Sei sulla pagina 1di 10

Sumrio

Introduo ................................................................................................................................. 2 Processos ................................................................................................................................... 3 Pelotizao de minrio de ferro ................................................................................................ 4 Equipamentos ........................................................................................................................... 5 Tipos de fornos .......................................................................................................................... 6 Utilizaes no Brasil .................................................................................................................. 8 Concluso .................................................................................................................................. 9 Bibliografia .............................................................................................................................. 10

Introduo
A pelotizao um processo de aglomerao de partculas ultrafinas (abaixo de 0,15 mm) de minrio que encontrada na natureza ou gerada em etapas de beneficiamento. A pelotizao utilizada, principalmente, na aglomerao de finos de carvo e de minrio de ferro. O produto obtido so aglomerados esfricos (figura 1.) de tamanhos na faixa de 8 a 18 mm. Essas caractersticas so apropriadas, no caso de minrio de ferro, para a alimentao das unidades de reduo, tais como altos-fornos. Nos altos-fornos, ocorre fuso e reduo do ferro, que passa da forma de xido forma metlica. Neste tipo de equipamento, toda a carga de xido de ferro, agentes redutores e combustveis adicionada anteriormente ao acendimento do forno. No carregamento do forno faz-se uma pilha de material no interior do mesmo, chegando a alturas de 30 metros em alguns casos. Devido a essas caractersticas do processo, so necessrias ao material alimentado algumas propriedades.

Figura 1: Pelotas de minrio de ferro.

So necessrios meios de entrada e circulao de ar e gases de combusto, em todas as regies da carga. Por esse motivo, imprescindvel que as partculas, seja de combustvel ou minrio de ferro, tenham dimenses grandes o suficiente para que existam lacunas entre elas. Pela mesma razo, preciso que estes materiais tenham resistncia mecnica suficiente para suportar o prprio peso da carga do forno, para que no haja esmagamento e conseqente obstruo do auto-forno. O minrio de ferro depois de passar pelas etapas de concentrao pode ser classificado como: granulado ou lump

Minrio com granulometria mais grosseira entre (6,3 mm e 32 mm). Pode ser carregado diretamente nos fornos de reduo.

Sinter feed Minrio com granulometria menos grosseira (1 mm e 6,3 mm).

Pellet Feed

O material mais fino (menor que 0,15 mm) que antes era descartado como rejeito, agora pode ser aproveitado. O minrio remodo, passa por espeadores e filtros para perder a gua e transformado em esferas na pelotizao. Dessa forma, o produto final possui tamanho e resistncia suficientes para a utilizao em auto-fornos. A produo de pelotas tambm permite adio de maior valor agregado ao produto, sendo possvel acrescentar na prpria pelota agentes redutores do ferro, como o carvo mineral.

Figura 2: Produtos do beneficiamento de minrio de ferro.

Processos
As etapas envolvidas no processo de pelotizao podem, de forma genrica, ser agrupadas em trs estgios: Preparao de matrias-primas, formao de pelotas cruas e processamento trmico. 1. Preparao de matrias-primas A preparao das matrias primas tem por objetivo adequar as caractersticas do minrio de ferro s exigidas para a produo de pelotas cruas. Neste estgio preparada a mistura a pelotizar, que pode comportar diferentes tipos de minrios e aditivos, estes utilizados para modificar a composio qumica e as propriedades metalrgicas das pelotas.

Em geral, incluem-se neste estgio as seguintes etapas: concentrao / separao, homogeneizao das matrias primas, moagem, classificao, espessamento, homogeneizao da polpa e filtragem. 2. Formao de pelotas cruas A formao de pelotas de barro, tambm conhecida por pelotamento, tem por objetivo produzir pelotas numa faixa de tamanhos apropriada e com resistncia mecnica suficiente para suportar as etapas de transferncia e transporte entre os equipamentos de pelotamento e o de tratamento trmico. 3. Processamento trmico A fim de conferir s pelotas alta resistncia mecnica e caractersticas metalrgicas apropriadas, as mesmas so submetidas a um processamento trmico num forno de pelotizao com o objetivo de siterizar as pelotas. H no forno regies de secagem, pr queima, queima, ps-queima e resfriamento. O tempo de durao de cada etapa e a temperatura a que so submetidas as pelotas tm forte influncia sobre a qualidade do produto final.

