Sei sulla pagina 1di 32

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO I

EAD-XXX
(ANUAL + X MATRIAS)

MATRIAS COMUNS: 1. Direito Administrativo................................. 2. Direito Civil................................................. 3. Direito Constitucional................................. 4. Direito do Trabalho/Processo do Trabalho 5. Direito Comercial........................................ 6. Direito Penal............................................... 7. Direito Processual Civil.............................. 8. Direito Processual Penal............................ 9. Direito Tributrio......................................... 10. Tutela Interesses Difusos e Coletivos...... 11. Prtica de Processo Civil......................... 12. Prtica de Processo Penal....................... 13. Portugus................................................. 14. Legislao Penal Especial.......................

Pgina

MATRIAS ADICIONAIS: 15. Direito Internacional........................... 16. Direito Previdencirio......................... 17. Direitos Humanos.............................. 18. Medicina Legal................................... 19. Direito Econmico e Financeiro......... 20. Direito Eleitoral...................................

Pgina

__________________________________________________________________
Rua da Glria, n. 195 Liberdade So Paulo SP CEP: 01510-001 Tel./ Fax: (11) 3164.6624 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

ORIENTAES GERAIS

Parabns! Voc acaba de optar por um mtodo comprovadamente eficaz na preparao para concursos de ingresso nas carreiras jurdicas: o Curso Apostilado do Prof. Damsio! Para que voc aproveite melhor essa oportunidade, leia atentamente este manual. Nele h todas as informaes necessrias quanto ao contedo e ao envio do material que compe o Curso. Seja bem-vindo (a) e tenha sucesso!

1. DOS MDULOS
Sero remetidos, pelo perodo de um ano, 24 mdulos, todo dia 1. e 15 de cada ms, exceto em finais de semana e feriados, quando o mdulo seguir no dia til subseqente.

2. DOS PROFESSORES
O corpo docente do Curso a Distncia, responsvel pela elaborao do material enviado, composto pelos seguintes Professores:

Andr Estefam Clever Vasconcellos Joo Nivaldo Melchiori Bolognesi Jos Marcelo Martins Proena Luiz Fernando Vaggione Vitor Frederico Kmpel

3. DAS DVIDAS
O Curso Apostilado disponibiliza aos alunos o esclarecimento de dvidas sobre as matrias abordadas; os questionamentos devero ser encaminhados por e-mail no endereo eletrnico duvidas.sedex@damasio.com.br (especificando no campo assunto a matria) e sero respondidos pelos Professores responsveis pela matria. Para maior agilidade nas respostas, solicitamos que a matria da dvida seja discriminada no campo assunto, e que seja encaminhada apenas uma pergunta por email. Esclarecemos que o aluno deve enviar suas dvidas de acordo com o mdulo recebido na quinzena, de maneira que elas no se acumulem, prejudicando seu estudo. Para maior entendimento e fixao da matria, aconselhamos os alunos a estudarem os mdulos sempre acompanhados do texto da lei.
4

No sero respondidas dvidas que os professores julgarem tratar de casos concretos, pessoais etc. O apoio para esclarecimentos de dvidas est exclusivamente destinado aos alunos ativos. Aos alunos que j concluram o curso ser conferido o mesmo benefcio, desde que no ultrapassado o prazo de 15 dias aps o trmino daquele.

4. DO PAGAMENTO
O pagamento dever ser efetuado at no dia 7 (sete) de cada ms. Aps essa data, o aluno ser considerado inadimplente e no receber a remessa do prximo dia 15. O curso permite a suspenso do envio do material por 2(dois) meses. Informamos que essa solicitao dever ser efetuada at a data do vencimento do boleto do ms referente interrupo do envio, sendo que as solicitaes efetuadas fora do perodo no sero consideradas. Desta forma, o material sempre ser retido por dois envios, ficando vedado o pedido de suspenso para somente um envio. Durante o perodo de suspenso, a remessa permanecer bloqueada e o pagamento no ser necessrio. Ao trmino desse perodo, o pagamento dar seqncia ao envio dos mdulos. Prximo ao trmino do curso, o aluno dever entrar em contato com o Departamento Financeiro para solicitao de boleto complementar. Pagamentos com atraso s sero aceitos at o dia 24 (vinte e quatro). Depois da referida data o pagamento efetuado ser transferido para o ms seguinte, quando ser retomada a remessa seqencial do material ao aluno. muito importante que os prazos sejam cumpridos para que voc tenha melhor aproveitamento do Curso. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis. Caso necessite de mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail apostilado@damasio.com.br ou pelos telefones (11) 3164-6621. Atenciosamente, Equipe do Curso Apostilado

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MTODOS E TCNICAS DE ESTUDO

1. A MEMRIA E O SEU DESENVOLVIMENTO


Se pudssemos sintetizar o que ocorre na mente de uma pessoa, poderamos utilizar a seguinte expresso: O CREBRO CONSTRI O MUNDO DE ACORDO COM OS INTERESSES PARTICULARES DO INDIVDUO. Como dominamos tanta informao? Atualmente, e de maneira genrica, podemos dizer que a mente humana est equipada com dois tipos bsicos de memria:

memria ativa, tambm chamada de memria imediata; memria de longo prazo, tambm chamada de memria remota. Como funciona a memria:

Nas palavras de Barry Gordon, Chefe da Clnica de Desordens da Memria da Escola de Medicina John Hopkins, o que consideramos memria so padres de conexo entre clulas nervosas. Como atingir essa permisso para registro duradouro? O hipocampo (pequena estrutura bipartida localizada no centro do crebro) quem autoriza o registro duradouro das informaes.

Atualmente, as pesquisas indicam que duas situaes influenciam o veredicto do hipocampo:

a informao merecer esse registro se tiver significado emocional, ou melhor, ter mais possibilidade de registro quando maior a significao emocional da informao; a informao ter maior probabilidade de registro se guardar correlao com algo que j sabemos.

Tendncia da memria e causas que podem afet-la: A partir de tudo que dissemos, podemos afirmar que o crebro armazena apenas a informao necessria, a informao que atende ao interesse do indivduo, para o seu uso, isso porque o crebro busca tornar o mundo do indivduo gerencivel. Assim, o crebro busca se livrar do refugo da vida cotidiana, do lixo cerebral, focalizando essencialmente aquilo que lhe interessa.

