Sei sulla pagina 1di 6

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 50

BENEFICIAMENTO DE ALGODO ORGNICO NO AGRESTE PARAIBANO

Izabel Cristina da Silva Santos (Arriba / iziagro@yahoo.com.br), Jos Sales Alves Wanderley Jnior (EMATER/PB), Fabiana do Nascimento Santos (CSTR/UFCG), Melchior Naelson Batista da Silva (Embrapa Algodo), Liege Alves Gonzaga (CCA/UFPB). RESUMO - A cultura do algodoeiro uma das mais importantes em valor econmico no grupo das fibras pelo o seu volume e valor de produo. Um entrave dessa cultura na agricultura familiar limitao de beneficiamento e agregao de valor ao produto. Esse trabalho teve o objetivo avaliar os ndices de rendimento do algodo orgnico aps o beneficiamento. O trabalho foi realizado na mini usina descaroadeira no Assentamento Margarida Maria Alves, localizado no municpio de Juarez Tvora-PB. O algodo utilizado foi produzido por agricultores familiares dos assentamentos Queimadas e Oziel Pereira, localizados na cidade de Remgio PB e certificado pelo Instituto Biodinmico. Durante o beneficiamento foi feito o controle da quantidade de algodo beneficiado, levando-se em considerao os rendimentos de pluma (%), rendimentos de caroos (%) e percentagem de impurezas. O maior rendimento de pluma foi de 40 % e o menor foi de 36 %. O maior rendimento de caroo obtido foi de 59%, e o menor rendimento foi o de 56%. A colheita manual seletiva favorece a obteno de melhores ndices de pluma no beneficiamento do algodo orgnico.

Palavras-chave: Semente Agroecolgica, Agricultura Familiar, Beneficiamento do Algodo.

INTRODUO

A cultura do algodo (Gossypium hirsutum L.) muito importante para a economia mundial e nordestina. No segmento da agricultura familiar o algodo se torna uma opo para o agricultor por ser bem adaptado s condies climticas da regio e oferecer lucros nos perodos considerados crticos para esses agricultores. Os agricultores familiares no tm condies de plantar outras culturas durante os meses secos por isso veem o algodo como uma soluo para a aquisio de fonte de renda para suas famlias (RICHETTI ; MELO FILHO, 2001).
CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 51

Aps a colheita, as sementes do algodoeiro se encontram revestidas por fibras longas, utilizadas no processo de fiao para tecelagem de vrios tipos de tecido (CORRA, 1989). A separao dessa fibra das sementes (caroos) realizada atravs de mquinas dotadas de rolos ou serras, sendo tal prtica denominada descaroamento (SILVA; CARVALHO, 1998). O deslintamento caracteriza-se na eliminao total ou parcial do lnter presente na semente, atravs do emprego dos processos: mecnicos e qumicos. A etapa de beneficiamento o algodo externa suas qualidades atuais a partir das condies em que foi conduzido seu sistema de produo, ressaltando a colheita como condio limitante para obteno de bons resultados durante tal etapa. Monitorar essa etapa aps o beneficiamento fundamental para que se tenham parmetros cientficos validados que atestem o sistema de produo orgnica da cultura do algodo levando-se em considerao a sustentabilidade ambiental, social e econmica. De acordo com IBD Certificaes (2008) a agricultura orgnica um amplo e variado espectro de prticas agrcolas, igualmente adaptveis conforme a realidade local, sempre de acordo com princpios biolgica e ecologicamente corretos. O objetivo do trabalho foi avaliar os ndices de rendimento da pluma, do caroo e de impurezas aps o beneficiamento do algodo orgnico produzido no agreste paraibano no ano agrcola 2008.

MATERIAIS E MTODOS

O trabalho foi realizado na mini usina descaroadeira, composta por 50 serras e uma prensa hidrulica, localizada no Assentamento Margarida Maria Alves, municpio de Juarez Tvora-PB, atravs das aes do projeto Escola Participativa do Algodo. Projeto este que trabalha com a produo de algodo agroecolgico orgnico e tem como objetivo melhorar a renda dos agricultores atravs de prticas produtivas sustentveis pautadas na valorizao do conhecimento local. O algodo utilizado foi produzido por agricultores familiares dos assentamentos Queimadas e Oziel Pereira, localizados na cidade de Remgio PB ano agrcola 2008 e certificado pelo Instituto Biodinmico (IBD). Foram monitoradas 07 reas produtoras de algodo orgnico. Durante o beneficiamento, atravs de planilhas, foi feito o controle da quantidade de algodo beneficiado, levando-se em considerao os rendimentos de pluma (%), caroos (%) e percentagem de impurezas. Os dados obtidos foram avaliados quantitativamente pelo mtodo da Estatstica Descritiva.

CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 52

RESULTADOS E DISCUSSO

Rendimento em Pluma de Algodo Orgnico De acordo com os dados verificados aps o beneficiamento, o rendimento do algodo em pluma foi satisfatrio para os agricultores que efetuaram o manejo adequado. Manejo esse baseado na colheita manual, nas horas quentes do dia, e na iseno de impurezas. Os baixos valores ocorreram devido ao manejo inadequado, onde a colheita foi realizada nos horrios frios do dia, prejudicando a qualidade do algodo. Na Figura 1. observam-se os rendimentos do algodo orgnico em pluma aps o beneficiamento.

