Sei sulla pagina 1di 16

C.P.

DR4 3As associaes culturais e institucionais so importantes na integrao dos migrantes nas sociedades de acolhimento em Portugal, este um processo que necessita da ajuda de diversos intervenientes como; os prprios imigrantes, os governos, as instituies, as associaes, e as comunidades locais. So inmeros os obstculos que os refugiados e os imigrantes enfrentam, designadamente, as questes relacionadas com a sua situao social, mas as dificuldades de insero no mercado de trabalho so as que mais dificultam o processo de integrao. As instituies tm um papel importnte nesta area, ajudam na integrao dos imigrantes na sociedade, orientam, prestam apoio, encaminham, e do acompanhamento ao longo do processo de integrao social, assim tentando minimizar o empacto da discriminao que possa existir na sociedade, e criando oprotunidades iguais de acesso ao trabalho. Estas so algumas das instituies presentes em Portugal: Associaes ou Federaes Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante em Lisboa (CNAI) Comisso para a Igualdade e Contra a Discriminao Racial (CICDR) Conselho Consultivo para Assuntos da Imigrao (COCAI) Organizao Internacional para as Migraes (OIM) Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, I.P (ACIDI, IP) Direco-Geral para a Integrao dos Imigrantes (DGII) Direco-Geral da Imigrao (DGI) Instituto Helnico de Polticas de Migrao (IMEPO) Conselho Irlands para a Imigrao Immigrant Council of Ireland (ICI) Rede Migrao na Europa Netzwerk Migration in Europa (NME) Instituto para as Migraes e Estudos tnicos Institute for Migration and Ethnic Studies (IMES) Comunidade Israelita de Lisboa (CIL)

(COCAI) - Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigrao O Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigrao (COCAI) foi criado em Portugal em 1998, funcionando actualmente sob a tutela do ACIDI, I.P. Criado com o objectivo de garantir a consulta e o dilogo com organizaes representativas de imigrantes e minorias tnicas, o Conselho pronuncia-se ainda sobre o reconhecimento e apoio financeiro relativo s associaes de imigrantes, pelo que as associaes tm impacto directo nas questes polticas que lhes dizem respeito. Entre as competncias do COCAI incluem-se as seguintes: Pronunciar-se sobre os projectos de diploma relativos aos direitos dos imigrantes; Participar na definio das polticas de integrao; Participar na definio de medidas e aces que visem a melhoria das condies de vida dos imigrantes e acompanhar a sua execuo; Participar na defesa dos direitos dos imigrantes, Formulando propostas com vista sua promoo.

O COCAI desempenha um papel fundamental no que concerne ao enquadramento jurdico que regula as associaes de imigrantes, na medida em que se pronuncia sobre o seu reconhecimento e a promoo de apoio financeiro s mesmas. (CICDR) - Comisso independente contra a discriminao racial A CICDR uma Comisso independente, especializada na luta contra a discriminao racial que funciona junto do Alto-Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural ( ACIDI, IP). As principais competncias da Comisso para a Igualdade e Contra a Discriminao Racial (CICDR) As principais competncias so:

Recolher toda a informao relativa prtica de actos discriminatrios; Emitir, atravs da Comisso Permanente, parecer relativo s sanes a aplicar pelo Alto- Comissrio no mbito dos processos de contra ordenao instaurados pela prtica de actos discriminatrios; Recomendar a adopo das medidas legislativas, regulamentares e administrativas que considere adequadas para prevenir a prtica de discriminaes; Promover a realizao de estudos e trabalhos de investigao sobre a problemtica da discriminao; Tornar pblicos, por todos os meios ao seu alcance, casos de efectiva violao da lei; Elaborar e publicitar um relatrio anual sobre a situao da igualdade e da discriminao racial

Link: http://www.cicdr.pt/content/view/3/3/ em Portugal;

ACIDI, I.P.

O Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, I.P. a entidade coordenadora do projecto. O ACIDI, I.P. um instituto pblico sob indirecta administrao do Estado, com autonomia administrativa, sob a tutela da Presidncia do Conselho de Ministros e do Primeiro-ministro. A sua misso consiste em colaborar na criao, execuo e avaliao das polticas pblicas, tanto em reas transversais como especficas, relevantes para a integrao dos imigrantes e minorias tnicas, bem como promover o dilogo entre as diversas culturas, etnias e religies. As actividades desenvolvidas pelo ACIDI, I.P. baseiam-se nos sete princpios chave da Igualdade, Dilogo, Cidadania, Hospitalidade, Interculturalidade, Proximidade e Iniciativa. O ACIDI, I.P, providencia informao com vista promoo dos direitos e ao cumprimento dos deveres dos imigrantes, atravs de folhetos informativos, dos Centros Locais de Apoio Integrao dos Imigrantes e de uma linha telefnica informativa (Linha SOS Imigrante). Os dois Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa e do Porto, junto com o novo balco de atendimento em Faro, igualmente geridos pelo ACIDI, I.P., providenciam uma srie de servios de diferentes instituies do Estado, integrados num espao nico, bem como outros servios de apoio aos imigrantes, prestados pelos mediadores socioculturais, que, contratados por Associaes de Imigrantes e por meio de um protocolo destas com o ACIDI, IP, integram os CNAI. O ACIDI, I.P. desenvolve tambm trabalho com imigrantes no terreno. Ainda no mbito do ACIDI, I.P., o Observatrio da Imigrao promove e financia estudos sobre imigrao e integrao, incluindo publicaes e conferncias. Programas de rdio e televiso so igualmente produzidos no mbito do trabalho do ACIDI, I.P., bem como campanhas de divulgao e sensibilizao com os objectivos de informar a opinio pblica sobre os assuntos de imigrao e de promover a interculturalidade. Link: www.acidi.gov.pt

Direco-Geral para a Integrao dos Imigrantes

A Direccin General de Integracin de los Inmigrantes (Direco-Geral para a Integrao dos Imigrantes) um rgo Nacional da Secretaria de Estado da Imigrao e Emigrao do Ministrio do Trabalho e Imigrao, responsvel por implementar as polticas governamentais no mbito da integrao de imigrantes, a nvel nacional. A DGII trabalha em cooperao com as Comunidades Autnomas, Municpios e Organizaes da Sociedade Civil, nomeadamente ONGs e Associaes de Imigrantes.

Entre as suas principais responsabilidades distinguem-se: Desenvolvimento e gesto do sistema de recepo integrado, bem como a promoo da integrao de imigrantes, requerentes de asilo, refugiados, aptridas e outros que se encontrem sob esquemas de proteco internacional. Gesto dos financiamentos destinados promoo de programas de integrao cultural, social e profissional, desenvolvidos por organizaes da sociedade civil. Gesto, monitorizao e acompanhamento dos Centros de Migrao (centros de acolhimento temporrio para imigrantes e centros de acolhimento de refugiados), e seus programas. Gesto, monitorizao e acompanhamento dos Centros de Acolhimento estabelecidos em parceria com outras instituies da administrao pblica e organizaes de solidariedade social que apoiam programas destinados a trabalhadores estrangeiros recrutados atravs do sistema de quotas (contingente) e programas de retorno. Gesto de programas de cuidados primrios e de emergncia em situaes excepcionais ou de crise. Desenvolvimento de sistemas de anlise e avaliao de programas destinados a imigrantes e definio de indicadores de integrao. Estabelecimento de acordos de cooperao com diferentes instituies pblicas e privadas, com vista ao desenvolvimento de estudos e actividades relacionadas com a integrao de imigrantes. Gesto de fundos Europeus, tais como o Fundo Europeu para a Integrao, Fundo Europeu para os Refugiados e parte do Fundo Europeu de Retorno, bem como outros instrumentos financeiros do Fundo Social Europeu (Programa Operacional de Combate Discriminao). Secretariado do Frum para a Integrao Social dos Imigrantes e do Conselho para a Promoo da Igualdade e No Discriminao com base na Origem tnica ou Racial. O Observatrio Espanhol do Racismo e Xenofobia faz tambm parte integrante da DGII.

Direco-Geral da Imigrao (DGI) Ministrio do Trabalho, Sade e Polticas Sociais

O Ministrio do Trabalho, Sade e Polticas Sociais foi criado em Maro de 2008, reunindo competncias do Ministrio do Trabalho, Ministrio da Sade e anterior Ministrio da Solidariedade Social. O departamento de Polticas Sociais intervm nas reas da incluso e bem-estar social; controlo dos fluxos migratrios de trabalhadores provenientes de pases terceiros e novos pases da UE; coordenao das polticas de integrao; polticas de responsabilidade social e monitorizao das despesas na rea social. O Ministrio estrutura-se em vrias Direces, onde se inclui a Direco-Geral da Imigrao (Direzione Generale dell'Immigrazione), cujas competncias se distinguem em duas atribuies:

Regulamentao dos vistos de trabalho para nacionais de pases terceiros, atravs do planeamento das quotas anuais dos fluxos de imigrao; consequente gesto e monitorizao das quotas estabelecidas a nvel local; actividades de formao e actualizao de listas especificas de trabalhadores estrangeiros; cooperao bilateral com os pases de origem; Coordenao das politicas de integrao social dos imigrantes, atravs de programas com vista facilitao da insero de trabalhadores de pases terceiros na sociedade italiana (mediao cultural, promoo da lngua, cursos de lngua e cultura italiana, etc.) e por meio da participao em programas internacionais. O Comit para os Menores Estrangeiros, ao qual a lei delega a guarda dos menores no acompanhados e menores residindo temporariamente em Itlia, integra igualmente as actividades desta Direco. Finalmente, a Direco-Geral da Imigrao responsvel por gerir os procedimentos de adjudicao dos recursos financeiros do Fundo para a Incluso social dos Migrantes e suas Famlias. Link: http://www.solidarietasociale.gov.it/ Instituto Helnico de Polticas de Migrao (IMEPO) O Instituto Helnico de Polticas de Migrao de Atenas, a entidade legal responsvel por prestar assessoria e aconselhamento ao governo em questes ligadas poltica migratria na Grcia. Fundado em 2002, coordenado pelo Ministrio do Interior, Administrao Pblica e Descentralizao. Os objectivos da actividade do IMEPO prendem-se com o estudo do fenmeno das migraes, identificando os mecanismos que afectam a sua evoluo e produzindo o know-how suficiente para que a Grcia possa responder aos desafios que se colocam enquanto pas de acolhimento, com base no respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. A misso do IMEPO consiste em desenvolver estudos de investigao e programas ligados s migraes, integrao de imigrantes e polticas relacionadas com o tema, contribuindo assim para a criao e implementao de polticas migratrias efectivas na Grcia, enquadradas no espao da Unio Europeia. De forma a cumprir a sua misso, o IMEPO desenvolve as seguintes actividades: investigao e contratao de servios de institutos e universidades especializadas nos assuntos da imigrao e integrao econmica e social de imigrantes; publicao de estudos cientficos, livros e revistas de mbito cientfico; participao em projectos de investigao nacionais e internacionais com enfoque na temtica das migraes e seus impactos sociais, polticos e culturais; desenvolvimento e coordenao de programas operacionais para a criao e implementao de aces inovadoras na rea; organizao de discusses publicas, seminrios e conferncias; livraria; criao e actualizao contnua de uma base de dados sobre migraes no pas; desenvolvimento e implementao de campanhas de informao acerca de situaes de racismo e xenofobia e de promoo da integrao dos imigrantes. O IMEPO estabelece ainda uma rede de relaes com organismos relevantes e de cooperao com organizaes internacionais, institutos e entidades governamentais de outros pases da UE, EUA e Canad, com o objectivo de partilhar informao acerca das dinmicas migratrias, experincias e resultados da implementao de polticas de imigrao e integrao nos pases acima mencionados, bem como com ONGs e associaes de imigrantes. Link: http://www.imepo.gr/imepo-mission-en.html

Conselho Irlands para a Imigrao (ICI) O Conselho Irlands para a Imigrao (Immigrant Council of Ireland ICI) uma organizao no-governamental que trabalha com e para os imigrantes, visando a promoo dos seus direitos atravs de informao, advocacy e apoio jurdico. O ICI foi fundado em 2001 por Sr. Stanislaus Kennedy com o objectivo de providenciar uma resposta inovadora aos novos desafios decorrentes das recentes necessidades sociais que se colocavam na Irlanda. As principais reas de apoio e informao so a reunificao familiar, nacionalidade e residncia de longa durao, vistos de trabalho ou de estudo, situaes de trfico, regularizao e deportao. O ICI a nica ONG na Irlanda que, no sector da imigrao, adquire o estatuto de Centro Jurdico Independente (Independent Law Centre). A equipa de apoio jurdico consiste num solicitador, um conselheiro legal e um terceiro elemento responsvel pela informao, sendo possvel prestar assistncia e representao legal aos indivduos, no que diz respeito ao seu estatuto enquanto imigrante. Trata-se de um servio gratuito mas limitado, geralmente destinado a apoiar situaes particularmente complexas ou casos que levantam preocupaes polticas especficas. O departamento de Educao e Formao promove cursos sobre os direitos e deveres dos imigrantes a variadas instituies e organizaes voluntrias espalhadas pelo pas, com o objectivo de ajudar os participantes a melhor conhecer esses direitos e obrigaes (exceptuando aqueles que se prendem com o sistema de asilo). Link : http://www.immigrantcouncil.ie

Rede Migrao na Europa e.V.

