Sei sulla pagina 1di 14

As Parbolas de Jesus

Fonte: http://www.ieja.org/portugues/p_index.htm

Sociedade Esprita Jesus Escola Cantagalo, RJ 27 de Novembro de 2004 * Instituio Esprita Joanna de ngelis Rio de Janeiro, RJ 18 de Dezembro de 2004

Renato Costa

O que so Parbolas?
Para que entendamos o que so Parbolas necessrio que saibamos, primeiro, o que so Alegorias. Recorrendo ao Houaiss eletrnico, encontramos a acepo que nos interessa: texto filosfico escrito de maneira simblica, utilizando-se de imagens e narrativas com intuito de apresentar tropologicamente (de modo figurado) idias e concepes intelectuais Agora vejamos o que significa Parbola, ainda segundo o Houaiss: 1 narrativa alegrica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparao ou analogia 1.1 narrativa alegrica que encerra um preceito religioso ou moral, em especial as encontradas nos Evangelhos Em suma, portanto, toda Parbola uma Alegoria de cunho moral.

Como ensinava Jesus?

Jesus foi o Mestre dos Mestres. Ensinava por meio de dilogos, respondendo simplesmente a perguntas, proferindo sermes a grandes assemblias, comentando uma ocorrncia com seus discpulos, contando parbolas ao povo simples e aos membros da elite religiosa e, acima de tudo, pelo seu exemplo sublime de vida. A propsito, cabe aqui lembrar o que disse, certa vez, Albert Schweitzer: Servir de exemplo no a melhor forma de ensinar, a nica forma de ensinar. Se Jesus no tivesse sido o exemplo vivo de tudo aquilo que ensinou, seus ensinamentos no teriam sobrevivido at hoje nos coraes dos homens de bem. Sem ignorar verdade to importante, vejamos, na linha do estudo que estamos a fazer, como o Mestre ensinava por palavras. Em cada lugar escolhia a forma mais adequada de falar, sempre ensinando, paciente, aos que tinham e aos que no tinham ouvidos de ouvir. Quando o ensinamento era de cunho moral ou quando se tratava de um esclarecimento ao alcance do entendimento dos Espritos ento encarnados, ele usava uma linguagem direta que eles pudessem entender de imediato e, se assim o desejassem, passar a praticar dali para frente o que haviam aprendido. Quando, no entanto, o Mestre precisava falar de assuntos espirituais mais complexos, que o entendimento da maioria dos presentes no conseguiria alcanar, ele fazia uso de parbolas.

Por que Parbolas?


Encontra-se nos Evangelhos Cannicos (Mat. 13:10-17, Marc. 4: 10-13 e Luc. 8:9-10) uma passagem onde os discpulos perguntam ao Mestre o porque de Ele falar ao povo por parbolas e onde se l a resposta que o Mestre lhes deu. Vejamos a transcrio que consta de Mateus, por ser a mais detalhada: 10 Os discpulos aproximaram-se dele, ento, para dizer-lhe: Por que lhes falas por parbolas? 11 Respondeu Jesus: Porque vos dado compreender os mistrios do Reino dos cus, mas a eles no. 12 Ao que tem, se lhe dar e ter em abundncia, mas ao que no tem ser tirado at mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parbolas: para que, vendo, no vejam e, ouvindo, no ouam nem compreendam. 14 Assim se cumpre o que foi dito pelo profeta Isaas: Ouvireis com vossos ouvidos e no entendereis, olhareis com vossos olhos e no vereis, 15 porque o corao deste povo se endureceu; taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos no vejam e seus ouvidos no ouam, nem seu corao compreenda; para que no se convertam e eu os sare (Is. 6: 9-10) 16 Mas quanto a vs, bem-aventurados os vossos olhos porque vem! Ditosos os vossos ouvidos porque ouvem!

