Sei sulla pagina 1di 12

Concurso Pblico 2010

Prova Objetiva Nvel Superior

Tcnico de Fomento C TFC

Advogado
Informaes Gerais:
1. Voc est recebendo do fiscal de sala o seguinte material: a) o caderno de prova, com o enunciado das 70 (setenta) questes, sem repetio ou falha. b) a folha de repostas. 2. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) conferir se seu nome, nmero de inscrio e cargo escolhido esto corretos; b) ler atentamente as instrues para seu preenchimento; c) assinar a folha de respostas. 3. A folha de respostas ser o nico documento vlido para a correo da prova. 4. O preenchimento da folha de respostas dever ser feito com a utilizao de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, sendo de inteira responsabilidade do candidato. 5. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. 7. O tempo estabelecido para essa prova, incluindo o tempo para a marcao da folha de respostas, de 4 (quatro) horas. 8. Durante as primeiras duas horas, o candidato no poder deixar o recinto de realizao da prova, salvo por motivo de fora maior. 9. O candidato no pode anotar as marcaes das questes da prova seno na folha de repostas e no caderno de questes. 10. O candidato somente poder levar consigo este caderno de questes se permanecer em sala at 30 (trinta) minutos antes do trmino do horrio previsto.

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

Lngua Portuguesa
Jeitinho

1
De acordo com o texto, correto afirmar que: (A) o jeitinho brasileiro um comportamento motivado pelo descompasso entre a natureza do Estado e a realidade observada no plano do indivduo. (B) as instituies norte-americanas, bem como as brasileiras, funcionam sem permissividade porque esto em sintonia com os anseios e atitudes do cidado. (C) a falta de educao do brasileiro deve ser atribuda incapacidade de o indivduo adequar-se lei, uma vez que ele se sente desprotegido pelo Estado. (D) a famosa carteirada constitui uma das manifestaes do jeitinho brasileiro e define-se pelo fato de dois poderes simetricamente representados entrarem em tenso. (E) nos Estados Unidos da Amrica, as leis influem decisivamente apenas na vida pblica do cidado, ao contrrio do que ocorre no Brasil, onde as leis logram mudar comportamentos no plano dos costumes e da vida privada.

O jeitinho no se relaciona com um sentimento revolucionrio, pois aqui no h o nimo de se mudar o status quo. O que se busca obter um rpido favor para si, s escondidas e sem chamar a ateno; por isso, o jeitinho pode ser tambm definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade de se "dar bem" em uma situao "apertada". Em sua obra O Que Faz o Brasil, Brasil?, o antroplogo Roberto DaMatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relao s leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admirao e espanto aos brasileiros, acostumados a violar e a ver violadas as prprias instituies; no entanto, afirma que ingnuo creditar a postura brasileira apenas ausncia de educao adequada. O antroplogo prossegue explicando que, diferente das norte-americanas, as instituies brasileiras foram desenhadas para coagir e desarticular o indivduo. A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. Um curioso termo Belndia define precisamente esta situao: leis e impostos da Blgica, realidade social da ndia. Ora, incapacitado pelas leis, descaracterizado por uma realidade opressora, o brasileiro buscar utilizar recursos que venam a dureza da formalidade se quiser obter o que muitas vezes ser necessrio sua sobrevivncia. Diante de uma autoridade, utilizar termos emocionais, tentar descobrir alguma coisa que possuam em comum - um conhecido, uma cidade da qual gostam, a terrinha natal onde passaram a infncia - e apelar para um discurso emocional, com a certeza de que a autoridade, sendo exercida por um brasileiro, poder muito bem se sentir tocada por esse discurso. E muitas vezes conseguir o que precisa. Nos Estados Unidos da Amrica, as leis no admitem permissividade alguma e possuem franca influncia na esfera dos costumes e da vida privada. Em termos mais populares, dizse que, l, ou pode ou no pode. No Brasil, descobre-se que possvel um pode-e-no-pode. uma contradio simples: acredita-se que a exceo a ser aberta em nome da cordialidade no constituiria pretexto para outras excees. Portanto, o jeitinho jamais gera formalidade, e essa jamais sair ferida aps o uso desse atalho. Ainda de acordo com DaMatta, a informalidade tambm exercida por esferas de influncia superiores. Quando uma autoridade "maior" v-se coagida por uma "menor", imediatamente ameaa fazer uso de sua influncia; dessa forma, buscar dissuadir a autoridade "menor" de aplicar-lhe uma sano. A frmula tpica de tal atitude est contida no golpe conhecido por "carteirada", que se vale da clebre frase "voc sabe com quem est falando?". Num exemplo clssico, um promotor pblico que v seu carro sendo multado por uma autoridade de trnsito imediatamente far uso (no caso, abusivo) de sua autoridade: "Voc sabe com quem est falando? Eu sou o promotor pblico!". No entendimento de Roberto DaMatta, de qualquer forma, um "jeitinho" foi dado.
(In: www.wikipedia.org - com adaptaes.)

10

15

2
Com relao estruturao do texto e dos pargrafos, analise as afirmativas a seguir. I. O primeiro pargrafo introduz o tema, discorrendo sobre a origem histrica do jeitinho. II. A tese, apresentada no segundo pargrafo, encontra-se na frase iniciada por no entanto. III. O quarto pargrafo apresenta o argumento central para a sustentao da tese. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

20

25

30

3
Assinale a alternativa que identifique a composio tipolgica do texto Jeitinho. (A) (B) (C) (D) (E) Descritivo, com sequncias narrativas. Expositivo, com sequncias argumentativas. Injuntivo, com sequncias argumentativas. Narrativo, com sequncias descritivas. Argumentativo, com sequncias injuntivas.

