Sei sulla pagina 1di 11

Ensino religioso na escola pblica

Ensino religioso na escola pblica: o retorno de uma polmica recorrente


Carlos Roberto Jamil Cury
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educao Universidade Catlica de Minas Gerais, Programa de Ps-Graduao em Educao

Introduo O ensino religioso mais do que aparenta ser, isto , um componente curricular em escolas. Por trs dele se oculta uma dialtica entre secularizao e laicidade no interior de contextos histricos e culturais precisos. Nas sociedades ocidentais e mais especificamente a partir da modernidade, a religio deixou de ser o componente da origem do poder terreno (deslocado para a figura do indivduo) e, lentamente, foi cedendo espao para que o Estado se distanciasse das religies. O Estado se tornou laico, vale dizer tornou-se eqidistante dos cultos religiosos sem assumir um deles como religio oficial. A modernidade vai se distanciando cada vez mais do cujus regio, ejus religio. A laicidade, ao condizer com a liberdade de expresso, de conscincia e de culto, no pode conviver com um Estado portador de uma confisso. Por outro lado, o Estado laico no adota a religio da irreligio ou da anti-religiosidade. Ao respeitar todos os cultos e no adotar nenhum, o Estado libera as igrejas de um con-

trole no que toca especificidade do religioso e se libera do controle religioso. Isso quer dizer, ao mesmo tempo, o deslocamento do religioso do estatal para o privado e a assuno da laicidade como um conceito referido ao poder de Estado. J a secularizao um processo social em que os indivduos ou grupos sociais vo se distanciando de normas religiosas quanto ao ciclo do tempo, quanto a regras e costumes e mesmo com relao definio ltima de valores. Um Estado pode ser laico e, ao mesmo tempo, presidir a uma sociedade mais ou menos secular, mais ou menos religiosa. Grupos sociais podem professar-se agnsticos, ateus, outros preferem o reencantamento do mundo, muitos continuaro seguindo vrias e variadas confisses religiosas e todos podem convergir na busca da paz (Zanone, 1986 apud Bobbio et al., p. 670-674). Por outro lado, no menos real verificar-se a existncia de polmicas com fundo religioso explcito: o caso da proposta de afirmao do cristianismo na Constituio da Unio Europia, cujo texto no incluiu o patrimnio cristo como um valor da Europa, a presena dos crucifixos em prdios pblicos da Itlia,

Revista Brasileira de Educao

183

Carlos Roberto Jamil Cury

dos vus das moas de grupos islmicos nas escolas francesas e a recente polmica entre criacionismo e evolucionismo nos currculos das escolas estaduais do Rio de Janeiro, em nosso pas. O ensino religioso problemtico, visto que envolve o necessrio distanciamento do Estado laico ante o particularismo prprio dos credos religiosos. Cada vez que este problema compareceu cena dos projetos educacionais, sempre veio carregado de uma discusso intensa em torno de sua presena e factibilidade em um pas laico e multicultural.1 O ensino religioso no Brasil Em nosso pas, o ensino religioso, legalmente aceito como parte dos currculos das escolas oficiais do ensino fundamental, na medida em que envolve a questo da laicidade do Estado, a secularizao da cultura, a realidade socioantropolgica dos mltiplos credos e a face existencial de cada indivduo, tornase uma questo de alta complexidade e de profundo teor polmico (Cury, 1993). No caso do Brasil, antes de mais nada, cumpre recordar dispositivos constitucionais que remetem problemtica em discusso e que permitem maior amplido da temtica. Assim, diz o art. 19 da Constituio Federal de 1988:
vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico;

haver campos de mtua cooperao em prol do interesse pblico, como o caso de servios filantrpicos. Alm disso, o art. 1, inciso III, pe como fundamento da Repblica a dignidade da pessoa humana. J o art. 3, inciso IV, coloca como objetivo da Repblica a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Se a cidadania fundamento da Repblica, a prevalncia dos direitos humanos um dos princpios de nossas relaes internacionais. Portanto, h aqui, luz da dignidade da pessoa humana, o repdio a toda e qualquer forma de discriminao e a assinalao de objetivos maiores como a cidadania em nvel nacional e os direitos humanos em nvel internacional. No contente com esses dispositivos, a Constituio Federal explicita no longo e detalhado art. 5 uma pletora de direitos e deveres individuais e coletivos entre os quais se pode citar os incisos:
VI inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; VII assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; VIII ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei.