17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes e no o viram, ouvir o que ouvis e no ouviram. A resposta que Jesus deu aos seus discpulos parece, primeira vista, cruel e injusta. Mas se assim se d porque buscamos uma interpretao ao p da letra e, at ao responder a seus discpulos, o mestre escolheu uma alegoria que necessita de decodificao. Quem so aqueles que tm, para que possam receber em abundncia? So aqueles j adiantados na senda evolutiva. Compreendendo os principais mecanismos da vida neste e no outro plano, o Esprito evoludo consegue entender a verdade oculta no simbolismo e, a partir desse entendimento, a novas alturas se eleva. J os que no tm e dos quais ser tirado at mesmo o pouco que tm, estes so os Espritos ignorantes amarrados s iluses da matria. Para esses, a parbola valer apenas como smbolo exterior e, desse modo, aplicaro a ela uma interpretao qualquer, no fruto de seu entendimento, pois no o possuem, mas de acordo com seus interesses mesquinhos em se fazerem passar por sbios e dominarem, assim, a mente alheia. Procedendo desse modo, aumentam suas dvidas para com a harmonia csmica, o que explica o que, primeiro, o profeta Isaas e, mais tarde, nosso mestre Jesus, queriam dizer com lhes ser tirado at mesmo o que possuem. Ser deles tirado o que possuem porque o que possuem falso e necessita ser tirado deles para que, em seu lugar, seja colocada a verdade. Ocorre, porm, que estamos todos na senda evolutiva e aquele que hoje ignorante, amanh ser sbio, o que hoje perverso, amanh ser um cone de bondade. Tal a lei. Portanto, o fato de Jesus ter se utilizado de parbolas demonstra a sua imensa sabedoria e seu inigualvel amor pela humanidade. Seus ensinamentos se destinam a todos, sem distino. Aqueles que j estiverem preparados o absorvem de imediato, mas os que ainda no o esto dispem de toda a eternidade para se preparar. Assim, a cada nova vida, sua leitura das parbolas ser diferente, cada vez mais apurada at que, dotados de olhos de ver e ouvidos de ouvir, nada mais lhes ser velado. Outra grande vantagem do uso de parbolas por Jesus que, por utilizarem elas de uma linguagem simblica, elas no devem ter sofrido alteraes ao longo dos sculos nas mos de tradutores ou copistas mal intencionados, trabalhando para fazer prevalecer uma interpretao compatvel com a vontade de uma ou outra vertente sectria do Cristianismo. Assim, elas esto preservadas at hoje em toda a sua sabedoria e assim estaro para sempre, de forma a que os Espritos que no as compreendiam ento as possam compreender hoje e os que no as compreendem hoje o possam fazer amanh.

H mais de uma Possvel Interpretao para uma Parbola?

Como so inmeros os estgios evolutivos pelos quais passamos, inmeras so as interpretaes que se pode dar a uma parbola. Cada uma delas, no entanto, difere da outra de forma sutil, sendo uma mera adequao ao nvel evolutivo, ao arcabouo cultural e, conseqentemente, ao grau de entendimento de quem a interpreta. Desse modo, nada mais natural do que encontramos em diversas obras que tratam das parbolas de Jesus pequenas diferenas de interpretao. Tal se dar ao compararmos, por exemplo, a interpretao feita por um sbio budista com a que fez um sbio espiritualista e com a de autoria de um erudito estudioso esprita. Como os autores espritas que tratam do tema, no entanto, possuem uma bagagem cultural semelhante, entre as obras desses autores as diferenas so mnimas, a ponto de podermos dizer que existe unanimidade.

A Sabedoria das Parbolas de Jesus


Elementos Importantes para o Entendimento das Parbolas Quando analisamos qualquer relato histrico ou qualquer fala citada no mesmo, mister que saibamos as circunstncias em que o evento relatado ocorreu. No podemos, por exemplo, entender a sabedoria dos ensinamentos ministrados por Moiss se ignorarmos o estgio evolutivo dos homens que ele guiava em direo terra prometida e o ambiente em que se dava a movimentao desses homens em tal direo. As parbolas de Jesus, no entanto, ao contrrio de outras citaes de contexto histrico, eram atemporais, pois foram contadas para serem entendidas pelos homens daquela poca e de todas as demais por toda a eternidade. Resta que atentemos, portanto, s pessoas que estavam presentes nas ocasies em que as parbolas foram contadas. Formavam elas grupos bem distintos? Sabemos o que representavam tais grupos na ocasio e somos capazes de extrapolar caractersticas de tais grupos para grupos atuais que conhecemos? A observao desses elementos essencial para que possamos compreender as parbolas do Mestre. Outro elemento importante observarmos se a parbola foi contada pelo Mestre na forma de um paralelo com o Reino dos Cus. Tais parbolas sempre comeam com O Reino dos Cus semelhante a.... Sempre que Jesus fazia paralelos com o Reino dos Cus, ele passava um importante ensinamento sobre como operam as Leis de Deus, como seremos julgados segundo elas e como devemos proceder para estar com elas em conformidade. Com essas observaes e a poderosa luz que nos fornece a Doutrina Esprita, lancemo-nos tarefa de examinar algumas conhecidas parbolas de Jesus para ver se conseguimos depreender a Sabedoria que elas contm. 4