35

40

4
Analise o fragmento a seguir. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norteamericanos causa admirao e espanto aos brasileiros, acostumados a violar e a ver violadas as prprias instituies. Assinale a alternativa que apresente as propostas de substituio dos trechos sublinhados nas quais se preserva a correo estabelecida pela norma gramatical. (A) (B) (C) (D) (E) Causa-lhe admirao e espanto / a v-la violadas. Causa-os admirao e espanto / a ver-lhes violadas. Causa-los admirao e espanto / a ver-lhe violadas. Causa-os admirao e espanto / a v-as violadas. Causa-lhes admirao e espanto / a v-las violadas.

45

50

55

PGINA 2

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

5
A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. A respeito do uso do vocbulo porm no fragmento acima, correto afirmar que se trata de uma conjuno: (A) subordinativa que estabelece conexo entre a orao principal e a adverbial concessiva. (B) integrante que estabelece conexo entre perodos coordenados com valor de consequncia. (C) coordenativa que estabelece conexo entre as oraes introduzindo orao de valor adversativo. (D) integrante que estabelece conexo entre a orao principal e a orao objetiva direta. (E) coordenativa que estabelece conexo entre as oraes introduzindo orao com valor explicativo.

9
Assinale a alternativa em que a vrgula est corretamente empregada. (A) O jeitinho, essa instituio tipicamente brasileira pode ser considerado, sem dvida, um desvio de carter. (B) Apareciam novos problemas, e o funcionrio embora competente, nem sempre conseguia resolv-los. (C) Ainda que os nveis de educao estivessem avanando, o sentimento geral, s vezes, era de frustrao. (D) claro, que se fssemos levar a lei ao p da letra, muitos sofreriam sanes diariamente. (E) O tempo no para as transformaes sociais so urgentes mas h quem no perceba esse fato, que evidente.

10
Observando a frase buscar dissuadir a autoridade menor de aplicar-lhe uma sano (L.46-47), assinale a alternativa em que a substituio da palavra sublinhada mantenha o sentido que se deseja comunicar no texto. (A) (B) (C) (D) (E) obrigar. desaconselhar. persuadir. convencer. coagir.

6
A construo da frase tentar descobrir alguma coisa que possuam em comum um conhecido, uma cidade da qual gostam, est correta em relao regncia dos verbos possuir e gostar. De acordo com a norma padro, assinale a alternativa que apresente erro de regncia. (A) Apresentam-se algumas teses a cujas ideias procuro me orientar. (B) As caractersticas pelas quais um povo se identifica devem ser preservadas. (C) Esse o projeto cujo objetivo principal a reflexo sobre a brasilidade. (D) Eis os melhores poemas nacionalistas de que se tem conhecimento. (E) Aquela a livraria onde foi lanado o romance recorde de vendas.

Raciocnio Lgico-matemtico
11
Daqui a 15 dias, Mrcia far aniversrio. Paula fez aniversrio h 8 dias. Jlia far aniversrio 6 dias antes de Mrcia. Se Paula faz aniversrio no dia 25 de abril, correto concluir que: (A) (B) (C) (D) (E) hoje dia 02 de maio. hoje dia 05 de maio. Jlia far aniversrio no dia 09 de maio. Jlia far aniversrio no dia 12 de maio. Mrcia far aniversrio no dia 15 de maio.

7
Quanto correspondncia oficial do tipo memorando, assinale a afirmativa correta. (A) (B) (C) (D) (E) Tem como caracterstica principal a complexidade. Diferencia-se do ofcio mais pela finalidade do que pela forma. Presta-se exclusivamente comunicao externa. Dispensa a identificao do rgo expedidor. Deve identificar o destinatrio pelo nome completo.

12
B A D G C E H F I J

8
Na frase ingnuo creditar a postura brasileira apenas ausncia de educao adequada foi corretamente empregado o acento indicativo de crase. Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase est corretamente empregado. (A) O memorando refere-se documentos enviados na semana passada. (B) Dirijo-me Vossa Senhoria para solicitar uma audincia urgente. (C) Prefiro montar uma equipe de novatos trabalhar com pessoas j desestimuladas. (D) O antroplogo falar apenas quele aluno cujo nome consta na lista. (E) Quanto meus funcionrios, afirmo que tm horrio flexvel e so responsveis.

A figura acima ilustra uma construo formada por 10 pontos e 11 segmentos. Cada segmento liga exatamente 2 pontos. Um caminho de A a J uma sucesso de segmentos interligados que comea no ponto A e termina no ponto J, sem que se passe mais de uma vez por um mesmo ponto. Observe que: AD + DH + HF + FJ um caminho de A at J, formado por 4 segmentos; AD + HF + FJ no um caminho de A at J, porque AD e HF no so segmentos interligados. Assinale a alternativa que indique quantos caminhos existem de A at J. (A) (B) (C) (D) (E) 5 4 3 2 1

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

PGINA 3

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

13
Em uma fila, denominamos extremos o primeiro e o ltimo elementos e equidistantes os elementos que esto mesma distncia dos extremos. A distncia entre dois elementos consecutivos dessa fila sempre a mesma, quaisquer que sejam esses dois elementos. Sabendo que essa fila formada por 52 elementos, o 8 elemento equidistante ao: (A) (B) (C) (D) (E) 44 elemento. 45 elemento. 46 elemento. 47 elemento. 48 elemento.

17
Uma circunferncia de centro em O est inscrita em um quadrado de vrtices A, B, C e D, como ilustrado. P, Q e R so pontos em que a circunferncia toca o quadrado.

