Sei sulla pagina 1di 34

A QUMICA DOS COMPOSTOS DE COORDENAO

Compostos de Coordenao ou Complexos Metlicos so compostos formados atravs de interaes cidobase de Lewis. Os ons Metlicos so cidos de Lewis (espcies receptoras de pares eltrons). Os Ligantes so bases de Lewis (espcies doadoras de pares de eltrons).

Os Complexos tm um on metlico (pode ser no estado de oxidao zero) ligado a um nmero de ligantes. Exemplo de um complexo o [Co(NH3)6]3+, no qual o on Co3+ est rodeado por seis ligantes NH3. OBS!!! Este complexo ser melhor explicado a seguir com a definio de alguns conceitos importantes.

LIGAO METAL-LIGANTE METAL-

Todos os ligantes tm pares livres que so doados ao on metlico. A ligao entre o metal e o ligante uma ligao de 2 eltrons, mas ambos vm do ligante e nenhum vem do metal. Carga no on complexo = carga no metal + cargas nos ligantes.

tomo doador: o tomo ligado diretamente ao metal.

N o doador

O o doador

Nmero de coordenao (NC): o nmero de ligantes ligados ao metal. Os nmeros de comuns so 4 e 6. coordenao mais

NC = 4 (tetracoordenados) NC = 6 (hexacoordenados)

Complexos tetradricos (normalmente metlicos d8)

tetracoordenados so ou quadrticos planos encontrados para ons

Estruturas de Complexos com NC = 4

Tetradrica

Quadrada Planar

Complexos octadricos

hexacoordenados

so

Estruturas de Complexos com NC = 6

Octadrica

LIGANTES COM MAIS DE UM TOMO DOADOR

Ligantes monodentados ligam-se atravs de apenas um tomo doador. Conseqentemente, eles ocupam somente um stio de coordenao. Ligantes polidentados (ou agentes quelantes) ligam-se atravs de mais de um tomo doador por ligante. Exemplo, etilenodiamina H2NCH2CH2NH2. (en):

O [Co(en)3]3+ octadrico um complexo de etilenodiamina tpico.

N C Co

Complexo Octadrico [Co(en)3]3+

Complexo Octadrico de Fe(III) e Acetato (ligante bidentado)

Um agente quelante muito importante o etilenodiaminotetraacetato (EDTA4-). O EDTA ocupa 6 stios de coordenao, por exemplo, [CoEDTA]- um complexo octadrico Co3+. O EDTA usado em produtos de consumo para complexar os ons metlico que catalisam reaes de decomposio.

Tanto os tomos de N como os tomos de O coordenam-se ao metal.

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS DE COORDENAO

1.

Para os sais, d nome primeiramente ao nion antes do ction precedido da preposio de.

Exemplo em [Co(NH3)5Cl]Cl2 damos nome ao Cl- antes do [Co(NH3)5Cl]2+ Temos aqui o cloreto de ............

2.

Dentro do on complexo, os ligantes recebem os nomes (em ordem alfabtica) antes do metal. Os ligantes aninicos terminam em o e os ligantes neutros so simplesmente o nome da molcula. Excees: H2O (aqua) e NH3 (amino).

3.

Exemplo:

[Co(NH3)5Cl]2+ amino e cloro

No entanto, so 5 amino: pentaamino Observe que a parte penta um indicao do nmero de grupos NH3 e conseqentemente no considerada na ordem alfabtica dos ligantes.

4.

O estado de oxidao do metal dado em nmeros romanos entre parnteses no final do nome do complexo.

[Co(NH3)5Cl]2+ Cobalto (III)

[Co(NH3)5Cl]Cl2
Cloreto de pentaaminoclorocobalto (III)

5.

Prefixos gregos so usados para indicar o nmero de ligantes (di-, tri-, tetra-, penta- e hexa-). Coloque ento o nome do ligante entre parnteses e use bis-, tris-, tetrakis-, pentakis- e hexakis. Exemplo [Co(en)3]Cl3 o cloreto de tris(etilenodiamino) cobalto(III).

A COR DOS COMPOSTOS DE COORDENAO

A cor de um complexo depende: do metal e de seu estado de oxidao. O [Cu(H2O)6]2+ azul claro pode ser convertido em [Cu(NH3)6]2+ azul escuro com a adio de NH3. Geralmente necessita-se de um orbital d parcialmente preenchido para que um complexo seja colorido. Logo, ons metlicos d0 normalmente so incolores.

Compostos coloridos absorvem luz visvel. A cor percebida a soma das luzes no absorvidas pelo complexo. Podemos determinar o espectro de absoro de um complexo, ou seja, verificar quais cores so absorvidas e quais as emitidas

O grfico de absoro versus comprimento de onda o espectro de absoro.

Por exemplo, o espectro de absoro para o [Ti(H2O)6]3+ tem uma absoro mxima em 510 nm (verde e amarelo). Logo, o complexo transmite toda a luz, exceto a verde e a amarela. Portanto o complexo violeta

Potrebbero piacerti anche