Sei sulla pagina 1di 17

A corrupo no contexto Angolano - Filomeno Vieira Lopes Sexta, 01 Julho 2011 14:52 Conferncia sobre Transparncia e Corrupo em Angola

Centro de Formao de Jornalistas (CEFOJOR) Luanda, 28 e 29 de Junho de 2011 Tema A corrupo no contexto Angolano Facilitador: Filomeno Vieira Lopes, Economista 28 de Junho Homenagem ao Professor Alves da Rocha, demitido h um ano, Junho de 2010, pelo facto de ter denunciado a corrupo e no acreditar na eficcia da Lei da Probidade Administrativa, ento publicada) INTROITO

A ausncia de transparncia permite pois a subverso da ordem, das regras e das normas . E isto traduz-se num sintoma da fraqueza do sistema poltico, social e legal dum pas. Pode mesmo dizer-se que a corrupo causa a perda da legitimidade democrtica pois observa-se a degradao da relao de confiana, entre os vrios actores, na dicotmica relao EstadoCidado, na base das leis. O Estado, aos olhos do cidado, deixa de ser uma pessoa de bem, uma vez que os seus agentes no agem na base do interesse pblico, pois observa-se ao fenmeno da delapidao do errio pblico. Ora, esta circunstncia releva uma situao de injustia social, uma vez que o Estado deixa de poder realizar o princpio da equidade entre. A degradao desse princpio, que conduzindo a perda da noo de estado, ultraja o colectivo e permite o caos, legitima a luta contra a corrupo que, em Angola, considerada como um cancro s equiparvel guerra . Eis, assim, o interesse do tema patente na presente Conferncia. 1. Caracterizao do Contexto Angolano Em que periodizao assentam as bases da corrupo em Angola? 1. Luta de Libertao Nacional: Problemas financeiros no movimento cvico (LNA) e a interveno colonial . A concentrao de fundos no Presidente.

Ainda no chamado proto-nacionalismo a gesto de fundos nas associaes cvicas, pese embora um elevado padro de tica reinante a sociedade colonizada, era problemtica. Por isto, no caso da Liga Nacional Africana,

albergue de muits nacionalistas, certos conflitos internos nessa base foram aproveitados pelo sistema colonial portugus para impor Comisses Administrativas, destruindo a democracia interna na base das eleies entre os autctones. tambm registado que no movimento de libertao nacional, com a componente guerrilheira, os Presidentes dos Partidos tinham por hbito controlarem as finanas, por meio da qual, exerciam o poder de dar e retirar. No raras vezes tal tendncia introduzia conflitos. O certo que o Presidente estava em condies de comprar votos, de estabelecer amizades, de ganhar opinies, criando espao de manobra para vencer as lutas internas de ideias. Essa tendncia, de que o Presidente que deve controlar as fontes de riqueza e, nomeadamente, as Finanas, inspirou a praxis de gesto financeira aps a independncia.

2. A independncia: A psicologia do poder recente; a concentrao econmica; o mecanismo do auto-consumo; gesto do OGE; as relaes externas

Na tradio do colonialismo portugus o poder era algo muito distante das elites angolanas. So raras as personalidades que ascenderam a cargos de gesto poltica no tempo colonial. Apenas nas associaes cvicas e desportivas havia a oportunidade dos angolanos gerirem, exerceram o poder efectivo.

Assim, a parca experincia de governo do bem pblico, bem como a debilidade ideolgica reinante, acentuou a psicologia do consumo e da preservao da riqueza (do dinheiro) que se colocou instantaneamente na posse das elites. Essas elites entendem que o aceso privilegiado a esse dinheiro era sobretudo fruto do seu labor pela luta de libertao nacional. Isto era a fonte de legitimao.

Por isto, o movimento da nacionalizao permitia ento, melhor que outro sistema, criar o mecanismo da concentrao da riqueza na elite governante, obrigando todos os sectores fora desse esquema sujeitarem-se aos ditames da elite, que percebeu, ainda no tempo a guerrilha que o controlo do dinheiro, permite o controlo da poltica e transforma todos os cidados em sbitos.

O sistema econmico angolano adoptou, logo aps a independncia, um modelo econmico concentracionista. A monopolizao da produo (com destaque para a indstria) , do comrcio interno e externo foi um trao inegvel das opes econmicas numa altura em que o amadurecimento das foras produtivas, nele compreendido o grau de domnio da economia pelos angolanos, no se encontrava maduro para tal opo.

