Sei sulla pagina 1di 4

As origens da Maonaria Avaliao: / 510 FracoBom

PDF

Verso para impresso

Sobre as origens da Maonaria tm-se gasto rios de tinta e escrito as mais fantasiosas histrias:. Desde os mistrios de Elusis ao rei Salomo e Ordem do Templo, tudo tem servido a maons, desejosos de exaltar a antiguidade da Ordem, e a profanos no menos desejosos de denegrir essa mesma Ordem, para escreverem patranhas e balelas, confrangedoras pela ingenuidade e ignorncia que revelam:.

Ligao directa com o passado, s a encontramos no que respeita ao corporativismo obreiro:. Como diz o historiador da Maonaria Paul Naudon, numa frase concisa e perfeita, "a francomaonaria apresenta-se como a continuao e a transformao da organizao dos mesteres da Idade Mdia e do Renascimento, na qual o elemento especulativo tomou o lugar do elemento operativo":.

As corporaes dos mesteres conheciam, claro, para alm do seu carcter puramente profissional, preocupaes de outra natureza: religiosa, inicitica, caritativa, cultural at:. Tinham seus patronos prprios, suas festas rituais - muitas vezes remontando Antiguidade, mas com "disfarce" cristo -, seus mistrios, sua intensa solidariedade:. A corporao dos pedreiros, ligados nobre arte da arquitectura, inclua-se entre as mais importantes, respeitadas e ricas em simbologia e em segredos:. Nela se fundiam princpios, prticas e tradies de construo que remontavam aos Egpcios, aos Hebreus, aos Caldeus, aos Fencios, aos Gregos, aos Romanos e aos Bizantinos, em suma, a todo o corpus da civilizao europeia:. Neste medida, e s nela, se pode ligar a Maonaria a uma remota Antiguidade:.

certo que no deixa de impressionar, na cristalizao manica de hoje, a existncia de todo um conjunto de elementos que lembram a organizao das ordens da cavalaria e, sobretudo, o iderio dos Templrios:. Grande parte do vocabulrio manico est ligado, por sua vez, ao judasmo bblico:. Parece, todavia, que esta associao se deve mais influncia que os Templrios exerceram na construo civil e religiosa e nas prprias corporaes dos pedreiros do que a uma ligao directa entre Ordem do Templo e Ordem Manica:. No convm esquecer que boa parte dos rituais, ditos escocs e francs, com sua complexa emblemtica, foi "inventada" no sculo XVIII nas cortes e sales aristocrticos da Alemanha, Frana e Inglaterra:.

As corporaes dos pedreiros, como muitas outras, podiam aceitar no seu seio determinadas pessoas que, em rigor, lhes estariam margem:. Era o caso de estrangeiros, de clrigos, de agregados profisso, de personalidades desejosas de se integrarem ou de utilidade

corporao:.J desde o sculo XV, por exemplo, que as corporaes manicas escocesas tinham impetrado do rei o privilgio de terem sua frente, como "grande mestre", um nobre de boa linhagem, hereditrio:. No sculo XVII, muitas lojas de pedreiros britnicas foram reorganizadas segundo o modelo das academias italianas:. Estes maons aceites tornaram-se, com o andar dos tempos, to numerosos que imprimiram corporao de que faziam parte um facies completamente diverso do anterior:. Nas corporaes onde tal comeou a acontecer, o elemento operativo foi cedendo o lugar ao elemento especulativo:.

Uma transformao deste tipo levou centenas de anos a completar-se:.E s na Gr-Bretanha, onde a tradio corporativa - como tantas outras tradies - se manteve sem desfalecimento at ao sculo XVIII, foi possvel s antigas lojas de pedreiros operativos converterem-se, por completo, em lojas de pedreiros especulativos, mantendo, no obstante, o prestgio e o relevo social do passado:. S na Gr-Bretanha tambm, se conservaram o simbolismo e o ritual de tempos remotos, enriquecidos - e, no poucas vezes, deturpados - pela continuidade secular da sua prtica:.