A Parbola do Filho Prdigo


Esta conhecida parbola relatada apenas por Lucas, no captulo 15, versculos 11 a 32. Conta-nos Lucas que, como os publicanos e os pecadores se aproximassem de Jesus para ouvi-lo, os escribas e os fariseus murmuram entre si, censurando Jesus por aceitar tais companhias. As trs parbolas que o Mestre dirigiu a todos na ocasio foram, portanto, dirigidas a um e a outro grupo e, sabendo disso, nossa interpretao fica facilitada.

11 Disse tambm: Um homem tinha dois filhos. 12 O mais moo disse ao pai: Meu pai, d-me a parte da herana que me toca. O pai, ento, repartiu entre eles os haveres. 11 Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moo para um pas muito distante, e l dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio quela regio uma grande fome e ele comeou a passar penria. 15 Foi pr-se a servio de um habitante daquela regio que o mandou para os seus campos guardar os porcos. 16 Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam; mas ningum lhas dava. 17 Entrou, ento, em si e refletiu: Quantos empregados h na cada de meu pai que tm po em abundncia... e eu, aqui, estou a morrer de fome! 18 Levantar-me-ei e irei a meu pai e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o cu e contra ti; 19 J no sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. 20 Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixo, correu-lhe ao encontro, lanou-se-lhe ao pescoo e o beijou. 11 O filho lhe disse, ento: Meu pai, pequei contra o cu e contra ti; j no sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calados nos ps. 23 Trazei tambm um novilho gordo e matai-o; comamos, faamos uma festa. 24 Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E comearam a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a msica e as danas. 26 Chamou um servo e perguntoulhe o que havia. 27 Ele lhe explicou: Voltou o teu irmo. E teu pai mandou matar um novilho gordo porque o reencontrou so e salvo. 28 Encolerizou-se ele e no queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. 29 Ele, ento, respondeu ao pai: H tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. 30 E agora que voltou este teu filho, que

gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! 31 Explicou-lhe o pai: Filho, tu ests sempre comigo, e tudo o que meu teu. 32 Convinha, porm, fazermos festa, pois este teu irmo estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. Antes de iniciar nossa tarefa, gostaramos de comentar o fato de esta parbola ser conhecida como do Filho Prdigo quando, a rigor, a lio que ela contem deve ser depreendida do comportamento do pai e dos dois filhos. Vinicius, em Nas Pegadas do Mestre utiliza um ttulo mais adequado para a parbola, chamando o captulo em que inicia a sua interpretao de O Prdigo e o Egosta. Mas, vamos em frente. Vemos que um dos filhos reclamou do pai a sua parte na herana e a liberdade para us-la de acordo com sua vontade. O que representa a herana que Deus reparte por igual entre seus filhos? Deus reparte por igual entre seus filhos o potencial da perfeio, um incio igual na condio de simples e ignorante, o mesmo livre-arbtrio e rigorosamente as mesmas leis, que regero sua evoluo do incio ao fim do caminho. Nenhum de ns foi privilegiado no incio da jornada, jamais o foi desde ento e de modo algum o ser daqui para frente. Por que um dos filhos reclamou sua parte da herana e o outro, no? Por que um decidiu afastar-se do pai e buscar seus prprios caminhos e o outro permaneceu junto do pai a obedecer a suas ordens? Ser que o mais velho era mas sensato, mas evoludo? Veremos, mais adiante, no ser esse o caso. O comportamento do filho mais novo nos por demais conhecido. Quantos de ns j agimos assim no passado? Quantos ainda agimos assim? Quantas pessoas, nas mais diversas classes sociais, ouvimos por a dizendo que a vida para se aproveitar? Estamos aqui para sermos felizes, o que pensam, e buscam a felicidade nos prazeres fugazes que a vida material propicia, embriagando seus sentidos em uma frentica procura por mais e mais emoes sem jamais ficarem saciados. Assim so os prazeres materiais. Quanto mais deles gozamos mais deles sentimos falta. E quando ir acabar essa espiral, aparentemente sem fim? Ensina-nos o Mestre que ela acaba quando o filho mais novo entra em si. No clmax da sua insatisfao, quando as respostas que procurava fora de si, nada mais tinham a lhe informar, o filho prdigo voltou-se para dentro, entrou em meditao, comeando, ento, a mais importante viagem, aquela em que partimos em busca do autoconhecimento. Quando ele empreendeu, afinal, a viagem de volta para a casa do pai, ele j era um homem transformado, um homem voltado para o lado espiritual da vida. J tendo provado tudo o que a vida material podia lhe oferecer e tendo concludo que no era nela que residia a sua felicidade, ele foi firme em sua convico: voltaria para a casa do pai mesmo que fosse para ser seu servo, 6

