Sei sulla pagina 1di 31

CAPITULO II 2. Enquadramento terico 2.1.

HIV/SIDA Segundo UNAIDS e IOE (2002), o SIDA uma doena infecciosa e destruidora causada pelo vrus HIV, que ataca e destri as clulas dos glbulos brancos essenciais para o sistema imune do organismo. A sua transmisso acontece quando o sangue ou fluidos do organismo de uma pessoa infectada entram em contacto com os de pessoas no infectadas. Ainda de acordo com o autor, a doena se propaga atravs de quatro maiores vias de transmisso; - Praticas de relaes sexuais desprotegidas com diferentes parceiros; - Transfuso de sangue infectado; - Transmisso de me para filho durante a gravidez, parto e amamentao; -Partilha de equipamento de injeco ou uso de agulhas infectadas (frequentemente usadas para a injeco de drogas). Para UNESCO (2001), o comportamento de alto risco para contaminao pelo HIV esta directamente relacionado com a proximidade fsica entre pessoas infectadas e no infectadas pelo vrus. Isto, acontece em todas as situaes e regies, considerando-se a principal causa da infeco, as relaes sexuais, cujo risco agravado por certas prticas sexuais desprotegidas com mltiplos parceiros, relaes sexuais casuais, violentas e prostituio. O risco de transmisso da me para filho durante a gravidez, parto ou amamentao, acontece com maior frequncia durante a amamentao representando metade deste tipo de infeco, especialmente para mulheres que tm tido numerosos filhos e amamentao anti-higinica, muitas vezes mantida por falta de alternativas higinicas seguras, durante a amamentao da criana. O uso de drogas intravenosas com agulhas infectadas e o consumo de lcool, constituem outros factores de risco. Tambm a transfuso de sangue contaminado considera-se uma das causas das infeces, e ocorre durante o acto sexual principalmente quando os rgos reprodutivos de um

dos parceiros contem ferimentos, durante a prtica de alguns rituais de iniciao, operaes de circunciso anti-higinicas, tatuagens e injeco de drogas. (idem) UNESCO (2001), na categorizao de grupos vulnerveis ao HIV/SIDA toma em considerao situaes dos indivduos no contexto do desenvolvimento global. Dentro destes grupos, o autor destaca trs sub-grupos: os vulnerveis (pobres, mulheres e jovem), os desestabilizados (famlias desagregadas, desempregados, refugiados ou deslocados) e os grupos de riscos (migrantes, trabalhadoras do sexo, grupos segregados, homossexuais). Os grupos de risco esto susceptveis aos factores scio-econmicos que interactuam com questes mdicas e de sade, estes grupos enfrentam vrias dificuldades relacionadas com a desestabilizao e segregao resultantes do desemprego em massa, falta de habitao, pobreza e falta de educao. 2.2. Conceitos Adquirido Que no herdado dos pais atravs dos genes, mas provm do ambiente. (JACKSON, 2009) Discordantes Em relao ao HIV, trata-se de dois resultados de testes efectuados numa pessoa, onde um teste revela a seropositividade e o outro revela seronegatividade; casal discordante, onde uma pessoa seropositiva e a outra seronegativa. (JACKSON, 2009) Discriminao baseada no gnero Refere-se qualquer distino, excluso ou restrio feita na base dos papis e normas de gnero socialmente construdos que fazem com que um indivduo no desfrute plenamente dos seus direitos humanos. (MMAS, 2009). Epidemia um aumento marcado, no habitual do nmero de casos de uma doena num espao de tempo razoavelmente curto. (JACKSON, 2009) Epidemiologia
2

Estudo de prevalncia e da propagao de infeces e doenas (e leses) nas pessoas. (JACKSON, 2009) Estudo de seroprevalncia No caso do HIV, um estudo sobre o alcance da infeco por HIV numa populao, realizada atravs de testes ao sangue para determinar os anti-corpos do HIV (a seroprevalncia a prevalncia de infeco no soro sanguneo). (JACKSON, 2009) Incidncia e Prevalncia Incidncia e Prevalncia so conceitos epidemiolgicos. Algumas doenas, como as relacionadas ao SIDA, podem ter consequncias graves sobre a populao, sobretudo nos seus parmetros de propagao e mortalidade. Os dados sobre a frequncia e distribuio de uma doena podem ajudar a controlar a sua propagao e, em alguns casos, conduzir identificao das causas dessa propagao. (PEN, 2004) A Taxa de Incidncia ou simplesmente Incidncia - refere-se ao nmero de novas pessoas que se infectam pelo HIV durante um determinado perodo de tempo geralmente um ano, dividido pelo total da populao susceptvel ao risco de se infectar (populao no infectada) naquele mesmo perodo e multiplicado, por mil (1.000) habitantes susceptveis. Calcula-se da seguinte forma: (PEN, 2004) N. de novas pessoas que se infectam pelo HIV durante um determinado tempo Total da populao susceptvel de se infectar pelo HIV (HIV negativos) A Taxa de Prevalncia ou simplesmente Prevalncia - refere-se ao nmero de pessoas infectadas pelo HIV num determinado momento, dividido pelo total da populao do mesmo perodo e multiplicado por cem (100) habitantes. Esta taxa compreende todos os casos anteriormente existentes assim como os novos casos que se apresentaram num perodo especfico. A taxa de prevalncia, de uma forma geral, um indicador das condies de sade de uma populao, e calcula-se atravs da seguinte frmula: N. de pessoas Infectadas (HIV positiva)
3

Populao Total (HIV negativa + positiva) A prevalncia pode ser apresentada para diferentes grupos etrios, tais como 15 a 49 anos (adultos); 15 a 24 anos (jovens) e os 0 a 5 anos ou 0 a 15 anos de idade (crianas). (PEN, 2004)

Incidncia uma medida de frequncia da doena, e representa o nmero de casos novos de uma doena, ocorridos ao longo de um determinado perodo de tempo (em geral um ano), numa determinada populao. Para que a incidncia dum determinado grupo populacional, seja comparvel de um outro grupo, esta tem que ser expressa como uma Taxa de incidncia, a qual relaciona o nmero de novos casos da doena populao mdia nesse mesmo perodo de tempo. (PEN, 2004) Gnero Entende-se como uma relao social entre homens e mulheres que se estabelece numa sociedade, resultante das normas sociais que estabelecem os direitos e deveres de cada um. Estas relaes sociais de gnero definem a masculinidade e a identidade feminina, bem como os comportamentos e estatutos apropriados que cabem aos homens e mulheres respectivamente. (MMAS, 2009). Gnero relaes socialmente construdas da interaco entre homens e mulheres, assente em posies de poder desiguais. Caracteriza-se em muitos contextos, pela dominao masculina e subordinao feminina em quase todas esferas da vida. (MMAS, 2009). Segundo MMAS (2008), o conceito de gnero surgiu entre as estudiosas feministas para se contrapor ideia de essncia, recusando assim qualquer explicao pautada no determinismo biolgico, que pudesse explicar os comportamentos de homens e mulheres, empreendendo desta forma, uma viso naturalizada, universal e imutvel dos comportamentos. Tal determinismo serviu muitas vezes para justificar as desigualdades entre ambos, a partir de suas diferenas fsicas. O que importa, na perspectiva das relaes de gnero, discutir os processos de construo ou formao histrica, lingustica e social, institudas na formao de mulheres e homens, meninas e meninos.
4

