Sei sulla pagina 1di 12

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA

Concurso Pblico Edital n 002/2011 Prova Objetiva 09/10/2011


Anos

274-275 Tcnico Industrial de Eletrnica I


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 50 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto-resposta. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Portugus

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

............................................................................................................................................................................................................... 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 RESPOSTAS 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 -

PORTUGUS

01 - Assinale a alternativa corretamente pontuada. No Brasil desde o perodo colonial as mulheres viveram uma dupla realidade, por um lado uma sociedade profundamente machista, na qual elas deveriam se restringir ao espao domstico por outro, uma escassez de recursos e braos que, em momentos de crise esgarava os limites da sociedade patriarcal e recorria ao feminina. b) No Brasil desde o perodo colonial, as mulheres viveram uma dupla realidade. Por um lado, uma sociedade profundamente machista na qual elas deveriam se restringir ao espao domstico; por outro uma escassez de recursos e braos, que em momentos de crise, esgarava os limites da sociedade patriarcal e recorria ao feminina. c) No Brasil, desde o perodo colonial as mulheres viveram uma dupla realidade: por um lado uma sociedade profundamente machista. Na qual elas deveriam se restringir ao espao domstico, por outro: uma escassez de recursos e braos que, em momentos de crise, esgarava os limites da sociedade patriarcal, e recorria ao feminina. d) No Brasil desde o perodo colonial, as mulheres viveram uma dupla realidade; por um lado uma sociedade profundamente machista, na qual, elas deveriam se restringir ao espao domstico; por outro, uma escassez de recursos e braos que em momentos de crise, esgarava os limites da sociedade patriarcal e recorria ao feminina. e) No Brasil, desde o perodo colonial, as mulheres viveram uma dupla realidade: por um lado, uma sociedade profundamente machista, na qual elas deveriam se restringir ao espao domstico; por outro, uma escassez de recursos e braos que, em momentos de crise, esgarava os limites da sociedade patriarcal e recorria ao feminina. a)

O texto a seguir referncia para as questes de nmeros 02 e 03. A importncia do cio


1 Alguns usurios acreditam que todas essas redes sociais levam a uma alienao. Prefiro passar o tempo com algum em 2 um restaurante em vez de pass-lo no Foursquare dizendo s pessoas Eu estou no restaurante, disse Graham Hill, 40, que 3 fundador do site Tree-Hugger e do concurso de design LifeEdited. 4 Os momentos intermedirios so importantes, disse ele, referindo-se aos tempos ociosos da vida, como esperar na fila do 5 banco ou tomar um txi. So perodos _______, em vez de tentando estar em algum lugar no qual no est, conclui. 6 Muitas pessoas escolheram se desintoxicar das redes sociais ou optaram por sair delas para voltar no futuro. (Caderno Tecnologia, Folha de S.Paulo, 24/08/2011.)

02 - Garantindo a coeso, o sentido e a adequao s normas da escrita, a lacuna do texto deve ser preenchida com: a) b) c) d) e) onde voc devia estar com si mesmo. que voc deve estar com si mesmo. em que voc deveria estar consigo mesmo. aonde voc deve estar consigo mesmo. cujos voc deve estar com si mesmo.

03 - De acordo com o texto, no mundo atual, as pessoas devem: a) b) c) d) e) ganhar mais tempo usando as redes sociais. dispensar menos tempo s redes sociais. frequentar menos bancos e restaurantes. ir a mais lugares desacompanhadas. aproveitar os benefcios das redes sociais.

04 - Qual alternativa reescreve um dos pargrafos do texto abaixo, de um aluno de 9 ano do Ensino Fundamental, sobre a discriminao racial e social do pas, de acordo com as normas da lngua padro do portugus? Na minha opinio, sempre foi assim os brancos tem mais vantagem em tudo no estudo, no trabalho, no viver. Se agente, no mudar sempre vai acontecer descriminao na sociedade. Ns no deveramos tratar os nossos irmos desta maneira, por que somos todos filhos de Deus, no faz distino de nem um filhos seu. Por isso que temos de ser mais unidos em tudo, principalmente com os nossos irmos mais pobre e negros que, precisamos dar ateno. tambm os polticos e a sociedade toda dar mais oportunidade a est pessoa. Para isso acontecer, e presisamos ter amor no corao. a) Na minha opinio, no Brasil sempre foi assim. Os brancos tm mais vantagem em tudo: no estudo, no trabalho, no viver. b) Se agente no pensar em mudanas sempre vai haver discriminao na sociedade. Ns no deveramos tratar os nossos irmos desta maneira, por que somos todos filhos de Deus, que, no faz distino de nem um filhos seu. c) Por isso que o povo brasileiro temos que estar mais unidos em tudo, principalmente com os nossos irmos mais pobre e negros. Eles sim precisam dar ateno. d) E tambm os polticos e a sociedade toda dar mais oportunidade a est parcela descriminada da populao. e) Para isso acontecer precisamos todos os brasileiro ter amor no corao.

