Sei sulla pagina 1di 28

NEXO II - CONTEDOS PROGRAMTICOS LNGUA PORTUGUESA: I - Compreenso e interpretao de texto. II Significao das palavras: sinnimos, antnimos, homnimos e parnimos.

III Pontuao. Estrutura e sequncia lgica de frases e pargrafos. IV - Ortografia oficial. Acentuao grfica. V - Classes das palavras. VI - Concordncia nominal e verbal. VII - Regncia nominal e verbal. Emprego da crase. VIII Emprego dos verbos regulares, irregulares e anmalos. Vozes dos verbos. IX Emprego dos pronomes. X - Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessrios da orao. RACIOCNIO LGICO: Avaliao da habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informaes e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. As questes da prova podero tratar das seguintes reas: estruturas lgicas; lgica de argumentao; diagramas lgicos; aritmtica; lgebra e geometria bsica . CONHECIMENTOS GERAIS: I - Elementos da poltica e do cotidiano brasileiros (polticas pblicas, acontecimentos relevantes nacionais e regionais). II - Cultura e sociedade brasileira (msica, literatura, artes, arquitetura, rdio, cinema, teatro, jornais, revistas e televiso). III - Aspectos relevantes da Histria do Brasil (descobertas e inovaes cientficas na atualidade e seus impactos na sociedade contempornea). IV - Panorama da economia nacional (aspectos locais e aspectos globais). GEOGRAFIA: I - Noes bsicas de Cartografia (orientao: pontos cardeais; localizao: coordenadas geogrficas, latitude, longitude e altitude; representao: leitura,escala, legendas e convenes). II - Aspectos fsicos e meio ambiente no Brasil (grandes domnios de clima, vegetao, relevo e hidrografia; ecossistemas). III - Organizao do espao (agrrio: atividades econmicas, modernizao e conflitos; e urbano: atividades econmicas, emprego e pobreza; rede urbana e regies metropolitanas). IV - Dinmica da populao brasileira (fluxos migratrios, reas de crescimento e de perda populacional). V - Formao Territorial e Diviso Poltico-Administrativa (organizao federativa). NOES DE INFORMTICA: I - Introduo informtica: conhecer as principais funes e conceitos de informtica. II - Sistemas operacionais (Windows XP/Vista, Windows Explorer, Linux), organizao de diretrios, subdiretrios, janelas, pastas, arquivos e ambiente grfico. III - Noes bsicas de processamento de textos e formatao de planilhas (Microsoft Office 2003). IV Utilizao da Internet: noes gerais, endereos eletrnicos (mensagens, anexao de arquivos e cpias), digitao de dados e grficos. V - Operao de instrumentos eletrnicos, download e upload.

A Cartografia , simultaneamente, arte, cincia e tcnica de elaborar mapas. Nos tempos antigos e medievais eram mais uma obra de arte do que uma tcnica. Ainda no sculo XVIII, o gegrafo alemo Gottfried Gregorii, afirmava: ningum pode ser um bom cartgrafo, se no for um bom pintor. Com a Revoluo Cientfica e Tecnolgica, que ocorreu no ps-guerra, os mapas e cartas geogrficos tornaram-se mais precisos, facilitando muito a pesquisa de recursos naturais e o controle do espao geogrfico, atravs do uso conjunto de satlites artificiais, radares, e de computadores, permitindo a confeco at de imagens tridimensionais da superfcie terrestre. No dia 1 de fevereiro de 2000 foi lanado o nibus espacial Endeavour da base de Cabo Canaveral (Flrida- EUA). Duas antenas de radar em um mastro (de 60 metros, montado no espao) e mais duas no compartimento de cargas mandaro e recebero sinais, promovendo a maior descrio topogrfica do planeta at hoje feita em latitude, longitude e altitude (portanto tridimensional). At 2001 os dados coletados (num total de 13.500 CDs) sero analisados e serviro como instrumento de estudo de mudanas atmosfricas, de vulces, de terremotos e desmatamentos. O interessante a observar que os mapas melhores (com resoluo de 30 metros) no sero colocados disposio do pblico, visto que a misso espacial financiada pela Nima (Agncia Nacional de Imagens e Mapeamento), por trs da qual est a Nasa (Agncia Espacial Americana) e rgos de inteligncia e de defesa militar dos Estados Unidos. Teremos acesso, apenas, aos dados que estejam no domnio pblico: mapas com resoluo de at 90 metros. Os mapas serviram e ainda servem como instrumentos de poder. As Foras Armadas controlam as fronteiras, as movimentaes de tropas, o seu abastecimento, as estratgias de combate como ocorreu na Guerra do Golfo contra o Iraque e mesmo na Guerra de Kosovo contra a Srvia. Os Estados controlam sua soberania territorial, os desmatamentos, queimadas, rotas comerciais; as cidades controlam o processo de expanso urbana e, atravs dele, de cobrana de impostos prediais. A orientao atravs de mapas vital em qualquer situao de mobilizao de pessoas ou tropas - no ano de 1968, quando se deu a invaso de Praga (capital da Tchecoslovquia) pela tropas do Pacto de Varsvia, os cidados tchecos quebraram as placas indicativas de ruas e praas, deixando aquelas tropas desorientadas. Sua importncia estratgica demonstrada pelo fato de que, uurante a ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985, mapas detalhados das cidades de S. Jos dos Campos e Piquete (no Estado de S. Paulo) no foram divulgados, pois a se localizavam fbricas de armamentos e de plvora (em Piquete). Em 1986, os Estados Unidos elaboraram uma pesquisa nos quartis para verificar o grau de conhecimentos em geografia e cartografia entre os soldados; apresentando resultados negativos. Diante dessa evidncia, o governo tomou medidas para que se melhorasse o ensino de Geografia nas escolas de ensino fundamental e mdio no pas.

O gegrafo Milton Santos diz que pensar o mundo no mais um privilgio europeu e a reelaborao do mapa do planeta uma forma de libertao do colonialismo. O gegrafo francs Yves Lacoste afirmava que interpretar os dados de um mapa era saber agir sobre o terreno. Como o espao geogrfico o resultado da dinmica de ao do homem sobre a natureza, os mapas so importantes para a anlise desse processo de ocupao e organizao da natureza em funo dos espaos da produo agrcola e industrial, da circulao de mercadorias, bem como das condies de tempo, que influem nesse processo. Ao conjunto de tcnicas e pesquisas em eletrnica, microondas (radar) e o tratamento da coleta das informaes prestadas por tais pesquisas, denominamos de sensoreamento remoto. Estes sistemas so compostos a partir de plataformas espaciais, satlites, avies, estaes terrestres de rastreamento e coleta de dados, que so processados em computador. Mesmo com essa tecnologia de ponta, para que um mapa seja mais preciso, necessrio que o sensoreamento remoto seja complementado por pesquisas de campo, a fim de se coletar mais dados junto superfcie terrestre. Votaremos a isso no final do assunto. B) Como ler e interpretar mapas Como toda e qualquer abordagem interpretativa, a primeira atitude a de ler o ttulo para saber de que trata o contedo do mapa; depois reconhecer a legenda, geralmente na parte inferior esquerda ou direita, a fim de se inteirar das convenes e compreender o que se assinala no mapa. w.direitoria.net Para se ter uma idia das distncias e do tamanho real do que est sendo mapeado, se consulta a escala. Hoje todos os mapas apresentam o norte em cima; o sul em baixo; o leste, direita e o oeste, esquerda. Nem sempre foi assim. Como exemplo, na Idade Mdia, alm de serem mais uma obra de arte do que uma tcnica, os mapas apresentavam o leste na parte de cima, pois o leste (ou oriente) onde o Sol nasce e se encontra a salvao espiritual. At o sculo XVI, poca das Grandes Navegaes Europias, os mapas-mndi colocavam nosso planeta com o sul para cima C) Orientao Geogrfica Nos tempos antigos, os referenciais para orientao geogrfica eram acidentes da natureza, as estrelas e, marcos urbanos (palcios, igrejas, praas, esttuas). Desde quando iniciou-se o processo de expanso burguesa mercantil europia pelos oceanos, iniciou-se o uso da bssola. No seu fundo est a rosa-dos-ventos, onde se mostram os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Os pontos cardeais (principais) so o Norte (N) ou setentrio, Sul (S) ou meridional, leste (L) ou oriente onde o Sol nasce, e oeste (O ou W) ou ocidente. Os pontos cardeais baseiam-se no movimento aparente do Sol na Terra: ele sempre nasce a leste. Para nos orientarmos pelo Sol basta apontarmos o brao direito para o oriente; da o esquerdo o ocidente; frente o Norte; s costas, o Sul. noite, aqui no hemisfrio sul da Terra podemos nos orientar pela Constelao do Cruzeiro do Sul prolongamos o corpo da cruz 4 vezes e meia (a partir da estrela da ponta de baixo, chamada de Estrela de Magalhes) e, depois, tiramos uma vertical at a linha do horizonte: a est o Sul. O resto se deduz. No hemisfrio Norte, desde os tempos mais antigos, se orientava pela Estrela Polar (da Constelao da Ursa Menor), da qual se tirando uma vertical se aponta para o Plo Norte. A bssola basicamente uma agulha imantada que, girando sobre um eixo central e vertical, aponta para o Plo Sul magntico. Do ncleo interno da Terra partem ondas eletromagnticas que se propagam externamente de um plo ao outro do planeta.

