Sei sulla pagina 1di 30

PROJETO EDUCATIVO EXPOSIO:

VIK
(MATERIAL DO PROFESSOR) Local: Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio Curadoria: Vik Muniz Coordenao do Projeto Educativo: Franklin Espath Pedroso Produo Pedaggica: Tatiana Drummond Moura e Rosane Cantanhde Mediadores: Andr, Adriana, Cludio, Emerson, Liduna, Joo Henrique, Jos Carlos, Paula Erber e Victor. Visitao pblica: de 23 de janeiro a 22 de maro de 2009. Caro professor, Esse material sugere algumas atividades para serem desenvolvidas aps a visitao exposio VIK, alm disso, seguem algumas informaes sobre o artista e seu trabalho. Esperamos poder contribuir desta forma para um melhor aproveitamento em sala de aula. SOBRE A EXPOSIO
1

Com mais de 120 obras, que abarcam do incio de sua carreira, ao final dos

anos 1980, aos dias de hoje, Vik a maior exposio j dedicada ao artista. Em suas obras, materiais inusitados, como calda de chocolate, poeira, caviar, diamantes e at lixo, so utilizados para recriar grandes cones da fotografia e da pintura. O resultado so quadros surpreendentes, que nos parecem a um s tempo familiares e estranhos. Lanando uma nova luz sobre o passado, as fotos de Vik no deixam de provocar uma reflexo bem-humorada e divertida sobre nossa forma de ver e compreender as imagens.
1

Catlogo da Exposio VIK. Textos: KAZ, L., NIGGE, L. So Paulo, Aprazvel Editora, 2009.

SOBRE O ARTISTA
2

Vik Muniz nasceu no centro de So Paulo, em 1961. Filho nico de um

garom e uma telefonista, passou parte de sua infncia morando na periferia da cidade. Autodidata, antes de se tornar artista plstico, ele passaria por vrios empregos. Um deles, numa pequena agncia de anncios que despertou seu interesse por imagens com poder persuasivo e pelas possibilidades de manipulao delas. Em 1983, um acidente mudou o rumo de sua vida: aps sair de uma reunio social, Vik presenciou uma violenta briga entre dois homens e acabou levando, por engano, um tiro na perna. O atirador, que era abastado, tentando evitar a queixa policial, lhe ofereceu uma soma razovel em dinheiro, o que possibilitou sua ida para os Estados Unidos. Depois de dois anos em Chicago, junto a familiares, ele seguiu, em 1986, para Nova York. A idia inicial era ficar apenas seis meses. A estada contudo, se estendeu e Vik acabou naturalizando-se norte-americano. Os primeiros anos foram difceis. Ele trabalhou em diversos empregos, ao mesmo tempo em que estudava direo de teatro e coreografia. Sua primeira mostra aconteceu em 1989. Nela, ele expe uma srie de esculturas chamadas Relquias objets trouvs fabricados ou falsas descobertas arqueolgicas como a Mquina de Caf Pr-Colombiana. Esses trabalhos j denileavam a atitude bem-humorada que marcaria toda sua obra. Ao ver as peas fotografadas por um profissional, a ttulo de registro, Vik teve um insight que influenciou decisivamente seu trabalho: as reprodues fotogrficas, e no o original, seriam o objeto final de sua arte. Desde ento, ele passou a usar a fotografia como suporte para desenvolver uma srie de experimentaes com materiais como gelia, calda de chocolate, diamantes e lixo, dentre outros.

Ibidem, p.31.