05 - Considere o grfico ao lado, sobre a situao dos trabalhadores em relao a seus empregos, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 26/08/2011.

Com base no grfico, correto afirmar: a) Entre os anos de 2006 e 2007, houve a maior taxa de trabalhadores com contrato temporrio. b) Entre os anos de 2004 e 2009, a taxa de trabalhadores com carteira assinada ficou estvel. c) Em 2011, registra-se a menor diferena entre trabalhadores com carteira assinada e os com contrato de trabalho por tempo determinado. d) Em 2009, registrou-se o menor ndice de trabalhadores contratados por tempo determinado. e) Entre os anos de 2004 e 2011, o nmero de trabalhadores com carteira assinada praticamente dobrou.

As cartas de leitor a seguir, extradas do jornal Folha de S. Paulo de 27 de agosto de 2011, so referncia para as questes de 06 a 08.

Estado Na internet, leitores elogiam a atuao cruel e brbara dos PMs flagrados enquanto executam civis. No papel, leitores pedem que o Estado cuide de suas crianas. No Congresso, deputados aprovam lei que probe o transporte de bebidas dentro do carro. At quando essa sociedade infantil precisar pedir tutela ao Estado? At que ponto da vida privada vamos suportar a presena do Estado?
Mirella Vargas (So Paulo, SP)

Direitos Humanos A Comisso Especial sobre Mortos e Desaparecidos Polticos, da Secretaria de Direitos Humanos, repudia o contedo do voto do ex-presidente Fernando Collor de Melo, que preconiza o sigilo eterno de documentos, a postergao no tempo e dificulta o acesso ao conhecimento a esses documentos, sobretudo os relativos s violaes de direitos humanos ocorridas no contexto da represso poltica durante a ditadura militar. O direito memria e verdade um dever moral entre particulares e constitui uma obrigao do Estado brasileiro. Um Estado democrtico de direito no pode esconder sua histria.
Marco Antnio Rodrigues Barbosa, presidente da Comisso Especial sobre Mortos e Desaparecidos Polticos (So Paulo, SP)

06 - Que alternativa sintetiza a opinio da carta intitulada Estado? a) b) c) d) e) A internet a melhor alternativa de atuao ilcita da polcia. Os jovens deveriam beber menos, dadas as taxas elevadas de consumo, especialmente na direo. O Estado no deveria superproteger a vida privada, cujo comportamento infantilizado. As crianas esto sendo pouco protegidas pelo sistema de policiamento das grandes cidades. H menores de idade que perambulam pelas ruas e precisam ser protegidos pelo Estado.

07 - Em relao carta intitulada Direitos Humanos, considere as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) Fernando Collor de Melo ex-presidente da Cmara dos Deputados. A ditadura militar teve como um dos principais participantes o ex-presidente Fernando Collor. Os documentos da ditadura militar foram arquivados em sigilo durante o governo Collor. Fernando Collor votou a favor do sigilo dos documentos em consonncia aos valores repressivos da ditadura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V F. V F F V. F F V V. F F F V. F V V F.

08 - No texto Direitos Humanos, qual a posio assumida pela Comisso Especial sobre Mortos e Desaparecidos Polticos? a) b) c) d) e) Controla quantitativamente os votos dos parlamentares na Cmara dos Deputados. Prope divulgao do contedo dos documentos durante a ditadura militar. Fornece dados oficiais para registros histricos dos diferentes regimes brasileiros. Divulga atuaes irregulares e criminosas dos polticos brasileiros para fins jurdicos. Atua junto ao governo na documentao dos polticos mortos e desaparecidos.

09 - Considere o seguinte texto: Os governantes brasileiros tomam decises curiosas quando se trata de asilo ou extradio: extraditou extraditou-se Olga Benrio; asilou-se Ronald Biggs; extraditaram- atletas cubanos; agora d-se asilo a Cesare Battisti em meio a uma equivocada e -se se extempornea manifestao tcnico-jurdica versus deciso poltica. jurdica
(Seo Leitor, Veja, 22/06/2011.)