Estuda-se em magnetismo que plos iguais se repelem e contrrios se atraem. Sendo assim, conclui-se que o Plo Sul magntico atrai a ponta imantada da agulha da bssola (seu plo norte) e vice-versa. O que chamamos de plos geogrficos so as extremidades do eixo terrestre e onde os meridianos se encontram. Entre um plo geogrfico e o plo magntico h uma diferena em graus, chamada de declinao magntica. Assim entre o Plo Norte geogrfico e o Plo Sul magntico, situado junto Ilha Prncipe de Gales, no Canad, a distncia de 4.0 km, correspondente declinao magntica entre ambos. Os pilotos, antigamente, usavam tbuas de declinao para calcular a rota certa dos navios. A tecnologia de ponta permite a orientao de maneira mais eficaz. As torres de comando dos aeroportos orientam as aterrissagens e subidas dos avies atravs de rdio. Os avies se guiam pelo radiogonimetro, cuja intensidade, volume e direo de sinais indica a posio do avio. O radar emite ondas eletromagnticas que vo e voltam e se projetam numa tela, permitindo a orientao do piloto. O mtodo mais moderno o sistema GPS IPS 360 Pyxis, aparelho que capta sinais de satlites e calcula automaticamente as coordenadas geogrficas (em graus, minutos e segundos) e a altitude do avio ou navio. c) Coordenadas Geogrficas

Os crculos imaginrios que envolvem a Terra so os paralelos e os meridianos. As coordenadas geogrficas representam a rede de paralelos e meridianos, cuja interseco serve para se localizar qualquer ponto sobre a superfcie terrestre. Todos os paralelos cortam perpendicularmente o eixo terrestre; enquanto os meridianos se cruzam nos extremos (ou plos) do eixo terrestre. Este ltimo no deve ser confundido com aqueles meridianos o eixo uma linha diametral imaginria que passa pelo centro da Terra; os meridianos so semicrculos que vo de um plo ao outro. Como a Terra redonda, criaram-se referenciais de partida para a latitude e a longitude. Para se determinar a latitude, o referencial o paralelo 0o, o Equador; da longitude o Meridiano Principal ou de Greenwich.

w.direitoria.net O Equador o nico paralelo que serve de referencial da latitude, pois o nico que corta a Terra num plano diametral, dividindo-a, portanto, em dois hemisfrios, o Norte e o Sul. A latitude a distncia em graus que vai de um ponto qualquer da Terra ao Equador; medida de 0o (Equador) a 90o (Plos Norte e Sul geogrficos). As latitudes so consideradas baixas quando se localizam entre 0 e 30o; mdias latitudes, at aproximadamente 50o; altas latitudes, de 50o a 90. Elas so medidas sobre arcos de meridianos. A longitude a distncia em graus de qualquer ponto da Terra ao Meridiano de Greenwich. medida sobre os arcos de paralelos e se estendem a leste ou oeste de 0o (Greenwich) a 180. Como todos os meridianos se cruzam nos plos, apresentam a mesma extenso de 40.036 km e cortam a Terra num plano diametral. Sendo assim, qualquer um deles poderia ser o referencial 0o para a contagem inicial da longitude. A cidade de Londres era a capital do Imprio colonial maior do sculo passado, o Imprio que provvel que colocassem a cidade de Nova Iorque como oVeja uma figura referencial a

Britnico. Em 1895, nesta capital, realizou-se o Congresso Internacional de Cartografia, e se convencionou o meridiano que passa em Greenwich (onde havia um observatrio astronmico), subrbio de Londres, como o referencial 0o de longitude. Se fosse aps a I Guerra Mundial era mais embaixo. D) Fusos Horrios Ao movimento completo da Terra em torno do seu eixo imaginrio chamamos de rotao, da qual resultam os dias e as noites, durando 23 horas e 56 minutos, ou 24 horas. Este movimento de rotao feito no sentido oeste-leste (anti-horrio). Enquanto isto, o Sol descreve aparentemente um movimento na Terra no sentido contrrio, de leste para oeste. A partir desses movimentos em sentidos antagnicos, conclui-se que o hemisfrio leste est sempre mais adiantado em horas que o hemisfrio oeste. Se viajarmos de um ponto qualquer para leste, aumentamos a hora; se for no sentido oeste, diminumos a hora. Quando o Sol passa exatamente em cima de um meridiano exatamente meio-dia naquele ponto situado sobre aquele meridiano. por isto que os pases de lngua inglesa colocam os sufixos a. m. (ante-meridien de manh) e p.m. (post-meridien tarde). Seria confuso, no entanto, se cada cidade (ou ponto sobre a Terra) usasse essa hora astronmica haveria n horas diferentes. preciso, pois, criar uma conveno internacional determinando uma hora mundial, um referencial planetrio. Com este objetivo se criaram os fusos horrios, tendo como ponto de partida o GMT (Greenwich Meridien Time), ou seja, a hora de Londres, firmado no sculo passado. Sabemos que toda e qualquer circunferncia tem 360. Como o movimento de rotao da Terra realizado em 24 horas, divide-se 360 por 24 e chega-se a 15. Este espao de 15o o fuso horrio, onde ocorre a hora legal tanto ao norte como ao sul do Equador. w.direitoria.net O Brasil tem 3 fusos horrios. a) O de Braslia, com 3 horas menos que Londres, e que abrange todos os Estados litorneos, alm de Gois, Tocantins e Braslia. b) Os Estados de Mato Grosso, M. Grosso do Sul, Rondnia, Roraima, quase todo o Amazonas, e metade do Par (a oeste do rio Xingu) esto a 4 fusos horrios menos que Londres. c) Apenas o Acre e o sudoeste do Estado do Amazonas esto a 5 fusos horrios menos que GMT. Quando se calcular a diferena a menos de horas do Brasil em relao ao GMT devemos levar em conta os fusos horrios, como tambm o horrio de vero aqui e na Europa. Do lado contrrio do Meridiano de Greenwich, no Oceano Pacfico, criou-se o Antimeridiano de Greenwich ou Linha Internacional de Mudana de Data, a

180. Se formos daqui do Rio de Janeiro para Tquio, ultrapassamos a LID e, assim, alm de mudar as horas, temos que aumentar 1 (um) dia; ao retornarmos, diminui-se 1 dia. Revisando: ultrapassando a LID de oeste para leste aumentamos 1 dia; de leste para oeste, diminumos 1 dia. Uma observao importante e prtica: em todo e qualquer exerccio de fusos horrios necessrio que se d a localizao geogrfica em longitude das cidades e se memorize aquela questo prtica: ao caminharmos para o oriente aumentamos a hora; para o ocidente, diminumos a hora. Exemplificando: a cidade do Rio est a aproximadamente 45o de longitude oeste de Greenwich e so 10 horas da manh; determine a hora no Cairo (a 30o de longitude L Gr.) e em Los Angeles (120o long. W Gr.). E) Sistemas de Representao Cartogrfica a) Tipos de Mapas. populao, de solos, dos mares,) Quanto escala os mapas podem ser: plantas (ou cartas cadastrais), cartas ou mapas topogrficos, e os mapas geogrficos. Quanto aos seus objetivos, os mapas podem ser: gerais (para divulgao a pessoas comuns como os mapasmndi, os continentes, que se usam em sala-de-aula), e temticos (mostram certas caractersticas especficas da realidade geogrfica, como os estudos de b) Escala (1.0.0 de cm, ou seja 10para tal converso preciso saber um pouco converter cm km) em a relao matemtica entre o comprimento ou distncia figurada no mapa e a superfcie real da superfcie representada. H duas modalidades de escala: a numrica e a grfica. A escala numrica se representa por uma frao ordinria (como 1/1.0.0) ou de uma razo matemtica (1:1.0.0). O nmero 1 significa a unidade no mapa (1 cm) e o nmero 1.0.0 o tamanho real metro e este em km. Quanto menor for o segundo nmero, no caso o denominador da frao ordinria, maior ser a escala; e vice-versa. Assim as escalas inferiores a 100.0 so consideradas grandes; quanto superiores a 500.0, so pequenas. Quanto maior a escala mais detalhada a carta geogrfica. Assim, as plantas (ou cartas cadastrais) se fazem com escalas entre 1/500 e 1/20.0. Os mapas topogrficos tm escalas entre 1/25.0 e 1/250.0, que so escalas mdias; estes mapas so conceituados como de informao oficial. O governo brasileiro, atravs do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) e da Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito, alm dos institutos cartogrficos estaduais, adotam esse tipo de mapa, o topogrfico. tamanhos no mapa. Essa escala grfica facilita de maneira mais prtica o clculo dessas distncias 0 10 30 20

A escala grfica representada sob a forma de um segmento de reta graduado em km. dividida em partes iguais indicativas da quilometragem; a primeira

parte (chamada de talo ou escala fracionria) seccionada de tal modo a permitir uma avaliao mais precisa das distncias ou 40 km Para mudar essa escala grfica em numrica simples: 1 cm = 10 km no mapa (ou 1.0.0 cm), da a escala numrica vai ser 1: 1.0.0 ou 1/1.0.0. c) Projees Cartogrficas Todo mapa uma representao de dados da superfcie terrestre. A nica maneira fidedigna de represent-la o globo terrestre, mas no uma forma prtica para manuseio e transporte de um lado para outro. Represent-la no plano de uma folha de papel (ou de papiro como antigamente) provoca deformaes. O objetivo das projees cartogrficas o de resolver os problemas decorrentes dessa representao da Terra num plano. H 3 mtodos ou tipos de projees cartogrficas: cilndricas, cnicas e azimutais (ou planas).