isto , para fazer as mais humildes tarefas. Assim se sente aquele que realmente escolheu o caminho espiritual. Quem escolhe tal caminho humilde, no procura postos elevados, no deseja ser conhecido, quer passar desapercebido dos outros quando envolvido em tarefa nobre, quer ser no mais que um simples servo na casa de seu pai. E, quanto mais humilde o Esprito na veste humana, mais enaltecido por Deus na espiritualidade. a que entendemos a alegria do pai com o retorno do filho e a festa que lhe preparou. O momento da transformao do filho um momento glorioso, pois ele estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. Podemos imaginar a felicidade imensa de nossos guias espirituais e de todos os Espritos evoludos que nos acompanham a evoluo no momento supremo da nossa converso, no instante em que despertamos para a verdadeira vida e voltamos para a casa do Pai, passando a nortear nossos atos e palavras pelas diretrizes do bem. E o comportamento do filho mais velho, o que tem ele a nos dizer? O filho mais velho ficou junto do pai, obedecendo s suas ordens e fazendo a sua vontade. Como pde tal filho exemplar reagir to mal chegada do irmo e festa que o pai lhe havia preparado? O que fica claro que o filho mais velho obedecia ao pai mas no o fazia por ser evoludo mas por ser um fiel seguidor de regras de comportamento. Ele ficou com o pai porque entendia que era essa a regra a ser cumprida, obedecia ao pai por entender que lhe devia essa obedincia. No entanto, ele sequer amava esse pai, pois se o amasse teria aceitado e entendido quando o pai lhe havia negado facilidades que lhe havia pedido. Mas, pelo contrrio, as lembranas e a mgoa tinham ficado em seu corao e no titubeou em invocar tais mgoas para justificar sua condenao bela atitude do pai. Se ele amasse seu pai, teria ficado feliz com a alegria do pai ao receber de volta o filho que havia partido, mas no. Pelo contrrio, ficou irritado e repreendeu o pai pela sua alegria. As atitudes do irmo mais velho deixam claro que ele seguia as leis pela letra e no pelo esprito. Vejamos, ento, quem representavam o pai, um e o outro filho na ocasio em que Jesus proferiu sua parbola. Estavam ali, de um lado, os publicanos e outros pecadores conhecidos e do outro, os escribas e os fariseus. evidente que os primeiros representavam o filho mais novo. Haviam cometido equvocos aos olhos dos homens e de Deus, mas ali tinham vindo para ouvir o Mestre e aprender com ele. No estavam ali para criticar, para avaliar, mas, de corao puro, tinham vindo para aprender, queriam iniciar nova vida, voltada para o lado espiritual e abandonar a vida material e pecaminosa que no mais os lograva satisfazer. O segundo grupo, o dos escribas e fariseus, foi certamente representado pelo filho mais velho, seguidor rigoroso da letra da lei, sem atentar ao esprito nela contido. Julgavam-se uma elite espiritual e aos publicanos e a todos os demais homens, pecadores. Tinham rejeio aos que no pertenciam ao seu grupo e recriminavam Jesus por aceitar a companhia daqueles. Exatamente como o filho mais velho agiu em relao a seu pai e a seu Irmo mais novo, ao qual, inclusive, no mais chamava de irmo. 7