A Rede Migrao na Europa (Netzwerk Migration in Europa NME) uma ONG sem fins lucrativos que lida com os assuntos da imigrao, integrao e educao. Com o objectivo de promover um maior conhecimento acerca das migraes na Europa e reforar a partilha de investigao e prtica, a NME serve como frum de discusso de questes sobre migraes e integrao, estabelecendo e expandindo uma rede internacional (essencialmente europeia) neste domnio cientfico. Fundada em Berlim em 2002, esta Rede conta actualmente com 40 membros instituies e indivduos espalhados pela Europa que se dedicam temtica da imigrao e integrao na esfera pblica europeia. Link: www.network-migration.org/

Institute for Migration and Ethnic Studies

O Instituto para as Migraes e Estudos tnicos (Institute for Migration and Ethnic Studies IMES), fundado em 1994, um centro de investigao interdisciplinar com enfoque na temtica das migraes e integrao, que desenvolve a sua actividade atravs de uma perspectiva internacional e comparativa, com uma equipa de investigadores experientes. O IMES apoia a execuo de programas acadmicos e atribui graus de ps-graduao, mestrado e doutoramento. A sua administrao encontra-se sediada na Faculdade de Cincias Sociais e Comportamentais da Universidade de Amesterdo, e os principais tpicos dos programas que apresenta podero ser quer localizados em Amesterdo, quer de nvel nacional ou internacional. Tendo como objectivo principal contribuir para um aprofundamento do conhecimento acerca das migraes internacionais e dos processos de integrao de imigrantes e seus descendentes na sociedade, a sua actividade tem ainda em vista o enriquecimento das bases tericas deste domnio cientfico. Trabalhando com outros institutos e organizaes nacionais e internacionais, tambm se dedica monitorizao de variadas actividades. A sede da Rede de Excelncia IMISCOE e a Secretaria Europeia da Metropolis Internacional localizam-se ambas no IMES. Links: IMES: http://www.imes.uva.nl/ IMISCOE: http://www.imiscoe.org

Organizao Internacional para as Migraes (OIM) Lisboa A OIM uma Organizao Internacional Intergovernamental que tem como objectivo principal assegurar uma gesto ordenada e humana das migraes, promovendo a cooperao internacional, apoiando na procura de solues prticas para as questes que se prendem com as migraes e providenciando assistncia aos migrantes com necessidades, incluindo refugiados e deslocados internos. Contando actualmente com 120 Estados-Membros e 19 Estados Observadores, tem em curso mais de 1400 programas, uma equipa de 5300 pessoas e 280 escritrios em mais de 100 pases. A sua Constituio reconhece a relao entre a migrao e o desenvolvimento econmico, social e cultural, assim como o direito liberdade de movimento. Para fazer face aos desafios da gesto da migrao que Portugal encara, a OIM Misso em Portugal tem vindo a desenvolver e implementar projectos nas seguintes reas principais: 1. Cooperao Tcnica e Partilha de Informao; 2. Migraes e o Desenvolvimento; 3. Retorno; 4. Trfico de Seres Humanos;

5. Migrao Laboral; 6. Direitos dos Migrantes. 7. Integrao; 8. Migraes e a Sade Embora transversalmente presente em mais do que uma rea acima mencionada, a integrao dos migrantes um tema que cada vez mais se encaixa num alvo especfico de projectos desenvolvidos recentemente pela OIM, dando seguimento crescente ateno que tem atrado. Sob a forma de cooperao tcnica, a Organizao tem assistido o governo Portugus ao conduzir pesquisas, desenvolvendo ou avaliando projectos em parceria com entidades governamentais que operam no campo da migrao. Exemplos disso so os estudos de avaliao que, a pedido do ACIDI (Alto-Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural), a OIM tem conduzido dos servios de apoio integrao dos imigrantes (nomeadamente dos Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante de Lisboa e Porto exemplos do modelo One-Stop-Shop em Portugal Link: www.iom.int/jahia/Jahia/pid/1386 Comunidade Israelita de Lisboa (CIL)

Objectivos e programa Unio, mobilizao e motivao da comunidade (jovens e menos jovens) Incrementar o trabalho de organizao e dinamizao comunitria, levado a cabo pelo Director Executivo da CIL, Marcos Prist. Resolver a curto prazo o problema do Centro Israelita. Criar um clube com sede prpria, para promover a reunio social, cultural e recreativa dos membros da CIL, eventualmente nas instalaes do Centro Israelita. Associar os membros da comunidade s actividades e decises da direco, atravs da organizao de reunies comunitrias mais frequentes, quer gerais, quer temticas; da instituio de um Conselho Consultivo de membros representativos da CIL; do melhoramento do Tikv para se tornar de facto um elo de ligao comunitria. Educao religiosa Promover a educao religiosa sem a qual a comunidade desaparecer a mdio prazo, estimulando a liderana espiritual da comunidade e levando a cabo uma educao nos valores da religio, de acordo com as tradies da Comunidade. Servios e Actividades Incrementar a oferta de actividades e de servios comunitrios, nomeadamente os servios religiosos na Sinagoga, em torno dos objectivos comuns e conglomerar no seu seio novos membros.