w.direitoria.net As projees cilndricas so denominadas assim porque so feitas pelo envolvimento da esfera terrestre por um cilindro tangente ela. Elas apresentam o inconveniente de deformar as superfcies de altas latitudes, mantendo as de baixas latitudes em forma e dimenso mais prximas do real. Uma demonstrao disso: a Groenlndia parece que maior que a Austrlia, mas 3 vezes menor. A nica coordenada que se apresenta em seu tamanho original a do Equador, nessas projees cilndricas, que se caracterizam por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si. Elas so as projees mais utilizadas e conhecidas. As duas projees cilndricas mais conhecidas so as de Mercator e a de Peters. Entre elas vamos traar um quadro de diferenciaes, embora sejam do mesmo tipo de projeo. A projeo de Mercator a mais antiga. Foi criada no sculo XVI, quando se iniciou o processo de expanso da burguesia mercantil europia sobre o mundo. Reflete, pois, uma ideologia eurocentrista para a Europa convergiam

os espaos da produo e circulao desde o sculo XVI at a I Guerra Mundial; a pequena Europa Ocidental, sob o ponto de vista de superfcie, foi o centro do colonialismo moderno que se estendeu at o sculo XIX. A projeo de Arno Peters surgiu apenas em 1973, durante a Guerra Fria e as crises petrolferas que abalaram o mundo. Ideologicamente uma projeo geopoltica terceiro-mundista, ou seja, os pases e continentes so representados relativamente com seu tamanho real, expondo uma idia de igualdade internacional. Arno Peters era um historiador e quando lanou o seu planisfrio intitulou-o de Mapa para um Mundo mais Solidrio, como um brado anticolonialista, que j se manifestara com a descolonizao dos pases africanos e asiticos aps a I Guerra Mundial e o desejo de formao do grupo de pases no-alinhados Unio Sovitica e aos Estados Unidos. Mercator fez uma projeo cilndrica conforme, isto , no deformou os ngulos de latitude e longitude, portanto as distncias angulares e lineares (estas no Equador) so precisas. Na projeo de Peters, as distncias e as formas das superfcies foram relegadas a segundo plano, a fim de enfatizar os tamanhos das reas representadas cartograficamente. Os pases e continentes situados em baixas latitudes ficam alongados no sentido N-S, enquanto os situados em altas latitudes ficam como que esgarados no sentido L-O porque as distncias angulares entre os paralelos so diminudas gradativamente do Equador para os plos. As projees cnicas decorrem do desenvolvimento da superfcie esfrica terrestre sobre um plano de cone. Em face disso, elas se individualizam em relao s outras duas por apresentarem os paralelos concntricos em relao ao vrtice do cone, enquanto os meridianos so radiais e retos convergindo num dos plos. Essas projees so mais utilizadas para a representao cartogrfica de reas de altas latitudes, como a Amrica do Norte, a Europa Setentrional e a parte norte da sia. Veja a figura ao lado. As projees azimutais (planas ou polares) so executadas a partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre; o ponto de tangncia se torna o centro dessa representao cartogrfica. As reas prximas a esse ponto de tangncia apresentam pequenas deformaes; entretanto, as mais distantes so muito distorcidas, ou ento desaparecem porque elas abrangem apenas um hemisfrio quando centradas num dos plos. Quando a projeo azimutal centrada num dos plos, os meridianos so convergentes neste centro da projeo e os paralelos so concntricos e a superfcie abrangida apenas a de um hemisfrio (N ou S). w.direitoria.net As projees azimutais so as mais usadas geopoliticamente, pois podem realar o status de um pas em relao aos demais da Terra. Durante a Guerra Fria, por exemplo, ora se centrava em Washington, ora em Moscou; podia se controlar os msseis e ogivas nucleares apontados para uma ou para outra superpotncia, cujas rotas passavam pela Zona Polar rtica. A Europa Ocidental (sob influncia americana) e a Oriental (sob influncia sovitica) poderiam ser visualizadas atravs dessa projeo.

Os agentes da globalizao, como os bancos internacionais e as transnacionais, do preferncia projeo azimutal, colocando evidentemente o ponto de tangncia em suas sedes, nos pases centrais. Os mapas aeronuticos e de navegao martima tambm usam a projeo azimutal, visto que a maior parte do comrcio internacional e transportes de cargas e pessoas se faz no hemisfrio norte, onde se concentram os pases desenvolvidos. d) Representaes do Relevo H 3 maneiras de se representar cartograficamente o relevo (montanhas, planaltos, plancies e depresses): as curvas de nvel, os mapas hipsomtricos (ou de relevo) e as hachuras. 150 m 100 m As curvas de nvel (ou isopsas) surgiram no final do sculo passado. Consistem em linhas curvas projetadas no mapa, derivadas de planos de corte horizontais do relevo desde a sua superfcie de referncia (zero metro). plano horizontal de corte 50 metros superfcie de referncia 0 metro (vista de topo no mapa) curvas de nvel As hachuras so menos utilizadas que as curvas de nvel. Elas consistem em pequenas linhas paralelas tracejadas conforme a declividade e a altitude do terreno quando o tracejado prximo um ao outro representa maior declividade da encosta do relevo. Os mapas hipsomtricos servem para a representao do relevo atravs de cores e de curvas de nvel. As cores no so aleatrias, mas obedecem a uma conveno. So tambm chamados de mapas fsicos. O marrom (ou alaranjado) mais escuro representa as maiores altitudes (montanhas, serras, cordilheiras, chapadas), cuja tonalidade vai diminuindo conforme diminuam as altitudes. O amarelo representa mdias altitudes (geralmente planaltos) e o verde, as baixas altitudes (plancies). Quando h verde escuro no continente demonstrativo da presena de depresses absolutas (relevo abaixo do nvel do mar). As guas continentais (rios, lagos) e martimas se representam em azul quanto mais carregada for a tonalidade do azul nos mares e oceanos mais profundos eles so. Os mapas fsicos dos oceanos so chamados de batimtricos; suas profundidades so vasculhadas atravs dos sonares. e) Sensoreamento Remoto no Brasil J estudamos no primeiro tem desse assunto que o radar, os satlites artificiais e a aerofotogrametria contriburam enormemente para o aperfeioamento da cartografia.

A aerofotogrametria representa o mapeamento de qualquer parte da superfcie terrestre por meio de fotografias areas tiradas de um avio equipado para tal fim e voando em uma linha Entre as curvas de nvel deve haver uma eqidistncia , ou seja, uma distncia vertical semelhante correspondente aos planos horizontais de corte (50, 100, 150...) desde a superfcie de referncia que o nvel do mar (0 metro) at o topo do relevo. Se o declive da encosta do relevo for grande, as curvas de nvel devem ficar prximas; ao contrrio, mais distantes. A vista das curvas de nvel de topo no mapa (como uma perspectiva a cavaleiro), ao passo que a vista da forma de relevo (no caso da figura ao lado uma montanha) lateral. w.direitoria.net constante de direo e velocidade. Cada foto em relao outra deve se interpenetrar 60% de rea comum. A anlise dessas fotografias areas pode permitir at uma viso tridimensional da superfcie fotografada, com o uso de um instrumento chamado de estereoscpio. O radar um sensor ativo que emite ondas eletromagnticas por antenas transmissoras e receptoras para a superfcie terrestre. Essas ondas eletromagnticas (ou fluxos de energia) so processadas e se transformam em imagens, que so registradas em filmes ou fitas. Em 1970, criou-se o Projeto RADAM para mapear a Amaznia, com o objetivo geopoltico da ditadura militar de expandir as fronteiras econmicas do Brasil, permitindo ao capital nacional e internacional com o apoio do Estado ocupar aquela imensa regio. Mais tarde se formulou o Projeto RADAMBRASIL para mapear todo o territrio nacional. Cada foto processada pelo radar abrange uma rea circular real de 37 km de dimetro. Esse trabalho foi organizado em 38 volumes do IBGE, cada um tendo de 300 a 500 pginas, com dados fsicos (relevo, hidrografia, clima e vegetao) e do uso dos solos. Desde 1973, o Brasil est usando os satlites artificiais do sistema Landsat. Para isso foi criado o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em S. Jos dos Campos (SP), onde se processam as informaes enviadas para a estao terrestre de processamento e distribuio de dados (em Cachoeira Paulista- SP). Essas duas cidades situam-se no Vale Mdio do Paraba, eixo de articulao entre as duas metrpoles nacionais Rio de Janeiro e S. Paulo. Para rastrear, receber e gravar os dados remetidos pelo conjunto Landsat construiu-se a estao terrestre de Cuiab (MT). Desde 1986, o satlite francs Spot envia dados para o governo brasileiro. Mapas de tempo, do uso do solo rural e urbano, de incndios e desmatamentos, de poluio, de formas de relevo, de evoluo das reas metropolitanas, de controle do espao areo e do trfico esto sendo possveis graas a esses dados remetidos pelos satlites artificiais. O projeto mais recente e polmico de monitoramento da Amaznia o do Sistema de