Sabendo que as parbolas de Jesus so atemporais, vejamos se difcil situar os dois grupos nos dias de hoje. O filho mais novo fcil encontr-lo nos dias de hoje, nas mais diversas fases de seu roteiro na parbola. Vemos tal filho naqueles que iniciam suas aventuras pela vida material, nos que esto profundamente imersos nela, nos que j se cansaram e procuram outro caminho e nos que j acharam o caminho espiritual e o procuram seguir. E o filho mais velho, onde est? Vemos o filho mais velho nas fileiras das diversas religies e filosofias. So os moralistas das mais diversas matizes, os donos da verdade, os sectaristas, todos aqueles que se julgam melhores que os outros, que se julgam escolhidos, que j se pensam salvos. So os que s criticam negativamente e censuram todos aqueles que pensam ou agem diferentemente de como agem e pensam eles.

A Parbola dos Operrios da Vinha

A segunda parbola objeto de nosso estudo tambm conhecida como a Parbola dos Trabalhadores da ltima Hora e encontrada somente no evangelho de Mateus, no Captulo 20, versculos 1 a 16. uma das vrias parbolas usadas por Jesus para fazer um paralelo com o Reino dos Cus, que, como j vimos, contm um importante ensinamento sobre as leis de Deus. Eis como a relata o evangelista: 20 1 Com efeito, o Reino dos cus semelhante a um pai de famlia que saiu ao romper da manh, a fim de contratar operrios para sua vinha. 2 Ajustou com eles um denrio por dia e enviou-os para sua vinha. 3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praa sem fazer nada. 4 Disse-lhes ele: Ide tambm vs para minha vinha e vos darei o justo salrio.' 5 Eles foram. sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. 6 Finalmente, pela undcima hora, encontrou ainda outros na praa e perguntou-lhes: 'Por que estais todo o dia sem fazer nada?' 7 responderam: ' porque ningum nos contratou.' Disse-lhes ele, ento: 'Ide vs tambm para minha vinha., 8 "Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: 'Chama os operrios e paga-lhes, comeando pelos ltimos at os primeiros.' 9 Vieram aqueles da undcima hora e receberam cada qual um denrio. 10 Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas s receberam cada qual um denrio. 11 Ao receberem, murmuravam contra o pai de famlia, dizendo: 12 `Os ltimos s trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a ns, que suportamos o peso do dia e do calor.' 13 O senhor, porm, observou a um deles: 'Meu amigo, no te fao injustia. No contrataste comigo um denrio? 14 Toma o que teu e vai-te. Eu quero dar a este ltimo tanto quanto a 8