Figura 1. Rendimento do algodo orgnico em pluma aps o beneficiamento.

O maior rendimento de pluma foi de 40 % encontrado na rea 2 e o menor foi de 36% encontrado na rea 3. O maior rendimento obtido aps o beneficiamento ocorreu devido ao manejo realizado nas reas produtoras, principalmente a colheita, por ser realizada de forma manual pelos prprios agricultores. Isso tambm se evidencia porque essa produo foi realizada com manejo cuidadoso, uma vez que se realizou a colheita com iseno de impurezas. A falta de cuidado durante os trabalhos de colheita, acondicionamento e transporte so responsveis pela apresentao de algodo em caroo sujo e portador de corpos estranhos, forando o trabalho dos limpadores, provocando desgastes das mquinas, gastos adicionais com transportes, problemas no beneficiamento e na obteno de fibra de baixa qualidade (COSTA, et al., 2005). Esses fatores refletiram em maiores ndices de rendimento durante o beneficiamento, e conseqentemente na qualidade da pluma de
CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 53

algodo orgnico. O menor rendimento de pluma obtido no beneficiamento aconteceu devido falta de tratos culturais e conseqentemente manejo inadequado. De acordo com Costa et al. (2005) excesso ou a falta de umidade do algodo em caroo influi diretamente no seu beneficiamento onde o teor de umidade do algodo em caroo constitui a condio mais importante para se obter boa preparao e altos rendimentos no beneficiamento.

Rendimento em Caroo do Algodo Orgnico Na Figura 2, observam-se os valores do rendimento de caroo obtidos aps o beneficiamento do algodo orgnico.

Figura 2. Rendimento de caroos do algodo orgnico.

O maior rendimento de caroo obtido foi de 59% na rea 5, e o menor rendimento foi o de 56% na rea 3. Essa variao para menor peso ocorreu devido presena de impurezas no algodo em rama, colheita realizada em horrios no recomendados como incio da manh e final de tarde devido presena de uma maior umidade do ar e consequentemente alterando a qualidade da fibra do algodo e o rendimento de caroo.

Percentagem de Impurezas do Algodo Orgnico

CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 54

De acordo com os dados observados na Figura 3. a percentagem de impurezas de algodo orgnico apresentou-se com os seguintes valores:

Figura 3. Percentagem de impurezas obtidos da produo agroecolgica.

O maior valor de impurezas obtido foi de 8% na rea 3 que pode ser justificado pela realizao do manejo inadequado o que implicou em um baixo rendimento de pluma e acarretou prejuzos para o agricultor. O manejo inadequado baseado nas seguintes prticas: colheita do algodo antes da maturao; colheita de capulhos com defeitos devido ao ataque de pragas e doenas ou pela condio fisiolgica da planta me; contato do saco de colheita em contato com o solo e consequentemente presena de impurezas na pluma; algodo em caroo armazenado por longo perodo antes do beneficiamento. O menor valor de impurezas foi de 3% na rea 5. que pode ser explicado tambm de acordo com o manejo utilizado onde provavelmente se fez uma seleo do melhor algodo e a colheita foi realizada nas horas adequadas. CONCLUSO A rea 3 obteve os menores ndices de pluma e caroo e consequentemente maior ndice de impurezas; A colheita manual seletiva favorece a obteno de melhores ndices de pluma no beneficiamento do algodo orgnico; O beneficiamento do algodo orgnico forma de agregao de valor;

CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

VII Congresso Brasileiro do Algodo, Foz do Iguau, PR 2009 Pgina | 55

O manejo orgnico do algodo favorece a obteno de melhores ndices de rendimento de pluma e caroo.

CONTRIBUIO PRTICA E CIENTFICA DO TRABALHO

Mostrar a importncia do beneficiamento do algodo orgnico para agregar valor ao produto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CORRA, J. R. V. Algodoeiro: informaes bsicas para o cultivo. Belm: EMBRAPA-UEPAE, 1989. 29 p. (Documentos, 11). COSTA, J. N. da; ALMEIDA, F. de A. C.; SANTANA, J. C. F. de; COSTA, I. L. L. da; WANDERLEY, M. J. R.; SANTANA, J. C. da S. Tcnicas de colheita, processamento e armazenamento do algodo. Campina Grande: Embrapa Algodo, 2005. 14 p. (Embrapa Algodo. Circular Tcnica, 87). IBD CERTIFICAES. Diretrizes para o padro de qualidade orgnico. 15. ed. Botucatu, 2008. RICHETTI, A.; MELO FILHO, G. A. Aspectos scios econmicos do Algodoeiro. In: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuria Oeste (Dourados, MS). Algodo: tecnologia de produo. Dourados: Embrapa Agropecuria Oeste; Campina Grande: Embrapa Algodo, 2001. cap. 1, p. 13-34. SILVA, O. R. R. F. da; CARVALHO, O. F. Beneficiamento do algodo. In: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuria do Oeste. Algodo: informaes tcnicas. Dourados: EMBRAPA CPAO; Campina Grande: EMBRAPA-CNPA, 1998. 267 p. (Circular Tcnica, 7).

CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODO, 7., 2009, Foz do Iguau. Sustentabilidade da cotonicultura Brasileira e Expanso dos Mercados: Anais... Campina grande: Embrapa Algodo, 2009. p. 50-55.

Potrebbero piacerti anche