Sei sulla pagina 1di 144

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PS-GRADUAO EM ESTUDOS LITERRIOS FACULDADE DE LETRAS

A RADIONOVELA NO BRASIL: um estudo de ODETTE MACHADO ALAMY (1913-1999)

Glenda Rose Gonalves Chaves

Belo Horizonte Maro de 2007

Glenda Rose Gonalves Chaves

A RADIONOVELA NO BRASIL: um estudo de ODETTE MACHADO ALAMY (1913-1999)

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Estudos Literrios da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Mestre. Orientadora: Profa. Dra. Constncia Lima Duarte

Belo Horizonte Maro de 2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PS-GRADUAO EM ESTUDOS LITERRIOS FACULDADE DE LETRAS

Foto do arquivo pessoal de M. Beatriz M. Alamy

A RADIONOVELA NO BRASIL: um estudo de ODETTE MACHADO ALAMY (1913-1999)

Glenda Rose Gonalves Chaves

Belo Horizonte Maro de 2007

A Odette Machado Alamy pelo especial legado que nos permite descobrir e cultivar uma nova face da literatura e da cultura brasileiras.

AGRADECIMENTO

Duas grandes foras foram vitais para concretizao dessa dissertao e constituem a fonte do meu profundo agradecimento: minha orientadora profa. Dra. Constncia Lima Duarte, pela competncia, conhecimento, capacidade e lisura ao conduzir a orientao e contribuir efetivamente para a realizao deste trabalho desde o seu nascedouro. famlia de Odette Machado Alamy, pela confiana, generosidade e verdadeira amizade. Em especial, um agradecimento sua filha, Maria Beatriz Machado Alamy, que me confiou o vasto material cuidadosamente arquivado e por sua sempre disponibilidade; sua neta, Susana Alamy, pelo auxlio concedido durante essa empreitada; tambm filha, Maria Ceclia Machado Alamy, pelo acesso aos originais das radionovelas. Agradeo ainda s suas irms, Tia Cibele, e Tia do Carmo, esta que, em Salvador, me recebeu calorosamente para uma entrevista, assim como a seu filho, Jos Jonalvo, seu sobrinho Miltinho, seu cunhado Jofre e a concunhada Maria Helena, pelas entrevistas que me concederam.

RESUMO

O desenvolvimento do rdio, um dos mais eficazes meios de comunicao de massa do sculo XX em todo o mundo, possibilitou o surgimento de vrias modalidades de programas, que, mais tarde, tornaram-se a gnese da programao televisiva. Dentre elas, destacam-se as radionovelas - um gnero autnomo e construdo a partir de elementos especficos - que logo conquistam os ouvintes, notadamente o pblico feminino. No contexto ureo do rdio brasileiro, dcadas de 40, 50 e 60, algumas mulheres tornaram-se tambm escritoras de radionovelas, dentre elas a mineira Odette Machado Alamy, que escrevia novelas para a Rdio So Paulo. Este trabalho compreende o resgate da vida e da obra desta escritora, bem como o estudo da transformao do romance-folhetim em radionovela, e a anlise das novelas: O Passado Voltou e O Pecado de Margareth.

Palavras-Chave: radionovela; romance-folhetim; escritora brasileira.

ABSTRACT

The development of the radio, one of the most efficient means of mass communication of the 20th century in all over the world, made possible the appearance of several modalities of programs that later became the genesis of the televising programming. Among them the highlights are the radio soap operas an autonomous genre and built with specific elements that soon conquered the listeners, remarkably the female public. In the golden context of the Brazilian radio, in the 40s, 50s and 60s, some women also became radio soap opera writers, among them the writer Odette Machado Alamy who wrote soap operas for So Paulo Radio Station. This work includes the rescue of the life and work of this writer as well as the study of the transformation of the serial-romance into radio soap opera and the analysis of the soap operas: The Past Has Come Back and Margareth's Sin.

Key-words: soap opera radio, serial-romance; Brazilian writer.

NDICE

INTRODUO......................................................................................................... 9 CAPTULO I -Do Romance-folhetim radionovela ................................................ 13 Do Romance-folhetim ............................................................................................... 14 O Romance-folhetim no Brasil.................................................................................. 16 A descoberta do rdio ................................................................................................ 21 O sonho da radiofonizao domstica e as radionovelas .......................................... 22 O rdio no Brasil ....................................................................................................... 26 As Radionovelas no panorama radiofnico brasileiro............................................... 31 A Radionovela como gnero ..................................................................................... 42 CAPTULO II - Odette Machado Alamy: uma histria de vida feita de novelas .................................................................................................................. 49 Odette Machado: nascimento e formao intelectual................................................ 50 Detinha e Sinhozinho: uma unio eterna................................................................... 54 O retorno a Araguari e o boom artstico e literrio de Odette Machado Alamy ........................................................................................................................ 57 A produo radiofnica de Odette Machado Alamy ................................................. 60 Histrias de vidas nas radionovelas........................................................................... 68 Advento da televiso e a trajetria na capital mineira............................................... 71 CAPTULO III Duas radionovelas, duas histrias envolventes: O Passado Voltou e O Pecado de Margareth ........................................................... 78 Duas radionovelas: O Passado Voltou e O Pecado de Margareth............................ 79 A estrutura das radionovelas ..................................................................................... 80 Duas tramas, dois tons ............................................................................................... 99 O Passado Voltou ...................................................................................................... 99 O Pecado de Margareth ............................................................................................ 114 CONCLUSO........................................................................................................... 130 BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................... 133

INTRODUO

Odette Machado Alamy, nascida em 1913 em Guardinha, distrito de So Sebastio do Paraso/MG, ao fazer parte de sua formao intelectual em So Paulo, pde ampliar seus horizontes, o que a levou a ser uma dedicada professora de piano e de arte dramtica em Araguari/MG, alm de uma das poucas escritoras de radionovelas do pas. Sua insero no mbito radiofnico deu-se por um concurso de radionovelas promovido pela Rdio So Paulo, cujo talento levou-a a escrever por encomenda e a construir uma vasta produo radiofnica. O auge de sua criao para o rdio confunde-se com o perodo em que este, ainda em ascenso, j comeava a disputar espao com a chegada da televiso. Com uma produo de pelo menos quinze radionovelas e cinco peas curtas, a autora, por inserir-se nesse momento privilegiado da cultura brasileira, merece ser mais conhecida e estudada. Afinal, o rdio pode ser considerado o meio de comunicao de massa predominante no sculo XX. Nele, possibilitou-se o surgimento e a adaptao de gneros variados, como o teatro radiofnico, a radionovela, o programa humorstico, o jornalismo, o programa de auditrio, que acabaram por influenciar outros meios de comunicao posteriormente. Seu apogeu, dos anos 40 aos 60, possibilitou que o mesmo fosse o palco privilegiado para a experimentao de diversos gneros. Dentre eles, as radionovelas ganham destaque, pois sua frmula logo agradou e formou um grande pblico que acompanhava as aventuras e desavenas amorosas dos heris e heronas das novelas, incrementadas com efeitos sonoros que ressaltavam a magia das narrativas, e estimulavam a imaginao. Muitos dos ouvintes guardam, at hoje, na memria, as emoes produzidas pelas transmisses das novelas, e falam com entusiasmo das peripcias e enredos mirabolantes.

10

Se o rdio foi to importante em determinado momento da histria nacional, justificase a dedicao de pesquisadores que publicam livros e recolhem os depoimentos dos verdadeiros atores desse momento to especial da cultura brasileira. Mas, muitos desses momentos permanecem submersos, esquecidos, e mesmo irrecuperveis, por estarem somente na memria dos mais antigos ou dos que j que no esto mais vivos, ou por no constarem mais dos arquivos. Dentro desses registros no recuperveis, encontra-se a referncia, por Zenilda Belli (1980), da destruio dos arquivos da Rdio So Paulo (PRA-5), uma das mais importantes emissoras, especialista na transmisso de radionovelas. Outras rdios, principalmente aps a ditadura militar no pas, passaram por reformulaes e tambm perderam arquivos importantes que fizeram parte de nossa histria. E pouco se tem feito pela preservao desses arquivos como nos informa Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virgnia Moreira (2005) sobre a Rdio Nacional. As dificuldades de acesso a esse material - imerso nas bibliotecas pblicas, em colees de particulares e arquivos pessoais de familiares - tm contribudo para que a histria do rdio e, mais precisamente, das radionovelas seja pouco conhecida. O estudo sobre radionovelas no Brasil encontra-se, portanto, bastante germinal, sendo raros os trabalhos a contempl-lo ainda hoje. Com o objetivo de contribuir para a histria e a cultura brasileira no mbito desse gnero popular, e de revitalizao do cnone nacional, o presente trabalho compreende o resgate da vida e obra de Odette Machado Alamy e o estudo da transformao do romance-folhetim em radionovela, nos anos de ouro do rdio no Brasil, nas dcadas de 40, 50 e 60. Para tanto foi realizada uma pesquisa nos arquivos da famlia de Odette Machado Alamy, que preservou os textos de suas radionovelas transmitidas pela Rdio So Paulo, bem como importante documentao referente autora, como diplomas, fotografias, filmes, folders, discos, jornais, cartas, alm de pesquisa em arquivos e bibliotecas pblicos, a fim de

11

se obter material referente divulgao da obra da escritora nesse perodo. Com o objetivo de construir o perfil de escritora e mulher, foram realizadas entrevistas com familiares, bem como a leitura de centenas de cartas escritas por ela e o marido, nas dcadas de 30 e 40. No campo terico, as contribuies da Teoria da Literatura so fundamentais para a construo biogrfica da escritora e o estabelecimento da relao entre sua vida e obra, e sua insero no estudo de gnero e de resgate de escritoras brasileiras. Ainda nesse mbito, os trabalhos a respeito do romance-folhetim e do melodrama so caminhos que permitem construir o percurso da radionovela como gnero autnomo, e a necessidade de se suprir a lacuna nos seus estudos. A vida e obra de Odette Machado Alamy necessitam ser inseridas tambm no contexto histrico do rdio no Brasil e no mundo. Para tanto foi realizado um estudo terico sobre sua trajetria no mbito internacional e nacional, por meio de obras especficas sobre o tema, assim como dos escassos trabalhos sobre radionovelas no pas. Dessa forma, a presente dissertao divide-se em trs captulos. No primeiro, pretendemos percorrer a trajetria do romance-folhetim radionovela, por meio de estudos crticos e histricos sobre esses temas, inseridos no contexto da imprensa escrita e da descoberta e desenvolvimento do rdio. Aps essa contextualizao, o segundo captulo dedicado propriamente escritora, enfatizando sua formao intelectual e o momento de realizao de suas obras, especialmente quanto sua produo radiofnica, de forma a levantar as principais temticas das radionovelas que escreveu. O ltimo captulo contm a anlise de duas radionovelas, O Passado Voltou e O Pecado de Margareth, de modo a demonstrar as particularidades do gnero. A escolha das duas obras, diante do universo de produo novelstica da autora, d-se pela semelhana na sua estruturao, por estarem completas nos arquivos da famlia, por terem sido transmitidas

12

com sucesso e, especialmente, por tratarem de temas referentes ao universo feminino e terem sido, inclusive, objeto da censura estatal, como O Pecado de Margareth. Passemos, ento, ao primeiro captulo.

13

CAPTULO I

DO ROMANCE- FOLHETIM RADIONOVELA

Feria-me s vezes (...) uma saudade viva das personagens de folhetins: abandonava a agncia, chegava-me biblioteca de Jernimo Barreto, regressava s leituras fceis, revia condes e condessas, salteadores e mosqueteiros briges, viajava com eles em diligncia pelos caminhos da Frana. Havia sido ingrato com meus pobres heris de capa e espada. (Graciliano Ramos. Infncia.).

O rdio permitia esses exerccios de imaginao. Chegava como uma voz envolta em mistrio. As meninas davam aos gals o tipo fsico que elas gostariam de ouvir dizendo aquelas coisas melosas. O jardim de que estavam falando era o jardim que a gente gostaria de ter, a casa era a dos nossos sonhos, com as flores da nossa preferncia. Tudo no rdio era nosso (...). (Mrio Lago. Bagao de beira-estrada).
Propaganda RCA de 1942

14

Do Romance-folhetim

O folhetim surgiu no incio do sculo XIX, na Frana, compreendendo os mais diversos tipos de textos, dentre os quais o romance-folhetim, caracterizado por ocupar um local especfico do jornal: o rodap. Seu aparecimento adveio, portanto, do nascimento da imprensa escrita, ao ocupar um espao vale-tudo, deixado ao deleite dos leitores e possibilidade de colorir as pginas com a imaginao pessoal, uma vez que le feuilleton tinha como propsito, acima de tudo, o entretenimento:
Aquele espao vale-tudo, suscita todas as formas e modalidades de diverso escrita: nele se contam piadas, se fala de crimes e de monstros, se propem charadas, se oferecem receitas de cozinha ou de beleza; abertos s novidades, nele se criticam as ltimas peas, os livros recm-sados o esboo do Caderno B, em suma. (MEYER, 1996, p. 57-58).

O espao do folhetim foi, assim, um local de exerccio da narrativa. Tanto os mais experientes como os jovens escritores tiveram a oportunidade de desenvolver suas histrias, algumas curtas outras longas, nos rodaps dos jornais. Essa variedade de textos passou a trazer, paulatinamente, uma classificao para as colunas que figuravam no espao do folhetim. Marlyse Meyer (1996) esclarece que os contedos passaram a rotinizar-se e espcies foram delineando-se, como: feuilleton dramatique (crtica teatral); littraire (resenha de livros); variet e cosi via. Mas a grande sensao dos jornais franceses da poca foi mesmo o aparecimento do romance-folhetim. Assim, em agosto de 1836, iniciou-se a veiculao de histrias de fico por partes. Em 1840, a receita das histrias fatiadas encontrava-se pronta e torna-se a grande sensao dos jornais. A seo varit, que at ento era a grande descoberta dos jornais, passava para o rodap no seu interior, deixando a primeira parte ao romance-folhetim:
Brotou assim, de puras necessidades jornalsticas, uma nova forma de fico, um gnero novo de romance: o indigitado, nefando, perigoso, muito amado,

15

indispensvel folhetim folhetinesco de Eugne Sue, Alexandre Dumas pai, Souli, Paul Fval, Ponson du Terrail, Montpin etc. etc. (MEYER, 1996, p. 58).

O aparecimento de narrativas fragmentadas e com a frmula continua amanh tornou-se um hbito na sociedade francesa, fazendo com que a novidade e a necessidade de consumir tais histrias conduzissem a uma exploso de assinaturas dos jornais e disputa acirrada pelos melhores folhetinistas. O efeito maior dessa novidade foi que a fico passou a ser apresentada por meio de romance-folhetim, ou seja, de forma seriada. Entretanto, nem todas as publicaes encontravam-se sob as caractersticas do autntico folhetim, pois esse possua elementos peculiares, tais como: suspense, luta entre o bem e o mal, personagens simples, dilogos vivos, temas emocionais, alm da tcnica de corte de captulos e histrias envolventes. Assim, mesmo no sendo todos os folhetins realmente folhetinescos, os autores tinham como melhor veculo para suas obras o jornal. Por outro lado, os grandes escritores do genuno romance-folhetim, como Alexandre Dumas, conseguiram tornar-se folhetinistas de sucesso.1 No mesmo caminho Eugne Sue, que publicou no Journal des Dbats, entre 1842 e 1843, Os Mistrios de Paris e, em 1844, O Judeu Errante. Em 1844, Dumas publicou ainda Os Trs Mosqueteiros2. Essa tcnica desenvolvida por esses escritores, consagrou o romance-folhetim e espalhou-se por toda a Europa e chegou ao Brasil. Destaca-se ainda na Frana, na segunda metade do sculo XIX, o surgimento de outra variedade de folhetim, denominado fait divers. Ao aproveitar da tcnica do romance-folhetim, fait divers constitui-se de um relato romanceado do cotidiano das pessoas. Dessa forma, uma notcia transforma-se em registro melodramtico e transmitida pelo jornal, fazendo
1 A obra de Dumas, Conde de Monte Cristo (Le Comte de Monte Cristo), considerada um dos grandes folhetins, sendo publicada pelo Journal des Dbats em 1844 a 1846, com interrupes que, contudo, segurou o flego dos leitores, sendo que em 1838 ele j havia publicado Capitaine Paul. 2 Alexandre Dumas, na esteira de Walter Scott, com as artimanhas do excelente dramaturgo que , cavouca segredos de alcova e mexericos de outros tempos, ressuscita espadachins e suas bravatas, ministros, rainhas, lanando o caudal do folhetim histrico, aquele que para muitos de ns fez s vezes da verdadeira Histria. Que

16

concorrncia direta ao romance-folhetim. Esse romance da vida diria e real torna-se envolvente e produto dos principais jornais populares, sendo que, em 1863, Le Petit Journal inaugura a forma de venda avulsa e com preo baixo, custando, cada exemplar, apenas um tosto, tornando-o mais acessvel, e consagrando o fait divers e tambm o romance-folhetim em suas pginas. Essa parece, curiosamente, ser a frmula de sucesso ainda nos dias atuais, atravs de jornais como, por exemplo, o mineiro Super Notcias, que custa vinte e cinco centavos de real, e que aborda, de modo sensacionalista e melodramtico, notcias relacionadas vida real, tornando-se um dos campees de vendas no estado. Outra novidade, a partir de 1853, foi o aparecimento dos jornais-romances, que eram jornais ilustrados de edio semanal ou bissemanal, sem, contudo, ofuscar o autntico romance-folhetim.

O Romance-folhetim no Brasil

No Brasil, a imprensa somente veio a desenvolver-se no sculo XIX com a vinda de D. Joo VI e vinculada necessariamente Coroa Portuguesa. Esse desenvolvimento tardio deveu-se s caractersticas peculiares da colonizao implantada pelos portugueses, diferenciada da espanhola, uma vez que, na Amrica Hispnica, as estratgias visaram destruio da cultura inca, maia e azteca, e a afirmao da cultura europia, com o desenvolvimento da imprensa j no sculo XVI. Entre ns, o primeiro jornal a ser produzido foi Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808, pela imprensa oficial, mas contemplando, segundo Nelson Werneck Sodr (1966), os assuntos da Europa. Timidamente a imprensa foi crescendo na primeira metade do sculo XIX, ainda sob a gide da Coroa, uma vez que os originais deveriam ser assinados e as provas tipogrficas
outra informao temos ns, em geral, sobre Ana dustria ou Richelieu seno aquela que nos fornecem Os Trs Mosqueteiros, at hoje um dos livros de maior vendagem universal?...at na China... (MEYER, 1996, p. 68).

17

submetidas ao procurador da Coroa. (SODR, 1966, p. 49). Contudo, pela necessidade de fazer-se valer a liberdade de pensamento e de expresso, houve o surgimento de novos jornais, mesmo de modo paulatino, mais preocupados com o interesse nacional. O primeiro foi Dirio Constitucional, em 1821, na Bahia, dedicado ao movimento constitucionalista. Outro peridico, na mesma linha de independncia da colnia, foi o Revrbero Constitucional Fluminense, do Rio de Janeiro, no mesmo ano. Diante da proliferao de uma imprensa que questionava a Coroa, com a independncia do Brasil e, conseqentemente, com a outorga da Constituio de 1824, ficou meramente declarada a liberdade de imprensa. Conforme demonstra Nelson Werneck Sodr (1966) era mais fcil garantir a liberdade de expresso, regulamentando-a posteriormente, que a proibio e represso, j que esta s viria a fomentar a imprensa clandestina e incentivar conflitos contra o governo. Evidente, assim, que a liberdade disposta constitucionalmente no era total e absoluta, uma vez que se estabelecia, no plano de normas ordinrias, a existncia de limitaes na atuao dos jornalistas, com vistas a preservar o Imprio, criminalizando condutas que viriam a ofender o Imperador e a propagao de idias contrrias ordem estatal. Mas a imprensa brasileira no se deixou abater por essas restries legais, e inmeros jornais surgem abordando especialmente assuntos do cotidiano nacional.3 A influncia francesa recai tambm sobre os peridicos brasileiros, e o folhetim, por meio de suas diversas espcies de textos, ancora no pas. Em 1838, o romance-folhetim de Alexandre Dumas, Capito Paulo (Capitaine Paul) era publicado pelo Jornal do Comrcio. Entre 1839 e 1842 os folhetins-romance so praticamente cotidianos no Jornal do Comrcio, embora os autores no sejam os mais modernos. (MEYER, 1996, p. 283). Somente em 1844 tem-se publicado Os Mistrios de
Sodr (1966) enumera, em sua obra A histria da imprensa no Brasil, os vrios jornais surgidos no Brasil e as temticas abordadas.
3

18

Paris, de Eugne Sue. O Judeu Errante, do mesmo celebrado autor, foi publicado em seguida. E, mesmo aps figurarem nos rodaps dos jornais, as obras eram editadas em livros e tinham excelente vendagem. Outros romances-folhetins fizeram sucesso nos peridicos nacionais, como O Conde de Monte Cristo (iniciado em 1845) e Horscopo (1858), ambos de Dumas, e ainda Rocambole, de Ponson du Terrail, e as obras de Xavier de Montpin. Um dos responsveis pela incluso do romance-folhetim no pas foi Justiniano Jos da Rocha. Posteriormente aos estudos realizados em Paris e constatando o sucesso dos folhetins franceses, com seu regresso, passou a adot-los nos jornais que veio dirigir. Aliava-se o fato de ser o tradutor das novelas francesas. Brito Broca (1979) informa que a primeira traduo de O Conde de Monte Cristo foi realizada por ele, alm da obra Os Miserveis, de Victor Hugo, tornando-se importante divulgador desse gnero. O sucesso dos romances-folhetins possibilitou o crescimento dos jornais e do pblico,
apesar de, como informa Hlio de Seixas Guimares (2004), o nmero de alfabetizados no

Brasil no ultrapassar, no sculo XIX, 30% da populao, e no acompanhar o avano sentido na Frana, Estados Unidos e Inglaterra. A expanso dos folhetins devia-se leitura em voz alta, que possibilitava o efetivo acesso s letras de numeroso pblico ouvinte. Alm de poucos alfabetizados, as dificuldades de crescimento do pblico leitor tambm se vinculavam ao fato do texto impresso ser, no Brasil, um objeto caro, desde seus primrdios:
O grosso pblico, alis, pagava caro por suas leituras ao longo de todo o sculo 19 e continuaria a faz-lo durante o sculo 20 at hoje, quando o preo do livro no Brasil se mantm muito acima do praticado na Frana, Inglaterra, Portugal e Estados Unidos. No mesmo catlogo da Livraria Acadmica citado acima, os livros da seo de Poesias, theatro, poetas nacionais e estrangeiros, que inclua obras de Scott, Dumas, Sue e Paul de Kock, custavam em 1865 entre 500 e cinco mil ris, quantias equivalentes a algo entre 27 centavos de dlar e US$2,75. Para efeito de comparao, nos EUA j a partir da dcada de 1840 muitos livros novos eram comercializados a preos que variavam de seis a 37 centavos de dlar, dependendo do nmero de pginas e do requinte da edio. (GUIMARES, 2004, p. 78).

