Sei sulla pagina 1di 3

TUDO COMEOU ERRADO!!!!!!!!!

MAN: Maicom CHICO: Joaquim JOS: Lucivane SEBASTIANA: Jaqueline CAMERA MEN: Luan JOSFINA Quero apresentar-me, meu nome Jos e estou acabando de chegar nesta cidade. CHICO pois no queiram se sent par modo da gente tomar um caf , e prosear um cadim JOSFINA O senhor reside aqui a quantos tempos? CHICO - H seu s, faz muito tempo que cheguei aqui, estes casaradas ainda no existiam. JOS FINA O senhor deve ser um dos fundadores desta comunidade ? CHICO H sim, quando cheguei aqui s tinha mata . JOSFINA- Senhor chico, sou escritor e acabei de chegar na cidade, na verdade vim fazer algumas pesquisas para escrever um livro sobre esta comunidades e vilarejos . CHICO Oli senhor, cheguei quando no havia nem uma casa, a primeira casa que foi erguida aqui foi a minha, quero dizer barraco um de lona sabe como NE a queles prastico preto. JOSFINA Isto timo, ento o senhor poder responder todas as perguntas que vou fazer sobre esta comunidade. CHICO-- pode ser que sim conheo todos os moradores desta comunidade. JOS FINA Olhe seu chico, o que eu estou mais interessado de saber como era aqui quando isto tudo era mata. CHICO - Aqui onde o senhor est pra comear era o lugar onde os quexadas se banhavam. JOSFINA Seu Wagner por acaso no h outras pessoas como o senhor que chegaram aqui nesta poca? CHICO craro que sim, bem a cu li mora o seu Man. JOSFINA Seu Wagner o que o seu Man fazia na poca que vocs chegaram aqui? CHICO-- O seu Man comprava borracha de seringa e calo. JOSFINA Podemos ir at a casa dele? CHICO Sim vamos proseando ate l . JOSFINA Bom dia seu Manoel, tudo bem? MANOEL - Bom dia mais eu te conheo de onde? JOSFINA - No seu Manoel ns no os conhecemos, que o senhor chico falou me do senhor como uns dos fundadores desta comunidade.

MANOEL A sim verdade sou mesmo um dos fundadores desta comunidade. JOSFINA Deixe me apresentar, meu nome Jos, sou escritor e estou aqui para escrever um livro contando a histria deste lugar, e preciso da ajuda do senhor com algumas informaes. MANOEL Obrigado, como o senhor j sabe chamam-me de Manoel, e estou feliz por encontrar algum que queira falar sobre este lugar. JOSEFINA Bem seu Manoel, o seu Chico disse-me que o senhor era comprador de borracha de calo e de seringa, o senhor pode explicar-me o que isto? MANOEL Bem deixe eu tentar explicar, os primeiros colonos desta regio tinham muita dificuldade em adquirir dinheiro e eram sujeitos a tirar o lactes dos calos e da seringas para sobreviverem. JOSFINA Mas como era feito isto? MANOEL Bem esta explicao eu no posso dar ao senhor no porque eu s comprava a borracha. CHICO Eu posso explicar. JOS FINA- Mas o senhor me disse que morava aqui quando construiu a primeira casa e ainda disse que a casa era do senhor. CHICO verdade, eu tinha um sitio e trabalhava nele para manter a famlia aqui na comunidade porque as coisas eram muito dificies. JOSFINA Pois ento explique para mim como faziam para tirar o lacteis da seringa e do calo. CHICO A seringueira era riscada com uma ferramenta em forma de foice e fixava uma latinha para aparar o lactes e no outro dia recolhia ajuntando em um s volume. JOS FINA mas falta o calo. CHICO Bem a arvore do calo era derrubada e cortada a casca em volta da madeira, uns colocavam uma vasilha para aparar e outros limpava o solo deixando cair no solo e depois passava recolhendo como a seringa ajuntando em um s volume. JOSFINA No havia outra forma de adquirir dinheiro de outra forma? MANOEL A sim fazamos vassouras de cips, colhamos os frutos das castanheiras. JOSFINA J ouvi falar muito de castanheiras, pude ver tambm na internet. CHICO Na verdade hoje no existem mas castanheiras, muito difcil ver alguma em algum sitio na zona rural, para dizer a verdade a maiorias das casas construdas aqui nesta comunidade quando comeou eram de castanheiras. JOSFINA Vocs esto cientes que existem muitas rvores em extino como por exemplo as castanheiras. SEBASTINA senhor hoje sabemos, mas naquela poca no tnhamos nenhuma informao sobre isto, derrubavam de qualquer jeito, no ficava nem uma rvore em p, depois queimava tudo. JOSFINA Haviam algumas madeiras para construir moveis naquela poca aqui neste lugar?

CHICO Havia muitas madeiras aqui. JOS FINA Quais por exemplo? MANOEL Cerejeira, Mogno, Cedro, e outras madeiras usadas para construir casas que no existem mais. JOSFINA Mas o que fizeram com essas madeiras para acabarem to depressa? CHICO No foram ss os moradores daqui que acabaram com as madeiras no. JOS FINA Mas o que aconteceu com as madeiras? MANOEL Algumas madeireiras exportaram todas as madeiras para a Europa. JOSFINA por isto que est em falta de madeiras. CHICO No s isto no, as madeireiras cortavam as rvores e se tivessem um pequeno oco deixavam a rvore jogada na terra para apodrecer. JOSFINA - J falamos muito das florestas e os animais? CHICO Era uma maravilha, neste riacho aqui perto havia muitos peixes e hoje no conseguimos encontrar nada, a poluio dos prprios moradores destruiu as nascentes e os riachos com lixo e assoreamentos das mesma . JOSFINA E os outros animais? MANOEL Tinha dia que aparecia duas capivara tomando banho ali naquele rio, bando de porcos atravessavam no meio das ruas, os mutuns andavam de bandos nas picadas na nossa frente. CHICO Encontrvamos casais de matero andando na nossa frente nas picadas. JOS FINA E o que aconteceu com esses animais? CHICO muitos foram mortos para nois comer, outro para venderem e outros foram queimados pelo fogo das derrubadas . JOS FINA Vocs sabem que as queimadas contribuem com a poluio do ar perfurando a camada de oznio e o aquecimento global? MANOEL Hoje estamos sabendo mas j derrubamos muitas rvores e queimamos, se tivssemos conhecimentos naquela poca com certeza no teramos feito o que fizemos. JOSFINA bom Foi um Prazer ter falado com vocs, agora tenho que ir at outro dia. CHICO- nois derrubo queimo fizemos ok nois achava certo no somos iguar estes povo que vem conversa fala bonito diz isso e Aquilo mais no fazem nada s fica enchendo lingia e depois sai dizendo que esta fazendo trabalho de qualidade no arregaa a maga da camisa e vai trabalhar no para como e difisio falar e escrever fcil quero ver trabalhar n cumpade MANOEL No se preocupe s mais um projeto deles kkkkkkkkkkkk se ele cumprirem pelo menos 50% do que ta neste paper no tinha nem desmatamento , mais cumpade vamos entrar pois estas lorotas da uma fome .......

Potrebbero piacerti anche