14
Dado um conjunto A, chamamos subconjunto prprio no vazio de A a qualquer conjunto que pode ser formado com parte dos elementos do conjunto A, desde que: algum elemento de A seja escolhido; no sejam escolhidos todos os elementos de A. Sabemos que a quantidade de subconjuntos prprios no vazios de A 14. A quantidade de elementos de A igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8 Com relao figura, analise as afirmativas a seguir: A rea interior ao quadrado e exterior circunferncia menor do que a metade da rea total do quadrado. II. A distncia de A at O menor do que a metade da medida do lado do quadrado. III. O percurso PRQ, quando feito por cima da circunferncia, mais curto do que o feito por sobre os lados do quadrado. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. I.

15
Mariano distribuiu 3 lpis, 2 borrachas e 1 caneta pelas 3 gavetas de sua cmoda. Adriana, sua esposa, abriu uma das gavetas e encontrou, dentro dela, 2 lpis e 1 caneta. Sabendo-se que nenhuma das 3 gavetas est vazia, analise as afirmativas a seguir: possvel garantir que, abrindo-se qualquer outra gaveta, encontra-se pelo menos uma borracha. II. possvel garantir que, abrindo-se qualquer outra gaveta, encontra-se um nico lpis. III. possvel encontrar, em uma das gavetas, mais de uma borracha. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. I.

18
Um nmero N acrescido de 20% vale 36, o mesmo que um nmero P reduzido de 10%. A soma de N e P : (A) (B) (C) (D) (E) 60 65 70 75 80

19
Um dado dito comum quando faces opostas somam sete. Deste modo, num dado comum, o 1 ope-se ao 6, o 2 ope-se ao 5 e o 3 ope-se ao 4. Lanando-se duas vezes seguidas um mesmo dado comum, os resultados obtidos so descritos por um par ordenado (a,b), em que a o resultado obtido no 1 lanamento e b, o resultado obtido no 2 lanamento. Assinale a alternativa que indique, corretamente, quantos pares ordenados diferentes podem ser obtidos de modo que a soma dos resultados seja sempre igual a 8. (A) (B) (C) (D) (E) 2 3 4 5 6

16
Certo dia, trs amigos fizeram, cada um deles, uma afirmao: Alusio: Hoje no tera-feira. Benedito: Ontem foi domingo. Camilo: Amanh ser quarta-feira. Sabe-se que um deles mentiu e que os outros dois falaram a verdade. Assinale a alternativa que indique corretamente o dia em que eles fizeram essas afirmaes. (A) (B) (C) (D) (E) sbado. domingo. segunda-feira. tera-feira. quarta-feira.

20
Ao caminhar, Mrcia e Paula do sempre passos uniformes. O passo de Mrcia tem o mesmo tamanho do de Paula. Mas, enquanto Paula d cinco passos, Mrcia, no mesmo tempo, d trs passos. No incio da caminhada, Mrcia estava 20 passos frente de Paula. Se elas caminharem sem parar, Paula, para alcanar Mrcia, dever dar o seguinte nmero de passos: (A) 20 (C) 30 (E) 50 (B) 25 (D) 40

PGINA 4

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

Direito Administrativo
21
De acordo com a Lei Federal 8.666/93, a modalidade de licitao que comporta menor formalismo, porque se destina a contrataes de menor vulto, denominada: (A) prego. (C) concurso. (E) tomada de preos. (B) convite. (D) concorrncia.

26
O atributo pelo qual atos administrativos se impem a terceiros, ainda que de forma contrria a sua concordncia, denominado: (A) (B) (C) (D) (E) competncia. veracidade. vinculao. imperatividade. autoexecutoriedade.

27
No direito brasileiro, existem duas diferenas fundamentais entre as sociedades de economia mista e as empresas pblicas. Assinale a alternativa que explicita essas diferenas. (A) (B) (C) (D) (E) composio do capital e forma jurdica. personalidade jurdica e forma de extino. forma jurdica e controle estatal. forma de criao e personalidade jurdica. controle estatal e composio do capital.

22
Nos termos do Estatuto das Licitaes, assinale a alternativa que apresente um motivo para resciso do contrato administrativo. (A) A supresso, por parte da Administrao, de servios no percentual de 20% (vinte por cento) do valor atualizado do contrato. (B) Qualquer paralisao da obra, do servio ou do fornecimento. (C) A suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao, por 100 dias. (D) O atraso superior a 30 dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento. (E) A no-liberao, por parte da Administrao, de rea para execuo de obra, no prazo contratual.

28
A respeito da concesso de servio pblico, analise as afirmativas a seguir. I. As clusulas contratuais relativas aos direitos e deveres dos usurios para utilizao do servio so consideradas essenciais. II. A Lei 8.987/95 possibilita a reviso das tarifas, a fim de manter o equilbrio econmico-financeiro do contrato. III. As concesses podem ser outorgadas por prazo determinado ou indeterminado, desde que seja garantido o ressarcimento do capital investido. IV. A retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo de concesso, por motivos de interesse pblico, denomina-se encampao. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas incisos II e IV estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

23
Com relao aos princpios inerentes aos servios pblicos, analise as afirmativas a seguir. I. O princpio da continuidade impede que haja suspenso do servio pblico, ainda que motivada por razes tcnicas. II. As concessionrias de servio pblico devem observar o princpio da eficincia, mantendo adequado o servio executado. III. A remunerao dos servios pblicos no pode abranger parmetros diferenciados de cobrana em razo do princpio da modicidade. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

29
A licitao, de acordo com a Lei Federal 8.666/93, inexigvel na seguinte hiptese: (A) aquisio de materiais e equipamentos que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo. (B) alienao, por meio de permuta, de bens imveis da Administrao Pblica. (C) celebrao de contrato de concesso de direito real de uso. (D) celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. (E) aquisio de bens, nos termos de acordo internacional especfico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condies ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Pblico.