Os Estudos Feministas sempre estiveram preocupados com as relaes de poder entre mulheres e homens. A princpio, tais estudos procuravam chamar a ateno para as condies de explorao e dominao a que as mulheres estavam submetidas. Jovem Indivduo com idade compreendida entre os 15 e 24 anos de idade. (PEN, 2004) Pandemia Refere-se a epidemia global ou muito generalizado. (JACKSON, 2009) Pobreza Incapacidade dos indivduos de assegurar para si e os seus dependentes um conjunto de condies bsicas mnimas para a sua subsistncia e bem-estar, segundo as normas da sociedade. (PEN, 2004) Pobreza absoluta Falta de rendimentos necessrios para satisfazer necessidades alimentares bsicas ou requisitos calricos mnimos. (PEN, 2004) Prevalncia uma medida de frequncia da doena, e representa o nmero total de casos de uma doena, existentes em simultneo, num determinado perodo de tempo e numa determinada populao. Para que esta medida possa ser comparada entre grupos populacionais distintos, ela deve ser expressa em termos de Taxa, que relaciona o nmero total de casos duma doena, num determinado momento bem preciso e o nmero mdio de habitantes nesse momento. (PEN, 2004)

Sexo seguro Qualquer prtica sexual que tem como objectivo reduzir o risco de gravidez indesejada e de transmisso de doenas sexualmente transmissveis, incluindo o HIV. (PEN, 2004)
5

Sexualidade O conhecimento, as crenas, os valores, atitudes e comportamentos sexuais dos indivduos. As suas dimenses incluem no apenas, anatomia, fisiologia ou bioqumica, mas tambm factores como identidades, papeis, personalidade, pensamentos, sentimentos relacionamentos. A expresso da sexualidade influenciada por questes ticas, espirituais, culturais e morais. (PEN, 2004) Segurana Alimentar Acesso fsico e econmico, de todos os indivduos, em todas as alturas, alimentao suficiente, para poder sustentar uma vida activa e saudvel. H 3 dimenses implcitas neste conceito: disponibilidade, acesso e utilizao dos alimentos. (PEN, 2004) SIDA Sindroma de Imunodeficincia Adquirida, o que significa que o organismo perde a capacidade de combater a infeco devido ao enfraquecimento do sistema imunolgico pelo HIV. (JACKSON, 2009) Sistema Imunolgico Mecanismo de defesa do organismo contra infeco e cancro, bem como reaces celulares complexas na linfa e no sangue, abrangendo a pele, as membranas mucosas, glndulas espaciais e secrees; o HIV afecta principalmente toda a imunidade accionada pelas clulas. (JACKSON, 2009) Taxa de Letalidade Consiste na proporo de casos duma doena que terminam pela morte do doente, num determinado perodo de tempo e traduz a gravidade dessa mesma doena. (PEN, 2004) CAPITULO III. CARACTERIZAO DA REA DE ESTUDO-CIDADE DE MAPUTO.

3. Localizao geogrfica da cidade de Maputo.

Maputo a capital da Repblica de Moambique, e localiza se na costa sudeste do continente Africano no extremo sul do pas. territorialmente posicionado a Norte do esturio do rio Maputo e na confluncia dos rios Tembe, Matola e Umbeluzi. (Vide mapa de localizao nos anexos). Ocupando, segundo os dados do Centro de cartografia, uma superfcie de 34677 km2 incluindo os Distritos Municipais da Catembe e da Ilha de Inhaca. Est situada a uma altitude mdia de 47 metros. Os limites do municpio se encontram entre as latitudes 25 49' 09" S (extremo norte) e 26 05' 23" S (extremo sul) e as longitudes 33 00' 00" E (extremo leste - considerada a ilha de Inhaca) e 32 26' 15" E (extremo oeste). (CMCM, 2010)

Limites: Sul - Distrito de Matutuine Norte - Distrito de Marracuene Este - Oceano Indico Oeste - Vale do Infulene que o separa do Municpio da Matola

3.1. Diviso administrativa da Cidade de Maputo A cidade est dividida em sete distritos municipais, que se encontram, por sua vez, divididos em bairros, como se ilustra abaixo.
7

Unidade Administrativa Autrquica Distrito Municipal KaMpfumo Distrito Municipal KaLhamankulo Distrito Municipal KaMaxakene Distrito Municipal KaMavota Distrito Municipal Kambukuane

N da Populao (Censo2007) 107 530

Bairros/Povoaes Central A, B e C; Alto Ma A e B; Malhangalene A e B; Polana Cimento A e B, Coop e Sommerchield. Aeroporto A e B; Xipamanine; Minkadjune; Unidade 7; Chamanculo A, B, C e D; Malanga e Munhuana. Mafalala; Maxaquene A, B, C e D; Polana Canio A e B e Urbanizao. Mavalane A e B; FPLM; Hulene A e B; Ferrovirio; Laulane; 3 de Fevereiro; Mahotas, Albazine e Costa do Sol. Bagamoyo; George Dimitrov (Benfica); Inhagoia A e B; Jardim, Lus Cabral; Magoanine; Malhazine; Nsalane; 25 de Junho A e B; e Zimpeto. Gwachene; Chale; Inguice; Ncassene e Xamissava. Ingwane; Ribjene e Nhaquene.

155 385

222 756 293 361

290 696

Distrito Municipal da KaTembe Distrito Municipal KaNyaka

19 371 5 216

Fonte: Conselho Municipal da Cidade de Maputo, 2010

3.2. Geomorfolgia Segundo MUCHANGOS (1995), vrios complexos esto includos na rea da cidade desde o litoral at aos rios Matola e Catembe. A Geomorfolgia da cidade marcadamente, de plancie litoral resultante de ciclos alternados de transgresso e regresso marinhas, do perodo pleistocnico, que determinaram as formaes danares resultantes da interaco entre as
8

sedimentaes de origem marinha e fluvial A sua principal caracterstica a ocorrncia de dunas paralelas costa, plateau com declives pouco acentuadas, baixas mais ou menos extensas, vales estreitos e mangais. A maior parte de Cidade de Maputo ocupada por uma superfcie predominantemente arenosa e de relevo fracamente ondulado cuja altitude mdia da ordem dos 40 m. A altitude mxima da rea da Cidade de Maputo (68 m), localiza-se ao Sul nas proximidades da ponta vermelha. Morfologicamente a Cidade de Maputo dominada por uma paisagem de plancie litoral, cujo desenvolvimento se registou a partir do pleistocnico e apresenta uma alternncia de forma de relevo pouco sensvel em espaos muito reduzidos.

