Sei sulla pagina 1di 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

Exerccios resolvidos de HISTRIA Questes com V (verdadeiro) e F (falso), j resolvidas.


Q - Pricles, que governou Atenas de 461 a 429 a. C., definiu o sistema poltico de sua cidade da seguinte maneira: Vivemos sob uma forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns ao invs de imitar outros. Seu nome, como tudo depende no de poucos mas da maioria, democracia. Porm, para muitos historiadores modernos, ainda que se considere Atenas como local de origem e paradigma da democracia, ela no foi uma democracia modelo, pois existiam grupos sociais que eram excludos do processo poltico. Sobre a sociedade e os sistemas polticos da Grcia antiga, correto afirmar: VVFVFVDiferentemente da vizinha Atenas, a cidade de Esparta adotava uma forma de governo conhecida como oligarquia ou diarquia. Com Pricles, a democracia ateniense foi ampliada; porm seu governo tambm foi marcado pelo auge do escravismo. Desejando expandir seu sistema poltico, Atenas submeteu Esparta e Tebas e deu aos habitantes dessas duas cidades os mesmos direitos conferidos aos atenienses. Durante o governo de Pricles, os cidados atenienses, independentemente da situao econmica de cada um, deveriam participar das assemblias e decises de governo. No sculo V a. C., as conquistas militares de Alexandre Magno expandiram o domnio poltico de Atenas at a Pennsula Itlica. Ao se dizer que o sistema poltico ateniense no era uma democracia modelo, faz-se referncia ao fato de que apenas uma parte de seus habitantes eram reconhecidos como cidados.

Q - Os humanistas do sculo XVI dividiam a histria em dois perodos: a Antigidade e o prprio tempo em que viviam, alis marcado por uma retomada dos valores da Grcia e Roma antigas. No final do sculo seguinte, foi proposto que a histria ocidental passasse a ser dividida em trs pocas: Idade Antiga, Idade Mdia e Idade Moderna. Essa nova diviso, porm, continuou valorizando a Antigidade Clssica e os tempos modernos, considerando-se a Idade Mdia como um perodo marcado pela ignorncia e barbrie. Sobre esse longo perodo da histria do mundo ocidental, conhecido como Idade Mdia, correto afirmar: FVFVVFA Baixa Idade Mdia, perodo que se seguiu queda do Imprio Romano do Oriente, foi marcada por um intenso obscurantismo, responsvel pelo desaparecimento da cultura intelectual. Durante o reinado de Carlos Magno, o reino dos Francos viveu um notvel movimento cultural: foram criadas escolas e realizadas diversas tradues de importantes obras da Antigidade. As Cruzadas tiveram como conseqncia uma drstica reduo da rea de influncia da religio catlica, a qual, ao final do sculo XV, acabou ficando restrita a regies da Europa Ocidental. O Imprio Bizantino pode ser entendido como uma sntese entre os mundos grego (oriente) e romano (ocidente). Sua queda, em 1453, utilizada para marcar o incio de um novo perodo histrico: a poca Moderna. Na Idade Mdia, os rabes foram responsveis pela introduo de novos cultivos e tcnicas agrcolas em algumas regies da Europa Ocidental, especialmente na Pennsula Ibrica. Ao final da Baixa Idade Mdia, as atividades dos mercadores e dos banqueiros favoreceram o estabelecimento de regimes polticos descentralizados, cujas bases eram unidades econmicas autnomas.