24
So considerados servidores pblicos: (A) (B) (C) (D) os chefes do Executivo e os militares. os servidores estatutrios e os agentes polticos. os servidores temporrios e os empregados pblicos. os agentes putativos e os particulares em colaborao com o Poder Pblico. (E) os militares e os empregados de uma empresa permissionria de servio pblico.

25
Com relao requisio administrativa, analise as afirmativas a seguir. I. Ter sempre carter de definitividade. II. Ser aplicada somente em situao de guerra ou de movimentos de origem poltica. III. Ser a indenizao sempre a posteriori, caso seja devida. IV. Incidir apenas sobre bens imveis. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa III estiver correta. (C) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

30
Compete ao Senado Federal autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse das pessoas federativas. Essa competncia diz respeito: (A) (B) (C) (D) (E) ao controle judicial. ao controle hierrquico. ao controle legislativo, de natureza poltica. ao controle legislativo, de natureza financeira. ao controle administrativo.

PGINA 5

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

Direito Constitucional
31
Considerando o estatuto constitucional do Ministrio Pblico, analise as afirmativas a seguir. Os membros do Ministrio Pblico gozam da garantia da vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo, salvo por sentena transitada em julgado, ou por deciso do Conselho Nacional do Ministrio Pblico em processo administrativo, garantido o contraditrio e a ampla defesa. II. Algumas das vedaes previstas na Constituio aos membros do Ministrio Pblico so: o exerccio de atividade poltico partidria; o exerccio, ainda que em disponibilidade, de qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e a participao em sociedade comercial, na forma da lei. III. So funes institucionais do Ministrio Pblico, dentre outras, o exerccio do controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar respectiva, e a requisio polcia judiciria de diligncias investigatrias e de instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. I.

34
As alternativas a seguir apresentam caractersticas do sistema federativo brasileiro, exceo de uma. Assinale-a. (A) Repartio constitucional de competncias entre a Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios. (B) Atribuio de autonomia constitucional aos Estadosmembros, Distrito Federal e Municpios, podendo tais entes federativos organizar seus poderes executivo, legislativo e judicirio, na forma de suas constituies regionais. (C) Participao dos Estados-membros na elaborao das leis federais, atravs da eleio de representantes para o Poder Legislativo Federal. (D) Possibilidade constitucional excepcional e taxativa de interveno federal nos Estados-membros e no Distrito Federal, para manuteno do equilbrio federativo. (E) Indissolubilidade da federao, sendo vedada a aprovao de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa de Estado.

35
Considerando a competncia constitucional do Supremo Tribunal Federal, analise as afirmativas a seguir. I. Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados. II. Qualquer cidado pode propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, desde que demonstre interesse jurdico na soluo da questo constitucional subjacente, podendo ser condenado no dcuplo das custas o autor da ao considerada temerria. III. No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

32
Considerando o direito fundamental de privacidade assegurado no art. 5o da Constituio Federal de 1988, assinale a alternativa correta. (A) A quebra de sigilo de movimentaes financeiras do indivduo pode ser decretada por ordem judicial, por deliberao das comisses parlamentares de inqurito e pelo ministrio pblico, nas investigaes de sua competncia. (B) A interceptao das comunicaes telefnicas pode ser decretada por ordem judicial em processo de natureza penal, civil ou administrativa, na forma da lei. (C) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador. vedado o ingresso durante a noite, salvo no cumprimento de mandado judicial de busca e apreenso, na forma da lei. (D) A Constituio s permite a interceptao das comunicaes telefnicas nos casos de investigao de crimes de terrorismo, trfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra a administrao pblica, por ordem judicial, na forma de lei complementar. (E) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.

Direito Civil
36
Terncio, brasileiro, advogado, foi contratado pela empresa Caarola e Cuia Ltda, para prestar servios profissionais de consultoria jurdica. O contrato foi iniciado em 2003 e teve trmino em 2004. Restou pendente pagamento correspondente a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), sendo baldadas todas as tentativas de recebimento amigvel. Tendo em vista suas inmeras responsabilidades profissionais, com viagens constantes, Terncio somente pode promover a ao de cobrana no ano de 2010. Citada a empresa, alegou a existncia de prescrio da pretenso autoral. Diante de tais fatos e luz da legislao civil em vigor, correto afirmar que: (A) a pretenso de Terncio segue a regra geral de dez anos como prazo prescricional. (B) no caso em tela, h regra especial que estabelece prazo quinquenal como sendo de prescrio. (C) sendo a relao de trato sucessivo, a prescrio renovada ms a ms, no se podendo, no caso, falar de prescrio. (D) caso a r pagasse a dvida, deveria haver reembolso diante do prazo prescricional incidente. (E) o prazo prescricional em tela seria de trs anos.

33
Considerando os critrios de classificao das constituies quanto sua origem, estabilidade e extenso, correto afirmar que a Constituio Federal de 1988 : (A) (B) (C) (D) (E) promulgada, rgida e sinttica. outorgada, semi-rgida e analtica. promulgada, rgida e analtica. outorgada, semi-rgida e sinttica. promulgada, flexvel e analtica.

PGINA 6

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

37
Empdocles, administrador de empresas, outorga mandato a Rupestre da Silva, corretor de imveis, com o fito de alienao de bem imvel de propriedade do mandante. O instrumento lavrado em Cartrio de Notas, com a outorga dos poderes gerais e especiais de alienar, hipotecar, transigir e firmar compromisso. Aps as diligncias necessrias, o mandatrio obtm de Mvio, as condies necessrias para a aquisio do referido bem, sendo designada data para a realizao da escritura pblica de compra e venda. Antes do ato, Rupestre comunicado do falecimento do mandante e, incontinenti, comunica a circunstncia ao comprador que, prontamente, aquiesce com o adiamento do negcio, para regularizao dos sucessores. Diante desses fatos e luz da legislao civil em vigor, analise as afirmativas a seguir. I. Sendo a situao de urgncia o negcio poderia ser ultimado, o que inocorreu no caso em tela. II. Com os poderes especificados no mandato, poderia ocorrer o negcio em foco. III. O mandato para alienao de bem imvel poderia ser conferido por instrumento particular. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente as afirmativas I e II forem verdadeira. se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras.