2. DEGRAUS PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEMRIA


Quando se pensa em estudo, deve-se pensar no desenvolvimento de todas as faculdades da mente ou no que ele significa no uso criativo, produtivo e adaptativo do raciocnio, da memria, do pensamento e da imaginao. Podemos apresentar dez degraus para o bom desenvolvimento da memria, a fim de atingirmos excelncia na memorizao:

Primeiro: Interesse e autocontrole: dominar a sua disposio, disciplina. Segundo: A memria aumenta proporcionalmente ao motivo. Terceiro: A memria precisa ser disciplinada a obedecer, no podendo ceder aos caprichos da pessoa. Quarto: Para memorizar com excelncia, preciso compreender o que est sendo memorizado. Quanto maior o significado, mais fcil e melhor ser a memorizao. Quinto: Todo estudante precisa ter uma meta imediata e uma meta mediata para seus estudos. impossvel o desenvolvimento da memria sem um objetivo em vista. Voc deve galgar passos dirios, semanais e mensais.

Sexto: Voc deve estabelecer a recompensa para voc mesmo no desenvolvimento do seu estudo. A memria ter eficincia se a ela for associada uma recompensa. o princpio do reforo pela recompensa, pois a recompensa refora a memria. Stimo:

Fenmeno da reminiscncia Princpio do espacejamento

O aprendizado deve ser espaado. Deve haver intervalos durante o estudo para o desenvolvimento da memria.

Oitavo: Fazer mapas mentais. por meio deles que a viso de conjunto ser desenvolvida. Nono: Este passo o segredo para garantir a memria permanente: recitao. Dcimo: O ltimo passo para um completo desenvolvimento da memria aprender o conceito da memria seletiva.

A eficincia da memria auxiliada pela estranha faculdade da mente humana a capacidade de esquecer.

3. DESENVOLVENDO O MTODO DE ESTUDO


J vimos que para termos excelncia na memria precisamos dispensar total ateno ao que estamos estudando, por meio da tcnica que passaremos a perseguir, utilizando o mtodo da constante repetio. O pesquisador Ebbing Haus, aps anos de estudo, concluiu:

em uma hora, esquecemos 56% do que lido; em nove horas, esquecemos mais 8%; em dois dias, esquecemos mais 6%; em um ms, esquecemos mais 7%

DICAS

Substitua suas anotaes lineares por mapas mentais.


Trabalhe com, pelo menos, duas cores diferentes. D exemplos prticos s matrias tericas estudadas (jurisprudncias). Estude perodos de, no mximo, 50 minutos, descansando at, no mximo, 15 minutos (recompensa). Resuma toda sua matria em fichas de anotaes e revise-as sempre, pelo menos uma vez por semana. Estude ouvindo msica clssica. Faa refeies leves e mais freqentes. Faa exerccios fsicos dirios Verifique se voc auditivo, visual ou sinestsico, para aplicar essa caracterstica no seu estudo. Memorize a matria conforme aula anterior.

Tratando mais uma vez desse ltimo tpico, importante recordarmos que para uma boa memorizao, voc precisa: COMPREENSO ASSOCIAO REPETIO MOVIMENTO (imaginar cenas acontecendo na vida real).

10

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

DIREITO ADMINISTRATIVO
Direito Administrativo, Celso Spitzcovsky (Editora Mtodo) Direito Administrativo (Sinopse Jurdica), Mrcio Fernando Elias Rosa (Saraiva) Curso de Direito Administrativo, Celso Antnio Bandeira de Mello (Malheiros) Direito Administrativo Brasileiro, Hely Lopes Meirelles (Malheiros) Curso de Direito Administrativo, Lucia Valle Figueiredo (Malheiros) Direito Administrativo, Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Atlas) Manual de Direito Administrativo, Jos dos Santos Carvalho Filho (Lumen Juris)

DIREITO CIVIL
Direito Civil Parte Geral (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito das Coisas (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito das Obrigaes Parte Especial (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito das Obrigaes Parte Geral (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito das Obrigaes Tomo II Responsabilidade Civil (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito das Sucesses (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Direito de Famlia (Sinopse Jurdica), Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Responsabilidade Civil, Carlos Roberto Gonalves (Saraiva) Inventrios e Partilhas, Euclides Benedito de Oliveira e Sebastio Amorim (LEUD) Dos Vcios da Posse, Marcus Vincius Rios Gonalves (Juarez de Oliveira)
11

Curso de Direito Civil Brasileiro, Arnold Wald (RT) Novo Direito de Famlia, Arnoldo Wald (Saraiva) Instituies de Direito Civil, Caio Mrio da Silva Pereira (Forense) Responsabilidade Civil, Caio Mrio da Silva Pereira (Forense) Cdigo Civil Anotado, Maria Helena Diniz (Saraiva) Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro, Maria Helena Diniz (Saraiva) Direito Civil, Slvio Rodrigues (Saraiva) Curso de Direito Civil, Washington de Barros Monteiro (Saraiva) Divrcio e Separao, Yussef Said Cahali (RT) Dos Alimentos, Yussef Said Cahali (RT)

DIREITO COMERCIAL
Teoria e Prtica dos Ttulos de Crdito, Amador Paes de Almeida (Saraiva) Contratos no Cdigo de Defesa do Consumidor, Cludia Lima Marques (RT) Curso de Direito Comercial, Fran Martins (Forense) Ttulos de Crdito, Fran Martins (Forense) Leis de Patentes, Marcas e Direitos Conexos Lei n. 9.279/96, Jos Carlos Tinoco Soares (RT) Direito Societrio, Jos Edvaldo Tavares Borba (Renovar) Direito Comercial Atual, Luiz Antnio Soares Hentz (Saraiva) Curso de Direito Comercial, Rubens Requio (Saraiva) Curso de Direito Falimentar, Rubens Requio (Saraiva) Contratos Mercantis, Waldirio Bulgarelli (Atlas) Curso de Direito Comercial, 3 volumes, Fbio Ulhoa Coelho (Saraiva) Manual de Direito Comercial, Fbio Ulhoa Coelho (Saraiva) Curso de Direito Bancrio, Nelson Abro (RT) A propriedade intelectual e as novas leis autorais, Newton Silveira (Saraiva) Concentrao Empresarial e o Direito de Concorrncia, Jos Marcelo Martins Proena (Saraiva)

DIREITO CONSTITUCIONAL
Comisses Parlamentares de Inqurito, Cssio Juvenal Faria (Editora Damsio de Jesus) Direito Constitucional, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus)
12

Apontamentos de Direito Constitucional, Ricardo Cunha Chimenti (Editora Damsio de Jesus) Curso de Direito Constitucional, Celso Ribeiro Bastos (Saraiva) Curso de Direito Constitucional Positivo, Jos Afonso da Silva (Malheiros) Curso de Direito Constitucional, Luiz Alberto David Arajo e Vidal Serrano Nunes Jr. (Saraiva) Direito Constitucional, Uadi Lammgo Bulos (Saraiva)