ti. 15 Ou no me permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vs com maus olhos que eu seja bom?' 16 "Assim, pois, os ltimos sero os, primeiros e os primeiros sero os ltimos (Muitos sero os chamados, mas poucos os escolhidos.)"* Sob uma tica puramente humana, o dono da vinha nos parece um patro injusto, pois remunera igualmente por tempos diferentes de trabalho. Analisemos, todavia, com mais ateno o relato. Os primeiros foram chamados antes por escolha do patro. Props-lhes o senhor da vinha um contrato e eles aceitaram. Os segundos estavam ociosos mas sem procurar trabalho e, no entanto, o senhor os props contrato e eles aceitaram. Os ltimos, ao serem perguntados pelo senhor o porque de estarem toa, responderam que assim estavam pois ningum lhes havia contratado, revelando que, apesar de ociosos, estavam dispostos ao trabalho, o que no explicitamente relatado terem estado os anteriores. Somente essa anlise preliminar j nos permite supor que o ltimo grupo era composto de trabalhadores mais dispostos ao servio que os demais. Alguns autores partem desse indcio para sugerir que os trabalhadores de ltima hora trabalharam melhor, foram mais produtivos e, por isso, mereceram a mesma remunerao que os da primeira hora. Entendendo dessa forma, podemos identificar os trabalhadores da primeira hora com aqueles irmos e irms que se vangloriam de serem espritas ou religiosos de alguma crena desde que nasceram, como se isso fosse, de per si, algum sinal de evoluo. Podemos, por outro lado, identific-los com Espritos que esto h muitas vidas envolvidos em atividades religiosas. Tampouco isso conta por si s. Algum pode ter sido um cruel perseguidor de inocentes na pele de um religioso. H algum mrito nisso? evidente que no, muito pelo contrrio. Pouco interessa o desde quando nos dedicamos a atividades religiosas ou at mesmo s tarefas do bem. Muito mais que isso conta a nobreza de propsitos com que assumimos tais atividades, o amor que colocamos nelas e a dedicao com que a elas nos entregamos. Um irmo que se voltou para determinada religio somente nesta vida pode vir a ser muito mais produtivo na caridade desprendida aos necessitados do que um outro que j seja envolvido com religies h sculos. Do mesmo modo, um irmo que se tornou esprita ontem pode vir a ser muito mais produtivo no auxlio aos irmozinhos sofredores que um outro que milite no movimento desde a sua juventude ou que se diga esprita desde o bero. Um outro entendimento, no entanto, prescinde da suposio de que os ltimos trabalhadores tenham sido mais produtivos. A Doutrina Esprita nos esclarece que a Justia divina perfeita, assim como infinita a sua Bondade. Desse modo, as Leis de Deus do a todos ns a eternidade para evoluir, sendo que aquele que partiu mais cedo na senda 9

evolutiva chegar exatamente ao mesmo objetivo e passar pelas mesmas etapas que aquele que comeou mais tarde. No importa quanto tempo levemos para concluir o trabalho nem o esforo que gastamos para tal. No final, o trabalho feito por todos sempre o mesmo. por isso que o senhor da vinha deu ao trabalhador da ltima hora a mesma remunerao que havia dado ao da primeira. Nossa dificuldade em compreender a justia e a bondade divinas vem de nossa percepo do tempo. O tempo algo valioso para ns pois nossa vida, enquanto encarnados, curta. Assim, quem trabalha por mais tempo ou comea mais cedo o trabalho nos parece sempre merecedor de maior remunerao. No entanto, o que o tempo para Deus? Por acaso, faz diferena no plano divino se um de ns leva 10 ou 500 anos para aprender a perdoar? Faz diferena se um de ns aprendeu a amar o prximo h um milnio e se um outro mal acaba de aprender? No, o importante que tanto um quanto outro tenha aprendido. O que ter a mesma importncia que um terceiro que o faa somente daqui a vrios sculos. Era esse o trabalho contratado e tanto o primeiro quanto o segundo e quanto o terceiro, o cumpriram ou o cumpriro. A Parbola das Virgens Prudentes A parbola das virgens prudentes, tambm conhecida como A Parbola das Dez Virgens, consta unicamente do evangelho de Mateus, no Captulo 23, versculos 1 a 13. Novamente fez Jesus um paralelo com o Reino dos Cus. Eis as palavras de Jesus, conforme relata o evangelista: 1 "Ento o Reino dos cus ser semelhante a dez virgens, que saram com suas lmpadas ao encontro do esposo. 2 Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes. 3 Tomando suas lmpadas, as tolas no levaram leo consigo. 4 As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de leo junto com as lmpadas. 5 Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram. 6 No meio da noite, porm, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro. 7 E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lmpadas. 8 As tolas disseram s prudentes: Dai-nos de vosso leo, porque nossas lmpadas se esto apagando. 9 As prudentes responderam: No temos o suficiente para ns e para vs; prefervel irdes aos vendedores, a fim de o comprar para vs. 10 Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram tambm as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: no vos conheo! 13 "Vigiai, pois, porque no sabeis nem o dia nem a hora." A boda significa o estgio em que o Esprito se desapega das coisas materiais e se volta para as coisas do esprito, passando a se esforar continuamente 10