A concentrao econmica esteve a par da absolutizao poltica, da apropriao exclusiva da esfera do estado pelo partido do poder. Riqueza, conhecimento e fora estavam inextrincavelmente unidos num s grupo. Essa concentrao, do ponto de vista econmico, introduziu ineficcias no sistema produtivo pois foi acompanhada pela destruio da indstria ligeira, parte da qual, foi-se progressivamente acoplando a cada monoplio. Num dado momento, numa empresa, havia uma produo principal e um conjunto de produes acessrias, capazes de a tornar operacional. Progressivamente, foi-se acentuando a integrao com certos servios, e mesmo actividades, que concorriam no j para a prossecuo central da produo mas para os interesses e estabilidade dos prprios gestores empregados. Uma panificadora poderia ter, simultaneamente, um parque de reparao auto, outro, de obras de construo civil, e por a adiante, para satisfao global das necessidades gerais, quer em termos de funcionalidade da empresa, quer em termos de satisfao das necessidades pessoais dos seus integrantes. A empresa era quase um mundo completo, constitudo de vrias unidades produtivas. O mercado reduzia-se a quase nada ou internalizava-se no prprio monoplio. O que lhe faltasse adquiria sobretudo por troca directa de produtos ou de servios, verificando-se mesmo em pocas de crise (e face a desmonetarizao da economia devido a degradao do Kuanza), chantagens entre gestores: se no me ds o que eu quero eu tambm no te dou o que tenho. Essa atitude tornou-se generalizada a toda a economia. Os bens reais tinham uma grande fora, bem como o nvel de relaes entre gestores que, por fora de satisfazer a prpria empresa eram obrigados a entrar em esquemas, em sistemas de compensaes que foram progressivamente degenerando para sistemas de compadrio e corrupo. Se uma empresa que possui cervejas quisesse ter casas para as suas necessidades ou para os seus empregados formulava um contracto com a habitao para adquiri-las e, em contrapartida, cedia um x n de caixas de cerveja. Concomitantemente, o jogo de ofertas recprocas para criar lobbies para a troca de produtos ou servios assumiu igualmente forma predominante na economia. Est lgico de pressentir que o que caberia ao chefe era a parte de Leo. Fcil de entender que em momentos de penria s os grandes gestores beneficiavam desse sistema, que, sobretudo, de satisfao pessoal. Mais fcil ainda perceber que todos os trabalhadores estavam na

mo dos seus gestores, pois todos os seus apetites eram satisfeitos via empresarial, por inexistncia de mercado. Quanto poder tinham os gestores, qual potencial de submisso foi criado e quo a magnitude de corrupo nutria o sistema.

O facto da empresa aglutinar tudo e proceder a uma distribuio administrativa das suas produes facilitou a percepo de ausncia de fronteira entre aquilo que era empresarial pblico e do que era apropriao privada, derivada do produto do trabalho dos gestores e dos prprios trabalhadores.

O salrio monetizado, mesmo o do Director, no s no era suficiente, como no tinha qualquer papel vlido, real. Nessas circunstancias, o Director confundia a sua empresa com a sua prpria casa indo buscar directamente empresa tudo de quanto carecia e estendia esse privilgio a sua clientela. Utilizava igualmente esse poder para trfico de influncias, subornos, etc, alguns com fundamento em negcios da prpria empresa. A concentrao inspirou, por seu turno, uma burocracia polticoadministrativa-militar para acesso riqueza em que as pessoas estavam divididas por castas: Dirigentes, Responsveis, Tcnicos (superior, mdio, bsico) Administrativos, Operrios. A demonstrao dessa escala estava plasmada no exerccio, relembremos, dos cartes de abastecimento. A posio do indivduo determinava o tipo de carto ou cartes a que tinha acesso. A corrida assim categoria de responsvel para entrar no mundo dos aliviados e dos privilegiados era, ento, grande. Funda-se a a deturpao da relao entre tcnicos e responsveis e as bases duma indevida competio com repercusses negativas na economia.

Esse monoplio pblico era estruturado administrativamente pelo aparelho do estado. Este, no orientava a actividade econmica do ramo. Dirigia o conjunto das empresas pblicas como se fosse o seu Gestor Principal. A partir da ministros e secretrios de estado, bem como o aparelho superior se abasteciam normalmente. Cada ministrio que dominasse um certo sector produtivo era praticamente o seu dono e, o seu ministro, mandava na sua produo. Este aspecto pode ser francamente relembrado se nos recordarmos das clebres requisies, atravs das quais o sistema poderia alocar bens as pessoas. O poder de requisio era, pois, do ministro que rege as empresas afectas. As trocas no aparelho de estado, as influncias na base do poder de cada um, so assim evidentes. fcil raciocinar que tal sistema facilitou a penetrao do vrus denominado corrupo.