Mesmo com dificuldades, o pblico leitor, e mesmo o ouvinte, foi fazendo-se presente, possibilitando a diversidade de folhetins nos peridicos brasileiros. E romances-

19

folhetins assinados por autores nacionais j comearam a aparecer: O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa, publicado, em 1843, pela Tipografia Paula Brito, surge, em forma de folhetim, no ano de 1859, no peridico A Marmota. E A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, inicia-se nos jornais em 1844, mesmo ano da publicao dos grandes folhetinistas franceses como Eugne Sue. A dcada seguinte repleta de publicaes de romances no formato de folhetim, como em 1852, a obra de Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um Sargento de Milcias e, em 1856, O Guarani, de Jos de Alencar, que obtm grande repercusso por todo o pas. Segundo Marlyse Meyer:
Exemplo significativo me parece o caso da Gazeta de Notcias, fundada em 1875 em oposio ao Jornal do Comrcio. Abolicionista, foi em seu tempo prestigioso jornal, cujo diretor, Ferreira de Arajo, favorecia as vocaes literrias, ao mesmo tempo que acolhia muitos escritores portugueses. Na Gazeta colaboram Ramalho Ortigo, Ea, Machado, Capistrano, Patrocnio, Araripe Jr. Publicou, em folhetins, O Ateneu de Raul Pompia. (1996, p. 294).

Assim, tambm a Gazeta de Campinas publicou entre 1869 a 1887 romances de Bernardo Guimares, Machado de Assis, Jlio Ribeiro, Ramalho Ortigo, Otvio Feuillet, Ea de Queirs, em companhia de Alexandre Dumas, Richebourg, Ponson du Terrail. Como na Frana, os romances surgiam contidos na frmula folhetinesca, apesar de muitos deles nem serem efetivamente romances-folhetins. De toda sorte, o aparecimento da literatura nos jornais veio contribuir para a formao dos gneros literrios no Brasil e o desenvolvimento da leitura e de um pblico leitor. At porque, como ocorrido em terras francesas, o jornal no podia mais desvencilhar-se do sucesso que era o romance-folhetim, sustentando, de forma clara e objetiva, a coluna com o nome Folhetim, seguido da data, do ttulo e do autor, como ocorriam no Folhetim do Jornal do Comrcio, Folhetim do Correio Mercantil, ou do Dirio de Pernambuco e do Correio Paulistano. Diante dessa proliferao de obras e escritores, aqueles autnticos romances-folhetins, ainda pouco estudados pelos estudiosos da Literatura, tambm se encontram em diversas

20

publicaes da poca. Brito Broca (1979), em seu estudo O romance-folhetim no Brasil, demonstra a variedade de publicaes no perodo de 1851 a 1880, que no figuram na histria da literatura brasileira. Dentre eles, so citados: Jos Higino Sudr Pereira da Nbrega, com a novela O Assassnio e o Adultrio (1851); Claudino de Abreu, O Enjeitado Feliz (1864); Antnio Deodoro de Pascual, Esposa e Mulher (1872); Joaquim Antnio Gomes da Silva, Flor do Martrio (1879); Manuel Antnio Pereira, O Brao de Deus (1879); Paulo Marques de Oliveira, Verdadeiros Mistrio do Rio de Janeiro (1880), esta cujo ttulo claramente inspirava-se na obra Os Mistrios de Paris, de Eugne Sue. O crescimento do folhetim nacional acompanhado ainda do aparecimento de outra espcie: a crnica, que vai aclimatar-se de forma extraordinria no pas, tornando-se, quase, um gnero genuinamente nacional. Situada no rodap dos jornais, a crnica caracterizava-se por ser um texto capaz de falar tanto do cotidiano e dos acontecimentos atuais, como de temas corriqueiros e desnecessrios. Como analisa Machado de Assis, em O folhetinista, crnica de 1859, publicada em O Espelho, o folhetinista a fuso admirvel do til e do ftil, o parto curioso e singular do srio, consorciado com o frvolo. Ou como analisaria Jos de Alencar, em Ao correr da pena, de 24 de setembro de 1854, ao tratar a habilidade e sutileza do folhetinista ao passar do gracejo ao assunto srio. Conjuntamente com o romance-folhetim, a crnica torna-se um dos textos mais apreciados do jornal, pela sua graa, simplicidade e proximidade com o leitor, desde o sculo XIX, ao sculo seguinte, realizando em si mesma uma transformao importante: torna-se mais leve e breve, principalmente, nas mos de escritores como Mrio de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, dentre outros. O romance-folhetim, por seu turno, reina nos jornais ainda nas primeiras dcadas do sculo XX, como o jornal A Gazeta, que abre o ano de 1917 com o romance-folhetim Capito Paulo, de Dumas. No Jornal do Comrcio, o mesmo ocorre com quatro colunas para o romance-

21

folhetim e uma seo para as crnicas e assuntos literrios, que publica, em 1921, textos de Mrio de Andrade e Oswald de Andrade. Tambm O Correio Paulistano, vinculado ao Partido Republicano Paulista, que trazia assuntos prprios de um Dirio Oficial do Estado e, dentre eles, curiosamente, os folhetins. Nesse jornal foi publicado Rocambole, de Ponson du Terrail, em 1921, e em 1925 duas grandes publicaes so anunciadas: A escrava que no Isaura, de Mrio de Andrade, e O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e passaram a ser aguardadas ansiosamente pelo pblico-leitor. Em 1925, outro romance-folhetim de Dumas tem incio: Memrias de um Mdico, e outras publicaes seguem-se nos anos seguintes. O romance-folhetim, tal o seu sucesso, teve sua publicao estendida s revistas semanais. Dentre elas, a revista Fon Fon, cujo suplemento denominava-se Revista semanal O romance de Fon Fon, divulgou romances de Michel Zevaco na dcada de 20. Outra revista a contemplar essa modalidade de folhetim foi Selecta, que tinha cunho cinematogrfico, mas ao mesmo tempo continha romances, contos e novelas em seu bojo. Vrias espcies de folhetim expandem-se, assim, pelo sculo XX adentro, como a crnica e os fait divers, mas uma das grandes sensaes ter sido ainda o romance-folhetim?

A descoberta do rdio

Tal como ocorreu com o romance-folhetim, que em poucas dcadas tornava-se a alavanca de vendas para os jornais, tambm com a histria do rdio foi semelhante. As ondas do rdio foram detectadas pela primeira vez ainda no sculo XIX, mais precisamente em 1887, por Henrich Rudolph Hertz. Em 1894, Oliver Lodge realizou a primeira transmisso radial utilizando-se do cdigo Morse, e Guglielmo Marconi, em 1896, fez uma demonstrao de um de seus aparelhos de transmisso e recepo na Inglaterra4, que, aps adquirir a patente
Octavio Augusto Vampr (1979) aponta pela criao da telegrafia sem fio, da radiotelegrafia e da radiodifuso por um brasileiro, Padre Roberto Landell de Moura, cujo aparelho foi construdo em 1893 e com transmisses ao
4

22

da descoberta de Lodge, criou uma Companhia de Rdio, com objetivo de vender aparelhos especialmente para a marinha mercante. Entretanto, a primeira transmisso de voz humana somente ocorreria em 1906, em New York, por experincia de dois cientistas: A. Fesseden e Ernest F.W. Alexanderson. Mesmo assim, nos primrdios do surgimento do rdio, sua utilizao foi bastante restrita, como informa Melvin L. Defleur e Sandra Ball-Rokeach (1993), concentrado nas mos de grupos comerciais, militares e do governo, com enfoque na transmisso de informaes confidenciais. A prpria criao do rdio de galena, em 1906, que viria baratelo, no foi o suficiente para dissemin-lo. Algo mais era necessrio, s no se poderia imaginar que esse ingrediente estaria to prximo.

O sonho da radiofonizao domstica e as radionovelas

Em alto-mar um grande navio choca-se com o iceberg e as pessoas desesperadas comeam a ser lanadas nas guas geladas do Atlntico. De dentro do navio, batizado Titanic, e considerado smbolo da tecnologia da poca, o capito faz contato com a terra. David Sarnoff, engenheiro de rdio da Companhia Marconi Americana, capta, por meio de um manipulador telegrfico, as mensagens recebidas no local do desastre. Durante trs dias e trs noites manteve o pblico horrorizado e comovido com as notcias do acidente trgico (DEFLEUR; BALL-ROKEACH, 1993), chamando a ateno das pessoas que captavam as mensagens sonoras. Foram essas narrativas dramticas de salvamentos em alto-mar que fizeram David Sarnoff idealizar o rdio domstico.

pblico, mas sem apoio do governo brasileiro, que o levou a patentear sua inveno somente em 1904 nos Estados Unidos. Maria Elvira Bonavita Federico (1982), citando Ernani Fornari (O incrvel Padre Landell de Moura. Porto Alegre: Globo, 1960) afirma que ele no conseguiu patentear em tempo, mas que realizou transmisses sem fio antes de Marconi.

23

Sarnoff sugeriu ento aos seus superiores a criao do rdio como um utenslio domstico, a denominada Caixinha de Msica do Rdio, que podia ser instalada em cima de uma mesa na sala de visita, ou na sala de estar, e serviria para transmitir msicas, palestras, acontecimentos de importncia nacional, partidas de beisebol, dentre outros. (SARNOFF apud DEFLEUR; BALL-ROKEACH,1993, p. 114).5 Aps a Primeira Guerra Mundial, a companhia americana Westinghouse, por meio do Dr. Frank Conrad6, criou um transmissor que possibilitou a recepo domstica e, mais tarde, fez nascer o rdio comercialmente ao criar uma estao transmissora regular. Afinal, economicamente, essa estao era possvel, por ser operada pelo fabricante de receptores que criara um interesse na venda dos aparelhos, sustentando financeiramente a estao. A partir disso, concorrentes no estabelecimento de estaes de transmisso surgiram e o rdio foi tornando-se cada vez mais popular nos Estados Unidos:
Quando as estaes de rdio comearam de fato a transmitir em perodos regulares msicas e vozes, que as pessoas podiam receber nas suas prprias casas em suas cidades, o interesse latente subitamente estourou numa doideira total. O pblico comeou a clamar querendo mais rdio. Em 1922, a fabricao de receptores domsticos estava desesperadamente atrasada diante dos pedidos recebidos. Novas estaes foram construdas num ritmo assombroso. (DEFLEUR; BALLROKEACH,1993, p. 117).

Em conseqncia, surgiram os programas especialmente realizados para o rdio, bem como uma preocupao com sua sustentao financeira.7 Dentre as transmisses esportivas,

5 Sarnoff tornou-se, em 1919, primeiro diretor comercial da Radio Corporation of America (RCA), grande empresa americana, incorporada Companhia General Electric, que havia comprado as aes britnicas da Companhia Marconi americana e fundado essa empresa com nome patritico. (DEFLEUR; BALLROKEACH,1993). 6 Dr. Frank Conrad trabalhava noite em sua casa, momento em que fazia as transmisses domsticas que eram captadas pelos vizinhos. A confirmao que o mesmo estava tendo sucesso advinha das cartas, cartes e telefonemas que lhe indicavam o alcance e a clareza das transmisses. Entretanto, o sucesso na vizinhana foi tanto que no demorou a surgir problemas: Os ouvintes principiaram a exigir determinadas canes e at a chamarem-no a horas imprprias para solicitar-lhe que tocasse determinado disco preferido. Conrad resolveu o problema regularizando suas irradiaes, e, com a cooperao do vendedor local de fongrafos, pde continuar a apresentar msica contnua num perodo de duas horas em duas noites por semana. (DEFLEUR; BALLROKEACH,1993, p.116). 7 A proliferao de estaes de rdio nos Estados Unidos proporcionou um colapso em termos tecnolgicos quanto financeiros, uma vez que no existia uma lei regulamentando o setor que acabara de instaurar-se com sucesso. No mbito tecnolgico, as emissoras passaram a invadir a faixa de transmisso uma das outras,

24

programas de msica e humorsticos, as narrativas inspiradoras do alto-mar antecedem o sucesso advindo das primeiras transmisses de histrias seriadas ao ouvinte norte-americano. So dramas curtos, com durao de quinze minutos, apresentados no horrio diurno. A denominada soap-opera torna-se um sucesso e, associada a ela, encontravam-se os grandes patrocinadores8:
De fato, o que ocorre nos Estados Unidos que determinadas agncias financiadoras do rdio comercial, em particular firmas como Procter and Gamble, ColgatePalmolive, Lever Bothers, comearam a produzir as denominadas peras de sabo para vender seus produtos s donas-de-casa. Durante a recesso econmica, elas buscam combater a queda nas compras, aumentando o volume das vendas, o que necessariamente implicava em atingir um pblico maior. Como o horrio diurno era mais barato que o horrio nobre, essas firmas comearam a produzir day time series para mulheres. (ORTIZ, 1991a, p. 19).

Ao adotar a denominao soap-opera, Silvia Oroz (1999) demonstra que a palavra soap relacionava-se aos anunciantes, patrocinadores de sabo, e opera liga-se ao romantismo desse gnero musical, trazendo em seu contedo dramas domsticos voltados para classe mdia em uma perspectiva feminina. Apesar de estar voltada para um pblico especfico - de mulheres -, a soap-opera, como adverte Renato Ortiz (1991a), difere em muito do romance-folhetim, uma vez que suas histrias e a sua estrutura narrativa no se apresentam conforme a lgica folhetinesca. Por exemplo, no h o corte abrupto de captulos, nem uma seqncia narrativa que envolva suspense, emoo, ou um desfecho final. Na soap-opera norte-americana existia apenas um grupo de personagens morando num determinado lugar, onde ocorrem vrios acontecimentos, vivendo diferentes dramas, sem existir uma trama principal e nem mesmo um fim. Muitas

causando terrvel interferncia e, conseqente, m qualidade no som transmitido. Em termos financeiros, muitos proprietrios de estaes no eram fabricantes de material eltrico, no ganhando com a venda de aparelhos receptores, o que os levava falncia. Em 1922 e 1923 vrias estaes fecharam nos Estados Unidos por no terem como que sustentar-se economicamente. (DEFLEUR; BALL-ROKEACH,1993). 8 A necessidade de sustentar financeiramente o rdio leva ao aparecimento de patrocinadores aos programas. A princpio, os patrocinadores no faziam anncios diretos de seus produtos. Seu nome era mencionado como patrocinador ou programa recebia como ttulo o nome do produto. (DEFLEUR; BALL-ROKEACH,1993, p.122). J em 1940, dos dez maiores programas de rdio, todos eram soap-operas, e 92% dos patrocinadores se dedicavam a esse tipo de programao. (ORTIZ; BORELLI; RAMOS, 1991, p. 18).

25

delas inclusive foram transportadas para a televiso, permanecendo no ar por mais de vinte anos, como a soap-opera The Guiding Light surgida em 1937, com durao at 1982. Mas foi a inspirao na soap-opera que permitir a outros pases promover a conexo entre romance-folhetim e rdio. Em Cuba, quarto pas em maior nmero de receptores de rdio do planeta na dcada de 30, a influncia da narrativa americana somada ao contexto frtil, envolvendo o folhetim, as experincias dramatrgicas e o rdio-teatro, fizeram surgir as radionovelas em Havana no ano de 1935. Felix Caignet, que escrevia as aventuras de Chan Li Po, inspirada no detetive chino-americano Charlie Chan, que eram radiofonizadas, mudou seu estilo literrio para inserir-se no melodrama e produzir um grande sucesso internacional El Derecho de Nacer. No mesmo estilo norte-americano, as radionovelas cubanas eram patrocinadas, inicialmente, por fbricas de sabo cubanas, como a Crusellas e Savats, que, rapidamente, foram incorporadas s grandes empresas como Colgate-Palmolive e Procter e Gamble. O pblico feminino, ao qual a soap-opera se direcionava, tambm se torna alvo das radionovelas cubanas:
At meados de 30, os programas das rdios cubanas se dirigiam a um pblico genrico; eles se compunham de musicais, de radioteatro, de dramas de aventuras como Tarz, inspirados na estrias-em-quadrinhos. As radionovelas mudam este quadro, na medida em que elas se dirigem primeiro a uma audincia feminina, e logo para o resto da famlia. (ORTIZ, 1991a, p. 24).

Entretanto, a tradio cubana faz emergir um gnero diferente da soap-opera 9, uma vez que a radionovela inaugura uma nova roupagem para o folhetim e espalha-se por vrios pases da Amrica Latina.

O xito da radionovela em Cuba foi tal, que cobria quase todas as horas de transmisso, inclusive a programao que no continha o gnero mas estava aparentada com ele. Assim, outro tipo de programa era Guantanamera, que narrava, musicalmente, fatos policiais de forma sensacionalista e melodramtica. (OROZ, 1999, p. 25).

26

O rdio no Brasil

Em 1919, em terras brasileiras, houve a fundao da Rdio Clube de Pernambuco. Entretanto, oficialmente, a Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquette Pinto e Henrique Morize, em 1923, foi considerada a primeira emissora de rdio do pas,10 cujas pretenses envolviam a divulgao da educao e da cultura. O prefixo recebido revelava a ordem de aparecimento das rdios brasileiras. Como esclarece Zenilda Poci Banks Leite Belli (1980), a Rdio Sociedade do Rio de Janeiro recebeu o prefixo PRA-2, por ser a segunda emissora a ser instalada. Outro critrio encontrado por RoquettePinto era a classificao das emissoras em Rdio Clube, Rdio Sociedade e Rdio Educadora. Nos anos seguintes, outras rdios surgiram nos demais estados brasileiros. Pode-se citar brevemente: a Sociedade Rdio Educadora Paulista, em 1923; a Rdio Sociedade da Bahia, em 1924; e, no mesmo ano, a Rdio Sociedade Riograndense, e a Rdio Clube de Belo Horizonte, dentre outras. Apesar da criao de algumas emissoras de rdio na dcada de 20, os problemas para sua estruturao persistiam, pois havia uma escassez de aparelhos receptores, que eram importados e caros11, sem falar na insuficiente energia eltrica no pas, bem como na falta de
10

Segundo Octvio Augusto Vampr: um pioneirssimo grupo pernambucano organizou a primeira sociedade radiofnica do Brasil (...) (1979, p.26). Pedro Celso Campos tambm afirma: Foi em 1919 que a radiodifuso comercial teve incio no Brasil, com a fundao da Rdio Clube de Pernambuco. (2003, p.1). Contudo, oficialmente h duas grandes datas: em 1922, com a primeira demonstrao de transmisso radiofnica, nos festejos do Centenrio da Independncia brasileira, com discurso do Presidente Epitcio Pessoa e audio da cano O aventureiro, da obra O Guarani de Carlos Gomes; e, em 1923, com a criao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, considerada a primeira estao de rdio. (CALABRE, 2002) (FEDERICO, 1982). 11 S era radioouvinte o indivduo que dispunha de recursos, tempo e pacincia, que estivesse disposto a gastar alguns contos de ris para comprar um neutordyno ou superheterodyno(...). (FEDERICO, 1982, p. 44).

27

regulamentao do setor de publicidade que tornavam a atividade muito dispendiosa: a falta de verba e de ouvintes fazia com que as emissoras restringissem sua programao aos horrios da manh e da noite. (CALABRE, 2002, p.13). Como exemplo disso, Maria Elvira Bonavita Federico (1982) descreve a programao da Rdio Educadora de So Paulo, em julho de 1927, onde se pode notar que os programas iniciavam s 11h20min at 12h30min, com msicas, inserindo um boletim comercial s 11h30min, e somente retomando s 16h30min at a ltima programao em 21h20min, sendo que a maior parte era de transmisses musicais. E, como informa Renato Murce (1976), ainda no final da dcada de 20, no havia um setor de radiojornalismo. As informaes eram transmitidas por meio de crnicas realizadas por escritores na poca, dentre eles o prprio Renato Murce e Roquette Pinto. Como nos Estados Unidos, havia a necessidade de recursos financeiros para alavancar definitivamente os empreendimentos radiofnicos que, at ento, estavam voltados a uma elite. De modo equivalente aos norte-americanos, bem como aos cubanos, o surgimento de patrocinadores, advindos especialmente da regulamentao desse setor12, vai tornar o rdio uma febre tambm no Brasil. Agncias de publicidade j surgem no final da dcada de 20, como a Thompson e a McCann-Erickson13, assim como j se observa o aparecimento de artistas que possibilitavam uma programao mais atraente ao ouvinte:
No final da dcada de 1920, aparecem outros grandes artistas, como Mrio Reis, que viria a fazer dupla famosa com Francisco Alves; Castro Barbosa, cantando s e depois em dupla com Jonjoca (Joo de Freitas Ferreira); a inconfundvel e at hoje insuperada Carmem Miranda. (MURCE, 1976, p.24).14

Os decretos n.20.047, de 27 de maio de 1931 e n.21.111, de 1 de maro de 1932. (CALABRE, 2002). A relao entre rdio e publicidade orgnica. Como vimos, o sistema radiofnico se concretiza atravs do processo de comercializao. Por isso o campo do rdio tem nas agncias de publicidade, que controlavam as verbas dos anncios, um dos seus plos de estruturao. (ORTIZ, 1991b, p. 84). 14 Renato Murce (1976) cita tambm os artistas que foram surgindo na segunda metade da dcada de 20, dentre eles: Francisco Alves, Ana de Albuquerque Melo, Gasto Formenti, Estefana de Macedo, Raul Pederneiras, Patrcio Teixeira, Roberto Guimares.
13

12

28

Os anos seguintes so bastante frutferos ao rdio. Lia Calabre (2002) demonstra que, enquanto na dcada de 20 foram criadas dezesseis emissoras, em 1934 j se tinham fundadas vinte novas emissoras de rdio. E, no ano de 1940, foram, somente nele, criadas dez novas emissoras. Diante dessa perspectiva, dado relevante diz respeito ao nmero de emissoras de rdio por estados. Em 1944, havia quatro estaes instaladas no Rio de Janeiro e quarenta e uma em So Paulo, o estado com maior nmero de emissoras. Minas Gerais possua dezoito e Rio Grande do Sul seis.15 A dcada de 30 considerada poca especial para a msica popular brasileira, especialmente para o gnero carnavalesco, devido aos sucessos de Noel Rosa e Lamartine Babo, que perduram at hoje nos nossos carnavais. H uma revelao de talentos musicais por toda a dcada, e dentre muitos sucessos, podemos citar: Com que roupa (1930), de Noel Rosa; A-E-I-O-U (1930), de Noel Rosa e Lamartine Babo; O teu cabelo no nega (1930), Noel Rosa e irmos Valena; Linda morena (1933), Lamartine Babo; O orvalho vem caindo (1934), Noel Rosa e Kid Pepe; Histria do Brasil (1934), Lamartine Babo; Linda lourinha (1934), Joo de Barro; Grau dez (1935), Lamartine Babo e Ari Barroso; Cidade Maravilhosa (1935), Andr Filho; Pierr Apaixonado (1936), Noel Rosa e Heitor dos Prazeres; Mame eu quero (1937), Vicente Paula e Jararaca; Pastorinhas (1938), Joo de Barro e Noel Rosa; Hino do Carnaval (1939), Lamartine Babo; Yes ns temos bananas (1939), Joo de Barro e Alberto Ribeiro; Jardineira (1939), Benedito Lacerda e Humberto Porto. (MURCE, 1976). A programao das rdios diversificava-se, alternando o gnero musical e o humorstico, em flagrante preocupao com o pblico ouvinte, devido ao aparecimento de tantas emissoras. Maria Elvira Bonavita Federico (1982) destaca aquelas onde primeiro ocorreu verdadeira profissionalizao do setor: Rdio So Paulo, Rdio Record, Rdio
Mirella Carvalho DElia (2004) informa que, entre 1936 a 1945, foram criadas 58% de novas emissoras, sendo 45% das estaes brasileiras concentradas em So Paulo capital e interior.
15

29

Bandeirantes, Rdio Pan-Americana, Rdio Tupi e Rdio Difusora, todas de So Paulo; e Rdio Mayrink Veiga e Rdio Nacional, do Rio de Janeiro. Apesar do rdio ainda ser um veculo novo aos brasileiros, um pblico consolidava-se gradativamente.16 A dcada de 40 vem inaugurar o denominado anos de ouro do rdio no Brasil. o momento em que ele se torna mais presente na vida dos cidados, no somente pela grande procura pelos artistas nos programas de auditrios, mas tambm pelo noticirio da Segunda Grande Guerra e a insero das radionovelas na programao. Os programas de auditrio agradam aos ouvintes, que podem ter acesso ao entretenimento e aos seus dolos, contribuindo para um sucesso inevitvel das rdios brasileiras:
Aps a hegemonia do locutor, iniciou-se a do produtor, do maestro, do maestro arranjador e principalmente do cantor. A nova condio no Olimpo estava estreitamente ligada ao advento do sistema de auditrios com calouros, msica, humorismo e variedades, principalmente programas de perguntas e respostas. Os programas de calouros tinham um gongo com estrilo que vaiava os que no correspondiam em melodia, tom, etc. Lcio Alves, ngela Maria foram descobertos nesses programas. (FEDERICO, 1982, p.59).

