Sei sulla pagina 1di 65

Manual de identidade visual

Fundao Padre Anchieta Manual de identidade visual - CULTURA

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

ndice

1 Marca
1.00 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 1.18 1.19 1.20 1.21 1.22 2.01 2.02 2.03 2.04 2.05 2.06

Identidade da marca Estrutura organizacional das marcas Verso vertical colorida e reduo mxima Verso vertical positiva e negativa Verso vertical trama construtiva do smbolo e logotipo Verso vertical trama construtiva da logomarca Verso horizontal colorida e reduo mxima Verso horizontal positiva e negativa Verso horizontal trama construtiva da logomarca Verso vertical e horizontal rea de preservao mnima Plataformas verso vertical Plataformas verso horizontal Plataformas trama construtiva Cores institucionais Tipologia Slogan Imagens e cores de fundo Tabela de usos proibidos Inclinao e marca dgua Selos Fundao Padre Anchieta Fundao Padre Anchieta positiva e negativa Fundao Padre Anchieta rea de preservao mnima Fundao Padre Anchieta desmembramento Fundao Padre Anchieta cores institucionais

2 Impressos/multimdia

Apresentao Normas de impresso em off-set Carto de visita Envelope ofcio Envelope saco-ofcio Papel carta Papel carta submarcas 2.07 Crach de funcionrio Crach de visitante 2.08 Pasta Pasta ilustraes 2.09 Assinatura de e-mail 3.01 Microfone Microfone afiliadas 3.02 Brindes 3.03 Viaturas 3.04 Anncios afiliadas 3.05 Anncios promocionais e institucionais 3.06 Cartaz 3.07 Camisetas

3 Aplicaes

4 Anexos
Fundao Padre Anchieta Manual de identidade visual - CULTURA

Introduo

A Fundao Padre Anchieta - Centro Paulista de Rdio e TV Educativas, instituda pelo governo do Estado de So Paulo em 1967, uma entidade de direito privado que goza de autonomia intelectual, poltica e administrativa. Custeada por dotaes oramentrias legalmente estabelecidas e recursos prprios obtidos junto iniciativa privada, a Fundao Padre Anchieta mantm uma emissora de televiso de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por Diretoria Executiva
Diretor Presidente:

assinatura, a TV R-Tim-Bum; duas emissoras de rdio, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM; Conexo Cultura e o portal www.tvcultura.com.br. Por inspirao de seus fundadores, as emissoras de sinal aberto da Fundao Padre Anchieta no so nem entidades governamentais, nem comerciais. So emissoras pblicas cujo principal objetivo oferecer sociedade brasileira uma informao de interesse pblico e promover o aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando a transformao qualitativa da sociedade.

Paulo MarKun
Diretor Vice - presidente:

Fernando Jos de Almeida


Diretor Administrativo e Financeiro:

Celso Barboza
Diretor de Engenharia:

Jos Chaves Felippe de Oliveira


Diretor de Marketing e Captao:

Ccero Feltrin
Diretor de Produo:

Marcelo Amiky
Diretor de Projetos Especiais:

Mauro Garcia
Diretor de Prestao de Servios:

Carlos Wagner La-Bella


Coordenador de Ncleo de Contedo e Qualidade:

Gabriel Priolli
Secretario Executivo:

Jlio Moreno

Coordenao e projeto grfico


Diretor de arte - house/marketing:

Vincius Loureno Costa

Colaboradores
Gerente de Marketing

Rafael Gioielli
Diretora de arte - cenografia/video:

Ines dos Santos Schertel


Videografista - arte:

Daniel Suato
Reviso de texto:

Marcelo Florentino da Silva

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Apresentao

O objetivo deste manual garantir a utilizao correta da marca CULTURA. A aplicao das normas, aqui contidas, essencial para a consolidao e preservao da identidade CULTURA. Por isso, as instrues de uso devem ser integralmente respeitadas, fazendo com que a marca possa cumprir o seu papel: identificar a empresa junto ao seu pblico funcionrios, fornecedores e afiliadas com unidade e permanncia. A marca o elemento de comando de identidade visual desempenhando as seguintes funes: identificar a CULTURA de forma imediata e marcante; projetar a personalidade empresarial CULTURA; unificar todas as mensagens visuais da CULTURA de forma coerente e organizada. O departamento de Captao e Marketing, est pronto para dar atendimento em caso de dvidas e prestar, tambm, assessoria em aplicaes especiais da marca CULTURA. Neste caso, contactar a Cultura Feita em Casa/Marketing atravs do blog http://culturafeitaemcasa.blogspot.com/, pois nele estaro disponveis os referentes contatos.

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Origem

Fonte: Design Grfico Brasileiro: Anos 60, O - Chico Homem de melo; Cosacnaify; pg 239. Revista Acropole; nov/dez 1971; pg 22. Entrevista individual com Joo Carlos Cauduro no dia 21/08/08.