Mas onde que se situa a grande massa de trabalhadores nesse esquema j que no detm o poder de requisio, nem pode utilizar abusivamente dos bens da empresa? A resposta do sistema foi o chamado autoconsumo. Era a parte do salrio, em espcie, da sua prpria produo. O mecanismo do autoconsumo criou um aparente sistema de cumplicidades entre trabalhadores e gestores tornando invisvel a fronteira entre o bem empresarial e o privado ao mesmo tempo que permitia um excedente do produto da empresa ao trabalhador que o usava para troca por produtos ou compra de favores.

Aqui chegados, diro os economistas, h um excedente mas isso no prova a existncia da corrupo, pois trata-se duma troca em bases iguais, apesar de tal situao criar um mercado prprio sem equilbrio do valor incorporado no bem. A resposta, pode ser equacionada da seguinte forma: se o autoconsumo era legtimo, como introduzi-lo no sector burocrtico (Administrao Central, Bancos, Finanas) ou em trabalhos que no criam bens visveis, como, por exemplo, no sector dos transportes? Haja em vista que todos os trabalhadores eram empregados do Estado, da mesma entidade patronal. na relao que se cria entre detentores de produtos e de servios que a corrupo se estabelece. A cobertura consensual (legitimao) o direito de equidade para os trabalhadores do sector administrativo ou de produo no visvel, uma vez que todos so empregados do Estado. Contudo, tornase difcil encontrar aqui um estatuto legal. Desta feita, o funcionrio pblico administrativo tem que arranjar uma forma de tornar o seu trabalho com mais remunerao (surge a gasosa), o empregado motorista precisa de ficar com o transporte e fazer a sua candonga - puchada, enfim, mil e uma habilidades para perequar os rendimentos com o sector produtivo e enfrentar o nvel de vida.

Concerteza que aqueles que se encontram no topo tm mais vantagem sobre os demais, pois o seu autoconsumo maior. O instituto do autoconsumo, paralelamente ao poder de requisio, surgem assim como percursores do sistema de corrupo ao tentar resolver a contradio que ele prprio encerra, seja, a legitimidade em generalizar uma prtica autorizada aos trabalhadores do sector produtivo aos dos demais sectores. Portanto, no incio, no era a forma pecuniria que intermediava o fenmeno em anlise, era o bem real ou, igualmente, o trabalho - um bem abstracto -

atravs da utilizao abusiva dos empregados para trabalhos privados. Tratase tambm aqui dum claro desvios de recursos. A concentrao econmica e a departamentalizao ministerial do sector econmico facilitaram o empolamento de custos das empresas pblicas por parte de ministros e altos funcionrios de estado para satisfao das suas prprias necessidades. Mas, concomitantemente, outras formas foram contempladas nomeadamente o acesso a Comisses (usufruto proibido por lei, inicialmente) por homologao de concursos, a realizao de obras de construo em casas prprias inseridas na facturao global de projectos pblicos, a aquisio de viaturas para uso privado englobados em pacotes de negcios pblicos, o usufruto indevido de dinheiro para tratamento no exterior, o pagamento de estudos e outras facilidades atravs de fundos no contabilizados, a constituio de empresas fantasmas no exterior, sem controlo razovel do sistema legal da prpria administrao central, etc. Outro aspecto decorrente desse perodo a admisso de cooperantes com salrios exagerados sendo uma parte dele para o contratante.

Finalmente, ao nvel da gesto dos fundos directos da Administrao central pelas unidades oramentais consistia na utilizao global dos fundos disponibilizados anualmente pelo OGE (Oramento Geral do Estado). A tctica dos gestores era deixar passar o tempo e no fim do ano inventavam despesas, inflacionavam a facturao, para terem bom desempenho. Era, na realidade uma festa. De facto, num contexto de ausncia de regras tcnicas de controlo gesto oramental, o saque do errio pblico tornou-se um modus vivendi

3. A guerra: armamento e logstica. O enriquecimento fcil e a cobertura poltico partidria.Outra fonte de corrupo foi os negcios da guerra. Ao grande nvel foram avanadas denncias de percentagens sobre a facturao de compra de material blico. As compras para a logstica da guerra propiciaram vrios negcios, com chorudas comisses, resultando inclusive na aquisio de material inadequado. Desde a compra de produtos que no chegaram ao pas ao franquemento das portas dos armazns, tudo serviu para dar vantagem econmica a certas personalidades. Esse comportamente demasiadamente imoral era protegido pelo Partido no poder e justificado pelo facto de estarmos em guerra.

