Sei sulla pagina 1di 44

PROSEDI Proteo de Sistemas Eltricos de Distribuio

O software visa auxiliar tcnicos e engenheiros na construo dos grficos de coordenao, no ajuste dos dispositivos de proteo, na anlise dos critrios de coordenao e seletividade.

O usurio dispem de 3 menus na tela principal: Arquivo, Cadastrar e Ajuda. Menu Arquivo: possibilita a criao de novos estudos, abertura de estudos j realizados e salvos, podendo estes serem editados ou no e finalmente a sada do sistema. Menu Cadastrar: permite que sejam inseridas informaes relativas aos dispositivos de proteo: elo-fusvel, rel, rel de neutro, rel de religamento e religador. Estas informaes so inseridas por intermdio de janelas particulares para cada um destes dispositivos e so armazenadas em um banco de dados escrito em SQL.

Cadastrar Elo-Fusvel: para o cadastramento de elos-fusveis necessrio informar o fabricante, modelo, valor, tipo (K, H, T, EF e Outro) e a categoria (preferencial ou no preferencial).

Preenchida estas informaes torna-se possvel inserir um conjunto de vinte pontos no plano Tempo Corrente correspondente curva de atuao deste dispositivo. Alguns fabricantes fornecem curvas de tempo mnimo e tempo mximo de atuao do elo, as quais devem ser inseridas em tabelas separadas. No entanto, existe a possibilidade de ser fornecida a curva mdia de atuao do elo e para este caso o software oferece a possibilidade de definir a curva de tempo mnimo igual de tempo mximo. Uma ferramenta importante e disponvel no cadastramento de todos os dispositivos que permitem a entrada do conjunto de pontos via tabela Tempo Corrente refere-se visualizao imediata da curva cadastrada, onde possvel observar o conjunto de pontos fornecidos bem como a curva obtida via regresso

polinomial baseada no conjunto de pontos informados. Essa ferramenta permite que pequenas imperfeies sejam corrigidas ainda durante a fase de cadastramento, evitando possveis erros durante a execuo de estudos.

Cadastrar Rel: para o cadastramento de rels necessrio informar o fabricante, modelo, tipo de construo (eletromecnico, digital e numrico-microprocessado) e corrente nominal de fase e neutro para os rels que no sejam eletromecnicos. Estas so as informaes que permitem o acesso a todas as caractersticas relativas a estes dispositivos tais como: curvas Tempo Corrente, faixa de ajustes de pick-up temporizado e instantneo, tempo do instantneo e dial de tempo. possvel cadastrar as curvas Tempo Corrente de duas maneiras:

Cadastramento via Equao nesse caso esto disponibilizadas seis famlias de curvas normalizadas e amplamente utilizadas: IEC/ABNT, IAC, US, IEEE, It e tempo definido. Todas estas famlias de curvas possuem equaes pr-determinadas no plano Tempo Corrente que traduzem o comportamento do dispositivo, ressaltando-se que o mesmo dispositivo pode possuir diferentes famlias de curvas e o software contempla esta possibilidade.

Cadastramento via Curva Personalizada esta forma possibilita o cadastramento de rels que no seguem nenhuma das famlias de curvas apresentadas, por exemplo, rels eletromecnicos. Este recurso tambm possibilita o cadastramento de curvas flexveis (FlexCurve) de rels microprocessados, personalizando a resposta do dispositivo de acordo com a necessidade da aplicao do usurio. Para esta forma de cadastro tambm necessrio informar um conjunto de vinte pontos Tempo Corrente, sendo possvel visualizar a curva cadastrada conforme descrito anteriormente para os elos-fusveis. Adicionalmente o usurio deve informar o dial de tempo e o tempo de reset associado a cada um dos diais.

As faixas de ajustes referentes ao pick-up temporizado, pick-up instantneo e tempo do instantneo podem ser cadastradas de trs formas: passo so informados os valores mnimo e mximo do intervalo e a distncia desejada entre cada valor (passo); discreto existe a possibilidade de informar no mximo dez valores; contnuo so informados os valores mnimo e mximo do intervalo.

O software desenvolvido apresenta a possibilidade de cadastrar pick-up temporizado, instantneo e tempo do instantneo, de fase e neutro, diferentes ou iguais, bastando para isso selecionar a opo Fase = Neutro. Uma funcionalidade implementada o chaveamento das unidades e nomes das abas, visto que para rels digitais e numricos (microprocessados) tem-se que os ajustes so denominados pickup e a unidade dada em mltiplos da corrente nominal. Por outro lado, os rels eletromecnicos tm os ajustes denominados por tapes e a unidade dada em Ampres. Desta forma, este chaveamento tem a finalidade de facilitar a utilizao da plataforma e seguir a nomenclatura mais adequada segundo os tipos construtivos dos rels. Os rels cadastrados neste menu so utilizados nos estudos de coordenao e seletividade fase-fase e fase-neutro, sendo estas ltimas instaladas nas conexes ground sensor e residual.