O sucesso viria somente nos anos 1990, quando seu talento descoberto por Charles Haggan, crtico de arte do jornal The New York Times. Sua participao na conceituada mostra New Photography, em 1995, abre caminho para o reconhecimento mundial. Em 2001, ele escolhido como representante do Brasil na Bienal de Veneza. Em 2005, escreve o livro Reflex: A Vik Muniz Primer e o traduz para o portugus, em 2007. Recentemente, Vik foi convidado para ser o primeiro brasileiro a participar como curador da nona verso do Artists Choice (20082009), um projeto criado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. Um dos artistas mais produtivos de sua gerao, as obras de Vik integram os acervos de alguns dos principais museus do mundo, como The Metropolitan Museum of Art e Museu de Arte Moderna (ambos em Nova York), Tate gallery (Londres) e Centre Georges Pompidou (Paris).
VIK MUNIZ

LINHA DO TEMPO/SRIES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. O Melhor da Revista Life (1988-1990) Indivduos (1992-1993) Equivalentes (1993) Imagens de Arame (1994-1997) Imagens de Linha (1996) Crianas de Acar (1996) Imagens de Terra (1997-1999) Imagens de Chocolate (1997) O Depois (1998) A Partir de Warhol (1999) Imagens de Tinta (2000) Imagens de Poeira (2000) Imagens de Cores (2001) Imagens de Nuvens (2001-2006) Crceres (2002) Imagens de Trabalhos do Planeta Terra (2002-2005) Mnadas (2003) Rebus (2003) Imagens de Revistas (2003) Imagens de Diamantes (2004) Imagens de Caviar (2004) Imagens de Sucata (2005-2008) Imagens de Pigmento (2005) Amontoados (2005) Imagens de Lixo (2008) Quebra-Cabeas (2008) Imagens de Papel (2008)

PARA SALA DE AULA FASE I


1. O Melhor da Revista Life (1988-90) X 2. Imagens de Tinta (2000) X 3. Imagens de Papel (2008)

CONCEITOS
1. Desenho de memria de fotografias famosas da revista americana Life.

SUPORTES
1. Grafite sobre papel fotografado com foco suavizado.

DINMICAS
Atividades em grupos para adolescentes (acima de 15 anos) e adultos. Jogos de Perguntas e Respostas e Jogos de Conexes.

2. Enfatizou a natureza impressa das imagens originais, o padro de reticula usado nas impresses de jornais, sua existncia como pontos no papel. 3. Fotografias historicamente famosas so recriadas em preto e branco. Sugerem uma realidade imutvel.

2. Fotografias baseadas em famosas fotografias de noticias feitas com tinta de impresso.

1. Cada grupo criar e contar uma histria inspirada nas fotos expostas. 2. Em qual momento histrico esses fatos aconteceram? 3. A historia se repete? Relacionar estas fotos histricas com fatos atuais. 5. Em que aspecto estas fotografias se assemelham? 6. Qual a diferena entre uma imagem em desenho e uma imagem impressa?

3. Fotografia sobre fotos famosas feitas com recorte e colagem de minsculos pedaos de papel em tons de preto e branco e trs escalas de cinza.

FASE II
1. Imagens de Chocolate (1997)

CONCEITOS
1. So pinturas performticas devido secagem rpida da calda de chocolate, remete a pintura de Jackson Pollock. O chocolate te faz pensar em amor, luxo, romance, obesidade, escatologia, manchas, culpa, etc. 2. Remetendo-se a Warhol, quem mostrou que a copia de uma copia sempre um original, produziu imagens com materiais perecveis onde questiona a transitoriedade e materiais comestveis que evocam um sentido de pintura. 3. Surgiu na seqncia da srie Imagens de Diamantes. O glamour do caviar foi usado em imagens de monstros famosos, dos filmes de terror de Hollywood, por suas caractersticas de decadncia e morte.

SUPORTES
1. Fotografia baseada em pinturas e fotos famosas, confeccionada com calda de chocolate.

DINMICAS
Atividades em grupos para crianas acima de 6 anos, adolescentes, adultos. Jogos de Perguntas e Respostas. 1. Escreva: quais os sentimentos e sensaes que o chocolate inspira?

2. Srie Warhol (1999)

2. Fotografia de obras famosas confeccionadas com molho de tomate, manteiga de amendoim e gelia.

2. Que j comeu caviar? Porque considerado sofisticado? 3. Que pintura famosa essa? 4. Qual outro material pode-se pintar? 5. Quais so esses monstros? D exemplos de outros monstros de Hollywood. 6. Escolha um tipo gro (arroz, feijo, ervilha, etc), forme com este um desenho de uma figura de monstro conhecida, depois fotografe.