39
Semprnio realiza contrato de mtuo com Terncio, emprestando a quantia de R$ 20.000,00 para pagamento em dez prestaes, incidentes juros legais, sem correo monetria. Para garantir a avena, intercede Esculpio, na condio de fiador, pelo perodo do contrato, renunciando ao benefcio de ordem. No curso da avena, o devedor, por motivos de doena da famlia, deixa de quitar algumas prestaes. Aps o perodo de dificuldades, credor e devedor ajustam a prorrogao do contrato, no informando tal situao ao fiador. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. O contrato de fiana somente estabelece a responsabilidade do fiador no perodo avenado no contrato. II. Mediante aquiescncia do credor, do devedor e do fiador, a fiana pode se prorrogada. III. No concordando o devedor com a fiana, credor e fiador esto proibidos de estabelecer a referida garantia no contrato. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras.

40
Mefistfeles, rico empresrio, desejando premiar seu amigo Tcio, realiza doao, mediante escritura pblica, de vrios bens imveis de sua titularidade, ato que devidamente inscrito no oficio imobilirio. Dois anos aps a doao, Tcio, em acesso de fria, empreende invaso da sede da empresa do doador e lhe desfere quatro tiros de revolver, causando-lhe ferimentos graves, com consequente internao em nosocmio de escol, na Unidade de Terapia Intensiva, onde permaneceu, em perigo de morte, por duas semanas. O doador sobreviveu ao evento e recebeu, por meio de amigos comuns, correspondncia do donatrio, suplicando o seu perdo, no manifestando qualquer sentimento em relao ao pedido formulado. Aps passados dois anos do trgico evento, Mefistfeles vem a falecer de doena cardiovascular, sem relao de causa e efeito com o trauma violento relatado anteriormente. Aps o falecimento do doador, Efignio, seu nico filho consulta advogado sobre a possibilidade de revogao da doao efetuada, estando o donatrio em regime prisional fechado, diante de condenao passada em julgado. Diante de tais fatos, luz das normas do Cdigo Civil, analise as assertivas a seguir. I. O direito de revogar a doao transmissvel aos herdeiros em qualquer circunstncia, inclusive no caso em tela. II. A ausncia de ao revocatria pelo doador, exceto no caso de homicdio doloso, no permite o exerccio de idntico direito aos sucessores. III. O exerccio da pretenso revocatria, no caso em referncia, extinta em um ano, a contar da data do evento. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras.

38
Lenidas, brasileiro, solteiro, efetua o emprstimo de imvel da sua titularidade situado na rua Henrique Valgas 205, Florianpolis/SC a Crscio, brasileiro, empresrio, pelo prazo de dois anos, mediante ajuste verbal. No curso desse perodo, Lenidas acometido de doena neurolgica incapacitante, vindo a ser representado pelo seu curador Esculpio que, logo ao assumir o encargo, comunica o fato ao comodatrio, verbalmente, e solicita a devoluo do bem, tendo em vista que, apesar de ter requerido a continuao da avena, no obteve deciso favorvel do Juiz titular da Vara Orfanolgica local, inclusive com parecer nesse sentido, do membro do Ministrio Pblico estadual. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. Os bens sujeitos a curatela somente podem ser cedidos em comodato, mediante autorizao especial. II. Por ser contrato tpico, o comodato somente pode ser realizado mediante contrato escrito, lavrado em Cartrio de Notas. III. A formalizao do comodato da sua essncia, decorrendo dessa circunstncia, a sua concretizao pelo modo escrito. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente a afirmativa III for verdadeira. se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. I.

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

PGINA 7

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

Direito Processual Civil


41
Esculpio, brasileiro, casado, advogado, estando regular na sua atividade como eleitor, portador dos seus direitos polticos, inconformado com a poltica nacional e os desmandos dos governantes, promove ao popular incluindo como rus o Presidente da Repblica, o Presidente o STF, o Governador do Estado de Santa Catarina e o Prefeito de Florianpolis, por prejuzos causados pelo programa federal de obras, com verbas destinadas a Estados e Municpios. Requer, tambm, a citao das empresas vencedoras dos processos licitatrios e as pessoas jurdicas, Unio Federal, Estado de Santa Catarina e Municpio de Florianpolis. Postula a declarao de inconstitucionalidade da lei que autorizou o programa federal e do decreto presidencial que liberou verbas aos entes federados. O Municpio requereu o seu ingresso no plo ativo da demanda. Diante disso, pode-se afirmar que: a ao popular pode postular diretamente a declarao de inconstitucionalidade de lei e de decreto federal. II. o foro, por prerrogativa de funo, regra geral, atinge tambm a ao popular. III. o ingresso do municpio no plo ativo permitido pela lei regente da ao popular. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente a afirmativa III for verdadeira. se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. I.