Cadastrar Rel de Neutro: o cadastramento do rel de neutro semelhante ao do rel apresentado na seo anterior, diferenciando-se apenas no aspecto que existem somente as janelas de neutro. As informaes cadastradas neste menu so utilizadas pelos rels instalados no neutro de transformadores, quando estes estiverem na conexo estrela aterrada. Cadastrar Rel de Religamento: para o cadastramento de rels de religamento necessrio informar o fabricante, modelo, tipo de construo (eletromecnico, digital e numrico) e os intervalos de religamento, que podem ser no mximo trs. Ressalta-se que os intervalos de religamento podem ser cadastrados por duas das trs maneiras descritas anteriormente, ou seja, passo ou discreto.

Cadastrar Religador: o cadastramento de religadores pode ser realizado considerando a possibilidade de religador com ou sem TC na bucha. Quando o usurio selecionar a opo religador com TC na bucha, subentendese que o religador ser controlado por um rel externo, podendo inclusive ser rel numrico. Desta forma, o funcionamento do dispositivo frente s correntes de curtocircuito comandado por rels e todo o procedimento de cadastramento deve ser conduzido conforme descrito na seo de Cadastrar Rel. Quando a escolha for por um religador sem TC na bucha subentende-se que no h rel secundrio para seu controle de operao e o software viabiliza uma janela, que possibilita cadastrar um conjunto de vinte pares de pontos no plano Tempo x Corrente para cada curva caracterstica rpida e lenta, para fase e neutro.

As faixas de ajustes do pick-up podem ser cadastradas na aba Pick-up, modalidade discreto ou contnuo. J os intervalos de religamento so cadastrados na aba Operaes e permite que o usurio defina o nmero mximo de operaes de religamento, tanto rpidas quanto lentas, para fase e neutro.

Menu Ajuda: seguindo um padro Windows possvel ter acesso a tpicos, palavras-chave, entre outras funcionalidades que possam vir a esclarecer dvidas durante a utilizao do software.

Menu Arquivo Janela do Unifilar: possui algumas funcionalidades que confere ao sistema de software desenvolvido grande facilidade para a realizao dos estudos, permitindo que todas as informaes sejam excludas em conjunto (Submenu Limpar); arquivos existentes ou no sejam modificados e salvos com o mesmo nome (Submenu Salvar) ou nome diferente (Submenu Salvar Como) e tambm que seja realizada a impresso do diagrama unifilar (Submenu Imprimir).

Menu Componentes Janela do Unifilar: tem-se a possibilidade de acessar os componentes que so utilizados para elaborar o diagrama unifilar do sistema de distribuio a ser estudado. Estes componentes esto divididos em submenus: dispositivos de proteo (acessa as informaes previamente cadastradas no banco de dados); elementos do sistema, conexes e texto livre.

Dispositivo de Proteo Elos Fusveis: este dispositivo deve ser selecionado quando se desejar inserir um elo associado a uma chave-fusvel no diagrama unifilar. A janela deste dispositivo possui uma aba Informaes do dispositivo, onde possvel especificar as caractersticas tcnicas e construtivas. Estas caractersticas so acessadas com base nas informaes j cadastradas anteriormente e armazenadas no Banco de Dados. A aba Sistemas possibilita informar as correntes de curto-circuito no ponto de instalao e a jusante do dispositivo, alm da tenso de operao, corrente de carga fator de assimetria.

Dispositivo de Proteo Rel de Fase e Residual: este dispositivo deve ser selecionado quando se deseja inserir um rel no diagrama unifilar para proteo contra faltas entre fases e fase-neutro com conexo residual. Nas abas Informaes de fase e Informaes de neutro os ajustes so feitos com base nas informaes previamente cadastradas no Banco de Dados. Ressalta-se que o tempo de reset calculado internamente vai software segundo os ajustes definidos pelo usurio. Alm disso, a funo instantnea pode ser bloqueada e a relao do transformador de corrente est disponvel apenas para a aba Informaes de fase, visto que neste caso a conexo residual. Na aba Informaes de fase tambm necessrio escolher o fator trmico e o fator de sobrecorrente, possibilitando que o software verifique se existe ou no possibilidade de dano por sobrecarga ou de ocorrer saturao do TC.