Q - O sculo XVIII europeu foi marcado por profundas transformaes econmicas e polticas. Sobre esse perodo, correto afirmar: FFFVVVEm meados do sculo XVIII, Portugal havia atingido um estgio de desenvolvimento econmico que permitiu seu ingresso na produo industrial, com o conseqente abandono das atividades agrcolas. Na Frana, novas teorias econmicas passaram a defender a valorizao do trabalho, considerado como a verdadeira fonte de riqueza das naes. Portugal e Espanha, grandes produtores de tecidos de l, entraram em concorrncia com o algodo ingls, colocando no mercado tecidos destinados s regies colonizadas pelos pases europeus. A Inglaterra dominou os mercados mundiais, em funo de sua hegemonia naval e das transformaes internas de sua economia em direo ao processo de industrializao. Diversas e diferentes teorias econmicas foram produzidas no sculo XVIII: para os fisiocratas, por exemplo, a economia deveria seguir as leis da natureza. No mbito da poltica, o despotismo esclarecido propunha uma aliana entre os princpios filosficos iluministas e o exerccio de uma forma de governo extremamente centralizada.

Q - A explorao do ouro e a consolidao da centralizao do poder poltico e da administrao em mos dos reis portugueses foram os processos mais marcantes para o Brasil do sculo XVIII. Sobre essa conjuntura, correto afirmar: VFFA descoberta de jazidas de ouro no Brasil foi providencial aos interesses de Portugal, pois liberou a metrpole europia de parte de sua dependncia em relao Inglaterra. Os comerciantes portugueses residentes no Brasil no detinham privilgios de monoplio comercial, visto que o Tratado de Methuen tambm abriu o mercado brasileiro s companhias holandesas e italianas. A poltica colonial portuguesa aplicada no sculo XVIII impediu o crescimento do mercado interno e o processo de urbanizao no Brasil.

A partir da segunda metade do sculo XVIII, a produo aurfera brasileira entrou em declnio, em funo do esgotamento das minas. V- Os negros, principal mo-de-obra da economia do ouro, construram igrejas e criaram irmandades em que buscavam assistncia e visibilidade social. V- Com a economia do ouro, a sociedade brasileira tornou-se mais complexa, dando oportunidade ao surgimento de camadas mdias da populao, formadas por funcionrios, profissionais liberais, artesos e comerciantes. Q - As tendncias artsticas do ltimo quartel do sculo XIX podem ser consideradas as razes das vanguardas do incio do sculo XX. Todo esse perodo foi marcado por atitudes que pregavam a negao dos padres vigentes de representao, que j estavam consagrados pelo gosto burgus. Sobre o contexto artstico-cultural do final do sculo XIX e do incio do sculo XX, correto afirmar: FVVVVFAs vanguardas artsticas do incio do sculo XX retomaram os postulados do Realismo, tendncia marcada pela negao do cotidiano como elemento de inspirao. O Futurismo italiano, inspirando-se em elementos como fbricas, multides urbanas e mquinas, buscou a construo de uma nova sensibilidade para a apreenso das transformaes tecnolgicas do incio do sculo XX. A pintura expressionista, que conheceu seu auge nas dcadas iniciais do sculo XX, procurou atingir o pblico com quadros de grande intensidade dramtica, enfocando o drama humano frente aos dilemas trazidos pela industrializao. Uma das propostas do Cubismo era a reduo do corpo humano aos seus elementos geomtricos bsicos, como demonstra a produo artstica de Pablo Picasso, seu grande representante. O Impressionismo, na tentativa de se afastar dos padres acadmicos vigentes, buscou destacar o efeito da luz solar sobre os objetos, privilegiando a pintura ao ar livre no lugar da pintura dos atelis. Diferentes regimes polticos da Europa, especialmente o nazismo, reconheceram a importncia da esttica expressionista e adotaram-na como veculo de seus ideais sociais.