Gesto Financeira e Imobiliria Planear profissionalmente a gesto financeira da CIL e do seu patrimnio imobilirio e, atravs de inverses deste ltimo, garantir fundos para fazer frente aos custos correntes e extraordinrios da instituio. Inverter a grave tendncia deficitria dos exerccios dos ltimos anos, que tem vindo a ser coberta com a delapidao do patrimnio. No prazo de seis meses, apresentar AG uma proposta para a quotizao dos seus membros e/ou eventuais custos dos servios requisitados. Organizao Administrativa Incrementar a reorganizao, j em curso, de todos os servios administrativos da CIL por forma a que possam servir os seus membros da melhor forma. Papel institucional da CIL e o seu envolvimento civil e religioso Reforar o papel institucional da CIL, na defesa dos interesses dos seus membros e reforar o seu envolvimento no meio e no pas, dialogando e interagindo com as autoridades e instituies civis e religiosas. Estar em permanente contacto com Israel e com o mundo judaico em Portugal e no estrangeiro. A criao, a prazo, da Federao das Comunidades Judaicas em Portugal insere-se neste objectivo. Patrimnio histrico judaico Manter e recuperar o nosso patrimnio histrico (sinagoga, cemitrio), incluindo a instalao de um museu judaico, envidando todos os esforos para que o grosso do esforo financeiro para este fim seja suportado pelo Estado portugus, assim como por instituies judaicas internacionais vocacionadas nesse sentido. Estatutos Apresentar AG no prazo de um ano uma reformulao dos estatutos da CIL, tendo em conta a nova Lei de Liberdade Religiosa, redefinindo a sua misso, valores e objectivos. Link: http://www.cilisboa.org/

4) As ONGs so importantes no esbatimento das desigualdades sociais, As crescentes injustias do mundo contemporneo exigem que as abordagens crticas sejam revigoradas para poderem captar a sua complexidade crescente. Se as cincias sociais em geral no podem alhear-se da turbulncia e conflitualidade social em que todos estamos mergulhados, devemos olhar no s para as desigualdades e para as diferenas sociais, mas tambm para os responsveis de movimentos sociais e polticos que hoje promovem as lutas contra essas desigualdades e diferenas. As ONGs se esforam em defender os direitos econmicos, sociais e culturais e a participao e colaborao das associaes representativas dos imigrantes, dos parceiros sociais e das instituies de solidariedade social na definio das polticas de integrao social e de combate excluso social e discriminao. Estes so alguns dos exemplos:

Projecto OSS "One-Stop Shop" O projecto One-Stop Shop financiado pelo programa INTI da Comisso Europeia, e envolve oito parceiros de sete Estados-Membros da Unio Europeia. A Agenda Comum para a Integrao (COM(2005) 389 final) definiu como prioridades o reforo da capacidade dos prestadores de servios pblicos e privados para interagir com nacionais de pases terceiros por meio da interpretao intercultural e traduo, orientao, servios de mediao pelas comunidades imigrantes, pontos de informao One-Stop Shop e criao de estruturas organizacionais sustentveis para a integrao e gesto da diversidade. A coordenao do projecto One-Stop Shop de responsibilidade do ACIDI, I.P., que em Portugal implementou os Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante em 2004, reconhecidos como uma boa prtica na primeira edio do Manual de Integrao para Decisores Polticos e Profissionais da Comisso Europeia. O projecto visa aferir da possibilidade de criao de One-Stop Shops no mbito da prestao de servios aos imigrantes nos pases da UE, envolvendo diferentes ministrios e instituies da Administrao Pblica em parceria com organizaes no-governamentais e com o apoio de mediadores culturais. Os mediadores asseguram no apenas a proximidade cultural e lingustica aos imigrantes que procuram os servios, mas promovem tambm uma ligao essencial entre administrao pblica e populao imigrante. Finalmente, a participao das instituies da sociedade civil neste projecto pode ainda trazer importantes

contributos, na medida em que concorre para que o desenvolvimento das polticas de integrao se torne uma responsabilidade partilhada. Link: http://www.oss.inti.acidi.gov.pt/

Comemoraes alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Eliminao da Discriminao Racial

