Sei sulla pagina 1di 20

Aperfeioando Aperfeioando a vida institucional p institucional t i a

BRASIL

Dr. Carlos de Mello Porto

Copyright Carlos de Mello Porto 2011 Todos os direitos reservados ao autor

Capa/Editorao Osimar R. Arajo Reviso Luiz F. Branco Impresso Grca Alves

Brasil Aperfeioando a vida institucional

INTRODUO

O poltico brasileiro, disciplinado, patriota, no deixar de oferecer as condies mnimas exigidas pelo Instituto Brasileiro de Aperfeioamento Poltico (IBRAP), pois, na verdade, sabe ele que estar compondo um Parlamento srio ou ocupando um cargo executivo que exige
3

Brasil Aperfeioando a vida institucional

conduta ilibada, idealismo e competncia. Com o aperfeioamento da institucionalizao poltica, a sociedade car tranquila, as crianas assistidas, povo tranquilo e alegre, porque esto conscientizados e a conduta do homem poltico brasileiro toda ela compatvel com os anseios da Nao brasileira, que almeja a mudana de mentalidade, com ausncia total de vcios e corrupes e a chegada do padro poltico ideal, originando-se da a paz, tranquilidade, progresso, sade e educao e a

Brasil Aperfeioando a vida institucional

distribuio da riqueza nacional de forma justa e almejada. O procurador de justia Dr. Carlos de Mello Porto, mais conhecido como Dr. Carlos de Mello, oferece o IBRAP, visando dar uma contribuio para o aperfeioamento do ordenamento poltico nacional, com os excelentes frutos que adviro.
www.carlosdemelloporto.wordpress.com

Brasil Aperfeioando a vida institucional

IBRAP - INSTITUTO BRASILEIRO DE APERFEIOAMENTO POLTICO

Muito se tem falado sobre o aperfeioamento da vida institucional do pas. Anseia-se por lideranas novas, conscientizadas da prevalncia do bem comum sobre os interesses de grupos ou indivduos, dotadas de esprito pblico e capazes moral e intelectualmente.
7

Brasil Aperfeioando a vida institucional

Clama-se, enm, pela criao de um organismo que selecione o homem poltico brasileiro. Com efeito, no se pode ter uma verdadeira democracia sem contar-se com a sadia formao de carter e capacidade do poltico brasileiro. Por isso, sugerimos a criao do IBRAP. O Instituto Brasileiro de Aperfeioamento Politico (IBRAP) tem por escopo aferir as aptides do candidato a cargo eletivo, isto , vericar se o cidado ou cidad, que aspire a ser vereador, prefeito, deputado estadual ou federal, senador,
8

Brasil Aperfeioando a vida institucional

governador ou presidente da Repblica, preenche os requisitos mnimos de patriotismo, irrepreensvel conduta moral e competncia que se deve exigir a quem pretenda desempenhar to alta misso. O IBRAP consultar a comunidade de informaes sobre a vida pregressa do candidato a cargo eletivo. Criar-se-, para isso, o Centro de Identicao Criminal Brasileiro, ao qual sero remetidas pela autoridade competente precisas informaes sobre qualquer inqurito ou processo de natureza penal que ocorrer no pas, seu andamento e
9

Brasil Aperfeioando a vida institucional

desfecho, acompanhadas da individual datiloscpica do acusado, sob pena de sua responsabilidade criminal. Evitar-se-, dessa forma, que elemento condenado num estado ou territrio seja julgado noutro como primrio, ou tecnicamente primrio, o que amide ocorre mngua de elementos de prova ao alcance da Promotoria Pblica. A vida pretrita do aspirante a cargo eletivo ser investigada com o mximo rigor.

10

Brasil Aperfeioando a vida institucional

Levar-se-o em conta sua personalidade, vocao pblica e esprito de brasilidade, de modo que os cargos eletivos sejam sempre preenchidos por verdadeiros homens de bem, dotados de profundo esprito de patriotismo e competncia. Alm disso, o candidato a vereador dever possuir o certicado de concluso do Ensino Mdio, no mnimo. Na sua falta, submeter-se- sabatina no IBRAP, sobre os aspectos econmicos, sociais, educacionais e geopolticos dos problemas da cidade onde tenha o seu domiclio eleitoral.

