Sei sulla pagina 1di 7

ARTE EGPCIA

A antiga civilizao egpcia era bastante complexa em sua organizao social e muito rica em seu desenvolvimento cultural. Como havia a forte crena em uma vida depois da vida, a arte voltava-se sobremaneira para esse aspecto da religiosidade. E tinha-se na figura do Fara uma centralizao e uma representao de todo o povo. Preservar o corpo do Fara e dota-lo dos meios prprios para a segunda vida, era garantir a todo o povo as mesmas possibilidades. O fara era mais do que um simples governante. O fara englobava o prprio povo, seu destino e sua eternizao.

Ramses II 1279-1213) A arte egpcia teve algumas caractersticas bsicas que a distinguiram: Na representao da figura humana, o rosto era sempre apresentado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente. Isso nos d um certo ar de irrealidade. O tronco era apresentado de frente mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse um aspecto bem curioso e chama-se lei da frontalidade. fcil observar essa caracterstica na maior parte dos auto-relevos e representaes pictricas do antigo Egito.

Fragmento do Papiro Harris, com a representao (da direita para a esquerda) do fara Ramss III perante os deuses Ptah, Sekhmet e Neferten. British Museum, Londres.

Havia um outro aspecto, conhecido como peso da alma. As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Fara era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sacerdotes, os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. Por isso transmite-se a ideia de que os faras eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade.

Um outro padro tambm nos aparece como curioso. As figuras masculinas usavam o tom vermelho e as figuras femininas o tom ocre.

Esfinge de Amenemhat II, XII dinastia, c. 1900 a.C.

Osris Irmo de Seth e marido de sis, o filho primognito de Geb(terra) e Nut(cu) e por isso teve o direito de governar o trono do Egito. Seu irmo Seth, por inveja destri Osris e espalha seus pedaos por todo o Egito. representado em forma de mmia, com uma coroa branca, plumas e chifres.

Isis Lactante 310 a.C.

Isis era a deusa mais popular do Egito, ela representava a magia e os mistrios daquela regio, a me perfeita em sua dedicao. representada como uma mulher que costuma carregar inscritos sobre sua cabea os hierglifos referentes ao seu nome.

Anubis

Conduzia as almas para Osris julg-las. Era o senhor da Terra do Silncio do Ocidente, a terra dos mortos, o preparador do caminho para o outro mundo.

Horus uma divindade solitria relacionado ao juzo das almas no mundo inferior, apresentando as almas ao Juiz Divino. Era considerado idntico e feito da mesma substncia de seu pai, Osris.

Hathor a deusa-vaca, smbolo do Cu; era representante do sexo feminino, da alegria, do amor, da fecundidade e do prazer.

Toth Deus da sabedoria e do mistrio, o deus escrevente; o juz, cuja sabedoria e autoridade marcante sobre todos os outros deuses. Anota os pensamentos, palavras e aes dos homens durante a vida e as pesa na balana da justia divina.

Queps, Quefren e Miquerinos 2550 a.C. a 2503 a.C

Cabea Olmeca Mxico 1.000 a.C.

Nefertiti cerca de 1300 a.C.

Aquenaton 1352-1336 a.C

Potrebbero piacerti anche