No mbito das comemoraes alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Eliminao da Discriminao Racial - 21 de Maro, o Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural (ACIDI), atravs da CICDR, lanaram um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar a opinio pblica para a luta contra a Discriminao Racial. No fim-de-semana de 18 a 21 de Maro e em articulao com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e da Liga Portuguesa de Futebol, nos jogos do Campeonato da Liga de Futebol da jornada 24, os jogadores entraram em campo exibindo uma faixa com o seguinte apelo Futebol Contra o Racismo! Junta-te a ns. O objectivo chamar a ateno para esta temtica, que decisiva no quadro de uma educao para a cidadania e em que as instituies desportivas tm vindo a assumir um papel relevante. Com efeito, como lembrou o Presidente da UEFA, Michel Platini, quando o Comit Executivo da UEFA aprovou as directivas que definem como os rbitros devem proceder perante actos graves de racismo dentro dos estdios: A nossa poltica em relao ao racismo de tolerncia zero, ou, atendendo ao prprio Presidente da FIFA Joseph Blatter, em comunicado oficial Sendo o desporto mais popular do mundo, o futebol tem o poder de combater o racismo. Link: http://www.cicdr.pt/content/view/109/16/

Ciganos: Porque so excluidos 30-09-2010 O pouco que a sociedade portuguesa conhece da comunidade cigana em Portugal resume-se aos maus exemplos noticiados pela comunicao social.

"Expulsosdiscriminadospresostiroteio desacatos droga" - so estas as palavras que mais ouvimos relativas comunidade cigana. Sero elas uma justa apreciao ou uma absoluta deturpao da realidade? Por que razo no logrmos ainda alcanar uma convivncia amigvel com uma comunidade que chegou ao pas no sc. XV? Por que razo a taxa de abandono escolar to elevada? Aspectos culturais como a lngua, a msica, a estrutura familiar e o trabalho so desconhecidos da maioria das pessoas. No decorrer do programa foi feita referncia ao GRACE Grupo de Reflexo e Apoio Cidadania Empresarial, devido ao lanamento de um prmio de investigao em responsabilidade social e empresarial, que pretende distinguir e divulgar projectos de investigao acadmica, que tenham aplicabilidade no mundo empresarial portugus. Declaraes: Ivone Cordeiro - Comisso de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados Jornalista: Fernanda Freitas Link: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=40382&visual=3&layout=10;&tm=8&

Comunidade cigana a mais discriminada em Portugal


publicado 19:34 12 fevereiro '07 A comunidade cigana a mais discriminada em Portugal, enfrentando dificuldades na relao com a populao, autoridades e polcias, mas o pas no considerado racista, revela um relatrio hoje apresentado por uma entidade europeia. "Este um dos aspectos negativo mais marcantes" do documento, disse Marc Leyenberger, que hoje apresentou em Lisboa o relatrio da Comisso Europeia contra o Racismo e a Intolerncia (ECRI), rgo independente do Conselho da Europa que avalia a situao do pas em relao ao racismo e intolerncia. Segundo o responsvel, "o acesso educao e a estudos superiores, descriminao comercial aos servios pblicos, habitao, bem como a possibilidade de exercer uma actividade econmica continuam problemticos para" as comunidades ciganas. Marc Leyenberger afirmou no entanto, durante a conferncia de imprensa no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, Lisboa, que "Portugal no um pas racista". Acrescentou que, embora "persista um ambiente propcio para o racismo, baseado em preconceitos e esteretipos que so alimentados pela falta de conhecimento do outro", Portugal realizou "esforos e melhorias significativas em vrios campos salientados no relatrio precedente". Sublinhou ainda que em "Portugal existe uma poltica de integrao, mas nem sempre os meios necessrios existem". As melhorias visveis foram fruto do trabalho do Alto- Comissrio para a Imigrao e Minorias tnicas (ACIME), defendeu Leyenberger, acrescentando que as decises do Governo tomadas neste sentido "devem ser louvadas" e que o "aumento do oramento para estas questes, especialmente a reestruturao e o reforo ACIME, demonstra a vontade poltica do Governo".