Cauduro Martino

Em 1968, a TV Cultura abriu um concurso para a elaborao da nova identidade visual da emissora. DenRough meramente ilustrativo
X X

A estruturao do smbolo partiu de um quadrado dividido em trs partes, tanto na horizontal quanto na vertical, formando um composto de nove pequenos quadrados. A forma surgiu quando estes quadrados foram divididos em trs grupos: o quadrado central se transforma na cabea e os quadrados em seu entorno agrupados tomam a forma de dois L com os cantos arredondados, formamdo o corpo e os braos. Depois de desmembrados e geometrizados a mo, tesoura e estilete, (pois na poca no existiam computadores) deu-se a forma do conhecido boneco da Cultura, que em vrios momentos foi confundido com a imagem de uma cruz.

tre diversos participantes, estava a empresa Cauduro Martino, que consequentemente, ganhou o premio.
X X

O conceito adotado para a elaborao do smbolo foi extrado da prpria misso da empresa. Por ser uma emissora pblica cujo principal objetivo oferecer sociedade brasileira informao de interesse pblico e promover o aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando transformao qualitativa da sociedade e pblico infantil, foi criado um signo dinmico formado por elementos que lembram uma figura humana de braos abertos e cabea quadrada (marca padro esttica) e suas variantes, que na poca, serviam como sub-marcas para identificao de partes de sua programao (hoje em dia no se usa mais).

X/5 X

X/2 X/2 X X X X/5 X X X X/2

Geometrizao

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Captulo

1
Marca

Marca

1.00

Identidade da marca

A CULTURA uma marca que est a servio da misso da Fundao Padre Anchieta. So 40 anos produzindo contedos de qualidade para crianas, jovens e adultos, auxiliando na formao tica, crtica e social do Homem para o exerccio da cidadania. A marca CULTURA justamente o que cria a conexo simblica entre a misso da organizao, sua oferta e seu pblico. Nesse sentido torna-se mais que um produto ou servio da Fundao Padre Anchieta, se apresentando como o principal elemento de sua identidade. Alm de indicar a aplicao correta da marca CULTURA, este manual tambm busca conscientizar o pblico interno e externo sobre todo o valor e experincia que ela carrega em seu histrico. Toda a expresso da marca CULTURA, seja ela um produto, contedo ou unidade de negcio, deve estar de acordo com a misso da Fundao Padre Anchieta, e assim, respeitar as diretrizes contidas neste manual. preciso comprometimento no cumprimento rigoroso do que est estabelecido neste manual, pois o uso indevido das aplicaes visuais acaba por deturpar o posicionamento e os valores da marca.

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.01
Dentro da estrutura organizacional das marcas, a Fundao Padre Anchieta tida como a marca me, mas a marca CULTURA d Fundao e s demais plataformas um atestado de qualidade. Sendo assim, CULTURA assume uma funo corporativa, como carro chefe permeando a formao de todas as outras plataformas. Em cada aplicao de logomarcas de plataformas, deve-se seguir este raciocnio, ou seja: tratando especificamente de uma nica plataforma a ser divulgada, como, por exemplo, TV CULTURA, a marca aplicada deve ser especificamente correspondente plataforma, ou seja, neste caso TV CULTURA. Caso a aplicao faa referncia a mais de uma plataforma conjuntamente, a logomarca corporativa CULTURA, deve prevalecer na aplicao. No caso da TV R Tim Bum, mesmo no sendo visvel a palavra CULTURA, remetese ao consagrado programa da TV, que se tornou independente e seguir um manual de identidade diferenciado por ser uma plataforma parte. A logomarca da Fundao Padre Anchieta, sempre que possvel, entra endossando o layout de qualquer pea grfica.

Arquitetura da marca

Estrutura organizacional das marcas

Fundao Padre Anchieta

CULTURA
Veculos de comunicao Plataformas de negcios

TV CULTURA

CULTURA CANAIS

RADAR CULTURA

CULTURA DATA

RDIO CULTURA FM

CULTURA SERVIOS

RDIO CULTURA BRASIL

CULTURA PRODUTOS

IPTV CULTURA

CULTURA IMAGENS

TV R TIM BUM

CULTURA DISTRIBUIDORA

CULTURA MARCAS

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.02
A marca CULTURA, tanto seu smbolo como seu logotipo, so formas nicas, exclusivas e padronizadas, que funcionam como elementos identificadores e representativos da Fundao. Na impossibilidade do uso vertical, pode-se aplicar na verso horizontal.
Pantone 100% Smbolo Logotipo Pantone 368 C Pantone 286 C Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

A marca

Verso vertical colorida e reduo mxima

CMYK Smbolo Logotipo C 70; M 0; Y 100; K 0 C 100; M 70; Y 0; K 0

Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

Reduo mxima Para preservar a legibilidade foi estabelicida a reduo mxima permitida para a aplicao da marca CULTURA na vertical.