DIREITO DO TRABALHO
Direito do Trabalho, Carlos Frederico Zimmermann Neto (Editora Damsio de Jesus) Curso de Direito do Trabalho, Amauri Mascaro Nascimento (Saraiva) Instituies de Direito do Trabalho, Arnaldo Sssekind, Dlio Maranho, Segadas Vianna e Lima Teixeira (LTr) Curso de Direito Individual do Trabalho, Jos Augusto Rodrigues Pinto (LTr) Curso de Direito do Trabalho, Orlando Gomes e Elson Gottschalk (Forense) Lies Prticas de Direito do Trabalho, Snia Aparecida Gindro (Saraiva) Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho, Valentin Carrion (Saraiva)

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO


Direito do Trabalho, Carlos Frederico Zimmermann Neto (Editora Damsio de Jesus) Curso de Direito Processual do Trabalho, Amauri M. Nascimento (Saraiva) Direito Processual do Trabalho, Wagner D. Giglio (Saraiva) Obras do autor Jos Augusto Rodrigues Pinto (LTr) Obras do autor Manuel Antonio Teixeira Filho (LTr)

DIREITO ECONMICO E FINANCEIRO


Curso de Direito Financeiro e de Direito Tributrio. Celso Ribeiro Bastos. (Saraiva) Curso de Direito Financeiro. Regis Fernandes de Oliveira (RT) Direito Financeiro e Econmico - Perguntas e Respostas - Col. Estudos Direcionados Gustavo Bregalda (Saraiva) Direito Econmico - Col. Pockets Jurdicos Vol. 3 - Gustavo Bregalda (Saraiva) Direito Econmico - Srie Leituras Jurdicas - Vol. 29 - Vicente Bagnoli (Atlas) Direito Econmico - Masso, Fabiano Del Masso (Campus).

13

DIREITO ELEITORAL
Introduo Teoria das Inelegibilidades, Antonio Carlos Mendes (Malheiros) Direito Eleitoral, Ari Ferreira de Queiroz (Jurdica IEPC) Direito Eleitoral, Lauro Barreto (Edipro) Direito Eleitoral, Luiz Antnio Fleury Filho (Saraiva) Direitos Polticos: Condies de Elegibilidade e Inelegibilidade, Pedro Henrique Tvora Niess (Saraiva) Cdigo Eleitoral Comentado, Pinto Ferreira (Saraiva)
Manual das Eleies, Roberto Amaral e Srgio Srvulo da Cunha (Forense)

DIREITO INTERNACIONAL
Curso de Direito Internacional Pblico, Carlos Roberto Husek (LTr) Direito Internacional Privado, Beat Walter Rechsteiner (Saraiva) Curso de Direito Internacional Pblico, Celso D. de Albuquerque Mello (Renovar) Direito Internacional Privado, Edgar Carlos de Amorim (Forense) Mercosul & Unio Europia Estrutura Jurdico-Institucional, Elizabeth Accioly (Juru Editora) Tratados Internacionais, org. Geogenor de Sousa Franco Filho (LTr) Direito Internacional Pblico, Gerson de Britto Mello Bson (Del Rei) Mercosul Direito da Integrao, Haroldo Pabst (Forense) Manual de Direito Internacional Pblico, Hildebrando Accioly (Saraiva) Contratos Internacionais do Comrcio, Irineu Strenger (LTr) Direito Internacional Pblico, J. F. Rezek (Saraiva) Contratos Internacionais: Negociao e Renegociao, Maria Luiza Machado Granziera (cone Editora) Comunidade Europia e seu Ordenamento Jurdico, Paulo Barbosa Casella (LTr)

DIREITO PENAL
Cdigo Penal Anotado, Damsio de Jesus (Saraiva) Crimes de Porte de Arma de Fogo e Assemelhados, Damsio de Jesus (Saraiva) Reflexos Penais e Processuais Penais no Novo Cdigo Civil, Damsio de Jesus (Editora Damsio de Jesus) Crimes de Trnsito, Damsio de Jesus (Saraiva) L Parte Especial, vols. II, III e IV, Damsio de Jesus (Saraiva)
14

Direito Penal Parte Geral, vol. I, Damsio de Jesus (Saraiva) Lei Antitxicos Anotada, Damsio de Jesus (Saraiva) Lei das Contravenes Penais Anotada, Damsio de Jesus (Saraiva) Penas Alternativas, Damsio de Jesus (Saraiva) Prescrio Penal, Damsio de Jesus (Saraiva) Curso de Direito Penal, Fernando Capez (Saraiva) Direito Penal Parte Especial, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Direito Penal Parte Geral, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Contravenes Penais, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Crimes Contra a Administrao Pblica, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Penas Alternativas Lei n. 9.714, de 25.11.1998, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Crimes Contra o Meio Ambiente, Luiz Regis Prado (RT)

DIREITO PREVIDENCIRIO
Direito Previdencirio Brasileiro, Jos dos Reis Feij Coimbra (Trabalhistas) Curso de Direito da Seguridade Social, Marcus Orione Gonalves Correia e rica Paula Barcha Correia (Saraiva) Direito da Seguridade Social, Srgio Pinto Martins (Atlas)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL E PRTICA DE PROCESSO CIVIL


Inventrios e Partilhas, Euclides Benedito de Oliveira e Sebastio Amorim (LEUD) Teoria Geral do Processo, Ada Pellegrini Grinover, Cndido R. Dinamarco e Antonio Carlos de Arajo Cintra (Malheiros) Manual de Direito Processual Civil, Arruda Alvim (RT) Manual de Direito Processual Civil, Ernane Fidlis dos Santos (Saraiva) Curso de Direito Processual Civil, vols. I, II e III, Humberto Theodoro Jr. (Forense) Novo Processo Civil Brasileiro, Jos Carlos Barbosa Moreira (Forense) Manual de Direito Processual Civil, Jos Frederico Marques Curso Avanado de Processo Civil, Luiz Rodrigues Wambier (RT) Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, vols. I, II e III, Moacyr Amaral Santos (Saraiva) Cdigo de Processo Civil e Legislao Processual em Vigor, Theotonio Negro (Saraiva)
15

(Millennium)

Direito Processual Civil, vols. I, II e III, Vicente Greco Filho (Saraiva) Modelos de despachos e sentenas, Sidnei Agostinho Beneti (Saraiva) Manual de prtica forense, Jos Erasmo Casella (Saraiva)