Vigilncia da Amaznia (SIVAM). Em face de investidas americanas sobre o trfico de cocana, os traficantes esto usando rotas na Amaznia esta uma das razes desse projeto. A Floresta Amaznica e o Brasil apresentam a maior biodiversidade vegetal da Terra e est havendo contrabando de riquezas naturais da flora e fauna amaznicas outro motivo desse projeto que dever contar com 12 estaes de radares e 3 centros de controle de informaes (Belm, Manaus e Porto Velho). Fitas de alta densidade so mandadas por avio para a estao de Cachoeira Paulista, onde Estao de rastreamento, recepo e gravao de dados da srie Landsat (Cuiab MT) se executam os trabalhos de processamento eletrnico e fotogrfico dos dados Landsat. w.direitoria.net Cartografia Disciplina que trata da concepo, produo, disseminao e estudo de mapas. Na Antigidade, entre os sculos VI a.C e IV, a cartografia marcada pelas contribuies deixadas pelos gregos, entre as quais a descoberta de que a Terra esfrica, a definio de trpico e zonas climticas e a realizao das primeiras projees cartogrficas. Durante a Idade Mdia, entre os sculos V e XV, os princpios religiosos influenciam fortemente os conhecimentos cartogrficos. Os mapas atendem sobretudo aos interesses da Igreja Catlica, entrando muitas vezes em conflito com a realidade do mundo conhecido. A forma de representao da Terra, por exemplo, volta a ser circular ( semelhana de um disco), e no mais esfrica. Nos quatro ltimos sculos da Idade Mdia, no entanto, so realizados importantes avanos, como o mapamndi de El Idrisi e as cartas precisas de navegao denominadas portulanos. No Renascimento, entre os sculos XVI e XVIII, a explorao de terras at ento desconhecidas leva a grandes transformaes na cartografia. Esses conhecimentos so incorporados aos trabalhos de diferentes escolas, como a italiana, espanhola, portuguesa, alem, inglesa, holandesa, entre outras. A modernidade, a partir do fim do sculo XVIII, marcada por grandes inovaes nas tcnicas de produo de mapas. O sculo X v surgir a aerofotogrametria, largamente utilizada em nossos dias. Esse tipo de mapeamento feito por fotos areas da superfcie terrestre tiradas de bales, pipas, avies e satlites tripulados ou no. Projees cartogrficas So representaes da superfcie curva da Terra sobre uma superfcie plana por meio de uma rede de meridianos e paralelos. Essa rede transposta da superfcie curva da Terra para a superfcie plana de qualquer volume que possa envolv-la, como cilindros e cones. Existem mais de 200 projees cartogrficas e todas elas apresentam deformaes, porque impossvel reproduzir perfeitamente uma forma esfrica em um plano. A projeo a ser

adotada vai depender de sua finalidade. Elas podem ser de trs tipos: conformes, equivalentes e eqidistantes. As projees conformes mantm os ngulos da natureza, ou seja, a forma exata dos continentes. Nesse tipo destaca-se a projeo cilndrica de Mercator, feita pelo gegrafo holands Gerhard Kremer, mais conhecido por Mercator. elaborada em 1569, poca da expanso martima europia. A projeo cnica conforme de Lambert (1772), de autoria do matemtico francs Johann Heinrich Lambert, e a projeo estereogrfica polar tambm so bastante utilizadas. As projees equivalentes, por sua vez, preservam a proporcionalidade de reas e distncias. Uma das mais recentes a projeo cilndrica do historiador alemo Arno Peters, criada em 1952. As projees eqidistantes so aquelas nas quais as distncias esto em escala verdadeira. Sensoriamento Remoto Quase a totalidade da coleta de dados fsicos para cartgrafos, gelogos e oceangrafos feita atravs de sensoreamento remoto por meio de satlites especializados que tiram fotos da Terra em intervalos fixos. Estas imagens podem ser feitas atravs da escolha do espectro de luz que se quer enxergar e alguns podem enviar sinais para capt-los em seu reflexo com a Terra, gerando milhares de possibilidades de informao sobre minerais, concentraes de vegetao, tipos de vegetao, entre outros. Alguns satlites, especialmente os de uso militar, conseguem enxergar um objeto de at vinte centmetros na superfcie da Terra, quando o normal so resolues de vinte metros. Vrias empresas internacionais existem com o fim de vender imagens de satlite sob encomenda. No Brasil, algumas agncias esto presentes, sendo que o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) possui instalaes completas que vem fornecendo imagens para vrios fins. Outra forma de sensoreamento remoto a aerofotometria, que se utiliza de vos altos para tirar fotos de dentro de avies adaptados, artifcio muito usado em agricultura e instalaes de fbricas e complexos industriais, porque produz uma resoluo melhor do terreno em questo. Coordenadas geogrficas w.direitoria.net Linhas imaginrias traadas em intervalos regulares que permitem a localizao de pontos da superfcie terrestre. Todos os pontos se cruzam em duas coordenadas: latitude e longitude. So medidas em grau, minuto e segundo. As coordenadas geogrficas foram determinadas por meio de observaes astronmicas e satlites geodsicos. Latitude Latitudes ou paralelos so as linhas paralelas ao Equador e marcam a distncia entre os plos. Partem do Equador (0) at 90 ao norte e ao sul. Por conveno internacional, servem para determinar as zonas quentes, temperadas e glaciais da superfcie do planeta. Os paralelos mais importantes

so o trpico de Cncer e o crculo polar rtico, ao norte, e o trpico de Capricrnio e o crculo polar antrtico, ao sul. No Brasil, o trpico de Capricrnio passa pelos estados do Paran e de So Paulo. Longitude Longitudes ou meridianos so as linhas que partem do meridiano de Greenwich (0) desde 1884 adotado por um acordo internacional como meridiano de origem at 180 a oeste e a leste e convergem para os plos. A linha imaginria ganha esse nome porque passa pelo antigo observatrio da cidade de Greenwich, situada perto de Londres, no Reino Unido. Os meridianos so usados para determinar os fusos horrios ao longo do globo terrestre. O primeiro fuso encontra-se entre 730 a leste e a oeste de Greenwich. A cada 15 leste desse intervalo se acrescenta uma hora e a oeste se diminui uma hora. Fusos horrios Cada uma das 24 faixas situadas entre os meridianos da Terra, dentro das quais a hora, por conveno, a mesma. Esto distribudas em intervalos de aproximadamente 15, que corresponde ao ngulo que a Terra gira em uma hora. Conforme se passa de um fuso a outro, deve-se aumentar (a leste) ou diminuir (a oeste) uma hora no relgio. Os minutos e os segundos continuam os mesmos. Antes da diviso da Terra em fusos, a Europa possua 27 horas diferentes (hoje so trs) e a Amrica, 74 (hoje, cinco). Isso acontecia porque, como o principal referencial para a contagem do tempo a posio do Sol, qualquer ponto do planeta poderia considerar como meio-dia o instante em que o sol est a pino. Muitas regies prximas tinham horas diferentes, o que dificultava as comunicaes entre os pases. Para resolver o problema, na Conferncia de Roma (Itlia), em 1883, optou-se por dividir a circunferncia da Terra (de 360) em 24 fusos horrios de 15. Toda a regio situada dentro de um fuso passou a ter uma nica hora. No ano seguinte, na Conferncia de Washington (EUA), 27 naes adotaram o meridiano de Greenwich como ponto zero, j que a maior parte das cartas geogrficas da poca, que eram inglesas, usava esse meridiano. No decorrer do tempo, outros pases comearam a seguir essa diviso. Atualmente, em todo o mundo, a partir dele que as horas so contadas. Hora legal Com base na sua localizao e nas suas peculiaridades, cada nao institui uma (ou mais) hora legal, que nem sempre corresponde exatamente ao fuso em que est situado. Se o pas for muito vasto, estabelece mais de uma hora legal. A Federao Russa, por exemplo, possui doze horas diferentes. O Canad tem oito, os EUA, seis, e o Brasil, quatro. Linha Internacional da Data Linha que acompanha o antimeridiano de Greenwich (180), atravessando o oceano Pacfico. Por conveno internacional, esse meridiano determina a mudana de data civil em todo o planeta. Ao ultrapassar essa linha, exatamente no ponto em que ela se localiza, tem-se de alterar a data para o

dia anterior (a leste) ou seguinte (a oeste) partida. A hora, no entanto, a mesma nas duas zonas. w.direitoria.net o que acontece no Kiribati, uma pequena nao formada por diversas ilhas no oceano Pacfico, cujo territrio dividido pela Linha Internacional da Data. Enquanto no leste do pas seus habitantes aproveitam o domingo, na capital, Bairiki, j segunda-feira. Fusos horrios do Brasil O territrio brasileiro est localizado a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0) e, em virtude de sua grande extenso longitudinal, compreende quatro fusos horrios, variando de duas a cinco horas a menos que a hora do meridiano de Greenwich (GMT). O primeiro fuso (30 O) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo fuso (45 O), o horrio oficial de Braslia, trs horas atrasado em relao GMT. O terceiro fuso (60 O) tem quatro horas a menos que a GMT. O quarto e ltimo possui cinco horas a menos em relao GMT. Horrio de vero Prtica adotada em vrios pases do mundo para economizar energia eltrica. Consiste em adiantar os relgios em uma hora durante o vero nos lugares onde, nessa poca do ano, a durao do dia significativamente maior que a da noite. Com isso, o momento de pico de consumo de energia eltrica retardado em uma hora. Usado vrias vezes no Brasil no decorrer do sculo X (1931, 1932, 1949 a 1952, 1963 e 1965 a 1967), o horrio de vero retomado a partir de 1985. Em 1998 tem incio em 1 de outubro, com durao prevista at 21 de fevereiro de 1999. Atinge 12 estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Minas Gerais, Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia. Nos demais estados, tanto no inverno quanto no vero, no h diferena significativa na durao do dia e da noite. A economia resultante da adoo do horrio de vero equivale, em mdia, a 1% do consumo nacional de energia. Em 1997, a reduo mdia do consumo de energia eltrica durante os trs primeiros meses (outubro a dezembro) de vigncia do horrio de vero nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste de 270 megawatts, ou 0,9%. Esse valor corresponde energia consumida, no mesmo perodo, por um estado do tamanho de Mato Grosso do Sul. No horrio de pico, entre 17h e 22h, a reduo registrada de 1.480 MW, ou cerca de duas vezes a capacidade de gerao da usina nuclear Angra I. A Cartografia a cincia e arte de representar a superfcie terrestre. O seu principal objetivo confeco de mapas nas mais diferentes escalas de detalhes sobre os mais diversos temas do espao geogrfico. Representar a superfcie terrestre uma tarefa rdua e que requer procedimentos metodolgicos complexos. Primeiro deve-se definir a forma geomtrica da terra, em geral uma elipse de revoluo (devido ao achatamento dos plos). Definida a forma da terra parte para os sistemas de representaes cartogrficas ou sistemas de projeo, que permitir por meio de