Conforme as consideraes apresentadas pelo leitor, conclui conclui-se que ele: a) b) c) d) e) elogia o posicionamento dos governantes brasileiros nas decises sobre asilo e extradio. acredita que as decises dos governantes brasileiros atendem expectativa da populao. cr que as decises dos governantes brasileiros sobre asilo ou extradio sejam coerentes. v como contradies dos governantes brasileiros suas decises sobre asilo ou extradio. extradio. critica os governantes brasileiros por demorarem a decidir sobre asilo ou extradio.

10 - Assinale a alternativa em que a concordncia segue a mesma regra que a da orao: ... extraditaram extraditaram-se atletas cubanos. a) b) c) d) e) Durante o jogo, os adversrios ofenderam os ofenderam-se. Proibiram-se manifestaes na praa principal. se Como diz o ditado: vo-se os dedos, ficam os anis. se Orgulham-se os pais de seus filhos esforados. se Passavam-se os dias e nada de novo acontecia. se

CONHECIMENTO ESPECFICO
11 - Analise as sries a seguir: Srie1: 4, 7, 11, 18, 29, 47 Srie2: 1, 9, 10, 19 Assinale a alternativa que indica o ltimo elemento de uma srie que segue a mesma regra de formao das sries 1 e 2 apresentadas: a) b) c) d) e) 21. 29. 41. 66. 75.

12 - Considere o circuito da direita: O equivalente Thvenin desse circuito pode ser escrito de acordo com o circuito mostrado abaixo:

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o valor de X (em Volts) e de Y ( (em Ohms). a) b) c) d) e) 10 V e 7/3k . 15 V e 4/3k . 5 V e 7/3k . 5 V e 4/3k . 10 V e 4/3k .

13 - Suponha um objeto em movimento cuja distncia percorrida aumenta 2 metros a cada minuto, se comparado ao minuto anterior. Sabe-se que no minuto inicial a distncia percorrida foi de 1 metro. Assinale a alternativa que se foi apresenta a distncia percorrida entre 10 e 50 minutos de observao observao. a) b) c) d) e) 100 metros. 800 metros. 1200 metros. 2400 metros. 2500 metros.

14 - Suponha que uma empresa pagou um dividendo inicial de R$ 100,00. Entretanto, nos meses subsequentes, o dividendo pago foi, respectivamente, de R$ 50, R$ 25, R$ 12,5 e assim por diante. Assinale a alternativa que , apresenta o valor pago em dividendos pela empresa, caso o comportamento continue se repetindo, des presenta desde o incio at um nmero muito grande de meses meses. a) b) c) d) e) R$ 150. R$ 200. R$ 400. R$ 800. R$ 1000.

15 - Suponha a equao exponencial dada por

Assinale a alternativa que apresenta o valor de x. a) b) c) d) e) -2. -1. 0. 1. 2.

16 - Suponha que uma empresa possui 8 tcnicos em eletrnica e que cada turno de trabalho formado por uma equipe turno de 3 pessoas. Assinale a alternativa que apresenta o nmero possvel de equipes diferentes. a) b) c) d) e) 6. 24. 56. 120. 8.

lado, 17 - Considere o grfico apresentado ao lado que representa a corrente observada em trs dispositivos, D1, D2 e D3, quando submetidos a diversos nveis de tenso. Assinale a alternativa que identifica quais dispositivos possuem comportamento hmico. a) b) c) d) e) Somente D1. Somente D2. Somente D3. Somente D1 e D3. D1, D2 e D3.

18 - Assinale a alternativa que indica a corrente circulando no circuito mostrado ao lado o lado. a) b) c) d) e) 2,5 mA. 3,75 mA. 0,625 mA. 1,25 mA. 3,125 mA.

19 - Se o valor da corrente medida no resistor de 3 do circuito ao lado for de 2 A, assinale a alternativa que indica o valor da fonte de tenso marcada com X na figura. a) b) c) d) e) 11 V. 22 V. 34 V. 42 V. 54 V.

20 - Considere o circuito ao lado: Assinale a alternativa que indica uma relao correta entre os nveis de tenso apresentados. a) b) c) d) e) va + vb = vc + vd. va + vb = ve. va = vb. va + vb = vc + vd. va + vb + vc + vd + ve = 0.