DIREITO PROCESSUAL PENAL E PRTICA PROCESSUAL PENAL


Cdigo de Processo Penal Anotado, Damsio de Jesus (Saraiva) Lei dos Juizados Especiais Criminais Anotada, Damsio de Jesus (Saraiva) 1.800 Perguntas de Processo Penal, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Curso de Processo Penal, Fernando Capez (Saraiva) Direito Penal e Processo Penal 18 Anos de Provas Preambulares do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Execuo Penal, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Processo Penal, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Juizados Especiais Criminais, Luiz Fernando Vaggione et al. (Atlas) Teoria e Prtica de Processo Penal, Luiz Fernando Vaggione (Editora Damsio de Jesus) Direito de Apelar em Liberdade, Luiz Flvio Gomes (RT) Suspenso Condicional do Processo Penal, Luiz Flvio Gomes (RT) Aspectos do Processo Penal Luz da Lei n. 9.099/95, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Prtica de Processo Penal e Peas Processuais, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Juizados Especiais Criminais, Ada Pellegrini Grinover et al. (RT)

DIREITO TRIBUTRIO
Direito Tributrio (Sinopse Jurdica), Ricardo Cunha Chimenti (Saraiva) Curso de Direito Constitucional Tributrio, Roque Antonio Carrazza (Malheiros) Direito Tributrio Brasileiro, Aliomar Baleeiro (Forense) Curso de Direito Tributrio, Paulo de Barros Carvalho (Saraiva) Direito Tributrio, Vitrio Cassone (Atlas)

DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. Flvia Piovesan (Max Limonad) Temas de Direitos Humanos. Flvia Piovesan. (Max Limonad)
16

LEGISLAO ESPECIAL
Legislao Penal Especial vo.l 1(lei de imprensa, crimes hediondos,abuso de autoridade, sonegao fiscal, tortura e terrorismo), Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Legislao Penal Especial vo.l 2(interceptao telefnica, juizados especiais criminais, crime organizado e txicos), Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Legislao Especial (lei dos crimes ambientais, tutela dos interesses difusos e improbidade), Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Interesses Difusos e Coletivos, Gianpaolo Poggio Smanio (Atlas) Legislao Penal Especial, Gianpaolo Poggio Smanio et al. (Atlas) Tutela Penal dos Interesses Difusos, Gianpaolo Poggio Smanio (Atlas) Tutela dos Interesses Difusos e Coletivos, Hugo Nigro Mazzilli (Editora Damsio de Jesus) A Defesa dos Interesses Difusos em Juzo, Hugo Nigro Mazzilli (Saraiva) Ministrio Pblico, Hugo Nigro Mazzilli (Editora Damsio de Jesus) Introduo ao Ministrio Pblico, Hugo Nigro Mazzilli (Saraiva) Manual do Promotor de Justia, Hugo Nigro Mazzilli (Saraiva) Regime Jurdico do Ministrio Pblico, Hugo Nigro Mazzilli (Saraiva) Lei das Armas de Fogo, Luiz Flvio Gomes e William Terra de Oliveira (RT) Lei de Tortura Lei n. 9.455, de 7.4.1997, Victor E. Rios Gonalves (Editora Damsio de Jesus) Comentrios Lei de Imprensa, Darcy Arruda Miranda (RT) Improbidade Administrativa Aspectos Jurdicos da Defesa do Patrimnio Pblico, Mrcio Fernando Elias Rosa, Marino Pazzaglini e Waldo Fazzio Jnior (Atlas) Legislao Especial Questes de Provas Preambulares de Concursos Jurdicos, org. Rger Augusto Morcelli (Editora Damsio de Jesus) Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado, org. Munir Cury e outros (Malheiros)

MEDICINA FORENSE
Manual de Medicina Legal, Delton Croce (Saraiva) Medicina Legal, Genival Veloso de Frana (Guanabara Koogan) Curso Bsico de Medicina Legal, Odon Ramos Maranho (Malheiros)

PORTUGUS
Portugus Forense, Joo Bolognesi (Editora Damsio de Jesus) Testando a Lngua Portuguesa, Joo Bolognesi (Entrementes)
17

Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa, Domingos Paschoal Cegalla e outros (Cia. Nacional) Moderna Gramtica Portuguesa, Evanildo Bechara (Lucerna) Dicionrio de Verbos e Regimes, Francisco Fernandes (Globo) A Linguagem do Juiz, Geraldo Amaral Arruda (Saraiva) Nossa Gramtica, Luiz Antonio Sacconi (Atual) Conjugao dos Verbos em Portugus, Maria Aparecida Ryan (tica)

CRNICAS
O Sapinho que queria prestar concurso Damsio de Jesus. (Editora Damsio de Jesus)

OUTRAS INDICAES
Direito Penal e Processo Penal 18 Anos de Provas Preambulares do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Receita de Aprovao Concurso de Delegado de Polcia SP, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Receita de Aprovao Concurso do Ministrio Pblico SP, Fernando Capez (Editora Damsio de Jesus) Receita de Aprovao Concurso do Ministrio Pblico SP, Fernando Capez (Disponvel na reprografia) Um Mtodo de Estudo, Eduardo Tobias de Aguiar Moeller (Editora Damsio de Jesus) A Tutela Penal da Vida Humana Claus Roxin traduo Luis Grecco srie perspectivas jurdicas.

REGISTROS PBLICOS
Comentrios Lei dos Registros Pblicos, Wilson de Souza Batalha, (Forense). Lei dos Notrios e dos Registros Pblicos, Walter Ceneviva, (Saraiva).
Leis dos Registros Pblicos Comentada, Walter Ceneviva, (Saraiva).

18

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO I

DIREITO ADMINISTRATIVO
Princpios Fundamentais da Administrao Pblica

__________________________________________________________________ Rua da Glria, 195 Liberdade So Paulo SP CEP: 01510-001 Tel./Fax: (11) 3164-6606 www.damasio.com.br

19

DIREITO ADMINISTRATIVO Princpios Fundamentais da Administrao Pblica

1.

CONSIDERAES GERAIS

Em face da organizao do Estado, e pelo fato deste assumir funes primordiais coletividade, no interesse desta, fez-se necessrio criar e aperfeioar um sistema jurdico que fosse capaz de regrar e viabilizar a execuo de tais funes, buscando atingir da melhor maneira possvel o interesse pblico visado. A execuo de funes exclusivamente administrativas constitui, assim, o objeto de estudo do Direito Administrativo, ramo do Direito Pblico. O reconhecimento da natureza administrativa da funo pblica pode derivar-se de, pelo menos, trs aspectos: a) a partir do aspecto subjetivo, ou seja, que leva em conta o agente pblico ou a pessoa fsica exercente de determinada funo; b) a partir do critrio objetivo, ou seja, com a identificao da natureza da atividade; c) a partir do critrio formal, ou seja, segundo a disciplina legal que rege aquela atividade. Em que pese no haver um consenso na doutrina em relao ao conceito de Direito Administrativo, notadamente quanto sua amplitude, o conceito ofertado por Hely Lopes Meirelles deve ser conhecido: ...o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado1. Com efeito, temos uma funo sempre que algum exerce atividade em nome de terceiros. A funo administrativa toda atividade desenvolvida pela Administrao (Estado) representando os interesses de terceiros, ou seja, os interesses da coletividade. O critrio para a identificao da funo administrativa passa a ser residual, j que ao Estado cumpre, antes, o exerccio de outras funes prprias dos seus Poderes. Devido natureza dos interesses confiados gesto da Administrao, passa ela a deter prerrogativas que no so extensveis aos particulares quando da gesto de seus prprios interesses. Por isso, a relao que estabelecida entre a Administrao e os cidados nunca ser situada em posio de igualdade absoluta, reconhecendo-se sempre presente dada prerrogativa especial deferida aos entes administrativos.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, Malheiros Editores. 20

