Sei sulla pagina 1di 3

DURKHEIM, Emile. As regras do mtodo sociolgico.[traduo: Paulo Neves; reviso da traduo Eduardo Brando]. 2.ed.

So Paulo: Martins Fontes, 1999.

CONSIDERAES SOBRE REGRAS DO MTODO SOCIOLGICO

Jorge Plucinski Emile Durkheim filsofo por formao e socilogo por convico, formulou e desenvolveu conceitos para o conjunto de fatores sociais que apresentaram-se sua inquietao, postulando idias novas florescente escola francesa que tratava da nova realidade social ps revoluo industrial. Atravs da observao, foi o primeiro a estudar os fenmenos sociolgicos, procurando entender a correlao existente entre os indivduos, dentro do que chamou de fato social. O que ento um fato social? Este questionamento expresso na obra Regras do mtodo sociolgico introduz a sociologia Durkheiminiana ao leitor, estimulando-o cognitivamente ao assunto. A publicao, de linguagem clara e precisa, composta de seis captulos traduz o trabalho conciso do autor que se props a tarefa de superar as questes filosficas para a compreenso da sociedade do sculo XIX. Atravs de abstraes como o sistema de signos de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar minhas dvidas, os instrumentos de crdito que utilizo em minhas relaes comerciais, [...] (DURKHEIM, p. 3), o autor sistematiza seus questionamentos em um conjunto de observaes que perpassam toda a obra, postulando cientificar fenmenos que, separados em sua natureza, mostram-se perfeitamente unssonos em sua essncia de tipificar o individuo. Em seu primeiro capitulo, Durkheim apresenta e explica quais fatos podem ser chamados de sociais, como em [...] dessa maneira, no h, por assim dizer, acontecimentos humanos que no possam ser chamados sociais (DURKHEIM, p.2), o autor confere importncia a todas as aes que possam ocorrer entre os indivduos e que se mostram capazes de auferir condutas, movimentos, e toda sorte de ocorrncias coercitivas, que levam o agrupamento social a influir sobre os homens. No capitulo dois, o autor apresenta seu principio metodolgico e afirma que para estudar e compreender os fatos sociais, estes devem ser relacionados e entendidos como coisas, qualificando ento, a sociologia como cincia. Podendo exercer o mtodo da comparao e quantificao dos fenmenos sociais, Durkheim da um passo a frente doutrina positivista de Comte, pois agora tem seu objeto de estudo, o fato social. Deriva da que todo fato social deve ser geral, externo e coercitivo. O autor analisa a seguir os fatos normais e patolgicos, na amplitude do que devem ser e do que deveriam ser. Aps tecer criticas sobre como distinguir tais fenmenos, o autor explica: chamaremos de normais os fatos que apresentam as formas mais gerais e daremos aos outros o nome de mrbidos ou patolgicos (DURKHEIM, p.45). No capitulo quatro o autor delineia os tipos sociais em agrupamentos segundo semelhanas entre si, pois de suma importncia neste contexto, a definio de normal e patolgico, para a observao sociolgica. Quando do estudo e representao destes tipos sociais cada agrupamento tem sua constituio especifica, seu direito, sua moral, sua organizao econmica que representa e tem valor sobre o que constitui.

Analisa no capitulo seguinte, s questes relativas ao mtodo de investigao dos fatos sociais e como se d importncia a comparao como principio de trabalho, utilizado para fazer analogias entre o conjunto dos fatos sociais, que possam estabelecer as diferenas e semelhanas. Aqui, a experincia tem preponderncia como mtodo. Em suas paginas finais, o autor define a cincia, quando advoga a experimentao artificial como comprovao pelo observador, em dois moldes de trabalho, direta e indireta. Esta observao, atravs da utilizao metdica do conceito hipottico, se traduz na comprovao exata do fenmeno em estudo. At a poca de Durkheim, no havia objeto nem mtodo para o estudo dos desdobramentos sociais. Isto induz-nos a pensar que os aspectos em conflito da sociedade no poderiam ser considerados, pois para o autor, estes fenmenos tm que ser entendidos como um todo que esta em harmonia.Sendo o primeiro a preocupar-se com tais fatos, Durkheim tornou-se o pai da Sociologia, que traduzido em suas outras obras, Da diviso do trabalho social, O suicdio, As formas elementares da vida religiosa, torna o pensador e sua obra um legado para a posteridade. Neste aspecto, convm mencionar que, na tentativa de expor toda a questo, Durkheim viveu acontecimentos transformadores da sociedade da poca, hora de natureza social, hora de natureza econmica e poltica, balizadores de atividades circunscritas s regras morais e jurdicas, que definiram o aspecto da nova cincia que nascia. Advm da obra O suicdio, a interpretao de normal para o ato suicdio, pois na media da sociedade, este um acontecimento que se tem como necessrio. A parte os detalhes, interessa-nos saber das relaes de causa que procedem investigao, procurando a objetividade nas regularidades. Em, Da diviso do trabalho social, conceitua a solidariedade mecnica e solidariedade orgnica para explicar a harmonia e a ciso que o trabalho causa na sociedade, com atores sociais postergados a coadjuvantes de relaes maiores. Convm crer que Durkheim estivesse preocupado em estudar as religies de modo geral, procurando encontrar semelhanas entre todas as crenas em As formas elementares da vida religiosa, afirmando que no existem religies falsas e que todas so essencialmente sociais. Por fim, suas obras sobre sociologia e mtodos para tanto, so essencialmente dedicadas a todos que, procuram conhecer os elementos da intrincada relao entre os homens, e tudo que causa reao a partir de um realismo imediato, enquanto modelo do passado, pela observao no presente. Emile Durkheim nasceu em Epinal, Vosges, em 15 de abril de 1858. Frequentou a escola filosfica de Paris, graduando-se na matria. Em 1887 assumiu em Bordeus a primeira cadeira de sociologia instituda na Frana. Em 1896 fundou o peridico LAnnee Sociologique e, em 1902, passou a lecionar sociologia e educao na Sorbonne. Suas principais obras so: Da diviso do trabalho social (1893); Regras do mtodo sociolgico (1895); O suicdio (1897); As formas elementares da vida religiosa (1912).

Jorge Plucinski (jorge.plucinski@gmail.com) acadmico de Cincias Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Erechim, RS.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DURKHEIM, Emile. As regras do mtodo sociolgico.[traduo: Paulo Neves; reviso da traduo Eduardo Brando]. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. DURKHEIM, Emile. Da diviso do trabalho social.[traduo: Eduardo Brando]. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. DURKHEIM, Emile. O suicdio. [traduo: Luiz Cary, Margarida Garrido e J.Vasconcelos Esteves]. 3.ed. Lisboa: Editora Presena, 1982. DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa.[traduo: Paulo Neves]. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

Potrebbero piacerti anche