1cm

1cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.03
Na impossibilidade de se utilizar a verso colorida, em funo de limitaes como, tipo de superfcie de impresso ou previso de custo, pode-se utilizar as verses da marca CULTURA em positivo ou negativo.

A marca

Verso vertical positiva e negativa

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.04
Quando no for possvel reproduzir a marca CULTURA atravs de processos eletrnicos ou fotogrficos, deve-se utilizar a trama construtiva, obedecendo aos padres de aplicao da marca CULTURA determinados neste manual.

A marca

Verso vertical trama construtiva do smbolo e logotipo

X/5 X

X/2 X/2 X X X X/5 X X X X/2

32.00 cm

5.00 cm 1.00 cm

0.77 cm

0.85 cm

0.69 cm

0.85 cm

0.27 cm

0.13 cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.05
A composio do smbolo com o logotipo feita dentro da mesma trama construtiva, obedecendo aos padres de aplicao da marca CULTURA determinados neste manual.

A marca

Verso vertical trama construtiva da logomarca

X/5 X

X/2 X/2 X/2 X/10

X/2

X/5

X/2

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.06
A marca CULTURA na horizontal, obedece os mesmos padres da marca na vertical.
Pantone 100% Smbolo Logotipo Pantone 368 C Pantone 286 C Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

A marca

Verso horizontal colorida e reduo mxima

CMYK Smbolo Logotipo C 70; M 0; Y 100; K 0 C 100; M 70; Y 0; K 0

Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

Reduo mxima Para preservar a legibilidade foi estabelicida a reduo mxima permitida para a aplicao da marca CULTURA na horizontal.
1,9cm 1,9cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.07
Na impossibilidade de se utilizar a verso colorida, em funo de limitaes como, tipo de superfcie de impresso ou previso de custo, pode-se utilizar as verses da marca CULTURA em positivo ou negativo.

A marca

Verso horizontal positiva e negativa

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.08
X X

A marca

Verso horizontal trama construtiva da logomarca

X/10 X

X/5

X/2

X/2

X/5

X/2

X/2

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.09
Para garantir a leitura da marca CULTURA, foi estabelecida uma rea de preservao mnima. O mdulo X corresponde ao mdulo da trama construtiva do smbolo. Para determinar a rea de preservao mnima para aplicao em lombadas e selo, deve-se aplicar o mdulo X ao redor da marca. Para textos e imagens, deve-se aplicar o mdulo 2X ao redor da marca CULTURA. No permitida a aplicao de qualquer elemento grfico dentro desta rea.

A marca

Verso vertical e horizontal rea de preservao mnima

2X

X X X

2X

X X X

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.10
A marca CULTURA tambm ser encontrada junto s suas plataformas. O uso na vertical ocorrer quando no houver uma palavra que preceda a marca CULTURA, exceto quando se refere TV*, como por exemplo: CULTURA CANAIS; CULTURA MARCAS; CULTURA SERVIOS; CULTURA DATA; CULTURA PRODUTOS; CULTURA DISTRIBUIDORA; TV CULTURA*.

A marca

Plataformas verso vertical

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.10
No momento em que uma palavra precede a marca CULTURA, usa-se na horizontal, como por exemplo: RADAR CULTURA; RDIO CULTURA FM 103,3; IPTV CULTURA; RDIO CULTURA BRASIL.

A marca

Plataformas verso horizontal

IPTV

Casos especiais
Em alguns casos admite-se a aplicao horizontal de plataformas antes apresentadas na vertical. Ex: canetas (veja no captulo 3 Aplicaes Brindes).

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.10
X X

A marca

Plataformas trama construtiva

X/5 X

X/5 X

X/2 X/2 Y X/2 X/2 X/10 70% de Y

X/2 X/2 X/2 X/10 X/5

X/2

X/5

X/2

X/2

X/5

X/2

X/10 X

X/5

Y X/5

X/2

X/2

X/5

X/2

X/2

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.11
A cor um dos elementos bsicos da identidade visual CULTURA. Seu papel destacar e agregar valor marca, alm de contribuir diretamente para a unidade visual. As cores institucionais definidas para a caracterizao da marca CULTURA so: o verde e o azul. As cores institucionais devem ser utilizadas com a mxima preciso e de acordo com os seguintes critrios: fidelidade ao padro de tonalidade, qualquer que seja a superfcie e o processo de impresso; utilizao preferencial do cdigo internacional Pantone para aplicao da marca em processos grficos; utilizao da escala Process Color (CMYK) para impresses em 4 cores; para pintura manual em faixas, letreiros, placas ou adesivagem, dever ser adotado o critrio de aproximao com as amostras de cor do captulo 4.