O responsvel destacou as melhorias a nvel de direito administrativo, assim como o reforo do Cdigo de Trabalho, que probem a discriminao racial, bem como a criao de uma unidade de apoio vtima para imigrantes ou minorias (UAVIDRE) que tenham sofrido discriminao racial ou tnica, medida que considerou um "sucesso considervel". Salientou tambm a melhoria do Servio de Estrangeiros e Fronteiras, que "durante muito tempo sofreu atrasos enormes no tratamento dos dossiers", acrescentando que "de nada serve dispor de todos os meios se no houver pessoal formado para receber os estrangeiros como sujeitos de direito". Leyenberger destacou a importncia da criao do Observatrio de Imigrao (OI) para aprofundar o conhecimento sobre a realidade da imigrao e "apanhar os problemas onde estes existem e transmiti-los aos servios competentes". No entanto, salientou, o relatrio tambm demonstra que vrias recomendaes feitas no anterior relatrio da ECRI no foram aplicadas em Portugal ou foram-no apenas em parte. Para o responsvel europeu " preciso lutar contra um certo laxismo do Governo e as leis existentes tm de ser aplicadas", disse. Outro aspecto negativo destacado no relatrio foi o facto de a "polcia, os procuradores e os juzes manifestarem uma falta de sensibilizao para o problema do racismo em Portugal". "E necessrio que os imigrantes e as minorias tnicas confiem na Justia e nos representantes da Lei" disse Marc Leyenberger, apelando a uma maior formao da polcia e sensibilizao dos juzes perante os estrangeiros. Para Marc Leyenberger, uma verdadeira poltica de imigrao Sdiz respeito a todos" e precisa ter a "integrao de todos os servios". O relatrio recomenda por isso o reforo da formao dos operadores judicirios sobre questes de racismo e discriminao racial. Sugere ainda a sensibilizao do grande pblico para a necessidade de lutar contra o racismo e a intolerncia e para os benefcios de uma sociedade multicultural. Pede-se tambm s autoridades portuguesas que prossigam os seus esforos, tomando medidas de regularizao e de integrao dos imigrantes, e adoptando medidas adicionais para acabar com os comportamentos repreensveis por parte das foras da ordem com grupos minoritrios. Link: http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=689228

Maioria dos muulmanos sente-se discriminada na Europa 15 DEZ 09 s 11:20

O estudo de uma Organizao No Governamental, o Open Society Institute, resulta de um inqurito realizado no ltimo ano em 11 cidades europeias, nenhuma portuguesa e revela que a segregao existe em vrias reas. Os muulmanos sentem-se marginalizados na habitao, nas escolas e na poltica. A sade uma excepo, a maior parte dos inquiridos no estudo do Open Society Institute no tem queixas nesta rea. O crescimento da populao muulmana na Europa , segundo as concluses, um dos maiores desafios para o continente e os lderes politicos so aconselhados a contrariar a segregao, apostando em estratgias que promovam o convvio entre muulmanos e no muulmanos. A comunicao social e a polcia, diz o estudo, tambm tem contribuido para um tratamento discriminatrio. Na Europa quase 20 por cento da populao muulmana est desempregada, a taxa mdia de desemprego um pouco inferior aos 7 por cento. O estudo demonstra que a grande maioria dos muulmanos est disposta a fazer um grande esforo de integrao, 61 por cento tem um forte sentido de pertena ao pas onde reside, mais de 70 por cento costuma votar e raramente se deixa seduzir por partidos de cariz religioso ou tnico. Abdul Vakil, presidente da comunidade muulmana, ouvido pela TSF, considera que em Portugal a realidade diferente e que at podia servir de exemplo para a Europa, embora o nosso pas no tenha sido includo neste estudo. Uma opinio igualmente partilhada pelo Sheik Munir, o im da mesquita de Lisboa. Joaquim Ferreira Link: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1447907&page=1

Intolerncia e discriminao na UE juntam jornalistas A intolerncia e discriminao que continuam a existir numa Europa cada vez mais multicultural e o papel que os media podem desenvolver a favor da diversidade e na luta contra o racismo juntam dia 22 de Abril, diversos jornalistas europeus em Sevilha. Mais de quatro dezenas de profissionais de media generalistas e tnicos de diversos pases europeus, incluindo Portugal, e vrias organizaes internacionais participam a partir de quarta-feira na iniciativa do Conselho da Europa "Intercultural Dialogue against Discrimination: Crossed media perspectives from Andalusia and Europe", em Sevilha, Espanha. Parte integrante da "Campanha Diga NO Discriminao" e do "Programa Cidades Interculturais" do Conselho da Europa, este encontro visa "encorajar as boas prticas na cobertura meditica das questes interculturais e discriminao entre os jornalistas europeus".

