos de seu tempo para expor os vnculos entre a razo escolstica e os interesses especficos que se constituem nesse campo prope, como real, os pressupostos ontolgicos inerentes a tais instrumentos conceituais (ilusio, habitus, campos...). Todas as outras ontologias que poderiam derivar de outras disciplinas e articulaes conceituais aparecem como mundo ldico da conjectura terica e da experimentao mental cujo grau de vnculo com o real s pode ser definitivamente estabelecido pela Sociologia. Sob essa posio epistmica, tudo o que acontece no campo escolstico fica suspenso como efeito de um jogo tipicamente escolar, portanto desconectado do real pela neutralizao das urgncias dos fins prticos tpico do ser escolstico. Poder-se-ia perguntar se essa crtica da razo escolstica, sendo produto das concorrncias prprias do campo acadmico, no carrega os limites desse tipo de dinmica social que a concorrncia. Ao submeter a razo escolstica a uma crtica inevitavelmente escolstica, Bourdieu no se encontra aqui ameaado por uma espcie de esquizofrenia na medida em que est condenado a dizer a historicidade e a relatividade das cincias e da Filosofia num discurso aspirando universalidade e objetividade, mas tambm preso s contingncias de sua prpria situao histrica? problemtico exigir simultaneamente que o socilogo volte contra sua prpria sociologia as armas relativizantes da histria e que suspenda a si prprio de qualquer adeso ingnua s posies em jogo fora do campo cientfico, que abdique de tomar posies alm dos limites impostos pelo campo e perceber que esse conjunto de injunes emana de um estado historicamente particular do campo cientfico. Isso significa uma injuno normativa a no retirar conseqncias da histria relativa do campo cientfico, portanto tolher a multiplicidade potencial de discusses que se abrem na esteira do questionamento
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

160

Jos Carlos dos Anjos

do processo de autonomizao dessas razes locais que so as disciplinas acadmicas. Por que obedec-la? O arbitrrio como vontade de potncia clama para a possibilidade de ser restabelecido, sobretudo nos pontos sufocados pela regularidade dos discursos que se tornaram dominantes em nome da cientificidade. E nesses pontos de abertura para crticas no-epistmicas que se pode localizar as possibilidades de se estender o pensamento de Foucault. Concluso Desde que naufragou a pretenso ocidental de constituio de uma filosofia primeira que iluminaria os caminhos da cincia, resta como base ainda de justificao da racionalidade do empreendimento cientfico a reconstruo racional daquilo que, aps ocorrido, pode ser considerado contedo racional de um campo especfico de pesquisa. O que Bachelard fundou foi uma modalidade de reconstruo racional associada a um historicismo que se contrape ao positivismo na medida em que enfatiza o carter criativo e inventivo da fenomenotcnica cientfica. Desse modo, Bachelard cinde o fenmeno para as cincias e aquele que se d enquanto senso comum, posio que seria apenas positivista se esse filsofo e historiador das cincias no tivesse de forma algo ambgua afirmado simultaneamente (l) o carter quase-arbritrrio (portanto, inventivo, histrico e relativo) do fazer cientifico e (2) as imensas exigncias de rigor que a batalha sistemtica contra o erro impe. Essa segunda dimenso da histria das cincias bachelardianas a que mais influencia Bourdieu. Da anlise sociolgica das condies de possibilidade do conhecimento cientfico que deriva dessa historicizao radical, podem-se extrair posies normativas como aquelas que Bourdieu associa exigncia de autonomia do campo e injuno permanente ruptura com a doxa do prprio campo e, sobretudo, com as injunes externas ao campo. O que Bourdieu extrai de Bachelard, em ltima instncia, a possibilidade de normalizar o fazer cientfico, transformando o cientista num engajado em causa prpria: a autonomia de seu espao de produo cultural.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

161

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

J Foucault vincula-se ao primeiro tpico das conseqncias da historicizao bachelardiana, aquela da demonstrao do arbitrrio da racionalidade cientfica, seu carter de prtica social inventiva. Nesse terreno rido da relativizao dos saberes, nenhuma inteno prescritiva sustenta-se. Se, como vimos, o que est em jogo em todo esse espao epistmico a possibilidade de se utilizar a histria para se impulsionar o pensamento a ir alm de sua adequao preestabelecida, de suas condies atuais de possibilidade, dois caminhos estabelecem-se. O sociolgico desvenda as condies de possibilidades oferecidas pela estrutura do campo cientfico na atual conjuntura de pesquisa e reclama por mais autonomia como condio de auto-superao. O que aqui se prescreve o que a prpria anlise histrica em constante processo de retificao pode ajudar a transpor. O caminho do filsofo usa a histria para nivelar os saberes consagrados aos saberes menores, aos conhecimentos destitudos trata-se aqui do resgate da dignidade das formas de discursos que no se tornaram dominantes, que produziram outras cintilaes e que foram ofuscadas pelo modo como o saber dominante articulouse a modalidades locais de relaes de poder, estendendo-se em rede de formas sociais e convices reificadas. O esclarecimento aqui o efeito da ao localizada do filsofo-historiador, e isso no se assenta em condies especiais de possibilidade, mas numa postura poltica no interior do pensamento, uma postura francamente contrahegemnica de problematizao do presente. Para finalizar, devo argumentar que a posio epistemolgica de Foucault parece ser mais adequada s condies que se tem na Modernidade perifrica de exerccio da crtica do presente. O desdobramento das posies epistemolgicas de Bourdieu, no sentido de que a concorrncia no interior do prprio campo cientfico, em situao de autonomia relativa, o motor de uma quase-transcendncia, s pode ser aceitvel se puder, de alguma forma, enriquecer-se de outras modalidades insuspeitadas noepistmicas de superao da tradio que nos somos. E nesse
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

