Sei sulla pagina 1di 3

RELATRIO DE AULA PRTICA

Disciplina: Imunologia Curso: Farmcia Modelo: Relatrio de Grupo Alunos: 1. Bruna 2. Itamar 3. Janana 4. Paula Data: 26 / 09 / 2011 Elabore o relatrio de acordo com o roteiro a seguir: 1. Nome do Teste: VDRL (Venereal Disease Research Laboratory)

2. Mtodo realizado: reao de floculao em lmina.

3. Tipo(s) de amostra(s) que pode(m) ser utilizado(s): soro

4. Critrios de rejeio de amostra: Soros hemolisados ou lipmicos, pois podem produzir aglutinao inespecfica.

5. Princpio do Teste: A combinao de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhana imunolgica com antgenos da bactria Treponema pallidum, consistindo em um antgeno no treponmico. A interao das reaginas da amostra com este antgeno produz floculao que pode ser detectada ao microscpio ptico.

6. Resultado(s) encontrado(s): Amostra 1 Amostra 2 No reagente No reagente

6.1 Valores de referncia (de acordo com a bula do KIT) No reagente 7. Foi utilizado controle de qualidade? Quais? Foi feito o uso de um controle negativo e de um controle negativo.

8. Limitaes do mtodo: Testes no treponmicos detectam 70 % a 80 % dos casos de sfilis primria (TORTORA, FUNKE e CASE, 2005).

9. Baseado no diagnstico laboratorial realizado em aula descreva qual a finalidade do teste, bem como a importncia no diagnstico e interpretao clnica. Pesquise artigos cientficos para este embasamento terico. A sfilis uma doena infecciosa sistmica causada pela espiroqueta Treponema pallidum, apresenta evoluo crnica, que ocupa uma importncia significativa entre os problemas mais frequentes de sade pblica em todo o mundo (SANTANA et al., 2006). De acordo com a Organizao Mundial de Sade, a estimativa de aproximadamente 12 milhes de novos casos de pessoas infectadas por ano com alguma doena sexualmente transmissvel, dentre as quais a sfilis apresenta grande representatividade (DE OLIVEIRA, VERDASCA e CHAGAS, 2008). Outras formas de transmisso tambm podem ser observadas: transfuses sanguneas, transplacentria, pela saliva e contato com exsudatos de leses recentes da pele ou mucosas (SANTANA et al, 2006). A profilaxia da transmisso por transfuso de sangue definida segundo a RDC n 153, de 14 de junho de 2004. Esta ratifica que o sangue total e seus componentes no podem ser transfundidos antes da obteno de resultados finais no reagentes nos testes de deteco para hepatite B, hepatite C, HIV, doena de Chagas, sfilis e HTLV (LUNARDELLI et al., 2007). No estgio secundrio quando a espiroqueta j invadiu quase todos os rgos do corpo os testes sorolgicos so reativos. Os anticorpos do tipo reaginas aparentemente so uma resposta a materiais lipdicos que o corpo forma como uma resposta indireta infeco pela espiroqueta. Deste modo o antgeno usado nesse teste no a espiroqueta da sfilis, mas um extrato de corao de boi (cardiolipina) que parece conter lipdios similares aos que estimularam a produo de anticorpos do tipo reagina. Esses testes sorolgicos detectam somente cerca de 70 a 80 % dos casos de sfilis primria,

mas detectam 99 % dos casos de sfilis secundria. Um exemplo de teste. Um teste no treponmico o teste VDRL, um teste de floculao em lamina (TORTORA, FUNKE e CASE, 2005). A prova do VDRL utilizada rotineiramente no imunodiagnstico da sfilis, devido ao baixo custo e praticidade quanto sua realizao, que permite seu uso em larga escala na maioria dos laboratrios de unidades de ateno primria de sade (SANTANA et al., 2006).

10. Referncias Bibliogrficas. DE OLIVEIRA, Viviane Matoso; VERDASCA, Izabel Cristina; CHAGAS, Marta Monteiro. Deteco de sfilis por ensaios de ELISA e VDRL em doadores de sangue do Hemoncleo de Guarapuava, Estado do Paran. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 41(4):428-430, jul-ago, 2008.

LUNARDELLI, Adroaldo; PIRES BORGES, Fernanda; FACCIO MELLO, Karina; Simone Alves Zeferino, Adriana. Soroprevalncia da doena de Chagas em candidatos a doadores de sangue. RBAC, vol. 39(2): 139-141, 2007

SANTANA, Liduina Ribeiro; PARAHYBA, Marlia Joffily Pereira da Costa; ALENCAR, Maria Jos; MARQUES, Dayan de Arajo. Teste VDRL para o diagnstico da sfilis: avaliao dos resultados em uma unidade de ateno primria de sade. RBAC, vol. 38(2): 71-73, 2006.

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 8 ed. Artmed. Porto Alegre: 2005.

Potrebbero piacerti anche