desenvolvimentos matemticos representar a terra elptica num plano (mapa), isto implicar em algumas deformaes. As coordenadas geogrficas (latitude e longitude) no mapa devem ser correspondentes as coordenadas geodsicas na elipse. As principais cincias afins da cartografia so: Sensoriamento Remoto, Geodsia, Topografia. Atualmente a cartografia pode estar disponvel em meio digital o que facilita sobre maneira a utilizao da informao. A cartografia digital a base do GIS sobre o mapa digital com coordenadas que sero associadas os mais diferentes tipos de informao sobre determinado espao geogrfico. Dada as alteraes constantes do mundo moderno as tcnicas cartogrficas de atualizao e mapeamento abrem hoje um mercado de trabalho que emprega uma grande nmero de profissionais em todo mundo e as receitas das empresas envolvidas vultuosa. A cartografia to dinmica quanto o nosso planeta por isso nunca ter fim e sempre ter sua importncia garantida no mbito das cincias que promovem o ser humano e o seu desenvolvimento no espao geogrfico. A cincia que tem por objetivo a determinao da forma e dimenso da terra. Pode ser dividida em: Geodsia Geomtrica; Geodsia Celeste e Geodsia Fsica. A geodsia geomtrica est relacionada a determinao de pontos de coordenadas sobre a superfcie terrestre (latitude, longitude e altitude) com fins de mapeamento. w.direitoria.net A Geodsia Celeste refere-se ao rastreamento de satlites artificiais para o posicionamento de pontos preciso na superfcie terrestre - GPS. A Geodsia fsica se preocupa com a determinao do geide, superfcie de referncia coincidente com o prolongamento do nvel mdio dos mares sob as massas continentais. Para a determinao do geide, forma real da terra, se necessitaria conhecer a acelerao da gravidade para toda a superfcie terrestre. A geodsia se encarrega dos procedimentos metodolgicos de levantamentos planimtricos, altimtricos e gravimtricos de alta preciso a fim de cumprir seus objetivos bsicos: rede geodsica com fins de posicionamento, mapeamento e a determinao do geide. Pode-se dizer que a Geodsia a base da Cartografia, uma vez que no existe Cartografia sem uma rede geodsica que possa apoi-la. O sensoriamento remoto pode ser definido, segundo BARRETT & CURTIS (1992), como a cincia de observao distncia. Isto contrasta com o sensoriamento in situ, onde os objetos so medidos e observados no local onde ocorrem. Em outras palavras, o sensoriamento remoto est relacionado ausncia de contacto fsico entre o sensor (cmara fotogrfica, satlite) e o alvo (objeto). Desta forma, o Sensoriamento Remoto tambm pode incluir o estudo das tcnicas de aerofogrametria e fotointerpretao - uma vez que fotografias areas so remotamente captadas. As imagens provenientes do sensoriamento remoto podem ser processadas digitalmente por modernos softwares em potentes hardwares, a fim de se obter da imagem o maior nmero de informaes possveis. JANSEN (1986) denomina processamento digital de imagens o conjunto de procedimentos relativos manipulao e anlise de imagens por meio do computador. O tratamento digital de imagens difere muitas vezes dos procedimentos de restituio de fotografias areas

afetas ao campo aerofotogrametria. Recentemente, o processamento digital de imagens de sensoriamento remoto est ligado ao reconhecimento de feies e padres registrados na imagem, atravs de programas computacionais, geralmente baseados em anlise estatstica (RICHARDS, 1993). Cientistas esto convencidos de que a observao da terra a partir do espao proporciona a maneira mais vivel de monitoramento ambiental de grandes reas da superfcie terrestre. Os dados provenientes de satlites artificiais esto atualmente disponveis em caracter global. Muitos problemas ambientais tm sido mitigados graas s tcnicas de processamento de imagens disponveis (MACQUILLAN & CURTIS, 1978; ADRIAN, 1984; SABINS, 1987). As imagens de satlite so tambm fontes importantes de dados digitais para os Sistemas de Informao Geogrfica (GIS), que permitem a manipulao e processamento de uma grande quantidade de informaes das mais diversas fontes, com vistas anlise espacial BUDGE & MORAIN (1995) e CAMARA (1996) salientam que as imagens de sensoriamento remoto disponveis atualmente so a forma rpida de se obter informaes espaciais em formato digital (fitas, compact disk, disquetes). Isto permite que estas fontes sejam combinadas a outras informaes, de forma a constituir um banco de dados geogrfico sobre o espao em questo. O processamento dessas informaes, espacialmente referenciadas em meio digital a base dos sistemas de informao geogrfica (VALENZUELA, 1990; BURROUGH, 1991; CAMARA, 1996). Atualmente j existem sensores (satlites) de grande resoluo at 5 metros o que em breve permitir aplicaes cadastrais e mapeamento em grandes escalas. Carta Uma carta foi definida pela International Cartographic Association (ICA, 1973) como um mapa construdo principalmente para fins de navegao. Deformao Angular Mxima Segundo MALING (1989), pode ser demonstrado que a deformao angular mxima (w) que ocorre no ponto tem como ser obtida da Equao: sen w/2 = (a - b)/(a + b) Para o caso especial onde a = b = h = k encontramos w = 0 graus e a elipse de distoro um crculo. Isso ocorre nos P.D.Z. e ao longo das L.P.Z., onde a = b = 1.0 bem como em todos os pontos em um projeo conforme onde a = b em qualquer lugar, tal que os ngulos so corretamente representados. Distoro Linear w.direitoria.net Na criao do mapa contnuo da Terra, a transformao resultante para a superfcie plana, que ns podemos assemelhar ao esticamento da superfcie curva, d origem a mudanas em escala que MALING (1989) descreve como sendo a Distoro Linear. Esta, por sua vez, afeta a representao de reas e ngulos no mapa. Escala Escala foi definida pela International Cartographic Association (ICA, 1973) como sendo a razo entre a distncia no mapa e a distncia real que ela representa sobre o terreno. Escala de rea A escala de rea (p) em um ponto aquela relacionada a rea unitria naquele ponto rea unitria na superfcie curva da Terra. Pode-se mostrar que a escala de rea pode ser expressa pela Equao: p = a.b

No caso especial onde as direes principais coincidem com os paralelos meridianos no mapa, podemos escrever a Equao: p = h.k Isso ocorre no aspecto normal da maioria da projees, incluindo todas aquelas das classes azimutal, cnica e cilndrica, mas no nos seus aspectos transverso e oblquo. No possvel isso ocorrer nas outras classes de projeo cartogrfica nas quais as intersees do reticulado no so perpendiculares no mapa. No caso geral, MALING (1989) observa que as direes principais no coincidem com o reticulado e o ngulo formado entre o paralelo e o meridiano no ponto algum outro valor, q. Ento a escala de rea pode ser determinada pela Equao: p = h.k.senq A distoro de rea ou exagero de rea no ponto claramente (p - 1). Isso pode ser expresso como porcentagem, assim como ocorre com o erro em escala linear. Escala Particular Com exceo dos pontos e linhas e distoro zero, a escala do mapa varia continuamente e, como sugere MALING (1989) , assume valores denominados escalas particulares, denotadas por . Pode haver uma infinidade de escalas particulares em diferentes direes a partir de um ponto de um mapa. Entretanto, as escalas particulares tambm mudam de um lugar para o outro. possvel calcular tais valores, juntamente com as outras caractersticas de distoro, a partir da teoria geral das projees cartogrficas, desde que haja conhecimento adequado sobre a projeo sendo empregada. Isso se deve ao fato que sempre possvel determinar duas escalas particulares em qualquer ponto; aquela ao longo do meridiano, h, e a outra ao longo do paralelo de latitude atravs do ponto, k. Elas so determinadas por comparao dos elementos de arcos infinitesimais sobre o mapa derivados das equaes da projeo que so expressas ou em coordenadas cartesianas ou polares planas para valores de latitude e longitude sobre a Terra. Escala Principal Escala Principal definida por MALING (1993) como a escala de um globo gerador representando a esfera ou esferide definido pela relao fracional de seus respectivos raios. Linhas de Distoro Zero (LDZ's) Segundo MALING (1993), Linhas de Distoro Zero so linhas na projeo cartogrfica ao longo das quais a escala principal conservada e as quais correspondem a certos arcos de crculo mximo ou de crculo mnimo na esfera. Mapa Um mapa foi definido pela International Cartographic Association (ICA, 1973) como sendo uma representao, normalmente em escala e sobre um plano, de uma seleo de material ou feies abstratas sobre, ou em relao a, superfcie da Terra ou de um corpo celeste. Pontos de Distoro Zero (PDZ's) Segundo MALING (1993), Pontos de Distoro Zero so pontos, ou melhor, so crculos de raio infinitesimal, na projeo cartogrfica, onde a escala principal conservada. Propriedades Especiais As propriedades especiais so definidas por MALING (1993) como as propriedades de uma projeo que surgem a partir da relao mtua entre as escalas particulares mxima e mnima em qualquer ponto e que so preservadas em todos os pontos, exceto nos pontos singulares de um mapa.

