Sei sulla pagina 1di 3

GNESIS O livro de Gnesis (princpio) o primeiro livro do Pentateuco, no h contundentemente uma direo para sua autoria, porm est

t sugerida a Moiss, dada as circunstncias em que os outros quatro livros do Pentateuco levam a sua assinatura. Outro ponto vital para essa concluso, o fato de que a pessoa que o escreveu conhecia bem os costumes, geografia e a cultura egpcia, algum que de fato vindo do povo hebreu conhecia bem esses atributos. Quem poderia ter um perfil desse se no fosse educado e instrudo dentro das colunas egpcias. A no ser Moiss. Gnesis comea com a criao da humanidade e vai at a morte de Jos e em concordncia com os achados arqueolgicos na cidade de Hurrita (Mesopotmia), esclareceram a humanidade que foi escrito por volta do sculo XV a. C. Ele conta mais precisamente a criao, peregrinao dos patriarcas, suas trajetrias e evoluo dentro da sociedade da poca. Narra tambm acontecimentos preciosos que determinaram essas trajetrias, onde podemos destacar: A QUEDA DO HOMEM, O DILUVIO UNIVERSAL, A TORRE DE BABEL (porto de Deus) na terra de Sinar, A ELEIO DE ABRAO e a DESCIDA PARA O EGITO. Foram esses que no contexto geral praticamente definiram a evoluo e cultura da humanidade na poca. PROPSITO: Esclarecer as perguntas que fazem parte do intelecto de qualquer ser humano: QUEM SOMOS ? e DE ONDE VIEMOS?, nele DEUS nos mostra nossa origem e de uma maneira completa e nos ensina que devemos andar pelo caminho certo, sendo obedientes e livres da idolatria, quando procedemos de sua maneira, nos livramos dos erros de Israel que peregrinou no deserto por tempo alm do necessrio, simplesmente por no atentar para as orientaes de DEUS. FOCO: O principal a ao de Deus na formao do homem e suas orientaes para ele, divide-se em : A SOBERANIA DE DEUS O Senhor se apresenta como criador e Soberano do universo, mostrando ao homem que vai conduzi-lo na direo certa, tem seu pice na aliana com No, onde Deus decide por sua sabedoria reformular a humanidade, ao contrrio do que algumas pessoas pensam, Deus no excluiu ningum da arca a todos foi manifesta a sua vontade. O povo da poca e que andava em voltas com o pecado e no deram ouvidos a anunciao que No divulgou; ALIANA DIVINA O senhor separa o homem do restante da humanidade, para dar prosseguimento as geraes, a fim de evitar que ele se destrusse em meio ao pecado. Eis as principais alianas do livro de Gnesis:

a) b) c) d) e)

ADO - Gn 2.16-17; NO Gn 9,9; ABRAO Gn 13,13; ISAQUE Gn 26,2-5 e JAC Gn 28,13-15.

A REDENO DE DEUS Onde pela primeira vez o Messias anunciado, Gn 3,14-15 e A AMEAA AO PLANO DE DEUS A luta do inquo para destruir a famlia escolhida, dentro das guerras e dificuldades do cotidiano e assim evitar a consumao final do plano de Deus.

FATOS: O principal fato de referncia do livro de Gnesis, podemos considerar como sendo o dilvio, onde literalmente foi um divisor de guas entre o velho e o novo a morte e o renascimento uma reestruturao geral da vontade de Deus. DILVIO Gn 7,11 Gn 7,24 Gn 8,12 40 dias e 40 noites de chuvas 150 dias a gua permaneceu, totalizando mais ou menos 5 meses. No envia uma pomba, a arca estar parada aproximadamente 4 meses e 7 dias.

OBS: Analisando que segundo Gnesis 7,11 aos 600 anos 2 meses e 17 dias de No, romperam-se as fontes do abismo, as comportas do Cu foram abertas e houve chuva. E que em Gnesis 8,13-16 aos 601 anos 1 ms e 1 dia de No, foi quando Deus determinou que sassem da arca, a durao total do tempo na arca foi de praticamente 1 ano. VISO GERAL DOS PATRIARCAS ANTES E DEPOIS DO DILVIO OS PATRIARCAS ANTES DO DILVIO ADO 930 anos (Gn 5,5) SETE 912 anos (Gn 5,8) ENOS 905 anos (Gn 5,11) ENOQUE 365 anos (Gn 5,23) METUSALM 969 anos (Gn 5,27) LAMEQUE 777 anos (Gn 5,31) NO 950 anos (Gn 9,29) APS O DILVIO SEM 600 anos (Gn 11,10-11) HBER 464 anos (Gn 11,16-17) TERA 205 anos (Gn 11,32) ABRAO 175 anos (Gn 25,7) ISAQUE 180 anos (Gn 35,28) JAC 147 anos (Gn 47,28) JOS 110 anos (Gn 50,26)

Perceba a diferena acentuada de idade entre eles, alguns atribuem a isso as mudanas climticas e ambientais que ocorreram na terra aps o dilvio.

CONCLUSO: O livro de Gnesis uma fonte rica de conhecimento para uma vida de bnos e vitorias, no querendo com isso excluir os demais, nunca. Mas que observando do ponto de vista panormico ele o carto de visita da vontade de Deus para o crente, tudo o que fazemos ou pensamos e fazer na vida, deve ter um bom comeo, se comeamos errado, o fim talvez nos obrigue a voltar aos fatos passados para uma possvel reconstruo, era isso que acontecia com o povo de Israel, onde sempre se lia as crnicas ao povo e geralmente acontecia em meio as dificuldades. Porque simplesmente queriam encontrar no passado o motivo de lutas e cativeiros do presente. de maneira tardia quando podia ser evitado se tivessem comeado certo. No foi por falta de aviso de Deus, que muitas vezes entraram em desobedincia e pagaram preo alto, simplesmente por no comearem da maneira correta. O Senhor em sua infinita sabedoria sempre colocou a disposio dos seus, as suas vontades e desejos: CERTAMENTE EU O SENHOR NO FAREI COISA ALGUMA SEM ANTES AVISAR AOS MEUS SERVOS OS PROFETAS. Analise com carinho esse livro to maravilhoso e conhecer o intimo da vontade de Deus para a humanidade, ver que sempre em meio a teimosia do homem, Ele entrou com um projeto novo de socorro para concertar os seus deslizes, e perpetuar geraes para verem o cumprimento de suas promessas. DEUS assim meu irmo... PERFEITO! Deus abenoe a sua igreja!

Pr Sidney Gis
OTEMEB 02.273/2011 Casa de Orao Ministrio Restabelecendo Vidas

Potrebbero piacerti anche