Sei sulla pagina 1di 7

Configurao do Evo-W54ARv2 em modo Universal Repeater

Neste manual explicaremos como utilizar o EVO-W54ARv2 em modo repetidor utilizando o sistema Universal Repeater, facilitando assim uma ampliao do sinal nos pontos onde algum componente no chega a conectar-se. Necessitamos que tenha um router sem fio, ou um ponto de acesso (neste manual o definiremos como ponto principal), que emita o sinal sem fio para que possamos recepcionar o dito sinal e amplificar-lo. Uma vez assegurado de que nosso router, ou ponto de acesso est configurado para emitir o sinal sem fio comearemos com a configurao do EVO-W54ARv2. 1. Configurao da placa de rede: No Windows XP: Iniciar Painel de controle Conexes de rede Clique com o boto direito do mouse em sua conexo e selecione propriedades Entramos em propriedades do Protocolo de internet (TCP/IP) e introduzimos um IP que esteja dentro da faixa do EVOW54ARv2. O IP que vem de fbrica o 192.168.1.1 neste este manual usaremos o IP que aparece na imagem (192.168.1.3) para configurar nossa placa de rede. No Windows Vista: Iniciar Painel de controle Centro de redes e recursos compartilhados Administrar conexes de rede Clique com o boto direito do mouse em sua conexo e selecione propriedades Entramos em propriedades do Protocolo de Internet Verso 4 (TCP/IPv4) e introduzimos um IP que esteja dentro da faixa do EVO-W54ARv2. O IP que vem de fbrica o 192.168.1.1 neste manual usaremos o IP que aparece na imagem(192.168.1.3) para configurar nossa placa de rede. NOTA: Antes de modificar o IP de seu equipamento, copie-o para voltar a introduzi-lo depois de configurado o EVO-W54ARv2.

2. Configurao do Evo-W54ARv2 atravs da Web Interface: 1- Uma vez realizadas as mudanas, abra o navegador (Internet Explorer, FireFox, entre outros) e no campo Endereo, escreva o IP do ponto de acesso, neste caso http://192.168.1.1 e clique em Ir. Na janela que aparece pedido um usurio e senha. Insira admin para usurio e admin para a senha (como aparece na imagem).

2- Dentro da pgina de configurao do Router clicaremos no boto Advanced (como na imagem abaixo).

3- Dentro da configurao avanada, escolheremos no menu a opo LAN Setting e modificaremos os seguintes dados: - IP Address: Trocaremos o IP do EVO-W54ARv2 para um IP que esteja dentro da faixa de seu modem ADSL ou ponto de acesso que atua como principal (Exemplo: Se seu modem router tem o IP 192.168.1.1, o EVO-W54ARv2 ter o IP 192.168.1.2); - Subnet Mask: Adicionaremos a mscara de sub-rede de seu Modem Router ADSL; - Default Gateway: Adicionaremos o IP de seu Modem Router ADSL;

- DHCP: Escolheremos Disabled; Para salvar as modificaes clicaremos no boto Apply.

2.1. Escolha de Channel Number (Nmero do canal) Muitos equipamentos trabalhando no mesmo canal ou em canais prximos podem causar rudo e interferncia em sua rede sem fio. Por isso importante seguir os passos do procedimento indicado abaixo. Esse procedimento mostra todas as redes prximas. - Escolha no menu a opo Wireless setting e no menu superior escolha Site Survey (como na imagem abaixo).

- Clique no boto Refresh. No exemplo da imagem abaixo podemos ver um equipamento com Channel Number em 4 e outro em 6, o que um pouco prximo. O melhor escolher um Channel Number o mais distante possvel dos outros que aparecerem. Neste exemplo, podemos escolher o valor 9 ou 11.

2.2. Configurao da conexo sem fio Uma vez modificado o endereo IP do EVO-W54ARv2 configuraremos a parte da conexo sem fio do EVOW54ARv2, para isso escolheremos no menu a opo Wireless setting e na aba (menu superior) escolheremos Basic Settings e modificaremos s os seguintes valores: - Mode: Escolhemos modo AP; - SSID: Ter que especificar o nome de sua rede para que possa identific-la quando precisar busc-la (Se preferir poder colocar o mesmo nome da rede do router, ou ponto de acesso que atua como principal). - Channel Number: Ter que especificar o canal do router ou do ponto de acesso que atua como principal. Por padro vem o canal 6. Mas escolha um canal observando as recomendaes do passo 2.1. - Enable Universal Repeater Mode (Acting as AP and client simultaneouly): Este o ponto mais importante da configurao, marque o campo em branco, se no marcar este campo a funo Universal Repeater no funcionar.

- SSID of Extended Interface: Nesta opo teremos que especificar o nome da rede que queremos enlaar. Ter que especificar o nome da rede de seu router sem fio ou do ponto de acesso que atua como principal. Uma vez realizada as mudanas clique no boto Apply para guard-las.

2.3. Se o sinal do router ou do ponto de acesso que atua como principal est protegido, teremos que colocar a mesma proteo no EVO-W54ARv2 para que eles se enxerguem. Para isso devemos escolher no menu a opo Wireless Setting e escolheremos a aba (menu superior) Security, onde configuraremos o tipo de encriptao em uso com sua respectiva chave de segurana. Clique no boto Apply para guardar as mudanas realizadas.

3. Comprovao de comunicao mediante ping: Para comprovar o bom funcionamento do dispositivo nos iremos a: Windows XP: Iniciar Executar, no campo escreveremos cmd e clicaremos em OK, na tela que aparece escrevemos ping X.X.X.X (X.X.X.X o IP de seu Modem Router ADSL ou do ponto de acesso que atua como principal. Exemplo: ping 192.168.1.1) e apertamos Enter e se a resposta correta lhe aparecer uma tela como a da imagem abaixo. Windows Vista: Iniciar Todos os programas Acessrios Smbolo de sistema, na tela que aparece escrevemos ping X.X.X.X (X.X.X.X o IP de seu Modem Router ADSL ou do ponto de acesso que atua como principal. Exemplo: ping 192.168.1.1) e apertamos Enter e se a resposta correta lhe aparecer uma tela como a da imagem abaixo.

Para finalizar com a configurao voltemos parte Configurao da placa de rede e adicionemos em sua placa de rede os valores existentes anteriormente as modificaes. Agora s falta desconectar todos os cabos de rede do EVO-54ARv2 e instal-lo em um ponto onde a recepo do sinal Wireless do ponto principal seja suficiente para que o EVO-W54ARv2 possa recepcion-la e emiti-la com fora.

OvisLink do Brasil Tel.: 12 36431858 E-mail: suporte@ovislink-brasil.com Site: www.ovislinkcorp.com.br

Potrebbero piacerti anche