A laicidade clara, o respeito aos cultos insofismvel e quando a lei assim o determinar pode

Esse conjunto de princpios, fundamentos e objetivos constitucionais,2 por si ss, dariam amplas condies para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opes, as igrejas, os cultos, os siste-

2 1

Princpios so concepes de mundo fundantes de um as-

Tal polmica ocorreu em outros diversos pases, sendo o

sunto; fundamentos so as regras bsicas que legitimam e autorizam a existncia de uma organizao e objetivos so metas a serem atingidas e efetivadas.

caso mais emblemtico o da Frana (cf. Poulat, 1987, especialmente o captulo VIII).

184

Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27

Ensino religioso na escola pblica

mas filosfico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiis, manter crentes, manifestar convices, ensinar seus princpios, fundamentos e objetivos e estimular prticas em seus prprios ambientes e locais. Afinal, hoje mais do que ontem, as igrejas dispem de meios de comunicao de massa, em especial as redes de televiso ou programas religiosos em canais de difuso. No caso do Brasil, a Constituio Federal de 1988, seguindo praticamente todas as outras constituies federais desde 1934 e atendendo a presso de grupos religiosos, inclui o ensino religioso dentro de um dispositivo constitucional como disciplina3 em seu art. 210, 1: O ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. H que se destacar aqui que o ensino religioso de matrcula facultativa. Trata-se de um dispositivo vinculante. Logo, um princpio nacional e abrange o conjunto dos sistemas e suas respectivas redes pblicas e privadas. A lei n 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em sua verso original, dizia, no art. 33:
O ensino religioso, de matrcula facultativa, constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem nus para os cofres pblicos, de acordo com as preferncias manifestadas pelos alunos ou por seus responsveis, em carter: I confessional, de acordo com a opo religiosa do aluno ou do seu responsvel, ministrado por professores ou orientadores religiosos preparados e credenciados pelas respectivas igrejas ou entidades religiosas; ou II interconfessional, resultante de acordo entre as diversas entidades religiosas, que se responsabilizaro pela elaborao do respectivo programa.

Em parecer normativo relativo ao assunto, ainda na vigncia da primeira redao do art. 33, o Conselho Nacional de Educao (CNE), atravs do parecer CNE n 05/974 se pronunciou a fim de dirimir a questo relativa aos nus financeiros da oferta desta disciplina pelo poder pblico j que haveria violao do art. 19 da Constituio Federal que veda a subveno a cultos religiosos e a igrejas. E afirmava tambm:
[...] por ensino religioso se entende o espao que a escola pblica abre para que estudantes, facultativamente, se iniciem ou se aperfeioem numa determinada religio. Desse ponto de vista, somente as igrejas, individualmente ou associadas, podero credenciar seus representantes para ocupar o espao como resposta demanda dos alunos de uma determinada escola. (p. 2)

Essa redao no agradou vrias autoridades religiosas, em especial as catlicas, cujo objetivo inicial era pressionar a presidncia da Repblica a fazer uso do seu direito de veto. O prprio Executivo assumiu, ento, o compromisso de alterar o art. 33 mediante projeto de lei, da resultando a lei n 9.475/97. Por ela, o art. 33 passou a ser expresso nos seguintes termos:
O ensino religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 1 Os sistemas de ensino regulamentaro os procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso e estabelecero as normas para a habilitao e admisso dos professores. 2 Os sistemas de ensino ouviro entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso.

sempre discutvel que uma Constituio obrigue a ofer4

ta de uma disciplina, sobretudo de presena to tradicional quanto polmica ante seus desdobramentos e o mandamento do art. 19.

Disponvel em: <www.mec.gov.br/cne/pareceres> (pare-

ceres normativos do Conselho Pleno). Acesso em: jun. 2004.

Revista Brasileira de Educao

185

Carlos Roberto Jamil Cury

Mantido o princpio constitucional da oferta obrigatria e matrcula facultativa para todos da disciplina nos horrios normais, no ensino fundamental, a nova verso omissa quanto anterior vedao de nus para os cofres pblicos, abrindo a possibilidade de recursos pblicos dos sistemas para essa oferta, mas vedando explicitamente qualquer forma de proselitismo e impondo o respeito diversidade cultural religiosa no Brasil. Esses dois ltimos dispositivos no s combinam com os princpios constitucionais j citados como permitem uma articulao com os princpios de respeito tolerncia e apreo liberdade, expostos no inciso IV do art. 3 da LDB. Ao mesmo tempo, a nova redao introduz um novo aposto: o ensino religioso parte integrante da formao do cidado. Salta vista a inadequao dessa introduo num assunto que toca diretamente ao direito diferena e liberdade. Em contrapartida, os dois pargrafos postos na nova verso deixam como incumbncia do poder pblico regulamentar os procedimentos para a definio dos contedos do ensino religioso. Como se sabe, procedimentos so formas estabelecidas em ordenamento legal para cumprir os trmites de um processo administrativo (Di Pietro, 2004, p. 530-531). Cabe ainda aos poderes pblicos de cada sistema de ensino estabelecer as normas para a habilitao e admisso dos professores. Atravs do parecer CNE n 12/97, a Cmara de Educao Bsica se pronunciou sobre a incluso do ensino religioso para efeito da totalizao do mnimo de 800 horas. O parecer diz que a resposta no, devido ao fato de a matrcula ser facultativa e a disciplina fazer parte da liberdade das escolas.5 A mesma Cmara, em resposta solicitao da Secretaria de Estado da Educao de Santa Catarina que pedia maior explicitao do assunto mbito das 800 horas obrigatrias no ensino fundamental, se pronunciou, atravs do parecer n 16/98, de modo a incentivar o ensino religioso interconfessional e ecu-

