Sei sulla pagina 1di 8

Colgio Voo Livre Trabalho gora 2011 Disciplina: Educao Fsica Professor: Edson

Atividade Fsica e Sade Caminhada

Alunas: Nathlia Azevedo Stefny Rodrigues Vitria Aparecida Serie: 9 ano

Planaltina de Gois, 17 de Agosto de 2011

Introduo: Neste trabalho, apresentamos uma prvia do contedo que ser apresentado na Feira Cultural- gora, em uma exposio onde iremos explicar sobre Atividade Fsica e Sade, onde mostraremos a importncia da mesma em ser praticada e os benefcios que eles trazem a sade de uma pessoa. Tambm ira ser apresentada as conseqncias em no praticar os exerccios e ocorrer um sedentarismo. Em contedo especfico, apresentamos a caminhada, contendo a importncia em ser praticada, dez dicas para uma boa caminhada e uma entrevista com uma moradora de Planaltina de Gois que pratica a caminhada.

As atividades fsicas contribuem para a preveno de doenas, combate a obesidade melhora a auto-estima, especialmente de pessoas na melhor idade. Exerccios regulares so fundamentais para uma vida saudvel e um corpo em forma. Mas a pratica requer cuidados, porque exerccios mal feitos podem trazer riscos sade. E qual a prtica mais adequada terceira idade? Sem dvida alguma, a caminhada (uma das atividades fsicas que apresenta os ndices mais satisfatrios em ganho de qualidade de vida, especialmente por ser uma aliada importante no combate ao sedentarismo). No entanto, se no for praticada de maneira correta, o hbito de caminhar pode trazer problemas para a sade das pessoas.

Porque importante caminhar?


1. A caminhada uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular, fortalece membros inferiores, alm de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) 2. Na caminhada, os riscos de leses ortopdicas e cardiovasculares so mnimos em comparao a outras atividades. 3. A caminhada um excelente exerccio para atingir um condicionamento fsico saudvel.

4. Assim como os msculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades fsicas. Os melhores exerccios para os ossos so os exerccios de sustentao de peso, que foram a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exerccios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculao e dana. 5. Um estudo comparado, no qual mulheres idosas foram observadas durante alguns anos, mostrou que as que se exercitaram durante o perodo tiveram um aumento da massa ssea de 2,3%. J as mulheres que permaneceram sedentrias mostraram uma diminuio de 3,3% da massa ssea.

10 Dicas essenciais para uma boa caminhada!


1. Avaliao Mdica: Antes de iniciar a prtica da caminhada a necessria fazer uma avaliao mdica, incluindo a execuo de exames como eletrocardiograma e hemograma. 2. Respirar corretamente: -O ideal inspirar pelo nariz, que tem mecanismo para filtrar o ar e permitir uma ventilao mais eficiente e segura. -Para expirar, o melhor utilizar a boca, o que torna de ar mais rpida, j que a boca bem maior que as duas narinas. 3. Postura -A cabea deve estar centrada nos ombros, o olho focaliza o horizonte, em linha reta, o queixo e a cabea acompanham o olhar (nem para cima, nem para baixo). Os ombros devem estar relaxados. Evite inclin-los para frente ou para os lados. O trax fica em posio normal, sem desvios para frente ou para trs. Os braos devem estar para baixo, levemente dobrados. O balano dos braos durante a caminhada deve ser natural e suave. -Para proteger a coluna, o abdome deve estar contrado, estvel e ereto. 4. Alongamento Apoiar as mos na parede flexione o joelho da perna direita frente do corpo, enquanto a outra fica estendida para trs. Troque a posio, utilizando a perna esquerda -Apoiar a ponta do p direito na beirada da calada e deixe que o calcanhar se abaixar. Repita o movimento com o p esquerdo. -Apoiar a perna direita na parede e direcione o tronco em sentido do p , repita o alongamento com a perna esquerda. -Sentar-se com os ps juntos (formato borboleta), deixando que os joelhos caiem para os lados. Mantenha o corpo ereto, alinhando a coluna. -Separe as pernas e desa com as mos em direo ao cho. Deixe seu corpo relaxar completamente. No necessrio tocar ao cho. -Entrelace os dedos e eleve as palmas das mos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o exerccio.

5. Praticar com Regularidade Os exerccios fsicos devem ser realizados de forma regular trs vezes por semana, com intervalo entre as sesses de 24 48 horas. 6. Cuidados com os ps -Quando comprar um calado para caminhadas prefira os tnis. As principais marcas de tnis oferecem diversos modelos com sistema de amortecimento, que atenuam o impacto do p no solo. 7. Roupas adequadas Roupas claras e leves Roupas claras e leves so ideais para caminhar. Evite roupas apertadas que possam comprometer a respirao e os movimentos. 8. Alimentao e Hidratao Para evitar queda de presso, nuseas e fadiga, antes de caminhar faa uma refeio leve, base de frutas e sucos. Mantenha a hidratao adequada antes, durante e aps a atividade fsica. Beba gua! Jamais substitua a gua por refrigerantes. 9. Local Apropriado muito importante que a caminhada seja realizada em parques ou praas. O terreno plano recomendado para evitar quedas. Locais poludos no so recomendados. 10. Bons pensamentos Quando sair para caminhar deixe as preocupaes de lado. Tente cultivar bons pensamentos e utilizar a caminhada para relaxar.

Para quem no pratica a caminhada, pode se tornar sedentrio, trazendo vrias conseqncias para o organismo, como por exemplo, alm do excesso de peso, pode ter hipertenso, doenas respiratrias e at mesmo diabete. Hoje mais de 60% da populao no pratica nenhum tipo de atividade fsica. O sedentarismo classificado como uma doena e atinge a cada vez mais pessoas no mundo. A prtica da caminhada traz benefcios sade, como: Ajuda a controlar o peso. Diminui a presso sangunea. Reduz o risco de desenvolver a presso alta. Diminui o risco de desenvolver doenas, como a diabete. Ajuda a manter ossos, msculos e articulaes saudveis. Ajuda a premunir e diminuir a obesidade. Promove o bem-estar.

Entrevista
Pessoas que fazem caminhada na praa de Planaltina de Gois :

1. 2. 3. 4. 5.

Porque voc faz caminhada? Voc gosta de caminhar? Por qu? Voc faz alongamento antes depois de caminhar? Voc se hidrata antes, durante, e depois de caminhar? Voc fez uma avaliao mdica antes de praticar a caminhada?

Respostas:
1. Estou comeando agora a pedido mdico para o controle de presso arterial, mas est sendo difcil 2. No, porque estou fazendo sozinha, no tenho algum que me motive. 3. Fao aps, porque j me exercito no trabalho dirio em casa e noite j estou aquecida. 4. Somente depois, esqueo de levar gua. 5. Sim, indicao da nefrologista e ginecologista.

Potrebbero piacerti anche