Operada em parceria com os media de toda a Europa, esta campanha procura sensibilizar a opinio pblica sobre as vrias formas de intolerncia e discriminao de que ainda so alvo certos grupos de pessoas, numa Europa cada vez mais multicultural. A "Campanha Diga NO Discriminao", da qual o alto-comissariado para a Imigrao parceiro e que ser lanada em Portugal na Semana da Diversidade Cultural para o Dilogo e Desenvolvimento 2009, em Maio, abrange os 47 Estadosmembros do Conselho da Europa e incide sobre vrios aspectos da discriminao ligados s atitudes e preconceitos racistas, em particular os que so dirigidos s pessoas das comunidades judia, muulmana e cigana. A ideia do encontro de Sevilha, que apoiado pela Aliana das Civilizaes da ONU, pr os diversos profissionais de imprensa, televiso, rdio e multimdia a trabalhar sobre estas questes e reflectir sobre a imagem que os media constroem acerca dos estrangeiros, imigrantes e indivduos pertencentes a outras etnias ou religies. O ltimo relatrio sobre Portugal da Comisso Europeia contra o Racismo e a Intolerncia, de 2007, refere que, em Portugal, apesar de "no ser um pas racista", persiste "um ambiente propcio para o racismo, baseado em preconceitos e esteretipos que so alimentados pela falta de conhecimento do outro". Segundo o documento daquele rgo independente, a comunidade cigana a mais discriminada em Portugal, enfrentando dificuldades na relao com a populao, autoridades e polcias. A nvel europeu, o racismo e a discriminao so encarados como um problema grave: dados do Eurobarmetro referem que 64 por cento dos cidados europeus so da opinio de que a discriminao existe de forma generalizada dentro do seu pas, sendo que 51 por cento considera que no esto a ser desenvolvidos esforos suficientes para combater este fenmeno. No encontro de Sevilha participam o ex-Presidente da Repblica e actual alto representante da ONU para a Aliana das Civilizaes, Jorge Sampaio, e vrios membros do Governo espanhol, entre os quais secretrio de Estado dos Negcios Estrangeiros de Espanha, ngel Lossada Torres-Quevedo, e personalidades do Conselho da Europa. Lusa Link: http://www.cicdr.pt/content/view/67/16/

DATA : Sexta-feira, 22 de Novembro de 2002 NMERO : 270 SRIE I-A EMISSOR : Presidncia do Conselho de Ministros DIPLOMA/ACTO : Decreto-Lei n. 251/2002

(Rectificaes). SUMRIO : Cria, na dependncia da Presidncia do Conselho de Ministros, o Alto- Comissariado para a Imigrao e Minorias tnicas e revoga o Decreto-Lei n. 3-A/96, de 26 de Janeiro, e o Decreto-Lei n. 39/98, de 27 de Fevereiro PGINAS DO DR : 7328 a 7331 TEXTO : Decreto-Lei n. 251/2002 de 22 de Novembro A integrao dos imigrantes na sociedade portuguesa constitui uma das metas enunciadas no Programa do XV Governo Constitucional, inserida no plano mais vasto de uma poltica para a imigrao que no pode deixar de privilegiar os valores humanistas, que so verdadeiramente identificadores da cultura portuguesa. Por outro lado, o problema das minorias tnicas, embora distinto do da imigrao, ganhou contorno mais expressivo por via da diversidade cultural que caracteriza as comunidades imigrantes, com inevitveis incompreenses mtuas e conflitualidades sociais, no mbito da sociedade de acolhimento. Todavia, o cargo de alto-comissrio, que constituiu a resposta nacional problemtica da integrao de imigrantes e minorias tnicas, nos moldes do Decreto-Lei n. 3-A/96, de 26 de Janeiro, mostra-se insuficiente para atingir as metas propostas. Por estes motivos se cria, no cumprimento da poltica para a imigrao definida no Programa do XV Governo Constitucional, o Alto-Comissariado para a Imigrao e Minorias tnicas, prosseguindo objectivos de administrao de misso, nos termos do artigo 37. da Lei n. 49/99, de 22 de Junho, o qual visa dar resposta adequada aos problemas atrs referidos, atravs de uma estrutura que, sem perder agilidade, possa dispor de meios humanos e logsticos de actuao permanente mais alargados que os previstos no quadro normativo anterior - nomeadamente atravs de postos de apoio e atendimento ao imigrante, localizados em Lisboa, no Porto e, eventualmente, em outros locais do Pas, no mbito de protocolos de cooperao com os municpios -, assim se evitando que em cada legislatura se crie um vazio funcional, por soluo de continuidade. A nomeao do alto-comissrio pelo Primeiro-Ministro assegura a manuteno da confiana poltica e da solidariedade institucional que daquele cargo so indissociveis. Integram o Alto-Comissariado para a Imigrao e Minorias tnicas, dispondo de competncias prprias, o alto -comissrio, o Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigrao e, nos termos do artigo 5., n. 1, da Lei n. 134/99, de 28 de Agosto, a Comisso para a Igualdade e contra a Discriminao Racial. O Presidente da Repblica, JORGE SAMPAIO. Referendado em 13 de Novembro de 2002. O Primeiro-Ministro, Jos Manuel Duro Barroso. Link: http://www.aimigrantes.org/info_info_geral_detalhe.aspx?prdID=3485

Potrebbero piacerti anche