A consolidao dos programas de auditrio, por sua vez, vai aumentar sua presena nas emissoras, fazendo com que, na dcada seguinte, fossem um absoluto sucesso, e responsveis pela consagrao de dolos como Emilinha Borba, Marlene, Cauby Peixoto, Dalva de Oliveira, Nora Ney, Francisco Alves, Orlando Silva, Moreira da Silva, Nelson Gonalves, Dolores Duran, Dris Monteiro, dentre outros.17 Mrio Lago revela como era o comportamento dos fs no tempo dos programas de auditrio da Rdio Nacional: s quatro

16 Lia Calabre (2002) demonstra o censo de 1940 que demarca uma grande desigualdade no pas quanto ao nmero domiclios com aparelhos radioreceptores. No total dos mais de nove milhes de municpios visitados, apenas 5,74% tinham aparelhos, sendo que, na rea urbana, girava em torno de 20%. J no Distrito Federal o nmero total, dos quase trezentos mil domiclios visitados, era de 46,23%, sendo a rea urbana com 63,67% de domiclios com aparelhos radioreceptores. Esses dados vinculam-se a falta de energia eltrica no pas, pois somente 2,11% dos domiclios rurais eram servidos com essa energia. Os centros urbanos, especialmente Rio de Janeiro e So Paulo, eram detentores de vrias emissoras, nas disputas pelos radioouvintes e pelos patrocinadores. 17 Na praa Mau 7 havia um elenco disposio. Nada menos de 670 funcionrios compunham a Nacional em meados dos anos 50, entre os quais 10 maestros e arranjadores, 124 msicos, 96 cantores e cantoras. (SAROLDI; MOREIRA, 2005, p.130).

30

horas da madrugada, sem exagero, j havia gente deitada na porta do Edifcio A Noite, esperando que ela abrisse para comprar entrada e ficar numa fila que dava voltas pelo quarteiro, at a hora de subir. (1977, p.116). No mesmo sentido, o depoimento de ngela Maria, dado revista Manchete, em 01 de junho de 1996: O pessoal ia s 22 horas para a fila, que chegava a dobrar quarteires, mas as portas s abriam s 13 horas do dia seguinte. Muita gente levava at marmita! Outro fenmeno importante para o crescimento das rdios advm do perodo da Segunda Guerra Mundial, em que a procura por notcias serviu para consolidar o rdio no mundo inteiro. Pode-se citar como parte importante das programaes surgidas nesse perodo: O boletim da Guerra da Rdio Tupi, comandado por Carlos Frias; e o Reprter Esso, da Rdio Nacional, considerado um precursor do sistema de jornalismo contemporneo, e modelo para vrios programas jornalsticos radiofnicos e televisivos. Mrio Lago narra que o 22 andar da Rdio Nacional foi transformado em redao com o momento chave do trmino da guerra:
Quando consegui chegar rdio, amassado, pisado, o salo imenso do 22 andar tinha desaparecido, e em seu lugar estava uma infinidade de mesas com mquinas de escrever, alguns redatores j abancados e travando os primeiros combates com as pretinhas. A programao normal tinha sido cancelada. Dia e noite seriam dedicados unicamente quele momento histrico: o trmino da guerra. (1977, p. 120-121).

Outro campeo de pblico estava por vir. As narrativas melodramticas que faziam sucesso nas rdios cubanas e argentinas, inspiradas na soap-opera norte-americana, com tempero latino-americano, chegam ao pas. O momento de consolidao do rdio, como veculo fundamental para a sociedade do sculo XX, tem em seu bojo um grande gnero narrativo popular e de sucesso. E, o rdio brasileiro, nascido de uma elite e voltado para a mesma, repensado para alcanar um nmero ainda maior de pessoas.

31

As Radionovelas no panorama radiofnico nacional

A radionovela chega ao Brasil j nos anos dourados do rdio, aps a experincia cubana. Isso porque, em Havana, em 1930, o nmero de emissoras era proporcionalmente maior que ao da cidade de New York, aliado ao fato de que no havia interferncia poltica direta do Estado, como no Mxico, o que possibilitava uma intensa fuso com os instrumentos e mtodos desenvolvidos no mbito norte-americano. Cuba, pela vocao de seus dramaturgos, passou a ser, ento, a grande fonte produtora de radionovelas para a Amrica Latina. E foi esse terreno frtil que permitiu o surgimento da primeira radionovela no Brasil no ano de 1941. Em 05 de junho desse ano, foi ao ar a novela cubana Em Busca da Felicidade, de Leandro Blanco, adaptada por Gilberto Martins, no horrio de 10h30min, radiofonizada s segundas, quartas e sextas-feiras pela Rdio Nacional. Sucesso instantneo na programao, ela foi transmitida em 284 captulos at maio de 1943, sob patrocnio de Colgate-Palmolive, atravs da agncia Standard Propaganda, que tornou a publicidade nacional da dcada de 30 em multinacional. Nos moldes da estrutura de divulgao de programao norte-americana, que invadiu as rdios latino-americanas, a publicidade vai sustentar os anos de ouro do rdio no Brasil.18 Mas no somente de novela cubana se fez o rdio brasileiro em 1941. Oduvaldo Vianna,19 dramaturgo e diretor de cinema e de rdio, que havia regressado da Argentina e l tomado conhecimento do sucesso da radionovela20, escreveu A predestinada,radiofonizada

Maiores descries sobre Em Busca da Felicidade podem ser encontradas em: SAROLDI, Luiz Carlos; MOREIRA, Sonia Virgnia Rdio nacional: o Brasil em sintonia. (2005). DELIA, Mirella Carvalho. Novos rumos, uma velha frmula: a mudana do perfil do rdio no Brasil. (2004). CALABRE, Lia. A era do rdio. (2002). 19 Sobre a vida do autor, a autobiografia de sua esposa Deoclcia Vianna. Companheiros de viagem. (1984). 20 Ricardo Medeiros afirma que a Argentina formou-se como um dos grandes pases a ter a radionovela com um grande sucesso de pblico, com surgimento em 1935. Informa que, em 1922, havia mil receptores nos lares argentinos subindo para um milho e meio de receptores em 1936. As agncias de publicidade internacionais fomentavam o rdio portenho, sendo que o Departamento de Rdio da Lintas era a agncia da Unilever, que, posteriomente, por meio das novelas das Lintas, projetou o nome de Maria Eva Duarte ou Eva Pern (Evita).

18

32

pela Rdio So Paulo: Desde os primeiros episdios de A predestinada, a pequena Rdio So Paulo disparou na liderana da audincia. O mesmo aconteceu com a emissora carioca e a radionovela se tornou uma febre nacional. (BORELLI; MIRA, 1996, p. 35-36). A radionovela de Oduvaldo foi transmitida no horrio de 21h30min s 22h30min, s terasfeiras, iniciando em 16 de setembro de 1941. Aps sua radiofonizao, outros sucessos vieram: Lanou Renncia e depois Fatalidade. A Rdio So Paulo estava l em cima, chegou a dar 85% no Ibope. (VIANNA, 1984, p. 73). A programao tornou as novelas de rdio um fenmeno generalizado. A Rdio Nacional no Rio de Janeiro e a Rdio So Paulo, na capital paulista, passaram a ser especialistas. Isso permitia um grande desenvolvimento do setor de radionovela e radioteatro das emissoras.21 Silvia Borelli e Maria Celeste Mira (1996) destacam a existncia de um elenco fixo de duzentos radioatores na Rdio So Paulo, sendo que cada produo absorvia cerca de dez atores. Segundo as autoras, a Rdio Nacional tambm era uma magnitude, ao irradiar cerca de dezesseis novelas dirias e dez radioteatros completos, com cento e cinqenta radioatores.22 Mrio Lago, em Bagao de Beira-Estrada, afirma: Talvez porque a Nacional fosse grande demais para meus olhos principiantes. Ningum nos dias de hoje pode fazer idia do que era aquele radioteatro, da quantidade de pessoas que ocupava. (1977, p. 113). A estrutura das rdios tambm envolvia os escritores e a sonoplastia. Assim como aconteceu com o romance-folhetim, os primeiros foram todos traduzidos, mas logo surgiram escritores que absorveram o modelo e passaram a produzir obras adaptadas ao gosto nacional.

(Novela cubana como modelo para a Amrica Latina <http://www.carosouvintes.com.br//index2.php?option=content&task=view&id=453&pop=1&page=0>). 21 Maria Elvira Bonavita Federico informa que o IBOPE surgiu em 13 de maio de 1942, a fim de proporcionar, de maneira criteriosa, a medida da popularidade dos meios de comunicao. (1982, p.67). 22 Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virgnia Moreira informam que O sucesso levou a nmeros vertiginosos: entre 1943 e 1945, 116 novelas foram transmitidas pela Nacional, num total de 2.985 captulos. (2005, p. 104).

33

Da mesma forma ocorreu com as radionovelas, pois, enquanto alguns folhetins cubanos eram traduzidos e adaptados, as rdios iam em busca de novelistas brasileiros:

Existiam ainda os escritores, que no pertenciam ao quadro de funcionrios da emissora e que trabalhavam por encomenda. Vendiam seus textos e tinham seus scripts produzidos e dirigidos por outros profissionais. Oduvaldo Viana, por exemplo, vendia seus textos para diversas emissoras de rdio de todo o pas. Havia ainda os escritores vinculados s agncias de publicidade; nesse caso, os textos eram preparados nas agncias e chegavam prontos para serem encenados pelos casts das emissoras de rdio. (CALABRE, 2002, p. 34-35).

Os autores no eram, em regra, escritores de renome. Ao contrrio, eram pessoas que escreviam para os jornais, teatro, ou mesmo que trabalhavam nas rdios e passaram a escrever tambm novelas. Zenilda Belli (1980) exemplifica essa situao com Thalma de Oliveira e Cardoso Silva, que trabalhavam no rdio e depois se tornaram escritores de radionovelas. A remunerao, na poca, no era atrativa, contudo, a arte de escrever radionovelas estabelecia o que devia ser um bom novelista: O captulo de novela vive apenas do texto. O novelista o que mais trabalha e mais seriamente porque tem de elaborar a trama da histria a fim de prender a ateno do ouvinte. (BELLI, 1980, p. 96). Mrio Lago descreve sua experincia como novelista, exemplificando como era feito o aproveitamento e a escolha de autores, que, muitas vezes, exerciam outras funes nas rdios. Ele conta que, em 1948, havia ido trabalhar na Mayrink Veiga, seu salrio era um pouco melhor do que os dos colegas, mas no era to expressivo, aumentando por meio da proposta de realizao de um show semanal e de uma novela. Sobre isso, ele disse:
Escrever um musical era at coisa do meu agrado, embora no dispusssemos de muitos elementos de canto. (...). Mas escrever novelas? A a coisa j fiava bem mais fino. Era o mesmo que colocarem um Himalaia minha frente e agora d um jeito no corpo pra seguir caminho. Estar inventando histrias sem descanso entre uma e outra, mant-las no ar enquanto estiverem agradando (mesmo que o assunto no desse para ficar esticando at o infinito, mas o patrocinador queria e no havia o que discutir), fechar todos os captulos com um suspense capaz de provocar interesse para o captulo do dia seguinte? Isso era l favor que amigo prestasse! (1977, p. 157).

34

Ao autor de radionovela, assim como os dos velhos romances-folhetins, no poderia faltar a dose de talento para construir histrias surpreendentes e sucessivas e sustent-las, muitas vezes, por inmeros captulos. Mario Lago tambm conta um episdio com o novelista Mrio Faccini, que o substituiu, s pressas, por decorrncia de sua priso. Ele conseguiu, em doze dias, conservar, por meio de seis captulos escritos, a mesma histria iniciada por Mrio Lago para que o mesmo voltasse e retomasse o enredo. Sobre essa aptido, Lago afirmou: Tinha o segredo, muito importante para um novelista, de caminhar doze captulos sem sair do lugar, como se estivesse se exercitando num tapis roulant. (1977, p. 173). Essa habilidade para escrever histrias fatiadas certamente era para poucos, somado ao grande volume de captulos que eram produzidos anualmente, uma vez que os novelistas saam de uma histria para ingressar em outra, produzindo obras extensas, como de Janete Clair, que, segundo Arthur Xexo (2005), chegou a escrever 2.100 captulos, para rdios e algumas estaes de TV e, exclusivamente, para a Rede Globo, 3.000 captulos. Outro instrumento importante era a sonoplastia, base para a transmisso das radionovelas, que contava com profissionais especializados. Nela incluem os sonoplastas propriamente ditos, que eram os profissionais responsveis pelas msicas e efeitos acsticos, e o contra-regra, que era o gnio da produo de efeitos sonoros e rudos em cena. Ricardo Medeiros (1998) informa que o dia-dia do sonoplasta consistia na busca por discos com objetivo de criar um acervo para as radionovelas e programas, com ateno especial para as cenas que seriam transmitidas, as passagens de tempo e de cenrio. Dinah Silveira de Queirs tambm nos conta, na crnica Vestir as sombras, veiculada pela Rdio Nacional, e publicada no jornal A Manh, em 08 de agosto de 1950, sobre a habilidade do sonoplasta: dia, noite, faz bom tempo, ou no faz? O homem que veste as sombras entra com sua tcnica. E h msicas matinais, sob seu comando, que possibilita aos ouvintes sentir a leveza do ar da montanha, a gelada gua cristalina, em que ele

35

no v, mas acredita. E as expresses fisionmicas? Podem ser retratadas pela msica: o medo - um pausado e fatal avano de notas que preparam o esprito do espectador para algo terrvel; o susto - um choque musical traumatizante; a clera - um novelo de sons que se esboam, tomam corpo ameaadores. O sonoplasta aquele que estuda minuciosamente as relaes entre msica e vida. Cada detalhe do cenrio, cada expresso, pode ser percebido, pois as sombras foram vestidas. Para isso, esse homem deve ser um verdadeiro conhecedor da psicologia, ter cultura musical, bom gosto e tato: E o seu universo o mesmo universo trevoso de onde Deus tirou tudo. Venham os cenrios, venham os rudos, os estados de alma, as sensaes que s se transmitem traduzidas pela msica. Ele tem que possuir o esprito criador. Afinal, esse tom certo, o momento e a msica escolhida so vitais, especialmente, para a radionovela. Outro grande colaborador para a existncia desse gnero o contra-regra. A ele caberia a produo dos mais variados rudos e sons, conduzindo a um determinado efeito em cena, como o de abrir a porta, de tiros, o caminhar, dentre outros. Dessa forma, deveria ser dotado de grande sensibilidade e agilidade para acompanhar as falas das personagens, produzindo as aes em cena. Com esse objetivo, havia uma estrutura composta do equipamento de contra-regragem, que possibilitava o jogo com sons, capazes de fazer emergir os cenrios das radionovelas na imaginao dos ouvintes. Na descrio de Mrio Lago:
Que encanto aqueles abrires de portas, simples ou com rangeres sugerindo dobradias enferrujadas pelo tempo, portas de castelos povoados de fantasmas. Ah, as patas dos cavalos em disparada, a galope, a trote! Dava para se visualizar um sprinter, um disputante de provas de adestramento, a beleza de uma amazona lhe adornando as ancas. E os socos, os tiros, tudo a tempo e a hora. (1977, p.77).

Na Rdio Nacional havia um estdio de radioteatro que ocupava o 22 andar do prdio de A Noite23. L estava uma casa com porto, jardim, tanque, que formavam um cenrio, mas

J no 21 andar do prdio funcionava a programao musical, com mais de sessenta msicos e conhecidos maestros.

23

36

os verdadeiros sons eram produzidos por meio de uma mquina de costura, que simulava o som de uma metralhadora; caixa de fsforos, que sacudida, fazia a mquina de costura; a descarga de privada era o submarino invadido pelas guas depois de atingido; e o comprimido efervescente que representava o som de uma pessoa atacada num formigueiro. Encontrava-se tambm um corredor para simulao de passos das personagens; uma banheira, para simulao de gua de cachoeira; a espoleta com martelo, para reproduo do som de tiro; o papel celofane, que, amassado, conduziria ao som de incndio. Tudo isso constitui o charme, at nos dias de hoje, desses tempos ureos. A composio de msica-tema para as radionovelas, logo tornou-se tambm um grande sucesso de pblico e de vendas. Na radionovela Ternura, de 1943, por exemplo, foram vendidas dez mil partituras para piano na estria, com xito de vendagem do disco interpretado por Francisco Alves. (SAROLDI; MOREIRA, 2005). O desempenho de vendas acompanhou outras tantas radionovelas produzidas e a msica-tema passou a ser mais um elemento interessante de divulgao, principalmente para um veculo essencialmente sonoro. Outro grande sucesso foi o tema da novela Fracasso, veiculada pela Rdio Nacional, cuja msica foi um samba-cano de mesmo nome, composto por Mrio Lago e Francisco Alves. Entretanto, para atender necessidade de ver materializadas as belas vozes de atores e atrizes das radionovelas, bem como dos artistas do rdio, que se tornavam um sucesso de pblico, foram criadas, em seguida, as revistas do rdio. Elas objetivavam relatar as histrias, com dados pessoais, fotografias e informaes a respeito das novelas, dos atores, dos cantores e dos apresentadores do rdio. Uma das edies pioneiras data de 1948, a Revista do Rdio, com a surpreendente tiragem, de 50 mil exemplares por semana (FEDERICO, 1982). Sua concorrente de peso foi a revista Radiolndia, iniciada em 1952, com cerca de 60 mil exemplares semanais, que

37

circulou at 1962.24 Outras revistas podem ser ainda citadas: A Voz do Rdio, Cine-Rdio Jornal, Carioca, Cinelndia Al e Rdio Romance (1959). Em So Paulo havia ainda produo regionalizada: Guia Azul (1939-1948) e Radar.25 Essas revistas exploravam tpicos referentes intimidade dos artistas, sustentando-os como verdadeiras estrelas, o que alimentava, por outro lado, o consumo dos programas de rdio:
O investimento na intimidade essencial no processo de composio de um perfil de estrelas. Perfil que alinhavado atravs da combinao de informaes, s vezes banais, sobre seu cotidiano ou de declaraes sobre o que pensam da vida e do amor. Aliado a isso, h a explorao, geralmente sensacionalista, de seus problemas pessoais, principalmente os amorosos. (AVANCINI, 1993, p. 86).

As publicaes tinham tambm como objetivo fomentar a cultura do rdio, possibilitando um espao de contato com pblico, at porque, alm de trazer fotografias, depoimentos e resumo de novelas, as revistas abriam espao para a opinio dos leitores e dos fs-clubes, mesmo que de modo reduzido, conforme aponta Miriam Goldfeder (1980), ao analisar as colunas de opinio e de fs da Revista do Rdio, um importante canal com o pblico leitor-ouvinte. Doris Fagundes Haussen (2002) afirma que, em pesquisa IBOPE realizada em 1956, junto a 300 mulheres do ento Distrito Federal, por incumbncia do Jornal das Moas, a Revista do Rdio aparecia como a segunda mais lida, atrs apenas da revista O Cruzeiro. Essa interao do pblico com as radionovelas ocorria no somente por meio das msicas e das revistas, que, certamente, inspiram as indstria televisiva atual, mas tambm por meio de um contato pessoal com seus integrantes. A paixo pelas radionovelas era tanta
24 Nesse sentido o estudo de Doris Fagundes Haussen: Revista do Rdio (Brasil) e Radiolndia (Argentina) na dcada de 50: um estudo comparado atravs de seus editoriais. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/alaic/material%20congresso%202002/congBolivia2002/trabalhos%20completos%20Bol ivia%202002/GT%20%207%20%20Juan%20Gargurevich/Doris%20Fagundes%20Haussen.doc> 25 Doris Fagundes Haussen (2002) afirma que a Revista do Rdio Editora Ltda. publicava, tambm, o lbum do Rdio (anual), e as revistas Vamos Cantar e Vamos Rir, ambas com tiragem mensal. na dcada de 50 que h o aparecimento das revistas com novos formatos e designers, dentre as citadas inclui-se tambm a primeira revista de fotonovela Encanto (1951) e Capricho (1952).