4. O Partido nico: Formas de apropriao da riqueza. O cabritismo. O Nepotismo. O superego partidrio.

A concentrao total do poder no partido nico do qual tudo era dependente permitiu a criao do fenmeno do cabritismo: O cabrito (os angolanos) come ali onde est amarrado. Repare-se que acaba-se por ficar amarrado ao sistema de poder, a necessidade de bajular para subir de posio ou para ter acesso a rendimentos ilcitos. O cabritismo fonte segura de corrupo.

5. Liberalizao econmica: a acumulao primitiva para a propriedade privada. O fenmeno simples aqui a passagem de grande parte do monoplio empresarial do estado para a propriedade privada, sendo que os grandes beneficirios foram (e continuam sendo) os que detinham as posies superiores no aparelho do estado. Havendo sido estabelecida a escala social (e diga-se bem) e havendo sido retomada a guerra, tornando nula a contestao ao modelo de privatizao, foi fcil estabelecer os canais de transferncia da propriedade estatal para privada, a grande maioria, atravs do chamado ajuste directo, seja, sem concurso pblico, praticamente por deciso do Comit Central. A liberalizao da economia, a estruturao do capitalismo liberal, tal como era no tempo colonial, dirigida a um grupo. Passamos meramente da discriminao racial (tempo colonial) para a discriminao poltica (era moderna) no acesso a propriedade e a capacidade de investimento. O trfico de influncia (gerido pelo prprio partido no poder e pelas instancias superiores do estado) o trao fundamental dessa dita liberalizao. Isto no s deturpa a estrutura de oportunidades (equidade), mas tambm retira eficincia e eficcia a economia, dada a falta de competitividade no acesso ao investimento.

6. Constituio de 2010: excessiva centralizao de poder no Presidente da Repblica Finalmente, a actual Constituio traduz-se numa excessiva centralizao do poder poltico e na gesto superior da coisa pblica pelo Presidente da Repblica. De acordo com a teoria da corrupo Seja onde for que exista um poder muito concentrado e uma pouca responsabilidade, h uma longa lista de saques (pilhagens) e lucros (In Corrupo 96, Newsweek). A frmula avanada para este fenmeno : concentrao, mais falta de responsabilidade, menos transparncia igual a corrupo. Um sistema de domnio tal qual se nos apresenta, sem contrapesos institucionais, facilita, ao certo a corrupo. Esta consagrao de poderes vem na lgica dos processos anteriores em que o Presidente domina os fundos e quem afinal decide sobre a repartio burocrtico-administrativa da riqueza em primeira instancia o Presidente pelo domnio que ele tem sobre o sistema. Uma espcie de poderio do poder-instituio na ptica de B. Asso (ct, pg 51, nota 13, II semana social nacional) encaixando na ptica do estado neopatrimonial

onde as instituies so o presidencialismo, o clientelismo e o uso pessoal dos recursos do Estado. 2. Os canais de drenagem da corrupo

Qual a fonte e quais as plataformas por onde passa a delapidao do errio pblico?

1. Doaces directas. Via Presidencial; empresas pblicas; subsdios no legais. H entidades que tm acesso aberto aos dinheiros pblicos do OGE ou das empresas pblicas de forma directa e incontestada e podem usufruir eles prprios desses dinheiros ou oferecer aos demais das suas relaes clientelares. A via epistolar ao Presidente da Repblica, por exemplo, para ter acesso a esses fundos, sem rubrica fundamentada, tem sido uma fonte frequente. Nas empresas pblicas isto igualmente muito utilizado. Algumas delas caracterizam esta prtica como o pingo doce. 2. Via bancria. Emprstimos mal parados; Desvios descarados. As entidades governamentais concebem emprstimos para financiar operaes que sabem jamais sero pagas. O Banco CAP foi praticamente criado para esses efeitos. Est igualmente em curso uma operao de financiamento aos camponeses onde no so previstas sanes a quem no pagar os emprstimos num claro e pensado estmulo ao no pagamento para obter votos. Os escndalos de roubos em Bancos com capitais pblicos so frequentes e do domnio da opinio pblica, da mesma forma que a gesto das ordens governamentais de saque para pagamento a entidades privadas est sujeitas taxa de corrupo para serem liberadas.

