Sei sulla pagina 1di 2

Leia o texto abaixo que trata sobre Efeito Tesoura e apresente seu(s) entendimento(s) sobre o(s) impacto(s) na gesto

de Capital de Giro da Empresa da Figura 1. Segundo Assaf Neto (2006, p. 219)1, o acompanhamento de evoluo da Necessidade de Investimento em Giro (NIG) e do Capital Circulante Lquido (CCL) fundamental para uma avaliao melhor da sade financeira da empresa. Muitas vezes, afirma Assaf Neto, esse desempenho pode ocorrer de maneira desequilibrada, permitindo um crescimento da atividade empresarial acima de sua capacidade financiamento. Ou seja, a expanso dos negcios passa a exigir uma elevada aplicao de recursos no capital de giro, ultrapassando o nvel do CCL. Quando uma empresa apresenta por vrios exerccios seguidos um crescimento do NIG superior ao do CCL, diz-se que ela convive com o denominado Efeito Tesoura, identificado por um crescente saldo de disponvel negativo. medida que as necessidades cclicas de giro so financiadas por dvidas de curto prazo, h um aumento na diferena entre a Necessidade de Investimento em Giro e o Capital Circulante Lquido, agravando o Efeito Tesoura.
Figurura 1: Grfico Efeito Tesoura

Efeito Tesoura na Estrutura de Capital 200 Valores $ 1.000 150 100 50 0 -50 1 2 3 4 5 6 Vendas NIG CCL SD

Perodo
Fonte: Elaborado pelo autor , baseado em ASSAF NETO e TIBRCIO (2002)3
2

Ao observar o grfico da figura 1, observa-se que a linha correspondente Necessidade de Investimento em Giro no perodo 1 est com valor menor e abaixo da linha do Capital Circulante Lquido. Evoluindo, no perodo 3, observa-se que os saldos equipararam. J nos perodos 4, 5 e 6, os saldos de Necessidade Lquida de Capital de Giro esto evoluindo alm da evoluo do saldo do valor do Capital Circulante Lquido, visivelmente ter uma assimetria na evoluo das retas. Assaf Neto (2006, P. 218), comenta que um saldo de disponvel negativo, caracterstica do efeito tesoura, revela que a empresa incapaz de financiar adequadamente seus investimentos operacionais em giro, operando com recursos de maturidade incompatvel com suas efetivas necessidades financeiras. As razes do Efeito Tesoura podero estar vinculadas ao
1 2

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Anlise de Balanos: um enfoque econmico-financeiro. 8a ed. So Paulo Atlas, 2006

OLIVEIRA, F. P. Estudo da Influncia das Sazonalidades dos Ciclos Operacional e de Caixa sobre a Estrutura de Capital: anlise documental e pesquisa em empresa produtora de fertilizantes no Sul de Minas.
3

ASSAF NETO, Alexandre; Tibrsio Silva, Cesar Augusto. Administrao do Capital de Giro. So Paulo: Atlas, 1995 e 2002.

crescimento elevado do nvel de atividade empresarial (overtrade), ao desvio de recursos do giro para imobilizaes e, inflao, etc.

Potrebbero piacerti anche