3. Imagens de Caviar (2004)

3. Fotografia de personagens famosos feitos com caviar.

FASE III
1. Mnadas (2003) X

CONCEITOS
1. Inspirado em uma serie de fotografias de Arthur S. Mole e John D. Thomas, que usaram milhares de soldados durante a 1. Grande Guerra para representar figuras e objetos importantes, VIK faz referencia ao conceito de mnada, que so partculas indivisveis que constituem a essncia de todas as coisas. 2. Desdobramento da srie Mnadas, sendo que esta se diferencia pela enorme variedade de brinquedos utilizados na produo das imagens. 3. Imagens mitolgicas baseadas famosas pinturas de Goya e Caravaggio em imensas composies feitas com materiais descartados. 4. Coisas agrupadas que, inicialmente, estariam desconexas. Como amontoados de elementos aleatrios. Difere-se das outras seres por no recorrer a formas definidas, embora utilize diversos materiais (caracterstica das obras do artista). O Visitante que, ao contemplar as obras quem define um fechamento das mesmas atribuindo sua interpretao (dando um sentido tanto no conceito quanto na forma). Cada um pode ver uma forma diferente nos montinhos, semelhante ao que acontece com os Equivalentes.

SUPORTES
1. Fotografia. Utiliza soldadinhos de plstico que formam uma fotografia conhecida.

DINMICA
Atividades em grupos/duplas para crianas acima de 6 anos e adolescentes. Jogo de Adivinhao. 1. Sero entregues cartes com recortes de imagens ampliadas das obras que correspondem s trs sries. 2. Cada grupo/dupla dever identificar: a quais obras pertencem s imagens? Quebra cabea 1. Escolha uma das imagens das sries apresentadas. 2. Recorte em pequenos pedaos. 3. Distribua para o grupo/dupla que dever formar o quebra-cabea. 4.Para trabalhar a questo do tipo de material usado com o sentido da imagem, pode ser utilizado material alternativo, assim como Vik Muniz o fez. Por exemplo: tema sobre ecologia, desenvolvimento sustentvel. Pode-se trabalhar com restos, detritos: sucatas, revistas rasgadas, etc. Seria um material trazido pelos prprios alunos. Essa dinmica serviria para: incitar a reflexo de como poderiam resolver o destino desse material criando uma imagem simblica, um amontoado, uma escultura, etc. Seria possvel com isso, propor, tambm uma atividade voltada para a reflexo da utilizao das cores e de seus significados. A questo da imagem construda com material frgil, mutvel uma constante na obra de Vik.(indicado para crianas partir dos 7 anos e adolescentes) Observao : Seria interessante poder fotografar os resultados dessa experincia.

2. Rebus (2003) X

2. Fotografia. Utiliza vrios tipos de brinquedos de plstico que formam uma figura ou objeto. 3. Fotografias de pinturas famosas feitas com materiais de sucata.

3.Imagens de Sucata (2005) X 4. Amontoados

4. Materiais diversos (orgnicos e inorgnicos) com tamanhos semelhantes agrupados e fotografados.

FASES IV

CONCEITOS
1. Fotografias de esculturas de arame (utilizando como referencias de objetos cotidianos ), simulando desenhos comuns.

SUPORTES
1. Fotografia de arame modelado sobre papel de fundo.