mnico e a confirmar o desenvolvimento de um currculo com 840 (oitocentas e quarenta) horas anuais, o que propicia, com grande facilidade, o cumprimento do preceito legal do ensino religioso. Alm disso, no histrico do parecer, o relator enuncia que a normatividade vigente implica na oferta regular, para aqueles alunos que no optam pelo ensino religioso, nos mesmos horrios, outros contedos de formao geral [...]. Por sua vez, o Conselho Pleno do CNE pronunciou-se sobre a formao de professores para o ensino religioso por meio do parecer CP/CNE n 097/99, na medida em que a nova redao incumbe ao poder estatal a definio das normas para habilitao e admisso dos professores desta disciplina. Diz o parecer, em vrios trechos importantes:
Nesta formulao [da lei n 9.475/97] a matria parece fugir competncia deste Conselho, pois a questo da fixao de contedos e habilitao e admisso dos professores fica a cargo dos diferentes sistemas de ensino. Entretanto, a questo se recoloca para o Conselho no que diz respeito formao de professores para o ensino religioso, em nvel superior, no Sistema Federal de Ensino. [...] A Lei n 9.475 no se refere formao de professores, isto , ao estabelecimento de cursos que habilitem para esta docncia, mas atribui aos sistemas de ensino to somente o estabelecimento de normas para habilitao e admisso de professores. [...] Considerando estas questes preciso evitar que o Estado interfira na vida religiosa da populao e na autonomia dos sistemas de ensino. [...] Esta parece ser, realmente, a questo crucial: a imperiosa necessidade, por parte do Estado, de no interferir e, portanto, no se manifestar sobre qual o contedo ou a validade desta ou daquela posio religiosa, de decidir sobre o carter mais ou menos ecumnico de contedos propostos [...] (p. 3)

E conclui:
[...] no cabe Unio determinar, direta ou indiretamente, contedos curriculares que orientem a formao religiosa

Pessoalmente, entendo que essa liberdade tambm faz par-

dos professores, o que interferiria tanto na liberdade de crena como nas decises do estados e municpios referentes

te das liberdades individuais e do teor do art. 210 da Constituio.

186

Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27

Ensino religioso na escola pblica

organizao dos cursos em seus sistemas de ensino, no lhe compete autorizar, nem reconhecer, nem avaliar cursos de licenciatura em ensino religioso, cujos diplomas tenham validade nacional. (p. 4)

Outro ponto, posto na lei n 9.475/97, refere-se oitiva obrigatria de entidade civil, constituda pelas diferentes denominaes religiosas, para a definio dos contedos do ensino religioso. Portanto, o que transparece a necessria articulao do poder pblico dos sistemas com essa entidade civil multirreligiosa que, a rigor, deveria representar um frum de cujo consenso emanaria a definio dos contedos dessa disciplina. Nesse caso, complicado que um texto legal imponha a existncia de uma entidade civil, sendo que alguma denominao religiosa pode no aceit-la. V-se, pois, que o ensino religioso ficaria livre dessa complexidade poltico-burocrtica caso se mantivesse no mbito dos respectivos cultos e igrejas em seus espaos e templos. Mas, dada a obrigatoriedade da oferta nas escolas pblicas e o carter facultativo de sua freqncia para o conjunto dos alunos, importa refletir um pouco sobre aspectos da religiosidade que podem ser teis em favor da tese da importncia da religio. Religio A etimologia do termo religio, donde procede o termo religioso, pode nos dar uma primeira aproximao do seu significado. Religio vem do verbo latino religare (re-ligare). Religar tanto pode ser um novo liame entre um sujeito e um objeto, um sujeito e outro sujeito, como tambm entre um objeto e outro objeto. Obviamente, o religar supe ou um momento originrio sem a dualidade sujeito/objeto ou um elo primrio (ligar) que, uma vez desfeito, admite uma nova ligao (re-ligar). A presena entre os homens de situaes indicadoras e reveladoras de guerra e violncia, de fratura social, dos desastres ecolgicos e das formas de desigualdade, discriminao e opresso, entre muitas ou-