3.3. Clima A cidade de Maputo tem um clima de tipo tropical hmido com duas estaces marcadamente distinta: (I) quente e chuvosa (Outubro a Marco) e (II) fresca com poucas precipitaes (Abril a Setembro). As depresses (zonas das lagoas) so desfavorecidas pela sua m exposio aos ventos dominantes. A Cidade de Maputo situa-se numa regio de influncia dos seguintes factores de clima. O Clima de Maputo o tropical seco. O perodo mais quente do ano compreende os meses de Novembro a Abril e o mais frio os meses de Maio a Outubro. O perodo de maior precipitao ocorre nos meses mais quentes, entre Novembro e Maro.

Depresso tropical de origem trmica, localizada no interior da frica Austral que responsvel pelas chuvas no Vero; Centro anticiclnico do Indico, que responsvel pela fraca precipitao na regio; Frentes frias provenientes da Antrctica que so responsveis por estados de tempo frio mesmo no Vero e de algumas chuvas tanto no Vero como no Inverno.

O perodo chuvoso vai de Outubro a Marco, neste perodo onde ocorre cerca de 70% de precipitao total anual.
9

A humidade relativa mdia de 78,5%, com pouca oscilao durante o ano. Os meses com maior humidade relativa so Fevereiro e Maro com 81% e 80,5%, respectivamente, e os meses como menor humidade so Junho e Julho com 75% e 76%, respectivamente. (MUCHANGOS, 1995) 3.4. Demografia O censo de 2007 apontou uma populao de 1.094.315 habitantes, um crescimento de 13,2% em relao ao censo anterior realizado em 1997, onde foram apurados 966.837 habitantes. Este crescimento populacional equivale a 1,2% ao ano, metade da mdia nacional de 2,4%. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatstica), este crescimento populacional lento em Maputo resultado da migrao para a provncia de Maputo, principalmente para as zonas de expanso habitacional nos distritos de Boane, Marracuene e cidade da Matola. O INE relata ainda que entre 2006 e 2007, a cidade de Maputo recebeu de outras provncias 26.038 pessoas, por outro lado, 39.614 saram para a provncia de Maputo. O censo apontou ainda queda na taxa de natalidade (de 35,5 nascidos vivos por mil habitantes em 1997 para 27,6 em 2007) e na taxa de fecundidade (de 4,2 filhos por mulher em 1997 para 2,9 em 2007). Com relao a taxa de analfabetismo, a cidade de Maputo registou reduo de 15% cento em 1997 para 9,8% em 2007. Porm, permanece a disparidade entre os sexos: 4,4% dos homens declararam que no sabiam ler nem escrever, contra 14,8% das mulheres. Houve melhoras tambm nas condies habitacionais, em 1997, 38% das residncias possuam energia elctrica, em 2007 este nmero passou para 63%. Com relao a gua canalizada, o crescimento foi de 49% em 1997 para 55% em 2007. (INE, 2007) 3.5. Indicadores Bsicos do censo de 2007
Densidade demogrfica: 3.648 hab/km (considerada rea de 300 km)

Populao masculina: 48,7% Populao feminina: 51,3% ndice de masculinidade (homens em cada 100 mulheres): 94,8
10

Populao de 0-14 anos: 36,1% Populao de 15-59 anos: 60,3% Populao com mais de 60 anos: 3,6%
Taxa de crescimento da populao: 1,2% Taxa de bruta de natalidade (por mil): 27,6 (35,5 em 1997) Taxa de bruta de mortalidade (por mil): 10,5 Taxa de mortalidade infantil (por mil): 72,3 Taxa global de fecundidade (filhos/mulher): 2,9 (4,2 em 1997) Esperana de vida, total: 55,0 anos Esperana de vida, homens: 52,1 anos Esperana de vida, mulheres: 57,9 anos Taxa de analfabetismo, total: 9,8% (15% em 1997)

Taxa de analfabetismo, homens: 4,4% Taxa de analfabetismo, mulheres: 14,8% Nmero mdio de pessoas por agregado familiar (residncia): 4.9
Habitaes com electricidade: 63,0% Habitaes com gua canalizada: 55,1%

Dentro de casa: 16,0%


Fora de casa: 39,1%. (INE, 2007)

3.6. Servio de educao Tal como no resto do pas, o governo central, representado pela Direco Provincial de Educao de Maputo Cidade, responsvel pela gesto do sector da educao. No contexto do aprofundamento das competncias das autarquias locais, o governo municipal prepara-se para assumir a responsabilidade da gesto da educao (excepto o nvel superior). O sistema de ensino formal tem desempenhado um papel de relevo no processo de urbanizao e naquilo que representa no mbito das transformaes culturais e de enquadramento. O acesso educao um factor importante pois permite ao indivduo uma melhor integrao na sociedade urbana.
11

Na Cidade de Maputo a educao j um dado adquirido, sendo que o acesso educao deixou de ser um problema mas sim uma soluo, principalmente nas zonas urbanas temos escolas de diversos nveis desde o primrio at ao mdio e dias que passam o acesso ao ensino superior j no constitui obstculo sendo que j existem vrios institutos privados de nvel superior que servem de soluo para vrios jovens. Neste contexto de salientar que a Cidade de Maputo esta a registar um elevado IDH contribuindo assim para a reduo da pobreza sendo que o acesso educao um dos indicadores usados no clculo do IDH.

3.7. Abastecimento de gua O abastecimento de agua constitui a rea pela qual se deve dar prioridade em aces de melhoramento de qualidade de ambiente urbano dado que, os impactos negativos que o consumo de agua imprpria tem sobre a sade publica. (MICOA, 2004:15). Oppenheimer e Raposo (2002 citando Ibrahimo, 1994) referem que o fornecimento de gua na Cidade de Maputo beneficia em grande parte o Distrito Urbano 1, onde a maior parte dos habitantes tem agua canalizada dentro de casa, enquanto para os outros Distritos Urbanos, os habitantes so obrigados a recorrer a fontanrios e a poos.

3.8. Recolha de lixo A Cidade de Maputo produz uma variedade de resduos slidos, desde os domsticos, industriais, comerciais at aos hospitalares. A maior quantidade de lixo produzido nas zonas suburbanas constituda por lixo espalhado pelas ruas. Nestas reas devido s altas densidades populacionais e falta de definio de reas de recolha de lixo criam condies para uma acumulao de lixo em vrios cantos das estradas pois a recolha feita uma vez por semana, se ela for efectuada (Arajo e Raimundo, 2003).
12