Isso que a Administrao Pblica, na maioria de suas relaes, possui um regime jurdico diferenciado. Para que possa exercer, de forma eficaz, as funes a ela determinadas, o interesse pblico est sobreposto a interesses particulares. O regime jurdico diferenciado (especial e prprio da Administrao) o Regime Jurdico Administrativo. A expresso regime jurdico-administrativo consagra a unio dos princpios peculiares a essa disciplina, a saber: a) princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado; b) princpio da indisponibilidade dos interesses pblicos. Neste mdulo, ainda, melhor estudaremos referidos princpios. Os princpios da Administrao Pblica so normas que surgem como parmetros para a interpretao das demais normas jurdicas. Tm a funo de oferecer coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico. Quando houver mais de uma norma, deve-se seguir aquela que mais se compatibiliza com os princpios elencados na Constituio Federal, ou seja, interpreta-se, sempre, consoante os ditames da Constituio. Os princpios que a Administrao dever seguir esto dispostos, sobretudo, no artigo 37, caput, da Constituio Federal. O disposto no referido artigo constitucional rol meramente exemplificativo; logo, existem outros princpios que podero ser invocados pela Administrao, como o princpio da continuidade dos servios pblicos, o princpio da autotutela, os princpios peculiares ao regime jurdico-administrativo acima mencionado, dentre outros. Com relao sua abrangncia, os princpios bsicos da Administrao alcanam a Administrao Pblica direta e indireta de quaisquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (artigo 37 da Constituio Federal), possuindo, portanto, amplo alcance.

2. PRINCPIOS 2.1. Princpio da Legalidade


O princpio da legalidade representa uma garantia para os administrados, pois, qualquer ato da Administrao Pblica somente ter validade se respaldado em lei, em sua acepo ampla. Representa um limite para a atuao do Estado, visando proteo do administrado em relao ao abuso de poder. O princpio da legalidade apresenta um perfil diverso no campo do Direito Pblico e no campo do Direito Privado. No Direito Privado, tendo em vista seus interesses, as partes podero fazer tudo o que a lei no probe (ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei - artigo 5., inciso II, da Constituio Federal); no Direito Pblico, diferentemente, existe uma relao de subordinao perante a lei, ou seja, s se pode fazer o que a lei expressamente autorizar ou determinar. Tal idia toma como

21

alicerce a clebre lio do jurista Seabra Fagundes, sintetizada na seguinte frase: administrar aplicar a Lei de ofcio2. Como desdobramentos de tal princpio encontramos em toda a Constituio suas expresses especficas, como, por exemplo, a legalidade penal (artigo 5., inciso XXXIX), a legalidade tributria (artigo 150, inciso I), entre outros. O princpio em estudo tem em mira no permitir a prevalncia do interesse da prpria Administrao, ou seja, a Administrao somente atua validamente quando antes autorizada a faz-lo. A ordem jurdica estabelece, pois, os limites da atuao administrativa, indicando a funo, a possibilidade de seu exerccio ou dever de ser exercitada. H situaes especiais, de carter excepcional, em que o Poder Executivo expede atos sem lei precedente, ou seja, atos que inauguram o direito positivo, como ocorre quando expede medidas provisrias, leis delegadas, ou ainda, edita decretos autnomos. Concluindo, a legalidade no se subsume apenas observncia da lei, mas sim a todo o sistema jurdico, ou ao Direito. O princpio da legalidade prprio do Estado de Direito (o Estado dito de direito porque nele vigora o imprio da lei), do Estado que reconhece prevalecente a ordem jurdica, mas pode tambm estar associado a regimes autoritrios ou totalitrios. Assim, no correto imaginar que a legalidade est sempre associada ao regime democrtico.

2.2. Princpio da Publicidade


O princpio da publicidade apresenta duplo sentido. Num primeiro momento como dever atribudo Administrao de dar total transparncia a todos os atos que praticar, atravs das publicaes oficiais3 dos atos administrativos a fim de que eles possam produzir efeitos externos. Como segundo sentido, o princpio da publicidade refere-se transparncia da atividade administrativa como um todo. A Administrao tem o dever de fornecer todas as informaes solicitadas pelos particulares (sejam pblicas, de interesse pessoal ou mesmo personalssimas), que constem de bancos de dados pblicos. Conseqncia extrada de dispositivo constitucional (ver inciso XXXIII, da art. 5). Para assegurar o recebimento de informaes podemos nos utilizar de alguns instrumentos, a saber: o habeas data (artigo 5., inciso LXXII, da Constituio Federal) e o

FAGUNDES, Seabra. O Controle dos Atos Administrativos pelo Poder Judicirio, Editora Forense. Entenda como oficial a publicao no Dirio Oficial da Unio, Dirio Oficial dos Estados, Dirio Oficial do DF e dos Municpios em que haja imprensa oficial. Nos demais Municpios, ser possvel a afixao do ato na sede da Prefeitura ou da Cmara. 22
3

Mandado de Segurana, individual ou coletivo (artigo 5., incisos LXIX e LXX, da Constituio Federal). A publicidade, como princpio, orienta a atuao administrativa de qualquer espcie. Est presente, por exemplo, na concesso de certides, na vista dos autos, implicando a contagem de prazos para defesa, prescrio, entre outras aplicaes igualmente importantes. Ateno: como regra geral, nenhum ato administrativo pode ser sigiloso. Contudo, essa regra comporta excees. Como exemplo, mencionamos os atos e as atividades relacionados com a segurana da sociedade ou do Estado, ou quando o contedo da informao for resguardado pelo direito intimidade (artigo 37, 3., inciso II, da Constituio Federal).