38

que as pessoas iam ao encontro dos radioatores. Zenilda Belli (1980) relata que os fs ficavam espera dos atores na porta das emissoras, o que, religiosamente, ocorria s oito horas da noite, sem contar os encontros fortuitos, como ocorrido com Mrio Lago (1977), em um nibus, em que uma mulher, aps empurrar quatro pessoas para sentar-se ao seu lado, confessou estar apaixonada por sua voz, e o marido, enciumado, bbado e armado, preferiu dizer-lhe que ele tinha voz afeminada. Tambm havia o elevado nmero de cartas encaminhadas aos radioatores, diretores e autores, cerca de quatrocentas cartas, por novela, diariamente, interessadas em conhecer mais a trama das radionovelas: Em So Paulo, para novela sobre um suicida, chegaram cartas que encheram dois sacos de sessenta quilos, como promessas para que a vida dele se solucionasse, oraes, cumprimento de promessas em Aparecida do Norte e na Igreja da Penha. (BELLI, 1980, p.135). Outra estratgia utilizada pelos patrocinadores para formao de um pblico-cativo era a concesso de prmios durante a programao. A prpria novela Em Busca da Felicidade teve, em seu lanamento, como premiao, a distribuio de fotografias dos artistas e de um lbum com o resumo da novela, em troca de um rtulo de Colgate. A conseqncia foi inesperada: a chegada de 48 mil cartas em um nico ms levou ao trmino abrupto da promoo. (SAROLDI; MOREIRA, 2005). Na Rdio Record de So Paulo, em que era transmitida a novela Destinos Trocados, de Antnio Jos, o ouvinte teria que responder com quem se casar Neusa, a herona da histria?, cuja premiao seria oferecida pelo patrocinador da novela. (BELLI, 1980). Esse contexto reforado em torno de msicas-tema, revistas e na estrutura de produo de radionovelas, fomentou, cada vez mais, o sucesso desse gnero, fazendo com que as radionovelas praticamente invadissem a programao das rdios. Soma-se a isso o fato de que o investimento para se trazer ao ar uma radionovela era alto, envolvendo atores, atrizes, escritores, sonoplastas, maestros e toda a tecnologia da poca para se chegar sua

39

concretizao e transmisso, muitas vezes, ao vivo, o que evidentemente tambm colhia algumas possveis falhas.26 Com objetivo de minimizar os custos, novas alternativas so implementadas comercialmente:
Os custos da produo de uma radionovela eram altos. Para resolver esse problema, as agncias de publicidade produziam as novelas no Rio de Janeiro ou em So Paulo, gravavam e distribuam cpias para serem irradiadas pelas emissoras do restante do pas. (...). Uma outra estratgia utilizada pelos patrocinadores era a da reencenao dos textos por diversas emissoras, em diferentes regies do pas. (CALABRE, 2002, p.36-37).

Os maiores centros produtores de radionovelas acabaram concentrando-se nas rdios de So Paulo e Rio de Janeiro, o que conduzia a distribuio de gravaes, bem como de textos para as outras emissoras. Como exemplo dessa prtica, Lia Calabre (2002) aponta a novela Arsne Lupin que foi irradiada pelas rdios Nacional, Clube Paraense, Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Cultura de Pelotas, Caxias, Tupi, Guarani (Belo Horizonte), Farroupilha (Porto Alegre), Cear Rdio Clube, Cultura Rio Grandense e Santa Cruz. Estratgias ainda muito atuais, com as vrias reprises de telenovelas pelo mundo afora, sem contar o programa Vale a pena ver de novo da Rede Globo. Apesar de custos elevados, as radionovelas, por tudo que as cercavam, eram consideradas altamente lucrativas para as rdios e remuneravam bem os seus radioatores. Mirella Carvalho DElia (2004) exemplifica esse fato com o episdio envolvendo o radioator Rodolfo Mayer, que recebeu uma excelente proposta da Rdio Tupi, deixando, assim, a Rdio Nacional. E cita depoimento de Srgio Cabral revista Realidade em junho de 1972, que comprova a importncia e a qualidade desse ator, ao passo que ressalta a existncia de outros to incrveis no mbito da Rdio Nacional e do quanto as radionovelas eram importantes naquele momento:
26 Alguns erros colhidos ao vivo, muitas vezes inevitveis, ficaram registrados na memria dos profissionais do rdio. Silvia Borelli e Maria Celeste Mira trazem o depoimento de um contra-regra: os tiros falharam e eu continuei tentando. Para salvar a situao o ator disse: - o revlver falhou, mas vou te matar com minha faca. Da

40

Rodolfo era importante, mas como poderia sentir a sua sada uma emissora que tem sob contrato radioatores como lvaro Aguiar, Celso Guimares, Domicio Costa, Domingos Martins, Floriano Faissal, Hemilson Fres, Mario Lago, Paulo Gracindo e Roberto Faissal? Alis, apesar dos grandes programas musicais e de auditrio, nas novelas que a audincia alcana ndices impressionantes, como o das 8 horas da noite, que j deu 92 pontos no Ibope. (DELIA, 2004, p. 44).

Como de se imaginar, as radionovelas exerciam grande poder de influncia no cotidiano nacional, devido ao seu contedo direcionado vida dos brasileiros, com tramas envolventes e, conseqentemente, ocupavam os melhores horrios de transmisso, assim como boa parte da programao das emissoras. Maria Elvira Bonavita Federico (1982) esclarece que, aps o sucesso da primeira novela, elas foram alcanando horrio nobre do rdio que iniciava s 17 horas, e que a Rdio Nacional, entre 1943 a 1955, irradiou cerca de 11.756 horas de radionovelas. J Silvia Borelli e Maria Celeste Mira afirmam que A narrativa variava de acordo com os horrios: os de maior audincia localizavam-se s 20 e 21 horas, mas tambm entre 10 e 15 horas. Neles eram exibidas novelas romnticas que garantiam maior fidelidade do pblico. (1996, p.37). Em 1956, a radionovela j representava cinqenta por cento da programao da Rdio Nacional, com comerciais e patrocinadores que eram essencialmente voltados para o pblico feminino. E a Rdio So Paulo tinha uma programao composta principalmente de radionovelas. Dentre os fenmenos de transmisso encontra-se a radionovela O Direito de Nascer, cujo original cubano de Felix Caignet j havia sido sucesso absoluto em sua terra natal. No ar, em 8 de janeiro de 1951, pela Rdio Nacional, permaneceu por quase trs anos com 314 captulos e alto ndice de audincia, demonstrando o quo as radionovelas ainda estavam em plena vida na dcada de 50. Como ocorrera com o romance-folhetim e a soap-opera norte-americana, o pblico feminino era, inicialmente, o pblico-alvo das radionovelas e os patrocinadores estavam a elas

os tiros saram...Eu servia tanto de contra-regra (que faz os rudos) como de sonoplasta (que coloca as msicas)...Os diretores davam os scripts algumas horas antes do programa e eram exigentes. (1996, p.38).

41

direcionados. Nessa dcada, entretanto, uma modificao no quadro de patrocinadores pode ser observada. Lia Calabre (2003) informa que, at meados dos anos 50, eles eram: Sydney Ross, Antisardina, leo de Peroba, Colgate-Palmolive, Toddy do Brasil e a Perfumaria Myrta Eucalol, acrescentando-se, segundo estudos de Zenilda Belli (1980), Gessy e Marca Peixe. A partir de 1955, h uma variao maior de patrocinadores, com incluso de empresas de eletrodomsticos e de roupas ntimas. Aparecem, assim, empresas como Arno, Walita, DeMillus, Mourisco e Alteza. O foco continua sendo especialmente o pblico feminino, porm, j buscavam promover a urbanizao e a modernizao do pas. As novas tecnologias traziam facilidades domsticas s mulheres e reforavam, em contrapartida, a necessidade das mesmas estarem mais prximas e disponveis para seus familiares, especialmente os filhos e o marido. Apesar de ter aumentado a participao da mulher no mercado de trabalho nos anos 50, o preconceito ao trabalho feminino persistia, uma vez que ela deveria primeiro cuidar da casa, do marido e dos filhos, e era incentivada a interromper qualquer atividade externa, quando se casava ou nascia o primeiro filho. Assim, os novos equipamentos domsticos eram apresentados para trazer melhor qualidade de vida e facilidades para a dona do lar, e no para que ela se dispusesse a competir no mercado de trabalho. Da mesma forma, os patrocinadores de roupas ntimas, como DeMillus, ao inserir-se no mercado radiofnico, se por um lado indicavam a necessidade de um cuidado especial com o corpo feminino, por outro, reforavam o investimento que a mulher, principalmente, a esposa, deveria fazer para ter, em conseqncia, a tranqilidade em seu casamento. Carla Bassanezi demonstra o que era preciso para que o marido ficasse afastado das amantes: A esposa teria que fazer de tudo o que estivesse a seu alcance para sobrepuj-la, de preferncia sem enfrentamentos diretos e sim mostrando ao marido que ela, como boa esposa, poderia ser melhor companheira que a outra. (2000, p. 635). Os novos patrocinadores das radionovelas estavam sintonizados com os novos tempos e buscavam trazer para o rdio esses elementos de

42

modernizao, sem, contudo, permitir ampla liberdade s mulheres, que se vinculavam s normas de uma sociedade patriarcalista. Todo esse contexto social insere-se no panorama de estudo do rdio e das radionovelas, uma vez que especialmente essas, mediante a anlise de suas temticas e de seus patrocinadores, demonstram os dilemas da sociedade brasileira de ento:
O rdio chegava ao final dos anos 50 e incio dos anos 60, consolidado em sua posio de meio de comunicao de massa, como um elemento fundamental na formao de hbitos na sociedade brasileira. Dos anos 30 aos 60, o rdio foi o meio atravs do qual as novidades tecnolgicas, os modismos culturais, as mudanas polticas, as informaes e o entretenimento chegavam ao mesmo tempo aos mais distantes lugares do pas, permitindo uma intensa troca entre a modernidade e a tradio. O rdio ajudou a criar novas prticas culturais e de consumo por toda a sociedade brasileira. (CALABRE, p. 5).27

A programao passa a ter uma importncia fundamental na vida cotidiana dos cidados brasileiros, sintonizados, cada qual, com esse veculo capaz de influenciar e unir as sociedades e dar flego, paralelamente, indstria fonogrfica, e a peridicos especializados, bem como produo promissora de novelas radiofnicas.

A Radionovela como gnero

O percurso que o romance-folhetim estabeleceu ao longo do sculo XIX por meio dos jornais, e inspirando engenheiros no sculo XX, atravs das narrativas em alto-mar, que provocavam a curiosidade das pessoas, e favorecendo o desenvolvimento do rdio domstico, confirma que a sua frmula dotada de grande magia. E esse trilhar possibilitou a criao de um gnero especial. Com fulcro nas narrativas de capa e espada e de suspense do sculo XIX, que invadiram os jornais, por meio da frmula continua amanh, as novelas do rdio, ou melhor, as radionovelas, utilizam dos mesmos

Lia Calabre. A participao do rdio no cotidiano da sociedade brasileira (1923-1960). Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/lia_calabre/main_participacao.html>

27

43

elementos do velho romance-folhetim. Contudo, a perenidade desse gnero encontra-se na tcnica do folhetim mesclada a recursos novos inseridos na sua construo, que, definitivamente, vai influenciar outro grande sucesso do sculo XX, que a telenovela. Os meios de comunicao interferem diretamente na construo desses novos gneros inspirados no romance-folhetim. Curiosamente este ainda encontraria pouso em publicaes diversas, como da Companhia Editora Nacional em 1931, Companhia Brasil de So Paulo nos anos 40, Livraria Progresso, de Salvador, em 1957, que continuavam a publicar clssicos de Ponson du Terrail, Sue e Dumas. (MEYER, 1996). Essa forma em peridicos, e, em seguida, em livros, do romance-folhetim pressupe a existncia de um pblico letrado, ao passo que as radionovelas e, posteriormente, as telenovelas, permitem uma expanso do seu alcance aos mais diversos pblicos pelo pas,28 principalmente diante da difuso do rdio, que passou a ser um veculo de acesso amplo, e muito popular.29 Assim, se, nos primrdios, o romance-folhetim era lido em voz alta para diversas pessoas, com nfase para as mulheres, o rdio potencializa esse efeito da oralidade,

alcanando um pblico incalculvel. Segundo Gaston Bachelard O rdio est verdadeiramente de posse de extraordinrios sonhos acordados. (1985, p. 181). As radionovelas necessariamente envolvem os ouvintes nesses sonhos. No a toa que o rdio recebia o lugar de destaque na casa, muitas vezes ocupando a mesa central, enfeitado por uma toalhinha de croch.

Lia Calabre informa: Para uma melhor percepo do alcance do rdio junto ao conjunto da populao brasileira importante destacar que, segundo os dados fornecidos pelo recenseamento geral de 1960, no final da dcada de 50 o pas ainda possua um ndice de 53,16% de sua populao analfabeta, sendo que 61,98% dos que no sabiam ler se encontrava entre a populao rural. Ou seja, mais da metade da populao do pas tinha o rdio como principal fonte de informao, de atualizao, como canal de ligao com o restante da sociedade. Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/lia_calabre/main_participacao.html> 29 Lia Calabre, em mesmo artigo, analisa o alcance do rdio em 1960 com fundamento no recenseamento do IBGE, demonstrando o aumento do nmero de receptores de rdio em face do alcance da energia eltrica nos domiclios brasileiros. Em 72,50% dos domiclios urbanos que possuam energia eltrica no pas, 61,61% possuam rdio. No mbito rural, 8,36 % dos domiclios que possuam energia eltrica, 12, 09% tinham rdio.

28

44

Radio antigo: google.com.br/imagens

Famlias se renem em torno do rdio, em horrio considerado sagrado: o das novelas, que provocam suspiros e lgrimas. Somos transportados para um universo eletrizante, de fuga e fantasia. (MARTINS, 1999, p. 19). O reaparecimento do folhetim na radionovela revela, na realidade, a criao de um gnero prprio inspirado na fora do melodrama. Suspiros, lgrimas, risos e sonhos so provocados no pblico-ouvinte pelas histrias irradiadas, levando-os a imaginar o mocinho, a mocinha, os bandidos, os cenrios e a desejarem um destino para eles. Essa construo e esse prazer advindo das histrias tm sua fonte transmissora na voz e nos sons prprios ao gnero radionovela, que, apesar de muitas vezes ser compartilhado coletivamente, alcana os ouvintes de modo individualizado:
A pea radiofnica , substancialmente, palavra. Rudos e sons apenas contribuem para despertar imagens. Por ser impossvel reproduzir uma ao externa visvel, o ator radiofnico conta somente com a possibilidade de comover interiormente. Usa a voz para suscitar sensaes e emoes. No se dirige a uma massa, mas fala com o ouvinte, com cada um, isoladamente. Embora o rdio possa contribuir para uma experincia coletiva, seus efeitos so essencialmente individuais, isto , o rdio leva para a vivncia isolada. (MARTINS, 1999, p.50).

A radionovela, portanto, possibilita a criao de sensaes internas nos ouvintes, atingindo cada um em seus mais ntimos sentimentos. No feita de imagem concreta, como na telenovela, mas da imagem idealizada por cada um; e nem exclusivamente de palavras,

45

como no velho folhetim. Para os saudosos do rdio, este era capaz de sacudir verdadeiramente a imaginao das pessoas, enquanto a televiso traz a imagem pronta e acabada. Voc gira o boto, e em torrentes se precipita em seu lar um espetculo qualquer. Dentro do seu ambiente a narrativa no vem como no teatro ou no cinema, de forma visvel, mas de maneira sensvel. (QUEIRS, 1950). Essencialmente melodramticas, as radionovelas possibilitavam essa identificao com o ouvinte, construindo uma relao ntima entre as histrias que eram narradas e a vida cotidiana. Na crnica da Anna Vernica Mautner:
Cada novela tinha sua msica e, se eu bem me lembro, eram predominantemente orquestrais, o que no foi para mim uma m introduo, lenta, bem verdade, para o universo da msica clssica. E no s mas especialmente para a trama emocional da vida adulta. A sim, na radionovela, conseguamos perceber o que havia atrs dos rostos srios e compenetrados dos familiares, vizinhos e mestres, tudo gente grande. (2006, p.12).

A trama emocional da vida adulta v-se espelhada nas novelas transmitidas pelas rdios brasileiras. A radionovela tem sua gnese, especialmente, no melodrama domstico, cuja matriz adveio da reao natural das linhagens inglesa e francesa do melodrama. Ou seja, da Novela Negra ou Gtica, com a presena do heri solitrio e superior e o gosto pelo maravilhoso; e do melodrama francs, da pantomima, mais tarde, com dilogos explicativos entre os atores (OROZ, 1999). Ao deixar os monstros, os seres sobrenaturais e histrias longnquas e aproxim-las do dia-a-dia das pessoas, com linguagem simples, acessvel, e falando dos sentimentos e desejos pessoais, alm de, essencialmente, estabelecerem um vnculo com o pblico, atravs da msica e de sons, as radionovelas tornam-se quase instantaneamente um gnero de sucesso popular. Ao beber dessa gnese melodramtica, a radionovela foi sendo identificada como um gnero inicialmente direcionado ao pblico feminino, pois predominava nela a exaltao de sentimentos, das emoes, a busca pelas verdades interiores, e a prtica de boas aes.

46

Zenilda Belli (1980) demonstra, em seu trabalho, sem excluir a presena de homens e crianas como pblico ouvinte das radionovelas, a predominncia de mulheres. Como na soap-opera, o perodo destinado a irradiao das novelas objetivava alcanar principalmente a ouvinte, e o horrio matinal de transmisso de radionovelas era destinado s mulheres que se encontravam s voltas com as atividades domsticas e, do mesmo modo, ao cair da tarde. Nos horrios noturnos, com maior disponibilidade, elas continuariam apreciando as histrias, pois o rdio se tornava um veculo central de lazer domstico. Como revela Anna Vernica Mautner:
Avs, mes e filhas acompanhavam as novelas sempre juntas. Os meninos ficavam de longe, mas no deixavam de saber o teor das narrativas. A radionovela fazia parte do mundo feminino. (...). Porque, enquanto se escuta, continua-se a fazer. Enquanto se escuta, tricota-se, lava-se o cabelo, trata-se da pele, faz-se mos e ps. Era em volta do rdio que aprendamos essas artes do feminino. Uma gerao aprendia com a outra. As mais velhas passavam para as mais novas tudo sobre o cuidado do corpo, da roupa, da limpeza e da feitura dos alimentos. Por observao e imitao, a sabedoria era passada adiante, sem ordem expressa e sem receita. Compartilhava-se enquanto se tricotava, se crocheteava, bordava, cerzia, e o rdio continuava descrevendo as emoes no expressas do cotidiano e, muitas vezes, tambm hbitos e costumes que no conhecamos. (2006, p. 12).

Assim, geralmente, o momento de ouvir as novelas era acompanhado de outros afazeres, e as mulheres a se inspiravam, sonhavam e compartilhavam experincias. Em meio s narrativas melodramticas que cultivavam as lgrimas e o suspense, as propagandas faziam coro para o consumo de produtos destinados a elas: de produtos das indstrias de sabo e farmacuticas a eletrodomsticos e roupas ntimas, a ouvinte era o maior alvo. Esse evidente direcionamento para a mulher tambm se refletir, posteriormente, na expectadora de telenovela. Nos mesmos moldes das radionovelas, as telenovelas exibiro, em seus intervalos comerciais, produtos de limpeza, sabonetes, produtos para a pele, e para crianas, assim como propagandas de eletrodomsticos e de lingerie. Revistas especializadas e at programas de televiso trataro das tramas das telenovelas, dos destinos das personagens e, porque no, da vida real dos atores e atrizes. Apesar de homens e crianas ampliarem e

47

assumirem o gosto pelas novelas, elas continuaro, ainda por longo tempo, em seu contedo e em seus patrocnios, voltadas para as mulheres. Diferentemente das telenovelas atuais, as radionovelas tinham uma durao menor, em torno de dois a trs meses, cujos captulos no iam ao ar diariamente, mas trs vezes por semana: nas segundas, quartas e sextas ou nas teras, quintas e sbados. Outra caracterstica relevante do gnero radionovela diz respeito ao carter atrativo dos ttulos escolhidos, que demonstram sua insero melodramtica, tais como: Tortura, Redeno, O Corao Partido, O Amor Proibido, Meu Destino Pecar, Arrependimento, Destinos Trocados, No Livro do Destino. Essa temporalidade limitada das radionovelas certamente favorecia o trabalho do novelista, que podia guiar sua trama de modo a manter o suspense de cada captulo, o verdadeiro corte da narrativa, caracterizador do folhetim, bem como o final surpreendente, capaz de prender o ouvinte at o fim. Dessa forma, a radionovela pode ser entendida como um gnero autnomo, cujas caractersticas prendem-se no somente ao texto literrio, mas tambm ao aspecto musical. Klaus Schning aponta seu carter autnomo, citando Kagel que afirma: A pea radiofnica no um gnero literrio nem um gnero musical. um gnero acstico de contedo indefinido. (1980, p. 178-179). Mesmo assim, conclui: Cabe teoria literria optar pela adoo desta criana abandonada, com todas as suas transgresses de limites. (1980, p. 187). Para se estudar a radionovela preciso percorrer, portanto, teoria literria, respeitando-se as extenses especficas do gnero, que o permitem transbordar para alm do texto e ir de encontro a outras artes. por isso que a radionovela pode ser entendida como um gnero sui generis, capaz de extrapolar o prprio texto, a msica e a arte dramtica. Ela no se encerra apenas na escrita, mas se concretiza dinamicamente na irradiao. Da mais um desafio para o escritor de radionovelas, que pode ser denominado de radionovelista, pois

48

preciso conhecer mais do que a prpria linguagem escrita, uma vez que os sons e rudos permitiro a realizao de sua obra em sua plenitude. Afinal, uma pea radiofnica no apenas funde os gneros tradicionais, mas confunde literatura, msica e arte dramtica. (SCHLING, 1980).30 Talvez por isso, vrios desses escritores foram provenientes do meio musical, teatral e radiofnico. Oduvaldo Vianna foi um grande dramaturgo, Janete Clair, por sua vez, iniciou-se como radioatriz, na Rdio Difusora em 1944, e, somente mais tarde se tornou escritora de radionovelas, sendo sua primeira obra, Rumos Opostos, transmitida pela Rdio Amrica em 194831. Mrio Lago foi um excelente compositor e tambm radioator. Ricardo Medeiros (1998) tambm nos conta que, em Florianpolis, em 1950, o ento locutor comercial Gustavo Neves Filho aceitou escrever uma radionovela para o horrio das 17h s 17h e 30 min, tornando-se porta de entrada para outras irradiadas pela emissora Rdio Dirio da Manh, que ele mesmo encenava. Sem contar o prprio Nelson Rodrigues, que chegou a escrever tambm radionovelas, como Meu destino pecar. As habilidades desses radionovelistas podem ser avaliadas pelo sucesso que suas obras faziam diante do pblico-ouvinte, tornando-se, muitas delas, em parte fundamental da histria e da construo do gnero no Brasil. Os prximos captulos trataro de um nome que deveria estar registrado na memria nacional: Odette Machado Alamy, autora de radionovelas, teatrloga e musicista de renome.

Na traduo do alemo para o portugus de Introduo pea radiofnica, o tradutor preferiu o termo pea radiofnica ao traduzir a palavra intraduzvel Hrspiel, o que tambm poderia referir-se radionovela. 31 Entretanto, como demonstra Arthur Xexo sua produo de radionovelas somente se intensifica a partir de 1956, uma vez que ela, de 1952 a 1956, viveu exclusivamente para o lar.

30

49

CAPTULO II

ODETTE MACHADO ALAMY: uma histria de vida feita de novelas

O horrio de 20 s 20 horas e 30 minutos facilita a sua audio. E, s segundas, quartas e sextas-feiras, no tomei compromissos naqueles horrios, para acompanhar as novelas, o que fao palavra por palavra, sentindo uma nova emoo pela dramatizao dos grandes artistas, cuja interpretao realmente extraordinria. A gente tem uma sensao inteiramente nova ao ouvir aquilo que escreveu sob a intensa vibrao artstica, em difuso radiofnica. (Odette Machado Alamy. Entrevista a Gazeta do Tringulo. 20 de novembro de 1960).