para melhorar, ser caridoso, paciente, indulgente com as faltas de seus irmos e humilde em seus feitos, assim procedendo em todas as ocasies. Em termos da Escala Esprita, tal mudana de estado se d quando o Esprito abandona a ordem dos Espritos Imperfeitos e se torna um Bom Esprito. O esposo, naturalmente, Jesus, pois quando o Esprito faz essa passagem ele se torna um verdadeiro discpulo do Mestre. E por que importante o momento da chegada do noivo? Porque o Esprito em evoluo nunca se d conta do estgio evolutivo em que se encontra. por isso que o sbio se julga ignorante e o ignorante se julga sbio. O momento em que o Esprito progride na escala evolutiva, deixando de ser um Esprito Imperfeito e passando a ser um Bom Esprito um momento para ele imprevisvel, o Esprito s se dando conta que j no quer o mal quando efetivamente j no o quer mais, que no se sente mais atrado pelas iluses da matria quando efetivamente assim no mais se sente. essa constatao da passagem, esse despertar do Eu interior que outras tradies chamam de o atingir do autoconhecimento ou da iluminao. As virgens representam Espritos que j se esforam por melhorar, uns com mais firmeza e convico e outros inconstantes e dispersivos. Como as noivas no sabem a hora em que vem o noivo, necessrio que tenham reserva de leo para as suas lmpadas, isto , como o Esprito no sabe quando se dar o seu despertar para o bem, necessrio que ele tenha fora de vontade e perseverana nos seus esforos por melhorar. Tais qualidades ele obter com o estudo da Doutrina, com a prtica da caridade aos necessitados, com o domnio firme sobre as suas paixes, orando e vigiando constantemente para no se desviar do caminho. Quando as virgens tolas percebem que chega o noivo, elas pedem leo emprestado s prudentes mas essas dizem que no lhes podem dar o leo, dizendo que partam para adquiri-lo junto aos vendedores. Quando um Esprito percebe que aquele que est ao seu lado despertou, ele quer que o mesmo ocorra com ele, mas isso impossvel. Primeiro ele tem que ir adquirir os atributos necessrios para estar pronto na ocasio da passagem. Ele tem que partir para o estudo da Doutrina, a prtica da caridade aos necessitados, etc.., exatamente como o outro havia feito antes dele, de modo a estar pronto para quando chegar a hora. A boa notcia, que no est explcita na parbola, mas o conhecimento esprita nos permite deduzir, que o noivo volta a cada instante, desposando, a cada vez, as virgens previdentes que estiverem prontas para as bodas. A Parbola dos Talentos Esta parbola encontrada no evangelho de Mateus, Captulo 25, versculos 14 a 30 e, no de Lucas, com o nome de Parbola das Minas, no Captulo 19, versculos 11 a 27. Falando novamente do Reino dos Cus, disse o Mestre, segundo o relato de Mateus: 14 "Ser tambm como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. 15 A um deu cinco talentos; a outro, 11

dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 16 Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; f-los produzir, e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. 18 Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. 19 "Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. 20 O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: `Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.' 21 Disse-lhe seu senhor: `Muito bem, servo bom e fiel; j que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.' 22 O que recebeu dois talentos, adiantouse tambm e disse: `Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei.' 23 Disse-lhe seu senhor: `Muito bem, servo bom e fiel; j que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.' 24 "Veio, por fim, o que recebeu s um talento: `Senhor, disse-lhe, sabia que s um homem duro, que colhes onde no semeaste e recolhes onde no espalhaste. 25 Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence.' 26 Respondeu-lhe seu senhor: 'Servo mau e preguioso! Sabias que colho onde no semeei e que recolho onde no espalhei. 27 Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, minha volta, eu receberia com os juros o que meu. 28 Tirailhe este talento e dai-o ao que tem dez. 29 Dar-se- ao que tem e ter em abundncia. Mas ao que no tem, tirar-se- mesmo aquilo que julga ter. 30 E a esse servo intil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haver choro e ranger de dentes.' Todos ns, a cada nova encarnao, somos dotados de talentos adequados ao aprendizado que nela devemos fazer. Alguns vm belos, saudveis e inteligentes, porm nascem em ambientes materialistas e sem serem dotados de mediunidade fenomnica. Outros vm ao mundo pobres e doentes, mas desde cedo neles desponta a mediunidade ostensiva. Alguns nascem aleijados, mas com inteligncia brilhante em plena liberdade residindo em um crebro saudvel. So muitos e variados os talentos com que cada um de ns embarca em sua jornada terrena. Na parbola de Jesus, os servos que mais talentos tinham, mais eficientes foram em fazer render esses talentos. Ora, de que talentos, pois, poderia o Mestre estar falando seno de talentos voltados para o bem? Quanto mais amor tivermos no corao, mais capacidade de perdoar, mais compreenso, mais indulgncia houver em ns, mais obras boas faremos. Se nos permitido nascer com muitos talentos porque nossos guias confiam em ns, sabem que saberemos us-los bem. Por outro lado, aquele que recebe um nico talento, seja este ser rico, inteligente, bonito ou seja l o que, e, de posse desse