21 - No circuito ao lado, identifique os valores possveis para ia e ib, considerando as polaridades indicadas e que a corrente ic de 1 A. a) b) c) d) e) ia = 3 A e ib = 5 A. ia = 0,5 A e ib = 0,5 A. ia = 5 A e ib = 3 A. ia = 1 A e ib = 2 A. ia = 3 A e ib = 2 A.

22 - Um tcnico dispe de resistores de valor R. Assinale a alternativa que indica de que maneira pode ser obtido um resistor de valor 5R/2. a) b) c) d) e) Associando trs resistores em paralelo. Associando dois resistores em srie, e esta associao em srie com dois resistores associad em paralelo. associados Associando dois resistores em paralelo, e esta associao em srie com dois resistores associados em paralelo. Associando trs resistores em paralelo, e esta associao em srie com um resistor. Associando dois resistores em paralelo, e esta associao em srie com trs resistores associados em paralelo. paralelo,

23 - Considere o circuito apresentado ao lado lado: Vi representa a entrada e Vo representa a sada. Assinale a alternativa que indica o tipo de filtro que esta configurao apresenta. a) b) c) d) e) Passa baixa. Passa alta. Passa faixa. Rejeita faixa. Rejeita tudo.

24 - No circuito apresentado abaixo esquerda, a chave S foi fechada em t = 0. O grfico direita apresenta o nveis de os corrente e tenso vd observados no di dispositivo.

Assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade para o componente D. a) b) c) d) e) Indutor. Diodo. Capacitor. Transistor. Tiristor.

25 - Um dispositivo alimentado por uma fonte de tenso que fornece v(t) = 141 cos(377t). Assinale a alternativa que apresenta a potncia mdia dissipa dissipada por um dispositivo resistivo que possui resistncia de 10 ohms. 1/2 Dado: 2 = 1,41. a) b) c) d) e) 100 W. 141 W. 1000 W. 5315,7 W. 19881 W.

26 - Um circuito possui potncia ativa de 100 W, com fator de potncia de 0,866. Assinale a alternativa que a 6. apresenta a potncia reativa do circuito. o Dado: cos 30 = 0,866. a) b) c) d) e) 43,3 VAR. 57,7 VAR. 100 VAR. 115,4 VAR. 133,3 VAR.

27 - Um certo circuito RLC alimentado em corrente alternada est em ressonncia. Nesse caso, correto afirmar: a) b) c) d) e) A corrente est atrasada em relao tenso, de forma que a corrente tem o menor valor possvel. A corrente est adiantada em relao tenso, de forma que a tenso tem o maior valor possvel. tenso, O fator de potncia deve ser igual a 0 (zero). A corrente deve estar em fase com a tenso. A potncia reativa deve ser igual potncia ativa.

28 - Um chuveiro eltrico com potncia nominal de 4400 W alimentado por uma corrente alternada de 220 V. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente o valor da resistncia interna do chuveiro e a corrente que deve circular respectivamente, por ele. a) b) c) d) e) 11 10 11 10 11 e 10 A. e 11 A. e 22 A. e 10 A. e 20 A.

29 - Considere o circuito ao lado, no qual utilizado um diodo ideal de silcio. Com base nesse circuito, assinale a alternativa correta. ssinale a) b) c) d) e) O diodo est polarizado inversamente. A corrente circulando no circuito tende a infinito. A corrente no circuito dada por aproximadamente 0,094 A. A corrente no circuito tende a zero. Se a polaridade da fonte for invertida, haver uma corrente no circuito.

30 - Considere o circuito apresentado ao lado no qual Vs uma fonte de tenso lado, varivel. Assinale a alternativa que apresenta a funo do circui do ponto de vista da circuito carga Z. a) b) c) d) e) Regulador de tenso. Multiplicador de tenso. Limitador de corrente. Detector de tenso. Grampeador de tenso.

31 - Considere um transistor bipolar que opera com polarizao direta na juno base emissor e polarizao reversa na sidere base-emissor juno base-coletor, com ic = 15 mA e ie = 16 mA, sendo ic a corrente no coletor e ie a corrente no emissor. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente o valor da corrente na base ib, o valor do parmetro e o valor do respectivamente, parmetro . a) b) c) d) e) ib = 1 mA; = 0,9375; = 15. ib = 31 mA; = 0,99; = 10. ib = 1 mA; = 0,9333; = 14. ib = 31 mA; = 1,066; = 29. ib = 1 mA; = 0;0625; = 0,9333.