Uma das experincias que o rdio iniciou desde logo foi a experincia da arte. O resultado foi o chamado Hrspiel (pea radiofnica). As suas chances de sobrevivncia dependiam da vontade de experimentar dos seus parteiros. Quem foram eles? Foram os diretores das rdios com pendores artsticos, os crticos literrios, dramaturgos, leitores, engenheiros de som, diretores, atores e, principalmente, os autores. (Klaus Schning. Ouvir peas radiofnicas. Em defesa de uma criana abandonada. In: Introduo pea radiofnica. 1980).
Foto do arquivo pessoal de M. Beatriz Alamy

50

Odette Machado: nascimento e formao intelectual

Foto do arquivo pessoal de M. Beatriz M. Alamy - A turma de 1931 com o professor Mrio de Andrade

Odette Machado32 nasceu em 30 de outubro de 1913 em Guardinha, distrito de So Sebastio do Paraso/MG. Primognita de onze irmos, era filha de Victor lvares Machado e Zulmira Malagutti Machado e neta de Joo Batista lvares Machado, que foi mdico de D. Pedro II. Ainda criana, foi morar em Araguari/MG, onde teve uma infncia cheia de diverses e aventuras na pacata cidade mineira. Sua mocidade seguiu-se alegre e repleta de festas, que Odette adorava, especialmente as dos fins de ano e de carnaval.33 Por outro lado, os estudos sempre foram uma prioridade na famlia, por isso, desde os oito anos de idade, estudava no colgio interno Sagrado Corao de Jesus. Em 1928, foi estudar no Conservatrio Dramtico e Musical de So Paulo, a fim de fazer a formao em piano. Nessa instituio, fundada em 1904 e que recebia alunos de todo o
Odete com um t o nome que consta na certido de nascimento, depois, transformando-se, definitivamente e legalmente, na certido de casamento, em Odette, o que j constava, muito antes, de sua assinatura. 33 Irm trs anos mais nova que Odette, Cibele M. Aguiar, em entrevista a mim concedida, afirma que ela teve: Uma mocidade sem problemas. Por ser mais velha gozava de maiores favores que ns. Era alegre, muito
32

51

pas, foi aluna de Mrio de Andrade, na disciplina Histria da Msica, que tambm havia se formado pelo Conservatrio, em 1915, e, em 1921, ingressou como professor. Ainda durante sua formao, foi aluna do compositor Villa Lobos, no curso de Canto Orfenico. Na estada em So Paulo, Odette Machado ficou morando em penses com colegas de Conservatrio at sua formatura em 1933, indo a Araguari somente no perodo de frias. Em uma dessas frias, na vspera de Natal do ano de 1931, ela encontrou-se com Joo Alamy Filho - que conhecia desde 1928 - e, a partir da, seguiu-se um namoro por meio de cartas durante os anos de 1932 e 1933, em que estiveram estudando em cidades diferentes, ela em So Paulo e ele em Belo Horizonte. Essas cartas, cuidadosamente guardadas pela famlia, so registros importantes para a construo da histria de vida de Odette Machado Alamy, pois, atravs delas, possvel recuperar fragmentos de vida, emoes, acontecimentos marcantes, e os momentos vividos principalmente durante os anos em que residia em So Paulo. Nesse perodo, elas so escritas quase que diariamente por Odette e por Joo Alamy Filho e revelam em muito o cotidiano de uma jovem do final dos anos 20 e incio dos anos 30. Atravs delas percebemos, por exemplo, que seu dia-a-dia era voltado para as atividades estudantis do Conservatrio. Nos momentos de folga, aproveitava para bordar ou mesmo ir a algumas festas que sempre aconteciam na cidade. Em correspondncia, datada de 17 de abril de 1932, por exemplo, ela relata a Joo Alamy que estuda muito e que ir tocar piano em uma festa organizada por um dos seus professores.34 Tambm informa que tocar violo na casa do diretor da Escola Normal do Braz. Alis, ela era uma aluna dedicada e por isso estimada por seus mestres, participando sempre dos eventos organizados por eles.35

festeira e gostava demais de Carnaval. Odette, em correspondncia datada de 30 de abril de 1932, afirma a Joo Alamy que nunca foi recatada, sempre gostava de festas e de danar com todos at conhec-lo. 34 Odette refere-se a Joo Alamy como Sinhozinho em todas as suas correspondncias, assinando Detinha. 35 Seu histrico escolar confirma sua dedicao, completando seu Curso Normal de Piano com as seguintes notas: Rudimentos, nota 10, com distino e com louvor; Solfejo, 8, aprovada plenamente; Harmonia, 10, com

52

Como relata em carta datada de 19 de novembro de 1932: durante as frias, o professor quer organizar uma festa e pediu-me para tomar parte; no poderei recusar, ele tem sido para mim, mais que um professor, tem sido um amigo bom e dedicado, no poderei mesmo recusar.36 Alm de eventos meramente de entretenimento, muitos deles eram voltados para beneficncia, pois, alm de cantar, ela tocava violo, piano e acordeom. Essa ser, desde a juventude, mais uma marca de sua personalidade, sempre procurando auxiliar os mais carentes. Durante os estudos, seu pai enviava-lhe uma boa quantia em dinheiro, que lhe permitia dedicar-se sua formao com tranquilidade. Diante disso, Joo Alamy Filho passou ento a incentiv-la a ajudar os pais na manuteno das despesas. As cartas revelam, ento, as dificuldades iniciais no exerccio do seu ofcio:
Pois eu tenho estudado bastante e tenho tambm alunos, que me custa muito a ensinar, so todos principiantes. bem desagradvel, mas voc sabe que eu preciso ajudar o meu paizinho, pedindo menos todos os mezes. Foi voc o primeiro que teve a sinceridade de me dizer que a minha mezada era grande demais para uma senhorita, no foi? Estou agindo assim na certeza que voc ficar sempre contente com a Detinha. (25 de abril de 1932).

Alis, a cumplicidade que se criou entre Odette e Joo encontra-se espelhada nas correspondncias, espao no qual eles revelam desejos e vivncias pessoais, como amizades e desavenas, que, mais tarde tornariam a dose certa das tramas escritas pela autora. Nelas tambm possvel perceber a angstia de uma mocinha s voltas com um grande dilema: o casamento ou a carreira profissional. Em carta de 27 de abril de 1932, ela relata ao futuro marido uma oportunidade e um reconhecimento dos seus estudos:
Vou dar-lhe uma notcia, no sei se ser bem recebida: meu professor vai pedir ao papai com muita insistncia, para eu continuar o curso de piano, fazendo mais dois anos de concertista, que acha? Papai j me disse nas frias, como lhe contei, que talvez deixasse e sendo pedido por um professor, creio que no seria capaz de negar, entretanto...eu no digo que no quero, porque voc bem sabe que eu admiro a msica, mas voc que adoro! Tenho certeza que terei mais prazer no nosso ranchinho do que num salo de concerto. distino e com louvor; Histria da Msica, 10, com distino e com louvor; Piano, 10, com distino. Posteriormente, seu diploma foi registrado pelo Ministrio da Educao como de curso superior. 36 Manteve-se nas citaes a grafia original das cartas.

53

Ela afirma ainda que a vida de concertista era muito dura e sacrificante, mas o professor insistia no pedido para que seguisse a carreira, como est na carta de 29 de dezembro do mesmo ano: (...) O professor quer que eu siga concertista, no lhe disse ainda que no, para no contrari-lo. No poderei mesmo e depois eu no quero dedicar-me a vida de concertos. Serei apenas uma professora de piano. Entretanto, o dilema a acompanha at as vsperas da formatura: Eu, quando ouo ou toco no meu querido piano, esqueo-me de tudo, acho a vida um sonho lindo e sinto-me felis! Adoro a Msica! Se eu pudesse aperfeioar-meia, aqui em So Paulo, mas quasi impossvel! Porm, nesse momento, a moa, na sociedade brasileira, no tinha muito o que escolher, pois o casamento era o seu destino esperado. Assim, com formatura marcada para 21 de maro de 1933, com missa na Igreja Santa Ceclia, festa no Municipal e baile no Comercial, ela retorna cidade de seus pais, onde j lhe esperavam doze alunos de piano. Formava-se, assim, a primeira pianista diplomada do tringulo mineiro. A recepo em Araguari no poderia ser melhor, com seu primeiro recital marcado para 17 de abril de 1933, no Cine Alhambra. Na programao, peas de Chopin, Liszt e Alberto Nepomuceno, que fizeram grande sucesso, conforme o jornal Araguary de 23 de abril:
A joven artista correspondeu plenamente espectativa, demonstrando possuir uma technica admiravel que, alliada aos seus dotes naturaes, della far, dentro em breve, um nome de larga projeco nos meios artsticos. Odette agradou inteiramente ao selecto e numeroso publico, que foi ouvi-la no Alhambra. Todos guardam a mais grata impresso daquella elegante noite de arte.

No mesmo jornal tambm havia sido publicado um anncio sobre seu servio como professora particular de piano, que preparava alunas para o Conservatrio: Professora Odette Machado Piano e Rudimentos Formada pelo Conservatrio Dramtico e Musical de So

54

Paulo Prepara alumnas para a matrcula at o 5 anno daquelle estabelecimento Rua Municipal, n. 1. 37 Ao passo que se apresenta como professora particular, no mesmo ano de 1933, inicia a carreira como professora de piano, msica e arte dramtica no Colgio Sagrado Corao de Jesus. Enquanto isso, Joo Alamy Filho encontra-se em Belo Horizonte, pois se bacharela em Direito somente no final do ano. Aps a formatura ele retorna cidade natal e vai ao encontro de Odette, pedi-la em casamento, que finalmente acertado para o ano seguinte.

Detinha e Sinhozinho: uma unio eterna

Foto do arquivo pessoal de M. Beatriz M. Alamy

Aps um ano de noivado, como era a norma, o casamento veio a realizar-se em 19 de fevereiro de 1935, ela com 21 anos e ele com 27. Foi nessa oportunidade, que ela passou a assinar: Odette Machado Alamy.
37

Em entrevista, a irm da escritora, Cibele, informa que ela havia formado pessoas importantes atravs de suas aulas de piano, dentre elas, Maria Clia Vieira, hoje, pianista e professora da Universidade Federal de Uberlndia.

55

O mesmo carinho expresso nas correspondncias da poca de namoro permaneceu em todas as outras que foram escritas no perodo do casamento, que perdurou at a morte de Joo Alamy Filho em 1993. Detinha, Odettinha e Detica, so os nomes que aparecem em todas as referncias feitas Odette por Joo Alamy. Com mesmo cuidado, ela o chama, mesmo posteriormente fase de namoro, de Sinhozinho, nome concedido pelas famlias ao primognito. O casamento no afasta Detinha da sua atividade como professora no Colgio Sagrado Corao de Jesus, nem mesmo da sua vida social na cidade. Nessa poca, ela tambm pinta quadros a leo, que vem a interromper por causa de uma alergia tinta.38 Logo em 1936, nasce a primeira filha: Heloisa Maria Machado Alamy. No ano de 1937, Joo Alamy Filho atua em um processo que lhe daria projeo nacional: o caso dos irmos Naves - considerado um dos maiores erros judicirios brasileiros. Assim, em plena ditadura de Getlio Vargas, ele defende os irmos Sebastio e Joaquim Naves, acusados de matar seu primo (Benedito) e de roubar uma quantia em dinheiro. Durante a instruo criminal, os rus e seus familiares foram torturados, o que leva Odette e Joo a receberem a me dos rus para morar em sua casa. No primeiro e segundo jris, eles foram absolvidos, porm, no Tribunal de Justia, foram condenados a uma pena de 25 anos e 6 meses. Em 1952, Benedito, contudo, aparece. No havia morrido, mas apenas fugido com o dinheiro. Esse caso deixou o advogado e seus familiares em risco, pois Joo Alamy Filho enfrentou as instituies estatais que eram, naquele momento, arbitrrias e repressoras. Mais tarde, por incentivo da j novelista Odette, o advogado escreveu, em 1961, o livro, que vai se tornar um clssico do Direito Penal brasileiro: O Caso dos Irmos Naves: um erro judicirio, publicado inicialmente pela Editora Arthur Bernardes, e que teve diversas edies posteriores. Em 1967, a obra foi adaptada para o cinema sob a direo de Luiz Srgio Person, e o filme O Caso dos

38

Os quadros pintados por Odette na dcada de 30 encontram-se na casa de familiares.

56

Irmos Naves, estrelado por John Herbert, Juca de Oliveira, Anselmo Duarte e Ral Cortes, ganhou importantes prmios em Moscou e em Berlim. Logo aps o incio do tumultuado caso dos irmos Naves, em 18 de maro de 1938, nasce o segundo filho: Jos Jonalvo Machado Alamy. Em 08 de outubro de 1939, outra filha: Maria Beatriz Machado Alamy. E, em 14 de junho de 1942, nasceu Maria Ceclia Machado Alamy. Joo Alamy Filho tornava-se um advogado conhecido e, em 1943, a famlia mudou-se para So Paulo, uma vez que ele fora trabalhar para o Instituto Organoterpico Brasileiro IOB S.A. A viagem de Odette deu-se com ela grvida do caula Joo Alamy Delascar Neto, que nasceu em 19 de agosto de 1943, j em terras paulistanas. A mudana para So Paulo fez com que Odette pudesse dedicar mais tempo aos filhos pequenos. Contudo, assim que encontrou disponibilidade, voltou a lecionar piano. Nessa ocasio, os filhos do casal puderam ter os melhores estudos na capital, e Heloisa, Maria Beatriz e Maria Ceclia foram, mais tarde, estudar no Des Oiseaux, considerado um dos colgios mais importantes do pas.39 Nas frias escolares, eles iam a Araguari para ficarem junto dos familiares. Odette, entretanto, estava saudosa da vida no tringulo mineiro. E, em 1949, o casal resolve retornar.

Des Oiseaux era o nome dado ao Colgio das Cnegas de Santo Agostinho, fundado em 1907, e destinado alta sociedade brasileira, recebendo meninas e moas de famlias antigas e bem estabelecidas, dentre elas, provenientes da famlia Matarazzo, do Conde Crespi, famlia Paes de Almeida. Elas estudavam em regime de semi-internamento e, tendo aulas ministradas em francs, aprendiam desde as disciplinas bsicas do ensino a aulas de etiqueta.

39

57

O retorno a Araguari e o boom artstico e literrio de Odette Machado Alamy

Foto do arquivo pessoal de M. Beatriz M. Alamy

Com os filhos crescidos e uma condio financeira mais estabilizada, a volta a Araguari proporcionou maior reinsero de Odette na sociedade local e a retomada de sua profissionalizao como pianista. Os festivais beneficentes, realizados esporadicamente no perodo de frias, tornaram-se constantes com a mudana de cidade. Assim, em 1 de janeiro de 1949, promove em conjunto com Gisela Mirth Bernardes, no Clube Recreativo Araguarino, s 20h, um Recital de Piano e Canto, em benefcio da Sociedade So Vicente de Paulo, que se repetiu em outras oportunidades. A dcada de 50 torna-se bastante frutfera, mediante as vrias atividades que se desenvolvem no campo da msica, da educao e da literatura. Alm dos festivais beneficentes, ela retoma o trabalho no Colgio Sagrado Corao de Jesus e as lies particulares de piano. Tambm resolve dar prosseguimento sua formao no ano de 1952, indo capital paulista realizar o curso de aperfeioamento em piano com o professor Jos

58

Kliass. Realizou ainda o curso de interpretao com Eduardo Hazan e Antonio Guedes Barbosa. O ano de 1954 segue com presena intensa na sociedade araguarina. Alis, as participaes sociais de Odette assemelham-se quelas dos anos em que estivera no Conservatrio, promovendo festas e encontros em So Paulo ou em Araguari, muitos deles em prol de uma campanha beneficente. Ela encontra-se sempre frente dos eventos, que so oferecidos comunidade, dirigindo as apresentaes, constituindo grande parte de recitais em prol dos mais pobres e das crianas carentes. Alm disso, diferentemente do perfil das mulheres dos anos 50, ela no exercia as funes exclusivamente domsticas. Enquanto a maioria das mulheres, principalmente aps o casamento, restringia-se aos assuntos do lar, Odette tinha esse compromisso vinculado apenas aos filhos, permanecendo no exerccio da atividade de professora e participando ativamente da vida social da cidade. Odette passa ento a escrever peas infantis - como O Prncipe e a Cigana - que foi encenada, em 18 de fevereiro de 1955. Em nota, o jornal A Cidade, de 06 de maro de 1955, registra o fato:
(...) sob a orientao da renomada profa. Odete Machado Alamy, decorreu o programa dentro de uma perfeita interpretao, sendo observada a notvel encenao e direo. Aqui pois, cumprimentamos os pequenos artistas que encenaram a opereta infantil O PRINCPE E A CIGANA. E autora e diretora profa. Odete M. Alamy apresentamos os nossos melhores elogios e votos de contnua implantao de sua arte em nossa Araguari.

Em 1957, mais precisamente em 31 de agosto, o teatro infantil foi brindado com a pea Joozinho e Maria, no Cine Rex, adaptada e dirigida por Odette, em prol do Natal dos pobres do Asilo So Vicente de Paulo. Essa presena constante na vida cultural da cidade vem expressa no jornal Gazeta do Tringulo, de 30 de outubro de 1957, que afirmou:
Transcorre hoje o aniversrio da profa. Odete Machado Alamy; dama ilustre, dedicando sua existncia arte, ao amor e ao trabalho, sua presena entre ns

59

motivo de orgulho e de satisfao para Araguari inteira. arte, desdobrada em diversos setores, como o canto, a msica, as declamaes, difundindo-a na infncia e na juventude, revelando numerosos valores que mais engrandecem nossa terra (....).

Ainda nos anos 50, ela torna-se fundadora da Academia Mascarenhas de Araguari, um centro referencial de msica, que tinha como objetivo formar acordeonistas. Alis, ela promove a denominada Noite do Acordeon, por vrios anos consecutivos, em prol dos mais carentes.40 No final da dcada de 50, no Colgio Sagrado Corao de Jesus, Odette promove outro teatro infantil, com a pea adaptada: Aladim e a Lmpada Maravilhosa. Fica, assim, evidente que sua participao no se restringe apenas ao universo da msica, estendendo-se ao teatro, em especial adaptao de peas infantis. Revelador, nesse sentido, o jornal Informador Comercial de Araguari, de 11 de outubro:
No prximo dia 13, no Colgio Sagrado Corao de Jesus haver um interessante teatro infantil, a cargo da sra. Odete Machado Alamy, pessoa que muito tem feito em prol do progresso cultural de Araguari. (...) D. Odete dramatizou a pea, a exemplo das suas 3 outras j apresentadas em nossa cidade: Chapeuzinho vermelho, Joozinho e Maria e Branca de Neve os 7 anes. (1959, p.18).

Porm, somente constam dos arquivos da autora, as seguintes peas infantis: Joozinho e Maria (1955); Branca de Neve (1958); A Bela Adormecida no Bosque (1959). Outros textos encontrados foram: A Rosa Encantada (s.d.); Dias das Mes (1973); Dia dos Professores (1973); posteriormente, A Princesa e os Ciganos, e um episdio enviado para o programa Voc Decide da Rede Globo sob o ttulo A Mo Reveladora. O aniversrio da cidade, em 1961, tambm contou com a participao de Odette Machado Alamy e das alunas do Colgio Sagrado Corao de Jesus, em evento ocorrido no auditrio da Rdio Planalto. Por todo empenho e entusiasmo, o jornal Araguari, no dia 2 de

Como noticiou a Gazeta do Tringulo, de 12 de junho de 1960: Conforme tivemos a oportunidade de anunciar verificou-se na noite do dia 9, mais uma NOITE DO ACORDEON. Organizada e dirigida pela professora D. ODETE MACHADO ALAMY, foi um festival de gala o que nos proporcionaram as alunas da Academia Mascarenhas de Araguari. Nossa populao, que sabe apreciar os bons espetculos, lotou o Cine Rex.

40

60

abril do mesmo ano, j havia publicado: Dama da semana - Sra. Odete Machado Alamy, criatura de extraordinrio valor, fsico mignon e intelcto gigantesco, arregimenta suas foras a servio da arte, da literatura e principalmente do lar. Essa parte final da coluna segue os padres das publicaes da poca. Afinal, como ocorriam nos jornais e revistas, a imagem ideal de mulher dizia que ela no poderia dedicar-se apenas a uma atividade profissional, uma vez que o trabalho domstico era seu destino inevitvel, do qual no poderia esquivar-se. Para o jornal da cidade do interior de Minas Gerais, Odette, por seus atributos artsticos e profissionais, no poderia deixar de ser vista, tambm, como uma boa guardi do seu lar. A participao ativa na vida da cidade, no trabalho como professora, na produo de vrios recitais e festivais, na adaptao, criao e direo de peas infantis, inseridas no contexto de expanso do rdio no Brasil, constituem ingredientes fundamentais para o surgimento da importante produo novelstica de Odette Machado Alamy nos anos 50 e 60. Seu retorno para Araguari, somado ao aperfeioamento profissional e a intensa participao social promovem um ambiente propcio criao literria. Essa fuso entre msica, teatro, atuao como professora, formao intelectual e a presena forte do rdio, levam-na ao universo das radionovelas. E Odette Machado Alamy vai tornar-se, ainda nesse perodo, uma escritora de radionovelas.

A produo radiofnica

Na dcada de 40, o rdio ganha flego, especialmente diante da investida dos patrocinadores somada variedade da programao, tornando-se um veculo indispensvel vida dos brasileiros e smbolo da modernidade. Seu lugar nas casas o de honra, e sua participao na vida cotidiana passa a ser central, assim como a televiso o seria nas dcadas posteriores.