Emprego das estratgias de leitura skimming e scanning e construo de mapas conceituais voltados compreenso de textos tcnico-cientficos w.direitoria.net Skimming uma estratgia que consiste em lanar os olhos rapidamente sobre o texto realizando uma breve leitura a fim de captar somente o assunto geral. Scanning, por sua vez, uma estratgia de leitura no-linear empregada pelo leitor de forma seletiva, com a inteno de localizar exatamente as informaes de que necessita. As estratgias de leitura (skimming e scanning) nos auxiliam a compreender melhor o texto, entretanto, dependendo do objetivo da leitura, o leitor deve fazer a distino entre os trs nveis de compreenso: compreenso geral, compreenso dos pontos principais e compreenso detalhada. Para uma compreenso geral necessrio que o leitor faa uma leitura rpida para captar o que h de mais relevante para sua necessidade, isto , obter as informaes genricas do texto. Para buscar as informaes principais do texto se detendo com maior ateno nos pontos principais necessrio que o leitor observe cada pargrafo e identifique os dados especficos que mais lhe interessam. Para uma leitura detalhada e, portanto, mais profunda, requerido mais tempo, pois exigida a compreenso dos detalhes do texto. Existe um outro recurso que pode ser empregado com sucesso no ensino, na aprendizagem, na avaliao, na anlise de contedo e na negociao de significados. Trata-se de mapas conceituais, isto , grafos ou diagramas que indicam relaes entre conceitos, podendo ter duas ou mais dimenses. Os mapas unidimensionais so listas de conceitos que tendem a apresentar uma organizao linear vertical, sendo mais grosseiros e genricos. Mapas conceituais bidimensionais beneficiam-se tambm da dimenso horizontal, favorecendo uma representao mais completa das relaes entre os conceitos. Mapas conceituais tridimensionais constituem abstraes matemticas de limitada utilidade para fins instrucionais. Desta maneira, procure elaborar um mapa conceitual bidimensional, ou seja, um diagrama bidimensional mostrando relaes hierrquicas entre conceitos. importante ressaltar que o mapa conceitual, de acordo com o princpio ausubeliano (David Ausubel), podem ser utilizados como instrumentos para promover a diferenciao conceitual progressiva bem como a reconciliao integrativa. Um mapa conceitual pode tambm ser pensado como uma ferramenta para negociar significados, o que feito atravs de proposies (dois ou mais conceitos ligados por palavras em uma unidade semntica) que expressam significados atribudos s relaes entre conceitos. Representaes da Superfcie terrestre (Cartografia) A) Introduo A Cartografia , simultaneamente, arte, cincia e tcnica de elaborar mapas. Nos tempos antigos e medievais eram mais uma obra de arte do que uma tcnica. Ainda no sculo XVIII, o gegrafo alemo Gottfried Gregorii, afirmava: "ningum pode ser um bom cartgrafo, se no for um bom pintor." Com a Revoluo Cientfica e Tecnolgica, que ocorreu no ps-guerra, os mapas e

cartas geogrficos tornaram-se mais precisos, facilitando muito a pesquisa de recursos naturais e o controle do espao geogrfico, atravs do uso conjunto de satlites artificiais, radares, e de computadores, permitindo a confeco at de imagens tridimensionais da superfcie terrestre. No dia 1 de fevereiro de 2000 foi lanado o nibus espacial Endeavour da base de Cabo Canaveral (Flrida- EUA). Duas antenas de radar em um mastro (de 60 metros, montado no espao) e mais duas no compartimento de cargas mandaro e recebero sinais, promovendo a maior descrio topogrfica do planeta at hoje feita em latitude, longitude e altitude (portanto tridimensional). At 2001 os dados coletados (num total de 13.500 CDs) sero analisados e serviro como instrumento de estudo de mudanas atmosfricas, de vulces, de terremotos e desmatamentos. O interessante a observar que os mapas melhores (com resoluo de 30 metros) no sero colocados disposio do pblico, visto que a misso espacial financiada pela Nima (Agncia Nacional de Imagens e Mapeamento), por trs da qual est a Nasa (Agncia Espacial Americana) e rgos de inteligncia e de defesa militar dos Estados Unidos. Teremos acesso, apenas, aos dados que estejam no domnio pblico: mapas com resoluo de at 90 metros. O gegrafo Milton Santos diz que "pensar o mundo no mais um privilgio europeu e a reelaborao do mapa do planeta uma forma de libertao do colonialismo". O gegrafo francs Yves Lacoste afirmava que interpretar os dados de um mapa era "saber agir sobre o terreno." Como o espao geogrfico o resultado da dinmica de ao do homem sobre a natureza, os mapas so importantes para a anlise desse processo de ocupao e organizao da natureza em funo dos espaos da produo agrcola e industrial, da circulao de mercadorias, bem como das condies de tempo, que influem nesse processo. w.direitoria.net Ao conjunto de tcnicas e pesquisas em eletrnica, microondas (radar) e o tratamento da coleta das informaes prestadas por tais pesquisas, denominamos de sensoreamento remoto. Estes sistemas so compostos a partir de plataformas espaciais, satlites, avies, estaes terrestres de rastreamento e coleta de dados, que so processados em computador. Mesmo com essa tecnologia de ponta, para que um mapa seja mais preciso, necessrio que o sensoreamento remoto seja complementado por pesquisas de campo, a fim de se coletar mais dados junto superfcie terrestre. Votaremos a isso no final do assunto. B) Como ler e interpretar mapas Como toda e qualquer abordagem interpretativa, a primeira atitude a de ler o ttulo para saber de que trata o contedo do mapa; depois reconhecer a legenda, geralmente na parte inferior esquerda ou direita, a fim de se inteirar das convenes e compreender o que se assinala no mapa. Para se ter uma idia das distncias e do tamanho real do que est sendo mapeado, se consulta a escala. Hoje todos os mapas apresentam o norte em cima; o sul em baixo; o leste, direita e o oeste, esquerda. Nem sempre foi assim. Como exemplo, na Idade Mdia, alm de serem mais uma obra de arte do que uma tcnica, os mapas apresentavam o leste na parte de cima, pois o leste (ou oriente) onde o Sol nasce e se encontra a salvao espiritual. At o sculo

XVI, poca das Grandes Navegaes Europias, os mapas-mndi colocavam nosso planeta com o sul para cima C) Orientao Geogrfica Nos tempos antigos, os referenciais para orientao geogrfica eram acidentes da natureza, as estrelas e, marcos urbanos (palcios, igrejas, praas, esttuas). Desde quando iniciou-se o processo de expanso burguesa mercantil europia pelos oceanos, iniciou-se o uso da bssola. No seu fundo est a rosa-dos-ventos, onde se mostram os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Os pontos cardeais (principais) so o Norte (N) ou setentrio, Sul (S) ou meridional, leste (L) ou oriente onde o Sol nasce, e oeste (O ou W) ou ocidente. Os pontos cardeais baseiam-se no movimento aparente do Sol na Terra: ele sempre nasce a leste. Para nos orientarmos pelo Sol basta apontarmos o brao direito para o oriente; da o esquerdo o ocidente; frente o Norte; s costas, o Sul. noite, aqui no hemisfrio sul da Terra podemos nos orientar pela Constelao do Cruzeiro do Sul prolongamos o corpo da cruz 4 vezes e meia (a partir da estrela da ponta de baixo, chamada de Estrela de Magalhes) e, depois, tiramos uma vertical at a linha do horizonte: a est o Sul. O resto se deduz. No hemisfrio Norte, desde os tempos mais antigos, se orientava pela Estrela Polar (da Constelao da Ursa Menor), da qual se tirando uma vertical se aponta para o Plo Norte. A bssola basicamente uma agulha imantada que, girando sobre um eixo central e vertical, aponta para o Plo Sul magntico. Do ncleo interno da Terra partem ondas eletromagnticas que se propagam externamente de um plo ao outro do planeta. Estuda-se em magnetismo que plos iguais se repelem e contrrios se atraem. Sendo assim, concluise que o Plo Sul magntico atrai a ponta imantada da agulha da bssola (seu plo norte) e viceversa. O que chamamos de plos geogrficos so as extremidades do eixo terrestre e onde os meridianos se encontram. Entre um plo geogrfico e o plo magntico h uma diferena em graus, chamada de declinao magntica. Assim entre o Plo Norte geogrfico e o Plo Sul magntico, situado junto Ilha Prncipe de Gales, no Canad, a distncia de 4.0 km, correspondente declinao magntica entre ambos. Os pilotos, antigamente, usavam tbuas de declinao para calcular a rota certa dos navios. Hoje em dia a maioria dos barcos, mesmo os de passeio ou pesca, possuem GPS. A tecnologia de ponta permite a orientao de maneira mais eficaz. As torres de comando dos aeroportos orientam as aterrissagens e subidas dos avies atravs de rdio. Os avies se guiam pelo radiogonimetro, cuja intensidade, volume e direo de sinais indica a posio do avio. O radar emite ondas eletromagnticas que vo e voltam e se projetam numa tela, permitindo a orientao do piloto. O mtodo mais moderno o sistema GPS IPS 360 Pyxis, aparelho que capta sinais de satlites e calcula automaticamente as coordenadas geogrficas (em graus, minutos e segundos) e a altitude do avio ou navio. D) Coordenadas Geogrficas w.direitoria.net colocassem a cidade de Nova Iorque como o referencial Os crculos imaginrios que envolvem a Terra so os paralelos e os meridianos. As coordenadas geogrficas representam a rede de paralelos e