Na aba Sistema tem-se a possibilidade de informar para o ponto de instalao do dispositivo a tenso e a corrente de operao; o fator de assimetria; o fator de sobrecarga; o fator de segurana; a corrente de inrush do alimentador de distribuio e a corrente de desequilbrio. Alm destas informaes tambm possvel especificar as correntes de curtocircuito simtrica: fase-terra mnimo, fase-terra mximo e trifsico, visto que o curtocircuito bifsico calculado internamente via software e indicado automaticamente na mesma janela. Os valores de corrente de curto-circuito devem ser informados para o ponto de instalao do dispositivo e, quando se fizer necessrio, no ponto remoto que corresponde a valores de curto a jusante do ponto de instalao do ponto remoto que corresponde a valores de curto a jusante do ponto de instalao do dispositivo de proteo.

Dispositivo de Proteo Rel de Fase: este dispositivo deve ser selecionado quando se deseja inserir um rel no diagrama unifilar para proteo contra faltas envolvendo somente fases. As janelas utilizadas para definio de ajustes deste dispositivo so idnticas quelas da aba Informaes de fase e aba Sistema apresentado no Dispositivo de Proteo Rel de Fase e Residual, pois neste caso no possvel especificar a corrente de desequilbrio. Dispositivo de Proteo Rel Ground Sensor: este dispositivo deve ser selecionado quando se deseja inserir no diagrama unifilar um rel para proteo contra faltas que envolvam a terra com conexo ground sensor. Na aba Informaes de neutro os ajustes so definidos com base nas informaes previamente armazenadas no Banco de Dados. O tempo de reset calculado internamente via software segundo os ajustes selecionados. Quanto a aba Sistema pode-se especificar a tenso de operao, as correntes de carga e de desequilbrio, fatores de assimetria, sobrecarga e segurana. Alm disso, possibilita informar as correntes de curto fase-terra para o ponto de instalao e a jusante do dispositivo de proteo.

Dispositivo de Proteo Rel de Neutro: este dispositivo deve ser selecionado quando se desejar inserir no diagrama unifilar um rel para proteo de neutro de transformadores com conexo estrela aterrada ou interligao de bancos de capacitores conectados em dupla-estrela. As janelas para ajuste deste dispositivo so idnticas a aba Informaes de neutro e similar a aba Sistema, pois no possibilita especificar as correntes de curto-circuito no ponto remoto. Dispositivo de Proteo Disjuntores: os disjuntores so utilizados apenas para compor o diagrama unifilar e no possui nenhuma janela especfica para atribuio de caractersticas nominais. Desta forma, todas as funes de proteo esto restritas aos rels de sobrecorrente a eles associados.

Dispositivo de Proteo Religadores: este dispositivo deve ser selecionado quando se deseja inserir um religador no diagrama unifilar, sendo que o usurio deve optar na parte superior da janela de cadastro de Religador por um dispositivo com TC de bucha ou sem TC de bucha. Caso seja feita a opo por um religador com TC de bucha a tela de ajustes para as protees de fase e neutro so semelhantes s telas de ajuste de rel de fase e residual. Na figura abaixo, observa-se a possibilidade de se especificar dispositivos distintos para a proteo de fase e neutro, conferindo elevada flexibilidade ao sistema de software desenvolvido.

Dado a possibilidade de serem escolhidos diferentes dispositivos para proteo de fase e neutro, surge a necessidade de especificar na aba Religamento se as opes de religamento referem-se ao dispositivo de fase, ao dispositivo de neutro ou mesmo a um rel de religamento que no esteja associado nem a fase e nem ao neutro. Nesta mesma aba observa-se a possibilidade de serem ajustados os parmetros relativos ao nmero de operaes e aos intervalos de religamentos. As informaes contidas na aba Sistema so idnticas s apresentadas para o Dispositivo de Proteo - Rel de Fase e Residual.

Caso seja feita a opo por um religador sem TC de bucha o software disponibiliza automaticamente duas abas. Na aba Informaes do dispositivo possvel especificar as caractersticas construtivas, bem como definir os ajustes para proteo de fase e neutro, o nmero de operaes e intervalos de religamento. importante observar a possibilidade de selecionar os dados referentes s curvas rpidas e lentas, o nmero de operaes e os intervalos de religamento de maneira distinta para fase e neutro. Alm disto, existe a possibilidade de bloquear a atuao da curva rpida de fase e/ou neutro sendo necessrio apenas selecionar a opo Bloqueio da curva rpida na parte superior da aba.