61

Na vida de Odette Machado Alamy, o rdio tambm ir ocupar um espao especial. Em 1932, em correspondncia a Joo Alamy Filho, de 24 de outubro, ela relata: Estou ouvindo o rdio aqui da vizinha, esto tocando Sonho de Valsa, lembra-se? De ouvinte a musicista, em carta de 26 de novembro, ela comunica ao namorado que iria tocar s 20h na Rdio Educadora. Posteriormente, quando era dona de sua prpria casa, o rdio objeto presente. Afinal, em 1943, quando de sua mudana para So Paulo, h o registro, na correspondncia de 25 de abril, da venda do rdio em conjunto com outros mveis. Na ocasio, ela diz ao marido que iria vend-lo por 1:500$, enquanto que a moblia havia sido vendida por 3:500$, o jogo de couro por 500$ e cada cadeira da copa por 25$. Observa-se que o rdio possua um valor financeiro razoavelmente alto se comparado com outros bens. Mas nos anos 50 que esse envolvimento com a msica e com o rdio passa a se fundir para revelar a escritora de radionovelas. As diversas atividades desenvolvidas por Odette, aps o retorno a Araguari, so evidentes. Esse perodo efevercente tem um momento chave: em 195241, aps uma interveno cirrgica, ao guardar repouso, e tendo como distrao apenas o rdio, ouve a notcia de um concurso de escritores de radionovelas promovido pela Rdio So Paulo, e resolve participar. A autora relata o fato em entrevista a Gazeta do Tringulo, de 26 de outubro de 1960: Por curiosidade e para minha distrao, escrevi minha primeira novela intitulada Sou Inocente, com a qual concorri ao citado concurso, sendo a ganhadora dentre 240 concorrentes.42 A partir de ento, comeou a escrever sob encomenda para a referida rdio, inicialmente sob o pseudnimo Rosa Negra. As irradiaes de suas novelas iniciaram no prprio ano de 1952, no horrio de 8h e 30 min, s

Em entrevista de Odette Machado Alamy ao jornal Gazeta do Tringulo de 20 de novembro de 1960, a autora afirma que sua interveno cirrgica deu-se em 1946 e o lanamento da novela em 1947. Contudo, em duas edies do jornal Gazeta do Tringulo (de 26 de outubro de 1952 e 05 de julho de 1952), constatamos que o concurso ocorreu mesmo em 1952, o que ficamos com a essa data. 42 Conforme consta da reportagem da Gazeta do Tringulo, de 05 de julho de 1952.

41

62

segundas, quartas e sextas como parte integrante do programa Revelaes, que contemplava as irradiaes de novos talentos, como noticiou a Gazeta do Tringulo, de 05 de julho de 1952. Em edio posterior, de 26 de outubro, a Gazeta informa:
a d. Odete Alami personalidade marcante na vida social, artstica e cultural de Araguari. (...). No aspecto cultural tem-nos brindado com seus contos, publicados sob pseudnimo, nste jornal, assim como outros trabalhos43; ainda, agora, em um grande concurso da Rdio So Paulo, classificou-se em um dos primeiros lugares com a novela de sua autoria Sou Inocente e que est sendo irradiada sob o pseudnimo de Rosa Negra.

A novela Sou Inocente teve bom sucesso de pblico, apesar do horrio matinal, possibilitando que a escritora ocupasse, em seguida, um dos horrios privilegiados da noite. Nessa poca, a Rdio So Paulo (PRA-5) era considerada uma das principais emissoras nas transmisses de radionovelas, por ter um pblico cativo, especialmente no estado de So Paulo, e, por isso, era chamada de Rdio das Boas Novelas44. Mrio Lago relata que ela: mantinha uma tradio de radioteatro que resistiu at a televiso (...). (1977, p. 82). Odette escreveu cerca de quinze radionovelas para a referida emissora, sendo Rene, a ladra, transmitida em 1956, sob o registro, conforme consta do jornal Dirio de Araguari, de 24 de novembro de 1956, de que teria sido a terceira novela radiofonizada.45 Nesse momento, ocupa o horrio das 19h, s teras, quintas e sbados. O mesmo jornal revela que a escritora, nesse ano, tambm era a criadora de um programa religioso transmitido pela rdio:

(...) creadora, entre muitos, do Programa Religioso de S. Isabel, que vai ao ar, todas as manhs, s 5,45 horas. No fra obra do acaso e s informaes de fontes fidedignas, estaramos, ainda na ignorancia dessa nova facta da ilustre senhora de nossa sociedade, dona dos mais belos atributos de esprito e de corao.

Odette escrevia contos com certa freqncia para a Gazeta do Tringulo. Entretanto, o foco do presente trabalho restringiu-se pesquisa e estudo da sua produo radiofnica, entendendo que outras produes podero ser objeto de pesquisas posteriores. 44 Como consta da Gazeta do Tringulo, de 01 de setembro de 1959. 45 Pelas pesquisas realizadas, no se conseguiu identificar qual teria sido a segunda novela radiofonizada e qual a data da mesma. Nos arquivos da famlia, o texto de Rene, a ladra consta como de 1956.

43

63

Os jornais de 1957 e 1958 relatam seu sucesso como escritora de radionovelas. Assim, escreve A Provncia, em 27 de julho de 1957: Outros mritos tornam sua invejvel inteligncia: escritora exmia, tornou-se uma notvel novelista. E no Informador Comercial de Araguari, de 02 de novembro de 1958:
D. Odete, que se tornou geralmente benquista, pelos seus predicados inumeros, exerce, no mundo social e artstico, da cidade, decisiva influencial. a patronesse de grandes acontecimentos; a inimitvel virtuose do piano e a exmia professora de musica. Alem desses atributos, consagrada novelista radiofnica, revelando-se criadora de obras maravilhosas.

Em 1959, foi ao ar a novela Ktia, a bailarina russa, em 31 de agosto, no horrio das 20h, s segundas, quartas e sextas. O Informador Comercial de Araguari, de 30 de agosto de 1959, afirma que essa era a quarta novela radiofonizada, sendo que no ms de outubro, outro trabalho de Odette seria apresentado pela Rdio Farroupilha de Porto Alegre/RS. Isso era muito comum poca, afinal, como o autor trabalhava, em muitos casos, por encomenda, remetia seus trabalhos a outras emissoras, em alguns casos at a mesma obra era radiofonizada em outras rdios. O ano de 1960 torna-se central para a produo novelstica de Odette. Ela mesma, em entrevista, demonstra que demorou a ter um horrio fixo na emissora: Eu escrevo h quase 15 anos e s no ltimo ano que consegui um horrio exclusivo na emissora. Mesmo assim, uma grande vitria, porque so inmeros os pretendentes a essa oportunidade46 As suas radionovelas fixam no horrio das 20h s 20h e 30 min, considerado um dos horrios nobres do rdio.47

Entrevista concedida a Gazeta do Tringulo, em 20 de novembro de 1960. No mesmo sentido, o jornal O Francano, Franca, de 09 de julho de 1961 que informou: (...) Possuindo com exclusividade o horrio das 20,00 horas nos dias pares da semana contando com o prestgio publicitrio dos Laboratrios Epacolan e Xavier de So Paulo, ela vem apresentando originais magnficos (...). 47 A radionovela teve sempre um pblico que no deixava de sintonizar a emissora que a divulgava mais, imprimindo-lhe todo o sucesso que lhe foi atribudo; principalmente no horrio das 20,00 e das 21,00 horas que eram os horrios nobres, dando ndices elevadssimos (...). (BELLI, 1980, p. 48).

46

64

Em 18 de abril de 1960, um grande sucesso de pblico encontra-se no ar: O Passado Voltou, s segundas, quartas e sextas, sob o patrocnio do Laboratrio Xavier, o grande patrocinador das suas novelas.48 Os atores principais eram Snia Regina e Waldemar Ciglioni49, que inclusive j haviam recebido prmios de Melhores do Ano. Nesse mesmo perodo, outras novelistas brasileiras, que futuramente seriam escritoras de telenovelas, escreviam para o rdio, dentre elas: Janete Clair, com a novela O homem que perdeu a alma, na Rdio So Paulo, s segundas, quartas e sextas, no horrio de 14h s 15h, e s teras feiras, quintas e sbados, no horrio das 20h e 30min s 21h, com a novela A Sultana do grande lado; e Ivani Ribeiro, s segundas, quartas e sextas, no horrio das 10h e 30min s 11h, com a novela Os mortos no querem rosa. A programao da Rdio So Paulo repleta de radionovelas nos trs horrios, iniciando 8h e 30 min at 12h; no perodo da tarde, s 13h at s 16h, interrompendo-se com a programao de rdio-teatro e retomando com as novelas de 17h e 30 min at 18h; abrindo-se, posteriormente com a programao noturna das novelas, de 20h s 22h. Esse gnero ocupa tambm toda a semana da emissora, somente no havendo radiofonizao de novelas no domingo. Outro aspecto que contribui para realar a participao dessas escritoras no rdio o fato do mesmo sempre ter sido considerado um ambiente freqentado, em grande parte, por homens, o que vinha de encontro com o contexto social brasileiro desse perodo. A presena de atrizes, novelistas e cantoras era um verdadeiro desafio, como relata Fbio Martins: Se os homens que exerciam a profisso como locutores, radioatores, cantores e apresentadores, eram vistos como gente bomia e irresponsvel procura de sucesso fcil, imaginem as mulheres, cantando, fazendo novelas, locuo e radioteatro. (2005, p.23). Tambm Zenilda

Conforme notcia a Gazeta do Tringulo, de 29 de abril de 1960, informando ainda que tinham sido radiofonizadas as seguintes novelas da autora: Rene, a ladra; Ktia, a bailarina russa; A Mesma Cano e Sangue de Escrava. 49 Renato Ortiz afirma que Waldemar Ciglioni, como outros profissionais do rdio, foi: locutor, radio-ator, diretor comercial e artstico da Rdio So Paulo, homem de publicidade. (1991b, p. 89).

48

65

Belli (1980) e Lia Calabre (2003) afirmam que a porcentagem de mulheres escritoras de novelas pequeno, e que predominava a produo masculina. Mas, mesmo assim, Odette Machado Alamy vai conquistar seu espao como autora de radionovelas. Depois de O Passado Voltou, em 22 de julho de 1960, no mesmo horrio das 20h, entra uma nova radionovela: A Herana Maldita, apontada como campe de audincia pela pesquisa IBOPE,50 e que ficou no ar at 07 de novembro do referido ano. Com essa novela em plena transmisso, Odette j enviava outra para apreciao da Rdio So Paulo. O telegrama transmitido pela emissora autora, datado de 30 de setembro de 1960, indica que a novela A Rosa da Cascata havia chegado a So Paulo para anlise e aprovao a fim de futura transmisso. E dois dias depois do fim de A Herana Maldita, em 09 de novembro de 1960, iniciava-se a radiofonizao de A Rosa da Cascata, o que revela que a produo de novelas dava-se de forma incessante, tal como ocorria com os romancesfolhetins. Em telegrama de 10 de janeiro de 1961, temos o seguinte texto: terminando novela dia 18 solicitamos favor remeter urgente novas novelas rdio So Paulo. Ou seja, como a Rosa da Cascata tinha trmino nesse ms de janeiro, necessria era a remessa de outra radionovela para transmisso. Assim, em 1 de fevereiro iniciava Paixo dentro da Noite, que foi ao ar at 12 de maio do mesmo ano, provavelmente em horrio diverso, uma vez que a novela que se iniciaria no dia 20 de maro tem como registro o horrio das 20h. Isso significa, portanto, que duas novelas da autora eram radiofonizadas simultaneamente, o que, alis, no era raro acontecer na poca. Em 20 de maro de 1961, a vez de Madona sem Vu e, em maio, inicia-se, no dia 31, um grande sucesso: O Pecado de Margareth, com os atores Snia Regina e Waldemar Ciglioni nos papis principais. Essa novela ficou no ar at 01 de setembro e deu bastante trabalho para autora, especialmente porque foi censurada. A censura ocorria principalmente

50

De acordo com a entrevista publicada na Gazeta do Tringulo, de 20 de novembro de 1960.

66

por conta do Estado, uma vez que, segundo Zenilda Belli (1980), a emissora interferia pouco no papel do autor. Os scripts eram enviados ao departamento de censura 48h antes da novela ir ao ar, e, algumas vezes, determinadas palavras ou frases no texto eram censuradas, como a palavra amante, quando ofendiam a religio catlica ou mesmo quando se referiam aos militares. (BELLI, 1980). Nessa radionovela, a censura revelada na carta de Joubert, datada de 14 de junho de 1961, que era seu contato na Rdio So Paulo:
Acabo de receber telefonema da Rdio So Paulo comunicando que a sua novela O Pecado de Margareth est muito forte e que a censura est cortando 1/3 de cada captulo. Pedem-me solicitar a voc que mande outra novela, diante da possibilidade de serem obrigados a retir-la do ar de uma hora para outra.

Pouco tempo depois, em telegrama de 27 de junho de 1961, apesar da reviso que a autora estava fazendo em seus textos, a censura continuava agindo: Entreguei todos captulos revisados mas apesar sua reviso censura cortou quasi todo duodcimo captulo tornando impossvel transmisso essa noite pt pedem nova novela porque atual muito difcil continuar pt devolvi novela solicitada sua carta joubert. Entretanto, por mais problemas, cortes e revises que a novela sofreu, ela continuou no ar at o ltimo captulo. Trs dias aps seu trmino, comeou a ser radiofonizada outra obra: O Destino e Trs Mulheres, que circulou at 06 de dezembro de 1961. E logo na seqncia, em 08 de dezembro do mesmo ano, foi ao ar a novela O Inimigo do Amor, que permaneceu irradiada at 23 de fevereiro de 1962. Todas no horrio de 20h s 20h e 30min, s segundas, quartas e sextasfeiras. Outras novelas da autora foram transmitidas, porm, sem o registro de data e horrio, so elas: A Mesma Cano, Sangue de Escrava, que constam como radiofonizadas antes de 196051, Nunca tarde para ser feliz e Os Trs Bomios da Casa Verde.52

Gazeta do Tringulo, 29 de abril de 1960. Gazeta do Tringulo, 28 de dezembro de 1996. A referida novela no foi encontrada nos originais deixados pela escritora.
52

51

67

Nesse mesmo perodo de produo novelstica incessante, praticamente sem intervalos significativos, Odette Machado Alamy realizou ainda peas curtas, ou seja, pequenas radionovelas, com poucos captulos, mas que mantinham o formato radiofnico. Dentre elas, encontram-se nos seus arquivos: Amor Ingnuo, Caridade, O Grande Prmio e O Grande Sacrifcio, esta sendo a nica com referncia a data de radiofonizao em novembro de 1956. E, ainda, O Crime de Margareth, uma pea curta com adaptaes para teledramaturgia. As radionovelas da escritora, diferentemente das peas curtas, prolongavam-se por meses a fio e envolviam os ouvintes na sua trama de suspense. E dentre as novelas com textos completos que foram encontradas em seu arquivo, chama a ateno a extenso delas, como Herana Maldita, com 63 captulos, e O Destino e Trs Mulheres, com 61 captulos. Em terceiro lugar em extenso, a novela Paixo dentro da noite, contendo 45 captulos, e em seguida: O Pecado de Margareth e O Passado Voltou, com 41 captulos; A Mesma Cano, com 40 captulos; O Inimigo do Amor, com 32 captulos; A Rosa da Cascata e Madona sem vu, cada uma, com 30 captulos; e Rene, a ladra, com 26 captulos. Essa ltima, na realidade foi uma das primeiras escritas pela autora e esse dado vai de encontro com a anlise de Zenilda Belli: Geralmente, as novelas tinham vinte e seis captulos e duravam dois meses ou um pouco mais; depois surgiram outras mais longas, com quarenta captulos e com trs meses ou um pouco mais de durao. (1980, p. 55). Outras novelas foram encontradas incompletas: Sou Inocente (at o captulo IV); Ktia, a bailarina russa (at captulo XXX); Nunca tarde para ser feliz (at captulo IX); e Sangue de Escrava (at captulo V). Algumas radionovelas extrapolavam quatro ou cinco meses, com enredos que se tornavam um grande sucesso de pblico. A histria, por ser mais complexa, pedia mais captulos, e a dificuldade era continuar mantendo o encantamento do ouvinte, o que se fazia

68

com a utilizao das tcnicas prprias do gnero e de abordagem de polmicas temticas. Essa especial fuso destaque nas obras de Odette Machado Alamy, como se ver a seguir.

Histrias de vidas nas radionovelas

Escrever quarenta, cinqenta, sessenta captulos sem deixar que a curiosidade, a empolgao e o divertimento do ouvinte se esgotassem, um segredo que os autores de radionovelas bem sabiam realizar. E isso ocorre especialmente com as obras de Odette Machado Alamy, quando, ainda hoje, nos deleitamos com a leitura de seus textos. Neles, esto alm dos dilogos entre as personagens, as indicaes dos efeitos de cenrios e de cenas. O texto escrito passa a ser o nico registro da existncia dessas radionovelas, uma vez que, por no existir mais o registro das irradiaes, no h como realizar a anlise da obra como fora ento transmitida aos ouvintes, com msicas, rudos e todos os efeitos que compem o gnero, dando-lhe vida e dinamismo. Por outro lado, o registro textual, passa a ser um verdadeiro tesouro, pois o autor de radionovela nele fazia todas as indicaes de cenrio, dava as caractersticas das personagens e das montagens das cenas, que eram, posteriormente, concretizados atravs dos dilogos e dos sons transmitidos pelo rdio. O radionovelista ganha importncia, pois ele que indica, no seu texto, as tcnicas mais apropriadas para o gnero, bem como escolhe os temas com os quais vai trabalhar, em perfeita sintonia com seu pblico ouvinte. Odette Machado Alamy tinha cincia disso e, em entrevista concedida Gazeta do Tringulo, de 20 de novembro de 1960, respondia assim pergunta: - Poder dizer-nos dos enredos? Perfeitamente. Variando de aventuras a histrias de amor, sendo estas as preferidas pelos radioouvintes. As histrias de amor so, em regra, o pano de fundo para abordagem de

69

assuntos polmicos, tais como: adultrio, infanticdio, aborto, estupro, casamento, incesto. Temticas essas, alis, que quase sempre envolviam e privilegiavam o universo feminino. Mais que narrativas romnticas, suas radionovelas compreendem histrias de vidas, com conflitos que poderiam estar no cotidiano das mulheres daquela poca. A sociedade dos anos 50 e 60, moralista e patriarcal, oscilava entre a modernidade e os velhos valores, como virgindade feminina, fidelidade da mulher, o casamento, o homem como chefe da famlia, a restrio ao trabalho feminino, e a condenao do adultrio feminino, dentre outros. E a escolha dos ttulos revela o tom melodramtico ao qual o gnero radionovela se insere, a fim de estabelecer um encontro com o pblico-alvo. Como exemplos de ttulos, cito: Rene, a ladra; Ktia, a bailarina russa; Madona sem Vu; O Pecado de Margareth; O Destino e Trs Mulheres; Sangue de Escrava; A Rosa da Cascata. Nos enredos, sobressaem histrias de mulheres, que so, em regra, as protagonistas e passam por situaes de discriminao, violncia, opresso e, como no poderia faltar nas novelas, momentos de perdo, amor, ingenuidade, cumplicidade, amizade e bondade, elementos indispensveis ao bom folhetim-melodrama. Em uma anlise panormica da obra de Odette Machado Alamy, possvel perceber uma ntida preferncia por protagonistas mulheres, como Margareth em O Pecado de Margareth, Amazilis em Madona sem Vu, Helena e Rene em Rene, a ladra, Maria dos Anjos em A Mesma Cano, Rosaly em A Rosa da Cascata. Grande parte delas representa as mocinhas frgeis, que comovem o pblico admirador de radionovelas, mas, especialmente, seu pblico cativo: as ouvintes. As narrativas provocavam nos ouvintes emoo e fantasia, e fizeram das radionovelas um gnero popular e influente na vida dos brasileiros. A fuga de Helena para no ser obrigada a se casar, em Rene, a ladra; o crime praticado por Margareth e o drama do processo em O Pecado de Margareth; o adultrio e a independncia de Lcia em O Passado Voltou; a

70

questo do negro e do imigrante em A Rosa da Cascata; o tema da eutansia e da bigamia em A Mesma Cano; o uso da linguagem caipira em Amor Ingnuo; o homem-objeto em O Grande Prmio, so apenas alguns dos temas e das polmicas que permeiam as radionovelas da autora, que, muitas vezes, aparecem juntos em uma nica obra. No caso especfico de Odette Alamy, o fato de ser uma mulher escrevendo um gnero to popular e voltado para o universo feminino, talvez tenha facilitado a abordagem de temas de interesse das mulheres, e permitido novas abordagens e a reflexo do feminino, especialmente quando o contexto histrico nacional era ainda caracterizado pela desigualdade entre os sexos. Sobre essa possibilidade, Rene Legris afirma que: Na instituio radiofnica, o lugar das mulheres foi, talvez, mais influente e fundamental que na instituio literria, para promover a evoluo de uma conscincia feminina de maior abrangncia, mostrando a possibilidade da existncia de novos papis sociais. (2002, p. 4). Afinal, o amplo acesso a esse veculo de comunicao de massa favoreceu o contato das mulheres com variadas obras, cujas temticas, por vezes, provocavam o repensar de seu papel nessa sociedade ainda conservadora. No mesmo sentido, Fbio Martins afirma: No rdio, a mulher pretende vez e voz. Ela quer seduzir, afirmar emoo e sentimento. Quer romper o silncio imposto, organizar as formas de memria de seu mundo para express-la nas novelas, nos cantos, nas leituras. (2005, p. 25). O rdio passa a ser ento um veculo em que a participao feminina se faz de maneira progressiva, atravs das radioatrizes, das locutoras, das cantoras, e das radionovelistas, mulheres que se tornam profissionais do rdio, alm do elevado aumento das ouvintes de rdio. E as radionovelas de Odette Machado Alamy buscavam o entretenimento e brincavam com a imaginao, mas era tambm um espao para abordagem de temas sociais,

71

especialmente femininos, neste momento em que as mulheres avanavam cuidadosamente no espao pblico.

Advento da televiso e a trajetria na capital mineira

A produo radiofnica de Odette Alamy encontra-se registrada at o ano de 1962, quando havia um pblico ouvinte considervel, pois, apesar do surgimento da televiso, poucos brasileiros tinham acesso a ela, e o rdio continuava sendo o meio de comunicao dominante. O Brasil foi um dos cinco primeiros pases do mundo a ter televiso, sendo a primeira estao a PRF-3 - Tupi Difusora, canal 3, de So Paulo em 1950. Em 1951, criou-se a TV Tupi, canal 6, no Rio de Janeiro e muitos profissionais do rdio comearam a participar tambm dos programas da televiso, dentre eles Oduvaldo Vianna. Posteriormente, foi inaugurada a segunda emissora, a TV Nacional e, em 1955, a TV Rio. Mas, somente a partir de 1961, a televiso ganha maior espao por meio do desenvolvimento da sua programao, dos patrocinadores e da criao de novas emissoras. Entretanto, o aparelho de TV no era de fcil aquisio e seu acesso demonstrava status social da famlia. Lia Calabre (2003) informa que, com base na pesquisa do IBGE, em 1960, apenas 4,3% do total de domiclios brasileiros pesquisados (cerca de 13.497.823) possuam aparelhos de televiso, sendo 9,47% nos domiclios urbanos e 0,28% nos domiclios rurais, enquanto que do mesmo total de domiclios pesquisados, 35,54% possuam rdio, sendo 61,61% nos domiclios urbanos e 12,09% nos rurais. Ou seja, a quase totalidade da populao brasileira no tinha, ainda, em 1960, acesso televiso, havendo a predominncia, praticamente absoluta, do rdio nos lares brasileiros.