43
O Governador do Estado de Santa Catarina promoveu Ao Direta de Inconstitucionalidade contra lei do Municpio de Blumenau, distribuda a Ministro do Supremo Tribunal Federal que, por deciso monocrtica, indeferiu a petio inicial, tendo em vista que o controle por tal via no seria possvel. Inconformado com a deciso apresentou recurso contra o ato monocrtico, tendo a deciso do Ministro Relator sido apresentada em plenrio e ratificada, unanimidade. Diante dessas circunstncias, analise as afirmativas a seguir. I. O controle de constitucionalidade de lei municipal, por confronto com a Constituio Federal somente ocorre via incidental. II. O Relator da ao direta de inconstitucionalidade pode indeferir a petio inicial, como descrito no enunciado. III. A deciso monocrtica do Relator atacvel por agravo de instrumento. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. se somente as afirmativas II e III forem verdadeiras. se somente a afirmativa III for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira.

44
Banco BO S/A promove ao de execuo, lastreada em nota promissria, no valor de R$ 50.000,00, relativo a mtuo realizado em 03.01.2000, com perodo de carncia de um ms, sendo a primeira prestao a ser paga aos 03.03.2000. O dbito foi parcelado em cinquenta meses, ocorrendo o pagamento de mais da metade das prestaes. Por fora de problemas pessoais, houve a paralisao do pagamento na vigsima-sexta prestao. Aps trs meses sem receber pagamento e no obtida a conciliao, foi proposta a ao, requerendo o autor a citao do executado para pagar o dbito vencido. Aps os atos processuais prprios, o ru, Fulano de Tal, no foi localizado, mas o exequente, em diligncias, obteve dados sobre bens integrantes do patrimnio do executado, requerendo as providncias cabveis ao Juzo da execuo. Nessa linha, houve o arresto dos bens do devedor e, aps, foi realizada sua citao. A esse respeito, correto afirmar que: (A) aps intimado do arresto dos bens, deve o exequente, em dez dias, requerer a citao por edital do executado. (B) no caso do enunciado dever o Oficial de Justia realizar citao por hora certa. (C) no sendo citado o executado o processo deve ser suspenso. (D) aps o arresto o Juiz deveria decretar a revelia do executado. (E) a ausncia do executado impede que ocorra a apresentao de defesa.

42
Mvio empregado em empresa do ramo industrial, sob regime de trabalho regido pela Consolidao das Leis Trabalhistas, havendo depsito regular do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio). Acometido de doena profissional, regularmente atestada por mdico vinculado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), procura agncia bancria, responsvel pela administrao do FGTS. Nesse momento surpreendido pela noticia de que o Superintendente do estabelecimento financeiro havia determinado que, nos casos de doena profissional, com aposentadoria por invalidez, deveria, alm do atestado mdico oficial, ser realizada percia por mdicos do quadro da instituio financeira. Aduzindo ser tal ato ilegal, Mvio consulta advogado que impetra Mandado de Segurana contra o ato do Superintendente da instituio financeira, que sociedade de economia mista. A liminar no restou deferida, havendo recurso interposto, ocorrendo a notificao da autoridade coatora, para as devidas informaes. No bojo das informaes o Superintendente aduz que no pode ser considerado autoridade coatora e os atos praticados so de administrao de pessoa jurdica no afeta ao controle do Poder Judicirio. O autor requer prova pericial suplementar. Diante do exposto, correto afirmar que: (A) o mandado de segurana permite a produo de todas as provas admitidas em Direito. (B) a deciso que defere ou indefere medida liminar, em mandado de segurana, irrecorrvel. (C) os atos de sociedade de economia mista esto infensos ao controle por mandado de segurana. (D) as informaes no prestadas, no prazo legal, caracterizam os efeitos da revelia. (E) o mandado de segurana somente admite prova documental.

PGINA 8

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

45
Rob da Silva promoveu ao condenatria em face da Unio Federal, visando obter indenizao diante dos prejuzos causados por artefato militar, deixado em terreno sem qualquer sinalizao quanto aos perigos decorrentes de exerccios militares. Citada a Unio Federal, por meio do seu procurador, apresentou defesa regular, no prazo de trinta dias. Houve o deferimento de provas documental, testemunhal, depoimento pessoal e pericial. Instrudo o processo, foram comprovados os fatos narrados na pea isaggica e o pedido foi julgado procedente in totum. Houve a apresentao de embargos de declarao, rejeitados. A r apresentou recurso de apelao em trinta dias, a contar da intimao pessoal da deciso que rejeitou os embargos declaratrios. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir. O prazo para contestao, no caso, no seria de trinta dias, mas de sessenta. II. No caso dos recursos, o prazo para interposio de apelao, para a Unio Federal seria de sessenta dias. III. A apelao da Unio Federal pode ser apresentada em at trinta dias. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. se somente as afirmativas I e III forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras. I.

49
Com relao ao crdito tributrio, assinale a afirmativa incorreta. (A) Deve ser inscrito na Dvida Ativa do Estado, se no pago no prazo legal. (B) Tem sua exigibilidade suspensa no caso de o contribuinte efetuar o depsito do seu montante integral. (C) Prefere a qualquer outro crdito, exceo dos de origem trabalhista e de outros em processo de falncia. (D) Extingue-se no prazo de 5 (cinco) anos contados da data da ocorrncia do fato gerador. (E) No se extingue com a morte do contribuinte devedor.

50
Correlacione a coluna da direita com o que pede na coluna da esquerda.
1. 2. 3. 4. Modalidade de lanamento tributrio. Ao judicial da Fazenda Pblica face ao contribuinte. Norma complementar das leis e dos decretos. Modalidade de extino da punibilidade por infrao tributria. ( ( ( ( ) ) ) ) execuo fiscal denncia espontnea por homologao resoluo editada pelo Secretrio da Fazenda

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo, da correlao das colunas: (A) (B) (C) (D) (E) 2, 4, 1 e 3. 2, 4, 3 e 1. 1, 2, 4 e 3. 4, 2, 1 e 3. 2, 1, 4 e 3.