32 - Com relao a transistores de efeito de campo com semicondutor de xido metlico (MOSFET), considere as seguintes afirmativas: 1. Comparado ao transistor de juno bipolar, os MOSFETs podem ocupar uma rea menor e com menos passos de processamento, razo pela qual dispositivos complexos, como microprocessadores e memrias, so implementados com MOSFETs. Os terminais do dispositivo so o dreno, a porta, a fonte e o corpo (o corpo tambm chamado de substrato por alguns autores). A corrente do dreno controlada pela tenso aplicada porta: a corrente do dreno possui uma relao linear em funo da tenso aplicada porta.

2. 3.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

33 - Com relao a um amplificador ideal, considere as afirmativas a seguir: 1. Um amplificador de tenso ideal possui uma impedncia de entrada infinita, de modo que a tenso de circuito aberto aparea sobre os terminais de entrada, e impedncia de sada zero, de modo que a tenso de sada seja independente da impedncia da carga. Um amplificador de corrente ideal tem impedncia de sada infinita e impedncia de entrada zero. Um amplificador de transcondutncia ideal tem uma impedncia de entrada infinita e uma impedncia de sada igual a zero.

2. 3.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

34 - Considere o circuito apresentado ao lado. Assinale a alternativa que apresenta a funo do circuito, considerando a fonte e a carga RL. a) b) c) d) e) Amplificador inversor. Amplificador no inversor. Seguidor de tenso. Oscilador. Comparador.

35 - Considere o diagrama de Bode apresentado a seguir:

Com base nesse diagrama, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) De acordo com o diagrama, trata-se de um filtro passa baixa. 4 A frequncia de corte do filtro de 10 Hz. Para um sinal de entrada igual a vi = 10.sen (100t), a sada ser vo 10.cos(1000t). o Para um sinal de entrada igual a vi = 10 cos (10000t), a sada ser vo = 0,2.cos (10000t+90 ).

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V. V F V F. F V F V. F F F V. V F F F.

10

36 - Uma empresa possui um sistema que liga 5 lmpadas incandescentes de 100 W das 18 23 h. Das 23 h at as 6 h s do dia seguinte, apenas uma lmpada de 100 W permanece ligada. Assinale a alternativa que apresenta o consumo da. semanal da empresa com essa iluminao noturna a noturna. a) b) c) d) e) 600 W.h. 8,4 kW.h. 10,8 kW.h. 22,4 kW.h. 25,9 kW.h.

37 - Em uma associao em paralelo de 4 resis resistores iguais instalado um ampermetro, que mede a corrente total da associao, e um voltmetro, que mede a tenso total da associao. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que ir ocorrer se dois dos resistores da associao forem desligad desligados. a) b) c) d) e) A tenso permanece inalterada e a corrente aumenta. A tenso e a corrente permanecem inalteradas. A tenso e a corrente aumentam. A corrente permanece inalterada e a tenso da associao sobe. A tenso e a corrente tendem a zero.

38 - Considerando um amplificador com entrada de 10 mV e sada de 1 V, assinale a alternativa que apresenta o ganho de m ssinale voltagem, em dB. a) b) c) d) e) -20 dB. -10 dB. 10 dB. 20 dB. 40 dB.

39 - Considere o circuito digital apresentado ao lado ito lado: Assinale a alternativa que melhor repres representa a sada em funo de A e B. a) b) c) d) e) (A+B).B A.B+A AB (A+B).(A.B) A.B+A.B

40 - Com relao a sistemas digitais, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Qualquer funo lgica combinacional pode ser escrita como uma expresso booleana consistindo em uma soma lgica de produtos. Qualquer funo lgica combinacional pode ser escrita como uma expresso booleana consistindo em um produto lgico de somas. Afirma-se que circuitos lgicos sequenciais tm memr porque suas sadas dependem das entradas tanto no memria passado quanto no presente. Portas NAND so suficientes para realizar qualquer lgica combinacional combinacional.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeira verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

41 - Um dos dispositivos bsicos construtivos de um sistema digital o flip-flop. Com relao a ess dispositivo, flop. esse assinale a alternativa correta. a) Um flip-flop pode ser construdo utilizando utilizando-se dois capacitores e um resistor, com a sada de um capacitor conectada ada entrada do outro e o resistor limitando a corrente total. b) Um flip-flop pode ser construdo utilizando flop utilizando-se dois diodos zener, com a sada de um conectada entrada do outro. ner, c) Um flip-flop pode ser construdo com dois inverso flop inversores, com a sada de um conectada entrada do outro. d) Um flip-flop pode ser construdo com duas portas XOR, utilizando se a sada como realimentao para o primeiro XOR. do utilizando-se e) Um flip-flop pode ser construdo com dois transistores bipolares, o primeiro em configurao base comum conectado ao flop segundo em configurao emissor comum.