3. Negcios. Comisses. Construo civil e no s. A prtica de altas comisses para aprovao de propostas de trabalho est disseminada por praticamente em todos os sectores da actividade econmica, desde a construo civil actividade bancria, na negociao de linhas de financiamento. A aceitao dum negcio varia na razo directa, no da qualidade e preo da proposta, mas do quantum financeiro debaixo da mesa. Uma vez que esses dinheiros so reflectidos na baixa qualidade das obras, as empresas estrangeiras no se cobem de onerar a facturao. H anos foi noticia um escndalo observado na Unio Europeia de subornos dessa Instituio a individualidades pretexto de facilitar a pesada burocracia que impedia o desenvolvimento de projectos. Recentes estudos do conta da existncia de sistemas da banca internacional que facilitam a corrupo nos pases menos desenvolvidos. O dito segredo bancrio, uma forma utilizada para encobrir fortunas que, afinal, aumento o grau de liquidez dessas

instituies. Muitos empreiteiros nacionais quase que so coagidos pelas entidades governamentais e administrativas para aceitarem tais prticas sob pena de no conseguirem obras ou servios para realizar. As consequncias de tais comisses esto bem patentes na falta de qualidade das obras, mormente, na construo de estradas, tidas como descartveis.

4. Uso abusivo de recursos humanos e fsicos do Estado. H uma grande extorso de recursos humanos e fsicos, sobretudo das empresas pblicas, e mesmo do sector administrativo do estado, inclusive, nas cadeias prisionais para atender a realizaes de carcter privado de detentores do aparelho do Estado. As intervenes vo desde a elaborao de projecto, a trabalhos prticos em Fazendas agrcolas, passando por procura de financiamentos e mesmo expertise para a constituio de empresas.

5. Realizao de negcios com o capital de empresas pblicas, repassados para a elite. As empresas pblicas assumem a dianteira em alguns investimentos, sobretudo com o sector privado estrangeiro, e depois repassem estes investimentos a empresas privadas em condies de facilidade sem que se saiba ao certo se os adiantamentos so depois reembolsados. Tais operaes passam-se sobretudo no Exterior do pas.

6. Controlo da produo e comercializao dos diamantes. A explorao diamantfera disseminada por empresas concessionrias do Estado tem sido uma fonte de riqueza portentosa que alimentou o mercado imobilirio. As alianas com sectores internacionais por razes politicas (Gaydamac, Leviev, etc) tem elevado o nvel de riqueza do generalato. O controlo sobre a produo deficiente e as medidas de monopolizao comercial vm beneficiando parte das elites. Os rendimentos que o Estado propriamente tira dos diamantes so inexpressivos, mas as vendas no Exterior so representativas, havendo um gap entre o declarado oficialmente e o que consta em registos internacionais.

3. Caractersticas

Podemos advogar dois nveis fundamentais da corrupo em Angola. A de Alta e de baixa intensidade.

1. Alta intensidade. Permite acumular riqueza para investimento e praticada por altos funcionrios do aparelho do estado (dirigentes e responsveis) e por sectores do generalato, mas tambm por redes organizadas de funcionrios mdios com grande acesso informao. Somente no que diz respeito a fluxos ilcitos de capitais para o Exterior do Pas, o PNUD, num estudo por si encomendado afirma que foram detectados, entre o perodo de 1999 a 2008, cerca de 34 mil milhes de dlares, como supostos fundos colocados a, devido a transferncias transfronteirias de dinheiros resultantes de corrupo, o comrcio de produtos contrabandeados, a evaso fiscal e outros crimes.

2. Baixa intensidade. Permite melhoria da condio de vida, salto para a classe mdia, mas igualmente tomado como um jogo de soma zero. Ganhmos como corrompidos dum lado e perdemos como corruptores do outro. Os sectores e as modalidades podem ser assim descritos. A lei e as normas no tem fora para realizao das necessidades dos cidados. A crena da resoluo dos problemas est na rede de conhecimento familiar e social e na capacidade financeira para pagar servios fora das normas estipuladas. i. Polcia (a famosa gasosa) ii. Acesso a emprego (mesmo em empresas de grande gabarito e internacionalizadas ou at na Polcia Nacional e mesmo no Exrcito e em empresas Pblicas) iii. Acesso a promoo (em vrias empresas, Institutos, Polcia) iv. Acesso e passagem em concursos. (antes que o nome, aps concurso feito, no surja nas listas de concorrentes) v. Acesso a servios vi. Bolsa de estudo