Como forma de solucionar este problema, nos bairros da Cidade de Maputo emergiram iniciativas voluntrias e comunitrias de recolha de lixo ao domiclio, de modo a solucionar a falta de capacidade tcnica que o conselho municipal enfrenta. Inicialmente, como forma de garantir que a recolha de lixo fosse realizada pelas organizaes, elas mesmas cobravam um valor simblico. Mais tarde com a introduo da taxa de lixo pelo conselho municipal, as organizaes deixaram de recolher o lixo, pois os moradores prescindiram de pagar a recolha de lixo ao domiclio, visto no ser justo paga-lo duas vezes. Como forma de garantir a recolha interna do lixo nos bairros, o conselho municipal passou a assinar um contrato com aquelas organizaes. 3.9. Transporte A cidade alberga o segundo porto da costa oriental da frica, ao qual confluem trs linhas ferrovirias (CFM-Sul) ligando aos vizinhos Suazilndia, frica do Sul e Zimbabw. Este sistema ferro-porturio gerido pela empresa pblica Portos e Caminhos de Ferro de Moambique (CFM), com sede em Maputo A rede rodoviria permite a ligao de Maputo com a Suazilndia, frica do Sul e o resto de Moambique. Em termos de ligaes areas, Maputo servida pelo Aeroporto Internacional de Maputo, o maior do pas. (CMCM, 2010) 3.9.1. Transporte urbano O sistema de transporte pblico em Maputo bastante deficiente. A empresa pblica TPM Transportes Pblicos de Maputo a empresa que explora o transporte urbano na regio metropolitana de Maputo, porm, devido a frota limitada de veculos e as condies precrias das vias de acesso, muitos bairros deixam de ser atendidos. Para atender a demanda por transporte existem semi-coletivos particulares (vans, conhecidas como chapa 100), estes veculos, em sua maioria em pssimas condies de conservao, no suprem o deficit no transporte pblico, circulam abarrotados, principalmente na hora de ponta, no respeitam horrio e muitas vezes no cumprem o itinerrio previsto. (CMCM, 2010)
13

3.10. Economia Maputo no s a capital poltica de Moambique, mas ocupa tambm uma posio central em termos de infra-estrutura, actividade econmica, educao e sade. A cidade concentra a maior parte dos servios e sedes dos grandes grupos econmicos e empresas, pblicas e privadas. Apesar de concentrar apenas 5,4% da populao do pas, Maputo responsvel por 20,2% do PIB de Moambique. Os sectores de comrcio, transporte e comunicaes e indstria manufactureira so os mais significativos, contribuindo, respectivamente, com 29,6%, 29,5% e 12,4% da produo nacional, de acordo com o Relatrio Nacional de Desenvolvimento Humano (PNUD, 2006). 3.11. Agricultura Os principais produtos agrcolas do municpio de Maputo so: alface, couve, abbora, alho, cebola, batata-doce, mandioca, repolho, tomate, cenoura, feijo, milho, amendoim, beterraba e pimento. Segundo Arajo (1999:188), interpretando os dados do IIRGPH97, constatou que 12,7% dos agregados familiares residentes na Cidade de Maputo vivem fundamentalmente da agricultura e 4,0% dos habitantes declararam-se como agricultores. Desta frase pode-se entender que a agricultura ainda uma actividade importante para a sobrevivncia das famlias mais pobres da Cidade de Maputo. A agricultura praticada principalmente nos bairros peri-urbanos da cidade e no em bairros suburbanos, por estes no possurem espaos suficientes para a sua prtica. Exceptuam-se alguns casos em que alguns moradores deslocam-se para as zonas verdes da Cidade de Maputo para prtica da agricultura. 3.12. Indstria As principais indstrias do municpio so a indstria qumica e a de alimentos. Outras indstrias incluem a indstria discogrfica, metalrgica e de mveis. (CMCM, 2010)
14

3.13. Saneamento bsico De acordo com o censo de 2007, 55,1% das residncias possuam gua canalizada, sendo 16% dentro de casa e 39,1% fora de casa. 15% das residncias no possuam nenhum saneamento bsico. (CMCM, 2010) 3.14. Sade No que tange aos servios de Sade, na Cidade de Maputo, a rede sanitria pblica constituda por 3 Hospitais Gerais, 1 Especializado em Sade Mental, 7 Centros de Sade Urbano C, 5 Centros de Sade Urbano B, 14 Centros de Sade Urbano A, 3 Centro de Sade Rural do tipo I, 9 Maternidades e 6 Bancos de Socorros. A rede sanitria Privada reconhecida pela DSCM constituda por 12 Clnicas, 43 Consultrios Mdicos, 26 Centros de Sade e 34 Postos de Sade, 10 Laboratrios de Anlises Clnicas, 6 ambulncias e 108 Farmcias Comerciais das quais 20 so Estatais. No estando sob a jurisdio da Direco de Sade esto em funcionamento: 1 Hospital Central, 1 Hospital Militar e 1 Instituto do Corao. Os leitos disponibilizados no sistema de sade de Maputo equivalem a 19,9 para cada 10.000 habitantes, mais do que o dobro da mdia nacional de 9,7 leitos. (CNCS, 2009). 13.15. Religio Segundo INE, (2007), comparando os censos de 1997 e 2007, verifica-se reduo no nmero de pessoas que dizem no pertencer a qualquer seita religiosa, passando de 15,9% em 1997 para 14,3% em 2007. Foi verificado tambm reduo no nmero de pessoas pertencentes a Igreja Zione, uma religio que constitui uma miscelnea entre o cristianismo e crenas animistas tradicionais, de 38,7% em 1997 para 25,2% em 2007. O nmero de catlicos, por sua vez, aumentou de 21,6% em 1997 para 23,1% em 2007. Os muulmanos passaram de 4,6% para 5,3%, enquanto que os protestantes dobraram de 1997 para 2007, atingindo 21,2%. De acordo com o censo de 2007, a populao de Maputo por religio e sexo estava distribuda da seguinte forma:

15

CAPITULO

IV.

ASPECTOS

RELACIONADOS

COM

HIV

SIDA

EM

MOAMBIQUE 4. HIV/SIDA em Moambique Moambique vive um ambiente de epidemia do HIV severa. Actualmente, 15% de mulheres grvidas entre os 15 e 49 anos de idade vivem com o vrus causador da SIDA. A epidemia tem um carcter heterogneo em termos geogrficos, scio-demogrficos e socioeconmicos: mulheres, residentes urbanos, pessoas residindo nas regies sul e centro so mais afectadas pelo HIV e SIDA. A principal via de transmisso continua a ser heterossexual em cerca de 90% dos casos em adultos. (INSIDA, 2009) 4.1. Factores da disseminao da Epidemia do HIV em Moambique Com base nos dados apresentados sobre a incidncia e o impacto demogrfico do HIV, pode-se sugerir que os factores impulsionadores desta epidemia em Moambique so: 1. 2. 3. 4. 5. Parcerias Mltiplas e Concomitantes; Transmisso entre parceiros discordantes fixos; Baixo e uso inconsistente do preservativo; Baixo nvel de circunciso nas provncias do Centro e Sul do pas; Alta mobilidade e migrao da populao por trabalho, comrcio e meios de

subsistncia; 6. 7. Trabalhadores/as de sexo; Comportamento de alto risco entre homens que tem sexo com outros homens e

utilizadores de drogas intravenosas;


8.

Aspectos estruturais da sociedade como iniquidade de gnero, violncia e abuso

sexual (direitos humanos), e aspectos culturais e tradicionais. (INSIDA, 2009) 4.1.1. Na epidemia do SIDA h a distinguir 2 tipos de factores impulsionadores: 1. O factor chave a existncia de relaes sexuais concomitantes com mltiplos
16

parceiros e sem/com baixo recurso proteco pelo preservativo;

2.