Pelotizao de minrio de ferro


Plantas de pelotizao podem produzir duas variedades de pelotas: pelotas dos fornos de chamins e pelotas de reduo direta (pelotas DR). As pelotas dos fornos de chamins so utilizadas em processos de alto forno de coque, que o mtodo mais comum de produo de metal quente (ferro lquido para produo de ao). Pelotas de alto-forno so fornecidas principalmente para usinas de ao. Pelotas DR so usadas em processos de reduo direta para produzir ferro esponjoso, que um processo alternativo, um estgio inicial do ferro ao ao. O processo DR baseado no uso de gs natural e se torna cada vez mais comum em pases com acesso ao gs natural de baixo custo. O objetivo do processo transformar o concentrado pelotizado em pelotas com as caractersticas necessrias (tamanho e resistncia mecnica) para serem usadas na alimentao de alto-fornos ou de fornos de reduo direta. A transformao alcanada pelo forno e grelha mveis. A grelha transporta o concentrado pelotizado por uma srie de zonas de temperatura controladas para produzir uma pelota pr-aquecida de 800-900C, que jogada dentro do forno rotativo. O forno rotativo (figura 2.) finaliza o endurecimento e opera a 1200-1350C. As pelotas passam ento para um resfriador anular onde so resfriadas at uma temperatura ideal para o transporte por correias para depsito. Os gases do resfriador so reciclados para o forno e a grelha, resultando em um alto-forno da mais alta eficincia energtica para produo de pelotas.

Figura 3: Forno-rotativo.

Equipamentos
Uma planta de minrio de ferro necessita de vrios equipamentos. As principais reas ou processos so concentrao, formao de pelotas, endurecimento e manuseio. A formao de pelotas onde o minrio em p misturado com gua e aglomerante, e centrifugado em tambores rotativos para criar bolas esfricas. O endurecimento pode ser dividido em trs partes: grelha, forno e resfriamento. A grelha onde as pelotas so secas e o processo de endurecimento inicia. As pelotas, neste estgio, tornam-se estveis e podem ser jogadas no forno sem quebras. O forno usado para fornecer calor e forar a reao dos componentes das pelotas. Para recuperar o calor das pelotas aps a passagem pelo forno, elas passam por um resfriador (figura 3). O sistema de alto-forno , basicamente, uma troca de calor no contra-fluxo; ou seja, o material (pelotas verdes e pelotas endurecidas) se move na direo oposta ao fluxo do gs.

Figura 4: Resfriador.

Os pratos pelotizadores (figura 4) so muito utilizados para gerar pellets de minrios nos mais diversos tipos de processo, especialmente na pelotizao. O princpio de funcionamento deste equipamento consiste na alimentao contnua do material em p, processando esse material para grnulos de tamanho uniforme.

Figura 5: Pratos pelotizadores.

Tipos de fornos
Cuba Grelhas Mveis Falsa Grelha Grelha-Forno Rotativo Grelha Circular

1. Cuba A carga de pelotas verdes desce em contracorrente aos gases, numa velocidade de 25 a 40 mm/min, atingindo temperaturas da ordem de 1.315C. A descarga ocorre a cerca de 370 o C , enquanto os gases deixam o forno a 200C. O forno vertical mais adequado a produes menores e para pelotizar magnetita. No so mais usados devido ao tamanho pequeno (1.000 t/dia) e o risco de aquecimento no homogneo em toda a seco.

2. Grelhas Mveis Funcionam em quatro etapas: Secagem primria os gases a 300C movimentam-se para cima, deixando o forno a 50. Secagem secundria e pr-aquecimento os gases a 350C movimentam-se para baixo, saindo a 120C. Queima da pelota a 1.200-1.350C. Resfriamento primrio e secundrio, de 400 a 120C.

3. Falsa grelha Coloca-se uma camada de pelotas j cozidas, com 8 a 10 cm de altura, sobre a grelha, bem como nas laterais, para proteo dos pallets contra superaquecimento e evitar que as pelotas grudem na grelha. Para evitar o efeito nocivo das baixas temperaturas das camadas de falsa grelha (1000-1200C) sobre a resistncia degradao a baixas temperaturas, recentemente procurou-se fazer que as pelotas da falsa grelha fossem sempre recirculadas, escolhendo-se para elas um dimetro maior.

4. Grelha-Forno rotativo Possui uma grelha mvel para a secagem e pr-aquecimento das pelotas verdes at uma temperatura de 1040C e um forno rotativo, para a queima final at 1320C, seguindo-se um resfriador para aproveitamento do calor sensvel. Neste processo as pelotas devem ter certo grau de resistncia ao deixarem a grelha de pr-aquecimento, para que no forno rotativo aquecido a 1300C, as partculas de poeira no fiquem aderidas s paredes, formando anis que podem at interromper a operao.

5. Grelha circular Selos hidrulicos, localizados acima e abaixo da grelha mvel, reduzem os problemas de distribuio imperfeita do calor e vazamentos de ar junto s paredes laterais da grelha. A largura do pallet de 3,6 m.