3. O ndice de percepo da corrupo. A organizao Transparncia Internacional tem emitido uma estatstica sobre a percepo da corrupo. Entre 178 pases estudados, Angola figura, em 2010, na 168 posio, com a cotao de 1,9 (a cotao vai de 0 a 10). O site Angolano Club-K fez um inqurito para saber se a corrupo em Angola era criminosa ou no na

sequncia das declaraes sobre a corrupo em Angola do artista e activista Bob Geldof e 85% dos votantes afirmarem ser criminosa contra 15% que pensa que no. Nota-se igualmente uma correlao entre o ndice de corrupo e o nvel de desenvolvimento humano. Com efeito os pases de baixo nvel de desenvolvimento humano medido pelo IDH so aqueles que mais praticam a corrupo. No estudo acima referido do PNUD revelado que 69% dos fluxos ilcitos de capitais para o Exterior dos pases, so daqueles que se encontram Menos Avanados (PMA). 4. Formas angolanas de corrupo

1. Nepotismo (redes familiares e trocas: regresso paralelo economia de troca da 1 repblica na dimenso recursos humanos e emprego com benefcio mtuo)

2. Trfico de influncia relacionado com a natureza poltica do poder, efectuado no seio do poder poltico, fora at do meio empresarial autnomo. 3. Criar dificuldades para ir buscar facilidades. Sobretudo na prestao de servios pblicos, onde a ineficincia no necessariamente incompetncia.

4. Evaso fiscal e outras formas de fuga ao fisco. Desde as falsas declaraes, at a facilitao de falsas declaraes de terceiros. Uma empresa com a qual trabalhei escreveu-me para solicitar ao Estado iseno de impostos por ter prestado formao ao pessoal angolano. A constatao de terreno permitiu aferir que no havia formao nenhuma. Grande parte dos gestores, deixa passar isto, para ir buscar recompensas. 5. Corrupo poltica

i. Partidos Polticos. tempo de revelar que em 1992 foi efectuada uma operao sem precedentes de corrupo poltica. O Estado foi buscar dinheiro a venda de aces de empresas petrolferas, bem como a linhas de crdito espanholas sediadas no Ministrio do Plano. Com estes dinheiros financiaram a compra de Partidos, um dos quais foi denunciado no Jornal de Angola, havendo usufrudo 10milhes de dlares. Um outro partido rejeitou uma oferta de 2 milhes de dlares, uma frota de carros e outros benefcios para sair duma Coligao Poltica.

ii. Sectores sociais qualificados. Em 2008, entidades do MAT entregaram dinheiro a dirigentes da Plataforma Eleitoral como forma de os implicar numa suposta corrupo e criar as condies de expulso do seu coordenador. Agentes da segurana do estado agem por dentro dessas organizaes para criar as condies da sua destruio, tambm atravs de circuitos de corrupo. O rapista, Brigadeiro 10 Pacotes, foi raptado para mudar de opinio poltica e ofereceram-lhe duas casas, dois carros e dinheiro. Na imprensa so conhecidos os envelopes da contra inteligncia, junto da Presidncia da Repblica e, ainda recentemente, Jornalista do Jornal de Angola foram pagos excepcionalmente para fazerem reportagens abonatrias ao comcio de desespero do partido da situao a propsito da ameaa de manifestao do 7 de Maro.

iii. Sectores sociais amplos. Medidas demaggicas pr-corrupo abundam em perodos eleitorais, como maratonas com venda de bebidas baratas, a ofertas de carros, de casas (normalmente sem ttulos de propriedade). A nova linha de crdito para os camponeses acima referida vai igualmente nesse sentido.

6. Roubo de projectos. Recentemente veio pblico o caso de um grupo de jovens que voluntariamente ofereceu vrias ideias ao Governo. Algumas delas foram utilizadas, nomeadamente, para a realizao da zona econmica em Viana, sem o consentimento dos seus idealizadores. O Governo ainda no desmentiu as acusaes pblicas sobre o assunto. Sabe-se igualmente que a nvel bancrio muitos pedidos de financiamento so rejeitados e depois os respectivos projecos aparecem tutelados por outras entidades.

7. Clientelismo. um derivado do sistema social de poder sobre o qual feita a compensao econmica.

8. Peculato. Evidencia at em julgamento de muitos roubos de quem administra as finanas, por desvio do errio pblico para benefcio pessoal ou de grupo. Privado como o prprio partido poltico. 9. Lavagem de dinheiro. Recentes denncias do conta da existncia desse fenmeno entre ns.

