Sei sulla pagina 1di 2

OS PREJUZOS CAUSADOS NO CORPO PELO ALCOOL E PELO FUMO TPICOS IMPORTANTES: O fumo e o lcool envolvem muitos custos considerveis,

, pessoais, econmicos, fsicos e cognitivos. Dificuldade visul, resoluo de problema, memria, e incompetncia em diversas aes relacionadas ao raciocnio. Efeitos antagnicos: imediato (melhoria no desempenho cognitivo, especial em tarefas da ateno ou da vigilncia sustentada) e outro a longo prazo (prejuzos cognitivos, vasculares e pulmonar). Alcolatras normalmente so fumantes. LCOOL E AO NO CREBRO O lcool ingerido absorvido rapidamente Comea atuando como tranqilizante diminui a ansiedade e tenso Provoca um quadro de euforia e bem estar Aumento da dose: sonolncia, sedao, incoordenao motora e relaxamento muscular A presena de alimentos no estmago diminui a velocidade de absoro DANOS SADE O lcool tem ao txica direta sobre diversos rgos Complicaes mais freqentes: gastrites, lceras [estmago], hepatite, esteatose (fgado gorduroso), cirrose [fgado], pancreatite [pncreas], demncia, anestesia e dor e diminuio da fora muscular nas pernas (neurites) [sistema nervoso] e doenas do corao, com risco de infarto, hipertenso e derrame cerebral [sistema circulatrio]. O lcool tambm aumenta o risco de cncer no trato gastrintestinal, na bexiga, na prstata, garganta e outros rgos. INTOXICAO AGUDA PELO LCOOL EFEITOS FSICOS: * aumento da diurese * reduo dos reflexos * marcha cambaleante * nuseas e vmitos * overdose: coma, devido ao do lcool nos centros cardaco e respiratrio do crebro. EFEITOS PSQUICOS: * Desinibio e euforia em baixas doses, evoluindo para a sedao, conforme o aumento da dose. * Afeto instvel, podendo alternar episdios de euforia, tristeza, choro, irritao e impulsividade. * Prejuzos da memria, ateno e concentrao. SNDROME DA ABSTINNCIA Aps horas interrupo ou diminuio: tremores de extremidade e lbios so os mais comuns, associados a nuseas, vmitos, sudorese, ansiedade e irritabilidade.

Casos mais graves: convulses e estados confusionais, com desorientao temporal e espacial, falsos reconhecimentos e alucinaes auditivas, visuais e tteis. Aparece com tempo de dependncia LCCOL E AUDIO H um sistema responsvel pela audio e pelo equilbrio Queixas dos alcolatras: insnia, stresse, cefalia, irritao, sonolncia, depresso, hipertenso, agressividade, esquecimento, desanimao, desateno, queixa auditiva, hipersensibilidade ao som. comprovada a perca da audio e equilbrio p/ alcolatras LCOOL EFEITO SOBRE OS MSCULOS O lcool provoca atrofia precoce, degenerao de fibras musculares, acmulo e infiltrado inflamatrio, atrofia das fibras musculares do tipo II, dficit motor das fibras musculares, podendo levar a sua necrose. Causa doenas musculares causam sintomas de dor, inchao e fraqueza muscular. Pessoas alcolatras apresentam: junes msculo-tendneas apresentaram-se com aspecto irregular, mostrando uma desestruturao das fibras musculares e um grande contingente de clulas adiposas. Os sintomas mais freqentes dos efeitos do alcoolismo nos msculos so parestesias (sensaes de frio, calor, formigamento, presso, etc. que so vivenciadas espontaneamente na ausncia de estimulao), dores e dficit motor, iniciando-se nas pores mais distais e nos membros inferiores, aparecendo as atrofias musculares mais tardias. LCOOL E EFEITO SOBRE OS OSSOS No tecido sseo o lcool provoca osteoporose, inibe a sntese de tecido sseo e altera o metabolismo das clulas sseas. Induo ingesto de lcool etlico retarda o processo de regenerao ps-fratura O lcool considerado um fator de risco importante s fraturas, ao osteopenia e osteoporose ssea LCCOL E EFEITO SOBRE A NUTRIO As bebidas alcolicas, em geral, so extremamente calricas. Um copo (240ml) de cerveja tem 100 calorias; uma taa de champanhe, 85 calorias; uma taa (100ml) de vinho seco, 80 calorias; meio copo (100ml) de pinga, 230 calorias; uma dose (100ml) de whisky, 240 calorias. Por isso, as pessoas que bebem, geralmente, no se alimentam. Apesar da energia, as bebidas no contm nutrientes e a pessoa acaba ficando fraca e desnutrida. No dia seguinte, ela acorda com tremores, suando frio... e sente que tem que beber para poder se sustentar. Assim, ela alimenta no o organismo, mas o ciclo vicioso.

Potrebbero piacerti anche