72

Enquanto a televiso desenvolvia-se de forma paulatina, a programao das rdios permanecia forte, com muitos investimentos, e as radionovelas continuavam exercendo o fascnio em seus ouvintes e conquistando pblico. Com o passar dos anos, o investimento tecnolgico conduziu ao acesso progressivo da populao aos aparelhos de televiso, o que proporcionou sua valorizao de forma espetacular.53 O desenvolvimento das telenovelas e sua utilizao como atrativo para formao de um pblico televisivo vo acarretar o enfraquecimento das radionovelas. Muitas das histrias que fizeram sucesso no antigo romance-folhetim e nas radionovelas so ento transferidas para a televiso, at formar-se uma produo especfica de telenovelas. Em 1963, a TV Excelsior lana a primeira telenovela diria, 2-5499 ocupado, com Tarcsio Meira e Glria Menezes, que inicialmente era transmitida em trs captulos semanais, semelhante transmisso das radionovelas, de segunda sexta-feira. Essa telenovela era de autoria do argentino Alberto Migr que, na mesma linha das soap-operas e das radionovelas, foi patrocinada por Colgate-Palmolive. As indstrias do segmento de higiene corporal, como Gessy-Lever e Kolynos-Van Ess e Colgate-Palmolive, sero tambm responsveis pelo patrocnio de grande parte das telenovelas transmitidas na dcada de 60. (RAMOS; BORELLI, 1991). Em 1964, outra novela importada e j transmitida no rdio ocupou a programao da televiso: O Direito de Nascer, com retumbante sucesso. Assim, a telenovela comeava a tornar-se a grande alavanca da programao da televiso, com horrios fixos e dirios, que entrava na rotina dos brasileiros, da mesma forma como ocorrera com as radionovelas.54 Jos Ramos e Silvia Borelli (1991) demonstram como se deu a evoluo das telenovelas aps

Jos Ramos e Silvia Borelli afirmam: Entre 1960 a 1965 h um incremento de 333% dos aparelhos em uso. Somente no ano de 1966 foram vendidas 408 mil unidades (...). (1991a, p. 56). 54 Jos Ramos e Silvia Borelli trazem o depoimento de lvaro Moya, diretor artstico da TV Excelsior, que ilustra bem esse envolvimento do pblico com a telenovela: Do ponto de vista da dona-de-casa, ela sabia que todo o dia s 8 horas tinha novela; como todo dia ter que fazer almoo e levar a criana para a escola. Entrou no cotidiano. (1991, p. 61).

53

73

1963: nesse ano, foram produzidas somente trs novelas, aumentando para vinte e cinco em 1965, e quarenta e oito em 1966. Ainda em 1964, o golpe de Estado vem desmantelar a grande potncia radiofnica brasileira: a Rdio Nacional. O decreto de 23 de julho de 1964 determinava a demisso do cast da Rdio Nacional, dentre eles, nomes como: Oduvaldo Vianna, Mrio Lago, Dias Gomes, Helmcio Jos Fros, Iracema Ferreira Maia. (LAGO, 1977).55 E encerrava-se, assim, o perodo de ouro do rdio brasileiro:
O golpe militar de 1964, que levou investigao e cassao de muitos dos grandes astros da Rdio Nacional e ao fechamento da Mayrink Veiga, de orientao legalista, juntamente com questes de gesto interna das emissoras, representou um momento de ruptura definitivo na histria do rdio. (CALABRE, 2002, p. 50).

O governo militar passa a investir no desenvolvimento da indstria televisiva e, no prprio ano de 1964, cresce o nmero de emissoras a transmitir telenovelas; alm da Excelsior, surgem as novelas da Tupi, da Record e da Paulista e, em 1965, a vez da Rede Globo e TV Cultura. (RAMOS; BORELLI, 1991).56 O desenvolvimento das telenovelas coincide com o perodo em que Odette deixa de escrever novelas para o rdio, pois, aps, 1962, no se encontra mais registro de sua produo radiofnica. A nica produo com elementos teledramatrgicos foi a pea O Crime de Margareth, sem, contudo, haver uma pista de onde poderia ter sido transmitida. No possvel saber o que efetivamente impediu Odette Alamy de transformar-se em escritora de telenovelas, apesar da larga experincia que havia adquirido com as radionovelas. Pode-se apenas apresentar conjecturas, como, a existncia de um mercado altamente fechado, aliado ao fato dela encontrar-se no interior de Minas Gerais, sem contato com o grande centro

Deoclcia Vianna (1984) relata que, com o golpe de 64, os profissionais da rdio foram chamados de subversivos e corruptos e foram cassados, dentre eles, seu marido, Oduvaldo Vianna, que contava com 72 anos de idade. Nessa poca, aps sua demisso, suas novelas continuaram em transmisso pela rdio, que omitia seu nome como autor. 56 Maria Elvira Bonavita Federico (1982) afirma que em 1967 foi aprovada resoluo que implantaria a TV colorida no Brasil. Bem Amado foi, assim, a primeira telenovela colorida transmitida, em 1973, pela Rede Globo.

55

74

produtor de televiso no Brasil, So Paulo e Rio de Janeiro. At mesmo ao rdio, o acesso dos escritores era bastante restrito, como esclareceu Odette, em entrevista a Gazeta do Tringulo, em 20 de novembro de 1960:
- fcil a difuso de novelas pelo rdio teatro? No. H sempre um nmero considervel de novelistas conhecidos com numerosos trabalhos j entregues s emissoras. Costuma-se fazer a chamada panelinha ou grupo de interesse restrito, quasi impenetrvel, de modo que os novos e ainda desconhecidos raramente tm chance. Torna-se necessrio o trabalho persistente e paciente por parte do candidato.

O mbito limitado da televiso, at pelo nmero de emissoras, pode ter sido tambm o obstculo para no mais vermos sua obra transmitida. Afinal, em 1963, somente a TV Excelsior havia produzido novelas, expandindo-se no ano seguinte, quando o rdio passa a sofrer com o golpe militar. Entretanto, alguns dos radionovelistas, talvez pela proximidade, sem contar o talento, tornaram-se escritores de telenovelas, como Ivani Ribeiro, Janete Clair e Dias Gomes.57 Odette continua a trabalhar em Araguari como professora de piano e a organizar os festivais locais. Em 26 de novembro de 1964, promove o Recital de Piano das Alunas da Professora Odette Machado Alamy, no Clube Recreativo Araguarino, com fim beneficente; e, novamente, em 25 de outubro de 1965, promove outro Recital dos alunos no Clube Recreativo Araguarino em prol do Seminrio Regina Pacis, conforme reportagem de A Gazeta Esportiva:
O salo de festas do Clube Recreativo Araguarino viveu uma grande noitada por ocasio do recital oferecida pelas alunas da professora Odete Machado Alamy, cuja renda reverteu em benefcio do Seminrio Reginas Pacis.O programa muito bem cuidado agradou em cheio seleta assistncia presente que no se cansou de aplaudir aos nmeros apresentados. (So Paulo, 24 de novembro 1965).

Enquanto Ivani Ribeiro teve a telenovela Ambio transmitida pela Excelsior em 1964, e Nelson Rodrigues, com O desconhecido, para a Record no mesmo ano, para Janete Clair no foi to fcil o acesso. Artur Xexo (2005) conta que, na Rede Globo, o grande desafio para o escritor era passar pelo crivo da supervisora Glria Magadan, sendo que a sada desta, marcou o incio do sucesso de Janete Clair, em 1969, com Vu de Noiva e especialmente, em 1970, com Irmos Coragem.

57

75

O ano de 1966 marco na vida de Odette, pois, a fim de permanecer junto aos filhos, ela transfere sua residncia para Belo Horizonte. Entretanto, apesar de no escrever mais para o rdio, ela continua com as atividades profissionais.58 Torna-se professora de Educao Artstica do Colgio Pio XII e do Colgio Imaculada Conceio, e continua lecionando piano por meio de aulas particulares, bem como participando da Academia de Ballet Sarita Andrade, como musicista e escritora, tendo escrito a pea infantil A Princesa e os Ciganos. Na dcada de 1970, segue com trabalhos em prol da msica e da arte especialmente voltada para os alunos da capital mineira. E escreve as peas: Dia das Mes (1973), encenada no Colgio Imaculada, e Dia dos Professores (1973). Em 12 de novembro de 1977, promove a Audio de Piano e Violo dos Alunos da Professora Odette Machado Alamy. Ainda nesse ano, a filha, Maria Beatriz Machado Alamy, lana o livro Folclore: Pesquisas & Msicas, na qual Odette escreve trs textos a seu convite: Pinheiro de Natal; Curupira e Saci-Perer.59 Envolvida com o magistrio, Odette distancia-se de Araguari, que passa a visitar apenas esporadicamente. Em 1983, um acidente automobilstico ocasionou a perda da filha Heloisa, que lhe causou marcas profundas para os anos posteriores. J em 1985, contando setenta e dois anos de idade, comemora, com festas, as bodas de ouro com Joo Alamy Filho.60 Tambm convidada a proferir a Aula Inaugural de instalao do Conservatrio Estadual de Araguari, criado a partir do convnio entre os Poderes Executivos do Municpio e do Estado, por meio da Secretaria de Educao do Estado de Minas Gerais, que ocorreu em 18 de abril do referido ano, com a presena de autoridades do governo estadual e da

58 Joo Alamy Filho conta, em entrevista ao Jornal de Minas de 10 de agosto de 1975, que Odette parou de escrever para a rdio depois que mudaram para Belo Horizonte em 1966. Contudo, no se obteve registro de suas radionovelas no perodo posterior a fevereiro de 1962. 59 A obra de Maria Beatriz Machado Alamy foi reeditada em 2006, na qual incluiu um CD com setenta msicas folclricas e partituras. Na primeira edio, teve uma boa aceitao da crtica, com cartas de Geraldo Frana de Lima, Carlos Drummond de Andrade e Rubens Falco e reportagens publicadas pelos jornais. 60 Dirio de Minas, Belo Horizonte, 19 de maro de 1985, p. 8, onde consta ainda que Odette continuava lecionando piano.

76

sociedade araguarina, conforme as notcias de jornais. Ainda na dcada de 80, em 1987, promove audio de piano de seus alunos no ICBEU- Instituto Brasil EUA em Belo Horizonte, na qual tambm participa tocando. Em 22 de novembro de 1990 retorna ao Conservatrio Estadual de Msica de Araguari para participar do recital com duas pianistas: Leila Vasconcelos de Andrade Gomes e, sua filha, Maria Beatriz Machado Alamy, oportunidade em que foi tambm homenageada. Em meio a variadas homenagens de reconhecimento e convites para participaes, Odette, em 1993, depara-se com a difcil perda de Joo Alamy Filho, que faleceu no ms de novembro. Sem seu companheiro de longa data, Odette passa ento a contar com o apoio dos quatro filhos e dos netos. Outra homenagem lhe dirigida pelo Municpio de Araguari pelo Dia Internacional da Mulher no ano 1995, atravs da Prefeitura em parceria com o Arquivo Pblico Municipal e Secretaria de Educao e Cultura, com a criao da Cartilha das Mulheres de Araguari, composta dos nomes das mulheres que contriburam para o desenvolvimento da cidade. Ainda na dcada de 90, diante do programa Voc Decide da Rede Globo, ela, querendo retomar a vida de escritora, escreveu trs episdios, dos quais apenas um se encontra no arquivo da famlia, A Mo Reveladora, que foi enviado emissora, conforme consta da carta que o acompanha. No final dos anos 90, Odette foi acometida de um acidente vascular cerebral, que diminuiu suas atividades, afetando, inclusive, seu desempenho ao piano, uma vez que s podia tocar com uma das mos, o que mesmo assim fazia. Em decorrncia de novo AVC, aps internamento, em 25 de maio de 1999, veio a falecer em Belo Horizonte. Concluia-se, assim, uma trajetria marcada por muita dedicao e doao ao ofcio de professora e musicista, bem como da esposa companheira e me que proporcionou um lar estruturado, alegre e sempre pontuado pela msica. Como escritora e, especialmente como

77

radionovelista, seu talento emerge numa fuso constante com seus conhecimentos artsticos e musicais. O domnio da arte de escrever radionovelas revelada em cada uma de suas novelas, no cuidado com as personagens, na construo dos cenrios, dos captulos - pontochave de um bom folhetim-melodrama -, como de toda a trama.

78

CAPTULO III

DUAS RADIONOVELAS, DUAS HISTRIAS ENVOLVENTES: O Passado Voltou e O Pecado de Margareth

Quando eu era criana no havia televiso. Mas havia o radioteatro. Minha av colava o ouvido no rdio: as novelas arrancavam suspiros e lgrimas. Criavam uma dependncia terrvel como txico. Escravizavam a famlia a horrios sagrados. (Fernando Peixoto. Descobrindo o que j estava descoberto. In: Introduo pea radiofnica. 1980.)

Radioatores - google.com.br/imagens

LUCIA: (desprezo) Esta jovem deve ler muito romance de Dely! Sente-se uma herona sofredora, est colocando-se como figura central de todo este drama! Imagine, em pleno sculo vinte, uma jovem desaparece apenas porque foi infeliz no seu primeiro amor! Ora, no foi feliz neste, arranje outro! Ser que pretende sofrer a vida inteira? (Lcia em O Passado Voltou.)

79

Duas radionovelas: O Passado Voltou e O Pecado de Margareth

A produo novelstica de Odette Machado Alamy intensifica-se na segunda metade dos anos 50, culminando com uma srie de novelas no incio dos anos 60. Em 1959, ela j possua um espao exclusivo na Rdio So Paulo, que era o horrio nobre das 20 horas, s segundas, quartas e sextas-feiras. Nele, em 18 de abril de 1960, ia ao ar a radionovela O Passado Voltou e, em 31 de maro de 1961, iniciava-se O Pecado de Margareth. O trabalho era incessante, por isso as duas radionovelas foram intermediadas por outras que tambm foram ao ar pela mesma rdio quase no mesmo perodo. Como j foi dito, as radionovelas tinham, poca, uma durao em mdia de trs meses, sendo que algumas poderiam ultrapassar um pouco mais essa marca, como foi o caso das radionovelas aqui citadas, que, coincidentemente, so estruturadas em quarenta e um captulos. Ambas tambm foram radiofonizadas com a atuao de dois grandes atores: Snia Regina e Waldemar Ciglioni, que, por terem participado de outras novelas da autora, j estavam habituados ao seu estilo, apesar delas conterem temas e tcnicas diferentes. Alis, essa diversidade de temas e tcnicas constitui caracterstica esttica da obra de Odette, possibilitando a manuteno de um pblico-ouvinte fiel, e contribuindo para tornar a radionovela um gnero autnomo. As duas obras da escritora, que foram escolhidas, possibilitam demonstrar esse carter autonmico e sui generis da radionovela, e seu espao na produo artstica e literria brasileira, historicamente situada nos anos de ouro do rdio. Se as influncias provenientes do romance-folhetim e do melodrama so nelas observadas, por outro lado, no h como negar que o gnero se abra como uma nova possibilidade esttica no sculo XX diante do rdio como veculo de comunicao. o que se ver a seguir.

80

A estrutura das radionovelas

O autor de radionovela pea fundamental para o encantamento dos ouvintes, uma vez que ele quem, alm de escrever a trama, indica as msicas e os sons que sero reproduzidos durante a radiofonizao. Essa indicao dos efeitos sonoros, assim como do comportamento sugeridos para as personagens, possibilita sua construo, e a dos cenrios em que a narrativa se desenvolve. Como o gnero no possui um palco real para acontecer, ele necessita da construo interior que cada indivduo vai realizar, dentro de si, mas que foi indicada textualmente pelo escritor e transmitida pelo rdio. Horst Scheffner, ao citar os estudos de Erwin Wickert, afirma que: O palco sobre o qual transcorre a pea radiofnica to amplo como a imaginao do ouvinte. (1980, p. 131). No h, pois, a imagem pronta e acabada como na televiso, nem to pouco o palco do teatro, em que o pblico v sua frente o cenrio, os figurinos, a maquilagem, as personagens, a expresso facial e corporal. Ao contrrio, nas radionovelas, a imagem idealizada em cada ouvinte vai partir desse aspecto sensvel que s o rdio capaz de promover. E a competente construo de cenrios, personagens e aes pode ser constatada nas radionovelas de Odette Machado Alamy. Em O Passado Voltou e em O Pecado de Margareth tais habilidades podem ser observadas, principalmente porque as novelas possuem semelhanas estruturais. Do ponto de vista tcnico, a primeira caracterstica diz respeito apresentao das personagens sem a indicao inicial de quais tomaro parte na obra, ou seja, sem uma lista inicial, como aparece nas peas teatrais e em outras radionovelas da autora, como Rene, a ladra; A Mesma Cano; e O Destino e Trs Mulheres.61 As personagens so construdas a partir dos dilogos e das indicaes que orientam a tcnica e, especialmente, os
Nessas radionovelas, antes do Captulo I, apontam-se as personagens com suas caractersticas principais e uma sntese dos enredos. Por outro lado, no foi possvel constatar se as radionovelas, poca, realizavam a apresentao das personagens por meio de veiculao de propagandas antes do incio do primeiro captulo, como
61

81

atores no decorrer da narrativa. radionovelista, cabia indicar, no texto, o tom, as pausas, os sentimentos e as emoes de cada personagem. No primeiro captulo de O Passado Voltou, em um trecho do dilogo entre Margarida e o marido, Antnio, possvel conferir o que foi dito:

(...) MARGARIDA (temerosa) Antnio, voc fala na morte, assim...com tanta frieza... bem sabe que eu tenho medo...e sinto terror quando penso nela: levou-me to cedo os entes queridos que me deram a vida. Querido Antnio, eu tenho medo da morte, mas, quero morrer primeiro, porque sei que voc mais necessrio aos rapazes do que eu. (enrgico) Margarida! Ser que agora, depois de ter sido durante anos a esposa perfeita, vai tornar-se igual s outras? Teimosa e... (rindo) De vez em quando voc precisa saber que eu tenho gnio, ouviu? (srio) Estou ouvindo, mas, no facilite. Est bem, aceito o conselho. (t) Sabe quem esteve hoje, aqui em casa e vem pedir-me um favor? Confesso-lhe que fiquei surpreendida. Diga logo, porque est na hora de percorrer o campo que foi arado hoje. Pois ento, v. O assunto bem complicado e extenso. Quando voltar conversaremos, mesmo porque tem de ser estudado com cuidado para ser bem resolvido. (...) (O Passado Voltou. Cap. I. 1960)

ANTNIO

MARGARIDA ANTNIO MARGARIDA

ANTNIO MARGARIDA

As reaes das personagens so apontadas no texto, e o momento do riso, do temor, de falar srio ou enrgico, so colocados entre parnteses, assim como a necessidade de mudana de tom (t), para que o ator pudesse preparar-se para dizer a prxima frase, ou fazer uma pausa,

hoje o fazem as telenovelas, quando, estas, em semanas que antecedem a abertura da novela, fazem a apresentao dos atores com respectivos personagens e algumas caractersticas principais.

82

que indicada com recurso semelhante (p), como no dilogo abaixo, ainda no primeiro captulo:

(...) CARLOS MARGARIDA Ento Eliana vai ficar conosco? Ser timo, no acha, mame? Ela to encantadora. Sim, ser um prazer a sua companhia e para ela isto vai significar muito. Ter por pouco tempo, verdade, um verdadeiro lar e eu desejo ser para ela, uma amiga em que ela possa confiar. Tenho me preocupado muito com o seu futuro. O velho Joo nada poder fazer por ela a no ser que descubra... (p) (curioso) Mame, por que interrompeu? Que vai o velho Joo descobrir? A senhora falou-me na viagem que ele ir fazer, que h em tudo isto? Por enquanto nada lhe posso dizer, pois o segredo no me pertence. Mas, se tudo correr bem, Eliana ter o seu futuro assegurado. (...) (O Passado Voltou. Cap. I. 1960)

CARLOS

MARGARIDA

No texto, as indicaes das personagens orientam a atuao dos atores, pois estes contam apenas com as oscilaes de suas vozes para despertar as sensaes e emoes nos ouvintes. Essa orientao de comportamento da personagem, como Carlos, no trecho acima, que devia ter uma conduta curiosa, apresenta-se expressa no texto, ultrapassando a funo do escritor que passa a ter, tambm, o papel de diretor de cena. As marcas textuais so fundamentais tambm para a sonoplastia ou tcnica, no que se refere ao cenrio, como em O Pecado de Margareth:

TCNICA IVONE VALTER IVONE

AMBIENTE DE FESTA MSICA SUAVE E ento? No to difcil como voc supunha, no? Veja, todos so amveis e educados! Tem razo, Ivone. Voc...quer danar? Naturalmente. Temos to poucas ocasies para isto!

