Sei sulla pagina 1di 2

A modelagem de dados uma tcnica usada para a especificao das regras de negcios e as estruturas de dados de um banco de dados.

. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informao e de vital importncia para o bom resultado do projeto. Modelar dados consiste em desenhar o sistema de informaes, concentrando-se nas entidades lgicas e nas dependncias lgicas entre essas entidades. Muitas vezes, a implantao da informtica em organizaes ocorre de forma evolutiva e gradual. Inicialmente, apenas determinadas funes so automatizadas. Mais tarde, medida que o uso da Informtica vai se estabelecendo, novas funes vo sendo informatizadas. Para exemplificar, vamos considerar a empresa LP Informtica. Consideramos ento que nesta empresa so executadas trs funes: Vendas Esta funo concentra as atividades da LP relativas ao contato com os clientes, como fornecimento de cotaes de preos, vendas, e informaes sobre disponibilidade de produtos. Compras Esta funo concentra as atividades, a aquisio dos insumos necessrios produo, como cotaes de preos junto a fornecedores, compras e acompanhamento do fornecimento. Se cada uma das funes acima for informatizada de forma separada, sem considerar a informatizao das demais funes, pode ocorrer que, para cada uma das funes, seja criado um arquivo separado de produtos. Os dados de um produto so usados em vrias funes. Estes dados so necessrios no planejamento de produo. Os dados de produto tambm so necessrios no setor de compras, pois este necessita saber que componentes devem ser adquiridos. J o setor de vendas tambm necessita conhecer dados de produtos, como por exemplo seu preo, seu estoque atual, no exemplo a seguir detalha bem o seu quadro de negcios.

O compartilhamento de dados tem reflexos na estrutura do software. A estrutura interna dos arquivos passa a ser mais complexa, pois estes devem ser construdos de forma a atender s necessidades dos diferentes sistemas. Para contornar este problema, usa-se um sistema de gerncia de banco de dados. No projeto de banco de dados, normalmente so considerados dois nveis de abstrao de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lgico. A figura a seguir apresenta um DER parcial do problema da empresa de informtica. Essa uma tcnica mais difundida de modelo conceitual a abordagem entidade relacionamento.

Entre outras coisas, este modelo informa que o banco de dados contm dados sobre produtos e sobre tipos de produtos. Para cada produto, o banco de dados armazena o cdigo, a descrio, o preo, bem como o tipo de produto ao qual est associado. J o modelo lgico descreve a estrutura do banco de dados, conforme vista pelo usurio do SGBD. Detalhes de armazenamento interno de informaes, que no tem influencia sobre a programao de aplicaes no SGBD, mas podem influenciar a performance da aplicaes (por exemplo, as estruturas de arquivos usadas no acesso as informaes) no fazem parte do modelo lgico. Estas so representadas no modelo fsico. Modelos fsicos no so tratados nessa parte do nosso projeto. Eles so usados apenas por profissionais que fazem sintonia de banco de dados, procurando otimizar a performance. As linguagens e notaes para o modelo fsico no so padronizadas e variam de produto a produto. Abaixo representado o modelo lgico da empresa em destaque:

Potrebbero piacerti anche