2.3. Princpios da Impessoalidade, Finalidade e Isonomia


Em primeiro lugar, recomenda-se que o estudo dos princpios acima seja feito em conjunto, de modo a observar a relao do princpio da impessoalidade com os outros dois princpios listados, tanto para melhor compreenso dos fins da Administrao Pblica como para o conseqente tratamento dispensado aos administrados. Para tanto, o princpio da impessoalidade deve ser tambm visto sob dois prismas distintos:

Em relao aos administrados: significa que a Administrao Pblica no poder atuar discriminando pessoas de forma gratuita. Com efeito, a Administrao deve permanecer numa posio de neutralidade em relao s pessoas privadas. Conforme o artigo 5., caput, da Constituio Federal a atividade administrativa deve ser destinada a todos os administrados, sem discriminao nem favoritismo, constituindo um desdobramento do princpio da igualdade. A impessoalidade da atuao administrativa impede, portanto, que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de terceiros, devendo ater-se a vontade da lei.

Sob esta tica, a doutrina se divide no tocante correlao do princpio da impessoalidade com outros princpios. Para Hely Lopes Meirelles, o princpio da impessoalidade est relacionado ao princpio da finalidade, pois a finalidade se traduz na busca da satisfao do interesse pblico4. Desta forma, a opinio de Hely contrape-se s lies de Celso Antonio Bandeira de Mello, que relaciona o princpio da impessoalidade ao Exemplo: princpio da isonomia, que determina tratamento igual a todos perante a lei. contratao de servios por meio de licitao vinculao ao edital regras iguais para todos que queiram participar da licitao.

Interesse que se subdivide em primrio (conceituado como o bem geral) e secundrio (definido como o modo pelo qual os rgos da Administrao vem o interesse pblico). 23

Em relao prpria Administrao Pblica: a responsabilidade dos atos administrativos praticados no deve ser imputada ao agente e sim pessoa jurdica Administrao Pblica direta ou indireta. Segundo o artigo 37, 6., da Constituio Federal as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. nesse particular que se apresenta a Teoria do rgo (de Otto Gierke), que atribui a Administrao a responsabilidade pelos danos causados a terceiros e no ao agente que praticou, pois, pela teoria, a Administrao Pblica um todo, um organismo, dividido em rgos despersonalizados, apenas para otimizao das funes executadas.

Importante notar que, embora menos mencionada na doutrina, observa-se outro desdobramento da impessoalidade. Encontra expresso no 1, do art. 37, da CF: A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizam promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. Proibe-se a promoo pessoal de autoridades ou de servidores pblicos por meio de divulgao de nomes, smbolos e imagens, sob pena de violao do princpio da impessoalidade, punvel na esfera cvel como ato de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/92), sem prejuzo da sano penal cabvel.

2.4. Princpio da Moralidade


De acordo com a moderna doutrina e com a jurisprudncia, a imoralidade administrativa surge como uma forma de vcio capaz de inibir a produo de efeitos jurdicos vlidos, cabendo ao Judicirio controlar a moralidade dos atos da Administrao, respeitada, por bvio, a inrcia da jurisdio. Conseqentemente, ao responsvel pela prtica de atos imorais, cabvel sua responsabilizao com base na Lei de Improbidade (Lei n. 8.429/92)5, que define nos seus artigos 9. a 11, de forma meramente exemplificativa, os atos de improbidade administrativa, notadamente aqueles que importem violao de princpios, objeto deste estudo (artigo 11). A ttulo de exemplo, a seguir sero apresentados atos de improbidade descritos nos artigos da citada Lei, quais sejam:

5

usar bens e equipamentos pblicos com finalidade particular; intermediar liberao de verbas;
24

A imoralidade gnero que apresenta como espcie o conceito de improbidade.

estabelecer contratao direta quando a lei manda licitar; vender bem pblico abaixo do valor de mercado; adquirir bens acima do valor de mercado (superfaturamento).

2.4.1. Meios de controle


Em razo da possibilidade de o Judicirio controlar a moralidade dos atos administrativos, e ante a necessidade de observncia do princpio da inrcia da jurisdio, a Constituio Federal estabeleceu dois meios de controle da moralidade administrativa, a saber:

Ao Popular: prevista na Constituio Federal/88, em seu artigo 5., inciso LXXIII, a ao popular utilizada para desconstituir atos lesivos moralidade administrativa, devendo ser subscrita por um cidado, mediante prova da cidadania, com ttulo de eleitor e comprovante de votao de apresentao obrigatrios. Ao Civil Pblica: ao prevista na Lei n.7.347/85, cujo objetivo a proteo de interesses transindividuais. Em sendo o ato imoral, violador de direitos metaindividuais, a ao civil pblica o instrumento correto para controle da moralidade, podendo dela surgir as sanes descritas no tpico a seguir.

2.4.2. Sanes aplicveis


Aos agentes pblicos, responsveis por atos lesivos moralidade administrativa, a Constituio Federal prev, em seu artigo 37, 4., quatro sanes diferentes, de possvel aplicao simultnea, quais sejam:

perda da funo pblica; suspenso dos direitos polticos; declarao de indisponibilidade dos bens; obrigao de ressarcir ao errio.

Saliente-se que tais sanes so aplicveis de acordo com as regras previstas no artigo 12 da Lei n. 8.429/92 (cuja leitura recomenda-se), que prev ainda sanes especficas para cada dispositivo violado, a exemplo da multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente, proibio de contratar com o Poder Pblico ou mesmo receber incentivos fiscais, isso tudo sem prejuzo da sano penal cabvel ao caso. A moralidade, como princpio incidente na regncia da Administrao, orienta toda e qualquer atividade administrativa e est diretamente relacionada boa-f, lealdade, imparcialidade, no podendo a atividade ser desempenhada para a obteno de vantagens incompatveis com a ordem jurdica ou com a preterio de valores consagrados na Constituio. A moralidade, no entanto, no possui um sentido nico, um contedo
25

determinado, por ser expresso de vrios significados capaz de sugerir mais de uma interpretao. Por isso, impossvel conceitu-la definitivamente, mas, no mnimo, est sempre associada honesta gesto da coisa pblica. A improbidade administrativa ilcito que no tem natureza penal, e sim civil, resultante da prtica de ato violador do princpio da moralidade.