Utilizaes no Brasil
Vale Em 22 de setembro do ano de 2009, a Vale inaugurou o projeto Itabiritos, em Minas Gerais, uma pelotizadora com capacidade nominal para 10 milhes de toneladas de minrio de ferro e 7 milhes de toneladas de pelotas por ano, um investimento de R$ 2,3 bilhes. Itabiritos est localizado em dois complexos mineradores da Vale: Vargem Grande, em Nova Lima; e Pico, no municpio de Itabirito. Estudos para a implantao do projeto identificaram reservas de mais de 600 milhes de toneladas de minrio de ferro, predominantemente itabiritos, suficientes para manter as operaes locais por, pelo menos, mais 25 anos. A usina de pelotizao tambm ser alimentada, em parte, pela produo das minas de Tamandu e Capito do Mato, ambas em Nova Lima. Com a pelotizadora de Vargem Grande, a Vale atinge a capacidade nominal de produo de pelotas de 48 milhes de toneladas por ano. A Companhia tem, ainda, participao na Samarco, que opera trs plantas de pelotizao com capacidade de produo de 22 milhes de toneladas/ano. Em Minas Gerais, a capacidade de produo da Vale passar de 4,5 milhes para 11,5 milhes de toneladas/ano.

Samarco Unidade de Ubu A polpa de minrio de ferro, composta por cerca de 70% de slidos e 30% de gua, direcionada para o processo produtivo, que conta com duas usinas de pelotizao. Primeiro recupera-se a gua da polpa de concentrado de minrio de ferro por meio de trs espessadores, uma bacia de decantao natural e uma estao de tratamento de gua. Depois, o concentrado com maior teor de slidos (72% a 74%) bombeado e homogeneizado em quatro tanques. Na etapa seguinte, o material alimenta 26 filtros a vcuo tipo disco vertical. Aps a filtragem, o minrio chamado de pellet feed. Uma parte desse produto comercializada, a outra destinada a produo de pelotas, alimentando as prensas de rolos (roller press), onde o tamanho das partculas reduzido ainda mais por prensagem. O pellet feed transportado at a rea de mistura, onde so acrescentados insumos como o calcrio, a bentonita ou aglomerante orgnico e o carvo. Aps a mistura, o material transportado por correias para as duas usinas de pelotizao, que possuem cada uma, dez discos inclinados de 7,5 metros de dimetros, para a formao das pelotas. Depois de formadas, as pelotas cruas so classificadas em mesas de rolos, para que as maiores que 18 milmetros ou menores que oito milmetros sejam retiradas do fluxo principal do processo.

O material descartado, aps o processo de desagregao, realimenta os discos de pelotizao. As pelotas de tamanho padro (entre 8 e 18 milmetros) so endurecidas e dois fornos de pelotizao do tipo grelha mvel, cujos comprimentos so de 176 e 186 metros, respectivamente. Esse processo leva cerca de 35 minutos, atingindo temperaturas mximas, no interior do forno, da ordem de 1.350C. Depois, as pelotas so novamente classificadas em peneiras vibratrias para remoo de finos gerados durante o processo de queima, e transportadas, por correias, para ptios de estocagem.

Concluso
O processo de pelotizao relativamente recente no Brasil e possibilitou um maior aproveitamento do minrio de ferro minerado, uma vez que esse processo utiliza o material fino gerado nas etapas de beneficiamento. Dessa forma, alm de produzir um produto com maior valor agregado (pelotas) e gerar recursos financeiros com um material antes descartado, esse material deixou de ser alocado em bacias de rejeito.

Bibliografia
1. http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1313574-9356,00VALE+INAUGURA+USINA+DE+PELOTIZACAO+EM+MINAS+GERAIS.html Acessado em 01 de setembro de 2010. 2. http://www.haverbrasil.com.br/pt/equipamentos/index.php?sec=pratos Acessado em 01 de setembro de 2010. 3. TEJEDOR DE LEN, Alexis Bionel. Estudos de pelotizao e briquetagem de finos de carvo mineral. Tese de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, Metalrgica e Materiais PPGEM- UFRGS, 131 p, 1985. 4. http://www.metso.com/br/miningandconstruction/mineracaoeconstrucao.nsf/WebW ID/WTB-091020-22576-F31A6?OpenDocument Acessado em 07 de setembro de 2010.
5. Bohomoletz, Paulo M.. Industrializao dos finos de minrio de ferro : pelotizao localizao 622.788 B677i

6. www.samarco.com.br Acessado em 07 de setembro de 2010.

Potrebbero piacerti anche