A aba Sistema para os religadores sem TC de bucha permite especificar para o ponto de instalao do dispositivo: a tenso e a corrente de operao, o fator de assimetria, a corrente de desequilbrio, o fator de sobrecarga, o fator de segurana, a corrente mnima de disparo e o tipo construtivo do religador. Caso o tipo construtivo seja definido como hidrulico, a corrente mnima de disparo automaticamente definida para 200% da corrente nominal da bobina srie. Entretanto, permite-se ao usurio, caso seja necessrio, definir outro valor. Alm destas informaes possvel especificar as correntes de curto-circuito simtrica no ponto de instalao e a jusante do dispositivo.

Elementos do Sistema Transformadores de 2 enrolamentos: a janela de informaes dos transformadores est dividida em duas abas Informaes do equipamento onde possvel especificar o nmero de fases, a potncia nominal, a tenso nominal, o tipo de conexo dos enrolamentos primrio e secundrio, a impedncia percentual, se o equipamento submetido faltas freqentes ou nofreqentes e se o tipo de isolao a leo ou a seco. As informaes relativas ao nmero de fases, potncia nominal, impedncia percentual e se as faltas so ou no freqentes so extremamente relevantes, pois permitem traar a curva ANSI segundo as definies da norma IEEE C57.109-1993. Quanto s conexes dos transformadores estas possibilitam o deslocamento da curva ANSI caso o enrolamento primrio seja delta e o secundrio estrela-aterrada. Este procedimento necessrio porque para este tipo de conexo uma falta fase-terra no secundrio vista como uma falta bifsica no primrio. A corrente de inrush pode ser especificada com base na corrente nominal do transformador multiplicada por um fator que est diretamente relacionado com a potncia e com o tipo de isolao. O tempo de inrush est definido na janela de especificao do transformador, Durao da corrente de Inrush, com um valor padro de 0,1 s, podendo ser alterado segundo as necessidades do usurio.

A outra aba Sistema permite especificar a corrente de carga e as correntes de curto- circuito no ponto de instalao do equipamento.

Elementos do Sistema Transformadores de 3 enrolamentos: os transformadores de trs enrolamentos possuem janelas semelhantes quelas apresentadas para os transformadores de dois enrolamentos. A aba Informaes do equipamento apresenta campos especficos adicionais para preenchimento da tenso e do tipo de conexo do tercirio, alm da impedncia percentual existente do primrio para secundrio, secundrio para o tercirio e tercirio para o primrio. Quanto a aba Sistema igual ao dos transformadores de dois enrolamentos. Elementos do Sistema Barra: as informaes utilizadas para caracterizao das barras so relevantes no desenvolvimento do diagrama unifilar uma vez que o nvel de tenso e o cdigo so mostrados automaticamente no diagrama, aps o preenchimento da janela abaixo.

Elementos do Sistema Resistor: os resistores de aterramento podem ser utilizados no neutro de transformadores para reduzir o nvel das correntes de curtocircuito fase-terra. A janela de informaes para este elemento pode ser observada na abaixo, aps o seu preenchimento, o cdigo, a tenso fase-neutro no ponto de instalao e a resistncia so mostrados automaticamente no diagrama unifilar.

O preenchimento das informaes relativas ao tempo de suportabilidade e da corrente de limitao formam um ponto no plano Tempo Corrente permitindo que este seja mostrado no coordenograma.

Elementos do Sistema Resistor: na aba Informaes do equipamento possvel especificar a potncia nominal, a tenso nominal, a corrente de energizao, a conexo do banco (delta, estrela, dupla estrela e estrela aterrada) dentre outras informaes. Na aba Sistema possvel informar a tenso de operao, a corrente de carga e as correntes de curto-circuito.

Elementos do Sistema Cabo: na aba Informaes do equipamento possvel especificar o tipo de isolao (NU, EPR, PVC e XLPE), o tipo de condutor (Alumnio CA, Alumnio CAA, Alumnio CAL e cobre), a seo transversal, a unidade (AWG, MCM, mm ), o nvel de tenso de instalao, o nmero de cabos por fase e o comprimento do cabo. A impedncia do cabo no necessita ser informada na janela de ajustes, dado que nesta verso o PROSEDI no calcula correntes de curto-circuito. Ressalta-se que o tipo de isolao determina quais so as possibilidades de escolha referentes ao tipo de condutor. Por exemplo, caso seja escolhida a isolao NU tem-se as opes: Alumnio CA, Alumnio CAA, Alumnio CAL. J para as outras isolaes tm-se os condutores de alumnio e cobre. importante mencionar que se escolhida a isolao NU o software disponibiliza automaticamente as opes AWG e MCM, j para os outros tipos de isolao a unidade mm. As curvas de capacidade trmica dos cabos so geradas pelo PROSEDI com base nas informaes contidas no Anexo B.