DINMICAS
1.O interessante que esse material pode ser reutilizado. Caso a pessoa no goste do resultado, pode simplesmente desfazer e refazer inmeras vezes (alm de poder ser usado por outros visitantes depois). Funciona, tambm como uma referncia ao trabalho de Vik de imagens com linhas, tambm seria uma alternativa para fazer imagens mais simples e simblicas como o artista criou com arames. Os temas trabalhados na confeco de imagens seriam todos os relacionados com a exposio: memria, questes ambientais, desigualdade social, mutabilidade, paisagem, retrato, simbologia, espaos arquitetnicos.Tambm seria interessante poder fotografar os resultados obtidos nessa dinmica. Observao: Em todas as propostas acima, o (a) professor (a) pode trabalhar com imagens de obras de artistas famosos, podendo trabalhar temas da Histria da Arte. Tambm pode trabalhar com temas sociais, entre outros. 2. Utilizar imagens impressas de obras da exposio e fazer uma investigao das formas atravs de transparncias (tipo de retroprojetor) contendo contornos simples das obras impressas. Os alunos devem testar qual contorno se encaixa em determinada imagem. 3.Pode-se utilizar papel colorido, papel preto e branco. Para trabalhar cores, e imagens em tons de cinza.(quarto e quinto anos do ensino fundamental I e sexto ano do ensino fundamental II)

1. Imagens de Arame (1994-1997)

2. Fotografias de figuras feitas com linha de costura.

2. Imagens de Linha (1996-1999)

2. Srie em que Vik comeou a usar como referencia imagens de obras famosas. Imagens de paisagens feitas com linhas de costura, cuja os nomes das mesmas corresponde a quantidade do material usado (exemplo: 16.000 jardas). Cada plano da figura definido pelo excesso em alguns pontos e escassez da linha em outros.

FASE V
1. Crianas de Acar (1996) X 2. Imagens de Terra (1997-1999) X 3. O Depois (1998)

CONCEITOS
1. Crianas doces, contrastando com a amargura dos pais que trabalham em canaviais so retratadas com acar. 2. Desenhos feitos com terra que assemelhamse a ensaios fotogrficos. O material arenoso simula a granulao da fotografia (nitrato de prata). 3. Crianas de luz brilham atravs da sujeira do carnaval em poses notrias de obras famosas.

SUPORTES
1. Acar sobre papel preto formando desenho utilizando os vazios para a iluso de sombra, em contraste com o acar que promove a impresso de luz. 2. Fotografias de imagens feitas com terra sobre mesa de luz.

DINMICA
Criar imagens com: areia, terra, p de grafite, p de carvo, continhas e miangas.(oitavo e nono anos do ensino fundamental II, primeiro ano do ensino mdio)

X 4. Imagens de Pigmento (2005)


4. As notrias cores de obras renomadas de artistas como Monet e Gauguin so revisitadas com a utilizao do principal compontente da tinta: o pigmento.

3. Fotografia de imagens criadas com restos de carnaval sobre mesa de luz. Usou como referencia fotos das crianas moradoras da crocolndia em So Paulo em meados dos anos 90.

FASE V
1. Equivalentes (1993) X 2. Amontoados (2005)

CONCEITOS
1. Algodo simulando nuvens com formas reconhecveis. Algo que remete a influncia dos sentimentos sobre a nossa impresso visual. 2. Coisas agrupadas que, inicialmente, estariam desconexas. Como amontoados de elementos aleatrios. Difere-se das outras seres por no recorrer a formas definidas, embora utilize diversos materiais (caracterstica das obras do artista). O Visitante que, ao contemplar as obras quem define um fechamento das mesmas atribuindo sua interpretao (dando um sentido tanto no conceito quanto na forma). Cada um pode ver uma forma diferente nos montinhos, semelhante ao que acontece com os Equivalentes.

SUPORTES
1. Algodo modelado.

DINMICA
Pode usar qualquer material suficientemente malevel para desenvolver diversas formas. Os alunos poderiam transformar esse material (um saco de farinha, um pano, etc). A dinmica seria: criar formas diversas com o mesmo objeto e fazer com que os outros do grupo, ou o prprio que modificou o material, observar e dar opinies sobre o que pareceria a forma. Esse trabalho seria referente ao grupo da srie Equivalentes.

2. Materiais diversos (orgnicos e inorgnicos) com tamanhos semelhantes agrupados e fotografados.

Site do Artista: www.vikmuniz.com Contato: tatiana.arte@gmail.com ; rosanecantanhede@gmail.com 8

ANEXO DAS IMAGENS

O Melhor da Revista Life (1988-90)

__________________________ Figura 1: Memria de Homem na Lua / Memory Rendering of the Man on the Moon (1989) ; do site de Vik Muniz.