tras, sempre se chocou com a considerao do outro como um igual. O relato bblico de Caim e Abel emblemtico. fraternidade originria se segue o fratricdio e da a busca dos mltiplos caminhos de recuperao da irmandade perdida. Algo semelhante se pode depreender do relato mtico grego de Chronos, que chegava mesmo a devorar seus filhos. Tambm o jusnaturalismo, na verso hobbesiana, rechaa a idia de um homem naturalmente social, como queriam os clssicos e os medievos, e advoga o homo homini lupus. Busca-se um novo elo de ligao entre os humanos, iguais entre si. A estes caminhos de religao, muitos nomes foram dados, da nascendo tambm mltiplas maneiras de religaes, civis, laicas ou sacrais. Entre outras denominaes pode-se citar a via de reconstruo racional da vida social e poltica pelo pacto ou contrato racionais, a fraternidade universal realizada, a humanidade altrusta, o reino da liberdade, a justia na igualdade, o abrao do lobo com a ovelha nos novos cus e nas novas terras, a paz perptua e tambm a ligao do homem com a divindade. Tal dimenso da religao, contudo, supe um vetor crtico que elimine, gradualmente ou de vez, o fratricdio ou seus resqucios e seqelas. Este vetor ora se denominou o fim das desigualdades, das discriminaes de qualquer natureza pelo reconhecimento da essncia universal igualitria entre todos os entes humanos, ora se denominou o fim da explorao e opresso alheias. Vrios so os documentos de carter internacional que expressam a dignidade igualitria da pessoa humana atravs de declaraes universais. No Brasil, a Constituio Federal de 1988, em vrios artigos, principalmente nos cinco primeiros, endossa, de modo inconcusso, a dignidade da pessoa humana e o carter igualitrio dos seres humanos. Todo ente humano , em sua individualidade, uma pessoa moral, e neste ponto reside o carter ao mesmo tempo universal e igualitrio de todos. da conscincia dessa realidade fundante, negada pelas inmeras formas opressivas de vida e de relaes sociais, que nascem os combates aos mais diferentes modos de dominao, desigualdade, discriminao e explorao. Surgem tambm dimenses

Revista Brasileira de Educao

187

Carlos Roberto Jamil Cury

afirmativas e propositivas da pluralidade de caminhos no af do reconhecimento universal do parentesco humano e sua religao fraterna e livre. Ao lado deste reconhecimento de novo congraamento entre os homens, mltiplos tambm so os caminhos pelos quais os homens vo cata de sua origem comum. Para uns, a religao um retorno ampliado a uma comunho csmica e telrica. Para outros, o surgimento da vida, o encantamento com o cu estrelado e com a conscincia interior de cada qual inspiraram postular a passagem do universo terreno ao universo da transcendncia ou, em outros termos, no encontro do outro com o Outro. Esta passagem para uns, uma questo de argumento lgico, para outros um salto na f significou o aparecimento de mltiplas modalidades de expressar a religao do homem com o Transcendente. Ao mesmo tempo, tal religao foi a oportunidade para que muitos tambm expressassem um humanismo radical no mbito exclusivo da terrenalidade e da temporalidade. Dentro desta multiplicidade, historicamente objeto de afirmaes contundentes a favor ou contra a liberdade de religio e de expresso religiosa, as denominadas religies do livro (Bblia, Tora e Alcoro) e do monotesmo enunciam a afirmao do encontro entre o Deus nico e sua ligao criadora com o mundo e com os seres humanos. E a religio seria, ante o distanciamento dos homens entre si e deles com o seu Criador, um caminho de reencontro e de religao mtuos. Outras manifestaes de carter religioso, mstico, csmico ou transcendental tambm aspiram por um reencontro do ser humano e do conjunto dos seres humanos vivos ou j mortos com a Totalidade. Contudo, a realizao histrica de tentativas de re-encontro nem sempre se deu luz do respeito mtuo e nem da visada do outro como radicalmente humano e igual. Crispaes fundamentalistas, comunitarismos identitrios exarcebados, intolerncias advindas da autoatribuio de um povo eleito a um segmento humano ou at mesmo a autoafirmao de uma verso verdadeira, concepes de liames intrnsecos entre