Os factores contribuintes sociais e estruturais, por exemplo: a grande mobilidade

populacional, as desigualdades do gnero e econmicas, e comportamentais, como por exemplo: violncia de gnero e sexual, consumo de lcool e droga, estigma, falta de comunicao sobre sexualidade, sexo e SIDA no seio da famlia. (INSIDA, 2009) As novas infeces do HIV surgem atravs dos casais discordantes, por exemplo:

Um casal que vive junto e um dos parceiros contraiu HIV h mais de 12 meses; A ausncia do preservativo em relaes estveis; E possivelmente outros parceiros sexuais em segredo, no declarados nos

inquritos e estudos, nos quais se baseia o modelo/pacote. Os comportamentos de Parceiros Mltiplos (PM), so relativos a dois grupos de exposio, aqueles que tm parceiros mltiplos, e os seus parceiros monogmicos estveis, que fazem inadvertidamente parte de uma rede sexual. Estes comportamentos dos PM so avaliados como responsveis em cerca de 24-29% de todas as novas infeces. Em relao ao gnero, as informaes disponveis no pas mostram que existe um certo nvel de tolerncia ou de aceitao de discriminao baseada no gnero e na desigualdade, e que a educao e o rendimento da mulher reduzem atitudes discriminatrias do gnero. Pode-se verificar que as mulheres com uma educao superior tm mais conhecimentos sobre a preveno e utilizam os servios de preveno. Mas estas vantagens podem ficar sem efeito devido ao aumento do comportamento de risco sexual respeitante, por exemplo: parceiros mltiplos, mobilidade, e sentido de empoderamento. (INSIDA, 2009)

CAPITULO V. ANLISE DO NDICE DE PREVALNCIA DO HIV E SIDA NA CIDADE DE MAPUTO

5. HIV/SIDA na Cidade de Maputo

17

Dados relativos ao pas, indicam que maior parte dos infectados registam se nas reas urbanas, entre as pessoas social e economicamente mais estveis e com alto nvel de escolaridade. Sendo assim, estes aspectos tocam directamente a Cidade de Maputo. Segundo os dados do INSIDA (2009), a Cidade de Maputo possui uma taxa de prevalncia de HIV/SIDA de 16.8% em homens e mulheres de 15-49 anos, sendo 20.5% de mulheres infectadas pelo HIV/SIDA e 12.3% para os homens. A prevalncia especfica da infeco por HIV, por idade e sexo mostra que o ndice de prevalncia mais elevada em jovens de 15-24 anos, com uma prevalncia de 6.3%, dentre estes 9% dos infectados pelo HIV/SIDA so mulheres e 4% so homens. A taxa mais elevada de prevalncia de mulheres que vivem com HIV situa-se na faixa etria dos 15-24 anos, com nmeros 2.5 vezes mais altos do que nos homens do mesmo grupo etrio. Entre os 15-49 anos, a prevalncia nas mulheres aproximadamente 1.5 vezes mais elevada do que nos homens do mesmo grupo etrio. A prevalncia entre as mulheres superior que prevalncia entre os homens (20.5% e 12.3% respectivamente); A prevalncia na cidade de Maputo atinge o seu pico entre os 15-24 anos de idade, com uma prevalncia nessa faixa etria de 6.3% (dentre estes 9% dos infectados pelo HIV/SIDA so mulheres e 4% so homens) num total de 16.8% a nvel da Cidade. (INSIDA, 2009) Segundo o INSIDA, 99.8% das mulheres entrevistadas na Cidade de Maputo j ouviu falar do HIV&SIDA contra 100% dos Homens. O nvel de conhecimento sobre o HIV&SIDA entre a faixa etria dos 12 aos 14 anos de 96.9% para as raparigas e 95.2% para os rapazes. O nvel de conhecimento sobre as formas de preveno bastante alto. Neste contexto, 73,1% das mulheres e 70.7% dos homens afirmaram que ter apenas um parceiro sexual no infectado e fiel pode reduzir o risco de infeco por HIV. Assim sendo, h que investigar as razes dos actuais ndices de seroprevalncia na Cidade, no obstante um nvel alto de conhecimento sobre a matria. (INSIDA, 2009) A cidade alberga o segundo maior porto da costa oriental de frica, ao qual confluem trs linhas ferrovirias ligando aos vizinhos Suazilndia, frica do Sul e Zimbabu. A rede rodoviria

18

permite a ligao aos dois primeiros pases e o resto de Moambique. Em termos de ligaes areas, Maputo servida pelo Aeroporto Internacional de Maputo. (CNCS, 2009) Para facilitar a deslocao dentro e para fora da Cidade, existem grandes paragens e terminais de transporte dentro e na periferia da Cidade. Nestes locais, regista-se uma concentrao populacional acima da mdia, ladeados de diversos servios, desde restaurantes, barracas, at residncias que propiciam um descanso aos passageiros. (CNCS, 2009) Estas residncias servem igualmente para a prtica de relaes sexuais transaccionais, o que aumenta a vulnerabilidade da populao infeco pelo HIV. A Cidade de Maputo possui maior nmero de servios de segurana, unidades policiais, militares e paramilitares mveis e em permanente migrao transitria. (CNCS, 2009) Devido s caractersticas acima referidas, Maputo o principal ponto de confluncia do Pas. Nesta Cidade assiste-se um constante e permanente movimento populacional de pessoas oriundas de todas as provncias do Pas, bem como de outras partes do Mundo. Para ir ao encontro das eventuais necessidades da populao, a Cidade tem se apetrechado de servios de vria ordem, desde a proviso de servios de sade, at aos servios de lazer e de entretenimento. Devido este facto, regista-se um nmero significativo de hotis e penses, bem como de restaurantes, bares, barracas e discotecas, que funcionam 24 horas ao dia. Em termos de principais actividades econmicas, destacam-se a construo de infra-estruturas, a prtica do comrcio formal e informal e um aumento substancial do sexo transaccional associado prostituio infantil. (CNCS, 2009) De uma geral, a Cidade tem registado um aumento do fosso entre ricos e pobres, deixando a populao mais exposta situaes de risco. O fenmeno de pobreza urbana que se traduz num elevado ndice de desemprego, agravado pelo xodo rural e o aumento do movimento migratrio, sobretudo da populao jovem procura de um aparente bem-estar, o aumento da criminalidade, de crianas da e na rua relacionado com a mendicidade, so alguns dos factores que pem os citadinos numa situao de permanente vulnerabilidade scio-econmica e fsica. (CNCS, 2009)