Na aba Sistema possvel especificar a tenso e a corrente de carga, bem como as correntes de curto-circuito.

Elementos do Sistema Linhas de Distribuio: a janela de informaes deste elemento segue o mesmo procedimento descrito para os cabos na seo Elementos do Sistema Cabo. Porm, ressalta-se que as linhas de distribuio podem ser compostas apenas por cabos NU. Elementos do Sistema Carga: as informaes da carga so utilizadas no desenvolvimento do diagrama unifilar. O cdigo, as potncias ativa e reativa so mostradas automaticamente no diagrama aps o preenchimento da janela abaixo.

Conexes: o submenu Conexes uma ferramenta desenvolvida para auxiliar e facilitar a confeco do diagrama unifilar. Existem trs opes que permitem esta funo: cabo sem especificao possui caractersticas visuais semelhantes de um cabo e uma linha de distribuio. O que o diferencia visualmente a cor, uma vez que os cabos, linhas de distribuio e cabos sem especificao so sempre criados nas cores magenta, preta e cinza claro, respectiva mente; juno este elemento consiste em um crculo utilizado para sinalizar as diferentes sees transversais dos cabos e linhas de distribuio ao longo de ramais, sub-ramais; terra este elemento representa uma ligao para a terra que pode ser utilizada, por exemplo, no aterramento de neutro de transformadores. Destaca-se que possvel adicionar um rel de neutro sobre esta conexo.

Texto: a ferramenta texto possibilita inserir no diagrama unifilar comentrios a critrio do usurio. Para isto basta selecionar esta ferramenta e clicar com o boto esquerdo do mouse na posio desejada. Automaticamente uma janela auxiliar aberta possibilitando a digitao de informaes. Menu Grficos: tem como finalidade possibilitar a visualizao das curvas Tempo Corrente dos dispositivos de proteo em estudo, da curva ANSI do ponto de inrush dos transformadores, alm do ponto de suportabilidade do resistor de aterramento. Para ter acesso a esta visualizao basta selecionar o submenu Plotar e para o caso de impresso clicar no submenu Imprimir.

Estes grficos so denominados de coordenogramas sendo que a visualizao das curvas permite uma anlise prvia da se letividade e/ou coordenao entre os dispositivos de proteo. Ressalta-se que as cores das curvas esto diretamente relacionadas quelas referentes ao dispositivo apresentado no diagrama unifilar, permitindo melhor relacionamento visual entre o dispositivo do unifilar com a curva correspondente. Uma segunda maneira de relacionar o dispositivo curva refere-se ao cdigo, visto que o nome definido na tela de ajustes do dispositivo aparece na parte superior da curva no

coordenograma. A escala do eixo das ordenadas (tempo) est fixa de 0,01 a 1000 s. A escala do eixo das abscissas tem um valor padro de 0,5 a 10.000 A. Normalmente, necessrio proceder alguns ajustes no eixo das abscissas e, assim, criou-se um fator de multiplicao com as opes 0,01; 0,1; 1; 10; 100, possibilitando uma melhor visualizao das curvas. As funcionalidades relativas aos eixos das abscissas e ordenadas visam permitir a comparao entre diferentes curvas de atuao em uma mesma escala log-log. Adicionalmente, o software contempla a possibilidade de especificar uma tenso base, permitindo que curvas que estejam no secundrio do transformador sejam referidas ao primrio e vice-versa. As informaes citadas anteriormente podem ser visualizadas na figura abaixo.

Menu Estudos: centraliza todas as funcionalidades implementadas no software relativas proteo dos sistemas areos de distribuio, sendo possvel por intermdio dos submenus realizar os estudos de coordenao e seletividade, o clculo do avano e recuo dos rels, obter o tempo de atuao para todos os dispositivos sensibilizados pelo curto e gerar relatrios tcnicos. Menu Estudos - Alertas: possvel determinar o crescimento da carga a ser considerado no estudo, bem como definir qual o dispositivo protetor e o protegido.

Para o clculo do crescimento da carga necessrio especificar o nmero de anos e o fator de crescimento anual. Estas informaes so fornecidas por intermdio de uma janela auxiliar que se abre com um simples clique do mouse sobre a opo Crescimento da carga.