11

42 - A maior parte da potncia utilizada pela indstria e empresas fornecida por sistemas de distribuio trifsicos. aior Com relao a esses sistemas, assinale a alternativa correta. a) A sequncia de conexo de fases em um dispositivo no importante, pois a diferena de tenso entre fases sempre diferena igual. b) A tenso entre as fases varia, sendo a tenso entre a primeira e a segunda dada por 120 V RMS e a tenso entre a primeira e a terceira dada por 220 V RMS. c) A tenso entre as fases contnua e igual a 127 V RMS. d) A corrente de neutro deve ser sempre positiva em um sistema em conexo Y Y balanceado. Y-Y e) Em sistemas trifsicos balanceados, o fluxo da potncia total constante com o tempo. 43 - Considere a seguinte expresso booleana:

Assinale a alternativa que indica uma possvel simplificao para essa expresso. a) b) c) d) e) Y = A + B + C + D. Y = (A + B).C.D. Y = A.(C + D). Y = B + CD. Y = A + C + D.

44 - Considere o circuito apresentado ao lado. Sendo o amplificador ideal, assinale a alternativa que indica o valor de Vo quando Vs igual a 10 V. a) b) c) d) e) 10 V. 11 V. 50 V. 100 V. 110 V.

45 - Considerando um circuito de converso analgico digital, assinale a alternativa correta onverso analgico-digital, correta. a) b) c) d) e) A qualidade da converso depende apenas da frequncia de amostragem. A qualidade da converso depende apenas do nmero de bits que representam o valor desejado. Se um sinal possui frequncia mxima fs, a taxa de amostragem 2fs captura toda a informao do sinal. Se um sinal possui amplitude mxima A, o nmero de bits por amostra deve ser no mnimo log2A para que toda a informao do sinal seja capturada. Se um sinal possui amplitude mxima A, a frequncia de amostragem deve ser no mnimo 2A para que toda a informao do sinal seja capturada.

46 - Um tcnico em eletrnica foi encarregado de realizar um controle dos componentes disponveis no almoxarifado, bem como o custo unitrio e tambm quem retirou cada componente e em que data. Assinale a alternativa que indica uma opo para realizao dessa tarefa a tarefa. a) b) c) d) e) Software MS Word. Software MS Excel. Software VMWARE. Software SPICE. Software MATLAB.

47 - Assinale a alternativa que indica qual o instrumento apropriado para medio do fator de potncia em um cir circuito de corrente alternada. a) b) c) d) e) Cossifmetro. Watmetro. Multmetro. Varmetro. Voltmetro.

48 - Suponha uma fonte de alimentao que fornece 500 V RMS, associada em srie com uma impedncia de Zt=300-j400. Se uma carga puramente resistiva ZR for associada em srie ao conjunto, assinale a alternativa que indica o valor aproximado de ZR que maximiza a transferncia de potncia. a) b) c) d) e) 1 . 100 . 500 . 700 . 1000 .

12

49 - Com relao ao programa SPICE, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. Esse programa permite realizar previses considerando a variao de todos os parmetros fsicos dos dispositivos eletrnicos. Uma das principais funes do programa SPICE automatizar o projeto de placas de circuito impresso, calculando a melhor rota para as trilhas, reduzindo o tempo de desenvolvimento e melhorando a produtividade no projeto de placas de circuito impresso. Por meio desse programa podem ser analisadas a resposta natural e forada de circuitos eltricos, bem como a resposta de circuitos no lineares.

3.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente a afirmativa 3 verdadeira. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

50 - Para manuteno de instalaes eltricas desenergizadas, de acordo com as normas de segurana em instalaes e servios em eletricidade, considere as seguintes medidas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos. Constatao da ausncia de tenso. Seccionamento. Instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao. Impedimento de reenergizao. Proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Assinale a alternativa que indica a sequncia correta de realizao das medidas. a) b) d) d) e) 6 3 2 1 4 5. 4 3 1 5 6 2. 3 2 4 5 6 1. 3 5 2 1 6 4. 1 2 3 4 5 6.

Potrebbero piacerti anche