Sei sulla pagina 1di 12

MANUAL DO TREINADOR NVEL I

LANAMENTO DO PESO
REGRAS DO LANAMENTO DO PESO Local da Competio

A prova do lanamento do peso disputa-se num local especfico da pista de atletismo, que dever ter um crculo de lanamentos com 2,135 metros de dimetro (este crculo contm uma antepara na parte da frente), e um sector de queda com uma abertura de 34,92 graus em que o vrtice do ngulo coincide com o centro do crculo. Peso do Engenho O peso uma esfera metlica que, segundo os regulamentos actualmente em vigor em Portugal, tem os seguintes pesos: ESCALO Benjamins (8-11 anos) Infantis (12-13 anos) Iniciados (14-15 anos) Juvenis (16-17 anos) Juniores (18-19 anos) Seniores (mais de 20 anos) MASCULINOS 2 Kg 3 Kg 4 Kg 5 Kg 6 Kg 7,260 Kg FEMININOS 2 Kg 2 Kg 3 Kg 3 Kg 4 Kg 4 Kg

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


Principais regras de um concurso O peso tem de ser lanado do pescoo apenas com uma mo. Na fase de preparao em que o atleta toma posio no crculo para iniciar o lanamento, o peso tem de estar colocado junto ao pescoo, entre a orelha e o queixo e a mo no poder deslocar-se para baixo dessa posio durante o ensaio. Durante o lanamento o atleta no pode tocar com qualquer parte do seu corpo fora do crculo de lanamento ou no cimo da antepara, caso tal acontea o ensaio considerado nulo. Tambm ser nulo se o peso cair fora do sector de queda ou tocar na linha que o delimita. Para o ensaio ser validado o atleta tem de abandonar o crculo em equilbrio aps o peso cair e por trs de uma linha que atravessa o crculo a meio. A medio do lanamento feita desde a marca deixada pelo engenho mais prxima do crculo, at margem interna da antepara, ao longo de uma linha recta que passe pelo centro do crculo. Num concurso de Lanamento do Peso, cada atleta tem trs tentativas aps as quais, os oito atletas com melhores marcas tm direito a mais trs ensaios pela ordem inversa da classificao. Aps o final do quinto ensaio a ordem de lanamentos de novo alterada (ordem inversa classificao) mas todos os atletas continuam em concurso. Vence a prova o atleta que obtiver o melhor resultado em qualquer uma das seis tentativas. Em caso de empate, desempata o segundo melhor resultado e assim sucessivamente.

AS TCNICAS DE LANAMENTO DO PESO H duas tcnicas diferentes para o lanamento do peso, a tcnica rectilnea e a tcnica em rotao, e embora haja muitos pontos comuns entre essas duas tcnicas, elas distinguem-se exactamente pela diferena que existe no percurso de acelerao do engenho, em linha recta na tcnica rectilnea e num percurso circular na tcnica em rotao.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


Se observarmos os diferentes percursos dos ps podemos distinguir as duas tcnicas.

LANAMENTO EM ROTAO Movimento dos ps


Dir. Esq.

Dir. Esq.

Dir. Esq. Esq. Dir.

LANAMENTO RECTILNEO Movimento dos ps (deslizamento)

Dir. Dir. Esq.

Esq.

A Tcnica Rectilnea comeou a realizar-se em 1952, sendo o seu precursor o atleta americano Perry OBrien. Esta tcnica deve ser ensinada na iniciao dos jovens atletas, por ser menos complexa na sua estrutura de movimentos, mais segura e permitir uma aprendizagem mais fcil por parte dos atletas.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


LANAMENTO DO PESO TCNICA RECTILNEA

Caractersticas Tcnicas mais importantes O lanamento do peso pode dividir-se em quatro DESLIZAMENTO, ARREMESSO e RECUPERAO. fases: PREPARAO,

PREPARAO: O atleta deve segurar o engenho com os trs dedos centrais, servindo o polegar e o mindinho apenas para o equilibrar. O peso colocado junto ao pescoo entre a orelha e o queixo e o atleta deve colocar-se de costas para o sector, numa posio relaxada. O olhar deve estar dirigido para o local oposto ao sector de queda; O lanador inicia de seguida o movimento, inclinando o tronco para a frente (ficando quase na posio horizontal) e equilibrando-se numa s perna (a direita para lanadores dextros).