162

Jos Carlos dos Anjos

sentido que aponta Foucault para outros saberes como fontes de renovao da crtica e para a pluralidade das ontologias cientficas. Numa situao de Modernidade perifrica, essa discusso epistemolgica fica particularmente tensa se levarmos em conta a inexistncia de condies de possibilidade da autonomia dos campos cientficos. No fica claro, na posio de Bourdieu, se pases que no constituem as condies de uma autonomia relativa do campo de pesquisa cientfica oferecem ainda assim condies de possibilidade de um pensamento que pode fazer surgir o inusitado e a exposio do impensado, pensamento em confronto crtico com as estruturas estabelecidas, em lugar de estar adequado a tais estruturas. Esta concluso deveria encaminhar para reflexes que apontassem para a readequao dessa discusso epistemolgica para um contexto histrico como o brasileiro, que se apresenta como lugar de importao de modelos de institucionalizao de pesquisas, mas em que, simultaneamente, essas instituies no funcionam como espaos dotados de autonomia suficiente para engendrar as lgicas especficas de produo e consagrao cientficas. Sob o hibridismo das lgicas de engajamento e buscas de retribuio dos cientistas sociais brasileira, a crtica far-se-ia exercer apenas at o limite imposto pelas causas que regem os usos sociais dos emblemas do fazer cientfico. Bourdieu revela-se, para nossos objetivos, menos importante que as reflexes que podem se estender na esteira de Foucault porque este ltimo no toma Bachelard em sua dimenso normativa, mas, sobretudo, na positividade de seu modelo de reconstruo do inventivo (arbitrrio) da razo cientfica. Se a posio de Foucault aqui particularmente interessante, o na medida em que parte de uma conjuntura histrica particular e toma a razo crtica como uma possibilidade e uma experimentao das possibilidades de pensar que a poca em questo oferece. Tais possibilidades no so associadas a condies sociais especiais, mas so aberturas tico-polticas que se criam como efeitos das tecnologias de si, parte das tcnicas mais gerais de poder de uma
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

163

Bourdieu e Foucault: derivas de um espao epistmico

determinada poca. A questo tica que a Modernidade instaura para o pensador atual a da possibilidade de contracincias, daelevao do saber local, marginal, alternativo aos saberes qualificados. Trata-se de tomar saberes incompetentes, insuficientes e locais e elev-los dignidade de crtica s possibilidades fechadas pelas regularidades discursivas que se estabeleceram como hegemnicas e perceber neles outras ontologias num mundo em perspectivas. Aqui a particular importncia de Foucault reside no fato de possibilitar a recusa chantagem de que o pensamento contrahegemnico s se d nas condies da ruptura epistemolgica assegurada pelo trabalho coletivo de concorrncia no interior de um campo cientfico diferenciado em suas lgicas de consagrao social. Em Foucault, o esclarecimento sempre uma possibilidade rara no interior das condies especficas de um modo de operar o pensamento. Restariam a discutir as possibilidades de combinao das duas posies epistemolgicas para se vislumbrarem os potenciais aprofundamentos do pensamento crtico na Modernidade perifrica.

164

Bourdieu and Foucault: derivation of an epistemic space Abstract. In this article the author discusses the bachelardian episthemological basis of Bourdieus and Foucaults works, aiming at assessing their pertinence to a sociology of modernity in the periphery. Bachelard founded a modality of rational reconstruction associated to a historicization opposed to positivism, since it emphasizes the creative and inventive character of the scientific phenomenotechnology. Bourdieu takes from Bachelard the imposition of an epistemological rupture between the phenomenon reconstructed in science and the one presented to common sense. Foucault uses the bachelardian method of demonstration of the fantastic roots of science to unmask the pretensions of human sciences. It is suggested in this article that the extension of the foucaultian epistemological position is heuristically more productive, being still promising to places of enunciation that intend to unveil the way modernity presents itself in the periphery. Keywords: Michel Foucault. Pierre Bourdieu. Gaston Bachelard. Modernity.
Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

Jos Carlos dos Anjos

Nota
O paradoxal em Bachelard que o autor elogia a cincia pelas suas imensas exigncias de rigor e desprezo visceral pelo senso comum, o que parece positivista, ao mesmo tempo em que toma como irrealista o pensamento cientfico em seu mais alto grau de abstrao: o pensamento cientfico ento levado para construes mais metafricas que reais (Bachelard, 1996, p.7).
1

Referncias
BACHELARD, Gaston. A formao do esprito cientfico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingsticas: o que falar quer dizer. So Paulo: Ed. da USP, 1996. ______. Meditaes pascalinas. Oeiras: Celta, 1998. ______. Poder simblico. Lisboa: Ediel, 1989. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. ______. Arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. ______. As palavras e as coisas. So Paulo: Martins Fontes, 1995. ______. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 5.ed. So Paulo: Loyola, 1999. HABEMAS, Jrgen. O discurso filosfico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.

Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.139-165, jan./dez. 2004

165

Potrebbero piacerti anche