12

talento, for incapaz de dedic-lo ao bem, esse perder para a prxima vida at esse nico talento que desperdiou. Mais ainda, se fizer mau uso do nico talento que obteve, utilizando-o para humilhar, perseguir ou prejudicar os outros, sua prpria conscincia moldar o seu destino ao desencarnar, fazendo com que se encontre no mesmo estado vibratrio que outras conscincias culpadas, que, em sintonia com a dele, criaro para todos eles um inferno de choro e ranger de dentes. Concluso Nosso tempo, infelizmente, no nos permite estender-nos mais, como seria de nosso agrado. Acreditamos, no entanto, ter dado alguma base para que os queridos irmos e irms possam prosseguir no estudo maravilhoso das parbolas do Mestre. Se algum dos irmos ou irms tiver dificuldade em entender a mensagem contida em uma parbola, no se constranja em reconhec-lo e obtenha uma boa obra esprita que trate do assunto. Se no for possvel adquiri-la, pea-a empestada na biblioteca de seu Centro Esprita. Para facilitar seu trabalho, constam da bibliografia desse estudo algumas obras excelentes. Escolha uma, a obtenha por compra ou emprstimo e no a deixe de estudar. enorme a sabedoria que as parbolas contm. Com o auxlio de uma boa obra, certo o nosso proveito. Que nosso pequeno estudo sirva a todos de motivao para esse intento. Muita paz. Bibliografia: AQUINO, Prof. Felipe. Sabedoria em Parbolas. 11. ed. Lorena: Clofas, 2004. CALLIGARIS, Rodolfo. Parbolas Evanglicas. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998. DALAI LAMA, The. The Good Heart. Boston: Wisdom Publications, 1998. GODOY, Paulo Alves. As Maravilhosas Parbolas de Jesus. 7. ed. So Paulo: FEESP, 1999. GREGRIO, Srgio Biagi. A Candeia e o Alqueire. Obtido do site do Centro Esprita Ismael, em http://www.ceismael.com.br. OLIVEIRA, Therezinha. Parbolas que Jesus Contou e que Valem para Sempre. Campinas: Editora Allan Kardec, 2003.

13

Id. Estudos Espritas do Evangelho. 5. ed. Campinas: Editora Allan Kardec, 2001. PASTORINO, Carlos Torres. A Sabedoria do Evangelho. Vol. 3. Sabedoria, 1966. ROHDEN, Huberto. Sabedoria das Parbolas. 13. ed. So Paulo: Editora Martin Claret, 2002. SCHUTEL, Cairbar. Parbolas e Ensinos de Jesus. 19. ed. Mato: Casa Editora O Clarim, 2004. TAVARES, Clvis. Histrias que Jesus Contou. 19. ed. So Paulo: Livraria Allan Kardec Editora, 1998. VINCIUS (Pedro de Camargo). Nas Pegadas do Mestre. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995. Bblia Sagrada. Traduo dos Originais mediante a verso dos Monges de Mardesous. 112. ed. So Paulo: Editora Ave Maria, 1997. Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa. Verso 1.0.5a. xxxx: Editora Objetiva, 2002.

Voltar

14

Potrebbero piacerti anche