religio e nao e/ou etnias, j conduziram a inmeras formas de violncia e de guerras religiosas. O oposto da religao, o oposto da religio. A contempornea celebrao do ecumenismo, dentro e fora das religies, repudia o dogmatismo e a intolerncia, alm de se bater pelo respeito recproco, pela liberdade de conscincia, de crena, de expresso e de culto, tende busca de uma efetivao histrica do reconhecimento da igualdade essencial entre todos os seres humanos. Todas as tradies religiosas, tenham elas origens em quaisquer regies ou povos da terra, merecem respeito e, portanto, devem contar com a pluralidade cultural dos diferentes modos de se buscar a religao. Estes princpios so, hoje, componentes inarredveis da Constituio Federal de 1988 e expressamente reafirmados na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e nos pareceres do Conselho Nacional de Educao relativos educao bsica. Um pouco de histria Com a contribuio diversa e diversificada que o constituiu, o Brasil, por meio de suas elites, nem sempre se pautou pelos princpios mencionados anteriormente. Negros escravizados, ndios reduzidos e brancos conflitantes em lutas religiosas se encontraram em um quadro de intolerncia, desrespeito e imposio de credos. As sofridas experincias histricas, nem sempre superadas pela prtica no reconhecimento da igualdade essencial de todos e da liberdade religiosa, impulsionaram a afirmao da igualdade e a busca do direito diferena tambm no campo religioso. De um pas oficialmente catlico pela Constituio Imperial, nos fizemos laicos pela Carta Magna de 1891 com o reconhecimento da liberdade de religio e de expresso religiosa, vedando-se ao Estado o estabelecimento de cultos, sua subveno ou formas de aliana. Essa primeira Constituio Republicana, ao mesmo tempo em que reconhece a mais ampla liberdade de cultos, pune tambm a ofensa a estes como crimes contra o sentimento religioso das pes-

188

Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27

Ensino religioso na escola pblica

soas. O ensino oficial, em qualquer nvel de governo e da escolarizao, tornou-se laico, ao contrrio do Imprio em que a obrigatoriedade do ensino religioso se fazia presente. Entretanto, desde a proibio do ensino religioso nas escolas oficiais em 1891, a Igreja catlica se empenhou no restabelecimento desta disciplina ora no mbito dos estados, ora no mbito nacional, sobretudo por ocasio de mudanas constitucionais. Tmidos retornos nos estados, forte na proposio da Reviso Constitucional de 1926, bem-sucedida por ocasio da reforma educacional do ministro Francisco Campos na dcada de trinta, a disciplina retornou s escolas pblicas atravs de decreto, inicialmente fora do horrio normal das outras disciplinas e depois dentro do mesmo horrio. Com efeito, o ensino religioso aparece em todas as constituies federais desde 1934, sob a figura de matrcula facultativa. Mas tal permanncia no se deu sem conflitos, empolgando sempre seus propugnadores e crticos, fazendo com que os debates, no mbito da representao poltica, bem como no interior da sociedade civil, se revestissem de contenda e paixo. Os argumentos pr e contra fazem parte de um captulo prprio da histria da educao brasileira, nas mais diferentes legislaes sobre o ensino. Mas importante ressalvar que, desde o decreto sobre o ensino religioso de 1931 at hoje, tal disciplina sempre foi caracterizada como de matrcula facultativa para uma oferta obrigatria, embora sob as leis orgnicas do Estado Novo at 1946 ela tambm fosse de oferta facultativa. O carter facultativo O carter facultativo da oferta do ensino religioso merece uma pequena reflexo. Ser facultativo no ser obrigatrio na medida em que no um dever. O carter facultativo caminha na direo de salvaguardas para no ofender o princpio da laicidade. O mesmo pode-se dizer da vedao de quaisquer formas de proselitismo e do fato de deixar a uma entidade civil multirreligiosa a definio de contedos. Como diz o parecer CP/CNE n 05/97:

A Constituio apenas reconhece a importncia do ensino religioso para a formao bsica comum do perodo de maturao da criana e do adolescente que coincide com o ensino fundamental e permite uma colaborao entre as partes, desde que estabelecida em vista do interesse pblico e respeitando pela matrcula facultativa opes religiosas diferenciadas ou mesmo a dispensa de freqncia de tal ensino na escola. (p. 2)