2.5. Princpio da Eficincia


O princpio da eficincia visa o aperfeioamento das atividades e dos servios prestados pela Administrao Pblica e busca otimizar os resultados atendendo o interesse pblico com maiores ndices de adequao, eficcia e satisfao. Embora introduzido no texto constitucional somente pela Emenda Constitucional n. 19/98, o princpio da eficincia j constava de nossa legislao infraconstitucional, a exemplo das previses constantes do Decreto-lei que dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias (Dec.lei n. 200/67, artigos 13 e 25, inciso V), da Lei de Concesses e Permisses (Lei n. 8.987/95, artigos 6., 1., e 7., inciso I) e do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90, artigos 4., inciso VII, 6., inciso X, e 22, caput). O princpio da eficincia de suma importncia nas mais diversas searas em que a Administrao Pblica atua, desde a contratao e exonerao de agentes pblicos at a prestao de seus servios. Em relao aos seus agentes, prev a Constituio Federal, como um desdobramento natural na busca e otimizao das atividades administrativas a exigncia de concurso pblico de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo (essa a regra). Para a aquisio de estabilidade no servio pblico, deve o agente submeter-se a estgio probatrio de trs anos e, ao final, ser aprovado em avaliao de desempenho (art. 41, caput, c.c., 4, da CF). Para que o servidor pblico perca a estabilidade, necessrio haver procedimento administrativo regular, assegurada a ampla defesa; deciso judicial transitada em julgado que venha a prever expressamente a perda da funo; ou ainda resultado de avaliao peridica de desempenho desfavorvel (art. 41, 1,2 e 3, da CF). Ressaltamos que esta ltima possibilidade ainda necessitada da regulamentao por lei complementar. Cumpre observar que o agente pblico que obtm a estabilidade, permanece estvel no servio pblico, e no no cargo, o que leva a concluir pela possibilidade de reenquadramento em caso de extino do cargo que ocupe, diferente da vitaliciedade dos membros do Ministrio Pblico e da Magistratura, que obtida aps dois (02) anos de estgio probatrio, garantindo a permanncia no cargo.
26

Finalmente, observa-se que parte da doutrina adota como sinnima a expresso especialidade, referindo-se eficincia, havendo quem encontre na especialidade princpio autnomo, a exemplo das lies de Maria Sylvia Zanella di Pietro; todavia, igualmente relacionado ao servio pblico.

2.6. Princpio da Continuidade dos Servios Pblicos


Em razo de ter o Estado assumido a prestao de determinados servios, por considerar que estes so fundamentais coletividade, mesmo os prestando de forma descentralizada ou ainda delegada, deve a Administrao, at por uma questo de coerncia, oferec-los de forma contnua, ininterrupta. Pelo princpio da continuidade dos servios pblicos, o Estado obrigado a no interromper a prestao dos servios que disponibiliza. Em relao interrupo dos servios, questo interessante se levanta na aplicao da eficincia e continuidade dos servios prestados pela Administrao em caso de inadimplncia, havendo divergncia jurisprudencial e doutrinria a respeito da possibilidade de corte de fornecimento dos servios essenciais, notadamente quanto aplicao da possibilidade legal de corte, preenchidos os requisitos previstos no artigo 6., 3., incisos I e II, da Lei n. 8.987/95, e da vedao expressa de corte de fornecimento em relao a tais servios, prevista no artigo 22 do Cdigo de Defesa do Consumidor.

2.7. Princpio da Motivao


a obrigao conferida ao administrador de motivar todos os atos que edita, sejam gerais, sejam de efeitos concretos. considerado, entre os demais princpios, um dos mais importantes, uma vez que sem a motivao no h o devido processo legal, pois a fundamentao surge como meio interpretativo da deciso que levou prtica do ato impugnado, sendo verdadeiro meio de viabilizao do controle da legalidade dos atos da Administrao. Motivar significa:

mencionar o dispositivo legal aplicvel ao caso concreto; relacionar os fatos que concretamente levaram aplicao daquele dispositivo legal.

Todos os atos administrativos devem ser motivados para que o Judicirio possa controlar o mrito do ato administrativo quanto sua legalidade. Para efetuar esse controle, devem ser observados os motivos dos atos administrativos. Em relao necessidade de motivao dos atos administrativos vinculados (aqueles em que a lei aponta um nico comportamento possvel) e dos atos discricionrios (aqueles que a lei, dentro dos limites nela previstos, aponta um ou mais comportamentos possveis, de acordo com um juzo de convenincia e oportunidade), a doutrina unssona
27

na determinao da obrigatoriedade de motivao com relao aos atos administrativos vinculados; todavia, diverge quanto referida necessidade no tocante aos atos discricionrios. Hely Lopes Meirelles entende que o ato discricionrio, editado sob os limites da Lei, confere ao administrador uma margem de liberdade para fazer um juzo de convenincia e oportunidade, no sendo necessria a motivao. No entanto, se houver tal fundamentao, o ato dever condicionar-se a esta, em razo da necessidade de observncia da Teoria dos Motivos Determinantes. O entendimento majoritrio da doutrina, porm, de que, mesmo no ato discricionrio, necessria a motivao para que se saiba qual o caminho adotado pelo administrador. O eminente Professor Digenes Gasparini, com respaldo no artigo 50, da Lei n. 9.784/99 (Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal), aponta inclusive a superao de tais discusses doutrinrias, pois o referido artigo exige a motivao para todos os atos nele elencados, compreendendo entre estes, tanto os atos discricionrios quanto os vinculados. O princpio da motivao de importncia singular, alcanando inclusive previso em constituies estaduais, entre elas, a Constituio do Estado de So Paulo, que no seu artigo 111, lista, alm dos princpios do artigo 37 da Constituio Federal, a motivao, a razoabilidade, a finalidade e o interesse pblico. Saliente-se, concluindo, que, inclusive em relao s decises do Poder Judicirio, sejam essas decises judiciais ou administrativas e disciplinares, como garantia de ampla defesa, a Constituio Federal/88 prev a necessidade de motivao, conforme consta em seu artigo 93, incisos IX e X, respectivamente. 2.8.

Princpio da Supremacia do Interesse Particular e Princpio da Indisponibilidade

Pblico

sobre

Por fora dos interesses representados pela Administrao, certo que todos os princpios bsicos previstos no artigo 37 da Constituio Federal se aplicam na atuao desta; todavia, na maioria das vezes, a Administrao, para buscar de maneira eficaz tais interesses, necessita ainda de se colocar em um patamar de superioridade em relao aos particulares, numa relao de verticalidade, e para isto se utiliza do princpio da supremacia, conjugado ao princpio da indisponibilidade, pois, tecnicamente, tal prerrogativa irrenuncivel, por no haver faculdade de atuao ou no do Poder Pblico, mas sim dever de atuao. Por tal princpio, sempre que houver conflito entre um interesse individual e um interesse pblico coletivo, deve prevalecer o interesse pblico. So as prerrogativas conferidas Administrao Pblica, porque esta atua por conta de tal interesse. Como exemplos podemos citar a existncia legal de clusulas exorbitantes em favor da Administrao, nos contratos administrativos; as restries ao direito de greve dos agentes pblicos; a encampao de servios concedidos pela Administrao etc.