11

Brasil Aperfeioando a vida institucional

O pretendente ao cargo de prefeito dever ter no mnimo, o Ensino Mdio ou equivalente ou ser submetido sabatina, perante o Instituto, para avaliao do grau de seus conhecimentos sobre os problemas do meio social em que vive. Se aspirar ser deputado estadual, far tambm prova de reunir os mesmos requisitos exigidos para o cargo de prefeito. Do candidato a deputado federal, senador ou governador, ou, ainda, Presidncia da Repblica, exigir-se- que possua curso superior, ou seja submetido sabatina.
12

Brasil Aperfeioando a vida institucional

Independentemente do ttulo que j possua, o candidato, sempre que o IBRAP achar conveniente, poder ser submetido sabatina sobre as necessidades ou decincias da localidade do seu domiclio eleitoral. O IBRAP ser administrado por uma diretoria executiva composta por 9 membros: 3 indicados pelo Poder Executivo, entre civis e militares, 3 pelo Poder Legislativo e pelo Judicirio. Idntica composio ter ele nos estados.

13

Brasil Aperfeioando a vida institucional

O IBRAP rgo da Presidncia da Repblica. Ao presidente da Repblica incumbir, antes de proceder escolha dos membros indicados pelos 3 poderes do Instituto Brasileiro de Aperfeioamento Poltico, colher informaes sobre a vida pregressa de cada um deles junto aos rgos de segurana, comisses de investigaes, institutos de criminalstica e outras entidades similares, sob pena de crime de responsabilidade. Os diretores do IBRAP devero ter conduta ilibada, profundo esprito de patriotismo e de justia e no manter
14

Brasil Aperfeioando a vida institucional

vnculo de nenhuma natureza com indivduos ou grupos. O mandato dos membros do IBRAP ser de 6 anos, podendo ser reconduzidos por igual perodo por uma vez. Entretanto, sero demitidos, se contra eles arguir-se e provar-se fato desabonador, em processo regular. Liberado pelo IBRAP, o candidato, tendo legenda e domiclio eleitoral, poder inscrever-se no Tribunal Regional Eleitoral TRE, para concorrer eleio, cabendo, a seguir, ao povo ou a seus representantes legais, decidir soberanamente.
15

Brasil Aperfeioando a vida institucional

Dir-se- que o homem mutvel e, mesmo com o rigor do IBRAP, haver, sempre, a possibilidade de ele desmerecer a conana daqueles que o elegeram. Esta possibilidade, todavia, ser mnima, pois a seleo ter obedecido aos melhores critrios de avaliao e julgamento. Homens de boa formao moral e intelectual, conscientizados da relevncia de sua misso, estaro menos sujeitos a erros e falhas do que aqueles que se ressentem desses atributos. A perfeio humana no se atinge, verdade, mas devemos caminhar para ela.
16

Brasil Aperfeioando a vida institucional

Eis a algumas ideias que me ocorreram em momento de meditao e estudo dos problemas institucionais do Brasil, e que ora tenho o prazer de oferecer como subsdio da minha modesta experincia, adquirida no rduo ofcio de scal da lei e representante da sociedade. Espero que elas sejam de alguma valia no encaminhamento e soluo da questo poltica brasileira.
Dr. Carlos de Mello Porto

17

Brasil Aperfeioando a vida institucional

SOBRE O AUTOR
O Dr. Carlos de Mello Porto, alagoano, ocupou os cargos de Defensor Pblico, Curador de Menores, Curador de Acidentes do Trabalho, Curador de rfos, Sucesses, Ausentes e Interditos, Curador de Famlia, Curador de Resduos, Curador de Registros Pblicos, Promotor de Justia e Procurador de Justia do Ministrio Pblico do Rio de Janeiro. Tambm cursou Filosoa e Teologia no Seminrio Sacr Couer de Jesus, no Recife, tendo se destacado pelo aprendizado das lnguas portuguesa, inglesa, francesa e latim. Cursou, ademais, Bacharelado em Cincias Jurdicas e Sociais e Doutorado em Direito Penal na Faculdade Nacional de Direito, Universidade do Brasil, extenses universitrias na Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro e na Faculdade Fluminense de Di19

Brasil Aperfeioando a vida institucional

reito. Convidado, participou do Congresso Internacional de Juzes no Estado de Massachussets, Estados Unidos, sobre o tema Violncia e Terrorismo, em que o Brasil se destacou, com a tese apresentada pelo autor: O Txico e a Corrupo como Instrumento da Subverso. Cursou Parapsicologia e Psicologia, ministrado pelo Frei Albino Aresi, mestre do Instituto Mens Sana. autor da ideia de criao do IBRAP, Instituto Brasileiro de Aperfeioamento Poltico. J recebeu menes de elogio pelos mais diversos rgos pblicos. Recebeu condecoraes das Foras Armadas do Brasil. Na qualidade de Curador de Menores, destacou-se pela luta fragorosa em favor do menor, com nfase nas aes contra as publicaes erticas e o abandono de crianas e adolescentes na Capital Fluminense.
20

Potrebbero piacerti anche