meridianos, cuja interseco serve para se localizar qualquer ponto sobre a superfcie terrestre. Todos os paralelos cortam perpendicularmente o eixo terrestre; enquanto os meridianos se cruzam nos extremos (ou plos) do eixo terrestre. Este ltimo no deve ser confundido com aqueles meridianos o eixo uma linha diametral imaginria que passa pelo centro da Terra; os meridianos so semicrculos que vo de um plo ao outro. Como a Terra redonda, criaram-se referenciais de partida para a latitude e a longitude. Para se determinar a latitude, o referencial o paralelo 0, o Equador; da longitude o Meridiano Principal ou de Greenwich. O Equador o nico paralelo que serve de referencial da latitude, pois o nico que corta a Terra num plano diametral, dividindo-a, portanto, em dois hemisfrios, o Norte e o Sul. A latitude a distncia em graus que vai de um ponto qualquer da Terra ao Equador; medida de 0 (Equador) a 90 (Plos Norte e Sul geogrficos). As latitudes so consideradas baixas quando se localizam entre 0 e 30; mdias latitudes, at aproximadamente 50; altas latitudes, de 50 a 90. Elas so medidas sobre arcos de meridianos. A longitude a distncia em graus de qualquer ponto da Terra ao Meridiano de Greenwich. medida sobre os arcos de paralelos e se estendem a leste ou oeste de 0 (Greenwich) a 180. Como todos os meridianos se cruzam nos plos, apresentam a mesma extenso de 40.036 km e cortam a Terra num plano diametral. Sendo assim, qualquer um deles poderia ser o referencial 0 para a contagem inicial da longitude. A cidade de Londres era a capital do Imprio colonial maior do sculo passado, o Imprio Britnico. Em 1895, nesta capital, realizou-se o Congresso Internacional de Cartografia, e se convencionou o meridiano que passa em Greenwich (onde havia um observatrio astronmico), subrbio de Londres, como o referencial 0 de longitude. Se fosse aps a I Guerra Mundial era mais que provvel que D) Fusos Horrios Ao movimento completo da Terra em torno do seu eixo imaginrio chamamos de rotao, da qual resultam os dias e as noites, durando 23 horas e 56 minutos, ou 24 horas. Este movimento de rotao feito no sentido oeste-leste (anti-horrio). Enquanto isto, o Sol descreve aparentemente um movimento na Terra no sentido contrrio, de leste para oeste. A partir desses movimentos em sentidos antagnicos, conclui-se que o hemisfrio leste est sempre mais adiantado em horas que o hemisfrio oeste. Se viajarmos de um ponto qualquer para leste, aumentamos a hora; se for no sentido oeste, diminumos a hora. Quando o Sol passa exatamente em cima de um meridiano exatamente meio-dia naquele ponto situado sobre aquele meridiano. por isto que os pases de lngua inglesa colocam os sufixos a.m. (ante-meridien de manh) e p.m. (post-meridien tarde). Seria confuso, no entanto, se cada cidade (ou ponto sobre a Terra) usasse essa hora astronmica haveria n horas diferentes. preciso criar uma conveno internacional determinando uma hora mundial, um referencial planetrio. Com este objetivo se criaram os fusos horrios, tendo como ponto de partida o GMT (Greenwich Meridien Time), ou seja, a hora de Londres, firmado no sculo passado. Sabemos que toda e qualquer circunferncia tem 360. Como o movimento de rotao da Terra realizado em 24 horas, divide-se 360 por 24 e chega-se a 15. Este espao de 15 o fuso horrio, onde ocorre a hora legal tanto ao norte como ao sul do Equador. O Brasil tem 3 fusos horrios. a) O de Braslia, com 3 horas menos que Londres, e que abrange todos os Estados litorneos, alm de Gois,

Tocantins e Braslia. b) Os Estados de Mato Grosso, M. Grosso do Sul, Rondnia, Roraima, quase todo o Amazonas, e metade do Par (a oeste do rio Xingu) esto a w.direitoria.net 4 fusos horrios menos que Londres. c) Apenas o Acre e o sudoeste do Estado do Amazonas esto a 5 fusos horrios menos que GMT. Quando se calcular a diferena a menos de horas do Brasil em relao ao GMT devemos levar em conta os fusos horrios, como tambm o horrio de vero aqui e na Europa. Do lado contrrio do Meridiano de Greenwich, no Oceano Pacfico, criou-se o Antimeridiano de Greenwich ou Linha Internacional de Mudana de Data, a 180. Se formos do Brasil para o Japo, ultrapassamos a LID e, assim, alm de mudar as horas, temos que aumentar 1 (um) dia; ao retornarmos, diminui-se 1 dia. Revisando: ultrapassando a LID de oeste para leste aumentamos 1 dia; de leste para oeste, diminumos 1 dia. Uma observao importante e prtica: em todo e qualquer exerccio de fusos horrios necessrio que se d a localizao geogrfica em longitude das cidades e se memorize aquela questo prtica: ao caminharmos para o oriente aumentamos a hora; para o ocidente, diminumos a hora. Exemplificando: a cidade do Rio est a aproximadamente 45 de longitude oeste de Greenwich e so 10 horas da manh; determine a hora no Cairo (a 30 de longitude L Gr.) e em Los Angeles (120 long. W Gr.). Noes de Cartografia Este artigo foi escrito para dar as mnimas condies, para que os novos membros do Grupo de Caminhadas, possam identificar e usar um mapa para orientar-se em campo. Muitos dos conceitos de Cartografia sero simplificados para que seja facilitada a compreenso em seu sentido mais amplo. Vamos ver de modo superficial os conceitos, para depois, usa-los na prtica em conjunto. Tipos de Cartas / Mapas Mapa - a representao do globo terrestre, ou de trechos de sua superfcie, sobre um plano, indicando fronteiras polticas, caractersticas fsicas, localizao de cidades e outras informaes geogrficas, scio-polticas ou econmicas. Os mapas, normalmente, no tem carter tcnico ou cientfico especializado, servindo somente para fins ilustrativos ou culturais e exibindo suas informaes por meio de cores e smbolos. Carta: tambm, uma representao da superfcie terrestre sobre um plano, mas foi especialmente traada para ser usada para ser usada em navegao ou outra atividade tcnica ou cientfica, servindo no s para ser examinada, mas principalmente para que se trabalhe sobre ela na resoluo de problemas grficos, onde os principais elementos sero ngulos e distncias, ou na determinao da posio, atravs das coordenadas geogrficas (latitude e longitude). Ou seja, Mapas tem finalidade ilustrativa, como por exemplo um "Mapa Turstico". s vezes, nem se quer tem sistema de coordenadas, e a escala aproximada. J as Cartas permitem medies precisas de distncias e

direes(azimutes). Podem gravimtrica, geolgica, etc).

inclusive

ser

temticas (Carta

topogrfica,

Para mais informaes de uma olha no site da CPRM - Definies de documentos cartogrficos w.direitoria.net Coordenadas O mapa serve no s para dar uma idia do terreno, mas para identificar pontos dentro dele. Para isso, os pontos do mapa podem ser referenciados por suas coordenadas cartesianas. As coordenadas podem ser angulares (graus, minutos e segundos) ou mtricas (com o metro como unidade). Latitude e Longitude Latitude - No sistema de coordenadas angulares, o ngulo vertical entre o equador e o paralelo que passa sobre o ponto, chamado de latitude. (Macete: Lebre do cachorro, quando ele late, abre/fecha a boca no mesmo sentido). Se o ponto est ao Norte do Equador, tem latitude positiva. Se estiver ao Sul do Equador, tem latitude negativa. Longitude, a distncia angular entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa sobe o ponto visado. Imaginando-se o planisfrio onde a Inglaterra ocupa o centro do mapa, o que estiver oeste (esquerda) de Greenwich, tem latitude negativa. O que estiver Leste (direita) tem latitude positiva. Portanto, quase todo o territrio brasileiro tem coordenadas duplamente negativas. Pra no ficar muito feio, comum registrar as coordenadas com o prefixo da direo. Por exemplo, um ponto em Braslia com coordenadas (-15 48' 1.5" -48 03'57.2") pode ser registrado como (15 48' 1.5" S 48 03'57.2" W), bem mais legvel n! um ponto 15 graus ao sul do equador, e a 48 graus a oeste de Greenwich. Escala a relao que expressa a diferena de grandeza entre as feies no terreno e como elas aparecem no mapa. A escala pode ser grfica ou numrica. A escala grfica tem a aparncia de uma rgua que mostra o tamanho no terreno de um segmento de reta no mapa. sempre uma frao que tem: o nmero 1 como numerador, indicando uma unidade de comprimento no mapa (Ex: cm, m, polegada). Um nmero muito maior que 1 como denominador, indicando quantas unidades no terreno equivalem uma unidade no mapa. Assim, uma escala 1:100.0 (l-se "um para 100 mil"), indica que: 1cm no mapa equivale a 100.000cm no terreno; Como um metro tem 100cm, ento podemos tambm expressar assim: w.direitoria.net 1cm no mapa equivale a 1000m