A marca

Cores institucionais

Verde CULTURA Pantone 368 C C 70 M 0 R 105 Y 100 G 190 K 0 B 40

100%

75%

50%

25%

Web Color 66cc33 99cc66 99cc99 99ffcc

Azul CULTURA Pantone 286 C C 100 M 70 R 0 Y 0 G 57 K 0 B 166

100%

75%

50%

25%

Web Color 003399 0066cc 6699cc 99ccff

Preto Pantone Process Black C C 0 M 0 R 0 Y 0 G 0 K 100 B 0 000000

100%

Web Color 333333

Cinza assinatura Pantone Cool Gray 8 C C M 0 R 139 Y 0 G 141 K 60 B 142

100%

No smbolo e no logotipo a cor dever ser usada sempre em 100% da tonalidade. No permitida a aplicao da marca em cores fora do padro institucional CULTURA. Obs: nunca converta os Pantones diretamente para o CMYK e sim, use a tabela especificada ao lado com o CMYK correto.

Web Color 999999 100%

Cinza - rea de interferencia Pantone Cool Gray 2 C C 0 M 0 R 213 Y 0 G 214 K 15 B 210

Web Color cccccc

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.12
O tipo Myriad Pro Bold SemiExtended o alfabeto padro obrigatrio para o uso no logotipo CULTURA. J o tipo Myriad Pro SemiExtended, o tipo padro obrigatrio para o uso em suas submarcas. A Myriad Pro Bold e Myriad Pro Regular, so os alfabetos padres para uso em impressos institucionais: cartes de visita, papis de carta, envelopes, selos, pastas, peas promocionais, administrativas e fiscais. Em situaes especiais, pode-se ainda adotar os modos Bold Condensed e Condensed. Para Web, tanto FPA ou CULTURA, adotamos a fonte Tahoma Bold e Regular, por serem padres em quaisquer plataformas de sistema operacional. Em caso de dvida, utilize o alfabeto ao lado como referncia.

A marca
Tipologia

Myriad Pro Bold SemiExtended

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{} []~`0123456789


Myriad Pro SemiExtended

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Myriad Pro Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Myriad Pro Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Myriad Pro Bold Condensed

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Myriad Pro Condensed

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Tahoma Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{} []~`0123456789


Tahoma Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ&%$@ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz!?()/\{}[]~`0123456789
Fundao Padre Anchieta Manual de identidade visual - CULTURA

1.13
O slogan tem a funo de sintetizar a imagem da empresa, fixando seus principais atributos. Ao associar o slogan marca TV CULTURA, sua aplicao deve estar rigorosamente de acordo com as normas especificadas ao lado. O uso do slogan indicado para adesivos, folhetos, anncios, cartazes e demais peas promocionais com a assinatura TV CULTURA. O slogan est sujeito a mudanas conforme indicao do departamento de marketing, e seu uso, no permitido isoladamente da marca TV CULTURA. O slogan institucional da TV CULTURA deve ser aplicado a 60% da cor preta, na tipologia Myriad Pro Regular a 70% da altura de Y tendo como referncia a letra T de TV.

A marca

Slogan - impresso e comerciais de TV

X/5 X

X/2 X/2 Y X/2 X/2 X/10 X/2 70% de Y

X/2

X/5

X/2

1,14 cm

A cor padro do slogan preto na verso positiva e vazado na aplicao negativa. Em qualquer verso, o slogan deve estar: localizado abaixo da marca; sempre na mesma relao de proporo com a marca; no limite inferior da rea de preservao.

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.13
Na TV, o slogan acompanha somente o smbolo, sem a palavra Cultura. Acima, a palavra realizao acompanha o mesmo distanciamento do slogan, X/2, na cor preta.

A marca

Slogan - vinheta de vdeo

X/2 X/2

X/5 X

X/2 70% de Y

X/2

X/5

X/2

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.14
A tabela de imagens e cores de fundo tem como objetivo padronizar as aplicaes das trs verses da marca CULTURA: colorida, em preto ou branco. A especificao dos fundos importante porque elimina aplicaes inadequadas, comprometimento de leitura, erros de padronizao e distores na identidade visual. Ao aplicar o logo, fique atento ao seu contraste com o fundo.

A marca

Imagens e cores de fundo

Verso colorida

Verso positiva ou negativa

Verde CULTURA

Azul CULTURA

Preto

Cinza - rea de interferencia

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.14
Verso colorida

A marca

Imagens e cores de fundo continuao

Verso positiva

Verso negativa

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.15
A tabela de usos proibidos foi criada como mais um instrumento de orientao e preservao da identidade visual da CULTURA, a fim de divulgar erros prejudiciais marca. Todos os exemplos caracterizam falhas de aplicao, distores e comprometimento da leitura. importante observar a avaliao dos erros cometidos em cada exemplo.

A marca

Tabela de usos proibidos

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.16
O smbolo CULTURA tambm pode ser usado com 20 de inclinao, tanto para a direita quanto para a esquerda. Este tipo de aplicao tambm adequada para compor um grafismo ou servir de marca dgua, que poder sangrar na pgina conforme os exemplos abaixo. A aplicao do smbolo em preto com 10% de opacidade com o filtro multiply pode ser usada sobrepondo as cores institucionais e de imagens. O smbolo em branco com 10% de opacidade com o filtro screen mais adequado para fundo preto.