Para definir qual o dispositivo protetor e o protegido basta selecionar a opo desejada (protetor ou protegido) com um simples clique do mouse e, posteriormente, clicar sobre o dispositivo no diagrama unifilar. Ressalta-se que, podem ser selecionados tantos pares de dispositivos quanto forem necessrios para a realizao de estudos. A seleo protetor protegido necessria porque nesta verso o software no identifica automaticamente a posio eltrica de cada dispositivo presente no diagrama unifilar. Dessa forma, esta ferramenta possibilita que os dispositivos sejam conectados eletricamente, permitindo assim a realizao de estudos e emisso de alertas. Uma vez definido o par de dispositivos protetor protegido necessrio confirmar a seleo via a opo Confirmar estudo, podendo, caso seja desejado, alterar o par de dispositivos selecionados via a opo Editar estudo. Fusvel (Protegido) Fusvel (Protetor): quando esta combinao selecionada e confirmada uma janela auxiliar abre automaticamente possibilitando que sejam visualizadas as curvas de atuao dos elos. Nesta janela pode-se especificar o fator de reduo a ser multiplicado na curva do elo protegido, sendo que o valor padro de 75%. Caso os critrios estabelecidos para esta combinao no sejam respeitados o software emite alerta informando qual a diferena entre os tempos de atuao dos elos e sugere que o valor do elo protegido seja aumentado. Outros alertas tambm so gerados pelo PROSEDI, como por exemplo, caso sejam escolhidos elos 6K ou 6T para a proteo de ramais, o software emite um alerta informando que estes elos devem ser evitados em virtude da alta sensibilidade para

descargas atmosfricas.

Religador (Protegido) Fusvel (Protetor): para esta combinao uma janela auxiliar tambm se abre automaticamente possibilitando a visualizao das curvas de atuao dos dispositivos de proteo. Esta janela contm duas abas Fase e Neutro, permitindo que as informaes (fator K, intervalo de seletividade e multiplicador da curva do elo) sejam visualizadas e definidas de maneira distinta. O fator K calculado internamente via software e o intervalo de seletividade de fase e neutro tm um valor padro de 0,2 s. Para aquelas situaes em que no for possvel determinar o fator K, o software faz as consideraes necessrias e habilita o campo fator de multiplicao da curva do elo, tendo como valor default 75%. Com base no fator K e, quando se fizer necessrio, no fator de multiplicao da curva do elo, o PROSEDI define a faixa de coordenao e seletividade. Em se tratando de coordenao, o PROSEDI avalia para a faixa de estudos previa mente definida se a curva rpida do religador est abaixo da curva mnima de atuao do elo, considerando os possveis deslocamentos das curvas. Em relao seletividade o software avalia se o intervalo definido est sendo respeitado entre a curva lenta do religador e a curva mxima atuao do elo. Caso no esteja ocorre a gerao de alertas, informando qual a diferena encontrada entre os tempos de atuao e sugerindo quais procedimentos devem ser adotados. Ressalta-se ainda que para valores de curto-circuito menores que o limite inferior da faixa de coordenao e seletividade o software caracteriza o sistema como descoordenado, alm de classific-lo como seletivo para valores de curto-circuito maiores que o limite superior.

Fusvel (Protegido) Religador (Protetor): quando este tipo de combinao selecionado e confirmado uma janela auxiliar contendo as abas de Fase e Neutro se abre automaticamente permitindo a visualizao das curvas de atuao, do fator K associado, do fator de multiplicao da curva do elo e do ajuste do intervalo de seletividade conforme pode ser observado na O intervalo de seletividade padro para fase e neutro 0,2 s e o fator K determinado via software. Para as situaes em que no for possvel conhec-lo o PROSEDI faz internamente as consideraes necessrias e habilita o campo fator de multiplicao da curva do elo, sendo o valor padro de 75%. Ressalta-se que os valores padres podem ser alterados segundo as necessidades do usurio. Para os estudos entre estes dispositivos de proteo o software define uma faixa de seletividade e verifica se o intervalo de seletividade esta sendo respeitado entre a curva mnima de fuso do elo e a curva lenta do religador vezes o fato K. Para as situaes que o fator K no for conhecido a avaliao do intervalo de seletividade torna-se mais restritiva. Isso porque o PROSEDI avalia este intervalo considerando o deslocamento para baixo da curva mnima do elo e para cima da curva lenta do religador. Estando o fato K definido ou no internamente, caso venha a ocorrer violao dos critrios de seletividade, o usurio ser informado via mensagens de alertas emitidas pelo software. Para este tipo de combinao os dispositivos devem estar instalados em nveis de tenso diferentes. Neste caso o software realiza est analise e alerta o usurio caso seja identificado algum problema.