O carter facultativo de qualquer coisa implica o livre-arbtrio da pessoa responsvel por realizar ou deixar de realizar algo que se lhe proposto. A faculdade implica pois a possibilidade de poder fazer ou no, de agir ou no como algo inerente ao direito subjetivo da pessoa. Ora, para que o carter facultativo seja efetivo e a possibilidade de escolha se exera como tal, necessrio que, dentro de um espao regrado como o o das instituies escolares, haja a oportunidade de opo entre o ensino religioso e outra atividade pedaggica igualmente significativa para tantos quantos que no fizerem a escolha pelo primeiro. No se configura como opo a inatividade, a dispensa ou as situaes de apartamento em locais que gerem constrangimento. Ora, essa(s) atividade(s) pedaggica(s) alternativa(s), constante(s) do projeto pedaggico do estabelecimento escolar, igualmente ao ensino religioso, devero merecer, da parte da escola para os pais ou alunos, a devida comunicao, a fim de que estes possam manifestar sua vontade perante uma das alternativas. Este exerccio de escolha, ento, ser um momento importante para a famlia e os alunos exercerem conscientemente a dimenso da liberdade como elemento constituinte da cidadania. Recentemente saiu um livro com um dilogo magnfico entre Norberto Bobbio e Mauruzio Viroli (2002). Nele, os dois intelectuais agnsticos conversam sobre o sentido da Repblica. O sexto captulo do livro se intitula Temor a Deus, amor a Deus. Partindo do captulo anterior, sobre Direitos e deveres, no qual ambos constatam o desaparecimento do sentimento de vergonha, conseqente ao arrefecimento da conscincia moral, passam a discutir sobre as diferenas entre caridade leiga e caridade crist, os

Revista Brasileira de Educao

189

Carlos Roberto Jamil Cury

limites do mistrio e outros trechos estupendos. Reproduzo um trecho em favor de uma educao religiosa que, conduzida nos espaos prprios das igrejas, abriria espao para um ensino extra-escolar mais pleno de sentido.
Os catlicos [diz Viroli] falam de solidariedade, de caridade e de compaixo, e alm de falar, praticam. E ns, laicos? Temos uma concepo de caridade, da compaixo e da solidariedade distinta daquela dos catlicos? Creio que exista uma diferena importante entre a caridade laica e a caridade crist. A caridade crist Cristo que compartilha com voc o sofrimento; partilhar o sofrimento. A caridade laica tambm partilhar o sofrimento, mas tambm desprezo contra aqueles que so responsveis pelo sofrimento. o desprezo que promove a fora interior para lutar contra as causas do sofrimento. exatamente porque quem no possui uma f religiosa no v qualquer valor no sofrimento que os homens padecem devido a outros homens e porque no acredita na possibilidade ou no valor de um prmio em outra vida, que a caridade laica procura, se pode, o remdio para o sofrimento, alm de lenir o sofrimento do oprimido. Impele os oprimidos a combater a causa da opresso. (p. 67-68)

De todo modo, os princpios constitucionais e legais obrigam os educadores todos a se pautar pelo respeito s diferenas religiosas, pelo respeito ao sentimento religioso e liberdade de conscincia, de crena, de expresso e de culto, reconhecida a igualdade e dignidade de toda pessoa humana. Tais princpios conduzem crtica todas as formas que discriminem ou pervertam esta dignidade inalienvel dos seres humanos.
CARLOS ROBERTO JAMIL CURY, doutor em educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e com psdoutorado na Frana (Paris V e cole des Hautes tudes) professor emrito da Universidade Federal de Minas Gerais e professor no Programa de Ps-Graduao em Educao da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Foi membro do Conselho Nacional de Educao no perodo 1996-2004. Publicaes mais importantes: Ideologia e educao brasileira (So Paulo: Cortez, 1978); A relao educao-sociedade-estado pela mediao jurdico-constitucional (em colaborao com Jos Silvrio Baa Horta e Osmar Fvero, In: A educao nas constituintes brasileiras, 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996, p. 5-30); Medo liberdade e compromisso democrtico: da LDB ao Plano Nacional de Educao (com Jos Silvrio Baa Horta e Vera Lcia Alves de Brito. So Paulo: Ed. do Brasil, 1977); Cidadania repu-

Bobbio continua: Creio que voc esteja contrapondo a justia caridade. Este um grande tema da cultura laica. A ausncia de ensino religioso nas escolas no impede que a cultura religiosa (caridade), ministrada nos seus espaos prprios, se expanda para um servio desinteressado, humanamente desinteressado, ainda que inspirado na idia de que o servio uma boa obra, que merecer a glria do Senhor (Bobbio in Bobbio & Viroli, 2002, p. 69) e, nesse sentido, se aproxime do senso de justia da caridade laica que no pode prometer nada, seno a satisfao da conscincia (idem, ibidem). E ambas, de acordo com esses intelectuais, podem unir-se na necessidade de haver direitos sociais sustentados por leis da Repblica e financiados com recursos pblicos sem que se dispense a caridade praticada pelas associaes voluntrias (Viroli in Bobbio & Viroli, 2002, p. 73).

