Sei sulla pagina 1di 4

ESCOLA SECUNDRIA DE SEVERIM DE FARIA

CINCIAS FSICO-QUMICAS
10

ANO - FSICA

ACTIVIDADE LABORATORIAL

4 ENQUADRAMENTO TERICO/PRTICO

1 DO

SOL AO AQUECIMENTO

TRANSFERNCIA DE ENERGIA

AL - 1.2. Energia elctrica fotovoltaico Data: __ /__ / 2011

fornecida

por

um

painel

Como projectar um painel solar capaz de fornecer energia elctrica para um rdio?
1. O que pretendemos fazer (objectivo do trabalho)

Questo / Problema

Objectivo: Obteno de energia elctrica a partir de um painel fotovoltaico. Anlise das condies que permitem obter o mximo rendimento de um painel. Vamos expor a superfcie de um painel de clulas fotovoltaicas radiao emitida por uma fonte luminosa, situada a uma determinada distncia do painel, por exemplo 25 centmetros. O painel de clulas fotovoltaicas comporta-se como um gerador elctrico, que vai fornecer energia elctrica a uma resistncia varivel, que ir funcionar como receptor. Para analisar as condies em que a potncia fornecida pelas clulas mxima, temos de ter em conta que a potncia til igual a U l, pelo que necessitamos de medir a tenso nos terminais da resistncia e a intensidade da corrente que por ela passa, fazendo variar a resistncia. tambm recomendvel que se investigue o efeito do ngulo de incidncia da radiao no painel. 2. Material 1 1 1 1 1 painel F. V. voltmetro (1 V) ampermetro (100 mA) restato (100) lmpada (220V; 100W)

3. Montagem Faa a montagem indicada no esquema (figura anexa). Coloque o painel de clulas dentro de uma caixa de carto, com a abertura voltada para a lmpada.

Coloque a lmpada num suporte; poder utilizar uma lmpada fluorescente miniatura (220 V; 23 W, ecolgica) ou uma lmpada incandescente normal que lhe seja equivalente (220 V; 100 W). Disponha a lmpada e o painel F.V., para que a luz incida perpendicularmente superfcie do painel. Mea a distncia a que a lmpada est do painel. Desloque o cursor do restato, para que a resistncia seja mxima. Ligue o interruptor. Mea os valores indicados no voltmetro e no ampermetro. Modifique sucessivamente a posio do cursor e mea a tenso e a intensidade de corrente, at conseguir 20 pares de medidas. Construa uma tabela de valores que tenha a tenso, a intensidade da corrente, a resistncia de carga e a potncia. A partir de cada um dos pares de valores de tenso (U) e de intensidade (I), possvel obter a resistncia de carga ( R =
U ) e a potncia (P = UI) I

Analise os dados obtidos utilizando grficos: a) I = f (U)

b) P = f (R)

Para que se consiga obter a mxima potncia do gerador, qual dever ser a resistncia de carga? Por que razo coloca o painel dentro de uma caixa de carto? Repita todos os passos da experincia, aps ter inclinado o painel de tal forma que os raios luminosos incidam segundo um ngulo de 60 e de 30 .

4. Anlise de resultados A tabela anexa contm, nas duas primeiras colunas, as medidas obtidas numa experincia. O painel estava distncia de 30 cm da fonte e a radiao incidia perpendicularmente superfcie. Nas duas ltimas colunas, a tabela contm os valores que foram calculados, respectivamente, para a potncia e para a resistncia. A partir dos dados, obtidos foi possvel representar graficamente e I = f (U) e P = f (R).

O primeiro grfico corresponde chamada "caracterstica do gerador". Quando o painel est em circuito aberto, a diferena de potencial nos seus terminais de 0,450 V. No segundo grfico, poder-se- observar que a potncia fornecida pelo gerador depende da resistncia da carga que ele est a alimentar. A potncia mxima para a resistncia de carga R = 8 ; nesse caso fornece a potncia P = 12 mW.

5. Desafio Se os painis solares tm tantas vantagens, porque no os utilizamos em maior escala? De que estamos espera para que isso acontea?

Professor: Antnio Joaquim Caeiro Ramalho

Potrebbero piacerti anche