Religador (Protegido) Religador (Protetor): para esta combinao o software abre uma janela que contm as abas Fase e Neutro. Estas abas permitem, de maneira distinta, visualizar as curvas de atuao de fase e neutro dos religadores. Os intervalos de seletividade tambm podem ser definidos separadamente para as protees de fase e neutro e o valor padro de 0,2 s. O intervalo de seletividade analisado pelo software entre as curvas lentas de operao dos religadores e caso no esteja sendo respeitado ocorre gerao de alertas com indicao da diferena entre os tempos de atuao, alm de emitir sugestes de ajustes para os dispositivos de proteo envolvidos. Ressalta-se que este mesmo intervalo de seletividade analisado entre as curvas rpidas dos religadores, no entanto a violao no implica na gerao de alertas. Isso porque permitido que as curvas rpidas operem simultaneamente. Porm, ocorre emisso de alerta caso a curva rpida do religador protegido tenha a possibilidade de vir atuar antes do religador protetor. Alm destes alertas existe outros, como exemplo, pode-se citar: a corrente de disparo do religador protegido menor que a do religador protetor; o nmero total de operaes do religador protegido menor que o nmero total de operaes do religador protetor.

Rel (Protegido) Fusvel (Protetor): quando este tipo de combinao selecionado uma janela auxiliar abre-se automaticamente contendo as abas Fase e Neutro. Isto possibilita a visualizao das curvas de atuao de fase e neutro separadamente, alm de permitir definir o intervalo de coordenao ou seletividade, dependendo do tipo de modelo escolhido (coordenado ou seletivo). O intervalo de seletividade padro de fase e neutro est definido em 0,2 s e a escolha por um dos modelos coordenado ou seletivo permite a visualizao das zonas de atuao referentes s unidades instantnea e temporizada. Para os estudos de coordenao o PROSEDI define quais so os limites mnimos e mximos segundo e verifica se o intervalo de coordenao est sendo respeitado entre a curva de mxima interrupo do elo e a curva temporizada do rel. Caso este intervalo no esteja sendo respeitado ocorre gerao de alerta, seguida de informaes para o usurio sobre os procedimentos a serem adotados visando garantir a coordenao. Em relao aos estudos de seletividade os limites mnimos e mximos estabelecidos para o estudo da coordenao so vlidos. No entanto, o software verifica se para faltas a jusante do elo se este dispositivo atua primeiro e se o intervalo de seletividade definido est sendo respeitado. Para as situaes que no esteja ocorre gerao de alerta seguida de sugestes.

Rel (Protegido) Religador (Protetor): para as combinaes deste tipo o software abre automaticamente a janela auxiliar com as abas Fase e Neutro, possibilitando a visualizao das curvas de atuao de fase e neutro dos dispositivos de proteo e a definio do intervalo de seletividade desejado. Os intervalos de seletividade padro de fase e neutro so de 0,2 s. Caso ocorra violao do intervalo de seletividade definido, o software emite alerta informando a diferena entre os tempos de atuao e sugerindo alteraes no dial de tempo. Este intervalo de seletividade analisado entre a curva lenta do religador e a curva de atuao do rel, seja para as protees de fase ou neutro. Alm da verificao dos intervalos de seletividade o PROSEDI analisa se os pick-ups do religador so menores que os do rel. Para quelas situaes que isso no vier a acontecer o usurio ser informado via mensagens de alerta. Para as situaes em que o dispositivo protegido for um rel eletromecnico, o software calcula automaticamente o avano e o recuo do rel, mostrando por intermdio de uma janela auxiliar online a soma relativa para cada operao de fase e de neutro do religador e o avano mximo permissvel do rel. Alm disso, para cada uma das operaes do religador, o software informa se existe ou no a possibilidade de perda de coordenao relacionada s operaes indevidas dos rels devido aos sucessivos avanos e recuos.

Rel (Protegido) Rel (Protetor): neste caso as abas Fase e Neutro possibilitam a visualizao das curvas de atuao de fase e de neutro, alm de permitir ao usurio definir o intervalo de seletividade desejado entre as protees. O intervalo de seletividade selecionado pelo software varia segundo o tipo construtivo do rel, estando definido em 0,4 s para as combinaes que envolvam rels eletromecnicos e 0,3 s para as combinaes que contenham somente rels numricos. De forma semelhante aos casos anteriores, o software emite alertas especficos caso algum dos critrios estabelecidos seja violado.