V-

Q - Aps a Segunda Guerra Mundial, ocorreu o chamado processo de descolonizao, que envolveu uma srie de lutas de libertao nacional ocorridas na frica e na sia. Sobre esse contexto, correto afirmar: FFVVFVFTodas as independncias africanas foram feitas em nome do liberalismo econmico; politicamente, seus lderes adotaram o regime democrtico norte-americano como modelo. Apesar de alguns episdios violentos, o processo de descolonizao das possesses portuguesas ocorreu de forma pacfica, permitindo uma transio que assegurou a estabilidade poltica dos novos pases. Nos processos de descolonizao da sia, assim como na frica, verificou-se a interveno da Unio Sovitica e dos Estados Unidos, interessados em fazer crescer suas reas de influncia. Os lderes dos movimentos africanos de independncia eram, em sua maioria, intelectuais formados nas universidades das metrpoles europias, preparados para se tornarem administradores coloniais. Embora importantes na definio das nacionalidades, as etnias e credos religiosos no tiveram papel significativo nos processos de independncia africanos e asiticos. A ndia foi uma das primeiras possesses coloniais a alcanar sua independncia, graas ao movimento de desobedincia civil encabeado por Mahatma Gandhi. As colnias europias na sia e frica conseguiram suas independncias como parte dos acordos de paz da Segunda Guerra; com esses acordos, os lderes aliados reconheceram o direito de autodeterminao dos povos.

Q - Na dcada de 1960, foi realizada uma interessante anlise do coronelismo na sociedade rural pernambucana. Seus autores afirmavam: O coronel torna-se, nos ltimos anos e sobretudo depois de 1945, figura de coaliso entre tempos e estruturas sociais. Herda o nome e a fora da velha ordem semi-patriarcal e semi-feudal; mas, ao tentar sobreviver ao processo de mudanas que a reverte, como que as incorpora e as promove, prolongando a sua existncia nos novos tempos. (VILAA, M. V.; ALBUQUERQUE, R. C. de. Coronel, coronis. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. p. 17-21.) Sobre esse fenmeno poltico o coronelismo , correto afirmar: FFVVFVO coronel foi uma figura poltica restrita a umas poucas regies do Brasil, particularmente quelas que estavam sendo ocupadas nos anos iniciais do sculo XX. O incio do coronelismo deu-se aps o golpe republicano, quando o Marechal Floriano concedeu a patente de coronel do exrcito a diversos chefes polticos locais que apoiavam as idias liberais do novo regime. Alm do poder econmico, os coronis exerceram seu domnio sobre as populaes rurais com a ajuda de bandos de homens armados, que ficaram conhecidos como jagunos. No contexto poltico da Primeira Repblica, os principais beneficiados das aes dos coronis eram os governadores dos estados, que recebiam apoio para a eleio de seus candidatos. De acordo com a citao acima, o coronelismo no conseguiu sobreviver s mudanas sociais e polticas promovidas durante o Estado Novo. Na vida poltica brasileira, o coronelismo entendido como a manifestao de um poder privado em estruturas polticas locais e regionais, com influncia na nomeao de cargos e nos diversos processos eleitorais.

Q - Nas dcadas de 1970 e 1980, o cinema norte-americano produziu diversos filmes sobre a participao dos Estados Unidos na Guerra do Vietn. Muitos deles apoiavam a interveno americana no conflito; outros, porm, criticavam essa poltica, manifestando posies antimilitaristas, como, por exemplo, Amargo Regresso (de H. Ashby, 1978), O Franco Atirador (de M. Cimino, 1978), Apocalypse Now (de F. F. Coppola, 1979), Nascido para Matar (de S. Kubrick, 1987) e Nascido em 4 de Julho (de O. Stone, 1989). Sobre a sociedade e a poltica norte-americanas das dcadas de 1960 e 1970, correto afirmar: FVOs Estados Unidos enviaram tropas para o Vietn em 1960, aps o Congresso americano declarar formalmente a guerra, atendendo a um pedido da Frana, pas que ainda exercia o domnio colonial da regio. Paralelamente ao conflito asitico, os Estados Unidos tambm intervieram militarmente na Repblica Dominicana, a pretexto de combater a presena comunista nas Amricas.