10. Permissibilidade de entrada de produtos contrafeitos. Acentuado com a entrada dos chineses no mercado angolano, permitindo que o barato saia caro. 5. A problemtica da corrupo endmica

A falta de combate a corrupo e os dbeis instrumentos de integridade degradaram a situao a um ponto que a corrupo est internalizada no sistema poltico e incrusta-se no s na filosofia de massas mas na personalidade de cada cidado. Alguns aspectos dessa constatao so patentes:

1. Na ausncia de tica em toda a dimenso e na desqualificao do trabalho, como um dos sustentculos da inverso de valores operados na sociedade. 2. A agem cognitiva do Estado vem da representao da famlia e o Presidente o Pai que dispe dos meios que so drenados para a sociedade. A corrupo faz assim morada em instncia de psicanlise, onde a aculturao do fenmeno o torna como aceitvel, normal. 3. Se a estrutura superior funciona como um vrus que se auto-infecta, a sociedade acaba por estar toda afectada encontrando motivos, como o direito a sobrevivncia por todos os meios, ou a participao no sistema redistributivo informal, para combater a pobreza para participar no esquema da corrupo.

4. Criou-se um sistema de ideias que em matria de imperativo de vida ilustrado na mxima desonesto ser honesto 6. A insuficincia dos mecanismos de combate corrupo Pese embora a panplia de legislao existente, bem como de organismos institudos regista-se ainda uma grande insuficincia estrutural que permita combater a corrupo e tornar exequvel qualquer pretenso nesse sentido.

1. O pano de fundo poltico. Os rgos do estado tornam-se cada vez mais autnomos, ou seja, menos ligados a base que lhes deu origem. Enquanto Agente Principal para gesto dos interesses pblicos, ele prprio cria as suas necessidades e transforma os objectivos do povo soberano nos seus prprios objectivos. Melhor, ele defende os interesses do seu partido poltico e no realiza o programa pblico do povo soberano. Por isto, em Angola observa-se o fenmeno da privatizao do Estado, este mero refm das elites que esto no poder. Nessas circunstncias, a riqueza social gravita em torno dum grupo minoritrio e a corrupo campeia. 2. A questo legal. Quer a Constituio, quer os cdigos, quer as Leis ordinrias oferecem uma abordagem razovel desse fenmeno. Mas ainda h muito que fazer nesse domnio o que passa por elaborar um sistema jurdico baseado, em primeiro lugar, na nossa prpria situao concreta nesse domnio.

3. As instituies do Estado. H Instituies do Estado vocacionadas para a preveno e tratamento da corrupo. Entre elas o Tribunal de Contas, as vrias Inspeces do Estado, as direces de Auditoria, a fiscalizao da Assembleia Nacional. No entanto, a Instituio especfica para acompanhar esta situao a Alta Autoridade Contra a Corrupo criada por Lei em 1996 at hoje no foi implementada. Por outro lado, a principal funo do Tribunal de Contas formular o Parecer sobre as Contas do Estado. O Governo nunca elaborou uma Conta de Estado, o que pressupe dizer que no se conhece a situao patrimonial do pas (o que tem permitido que muita propriedade do Estado seja alienada a particulares sem as devidas e justas compensaes para o pas). H cerca de um ano que o Presidente da Assembleia Nacional suspendeu os deveres de fiscalizao desse organismo. Muitas mega-obras, como o aeroporto de Luanda, esto sendo concludas sem o mnimo acompanhamento parlamentar. Finamente o poder judicial mantm-se fraco, intimidado e dominado pelo poder poltico.

4. As empresas. As empresas podem estar sujeitas a legislao geral que pode inspirar estatutos com formulaes contra a corrupo e uma base ptima de registo contabilstico, bem como elaborar cdigos de tica que norteiam o seu comportamento limpo em negcios. Infelizmente, no s o despreza por uma contabilidade que reflicta a situao patrimonial como ter esses cdigos de tico como letra morta tem sido o comportamento habitual. O grande interesse das empresas ter um relacionamento social com a componente do poder que lhes proteja das suas prprias falcatruas. 5. As instituies da sociedade civil. Instituies como Ordem dos Contabilistas, empresas de Auditoria, Ordem dos Advogados, poderiam, a par de observatrios universitrios, organizaes pr-transparncia e

integridade da sociedade civil, dar um grande contributo ao combate a corrupo. Mas ainda aqui as coisas no vo bem. H uma grande resistncia do poder poltico em permitir que a Ordem dos Contabilistas funcione e no h o estatuto de Revisor Oficial de Contas no nosso sistema. Significa que h poucas fontes independentes para analisar, averiguar casos de corrupo e as Auditorias e analistas Externos pagos pelo Governo, subordinam-se as intenes daquele. Sabe-se que recentemente as empresas de Auditorias Nacionais estavam proibidas de entrar em concursos para auditar empresas pblicas de grande dimenso. H sempre o receio dos meios pblicos que o patriotismo nessas empresas (porque enquanto cidados nacionais so igualmente prejudicados pela corrupo) possa conduzir a descoberta de grandes desvios.