Menu Estudos Matriz de Tempo: esse submenus contm as funcionalidades necessrias para obter o tempo de atuao dos dispositivos de proteo selecionados pelo usurio. Como o PROSEDI no est apto a enxergar a conexo eltrica entre os dispositivos de proteo, desenvolveram-se algumas ferramentas que quando selecionadas desempenham esta funo. Dentre elas pode-se citar: local de curto esta ferramenta permite definir o ponto de curto-circuito no alimentador e sua seleo feita por um simples clique do mouse na opo Local do curto com posterior seleo do ponto de curto-circuito no diagrama unifilar, que necessariamente corresponde ao local de instalao de um dispositivo de proteo. Desta forma, as correntes de curto-circuito fase-terra mxima e trifsica informadas no ponto de instalao do dispositivo de proteo e a jusante deste (ponto remoto) so utilizadas para determinar o tempo de atuao dos dispositivos selecionados pelo usurio. dispositivos sensibilizados no primrio esta ferramenta possibilita selecionar qual o dispositivo de proteo no primrio do transformador que se deseja obter o tempo de atuao. Sua seleo se faz por um simples clique do mouse na opo Dispositivo sensibilizado no primrio com posterior seleo do dispositivo de proteo no diagrama unifilar. Internamente o software considera o tipo de conexo e a relao de transformao do transformador, de tal forma que para curtos ocorridos no secundrio o sistema capaz de referi-lo para o primrio. Mediante o tipo de conexo do transformador o software analisa como o curto ocorrido no secundrio visto pela proteo do primrio. dispositivos sensibilizados no secundrio esta ferramenta possibilita selecionar quais so os dispositivos de proteo do secundrio do transformador que se deseja obter os tempos de atuao. Sua seleo se faz por um simples clique do mouse na opo Dispositivo sensibilizado no secundrio com posterior seleo da(s) proteo(es) no diagrama unifilar.

Sabe-se que para um mesmo diagrama unifilar possvel realizar vrios estudos desta natureza. No entanto, para cada estudo o software permite a seleo de apenas de um nico local de curto, um nico dispositivo de proteo no primrio e vrios no secundrio. Se selecionada a opo Gerar Matriz o software calcula os tempos de atuao dos dispositivos que foram previamente selecionados. Adicionalmente, o software permite as seguintes escolhas: fase os tempos de atuao so calculados pelas projees das correntes de curto-circuito trifsicas nas curvas de proteo de fase do rel, curvas rpida e lenta de fase do religador e curva mnima de fuso do elo; neutro os tempos de atuao so calculados pelas projees das correntes de curto-circuito fase-terra mxima nas curvas de proteo de neutro do rel, curvas rpida e lenta de neutro do religador e curva mnima de fuso do elo. No entanto, ressalta-se que a corrente de curto relativa s faltas fase-terra mxima no secundrio de um transformador de conexo deltaestrela aterrada projetada nas curvas de proteo de fase do primrio. Outra funcionalidade deste software refere-se identificao automtica da presena ou no de resistores de aterramento. Se houver a presena de resistor, a corrente de curto fase-terra mxima ser exatamente a corrente de limitao do resistor, sendo esta a corrente a ser utilizada para o clculo do tempo de atuao dos dispositivos de proteo.

Finalmente, os tempos de atuao so apresentados sob a forma matricial. Dessa forma, os pontos de curto-circuito definidos ficam na primeira coluna e os dispositivos de proteo selecionados ficam na primeira linha, conforme pode ser observado na Figura 4-40. A diagonal principal da matriz de tempos ser sempre preenchida, pois representa o tempo de atuao do dispositivo de proteo para um curto no seu ponto de instalao. Por exemplo, o tempo de atuao de 0,010 s mostrado na segunda linha e segunda coluna da Figura 4-40, representa o tempo de eliminao de falta pelo dispositivo instalado no Ponto 20 para um curto neste mesmo ponto. As demais posies da matriz representam os tempos de atuao dos dispositivos de proteo instalados a montante do ponto de ocorrncia de curto-circuito. Por exemplo, os tempos de atuao mostrados na terceira linha da Figura 4-40 foram obtidos pela projeo do valor de curto-circuito localizado no Ponto 21 nas curvas de atuao dos dispositivos identificados por: Ponto 20, Ponto 21, Ponto 17, P1, P3, P4 e P5 Lenta. Observa-se ainda que no dispositivo P5 Lenta no h tempo de atuao, pois este dispositivo no est a montante do curto.

Menu Estudos Gerar Relatrio: esse menu, quando acessado, possibilita a visualizao de um relatrio contendo as ordens de graduao, onde so apresentados todos os dispositivos de proteo, transformadores e linhas de distribuio utilizados no estudo. Para cada um dos componentes possvel observar a faixa de ajustes disponibilizada e o valor ajustado. Aps a gerao dos relatrios estes podem ser impressos, servindo como uma ordem de servio para a equipe de campo responsvel pela implantao de ajustes nos dispositivos de proteo.

Potrebbero piacerti anche