Como 1000m = 1km, podemos expressar tambm 1cm no mapa equivale a 1km Projees Os mapas so representaes em papel (portanto em um plano) de trechos da superfcie da terra que aproximadamente esfrica. Para fazer a representao de uma superfcie curva em um plano, os cartgrafos fazem uma projeo, ou seja, arrumam uma maneira de fazer a correspondncia entre cada ponto da superfcie da terra a um ponto sobre o mapa. A projeo cartogrfica mais comum a de Mercator (Transversa de Mercartor). um mosaico de fotos areas j corrigidas e ajustadasIsso reduz muito as distores. Claro que no sculo XXI no se faz mais projees diretamente do globo. Os mapas so feitos hoje com levantamentos aerofotogramtricos, imagens de radar, e mais recentemente por satlite. A diferena que a projeo se faz em uma rea pequena, normalmente a rea coberta por Projeo UTM - "Universal Transverse Mercator" O mapeamento sistemtico, ou seja, detalhado e completo do Brasil feito usando a projeo UTM nas escalas (1:250 0, 1:100 0, 1:50 0). Aquelas cartas detalhadas do Exrcito / IBGE / Outros. Para se obter um mapa em Projeo de Mercator, que um tipo de projeo cilndrica, a idia a seguinte: Envolver o globo terrestre por um cilindro. Este cilindro que tem o mesmo dimetro da Terra, e que tangente a um ponto conveniente. No necessariamente no Equador. Depois de projetados os pontos, perpendicularmente superfcie do cilindro, este desenrolado. Como caracterstica desta projeo, teremos os paralelos projetados como retas paralelas, com distncia entre elas cada vez menor, medida que distanciamos do Equador. Teremos tambm um meridiano central que uma linha reta, e os demais meridianos ligeiramente curvos. Na projeo UTM, a Terra foi dividida em 60 fusos (meridianos), criando setores (fatias) de 6 graus de extenso. Da mesma forma, foi dividido em 30 outros setores no sentido dos paralelos criando "retngulos esfricos" de 6x6 graus. Cada cilindro chamado de zona, e esta zona recebe um nome formado por uma letra e um nmero. (Ex: L23). O cilindro de projeo tangente ao centro deste "retngulo esfrico" e recebe com pouca distoro os pontos nele projetados. Outra caracterstica da Projeo UTM, que as coordenadas so mtricas. Ou seja, os pontos tem coordenadas (X,Y) cartesianas em metros, em relao a um ponto de origem. Isso facilita w.direitoria.net calcular a distncia, e tambm a extrair as coordenadas mtricas de um ponto no mapa usando uma rgua. Datum Datum um ponto de amarrao da carta em relao ao terreno. Toda carta tem um datum, e um dos mais usados aqui o antigo Corrgo Alegre MG

Toda carta decente traz na legenda o datum horizontal. Existe tambm um datum vertical, usado para altimetria. Mas como os altmetro horrorosos que temos nas caminhadas, bem como as altitudes fornecidas pelos GPSs so muito pouco confiveis, ns simplesmente desprezamos este datum. Elipside Elipside uma figura espacial formada pela rotao de uma elipse (aquela circunferncia achatada). Uma elipse tem o seu achatamento especificado pelo comprimento de seus eixos maior e menor, que so perpendiculares. Quando estes eixos so de igual comprimento temos uma elipse especial que a circunferncia. Pois bem, a terra no perfeitamente esfrica, ela tende mais para uma elipse, onde o eixo menor o que liga os plos. Os cartgrafos, para otimizar seu trabalho, sempre esto em busca dos parmetros (comprimento dos eixos) ideais, e inmeras convenes so feitas para melhorar estes parmetros. Atualmente, a mais aceita a que leva o nome WGS84 (World Geodetic System, 1984). Inmeros mapas do Brasil, por serem anteriores a esta conveno, usam outra conveno, a SAD69 (South Ammerican Datum 1969). Toda carta traz na legenda o elipside de referncia. Cada elipside j tem um Datum incorporado. Escolheu o elipside, j disse qual o datum. Na seguinte tabela, voc pode ver alguns dos Elipsides de Referncia que existem. A razo para existirem tantos elipsides, que um elipside pode aproximar bem a superfcie da terra em um determinado ponto, mas pode ficar meio distante em outros locais. Por exemplo, em Sergipe, nas minhas frias, eu estava fazendo caminhadas com o GPS usando o datum WGS84 e a altitude acusada era de 16 metros. Claro que tem o erro associado a um GPS de uso civil, mas o desvio relativamente grande para um erro aleatrio (6m) que deveria ser para mais, e tambm para menos. Rumo Norte Este j no causa muita confuso. Basta saber que temos 4 Nortes diferentes. w.direitoria.net configuradas) podem apontar para o Norte, pois elas podem se orientar por uma rede de satlites A bssola eletrnica de um GPS e alguns modelos de bssolas eletrnicas, (se assim J as bssolas magnticas (e uma boa parte das eletrnicas), no. Alis, antes disso, devemos entender que existem mais de um Norte. 1Norte Verdadeiro (TN) - Posio geogrfica da interseo do eixo de rotao da terra, 2Norte Astronmico (AN) Aponta para a estrela Polar visvel no hemisfrio Norte.

com a superfcie no hemisfrio Norte. Este o Norte Geogrfico. 3Norte Magntico (MN) Ponto de convergncia das linhas do campo magntico da 4Norte da Bssola (CN) a direo da reta tangente linha do campo magntico da Tem um desvio de aproximadamente 0.7 em relao ao Norte Verdadeiro terra. Tem um desvio de 10 para Leste. localidade. Complicado? Bem a explicao mais simples, a seguinte, As linhas de um campo magntico so curvas, como naqueles ms dos livros de segundo grau. Mas para piorar, no caso da Terra, elas so tortas, e a agulha da bssola se mantm alinhada com esta linha de campo. Os erros podem variar de 0 at algo perto de 35, muda com a latitude, longitude, altitude, e com a ocorrncia de anomalias magnticas. (???) Calma, no texto sobre uso de bssolas, vamos entender isso direitinho. Por conveno, o alinhamento vertical das cartas coincidente com a direo do Norte Geogrfico. Articulao das Cartas As cartas so confeccionadas em escalas diferentes, mas que se subdividem perfeitamente. O mundo mapeado atravs de um projeto internacional na escala 1:1milho. Alguns pases no possuem, nem mesmo este mapeamento, completo. No Brasil est completo, mas s dar uma olhada nas cartas da regio amaznica, para ver-se que a topografia est parcialmente feita. Nem se fala na hidrografia, que alm de muito complexa, est encoberta pela copa da selva. Estas cartas possuem um cdigo de articulao que segue a seguinte formatao: HLNN onde: H significa o hemisfrio "N" para norte, "S" para sul. L letra que indica seqncia delas do equador em direo ao plo { A, B, C, D, E, F...} N a enumerao das cartas a partir do meridiano de Greenwich. {1, 2, 3...} Sendo assim, a carta do Brasil ao Milionsimo que contm Braslia, tem o nome de "Folha Braslia" e tem como cdigo de articulao SD23. Estas cartas cobrem uma rea de 6 graus de longitude (horizontal) e 4 graus na latitude (vertical). So necessrias 46 cartas para cobrir o Brasil. Ver mapa ndice do Brasil w.direitoria.net Estas cartas ao milionsimo, esto subdivididas em 4 cartas em escala 1:500mil. A codificao delas acrescenta uma letra {V, X, Y, Z} ao cdigo da carta ao milionsimo. Por isso, a folha Braslia, em escala 1:250mil, teria o seguinte cdigo: SD23.Y. Da mesma forma as cartas 1:500mil so subdivididas em 4 cartas em escala 1:250mil.

Passando-se ento a codifica-las com uma letra a mais {A, B, C, D}. Assim, a carta que cobre a regio de Braslia, levar o seguinte cdigo: SD23.Y.C Cada carta 1:250 mil subdividida em 6 cartas (2 linhas, 3 colunas) em escala 1:100mil. Acrescentando o numero da carta. Esta enumerao vem em algarismos romanos, enumerando as cartas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, a carta Braslia em escala 1:100mil leva o cdigo SD23.Y.C.IV. Por fim, cada carta 1:100mil pode ser desdobrada em 25 cartas 1:25mil. Estas cartas s esto disponveis para reas de importncia, tais como a regio metropolitana das capitais dos estados. Alm desta codificao baseada nas articulaes, temos tambm uma codificao chamada "MI" (Militar?) Ela bem simples. Ela enumera seqencialmente todas as cartas em escala 1:100mil, da esquerda para a direita, e de cima para baixo. No trecho do mapa ndice reproduzido acima, temos a carta abaixo de Braslia, que a carta de Luzinia - GO, com o nmero 2259. Significa que a carta ao lado esquerdo da carta de Luzinia, tem o cdigo 2258 e a carta da direita a 2260. No mapa ndice, no colocado o nmero em cada quadrcula, mas sempre tem alguns prximos que permitem deduzir os demais. Ao solicitar mapas no Exrcito, voc deve informar o cdigo MI da carta desejada.

Ava

Potrebbero piacerti anche