A marca

Inclinao e marca dgua

+20

-20

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.17
O selo foi criado para divulgar a misso da Fundao Padre Anchieta em seus materiais impressos. Eles devem ser aplicados, por exemplo, na quarta capa de uma pasta ou no rodap de um anncio. As aplicaes ao lado esto com suas medidas para arte final a 100%. A reduo mxima de largura deve ser de 1cm para o logo da Cultura e 1,5cm para o logo da FPA, para aplicao em formatos entre A5 e A4. Servem tambm para cartes de visita. Para os formatos entre A4 e A3, a reduo mxima pode ser de 1,5cm para o logo da Cultura e de 2,25cm para o logo da FPA. Para cartazes, aproximadamente nos formatos 62x92cm, a reduo mxima do logo da Cultura pode chegar a 3cm de largura e o da FPA a 4,5cm. Nos exemplos acima, o corpo da letra da misso pode variar de 6 a 8 pontos dependendo da largura da pea e na tipologia Myriad Pro Condensed. Em banners no formato 80x120cm ou superiores, a reduo mxima na largura do logo da Cultura de 8cm e para o da FPA 12cm. O corpo da fonte da misso passa para18 pontos.

A marca

Selos - obrigatoriedade

Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos.

Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos.

Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos.

Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos.

3cm

O selo com a misso deve ser inserido no layout, apenas quando a produo leva a assinatura da Fundao Padre Anchieta e da Cultura. As produes assinadas somente pela logomarca da Cultura, no acompanham a aplicao desta misso.
1cm

1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.18
A marca Fundao Padre Anchieta, tanto seu smbolo como seu logotipo, so formas nicas, exclusivas e padronizadas, que funcionam como elementos identificadores e representativos da Fundao.
Pantone 100% Logomarca Pantone 286 C Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

A marca

Fundao Padre Anchieta

CMYK Logomarca C 100; M 70; Y 0; K 0 Imprimir em duas cores (verde e azul) pela escala Pantone ou em 4 cores em CMYK.

Reduo mxima Para preservar a legibilidade foi estabelicida a reduo mxima permitida para a aplicao da marca Fundao Padre Anchieta.
1,5cm 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.19
Na impossibilidade de se utilizar a verso preta, em funo de limitao como, tipo de superfcie de impresso, pode-se utilizar as verses da marca Fundao Padre Anchieta em negativo.

A marca

Fundao Padre Anchieta positiva e negativa

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.20

A marca

Fundao Padre Anchieta rea de preservao mnima

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.21
O uso somente do logotipo, sem o smbolo, admitido em casos especiais. Como por exemplo: canetas.

A marca

Fundao Padre Anchieta desmembramento

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

1.22
A cor institucional definida para a caracterizao da marca da FPA o preto, mas ela possui uma composio de cores que servem como apoio para aplicao em peas grficas, divididas em cor de apoio principal e secundrias. As cores institucionais devem ser utilizadas com a mxima preciso e de acordo com os seguintes critrios: fidelidade ao padro de tonalidade, qualquer que seja a superfcie e o processo de impresso; utilizao preferencial do cdigo internacional Pantone para aplicao da marca em processos grficos; utilizao da escala Process Color (CMYK) para impresses em 4 cores; para pintura manual em faixas, letreiros, placas ou adesivagem, dever ser adotado o critrio de aproximao com as amostras de cor do captulo 4. No smbolo e no logotipo a cor dever ser usada sempre em 100% da tonalidade. No permitida a aplicao da marca em cores fora do padro institucional da Fundao Padre Anchieta. Obs: nunca converta os Pantones diretamente para o CMYK e sim, use a tabela especificada ao lado com o CMYK correto.

A marca

Fundao Padre Anchieta cores institucionais

Azul FPA Pantone 286 C C 100 M 70 R 0 Y 0 G 57 K 0 B 166

100%

75%

50%

25%

Web Color 003399 0066cc 6699cc 99ccff

Preto FPA Pantone Process Black C C 0 M 0 R 0 Y 0 G 0 K 100 B 0 000000 100%

100%

Web Color 333333 75%

Cores de apoio Pantone 130 C C 0 M 30 R 240 Y 100 G 171 K 0 B 0

Web Color ff9900 ffcc00

Pantone Cool Gray 3 C C 0 M 0 R 201 Y 0 G 202 K 17 B 200 Web Color cccccc

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Captulo

Impressos/ multimdia

Impressos/multimdia

2.01

Impressos institucionais
Apresentao

Os impressos institucionais so necessrios para dar suporte s atividades de comunicao da CULTURA. A manuteno da unidade visual desses impressos fundamental para uma comunicao uniforme e eficiente. Nos impressos institucionais a tipologia adotada a Myriad Pro Regular e Myriad Pro Bold. Cada impresso vem acompanhado das especificaes necessrias para a sua execuo, tais como: dimenses, tipo de papel , nmero de cores e processos de impresso. Essas especificaes servem para orientar a criao e a produo de todos os impressos institucionais, garantindo o padro da marca CULTURA.