Estrela de cinco pontas: sendo a Estrela do Oriente ou a Estrela Iniciao, a que simbolizou o nascimento de JESUS:. o smbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho; o homem em seus cinco aspectos: fsico, emocional, mental, intuitivo e espiritual:. Totalmente realizado e uno com o Grande Arquiteto do Universo:. o homem de braos abertos, mas sem virilidade, porque dominou as paixes e emoes:. As Estrelas representam as lgrimas da beleza da Criao:. Olhemos para cima, para o cu e encontraremos a nossa estrela guia:. Na Maonaria e nos seus Templos, a abbada celeste est adornada de estrelas:. A Estrela o emblema do gnio Flamejante que levam s grandes coisas com a sua influncia:. o emblema da paz, do bom acolhimento e da amizade fraternal:.

Accia: a planta smbolo por excelncia da Maonaria; representa a segurana, a clareza, e tambm a inocncia ou pureza:. A Accia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como rvore sagrada e da sua conservao como smbolo manico:. Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas:. A Accia inicialmente um smbolo da verdadeira Iniciao para uma nova vida, a ressurreio para uma vida futura:.

Avental: smbolo do trabalho manico; branco, e de pele, para os Aprendizes e Companheiros; branco orlado de vermelho, para os Mestres:.

Colunas: smbolos dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo:.

Compasso: smbolo do esprito, do pensamento nas diversas formas de raciocnio, e tambm do relativo (crculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os crculos traados com o compasso representam as lojas:. O N 9: o princpio da Luz Divina, Criadora, que ilumina todo pensamento, todo desejo e toda obra, exprime externamente a Obra de Deus que mora em cada homem, para descansar depois de concluir sua Obra:. O homem novenrio que pelo triplo do ternrio, a unio do absoluto com o relativo, do abstrato com o concreto:. O nmero nove, no simbolismo manico, desempenha um papel variado e importante com significados aplicados na sua forma ritualstica:. O nmero 9, o nmero dos Iniciados e dos Profetas:.

Delta: tringulo luminoso, smbolo da fora expandindo-se; distingue o Rito Escocs:.

Esquadro: resulta da unio da linha vertical com a linha horizontal, o smbolo da rectido e tambm da aco do Homem sobre a matria e da aco do Homem sobre si mesmo:. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas aes pela linha e pela rgua manica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas aes, palavras e pensamentos:. Emite a idia inflexvel da imparcialidade e preciso de carcter:. Simboliza a moralidade:.

Malhete: pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da fora material; instrumento de direco, poder e autoridade

:.

Pavimento em Mosaico: cho em xadrez de quadrados pretos e brancos, com que devem ser revestidos os templos; smbolo da diversidade do globo e das raas, unidas pela Maonaria; smbolo tambm da oposio dos contrrios, bem e mal, espirito e corpo, luz e trevas:. Pedra Bruta: smbolo das imperfeies do esprito que o maon deve procurar corrigir; e tambm, da liberdade total do Aprendiz e do maon em geral:. A Letra G: a stima letra do nosso alfabeto e que sabiamente, os Maons apresentam grandes questionamentos, e que atravs de estudos, apresentamos um resumo dos diversos significados: Gravitao - a fora primordial que rege o movimento e o equilbrio da matria; Geometria ou a Quinta Cincia - fundamento da cincia positiva, simboloizando a cincia dos clculos, aplicada extenso, diviso de terras, de onde surge a noo da parte que nelas a ns compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada; Gerao - a vida perpetuando a srie dos seres. Fora Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas; Gnio - a inteligncia humana a brilhar com seu mais vivo fulgor; Gnose - o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que o principal fator do progresso; Glria - a Deus; Grandeza - O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criao; Gomel - Uma palavra hebrica, entende-se os deveres do homem para com Deus e os seus semelhantes:. Concluiremos, sintetizando que, a letra G , realmente, o grande segredo manico, segredo to secreto e misterioso, que nem mesmo os mais cultos e sbios Maons conseguem decifr-lo:.

Templo: smbolo da construo manica por excelncia, da paz profunda para que tendem todos os maons:. Trs Pontos; tringulo: smbolo com vrias interpretaes, alis conciliveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, fora e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade:.

Potrebbero piacerti anche