Sei sulla pagina 1di 15

Curso Superior de Tecnologia em Gesto da Produo Industrial EXTRUSO TRANSPORTE DE SLIDOS E PLASTIFICAO

Carmen Calcagno

Processos de Transformao
GROS MODO AGLUTINADO P Produto Acabado

Transformao

Produto Semi -Acabado

Extruso
Injeo

Extruso-Sopro Injeo-Sopro

Rotomoldagem

Termoformagem

Processo de Extruso

Carmen Calcagno

EXTRUSO
Processo em que o polmero fundido moldado, continuamente, fazendo-o passar atravs de uma abertura que possui a forma aproximada da seo transversal do produto desejado.

O polmero plastificado e homogeneizado em um canho (conjunto rosca e cilindro), sendo bombeado atravs da matriz .

O canho recebe o material granulado, do funil de alimentao, e transporta-o at a matriz com vazo determinada. Alm de plastificar a matria-prima, o canho deve homogeneiz-la (composio, presso, temperatura) para que ela possa assumir a forma desejada.
Understanding Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Polymer Extrusion Chris Rauwendaal - Hanser Processo de Extruso Carmen Calcagno

ETAPAS DO PROCESSO

EXTRUSO

TRANSPORTE DE SLIDOS

PLASTIFICAO

CONFORMAO

ACABAMENTO

Funil Rosca Extrusora Pr-mistura


(aditivos)

Extrusora
(rosca/cilindro)

Matriz Resfriamento

Secagem
Processo de Extruso Carmen Calcagno

Extruso

Fluxo Contnuo

Fluxo Uniforme

Presso

Temperatura (plastificao)

Mistura

ALIMENTAO
Processo de Extruso

ROSCA EXTRUSORA/CILINDRO

MATRIZ

Carmen Calcagno

EXTRUSO Transporte de Slidos Gravitacional


silos transportadores
Fluxo no funil

armazenamento
DENSIDADE APARENTE COMPRESSIBILIDADE

secagem

O polmero slido, nesta sub-zona, aquecido pelo ar da extrusora, que estar ocluso no material antes de este ser comprimido. O cilindro resfriado na garganta de alimentao para impedir a fuso do polmero nesta regio.
Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994
Processo de Extruso Carmen Calcagno

EXTRUSO Transporte de Slidos Gravitacional /Soluo de Problemas


VIBRAO MECNICA contnua no funil de alimentao ALIMENTAO FORADA - unidades de dosagem, com uma rosca dosadora dentro do funil (controla a velocidade de alimentao da extrusora permitindo a uniformidade de fluxo na alimentao)

Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994 Processo de Extruso Carmen Calcagno

EXTRUSO Transporte de Slidos por Arrasto


Quando o material est no canal da rosca, o movimento dos slidos, para a frente, ocorre devido ao movimento relativo entre as superfcies slidas com as quais o polmero est em contato no canho (cilindro e rosca).

Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994


Processo de Extruso Carmen Calcagno

EXTRUSO Transporte de Slidos por Arrasto


Haver gerao de presso no canal da rosca se este estiver completamente cheio. At alcanar a compactao do material no canal da rosca, ocorre a deformao interna do material slido resultando no transporte arquimediano.

Transporte de slidos induzido por arrasto, o transporte de slidos que ocorre devido ao movimento da superfcie interna do cilindro em relao superfcie da rosca". A presso no leito slido aumenta exponencialmente com a distncia ao longo do canal. Isto significa que presses muito altas podem ser geradas na zona de transporte de slidos.

O aumento da presso ser mais rpido quando a fora de atrito com a superfcie do cilindro grande e a fora de atrito com a superfcie da rosca pequena.
fa Superfcie das roscas LISA (nquel, cromo, teflon) Superfcie interna do cilindro RUGOSA (ranhuras)
Processo de Extruso