28

2.9. Princpios da Tutela e da Autotutela da Administrao Pblica


A Administrao possui a faculdade de rever os seus atos, de forma a possibilitar a adequao destes realidade ftica em que atua, e declarar nulos os efeitos dos atos eivados de vcios quanto legalidade. Do mesmo modo, quando permitido em lei, pode a Administrao Direta realizar o controle de atos praticados por entidades da Administrao Indireta. D-se o nome de tutela ao exerccio do controle sobre atos e atividades da administrao indireta, e de autotutela o exerccio de controle sobre os seus prprios atos. O sistema de controle dos atos da Administrao adotado no Brasil o jurisdicional. Esse sistema possibilita, de forma inexorvel, ao Judicirio, a reviso das decises tomadas no mbito da Administrao, no tocante sua legalidade, , portanto, denominado controle finalstico, ou de legalidade. Administrao, por conseguinte, cabe tanto a anulao dos atos ilegais como a revogao de atos vlidos e eficazes, quando considerados inconvenientes ou inoportunos aos fins buscados pela Administrao. Essa forma de controle endgeno da Administrao denomina-se princpio da autotutela. Ao Poder Judicirio cabe somente a anulao de atos reputados ilegais. O embasamento de tais condutas pautado nas Smulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal. Smula 346 do STF: A administrao pblica pode declarar a nulidade de seus prprios atos. Smula 473 do STF: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revoglos, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. O exerccio do controle sobre atos da Administrao Indireta excepcional, deve decorrer de expressa previso legal e no se presume, podendo ser de natureza meramente poltica (como realizado pela escolha de dirigentes das entidades da Administrao Indireta), de mrito (que permite a revogao de atos) e de legalidade (capaz de permitir a anulao de atos). A relao estabelecida entre entidades da Administrao Indireta com a Administrao Direta, no entanto, no de natureza hierrquica, e por isso deve decorrer de expressa previso legal.

2.10. Princpios da Razoabilidade e Proporcionalidade


Os princpios acima surgem de idias como a limitao de direitos, preconizada por Renato Alessi, segundo o qual todo direito pressupe a noo de limite, e da proibio do excesso, usada como meio de interpretao de tais princpios por Hely Lopes Meirelles, pois visam a evitar toda forma de interveno ou restrio abusiva ou desnecessria por parte da Administrao Pblica. Com efeito, tal anlise deve ser realizada utilizando-se dos critrios e valores atinentes ao homem mdio, de acordo com Lcia Valle Figueiredo.

29

Na doutrina, prevalece a noo de que os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade se entrelaam e se completam, ou seja, no so considerados separadamente. Assumem grande importncia quando da atuao administrativa por meio do poder de polcia, e em geral na expedio de todos os atos de cunho discricionrios.

3. O REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO


Conforme j observado, em quaisquer das relaes em que um dos plos seja a Administrao Pblica, devero ser atendidos os princpios elencados no artigo 37 da Constituio Federal. No entanto, os princpios componentes do denominado Regime Jurdico Administrativo (integrante do Regime Jurdico de Direito Pblico) so de aplicao obrigatria apenas nas relaes jurdicas em que a Administrao se encontre em um patamar superior em relao ao particular que com ela pactua. Os princpios componentes de tal regime so: supremacia do interesse Pblico sobre o interesse particular e indisponibilidade. Com efeito, algumas vezes a Administrao se coloca em p de igualdade em relao aos particulares, aplicando-se a tais relaes o Regime Jurdico de Direito Privado, a exemplo dos contratos de locao de prdios particulares em que o Poder Pblico figura como locatrio. Para melhor entendimento, e finalizao do tema, segue abaixo organograma explicativo. Isso no significa, no entanto, o abandono completo do regime prprio da Administrao, porque ela sempre atuar submetida queles vetores. Assim, ainda que em determinado ato regido pelo Direito Privado a Administrao venha a se situar em posio de igualdade, a prpria constituio da relao jurdica antes informada pelo regime jurdico prprio. Veja-se, por exemplo, que a Administrao, quando emite um ttulo de crdito, aplica um instituto de direito privado. No entanto, para faz-lo deve seguir todos os princpios informadores do regime jurdico administrativo (no pode, por exemplo, preterir o interesse pblico em favor do interesse privado). Quadro:

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO (Art. 37 da Constituio Federal/88 Art. 111, CE-SP/89) APLICAO OBRIGATRIA

Reg.Jurdico de Direito Pblico ( Regime Jurdico Administrativo ) Princpios aplicveis: Supremacia e Indisponibilidade Regime Jurdico de Direito privado ( Regras da Legislao Civil )

30

EXERCCIO DIREITO ADMINISTRATIVO

1. Assinale a alternativa correta: a) so princpios estruturadores do processo administrativo a legalidade subjetiva, oficialidade, formalismo e a publicidade; b) pelo princpio da oficialidade compreende-se que a instaurao do processo administrativo somente pode se dar com base na lei e para preserv-la; c) sindicncia um procedimento disciplinar, solene, de apurao das infraes cometidas pelos servidores e conseqente aplicao da pena administrativa; d) n.d.a.

2. Assinale a alternativa incorreta: a) o princpio da legalidade explicita a subordinao da atividade administrativa lei; b) a legalidade, como princpio de administrao, significa que o administrador pblico est sujeito aos mandamentos da lei; c) o princpio da legalidade permite que o administrador possa tudo, menos o que a lei expressamente tipifica como proibido; d) a atividade administrativa s pode ser exercida nos termos de autorizao contida no sistema legal; e) o administrador deve ater-se aos comandos legais.

3. Marque a alternativa falsa: a) pelo princpio da impessoalidade, entende-se que o ato administrativo imputvel ao rgo a que se vincula e no ao funcionrio que o pratica; b) pelo princpio da impessoalidade, entende-se que o ato administrativo dirige-se a coletividade e no a pessoa determinada; c) as alternativas a e b esto corretas; d) nenhuma alternativa correta.

31

4. Assinale a alternativa correta: dever do agente administrativo atuar segundo a lei, proibida sua atuao contra legem e extra legem. Esse princpio do Direito Administrativo se chama: a) do condicionamento; b) da moralidade; c) da ultratividade; d) da impessoalidade; e) da restritividade ou legalidade estrita. 5. No constitui princpio informativo do Direito Administrativo a: a) impessoalidade; b) verdade real; c) razoabilidade; d) legalidade.

GABARITO Exerccio Objetivo

1 D. Administrativo D

2 C

3 D

4 E

5 B

Todos os direitos reservados. terminantemente proibida a reproduo total ou parcial deste material didtico, por qualquer meio ou processo. A violao dos direitos autorais caracteriza crime descrito na legislao em vigor, sem prejuzo das sanes civis cabveis.

32

Potrebbero piacerti anche