19

5.1. Gnero e HIV/SIDA O termo "gnero" muitas das vezes faz parte das discusses sobre a transmisso de HIV e SIDA. Na linguagem quotidiana, a palavra gnero utilizada quando se fala sobre as mulheres. Mas na linguagem tcnica, o termo gnero um conceito que inclui os dois sexos: feminino e masculino. Existe uma diferena entre o gnero e o sexo. O sexo implica tudo o que biologicamente definido desde o nascimento (pnis, vagina, testculos, tero etc.). O gnero pode ser entendido como conjunto de caractersticas determinadas pela sociedade, que identificam os papis e o comportamento que diferenciam o homem da mulher. (MMAS, 2009) O sexo uma caracterstica biolgica que no se pode mudar. O gnero mais dinmico por que est influenciado pelas caractersticas de uma sociedade, da famlia, da educao, de normas, de hbitos, de leis, de crenas, etc. Gnero representa tudo o que se considera tpico para homens e mulheres de uma cultura (por exemplo roupa, profisso, comportamento, etc.). Os homens por exemplo, aprendem entre si que normal a existncia de mltiplas parceiras ou que no podem usar o preservativo quando se quer ser "homem de verdade". Desde crianas aprendem que no podem demonstrar nenhuma fraqueza. As raparigas aprendem, por exemplo, que devem obedincia ao homem e que no devem fazer muitas perguntas e que o preservativo no serve para proteco, mas sim representa um sinal de desconfiana. (MMAS, 2009) Estes papis influenciam as oportunidades que homens e mulheres tm no poder social, econmico e cultural e os direitos e deveres associados ao sexo. Em Moambique a transmisso do HIV causada em primeiro lugar, pelas relaes sexuais no protegidas. Para se abordar a questo do HIV e SIDA necessrio que sejam avaliadas as relaes entre homens e mulheres, isto significa que os aspectos do gnero (os papis e comportamento de homens e mulheres) devem ser sempre includos quando se pretende analisar este assunto. Por um lado, tem que se monitorar e analisar as actividades em termos de participao e do impacto para homens e mulheres identificando as questes e suas causas e articulando as solues para as mesmas. Ao mesmo tempo tem de se considerar os diferentes papis sociais, as diferentes oportunidades e necessidades dos homens e das mulheres. (MMAS, 2009)
20

A desigualdade em questes de gnero, as relaes sexuais foradas, a violncia contra as mulheres, a violao sexual, a falta de capacitao das mulheres, o poder de compra dos homens e a pobreza das mulheres que as obriga a oferecer sexo comercial, a tendncia dos homens de preferirem os riscos que a responsabilidade, os esteretipos masculinos que promovem a hipocrisia em torno dos comportamentos sexuais masculinos e femininos. (MMAS, 2009) A taxa mais elevada de prevalncia de mulheres que vivem com HIV situa-se na faixa etria dos 15-24 anos, com nmeros 2.5 vezes mais altos do que nos homens do mesmo grupo etrio. Entre os 15-49 anos, a prevalncia nas mulheres aproximadamente 1.5 vezes mais elevada do que nos homens do mesmo grupo etrio. (INSIDA, 2009) 5.1.1. H dois factores que so responsveis pela feminizao da epidemia: 1. Os factores biolgicos do sexo (as mulheres so mais vulnerveis infeco do HIV devido grande superfcie da mucosa da vagina exposta durante a penetrao sexual); e 2. Os factores culturais, que na opinio de alguns autores so os principais, tais factores podem ser: O baixo poder das mulheres em negociar o preservativo; A violncia sexual;
E o sexo intergeracional, que consiste em mulheres terem como parceiros homens mais

velhos, quase sempre por questes econmicas que podem, por sua vez, ter tido vrias parceiras sem proteco, tendo assim maior probabilidade de estarem infectados. (MMAS, 2009)

5.2. Factores responsveis pela feminizao do HIV/SIDA na Cidade de Maputo Segundo CNCS (2004), os factores que facilitam a infeco pelo HIV/SIDA nas mulheres podem ser divididos em: 1. Factores scio-culturais Poder de negociao da mulher;

21

As evidncias indicam que as mulheres especialmente em risco so aquelas que se encontram em matrimnios heterossexuais ou unio a longo prazo. Os homens geralmente se envolvem em relaes sexuais fora da unio e as mulheres no tm o poder de negociar o uso do preservativo e outros meios de preveno. Relaes desiguais de poder entre um homem e uma mulher mais jovem Assdio e abuso sexual na escola por professores, uma manifestacao de relacao desiguais de poder entre um homem e uma mulher mais jovem, que expoe a ela a sofrimento fisico e psiquico, incluindo a vulnerabilidade a infeccao ao HIV. 2. Factores econmicos Pobreza; Desemprego; O deficiente grau de segurana alimentar e nutricional As desigualdades do gnero e econmicas; Baixo nvel de educao e o baixo nvel de rendimento da mulher; A prtica de relaes sexuais transaccionais por parte das mulheres;
O sexo intergeracional, que consiste em mulheres terem como parceiros homens mais

velhos, quase sempre por questes econmicas que podem, por sua vez, ter tido vrias parceiras sem proteco, tendo assim maior probabilidade de estarem infectados. ou seja,
manter relaes sexuais com algum 10 anos mais mais velho, pode aumentar o risco de transmisso do HIV, dado que as mulheres nessas relaes podem ter menos poder de negociar sexo seguro e estarem mais expostas a infeco por HIV por parte de um parceiro infectado. (A

taxa mais elevada de prevalncia de mulheres que vivem com HIV situa-se na faixa etria dos 15-24 anos, com nmeros 2.5 vezes mais altos do que nos homens do mesmo grupo etrio); O acesso desigual aos recursos, a dependncia econmica e as desigualdades de poder e autoridade na famlia, na comunidade e na sociedade em geral, reforam a subordinao da mulher, reduzindo a possibilidade desta participar em p de igualdade em assuntos referentes a sua prpria vida;

22

O poder de compra dos homens e a pobreza das mulheres que as obriga a oferecer sexo comercial; 3. Factores biolgicos Os dados so colhidos em mulheres grvidas que se apresentam consecutivamente na sua primeira consulta pr-natal. Estas taxas so consideradas representativas da populao adulta de 15-49 anos de idade e, por isso, servem de base para estimar as prevalncias provinciais e nacional do HIV e o impacto demogrfico do HIV/SIDA no pas; A alta velocidade com que se injecta o esperma no tero, 45 km por hora, (atravs do orifcio externo do colo uterino), cuja mucosa muito menos resistente infeco que a da vagina; O maior tempo de contacto com os fluidos sexuais do parceiro, na mulher, (smen depositado na vagina); A dificuldade de diagnstico e tratamento de algumas ITS na mulher; Existncia de lugares de fluxo de pessoas e formas de organizao de actividades scioeconmicas em aglomerados humanos que propiciam a pratica do sexo ocasional e do comercio do sexo (corredores de transportes, lugares de realizao de grandes obras de infra-estruturas econmicas e sociais.