blicana e legislao educacional (Rio de Janeiro: DP&A, 2001); Direito educao: direito igualdade, direito diferena (Cadernos de Pesquisa, n 116, jul. 2002, p. 245-262). E-mail: crjcury.bh@terra. com.br

Referncias bibliogrficas
BRASIL, (1988). Constituio: Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, Servio Grfico. , (1996). Lei n 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia: Dirio Oficial da Unio, 20 de dezembro de 1996, seo I. BRASIL, MINISTRIO DA EDUCAO (1997). Lei n 9.475/ 97, d nova redao ao artigo 33 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia: Dirio Oficial da Unio, 23 de julho e 1997, seo I. BRASIL, MINISTRIO DA EDUCAO, CONSELHO NACIO-

190

Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27

Ensino religioso na escola pblica

NAL DE EDUCAO, Parecer CP/CNE 05/97, sobre formao de professores para o ensino religioso na escola pblica do ensino fundamental. . CMARA DE EDUCAO BSICA, Parecer 012/ 97, esclarecendo dvidas sobre a Lei n 9.394/96, em complemento ao parecer CEB/05/97. . Parecer 016/98, sobre carga horria do ensino religioso no ensino fundamental. . CONSELHO PLENO, Parecer 097/97, sobre a formao de professores para o ensino religioso na escola pblica do ensino fundamental. BAUBROT, Jean, (1990). Vers um nouveau pacte laque? Paris: Seuil. BOBBIO, Norberto, VIROLI, Maurizio, (2002). Dilogo em torno da Repblica: os grandes temas da poltica e da cidadania. Rio de Janeiro: Campus. CASTRO, Marcelo Lcio Ottoni de, (1998). A educao na Constituio de 1988 e a LDB. Braslia: Andr Quinc.

CURY, Carlos Roberto Jamil, (1993). Ensino religioso e escola pblica: o curso histrico de uma polmica entre a Igreja e o Estado no Brasil. Belo Horizonte: Faculdade de Educao da UFMG, Educao em Revista, n 17, jun., p. 20-37. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella, (2004). Direito administrativo. So Paulo: Atlas. MALISKA, Marcos Augusto, (2001). O direito educao e a Constituio. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor. POULAT, mile, (1987). Liberte, Laiccit: la guerre ds deux France et le prncipe de la modernit. Paris: Cerf & Cujas. TOMS, Antonio Fernndez, (2001). La Carta de Derechos Fundamentales de la Unin Europea. Valencia: Tirant lo Blanch. ZANONE, Valerio, (1986). Verbete sobre o laicismo. In: BOBBIO, Norberto et al. (orgs.). Dicionrio de poltica. 2 ed. Braslia: Editora UnB, p. 670-674.

Recebido em maio de 2004 Aprovado em junho de 2004

Revista Brasileira de Educao

191

Resumos/Abstracts

Um paradoxo est presente na atual constituio material, enredando a funo docente e a natureza da educao de muitos modos. O discurso das reformas educacionais o manifesta em muitos contextos. o paradoxo da nossa condio: de um lado, a servido voluntria proposta pelo ps-fordismo, de outro, um quantum de liberao pleno de possibilidades. A atividade docente est lanada entre, ou no meio desse paradoxo. Pois ela afetada de diversas maneiras no momento em que se rompe o lao entre o trabalho e a produo da riqueza (o que muda a insero produtiva dos indivduos), tornando o capitalismo parasitrio (pois no pode mais dominar unilateralmente a estrutura do processo do trabalho, pela diviso entre trabalho manual e intelectual) e fazendo com que o capital fixo mais importante seja o crebro das pessoas que trabalham. Supondo a igualdade das inteligncias, que no deixam de ser mltiplas, compreendemos que no terreno conflagrado da constituio material do presente, que enfim o lugar do porvir, o sentido da formao ganha urgncia. Palavras-chave: formao; servido; liberdade The paradox of formation: voluntary slavery and liberation There is a paradox in the present material constitution, which involves the teaching function and the nature of education in many forms. Discourse on educational reform is manifest in numerous contexts. It constitutes the paradox of our condition: on the one hand, there is the voluntary slavery proposed by post-fordism and, on the other, a quantum of liberation full of possibilities. Teaching as an activity is situated between and in the middle of this paradox. It is affected in different ways from the moment in which it breaks the tie between work and the production of wealth (which changes the productive