Na poltica interna, os movimentos pacifistas norte-americanos promoveram diversas manifestaes com o objetivo de pressionar o governo para que retirasse suas tropas do conflito vietnamita. F- Com o Acordo de Genebra, os Estados Unidos reconheceram sua derrota militar no Vietn, mas mantiveram aes de guerrilha em territrio norte-vietnamita at o final dos anos 1970. V- Ao final de sua participao na Guerra do Vietn, os Estados Unidos haviam sofrido, alm de pesadas perdas humanas e econmicas, um desgaste na sua imagem de potncia militar capaz de resolver conflitos internacionais. V- Devido aos gastos militares e alta dos preos do petrleo no mercado internacional, o governo e a sociedade norteamericana enfrentaram uma sria crise econmica, na dcada de 1970. Q - Em 1994, Fernando Henrique Cardoso, ento candidato Presidncia da Repblica, afirmava: O grande desafio histrico que temos que enfrentar e resolver justamente esse: redefinir um projeto de desenvolvimento que possa abrir para o Brasil a perspectiva de um futuro melhor de uma qualidade de vida decente para o conjunto da sociedade. (Mos obra Brasil. Proposta de Governo. Braslia, 1994. p. 9-11.) Sobre o Brasil da ltima dcada do sculo XX, correto afirmar: FFVFVFVJuntamente com a Argentina, o Brasil tem demonstrado sinais de afastamento comercial e diplomtico do Mercado Comum Europeu e dos pases asiticos. Graas s polticas econmicas protecionistas inseridas no Plano Real, no se verificou no Brasil, na dcada de 1990, a instalao de novas empresas transnacionais. Na agricultura, a produo de gros destinados exportao beneficiou-se de um modelo de explorao empresarial baseado na grande propriedade, na utilizao de maquinrio moderno e na reduo da mo-de-obra. Apesar de um grande nmero de problemas, o Plano Real conseguiu atingir uma de suas principais metas: manter o crescimento da economia nacional sem a necessidade de recorrer a financiamentos externos. Desde o incio do Plano Real, um dos principais problemas enfrentados pela populao brasileira o desemprego, causado, em grande parte, pelo aumento da importao de bens de consumo e pela alta dos juros. A partir de 1992, o Brasil passou a ser o pas que, dentre os integrantes do Mercosul, apresenta a maior renda per capita, em funo do baixo ndice de concentrao de riqueza de sua economia. Um dos principais programas do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso prope a venda de empresas estatais para a iniciativa privada. As estatais j privatizadas integravam principalmente os setores siderrgico, telefnico, eltrico e petroqumico.

V-

Q - Recentemente, Alan Greenspan, o presidente do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), declarou: Antes dos trgicos eventos de 11 de setembro, as discusses de economia internacional concentravam-se cada vez mais em questes relacionadas crescente integrao de nossas economias. A contenda que vnhamos testemunhando em torno da globalizao econmica era a verso do sculo XXI de debates sobre organizao social que remontam pelo menos ao alvorecer da revoluo industrial, sendo que muitas das razes intelectuais desses debates remontam h mais tempo ainda". (O Estado de So Paulo, 28 out. 2001. p. B12.) Com relao ao atual processo de integrao e interdependncia das economias nacionais, correto afirmar: VFVVVFA globalizao um processo complexo: alm da dinmica dos mercados, os aspectos culturais tambm desempenham a um papel relevante. No incio de 2001, o Brasil aderiu rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), atendendo a disposies contidas no acordo assinado com o Fundo Monetrio Internacional (FMI). Visando a integrao de mercados, o Mercosul prev a eliminao de tarifas internas de importao e o livre trnsito de trabalhadores e de capitais entre os pases signatrios do acordo. A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) foi criada para mediar conflitos e facilitar a realizao de acordos entre empresas mundiais, de modo a viabilizar o comrcio internacional. A economia globalizada tem gerado a criao de mercados regionais, como o caso do Mercado Comum do Sul (Mercosul), do Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA) e do Mercado Comum Europeu (MCE). Para racionalizar a produo e diminuir seus custos de operao, as grandes empresas transnacionais tm concentrado suas instalaes industriais nos pases mais desenvolvidos.

Potrebbero piacerti anche