Direito Tributrio
46
Considerando os verbos e complementos sublinhados, assinale a alternativa que contm hiptese no geradora da incidncia de tributo institudo e cobrado pelo Estado de Santa Catarina. (A) Prestador de servio de decorao e jardinagem fornece as mercadorias necessrias respectiva prestao. (B) Pai doou R$ 1.000,00 a seu filho. (C) Indstria catarinense importou bem destinado ao seu ativo permanente. (D) Joo Silva proprietrio de um jet ski. (E) Sociedade empresria catarinense interpe recurso ao Tribunal Administrativo Tributrio - TAT, em face de exigncia de ITCMD objeto de autuao fiscal.

Direito do Trabalho
51
O atraso no pagamento dos salrios dar direito ao empregado: (A) (B) (C) (D) (E) de exigir recibo expresso do no-pagamento dos valores. de receber multa de 30% sobre os valores devidos. de cobrar o salrio em dobro aps trs meses de mora. de reduzir a carga horria de trabalho. de aplicar justa causa ao empregador.

47
Lei catarinense, publicada em 01.12.2008, alterou, de 3% para 4%, a alquota do IPVA relativo propriedade de veculo usado, movido a gasolina. Assinale a alternativa que indique a data que tal aumento pde ser cobrado. (A) 02.03.2009. (C) 01.01.2010. (E) 31.12.2008. (B) 01.01.2009. (D) 02.12.2009.

52
Assinale a alternativa que indique o princpio do Direito do Trabalho que prev a proteo dos salrios contra descontos no previstos em lei. (A) (B) (C) (D) (E) Princpio da unidade salarial. Princpio da primazia da realidade. Princpio da materialidade salarial. Princpio da legalidade. Princpio da intangibilidade.

48
Com relao s isenes e benefcios fiscais relativos ao ICMS, assinale a alternativa correta. (A) Exigem a edio de convnio entre os Estados e o Distrito Federal, apenas por meio de autorizao impositiva. (B) Podem ser concedidos ou revogados, unilateralmente, por lei ordinria do Estado. (C) Exigem autorizao dos Estados e do Distrito Federal, apenas para sua concesso. (D) Podem ser concedidos por meio de convnio autorizativo, mas apenas para revogao. (E) Exigem a edio de convnio entre os Estados e o Distrito Federal, para sua concesso e revogao.
CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

53
O valor do piso salarial determinado em norma coletiva denominado de: (A) salrio diferido. (B) salrio garantido. (C) salrio-base. (D) salrio relativo. (E) salrio absoluto.

PGINA 9

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

54
No Direito do Trabalho, o perodo de sustao das clusulas do contrato de trabalho, sem que haja pagamento total ou parcial dos salrios, chamado de: (A) (B) (C) (D) (E) suspenso. interrupo. paralisao. descontinuidade. inatividade.

59
Com relao aos Dissdios Coletivos, analise as alternativas a seguir: I. A competncia no Tribunal Superior do Trabalho para julgamento dos dissdios coletivos da Seo Especializada em Dissdios Coletivos. II. Os dissdios coletivos de natureza jurdica so aqueles destinados a reavaliar normas e condies coletivas de trabalho preexistentes, que se hajam tornado injustas. III. O dissdio coletivo o processo que visa a dirimir controvrsias entre pessoas jurdicas e grupo de empregados determinados, em que se discute interesses concretos de acordo com as normas j existentes no mundo jurdico. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

55
No Direito do Trabalho, o acordo coletivo classificado como uma fonte: (A) (B) (C) (D) (E) jurisprudencial. material heternoma. material autnoma. costumeira. formal.

Direito Processual do Trabalho


56
Assinale a alternativa que apresente o Tribunal competente para julgar, originariamente, dissdio coletivo em que seja parte entidade sindical dos bancrios, envolvendo o territrio do Estado de Santa Catarina. (A) (B) (C) (D) (E) Tribunal Regional do Trabalho da 12 Regio. Tribunal Regional do Trabalho da 10 Regio. Tribunal Regional do Trabalho da 9 Regio. Tribunal Regional do Trabalho da 8 Regio. Tribunal Superior do Trabalho.

60
Assinale a alternativa que apresente um pressuposto processual subjetivo dos recursos da Justia do Trabalho. (A) (B) (C) (D) (E) Previso legal. Capacidade. Adequao. Tempestividade. Preparo.

Direito Comercial
61
Com relao ao tema Efeitos da Decretao da Falncia, considere as afirmativas a seguir. I. Os contratos bilaterais se resolvem ex lege pela decretao da falncia, podendo ser cumpridos somente para a manuteno e preservao da massa falida, mediante autorizao do administrador judicial. II. O mandato conferido pelo devedor, antes da falncia, para a realizao de negcios, cessar seus efeitos com a decretao da falncia, cabendo ao mandatrio prestar contas de sua gesto. III. A decretao da falncia preserva o exerccio do direito de reteno sobre os bens sujeitos arrecadao, os quais podero permanecer na posse dos credores at o encerramento do processo falimentar. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente a afirmativa II e III forem verdadeira. se somente as afirmativas I e III forem corretas. se todas as afirmativas forem corretas.

57
Nos termos da Consolidao das Leis do Trabalho, a demanda trabalhista contra uma empresa de economia mista, no valor de trinta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao, ficar submetida ao procedimento: (A) (B) (C) (D) (E) sumrio. sumarssimo. ordinrio. especial. comum.

58
Com relao s nulidades nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho, analise as alternativas a seguir: Haver nulidade quando do ato processual puder resultar prejuzo s partes litigantes, ou se houver prejuzo ao direito financeiro ou econmico, decorrente do conflito de direito material. II. A incompetncia do juzo no poder ser declarada ex officio pelo magistrado, mas somente arguida pela parte interessada, no primeiro momento em que puder falar nos autos. III. A nulidade do ato no prejudicar seno os posteriores que dele dependam ou sejam consequncia. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. I.