DESLIZAMENTO O lanador flecte a perna de apoio e lana a perna livre para trs de forma explosiva, ficando a perna de apoio em extenso sobre o calcanhar que se mantm em contacto com o solo durante a maior parte do deslizamento. O tronco continua inclinado para a frente com os ombros paralelos antepara, sempre voltados para o ponto de partida. fundamental que este deslizamento no se realize de forma brusca ou demasiado rpida. Tem de haver o cuidado de iniciar o movimento de forma lenta e procurar que o ritmo seja progressivo.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


ARREMESSO Na primeira parte do arremesso o atleta passa pela posio de fora com o peso do corpo sobre a perna direita (lanadores dextros) que deve estar flectida. Os ombros mantm-se paralelos antepara, mas a linha das ancas j rodou para a esquerda. O olhar mantm-se num ponto imaginrio oposto ao sector de queda. A partir desta posio deve haver uma rotao da bacia na direco do lanamento, que termina frontalizada para o sector de queda, ao mesmo tempo que o lado esquerdo (perna, anca e brao) resiste, bloqueando o movimento. Aps a aco das pernas e do tronco o movimento termina com uma extenso agressiva do brao lanador, mantendo-se os ps em contacto com o solo at o atleta perder o contacto com o engenho. Atravs desta sequncia de aces d-se uma transferncia da velocidade do lanador para o engenho.

RECUPERAO Esta uma fase que surge normalmente quando a velocidade de execuo dos atletas grande e consiste numa troca rpida de pernas no sentido de estabilizar o atleta e evitar lanamentos nulos. De salientar que mesmo no alto nvel existem atletas que no utilizam esta mesma recuperao. No seguimento do atrs exposto conclui-se que esta fase no tem relevncia na iniciao ao lanamento do peso.

ETAPAS DO TREINO DO LANAMENTO DO PESO O objectivo do treino do lanamento do peso nos escales de formao ensinar os jovens a lanar com a tcnica rectilnea e desenvolver as capacidades tcnicas e fsicas fundamentais. As principais etapas do treinos desta disciplina so as seguintes: 1 Ensinar a pega do engenho e as regras de segurana O engenho um elemento novo para o atleta, e numa primeira fase de treino ele tem de conhecer as suas caractersticas, a forma de pegar no engenho (pega) e principalmente tem de ser alertado para o perigo que pode decorrer dos treinos de lanamentos e quais so as regras de segurana para evitar situaes de risco.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


2 Ensinar a tcnica de lanamento a partir da posio de fora. Logo aps a aprendizagem da pega, deve seguir-se a aprendizagem da posio de fora e da movimentao que se deve realizar a partir dessa mesma posio. Esta aprendizagem deve ser feita inicialmente sem engenho (conhecer os posicionamentos) e numa fase seguinte com engenhos leves ou standard, ligando assim as posies anteriormente apreendidas. 3 Ensinar o deslizamento Aps o ensino da posio de fora, e antes de abordar a sequncia completa do lanamento, o atleta deve aprender a fazer o deslizamento, que constitui um elemento tcnico muito importante para uma aprendizagem correcta do estilo rectilneo do lanamento do peso. Durante o ensino do deslizamento podem fazer-se exerccios para conhecer as posies e o respectivo movimento (sobretudo sem engenho) e realizar exerccios fazendo uma paragem na posio de fora (lanamentos interrompidos). 4 Realizar lanamentos completos utilizando a tcnica rectilnea um dos grandes objectivos da aprendizagem do lanamento do peso. Esta tcnica exige uma boa coordenao, alicerada numa boa condio fsica, para que seja executada. Um erro a evitar nesta fase a utilizao de engenhos demasiados pesados para as capacidades fsicas dos jovens, devendo o treinador ter esse aspecto em ateno, pois os engenhos mais leves permitem uma aprendizagem da tcnica mais facilitada. 5 Aperfeioar o ritmo do Lanamento As questes rtmicas so fundamentais no ensino de todos os lanamentos. As crianas e jovens tm uma natural tendncia para iniciar o movimento demasiado rpido, que deve ser contrariada pelo treinador, procurando incutir uma noo rtmica em que a parte inicial claramente mais lenta que a fase final. A velocidade deve surgir na fase do arremesso, dependendo sobretudo da forma como se fizer a ligao entre o trabalho das pernas e do tronco, que tem uma aco decisiva sobre o brao do lanador a fase da acelerao principal. 6 Desenvolver a fora explosiva A fora explosiva a capacidade fsica mais importante para um lanador, pelo que o treino deve privilegiar o desenvolvimento desta capacidade, com a introduo de muitos exerccios especficos. Os meios de que dispomos para desenvolver a fora explosiva so os multilanamentos e o trabalho de saltos (horizontais e verticais). O desenvolvimento da fora explosiva deve ir acontecendo ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo que por vezes, nveis de fora baixos impedem os atletas de conseguirem fazer as aquisies tcnicas, sendo que nestes casos o treinador deve tomar maior ateno a esta componente do treino.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I