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.02

Impressos institucionais

Normas de impresso em off-set

1 etapa: arte-final
A arte-final o original para a reproduo de um trabalho destinado produo grfica. Para preparar uma arte-final CULTURA necessrio observar: as medidas especificadas para cada impresso; a tipologia; a diagramao do modelo fornecido; a verso da marca CULTURA adotada. Depois de pronta, a arte-final deve ser encaminhada a uma empresa especializada na confeco de fotolitos ou impresses digitais, juntamente com os originais da marca CULTURA e as amostras de cor. Ver captulo 4 Anexos.

3 etapa: grfica
Os fotolitos e as provas devem ser encaminhados a uma grfica, acompanhados das seguintes especificaes: tipo de papel; quantidade de impresso; tipo de acabamento; nmero de cores. A grfica responsvel pela ltima etapa do processo de confeco dos impressos, portanto, necessrio adotar procedimentos que avaliem precisamente o resultado final. Ao receber o material impresso da grfica contratada, deve-se verificar: a fidelidade prova de fotolito; a qualidade final de impresso. Aps essa etapa de impresso, deve-se arquivar os fotolitos para que sejam reutilizados. Alguns procedimentos bsicos so importantes para a conservao do material: evitar locais sujeitos temperatura elevada, umidade ou luz solar direta; manter o material embalado; armazenar em pasta plana, evitando dobrar ou enrolar. Para assegurar a qualidade dos impressos institucionais CULTURA, necessrio seguir as especificaes estabelecidas para a produo de cada pea, conferir a fidelidade s cores e certificar-se da qualidade final da impresso.

2 etapa: fotolito
O fotolito um filme positivo ou negativo para reproduo em off-set. Para controle de qualidade, deve-se solicitar uma prova de fotolito em cores para verificao dos seguintes itens: fidelidade aos originais fornecidos; possveis defeitos de cor, manchas, sujeiras e riscos. A prova de fotolito servir como guia para a execuo do impresso na grfica.

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.03
FORMATO: 9 x 5cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 368 C azul - Pantone 286 C preto cinza - Pantone Cool Gray 3 C PAPEL: opaline 180gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte especial com faca verniz fosco 100% (em todo o carto) reserva de verniz 30% (no logo sangrado) Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA FRENTE: Myriad Pro Bold (nome) Myriad Pro Regular (cargo, tel. e e-mail) VERSO: Myriad Pro Regular (endereo) Myriad Pro Bold (site) Myriad Pro Condensed (selo) Myriad Pro Bold Condensed (site responsabilidade)

Impressos institucionais
Carto de visita

0,8cm

0,55cm

0,55cm

Reserva de verniz

0,8cm

Manter alinhado

Nome e sobrenome
Diretoria rea Cargo Tel: + 55 11 2182-3067 Cel: + 55 11 9423-3861 Fax: + 55 11 2182 3797 nome@tvcultura.com.br

Nome Diretoria rea Cargo Telefone Celular Fax e-mail

2cm

4cm

0,7cm

OBS: para diretores e presidncia aplicar somente a diretoria ou cargo, tirando a rea. A partir dos nveis de gerncia para baixo, aplicar a diretoria e a rea, seguindo o alinhamento do texto com o logo. Neste ltimo caso, o cargo fica a critrio do departamento.

R. Cenno Sbrighi, 378 gua Branca So Paulo SP CEP 05036-900 Brasil www.tvcultura.com.br
Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos. 0,7cm

0,7cm

1,5cm

0,27cm 1cm

0,7cm

0,8cm

2.48cm

Manter alinhado

Nome e sobrenome
Diretoria rea Tel: + 55 11 2182-3067 Cel: + 55 11 9423-3861 Fax: + 55 11 2182 3797 nome@tvcultura.com.br
Reserva de verniz 3,3cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.03
FORMATO: 9 x 5cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 368 C azul - Pantone 286 C preto cinza - Pantone Cool Gray 3 C PAPEL: opaline 180gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte especial com faca verniz fosco 100% (em todo o carto) reserva de verniz 30% (no logo sangrado) Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA FRENTE: Myriad Pro Bold (nome) Myriad Pro Regular (cargo, tel. e e-mail) VERSO: Myriad Pro Regular (endereo) Myriad Pro Bold (site) Myriad Pro Condensed (selo) Myriad Pro Bold Condensed (site responsabilidade)

Impressos institucionais

Carto de visita - Portugus e ingls

0,8cm

0,55cm

0,55cm

Reserva de verniz

0,8cm

Manter alinhado

Nome e sobrenome
Gerncia de Marketing Marketing Manegement

Nome Diretoria rea Telefone Celular Fax e-mail

Diretoria de Captao e Marketing Fund Raising and Marketing Division

Tel / Phone: + 55 11 2182-3067 Cel / Mobile: + 55 11 9423-3861 Fax: +55 11 2182 3797 nomesobrenome@tvcultura.com.br
2cm

4cm

0,7cm

OBS: para diretores e presidncia aplicar somente a diretoria ou cargo, tirando a rea. A partir dos nveis de gerncia para baixo, aplicar a diretoria e a rea, seguindo o alinhamento do texto com o logo. Neste ltimo caso, o cargo fica a critrio do departamento.