7. Conjuntura internacional. Muitas entidades que ficaram ricas a custa de Angola afirmam peremptoriamente que o segredo do xito carisma, corrupo e perseverana (pg 169). As empresas petrolferas que trabalham em Angola no tm a melhor performance internacional em matria de transparncia. A questo da dependncia petrolfera do Ocidente e o medo do uso do petrleo como arma (sano no declarada) de combate poltico faz com que no haja um interesse consequente no combate a corrupo. Contudo, as necessidades de expandir a influncia exterior a outros negcios num ambiente de competitividade efectiva para os estrangeiros preocupa esses pases, pois com um sistema de corrupo acentuado no possvel que a melhor oferta triunfe.

8. Concluses 1. A promiscuidade entre poltica e economia potencia a corrupo, protegendo o grupo, sobretudo, o ncleo central. Nada pode ser julgado que atinja o poder central. O excessivo poder, tornado referncia obrigatria para a viabilidade da vida dos cidados, faz com que a ideologia dominante influencie o comportamento dos dominados, fazendo com que os mtodos e procedimentos do grupo dominante sejam generalizados e seguidos por todos. S em momento de acentuada crise, se rompe com este padro demaggico de que todos beneficiamos do sistema que a rejeio corrupo se torna evidente e deixa de ser entendido como algo normal. A promiscuidade conduz ao roubo descarado do errio pblico colocando o pas na classificao de estado cleptocrtico. 2. A interdependncia entre regime actual e a construo social dum novo substracto social entrelaa-se com a corrupo, de modo que:

i. A corrupo um pilar fundamental da sua constituio e funcionamento ii. O combate a corrupo automaticamente entendido como um combate ao regime (Alves da Rocha, expulso do Ministrio do Plano, Rafael Marques, perseguido, e ainda se fala que o caso Miala est relacionado com denuncias de corrupo do pacote chins) e sugere imediatas posies reactivas dos mdia oficial, ou tenta-se dar um passo em frente afirmando que o importante fazer bons negcios pressupondo que o bom o tico, bem como se traduz na incapacidade de implementar sistemas de boas prticas (SAP). As denncias formuladas no estudo de 1990 (mando elaborar pelo prprio Presidente da Repblica) bem como as relevantes propostas nunca foram tidas em conta. O Governo tambm reagiu negativamente as denuncias de corrupo no Banco Nacional feitas em 1992 e hoje assiste-se a depravao de julgamentos uns atrs dos outros de escndalos de corrupo no Banco Central. Os esforos do poder judicial so gorados com ameaas de morte. A defesa do regime confunde-se j com ameaas e assassinatos no seu prprio interior, s passvel face a proteco de que certos sectores e indivduos gozam. iii. Logo, no possvel um combate eficaz nestas condies, porque o fenmeno sistmico. Deriva da a falta de vontade poltica, por virtude da sobrevivncia do prprio regime. Razo por que degeneram todas as boas intenes (Alta Autoridade Contra a Corrupo, Lei da Probidade Administrativa, Campanha de Tolerncia Zero, esta uma mera frase), bem como os esforos judiciais acima referidos.

3. Malgrado os limites lgicos, at porque o regime no pode ser eterno, porque isto contra natura, o combate deve manter-se, numa estratega de preservao de foras ticas e acumulao de saberes como factores de mudana. O combate deve passar da mera denncia, aos esforos para que o poder Judicial assuma a sua funo, mas passa, tambm, por haver um consenso sobre a corrupo e, sobretudo, a criao de sistemas e processos de integridade a todos os nveis da sociedade: administrao pblica, sistema judicial, instituies da sociedade civil. A Bibliografia Shaxson, Nicholas The Dirty Politics of African Oil Mbeki, Moeletsi Advocates for Changes . How to overcome Africas Challenges Lopes, Francisco Artigo Formas de Participao Politica. Participao Partidria II Semana Social Nacional K, Sal Pena Psicianalisis de la Corrupcion PNUD, Indice de Desenvolvimento Humano

TI, Indice de Percepo da corrupo Lopes, Francisco Causas e Consequncias da Corrupo Constituio da Repblica de Angola (2010) FIM

Potrebbero piacerti anche