ERROS A EVITAR NO LANAMENTO DO PESO

1 Esquecer as regras de segurana, colocando em risco a segurana fsica de todos os elementos do grupo de podendo provocar acidentes de consequncias muito graves. 2 Utilizar engenhos demasiado pesados para as capacidades fsicas dos jovens, o que numa fase de aprendizagem no minimamente aconselhvel. 3 Iniciar a aprendizagem pela sequncia completa do lanamento. aconselhvel iniciar pelo lanamento a partir da posio de fora e numa etapa seguinte avanar para o ensino e aperfeioamento do deslizamento. 4 Executar o lanamento com uma pega incorrecta do peso e/ou uma m colocao do engenho no pescoo. Estas incorreces impedem normalmente a utilizao do pulso e dos dedos como alavancas no final do lanamento e podem inclusive provocar leses. 5 Iniciar o deslizamento demasiado rpido, o que dificulta a coordenao do gesto tcnico na fase do arremesso e normalmente faz com que no se consiga um final eficaz, quer em termos tcnicos quer em termos rtmicos. 6 Mau aproveitamento da perna livre durante a fase de deslizamento, o que vai provocar um deslizamento demasiado curto e uma maior contraco e verticalizao do tronco. 7 Levantar o tronco e rodar no sentido do lanamento ainda na fase de deslizamento, precipitando assim toda a sequncia do lanamento. 8 No definir correctamente a posio de fora, rodando cedo demais no sentido do lanamento e deixando de ter o peso do corpo em cima da perna direita (lanadores dextros). Alm da perda de rentabilidade este erro aumenta bastante a probabilidade de realizar ensaios nulos devido ao facto de o atleta no se conseguir manter dentro do crculo (sada para a frente). 9 Insuficiente rotao da bacia, normalmente associada a uma precipitao do lanamento com os ombros e brao lanador, o que faz com que o lanamento seja pouco eficaz e explosivo principalmente devido ao mau aproveitamento da fora elstica. Este erro provoca normalmente uma sada do engenho do lado direito do sector de queda, prximo da linha delimitadora ou mesmo fora desse mesmo sector (ensaios nulos). 10 No bloquear o movimento com o lado esquerdo do corpo (lanadores dextros), impede a aplicao da fora na fase da acelerao principal.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


PROGRESSO DO ENSINO PEGA E MANIPULAO DO PESO

Lanamentos acima

Lanamentos ao solo

Estes exerccios, alm de permitirem um aquecimento especfico, familiarizam o atleta com o engenho e melhoram a eficcia da pega e da aco final do brao/pulso/dedos.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


LANAMENTOS FRONTAIS De frente com ps paralelos

De frente, com p direito atrs do p esquerdo

Estes exerccios vo procurar introduzir a fase do arremesso, dando realce a aspectos tcnicos fundamentais no lanamento do peso, como a importncia do trabalho das pernas para provocar acelerao, o movimento de chicote do brao do lanamento, a aco da perna direita, o bloqueio do lado esquerdo do corpo e a manuteno do contacto dos ps no solo at final do lanamento.

LANAMENTO DA POSIO DE FORA Com bola medicinal

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


A partir da posio de fora

Estes exerccios tm como principal objectivo introduzir a posio de fora, melhorando aspectos tcnicos como a aco da perna direita, a rotao das pernas, da bacia e do tronco e o bloqueio de todo o lado esquerdo do corpo (perna, anca e brao).

LANAMENTOS COM DESLOCAMENTO Lanamentos com apoios alternados

Lanamentos Completos

O ltimo exerccio da progresso do ensino da tcnica rectilnea do lanamento do peso a sequncia completa com a introduo do deslizamento. Nota: Os lanamentos completos podem transformar-se em lanamentos interrompidos, caso se faa uma paragem na posio de fora.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


LANAMENTOS COM BOLA MEDICINAL LANAMENTO DORSAL FRONTAL LANAMENTO

Com estes exerccios, alm da melhoria da fora explosiva, procura fazer-se a ligao entre o movimento das pernas, o movimento do tronco e dos braos, ao mesmo tempo que se enfatiza a importncia da extenso completa do corpo na parte final do lanamento.

FORMAS JOGADAS Chegar Linha

Num campo delimitado, dividido ao meio por uma linha, duas equipas ou jogadores colocam-se afastados da linha cerca de 5 metros cada (a distncia deve ser ajustada consoante o peso do engenho e o nvel dos atletas). O primeiro a lanar a bola medicinal (ou peso) tem de tentar passar a linha pela maior margem possvel, lanando-a de seguida o jogador ou equipa adversria exactamente a partir do local onde o engenho tocou o solo (deve colocar l o p esquerdo). O primeiro jogador ou equipa a no conseguir num lanamento ultrapassar a linha perde o jogo.

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


Que equipa chega mais longe?

Formam-se duas ou mais equipas de 4 ou 5 elementos. O jogo inicia-se com um lanamento efectuado por um dos jogadores da equipa, lanando de seguida um jogador da mesma equipa, na mesma direco, colocando o p esquerdo no locar onde o peso caiu. Quando o ltimo jogador lanar, define-se a distncia que a equipa alcanou, no somatrio dos ensaios de todos os elementos da equipa. De seguida a equipa adversria procede da mesma maneira. Sagra-se vencedora a formao que consiga atingir uma maior distncia.

Potrebbero piacerti anche