R. Cenno Sbrighi, 378 gua Branca So Paulo SP CEP 05036-900 Brasil www.tvcultura.com.br
Contribuir para a formao crtica do homem para a cidadania a misso da Fundao Padre Anchieta, mantenedora da Televiso Cultura, Rdio Cultura Brasil e Rdio Cultura FM, Cultura Marcas, Cultura Servios, Cultura Data, RadarCultura e TV R Tim Bum. uma organizao sem fins lucrativos, cujos resultados so revertidos integralmente na produo de contedos. 0,7cm

1,5cm

0,27cm 1cm

0,7cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.04
FORMATO: 23 x 11,5cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C preto cinza - Pantone Cool Gray 3 C PAPEL: alto alvura 120gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte e vinco Modelo reduzido a 70% Modelos e medidas para arte final a 100%
2cm 1,5cm 0,55cm

Impressos institucionais
Envelope ofcio

TIPOLOGIA FRENTE: Myriad Pro Bold (site) Myriad Pro Regular (endereo) VERSO: Myriad Pro Condensed (selo) Myriad Pro Bold Condensed (site responsabilidade)

0,55cm

1,5cm

1cm 1,5cm 1cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.05
FORMATO: 35 x 24,5cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C preto cinza - Pantone Cool Gray 3 C PAPEL: alto alvura 120gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte e vinco Modelo reduzido frente a 50% Modelo reduzido verso a 30% Modelos e medidas para arte final a 100%

Impressos institucionais
Envelope saco-ofcio

TIPOLOGIA FRENTE: Myriad Pro Bold (site) Myriad Pro Regular (endereo) VERSO: Myriad Pro Condensed (selo) Myriad Pro Bold Condensed (site responsabilidade)

No verso se mantm as propores do selo igual ao envelope ofcio.

2,4cm 2cm 0,66cm 0,66cm

2cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.06
FORMATO A4: 21 x 29.7cm N DE CORES: 3 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C preto PAPEL: alto alvura 75 ou 90gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: refile Modelo reduzido frente a 60% Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA Myriad Pro Bold (site) Myriad Pro Regular (endereo)

Impressos institucionais
Papel carta

2cm 1,5cm 0,55cm 0,55cm

1,5cm

0,5cm 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.06

Impressos institucionais
Papel carta submarcas

2cm 1,5cm 0,55cm 0,55cm

1,5cm

0,5cm 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.06

Impressos institucionais
Papel carta submarcas

4cm 1,5cm 0,55cm

3,2cm

0,5cm 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.07
O crach seguir a comunicao visual das cores de apoio da Fundao Padre Anchieta, tanto para os colaboradores como para os visitantes. FORMATO: 8,5 x 5,4cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C preto PAPEL: alto alvura 120gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte e vinco Modelos e medidas para arte final a 100%

Impressos institucionais
Crach de funcionrio

Mdulo x = 0,27cm

Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 12

0,27cm 0,27cm 1,5cm 1cm 0,27cm

Fonte Myriad Pro Light Condensed - Corpo 5

Fonte Myriad Pro Regular - Corpo 10 Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 14

Fonte Myriad Pro Regular - Corpo 10 Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 10

0,9cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.07
O crach seguir a comunicao visual das cores de apoio da Fundao Padre Anchieta, tanto para os colaboradores como para os visitantes. FORMATO: 8,5 x 5,4cm N DE CORES: 4 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C preto laranja - Pantone 130 C PAPEL: alto alvura 120gr IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte e vinco Modelos e medidas para arte final a 100%

Impressos institucionais
Crach de visitante

Mdulo x = 0,27cm

Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 12

0,27cm 0,27cm 1.8cm 1cm 0,27cm

Fonte Myriad Pro Condensed - Corpo 5

Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 14

Fonte Myriad Pro Regular - Corpo 10 Fonte Myriad Pro Bold - Corpo 10

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.08
FORMATO: 48 x 43cm aberto 23 x 30,4cm fechado N DE CORES: 4 verde - Pantone 347 C azul - Pantone 286 C Preto Cinza - Pantone Cool Gray 3 C PAPEL: couch mate 250gr rea de aplicao da arte

Impressos institucionais
Pasta institucional

IMPRESSO: off-set ACABAMENTO: corte especial com faca e refile verniz fosco 100% (em toda a pasta) reserva de verniz 50% (nos logos) Modelo reduzido frente a 40% Modelos e medidas para arte final a 100%

TIPOLOGIA Myriad Pro Bold Condensed (site) Myriad Pro condensed

rea de interferncia

3 cm

2 cm 7,8cm

12,7cm

1cm

4cm

22,7cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.08

Impressos institucionais
Pasta ilustraes

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.08
A pasta pode ser adaptada a uma identidade visual de um evento ou programao, para isso, basta respeitar as res de aplicao da arte e de interferncia de logo e selo. De resto fica livre, conforme o layout aplicado nesta pgina.