insertion of individuals), making capitalism parasitical (since it can no longer dominate the structure of the work process unilaterally by the division between manual and intellectual labour) and resulting in the brain of those who work being considered the most important fixed capital. If we suppose the equality of intelligence despite its multiplicity, we can understand that within the established ground of the present material constitution, which is the place of the future, the sense of formation gains urgency. Key-words: formation; slavery; liberty Evaldo Luis Pauly O dilema epistemolgico do ensino religioso Este texto analisa e debate o dilema epistemolgico decorrente da incluso da disciplina ensino religioso no currculo das escolas pblicas de ensino fundamental. Insere esse debate nos dilemas epistemolgicos dessa disciplina em relao liberdade de religio numa federao republicana, retomando o debate poltico acerca da separao entre Igreja e Estado. Analisa as diversas constituies brasileiras e a relao que foram estabelecendo com esse dilema. Analisa, posteriormente, alguns pareceres do Conselho Nacional de Educao sobre a disciplina ensino religioso e temas correlatos. Palavras-chave: ensino religioso; escola pblica; liberdade religiosa The epistemological dilemma of religious education This article discusses and analyses the epistemological dilemma arising from the inclusion of Religious Education as a discipline in the curriculum of elementary public schools. It situates this debate within the epistemological dilemmas related to religious freedom in a federal republic and continues the political debate on the separation of church and state. It analyses the

different Brazilian constitutions and their relation to this dilemma. The author also discusses some official statements issued by the National Council of Education on the discipline of Religious Education and related topics. Key-words: religious education; public school; religious freedom Carlos Roberto Jamil Cury Ensino religioso na escola pblica: o retorno de uma polmica recorrente O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questo que envolve o ensino religioso em escolas pblicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemtico em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discusso intensa em torno de sua presena e factibilidade em um pas laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princpios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si s, garante amplas condies para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opes, as igrejas, os cultos, os sistemas filosficotranscendentais possam, legitimamente, recrutar fiis, manter crentes, manifestar convices, ensinar seus princpios, fundamentos e objetivos e estimular prticas em seus prprios ambientes e locais. Alm disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispem de meios de comunicao de massa, em especial as redes de televiso ou programas religiosos em canais de difuso, para o ensinamento de seus princpios. Palavras-chave: ensino religioso; laicidade; religio Religious education in public schools: the return of the recurrent polemic The article seeks to reflect on the thorny question of religious education

212

Set /Out /Nov /Dez 2004 No 27

Resumos/Abstracts

in public schools. Although optional, religious education has become problematic in secular states, when faced by the particularity and diversity of religious creeds. Whenever such a proposal appears on the scene of educational projects, it comes charged with an intense discussion concerning its presence and viability in a secular multicultural country. In the case of Brazil, the set of constitutional principles, motives and objectives alone guarantees ample conditions to enable the churches, cults and philosophicaltranscendental systems, with all liberty, and respect for diverse options, to recruit followers legitimately to maintain their beliefs, demonstrate convictions and teach their principles, motives and objectives and stimulate practices in their own places and spaces. Besides this, today more than ever before, the churches have at their disposal means of mass communication, in particular television networks or religious programmes on broadcasting

channels, for transmitting their principles. Key-words: religious education; secularity; religion Maria Jos Garcia Werebe A laicidade do ensino pblico na Frana O artigo historia brevemente a laicidade do ensino pblico francs, introduzida desde 1880, quando Jules Ferry organizou a escola primria, tornando-a pblica, gratuita e obrigatria. Desde ento, os crucifixos foram retirados das salas de aula e toda propaganda religiosa e poltica foi proibida nas escolas. O texto recupera a polmica que vem ocorrendo naquele pas desde 1989 e sobretudo em 2003, em torno do laicismo, desencadeada pela proibio do uso de smbolos religiosos pelos alunos, especialmente o vu islmico usado pelas alunas de famlias muulmanas. Amplia a discusso para outros pases europeus, considerando o momento poltico atual marcado por conflitos provocados pelos movimentos terroristas.

Palavras-chave: Frana; ensino pblico; laicidade The secularity of public education in France The text presents a brief history of secularity in French public education, introduced in 1880 when Jules Ferry organized the primary school, making it public, free and obligatory. From then on crucifixes were removed from the classrooms and all religious and political propaganda was forbidden in schools. The text also recuperates the polemic which has raged in that country since 1989 and above all since 2003, concerning secularity, triggered off by the prohibition of the use of religious symbols by students, in particular the islamic veil used by students from muslim families. It extends the discussion to other european countries, considering the present political situation marked by conflicts provoked by terrorist movements. Key-words: France; public schooling; secularity

Revista Brasileira de Educao

213

Potrebbero piacerti anche