fa
Carmen Calcagno

Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994

Extruso - Transporte de Slidos


Questes 1. Cite as etapas do processo de extruso, descrevendo resumidamente a funo de cada uma delas. 2. O transporte de slidos ocorre no funil e na rosca extrusora. Cite os problemas que podem ocorrer no transporte de slidos em cada caso, explicando-os. 3. No funil, a causa principal dos problemas no fluxo dos slidos est relacionada a densidade aparente dos mesmos. a) O que significa densidade aparente? Explique. b) Quais caractersticas dos slidos influenciam a densidade aparente? c) Qual a diferena da densidade aparente esperada para materiais na forma de p, aglutinado, modo e granulado. Como essa diferena influencia no transporte de slidos? Explique. 4. Cite parmetros que influenciam no transporte de slidos por arrasto, explicando como esta influncia. 5. Quando o material cai na rosca e no preenche completamente o canal, surge um transporte chamado ARQUIMEDIANO. Na maioria das situaes, o fluxo passa, rapidamente, a ser em massa. O que fluxo em massa e qual a sua importncia para o processo de extruso? Justifique. 6. No transporte de slidos induzido por arrasto, quais foras esto envolvidas? Que critrios devem ser observados no projeto do equipamento para favorecer este transporte? Justifique. 7. Tendo por base os tipos de transporte de slidos e os principais problemas que podem ocorrer nesse tipo de transporte, explique a afirmao abaixo. Variaes no fluxo de slidos, durante o processo de extruso, resultam em problemas no produto extrudado. Em sua resposta, apresente informaes sobre como ocorrem as variaes no fluxo de slidos, como isso interfere no processo de extruso e de que maneira essa seqncia de eventos influencia a qualidade do produto extrudado.

Processo de Extruso

Carmen Calcagno

Etapas do Processo - Extruso


Transporte de Slidos Homogeneizao e Mistura

Plastificao

matriz

transportar, de forma contnua, a matria-prima nos estados slido e fundido

Resfriamento

fundir, de forma contnua, a matria prima homogeneizar a matria-prima


(composio, temperatura e presso)

Ps-Extruso

Processo de Extruso

Carmen Calcagno

EXTRUSO Plastificao
CISALHAMENTO

Gerao de Calor

O canho subdividido em zonas de aquecimento, conforme a necessidade de diferenciar a temperatura ao longo da rosca. Cada zona de aquecimento est envolvida por resistncias eltricas. Nas extrusoras de rosca simples, grande parte do calor necessrio para o aquecimento do polmero proveniente do atrito entre o polmero e superfcies metlicas e, tambm, devido ao atrito entre as partculas de polmero (CISALHAMENTO). CONTROLE DE TEMPERATURA - resfriamento pode ser realizado atravs de ventoinhas ou pela circulao de gua de resfriamento por canais no cilindro ou na rosca.
Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994 Processo de Extruso Carmen Calcagno

EXTRUSO Plastificao
Transferncia de Energia Aquecimento por transferncia de calor do cilindro aquecido para o polmero Aquecimento por dissipao viscosa (calor devido ao cisalhamento no fluido) e nas interfaces do polmero com as superfcies slidas metlicas

Modelo de Tadmor

Processo de Extruso

Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994 Extruder Principles and Operations Stevens and Covas Chapman & Hall- 1995 Carmen Calcagno

EXTRUSO Plastificao
Zona de retardo (delay) ocorre o desenvolvimento de um filme de polmero fundido na interface polmero slido / cilindro

Com o aumento da espessura do filme, diminui a taxa de plastificao (filme atua como isolante entre a parede do cilindro e o material ainda slido e ocorre o decrscimo gradual da taxa de cisalhamento ) Zona de plastificao por arraste viscoso inicia quando a espessura do filme for superior folga radial existente entre o cilindro e a rosca (5-7x folga) o filme continuamente raspado pelo movimento de avano do flanco ativo e acumulado na parte traseira do canal da rosca Menor espessura do filme fundido junto ao flanco passivo (maior taxa de cisalhamento e de plastificao). O calor produzido por dissipao viscosa aumenta com o aumento da viscosidade.
Processo de Extruso Extruder Principles and Operations Stevens and Covas Chapman & Hall- 1995 Polymer Extrusion Chris Rauwendaal Hanser Publishers - 1994 Carmen Calcagno

Extruso - Plastificao
Questes 1. Quais mecanismos de transferncia de calor esto envolvidos na plastificao da matria-prima em extrusoras de rosca simples? Qual o principal mecanismo? 2. Descreva o mecanismo de plastificao em rosca simples, segundo o modelo de Tadmor. Em sua resposta inclua explicaes sobre o que ocorre nas zonas de retardo e de plastificao por arraste viscoso 3. O que ocorre com a taxa de plastificao a. Na sub-zona de retardo? b. Na sub-zona de plastificao por arraste viscoso (plastificao efetiva)? 4. O desgaste do conjunto rosca/cilindro conseqncia natural do uso da extrusora. O desgate da rosca, no topo do filete, resultar em aumento da folga do filete. Tendo por base os conhecimentos relacionados plastificao, segundo o modelo de Tadmor, o que esperado com relao a taxa de plastificao medida que ocorre o desgaste do topo de filete na seo de compresso? Explique sua resposta. ASSOCIANDO CONHECIMENTOS

1.

Leia o texto Roteiro Prtico corrige falhas mais frequentes (Plstico Moderno, 1999, 28-33) e faa anotaes sobre os problemas de extruso e suas origens.

Processo de Extruso

Carmen Calcagno

Potrebbero piacerti anche