4. Outros factores Frequncia da populao feminina em locais onde pratica-se a prostituio; Existem diversos tipos de locais de concentrao ou fluxos de pessoas que, independentemente da sua origem e fins especficos, criam condies, oferecem oportunidades e se tornam lugares propcios para a disseminao de atitudes e prticas que aumentam o risco, e facilitam a efectiva contaminao mtua e propagao da epidemia do HIV/SIDA. Tais lugares incluem centros de diverso como clubes nocturnos, entrepostos de comunicaes, brigadas e estaleiros fixos ou mveis de obras de engenharia (tais como construo de estradas, pontes, barragens, vias frreas, escolas e unidades sanitrias, etc.), mercados informais, barracas de venda e consumo de bebidas alcolicas, acampamentos de pesca, corredores de transportes e comunicaes ao longo
23

das estradas nacionais e inter-regionais ou inter-provinciais, postos fronteirios, aeroportos e grandes estaes de caminhos-de-ferro e entrepostos de transportes rodovirios de carga e passageiros. A caracterstica comum de todos estes lugares a de eles serem primariamente lugares aonde as pessoas se encontram e se concentram para a prtica de actividades vitais de sobrevivncia e de desenvolvimento econmico e social (individual, da colectividade local ou da sociedade em geral). A presena nestes lugares dos grupos de pessoas anteriormente citados (maioritariamente homens) atrai um grande nmero de praticantes da venda do sexo (maioritariamente mulheres), constituindo uma especial fonte de contaminao prpria e de outros, com o vrus do HIV. Predominam nesses lugares outras motivaes para o predomnio de prticas de risco e condies de infeco, desde as prticas de sexo ocasional e o comrcio de sexo. Centros de diverso (Incluem-se nestes principalmente os bares e clubes nocturnos. Os praticantes do comrcio do sexo so provavelmente os principais agentes difusores da epidemia a partir destes lugares). O incio relativamente mais precoce da actividade sexual entre as raparigas, agravado pelo facto dos seus parceiros serem normalmente alguns anos mais velhos, j com altas taxas de seropositividade; Este padro de gnero e idade na aquisio da infeco pelo HIV, que parece ser decisivo, para a distribuio do HIV/SIDA e suas consequncias em idades mais tardias, sugere que, as estratgias de controlo do HIV/SIDA, no devem descurar os factores idade e sexo, e devem incluir recomendaes concretas tendentes a induzir a adopo de prticas sexuais seguras na primeira relao sexual e no perodo subsequente. Esta tendncia de prevalncias mais altas no sexo feminino perdura at aos 30 anos, altura em que se inverte (como consequncia da maior mortalidade por SIDA entre a populao feminina e possivelmente pelo aumento da actividade sexual entre os homens desta idade), passando eles a apresentarem prevalncias mais elevadas.

5.3. Estratgias para combater a feminizao do HIV/SIDA Os direitos das mulheres so violados quotidianamente em todas as partes do mundo. Muitas mulheres no recebem um salrio mnimo, e por conseguinte no tm meios para fazer face as
24

necessidades bsicas. Para alm disso, em muitas culturas, as mulheres nem sequer so reconhecidas, muito menos tratadas como homologas dos homens. Estas circunstancias tornam as mulheres mais vulnerveis as infeces e as doenas. Para estas mulheres, o HIV s um de entre muitos factores que as oprimem. Lamentavelmente, muitos de ns, tambm vivemos com a discriminao e a estigmatizao porque somos seropositivos. (JACKSON, 2004) H muitos anos que a capacitao das mulheres um objectivo do desenvolvimento, aliado promoo dos direitos das mulheres. Existe, igualmente, o reconhecimento de que a educao, o estatuto socioeconmico, os direitos legais (por exemplo, os direitos agrrios e os da sucesso), a sade e o bem-estar das mulheres influenciam a sobrevivncia infantil bem o desenvolvimento humano em geral. (JACKSON, 2004) Para conseguir a capacitao das mulheres devemos comear durante a sua infncia, assegurando que as meninas sejam to valorizadas e estimadas quanto os meninos. A epidemia do SIDA exige o alcance urgente da equidade e igualdade do gnero; caso contrrio, morrero elevados nmeros de mulheres, homens e crianas. (JACKSON, 2004) Dadas as diferenas entre mulheres e os homens em termos biolgicos e do estatuto socioeconmico, politico, lega e cultura, as mulheres so afectadas pelo HIV/SIDA de maneiras diferentes dos homens. A mulher tem menos controlo sobre a probabilidade de ser infectada, por outro lado, existe o risco de ela transmitir a infeco do seu corpo para o seu bebe ou feto, pois ela a pessoa que mais provavelmente cuida dos doentes do SIDA a sua volta. As mulheres enfrentam o triplo risco da epidemia, reconhecendo as trs tpicas parcerias sexuais, envolvendo geralmente as mulheres jovens e os homens mais idosos, as mulheres contraem o HIV em mais idade tenra do que os homens, morrendo por conseguinte, mais cedo e jovens. Em frica, a mortalidade em consequncia do SIDA, atinge o ponto mximo, em mulheres da faixa etria dos 20 anos e nos homens nos finais dos 30 e no inicio dos 40 anos. A taxa de prevalncia do HIV em raparigas adolescentes geralmente 5 vezes mais a taxa de prevalncia nos rapazes da mesma idade. (JACKSON, 2004) Segundo JACKSON, (2004) a fim de apoiar as raparigas e mulheres a evitar a infeco por HIV, foram identificadas as seguintes prioridades a curto prazo, a saber:

25

Educao sobre a sade sexual e reprodutiva, bem como competncias de sobrevivncia,

tanto para os alunos escolares como para jovens que no frequentam a escola (as intervenes devem incluir o desenvolvimento de auto auto-estima, competncias relacionadas com a negociao e com a comunicao, sobretudo para as raparigas);
Estratgias de educao de pares; Apoiar as raparigas, para que elas permaneam na escola, e no desistam em

consequncia da pobreza, das necessidades familiares ou da gravidez; Promover a segurana econmica das mulheres e suas famlias;
Encorajar a distribuio equitativa entre homens e mulheres, bem como das

responsabilidade relacionadas com os cuidados ministrados a famlia; Promover a igualdade de gnero e empoderamento das mulheres; (MMAS, 2009)
Reforo das iniciativas que conduzam ao aumento das capacidades da mulher e das

raparigas adolescentes de se protegerem contra os riscos de infeco pelo HIV, atravs da proviso de cuidados e servios de sade, incluindo a sade sexual e reprodutiva e educao preventiva que promova a igualdade do gnero dentro de um quadro cultural e sensvel ao gnero; (MMAS, 2009)
Continuao de campanhas contra o HIV e SIDA, alertando-se para as praticas seguras e

para o respeito pelo corpo da mulher; (MINAG, 2005) Em geral, todos os programas, projectos e actividades relacionadas com o HIV/SIDA (e outras reas de desenvolvimento) devem fundamentar-se sobre uma anlise minuciosa e sensibilidade em relao as questes do gnero. Isso significa a integrao das questes do gnero em todos os programas e projectos, mas com uma eficcia jamais vista no passado.

6. Incidncia e impacto demogrfico do HIV/SIDA na Cidade de Maputo Em relao ao impacto demogrfico, estimou-se em 2009 que 16.8% da populao da Cidade de Maputo vive com HIV, dos quais 12.3% so homens e 20.5% so mulheres maiores de 15 anos,
26

respectivamente, a faixa etria mais infectada de jovens de 15-24 anos, com uma taxa de 6.3% sendo que 9% corresponde a mulheres e 4% para os homens. A epidemia do HIV reduziu a esperana de vida dos moambicanos, de 41 anos em 1999 para 36 anos em 2010. (INSIDA, 2009) Em relao ao seu impacto na taxa de mortalidade a nvel da Cidade de Maputo, estimou-se que..% de bitos so devido ao HIV/SIDA. Estimava-se em 2008, que aproximadamente 463,000 crianas perderam o pai, a me ou ambos devido ao SIDA, e em 2010 aumentou at 558,000 crianas. A cidade de Maputo a segunda provncia com mais crianas rfs e vulnerveis por SIDA, sendo que 20% das crianas da Cidade de Maputo so rfs. As infeces dirias estimam-se em quinhentas novas infeces por dia.

