Sei sulla pagina 1di 5

Circuito paralelo

Circuito paralelo
conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes eltricos ou eletrnicos conectados em paralelo (de conexo em paralelo, que o mesmo que associao em paralelo ou ligao em paralelo). uma das formas bsicas de se conectar componentes eletrnicos. A nomeao descreve o mtodo como os componentes so conectados.

Exemplo de ligao paralela utilizando resistores

Como demonstrao, consideremos um circuito simples consistindo de duas lmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligao paralela, os terminais positivos das lmpadas so ligados ao teminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lmpadas so ligados ao negativo da bateria, sendo esta ligao diferente da ligao srie. As grandezas que podem ser medidas neste circuito so R, a resistncia eltrica (medida em ohms ()); I, a corrente eltrica (medida em ampres (A), ou coulombs por segundo); e V, a tenso eltrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb). A tenso a mesma atravs de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo. Para encontrar a corrente total, I, podemos utilizar a Lei de Ohm em cada malha, e ento somar todas as correntes. (Veja Leis de Kirchhoff para uma explicao detalhada deste fenmeno). Fatorando a voltagem, que a mesma sobre todos os componentes, ns temos: que o mesmo que .

Notao
A propriedade da ligao paralela pode ser representada nas equaes por duas linhas verticais "||" (como na geometria) para simplificar as equaes. Para dois resistores ligados em paralelo temos,

Circuitos paralelos com um s tipo de componente


Associao de resistores
Os resistores podem ser combinados basicamente em trs tipos de associaes: em srie, em paralelo ou ainda em associao mista, que uma combinao das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associao, esta sempre resultar numa nica resistncia total, normalmente designada como resistncia equivalente - e sua forma abreviada de escrita Req ou Rt. Caractersticas fundamentais de uma associao em paralelo de resistores: H mais de um caminho para a corrente eltrica; Segundo pesquisas, resistores em grande quantidade a corrente sofre perda para "correr" at eles, seria necessrio uma tenso maior que a desejada pelo circuito. A corrente eltrica se divide entre os componentes do circuito; A corrente total que circula na associao o somatrio da corrente de cada resistor; O funcionamento de cada resistor independente dos demais; A diferena de potencial (corrente eltrica necessria para vender a ddp) a mesma em todos os resistores; O resistor de menor resistncia ser aquele que dissipa maior potncia.

Circuito paralelo A frmula para o clculo da resistncia equivalente (Req) de um circuito de resistores em paralelo :

Caso os valores dos resistores sejam iguais, a resistncia equivalente igual ao valor de uma das resistncias (R) dividido pelo nmero de resistores utilizados:

onde N o nmero de resistores. Ainda, no caso especfico de um circuito resistivo com duas resistncias de valores diferentes, a equao abaixo pode ser utilizada:

Caso tenha mais de 3 resistores, ser necessrio calcular equivalncia entre o Primeiro Resistor e o Segundo resistor, o resultado voc ir multiplicar e dividir com o terceiro resistor

Onde R1,2 o resultado entre eles multiplicado e adicionado por R3 Note que 1/R o valor da condutncia, ou seja, o inverso da resistncia, assim pode-se dizer que para a associao de resistores em paralelo, a condutncia total igual a soma das condutncias individuais de cada resistor, ficando claro que a condutncia total ser maior, logo a resistncia total ser menor. A frmula para o clculo da condutncia equivalente (Geq) de um circuito de resistores em paralelo : Outra propriedade do resistor equivalente que apesar de a resistncia ser menor, a potncia mxima que ele poder suportar ser maior do que as potncias mximas que cada resistor que o compe pode suportar, por exemplo, dois resistores de 1 ohm / 1 watt so conectados em paralelo, 1 volt mxima tenso que se pode aplicar em qualquer um deles, resultando numa potncia de 1 watt, o mesmo 1 volt aplicado no circuito paralelo de dois resistores resultar numa potncia de 2 watts.

Associao de indutores
Os indutores possuem um comportamento nas associaes semelhante ao dos resistores, de modo que a indutncia de indutores em paralelo igual ao inverso da soma do inversos das indutncias individuais, temos ento a equao:

Um diagrama contendo indutores conectadores em paralelo

Se os indutores estiverem situados nos campos magnticos de outros indutores, deve-se levar em conta sua indutncia mtua. Se a indutncia mtua entre dois indutores em paralelo M, ento o indutor equivalente :

Circuito paralelo

ou

A frmula correta depende da maneira como os indutores se influenciam mutuamente. O princpio o mesmo para mais de dois indutores, porm deve-se levar em conta a indutncia mtua de cada indutor em todos os outros indutores e como eles so influenciados. Ento, para trs indutores teriamos trs indutncias mtuas ( e ) e oito equaes possveis.

Associao de capacitores
Os capacitores possuem regras de associao diferentes dos outros componentes. A capacitncia total de um dado conjundo de capacitores em paralelo igual soma de suas capacitncias individuais, temos ento a frmula:

Um diagramas de alguns capacitores conectados em paralelo

A tenso de operao de uma associao paralela de capacitores sempre limitada pela menor tenso existente em um componente individual da associao.

Associao de pilhas
Associa-se pilhas em paralelo para se ter uma bateria equivalente com menor resistncia interna equivalente e que demore mais para ser esgotada (para diminuir o tempo entre uma reposio e outra), do mesmo modo que associar resistores em paralelo diminui a resistncia total. importante notar que pilhas em paralelo devem ter a mesma tenso.

Circuitos paralelos com mais de um tipo de componente


a) Circuito RL paralelo
Consiste de um resistor (R) e de um indutor (L) conectados em paralelo. |

Circuito paralelo

b) Circuito RC paralelo
Consiste de um resistor (R) e de um capacitor (C) conectados em paralelo. |

c) Circuito RLC paralelo


Consiste de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em paralelo. |

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Circuito paralelo Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=26803361 Contribuidores: Ademar Brasil, Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, CvetanPetrov1940, Drnull, Ddi's, E2m, Guijac, Jcmo, Joo Sousa, Majtec, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Mateus RM, MichaelFrey, Nuno Tavares, OS2Warp, Orium, Pilha, Severino666, Vmss, Zebocchi, 60 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Resistorsparallel.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Resistorsparallel.png Licena: desconhecido Contribuidores: D-Kuru, Omegatron, Paddy, WikipediaMaster Ficheiro:inductorsparallel.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Inductorsparallel.png Licena: desconhecido Contribuidores: Ficheiro:capacitorsparallel.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Capacitorsparallel.png Licena: desconhecido Contribuidores: -

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Potrebbero piacerti anche