Impressos institucionais
Pasta ilustraes

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

2.09
TIPOLOGIA Tahoma - corpo 14 no nome; Tahoma - corpo 10 no cargo, e-mail, telefone e fax; Tahoma - corpo 8 no selo. Os logos da FPA e de cada plataforma, sero enviados no tamanho correto de aplicao para cada rea correspondente.

Multimdia

Assinatura de e-mail

Nome Diretoria rea e-mail Telefone Fax

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Captulo

3
Aplicaes
Aplicaes

3.01

Aplicaes
Microfone

5cm

6,9cm

7,06cm

6cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.01

Aplicaes

Microfone afiliadas

5cm

6,9cm

7,06cm

6cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.02

Aplicaes
Brindes

Caso especial de aplicao do logo vertical na horizontal. (captulo 1 A marca Plataformas verso horizontal)

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.03

Aplicaes
Viaturas

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.03

Aplicaes

Viaturas continuao

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.04
Modelo reduzido Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA Famlia Myriad Pro LOGO CULTURA Mnimo 1cm e mximo 2cm. Pode ser aplicado em colorido, positivo ou negativo, conforme sees 1.02 e 1.03 DISTNCIA ENTRE O LOGO CULTURA E AFILIADA Respeitar o mdulo x MARGEM Respeitar a seo 1.09 - A marca - Verso vertical e horizontal rea de preservao mnima

Aplicaes

Anncios afiliadas

Assinatura da agncia

Logo fictcio x 2cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.05
Modelos reduzidos Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA Famlia Myriad Pro LOGO CULTURA Mnimo 1cm e mximo 2cm. Pode ser aplicado em colorido, positivo ou negativo, conforme sees 1.02 e 1.03 DISTNCIA ENTRE O LOGO CULTURA E AFILIADA Respeitar o mdulo x MARGEM Respeitar a seo 1.09 - A marca - Verso vertical e horizontal rea de preservao mnima

Aplicaes

Anncios promocionais e institucionais

FORMATO 29,7x26cm MEDIDAS DOS LOGOS NA LARGURA Cultura: 1,5cm Fundao: 2,5cm

Misso (obrigatrio) Tipologia: Myriad Pro Condensed Corpo: entre 6 e 8 pontos dependendo do formato

Assinatura da agncia

FORMATO 25,6x8cm MEDIDAS DOS LOGOS NA LARGURA Cultura: 1cm Fundao: 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.05
FORMATO 19,6x26cm MEDIDAS DOS LOGOS NA LARGURA Cultura: 1cm Fundao: 1,5cm

Aplicaes

Anncios promocionais e institucionais

FORMATO 14,6x26cm MEDIDAS DOS LOGOS NA LARGURA Cultura: 1cm Fundao: 1,5cm

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.06
Modelos reduzidos Modelos e medidas para arte final a 100% TIPOLOGIA Famlia Myriad Pro LOGO CULTURA 3cm e pode ser aplicado em colorido, positivo ou negativo, conforme sees 1.02 e 1.03 DISTNCIA ENTRE O LOGO CULTURA E AFILIADA Respeitar o mdulo x MARGEM Respeitar a seo 1.09 - A marca - Verso vertical e horizontal rea de preservao mnima

Aplicaes
Cartaz

FORMATO 62x92cm MEDIDAS DOS LOGOS NA LARGURA Cultura: 3cm Fundao: 4,5cm

Misso (obrigatrio) Tipologia: Myriad Pro Condensed Corpo: 8 pontos

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

3.05

Aplicaes
Camisetas

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

Captulo

4
Anexos
Anexos

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone 368 C

Pantone 286 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Pantone Process Black C

Pantone Cool Gray 3 C

Fundao Padre Anchieta

Manual de identidade visual - CULTURA

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

BLACK 100%

BLACK 15%

BLACK 100%

BLACK 15%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

BLACK 100%

BLACK 15%

BLACK 100%

BLACK 15%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

BLACK 100%

BLACK 15%

BLACK 100%

BLACK 15%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

CYAN 70% YELOW 100%

CYAN 100% MAGENTA 70%

BLACK 100%

BLACK 15%

BLACK 100%

BLACK 15%

Potrebbero piacerti anche