7. Concluso Na Cidade de Maputo 20.5% dos infectados pelo HIV so mulheres com idades entre 15-49 anos. De acordo com o recente estudo, a diferena de gnero (gender gap) nas taxas de infeco alta: as mulheres jovens 15-24 anos tm uma probabilidade quatro vezes maior de contrair o HIV do que os homens da mesma faixa etria e as raparigas de idades compreendidas entre 1519 tm trs vezes mais probabilidade de serem infectadas que os rapazes. Homens e mulheres das restantes faixas etrias (adultos e idosos) no mostram a mesma discrepncia de gnero nas taxas de infeco, sugerindo que os adolescentes correm mais risco de contrair o HIV por causa da presso de companheiros e o envolvimento em comportamentos de risco. (MMAS, 2009). Tornando como base o conceito de gnero, pode-se perceber que para alm de razes fisiolgicas, h razes sociais, culturais e econmicos que fazem com que a mulher esteja em
27

posio de maior vulnerabilidade do que o homem. Outro elemento de vulnerabilidade da mulher ao HIV e SIDA a idade do inicio da actividade sexual que normalmente acontece mais cedo nas raparigas do que nos rapazes aliada ao facto de e certos casos estas envolverem-se com homens mais velhos e mais experientes (sexo intergeracional), com os quais mantm relaes sexuais desprotegidas. comuns as raparigas adolescentes terem mais do que um parceiro sexual e no usarem o preservativo regularmente. Estes adolescentes tm um relativo conhecimento sobre o HIV e SIDA mas o seu comportamento mostra que no levam a srio o risco de contrarem uma infeco. (MMAS, 2009). A pobreza e falta de emprego so factores de risco e aumentam a vulnerabilidade da mulher e rapariga ao HIV e SIDA. Esta vulnerabilidade tem vrios aspectos como, o baixo nvel de escolaridade, poucas oportunidades de formao profissional ou vocacional ou acesso e controlo dos recursos. Frequentemente as mulheres e raparigas so deixadas sem outra opo do que comercializar o sexo para a sua sobrevivncia. Por outro lado, a pratica do sexo intergeracional acima mencionado, com objectivo de suprir as necessidades econmicas comum. Existem muitos casos de raparigas que se envolvem ao mesmo tempo com duas ou mais pessoas, isto , com um rapaz da sua idade a que considera de namorado e com um homem mais velho do que ela, o chamado tio que lhe d dinheiro e presentes com o qual tambm tem relaes sexuais e geralmente nestas relaes, raramente usa-se o preservativo. Para alm disso, um nmero significativo de mulheres e raparigas so agredidas fsica e sexualmente, o que as torna mais vulnerveis a infeco por HIV. Na Cidade de Maputo 4.1% das mulheres foram sexualmente violadas nos ltimos 5 anos e 8.8% nos ltimos 12 meses. (MMAS, 2009). O sexo comercial tambm um dos veculos de infeco das mulheres, o estudo sobre modos de transmisso (2009), revela dados preliminares sobre outros grupos de alto risco como as trabalhadoras de sexo, referindo que 48% de um total de 63 trabalhadoras de sexo que usaram as unidades de aconselhamento e testagem voluntria eram seropositivas. (MMAS, 2009). O empoderamento significa deixar de ver a mulher como objecto de varias medidas, e criar condies legais, econmicas e sociais que a permitam partilhar o poder, os recursos e as responsabilidades com o seu companheiro masculino. Para que o empoderamento da mulher se
28

torne uma realidade, os papis sociais da mulher e do homem tm que ser discutidos e repensados. As aces para a mudana devem comear em casa, continuar na escola e nos locais de trabalho. (MMAS, 2009) Enquanto a mulher no tiver possibilidade de fazer as suas escolhas, de decidir sobre a sua vida e o seu corpo, de poder dizer ou no, as aces de preveno tero pouco impacto. (MMAS, 2009)

8. Bibliografia INE, MISAU, CEP-UEM, MPF, CNCS, FACULDADE DE MEDICINA-UEM (2004). Impacto Demogrfico do HIV/SIDA em Moambique. Actualizao: Ronda de Vigilncia Epidemiolgica 2002. Maputo. INE (2007). II Recenseamento Geral da Populao e Habitao: Indicadores sciodemogrfico. Maputo. JACKSON, Helen (2004). SIDA em frica: Continente em Crise. SAFAIDS, PO BOX A509. Avondole. Harare-Zimbabwe. UNAIDS and IOE (2002). Employer`s Handbook on HIV/AIDS. Geneva.
29

UNAIDS (2002). Report on the Global HIV/AIDS Epidemic. Geneva. UNESCO (2001). Appropriete communication for Behaviour Change: a cultural approach to HIV/AIDS prevention and care. UNESCO (2001). Appropriete communication for Behaviour Change:

Information/education/communication. DACE, Antnio (2005). Factores de Propagao do HIV/SIDA no P.A de Ressano Garcia: Uma Analise Focalizada nos Movimentos Populacionais. CNCS (2004). Plano Estratgico Nacional de Combate ao HIV/SIDA I. Maputo UNAIDS (2009). Situao Epidemiolgica do HIV/SIDA. CNCS (2009). Perfil da Cidade de Maputo e Rascunho das Estratgias do PEN III Adequado a Cidade de Maputo.

SILVA, Teresa Cruz e ANDRADE, Ximena. Feminizao do SIDA em Moambique: A Cidade de Maputo, Quelimane e Distrito de Inhassunge na Provncia da Zambzia. 2005. MISAU (2004). Perfil Estatstico Sanitrio da Cidade de Maputo: Anlise de 4 Anos 2000-2003. Maputo. CMCM (2010). Perfil Estatstico do Municpio 20044-2007. Maputo. INE. Populao Total Por Sexo, Segundo Idade. Maputo Cidade. Censo 2007. INE, at al. Perfil Demogrfico do HIV/SIDA em Moambique. Acadmica Lda. 2000. DUCE, Pedro et al. Impacto Demogrfico do HIV em Moambique. Leima Consultoria e Trading. 2008. INS, INE e ICF MACRO. 2010. Inqurito Nacional de Prevalncia, Riscos Comportamentais e Informao Sobre o HIV e SIDA em Moambique 2009. Calverton. Maryland. EUA.
30

MMAS (2009). Mulheres, Raparigas e HIV e SIDA em Moambique. Maputo MINAG (2005). Estratgia e Plano de Aco de Gnero do Sector Agrrio. Maputo

31

Potrebbero piacerti anche