62
A sociedade annima, no que se refere subscrio do capital social, poder ser constituda: (A) (B) (C) (D) (E) por subscrio particular, apenas. por subscrio pblica, apenas. por subscrio mobiliria, apenas. por subscrio mobiliria ou por subscrio pblica. por subscrio pblica ou por subscrio particular.

PGINA 10

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

BADESC 2010 (PROVA 16.05.2010)

CADERNO DE PROVA OBJETIVA NVEL SUPERIOR

63
O Conselho de Administrao nas sociedades annimas, de acordo com a Lei 6.404/76, poder ser: (A) facultativo nas sociedades de economia mista e nas sociedades de capital aberto. (B) facultativo nas sociedades de economia mista e obrigatrio nas sociedades de capital aberto. (C) obrigatrio nas sociedades de economia mista e facultativo nas sociedades de capital fechado. (D) obrigatrio somente nas sociedades de economia mista. (E) facultativo somente nas sociedades de capital autorizado.

68
A decretao da liquidao extrajudicial da instituio financeira no se dar ex officio: (A) em razo de ocorrncias que comprometam sua situao econmica ou financeira e, especialmente quando deixar de satisfazer, com pontualidade, seus compromissos ou quando se caracterizar qualquer dos motivos que autorizem a declararo de falncia. (B) quando a administrao violar gravemente as normas legais e estatutrias que disciplinam a atividade da instituio, bem como as determinaes do Conselho Monetrio Nacional ou do Banco Central do Brasil, no uso de suas atribuies legais. (C) quando, cassada a autorizao para funcionar, a instituio no iniciar, nos 90 (noventa) dias seguintes, sua liquidao ordinria, ou quando, iniciada esta, o Banco Central do Brasil verificar que a morosidade de sua administrao pode acarretar prejuzo para os credores. (D) quando por proposta do interventor, forem expostos circunstanciadamente os motivos justificadores da medida. (E) quando a instituio sofrer prejuzo que sujeite a risco anormal seus credores quirografrios.

64
As alternativas a seguir apresentam espcies de debntures, em funo das garantias oferecidas pela sociedade emissora, exceo de uma. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) as com garantia real. as com garantia flutuante. as com garantia pessoal. quirografrias. subquirografrias.

65
Nos termos da Lei 11.101/05, que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, no que tange ao Pedido de Restituio, assinale a afirmativa correta. (A) A restituio de coisa vendida a crdito e entregue ao devedor, nos 15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua faln-cia, poder ser pedida se ainda no alienada. (B) A sentena que reconhecer o direito do requerente determinar a entrega da coisa no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. (C) A apelao com efeito suspensivo da sentena que julgar o pedido de restituio, cabvel. (D) O autor do pedido de restituio, que pretender receber o bem ou a quantia reclamada antes do trnsito em julgado da sentena, no precisar prestar cauo. (E) O pedido de restituio no suspende a disponibilidade da coisa at o trnsito em julgado.

69
A respeito do tema Contrato de Alienao Fiduciria, considere as afirmativas a seguir. I. No caso de inadimplemento ou mora nas obrigaes contratuais garantidas mediante alienao fiduciria, o proprietrio fiducirio ou credor dever vender a coisa a terceiros, necessariamente, atravs de leilo ou hasta pblica, com prvia avaliao do bem, devendo aplicar o preo da venda no pagamento de seu crdito e das despesas decorrentes e entregar ao devedor o saldo apurado, se houver. II. A mora decorrer do simples vencimento do prazo para pagamento e poder ser comprovada por carta registrada expedida por intermdio de Cartrio de Ttulos e Documentos ou pelo protesto do ttulo, a critrio do credor. III. O proprietrio fiducirio ou credor poder requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente, a qual ser concedida Iiminarmente, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa II for verdadeira. se somente a afirmativa III for verdadeira. se somente a afirmativa I e III forem verdadeira. se somente as afirmativas II e III forem corretas. se todas as afirmativas forem corretas.

66
Constitui fundamento do pedido de falncia, a hiptese de o devedor, no prazo estabelecido, deixar de cumprir: (A) a obrigao assumida perante o Comit de Credores. (B) a obrigao assumida por meio de ttulos de crditos, lquidos e certos. (C) a obrigao assumida no plano de recuperao judicial. (D) a obrigao assumida no processo de execuo fiscal. (E) a obrigao assumida no processo de execuo extrajudicial.

70
O interventor de instituio financeira privada, em cumprimento ao processo de interveno, concluir, em sessenta dias contados de sua posse, um relatrio contendo, entre outros pontos, proposta justificada da adoo das providncias que lhe paream convenientes instituio. O relatrio dever, em seguida, ser apresentado: (A) (B) (C) (D) (E) ao Conselho Monetrio Nacional. ao Banco Central do Brasil. ao Banco do Brasil S/A. ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. Agncia Nacional de Fiscalizao do Mercado Financeiro.

67
Com relao aos ttulos de crditos, assinale a afirmativa correta. (A) O aceite na duplicata mercantil sempre facultativo, j que ttulo causal. (B) O devedor cambial pode ter a sua obrigao garantida por mais de um avalista. (C) No caso de avais simultneos, o avalista que paga o cheque tem ao cambiria em relao aos demais co-avalistas porque so obrigados ao mesmo grau. (D) A letra de cmbio, com o endosso em preto, se torna um ttulo ao portador. (E) A nota promissria no pode ser transmitida por endosso.

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DE FOMENTO C TFC (ADVOGADO)

PGINA 11

Realizao:

Potrebbero piacerti anche