_____________________
Figura 2: Memria de Homem Parando Tanque em Pequim / Memory Rendering of Man Stopping Tank In Beijing (1989); do site de Vik Muniz.

10

_______________________
Figura 3: Memria de Beijo em Times Square / Memory Rendering of Kiss at Times Square (1989); do site de Vik Muniz.

11

Imagens de Tinta (2000)

______________________
Figura 4: Terrorista Olimpadas de Mnich / Terrorist (2000); do site de Vik Muniz.

12

_____________________________

Figura 5: Monstro do Lago Ness / Monster (2000); do site de Vik Muniz.

13

________________________________

Figura 6: Desastre de Hindenberg / Disaster - Hindenberg (2000); do site de Vik Muniz.

14

Imagens de Papel (2008)

_______________________
Figura 7: Moinho de Dallas, Huntsville: 1910, a partir de Lewis Hine/ Dallas Mill, Huntsville: 1910, after Lewis Hine (2008); do site de Vik Muniz.

15

_______________________________ Figura 8: Parque Pblico, Ann Arbor, Michigan, a partir de Robert Frank/ Public Park, Ann Arbor, Michigan, after Robert Frank (2008); do site de Vik Muniz.

16

_______________________________

Figura 9: Floresta em Novembro, a partir de Albert Renger Patzsch / Woods in November, after Albert Renger Patzsch (2008); do site de Vik Muniz.

17

Imagens de Chocolate (1997)

________________________
Figura 10: Balsa da medusa naufrgio, a partir de Gricault / Medusas Float shipwreck, after Gricault (1997); fonte: http://www.krissweblog.com/2007/12/12/muniz-au-mac-demontreal/

18

____________________________________

Figura 11: Foto de ao - Pollock, a partir de Hans Namuth / Action Foto, ater Hans Namuth (1997); do site de Vik Muniz.

19

_______________________________ Figura 12: Indivduos / Individuals (1997); do site de Vik Muniz.

20

Srie Warhol (1999)

________________________
Figura 13: Mona Lisa de Gelia e Mateiga de Amendoim / Gelly and Peanut butter Mona Lisa (1999)

21

Imagens de Caviar (2004)

_________________________
Figura 14: Drcula / Dracula (2004)

22

__________________________
Figura 15: Frankenstein (2004)

23

Mnadas (2003)

__________________________
Figura 16: Soldado de Brinquedo Guerra Civil americana / Toy Soldier (2003)

24

Rebus (2003)

__________________________________

Figura 17: Estou muito triste para contar a voc, a partir de Bas Jan Ader/ Im too sad to tell you, after Bas Jan Ader (2004); do site de Vik Muniz.

25

Imagens de Sucata (2005)

__________________________
Figura 18: Venus de Sucata , a partir de Botticelli / Venus of Junk , after Botticelli (2005); fonte: fotografia das pginas 102 e 103 do catlogo da exposio VIK.

26

_____________________________ Figura 19: Saturno devorando um de seus Filhos, a partir de Francisco de Goya Y Lucientes / Saturn devouring one of his Sons, after Francisco de Goya Y Lucientes (2005)); do site de Vik Muniz.

27

_____________________________ Figura 20: Narciso, a partir de Caravaggio / Narcissus, after Caravaggio (2005)); do Vik Muniz.

site de

28

Imagens de Lixo (2008)

_________________________
Figura 21: A Cigana Magna / The Gipsy Magna (2008); fonte: pgina 126, catlogo da exposio VIK.

29

BIBLIOGRAFIA
HERKENHOFF, P. , KAZ, L., NIGGE, L.Catlogo da Exposio VIK. So Paulo, Aprazvel Editora, 2009. Site: www.vikmuniz.net Site: http://www.krissweblog.com/2007/12/12/muniz-au-mac-de-montreal/

30

Potrebbero piacerti anche