83

TCNICA IVONE

FOX LENTO ENQUANTO CONVERSAM (suspira) Eu j estava precisando divertir-me. Os ltimos acontecimentos deixaram-me to aborrecida. Fui visitar Miss Simpson, ela no quis receber-me... Apesar de conhecer o seu temperamento, no posso deixar de lamentar a sua sorte. Ela, que foi to m para com Margareth...ver-se colocada na mesma situao! (O Pecado de Margareth.Cap. XXIII. 1961)

VALTER

O cenrio da festa construdo por meio dos sons, da msica e dos dilogos, e o ambiente festivo sugerido a partir do rudo que se encontra indicado como ambiente de festa msica suave, que ser produzido, no momento da transmisso, pela tcnica. Igualmente a msica, um fox, demonstra que o casal j estava no meio do salo. Essa construo do cenrio sugerida ao ouvinte tambm do dilogo com o jornaleiro, pois, quando o mesmo anuncia a manchete, o studio realiza a produo dos rudos de buzina, vozes e movimento de rua. Em ambas as cenas, o cenrio encontra seu palco na mente do ouvinte, pois o que se tem a fora associativa criada a partir dos sons e das palavras. A msica e o dilogo entre as personagens vo permitir imaginar o salo de festa e as personagens vestidas com figurinos especialmente escolhidos para a ocasio. Da mesma forma, na cena do jornaleiro, no incio do primeiro captulo de O Pecado de Margareth, a buzina, as vozes e o movimento de rua, sugerem que a narrativa se desenvolva em uma rua urbana movimentada, ainda que as cores e as formas desses cenrios faam parte individualmente da imaginao do ouvinte. Para fomentar a imaginao dos ouvintes, as radionovelas utilizavam-se da tcnica e do studio, como tambm do contra-regra, que compem o trabalho de sonoplastia. Vejamos uma cena do Tribunal do Jri em O Pecado de Margareth:

84

(...) STUDIO UMA VOZ C/REGRA JUIZ SESSO DO JRI - RUMOR DISCRETO-TRS PANCADAS SILNCIO ABSOLUTO (solene) o Juiz Ferreira que funcionar neste julgamento acaba de tomar o seu lugar neste tribunal. MOVIMENTO DE PESSOAS QUE SE LEVANTAMTRS PANCADAS - SENTAM-SE - SILNCIO Em nome da lei, consinto-vos a examinar a acusao que pesa sobre a r sem dios ou simpatias, mas, com a retido e a imparcialidade necessrias, para que o vosso julgamento traduza a vossa coragem pela verdade e zelo pela justia, tal como a sociedade espera de ns! MURMRIO DE ASSISTNCIA Levante-se a r! (pausa) Margareth da Silva, levante-se! (inquieto) Ela parece no ouvir! O peso deste crime grande demais para ela! (severo) Levante-se a r, Margareth da Silva para o interrogatrio preliminar! (baixinho) Veja, senhorita, o guarda fora-a a levantar-se! Seu nome? (pausa) Sua idade? (pausa) Sua profisso? (pausa) Solteira ou casada? (pausa) Onde mora? Tem advogado? (silncio) Pode sentar-se. Ante o seu silncio, nomeio-lha defensor o Dr. Matos convidando-o tambm a ocupar o seu lugar. Perfeitamente, Meritssimo Juiz. PASSOS- CADEIRA AFASTADA COMO SE ALGUM ESTIVESSE SE SENTANDO A r acusada de ter assassinado o seu filho, recm nascido, na noite do dia 20 de janeiro passado. Feito o inqurito policial, do mesmo consta o Auto de Corpo de Delito, que a criana faleceu em conseqncia de parto prematuro e asfixia. MURMRIO NA ASSISTNCIA Silncio! (pausa) Que diz a r em seu favor? (pausa) Bem... ouviremos ento a primeira testemunha, seu padrasto, Jos da Silva! TRS PANCADAS (solene) A Justia chamando Jos da Silva para prestar declaraes nesse Tribunal. MURMRIO NA ASSISTNCIA

TCNICA JUIZ VALTER IVONE JUIZ VALTER JUIZ

MATOS C/ REGRA JUIZ

STUDIO JUIZ

C/ REGRA VOZ TCNICA

85

VALTER IVONE VALTER

(baixinho) O padrasto de Margareth um bbado e irresponsvel! So amigos, o padrasto e ela? Se ela dava-lhe dinheiro para cerveja, tudo ia bem, do contrrio, a vida transformava-se em um inferno! Veja, ele j se encontra no banco das testemunhas! Seu nome? (cnico) Jos da Silva, vulgo, Z Barril! RISOS NA ASSISTNCIA - TRS PANCADAS NA MESA (alto) Silncio. (normal) testemunha limite-se apenas a responder o que lhe for perguntado. Perfeitamente, Excelncia. Quais so as suas relaes com a acusada. Sou seu padrasto e confesso-me envergonhado deste parentesco! (baixinho) Miservel! Acalme-se, por favor. Suas aptides pessoais no interessam, a este Tribunal. Apenas os fatos, Sr. Jos da Silva! O senhor casado com a me da acusada? Sou agora o seu vivo, e dou graas a Deus que a minha Rosa tenha morrido antes de passar pela vergonha de ter uma filha assassina! (...) ( O Pecado de Margareth. Cap. III. 1961)

JUIZ Z BARRIL STUDIO JUIZ Z BARRIL JUIZ Z BARRIL VALTER IVONE JUIZ

Z BARRIL

Nesse trecho, os trs elementos da sonoplastia encontram-se presentes: tcnica, studio e o contra-regra, e a dinmica da cena realiza-se por meio da articulao deles. O studio e a tcnica compreendem a produo de msicas de abertura e corte de cenas e sons de estdio, enquanto que ao contra-regra compete a produo de rudos e sons artesanais, que vm demonstrar os movimentos em cena, principalmente de personagens e, conseqentemente, em colaborar com a composio do cenrio. No trecho citado, o movimento de pessoas - os jurados -, as pancadas do juiz mesa, o movimento da cadeira na qual o advogado da r ir

86

sentar-se, so sons produzidos especialmente pelo c/regra, dando realidade com a sensao de aes dentro do cenrio. Por meio desses efeitos, era possvel imaginar, portanto, o cenrio completo do Tribunal do Jri, com o lugar para a r, as testemunhas, o advogado, o Juiz, os jurados e o pblico presente. Os mobilirios, os adereos, at a sua disposio espacial, partem desses sons, indicados pela escritora e representados pelos profissionais competentes. A radionovela, para suscitar a imaginao, tinha que vincular-se tambm ao conhecimento geral das pessoas sobre alguns tipos, como o juiz, o bbado, o prisioneiro, que j trazem consigo, como afirma Scheffner (1980), citando Kolb, uma imagem espacial. No exemplo acima, o cenrio do Tribunal do Jri, com juiz, jurados, r, advogado, constitui parte do imaginrio dos ouvintes, que, com as trs pancadas produzidas, aps um rumor discreto, torna-se rapidamente identificado. por isso que as radionovelas necessitam ter, em si, cenrios, cenas e personagens, previamente conhecidos do ouvinte, pois elas trabalham com o que mais facilmente perceptvel por cada um, diferentemente da telenovela ou do cinema, em que a complexidade do cenrio, ou um cenrio inovador, ficam vista do espectador, que pode apreci-lo de maneira plstica. Alis, essa complexidade e, muitas vezes, a inovao plstica, que vo fazer o diferencial nesses meios de comunicao. A cena do Jri completa-se com os dilogos das personagens, mediante a descrio de movimentos e aes, que somente fazem sentido em uma transmisso pelo rdio. No trecho, as participaes das personagens Valter e Ivone so fundamentais, pois eles, como espectadores no tribunal, tambm narram os acontecimentos. Valter fala a Ivone que Margareth no estava ouvindo o chamado para o incio do Jri e que o guarda fora-a a levantar-se. Ele tambm confirma que o padrasto ser uma das testemunhas do caso, pois se encontra no banco das testemunhas. Em uma telenovela, por exemplo, seria apenas mostrada

87

a imagem, sem a necessidade de descrev-la. O dilogo, em conjunto com as falas das outras personagens e a atuao da sonoplastia, permite construir a cena na radionovela. Esse efeito na construo da cena pode ser percebido no trecho do captulo XXIII de O Passado Voltou:

TCNICA JUVENCIO TCNICA JUVENCIO MATIAS JUVENCIO MATIAS JUVENCIO MATIAS C/REGRA TCNICA C/REGRA TCNICA MATIAS CARLOS MATIAS CARLOS

RUDO DE AUTOMVEL AO LONGE VAI SE APROXIMANDO. ORGO AO LONGE Um carro est chegando, quem ser? CARRO CHEGA PARA MOVIMENTO DE PORTA (surpreso) Mas no o seu Matias! (chegando) Sim, sou eu mesmo, de que se admira? O senhor vem sempre de charrete e agora...aparece todo elegante de automvel! Eu estava com pressa, pedi o carro emprestado. (pausa) Vejo que Carlos j chegou... Sim, mas vai ficar s at depois de amanh. Quer que eu v cham-lo? No preciso. Eu irei at l. PASSOS PELA CASA MSICA SE APROXIMANDO PORTA ABRE MSICA FORTE Ol, Carlos, como vai? Bem. Desculpa-me se no paro de tocar, mas, sentia tanta falta desta MSICA! V falando... Por que voltou? No vai continuar os estudos? Vou. Vim apenas buscar dinheiro. (...) (O Passado Voltou.Cap. XXIII. 1960)

O jogo articulado entre tcnica e contra-regra produz a passagem de cena e d realismo construo do cenrio. Matias aproxima-se de Juvncio e segue pela casa, com a

88

participao do contra-regra, que reproduz os referidos passos. Na seqncia, a tcnica tem papel fundamental por proporcionar ao ouvinte o movimento realizado pela personagem que se aproxima, paulatinamente, do lugar onde se encontra Carlos, anunciado pela msica, articulada novamente pelo contra-regra, que promove o rudo de abertura da porta e torna a msica forte e presente, possibilitando criar a imagem de que Matias, enfim, chega ao local em que Carlos est. Os rudos e as msicas conseguem, na radionovela, proporcionar ao ouvinte essa construo de cena e cenrio, articulada com as falas das personagens, que no texto podem ser identificados por meio da tcnica, do studio e do c/regra. Os dois primeiros bem semelhantes, e o segundo com participao ao vivo e vinculada ao movimento da personagem. Eles podem apresentar-se tambm de forma articulada, proporcionando uma interessante composio, como exemplificada acima. O papel da sonoplastia continua marcante na articulao de todas as cenas. Isso porque as radionovelas, assim como as atuais telenovelas, possuem um grande dinamismo, que especialmente decorrente da diviso do captulo dirio em vrias cenas, que se interrelacionam. A ttulo de exemplo, em O Passado Voltou, o captulo III contm nove cenas com personagens diferentes e passagens de cenas que se do de forma variada, mas sempre articuladas por meio da msica e de rudos, como no trecho:
TCNICA ANTNIO MATIAS ARPEJO E por este motivo desejo fazer logo o meu testamento. Voc me compreende, no verdade? (nervoso) Compreendo... mas necessrio que eu v vila buscar os papis. Irei agora e amanh bem cedo aqui estarei. Est bem, v, mas no se esquea, amanh bem cedo. Mandarei busc-lo. Perfeitamente, sr. Antnio. ARPEJO J se vai, sr. Matias?

ANTNIO MATIAS TCNICA MARGARIDA

89

MATIAS MARGARIDA MATIAS

Sim, dona Margarida, amanh voltarei para cumprir a ordem do sr. Antnio. (desapontada) Quer dizer que hoje no foi possvel...mas, o senhor poderia t-lo feito, no? (irnico) Compreendo a sua pressa, mas...no trouxe os papis necessrios para isto e tambm ser preciso duas testemunhas. (horrorizada) Testemunhas? Mas ento... Tranquilize-se minha senhora. Elas no conhecero o teor do testamento, apenas assinaro onde eu indicar. (nervosa) O senhor est diferente... j sabe de tudo, no verdade. Desculpe-me, dona Margarida, este um assunto que, por muitas razes, no desejo conversar com a senhora. Com certeza uma mulher pode falar daquilo que interessa a seu marido e a seus filhos. No propriamente. H uma lei que probe o nome de me uma jovem que... (altiva) Ento esta lei cruel, desumana. No fui eu quem fiz. J vem de sculos atrs e a senhora no ignora. (chegando) Como est o papai? Venho de l, est bem melhor, alis, melhor do que eu esperava. Que quer dizer, senhor Matias? Nada. (t) At amanh, senhora. (nervosa) At amanh. (aflita) Onde vai, Carlos? No quer fazer companhia a seu pai? (rindo/ cnico) No se preocupe com ele, dona Margarida. Talvez eu lhe pea que v comigo at o cartrio da vila. Boa noite. Voltarei logo, mame, procure descansar, Eliana ficar com papai. (nervosa) No se demore. AMBIENTE NOTURNO DE FAZENDA Que bela noite, prpria para o amor. E vejo que seu irmo sabe aproveit-la bem. (curioso) Murilo? Por qu? (...) (O Passado Voltou. Cap. III. 1960)

MARGARIDA MATIAS MARGARIDA MATIAS MARGARIDA MATIAS MARGARIDA MATIAS CARLOS MATIAS CARLOS MATIAS MARGARIDA MATIAS

CARLOS MARGARIDA TCNICA MATIAS CARLOS

90

Nas cenas transcritas, a passagem d-se por meio da tcnica que insere um som ou uma msica. No caso especfico, o arpejo tradicionalmente caracteriza essa passagem, que pode ser feita tambm pela indicao da transio musical. O ambiente noturno da fazenda insere outra cena em conexo com a anterior, mas que se realiza no ambiente externo. Vejamos outro exemplo no mesmo captulo:

TCNICA C/REGRA ELIANA TCNICA CARLOS ELIANA CARLOS ELIANA TCNICA MARGARIDA MURILO MATIAS MARGARIDA

RGO TOCANDO JESUS ALEGRIA DOS HOMENS PORTA ABRINDO COM FORA. PASSOS FORTES (aflita) Carlos...Carlos... MSICA INTERROMPE DE REPENTE (assustado) Eliana, o que aconteceu? (aflita) Seu pai...est doente...sua me quer que voc v chamar o mdico. Papai! Irei imediatamente, s buscar o palet. Mande Juvncio selar o cavalo. Num instante. TRANSIO MUSICAL Ele agora est dormindo. Murilo, leve o senhor Matias para tomar um caf. Eu ficarei aqui. Est bem. Vamos, senhor Matias. Esperarei l na sala at que a senhora me chame, dona Margarida. O senhor muito bondoso, agradecida. (...) (O Passado Voltou. Cap. III. 1960)

Nesse trecho, a passagem de cena foi feita por meio da transio musical, mas tambm por meio da msica, Jesus Alegria dos Homens, ambas realizadas pela tcnica, que, assim como o studio, representa a sonoplastia. No caso especfico, a msica indicada como o som que reproduz o ambiente noturno da fazenda - contribui concomitantemente para instaurar o cenrio desejado na radionovela, enquanto o arpejo e a transio musical

91

representam um corte seco na cena e a passagem para outro ambiente, em que se privilegia o dilogo. Esse corte e passagem de cena fazem-se essencialmente com o som, que vem indicar ao ouvinte a delimitao da cena e torna-se indispensvel para que este identifique tal mudana:
Este processo praticamente equilibrista da recriao lingstica permanente de um mundo existente apenas na fantasia, fica mais claro quando ocorre a assim chamada fuso de cena ou o corte, nas tcnicas de passagem de uma cena para outra que so usuais hoje em dia em muitos gneros artsticos, e tambm na pea radiofnica. (SCHEFFNER, 1980, p. 135).

As passagens e cortes de cenas nas radionovelas, indicadas textualmente e representadas de maneira sonoplstica, certamente inspiraram as telenovelas, que, hoje, seguem esse formato, no apenas utilizando as msicas e os efeitos sonoros, mas, especialmente, as imagens, sendo muito comum o uso de paisagens, como do Rio de Janeiro, So Paulo, bem como de lugares, filmados externamente, ou de um prdio, um hospital, uma escola, para indicar o palco da cena que ser transmitida aos telespectadores. De outra forma, a passagem de cena pode ser realizada tambm de maneira mais seca, com um corte de imagem, e j com a entrada de dilogos entre as personagens, nos mesmos moldes das novelas do rdio, quando se estava diante do arpejo. Quanto propriamente ao aspecto literrio, o corte de cenas e especialmente o corte de captulo tornam-se a chave de qualquer radionovela que tem sua origem no romance-folhetim, ou no denominado folhetim tout court. Com as mesmas caractersticas desse, as radionovelas de Odette so condensadas dessa tcnica prpria dos folhetins. O corte de captulos tem seu momento certo para acontecer, o que permite deixar sempre o suspense no ar e preservar a frmula continua amanh. Como ocorre j no primeiro captulo da trama O Pecado de Margareth, em que o suspense prevalece no dilogo entre Marcelo, o promotor de justia e Ivone, sua noiva, ao falarem sobre o caso Margareth ao final do captulo:

92

(...) IVONE Ser o mais sensacional julgamento destes ltimos tempos! (terna) Voc... est preocupado... por ela? Acha... que ela poder ser inocente? No, Ivone. Acho que Margareth culpada, pois, temos uma testemunha ocular. At hoje, pela manh eu estava confiante, satisfeito, depois... bastaram algumas palavras de papai, para desnortear-me... passei o dia inquieto... reli o processo...as declaraes da testemunha... no pode haver engano... ela culpada. Ento, Marcelo, porque preocupar-se? A opinio popular toda contra a jovem... (nervoso) Sim, eu sei. Ela no tem uma s pessoa a seu favor... triste, no acha? Mas tem advogado para sua defesa, no? Sim, mas foi nomeado pelo governo. Ela no pronunciou uma s palavra desde que foi presa e duvido que o seu advogado tenha conseguido qualquer elemento para sua defesa. Pobrezinha! No posso compreender como uma pessoa to jovem tenha praticado um crime to brbaro: matar seu prprio filho! inacreditvel! verdade... mas existem pessoas assim. E...o pai da criana, quem ? Ningum o sabe e ela no quis dizer. Ela no tinha namorados? Parece que sim, mas no ele o sedutor... Ento, ela no quis revelar quem o culpado... sim, Marcelo, este homem que se esconde no anonimato o maior culpado deste crime e a jovem est sendo leal um miservel! Seu gesto nobre, corajoso, e s este fato poderia convencer os jurados a serem menos rigorosos, no acha, meu querido? (terno) Sim, se todos possussem a bondade que voc traz no corao... Infelizmente, apesar de nada dizer, a r culpada, pois, para melhor fazer a acusao, mandei que se fizesse o exame mdico e... ENCERRA

MARCELO

IVONE MARCELO IVONE MARCELO

IVONE

MARCELO IVONE MARCELO IVONE MARCELO IVONE

MARCELO

TCNICA

(O Pecado de Margareth. Cap. I. 1961).

93

O encerramento se d sem que o pblico saiba sobre o exame, levando-o ao prximo captulo, na qual a cena de abertura continua com o dilogo entre Marcelo e Ivone. O mesmo ocorre em O Passado Voltou em seus captulos, como exemplo, o final do captulo II:

MURILO MATIAS MARGARIDA MURILO MARGARIDA ELIANA MURILO MARGARIDA C/REGRA MARGARIDA ANTNIO MARGARIDA TCNICA

(chegando) Ora viva, senhor Matias, como vai? Veio respirar um pouco de ar puro? No propriamente, mas, j que estou aqui posso aproveitar, no mesmo? Seu pai no vem para o lanche? Sim. Ficou dando umas ordens ao Juvncio, mas vir logo. E o lanche de hoje a prova de fogo de Eliana. (acanhada) Dona Margarida, por favor. (terno) No me diga que est corando, Eliana. Ela preparou o lanche e est ansiosa para saber a opinio dos que o provarem. PIGARRO EM PASSOS FORTES A vem Antnio. (alarmada) Que est sentindo, meu querido, est to plido. (fraco) O sol est muito quente, eu... (alarmada) Antnio... Antnio...Murilo, segure-o, est perdendo os sentidos! TEMA DE NOVELA (O Passado Voltou. Cap. II. 1960)

Com o desmaio de Antnio somente no captulo seguinte que se pode verificar o que realmente aconteceu com o personagem. A expectativa cresce durante o captulo e intensificase ao final, mantendo-se o suspense para a continuao da histria. E isso ocorre em todos os captulos das radionovelas, como no final do terceiro:

94

(...) ELIANA MURILO ELIANA (triste) No foi boa idia deixar-me aqui. Que est dizendo, Eliana? No acabou de dizer que est no paraso? J pensou no que ser a minha vida depois de sair daqui? Depois de ter sentido a tranqilidade de um lar, voltar a viver errante, no meio da mata? No se deve dar uma criana um rico brinquedo para depois tom-lo...no choraremos o que nos foi negado, mas, o que nos foi tirado...o que j foi nosso... como nos apegamos s coisas que nos eram desconhecidas at ontem. (pensativo) Haveria um meio... (ansiosa) Qual? apenas uma idia, mas, talvez seja acertada. Hoje nada posso dizer-lhe. Agora vou ao quarto de papai e voc deve recolher-se. (suspira) Est uma noite to bela. (nervoso) Eliana... se eu lhe confessasse... (ansiosa) Que deseja confessar-me, Murilo? TEMA FORTE (O Passado Voltou. Cap. III. 1960).

MURILO ELIANA MURILO

ELIANA MURILO ELIANA TCNICA

O captulo encerra-se com o suspense sobre a confisso de Murilo, retomando na primeira cena do seguinte em que se mantm o mesmo clima:

MURILO

Esta noite, no. Papai est doente, s ele deve ocupar a nossa ateno. V para o seu quarto, Eliana. Durma bem e boa noite. (desapontada) Boa noite, Murilo. ARPEJO

ELIANA TCNICA

(O Passado Voltou. Cap. IV. 1960).

O elemento surpresa o trao iminente que caracteriza o melodrama, no qual, entretanto, no se faz somente com o enredo, mas tambm, com o auxlio do jogo de cenas e do corte de captulos, estabelecendo um mosaico do qual a radionovela emerge. Ivete Huppes

95

afirma: O melodrama faz crescer a importncia do mise-en-scne, como j vimos. No interior dessa lgica, adereos, mobilirio, tambm a troca de ambientes, as interrupes violentas, o movimento intenso so aspectos que ganham destaque. (2000, p. 104). Especialmente na radionovela, inserida nessa fonte melodramtica, a dinmica faz-se presente tanto no elevado nmero de cenas e cortes, que mantm o suspense dentro do prprio captulo e no somente ao final. Na realidade, o desafio da autora consiste em manter no pblico-ouvinte, o elevado grau de expectativa, garantindo, assim, a sua curiosidade para captulo seguinte, que, conseqentemente, tambm estar repleto de surpresas, fomentadoras dessa narrativa labirntica e articulada. Outro elemento que vem contribuir para aumentar a curiosidade dos ouvintes, prendendo-se ao aspecto literrio das duas obras, diz respeito revelao paulatina das personagens nas histrias, sem a necessidade de um narrador. Em O Passado Voltou, o dilogo inicial entre Margarida e Antnio vai apresentando as demais personagens, como Carlos, Murilo, Joo e Eliana, por meio de comentrios que fazem acerca de suas personalidades, aes e passado. Em O Pecado de Margareth, tambm sem a presena de um narrador, essa apresentao ocorre de maneira mais complexa. O primeiro captulo iniciado com a fala do jornaleiro que, aps anunciar a manchete do dia, dialoga com a personagem Valter:

JORNALEIRO

(gritando) Ser julgada amanh a comerciaria assassina! ltima edio! Comprem depressa! Sensacionais

revelaes do promotor! STUDIO MOVIMENTO DE RUA/BUZINA/VOZES Depressa, quero um exemplar.

UMA VOZ APRESSADA VOZ

Fique com o troco, garoto.

96

JORNALEIRO

Obrigado!

(gritando)

Leiam

as

ltimas

sobre

comerciaria que assassinou o prprio filho! (baixo) s ordens, cavalheiro, quer o jornal? VALTER Sim, d-me um. Aqui est o dinheiro. (...) (O Pecado de Margareth. Cap. I. 1961)

Ao contrrio do que ocorre em Rene, a ladra, em que a autora utiliza do narrador para fazer a apresentao das personagens, do tempo e do cenrio em que a trama se desenvolve; nas obras escolhidas, a apresentao das personagens, atravs de dilogos, permite deixar mais livre percepo do ouvinte a compreenso da personagem, de antemo, deduzindo se seria, por exemplo, boa ou m, uma vez, que, no esteio do melodrama, essa polarizao entre o bem e o mal tambm seu elemento intrnseco. A estratgia escolhida demonstra a sofisticao da narrativa, pois afasta o narrador, visto por Horst Scheffner (1980) como um meio auxiliar da narrativa, que muitas vezes atua de forma a direcionar fortemente a imaginao do ouvinte. Nas novelas acima, a estratgia acaba por aguar mais os ouvintes, uma vez que no existe um narrador onisciente, que domina a trama e conhece as aes, mas no desenrolar da prpria histria que, paulatinamente, elas vo se dando a conhecer. Do mesmo modo, pode-se perceber tal estratgia em grande parte das telenovelas atuais, quando as personagens vo se apresentando no decorrer da trama, suscitando a curiosidade do pblico para as suas caractersticas, de modo a tentar encaix-las num dos grupos, o dos bons ou o dos maus. Essa fora da palavra escrita permitir construir a personagem e personific-la no exato momento da cena, como demonstra Scheffner diante das reflexes de Heinz Schwitzke:
(...) e digamos que o autor da pea radiofnica s pode fazer falar as personagens por ele criadas, nada podendo emendar ou comentar. por este motivo, estas personagens no precisam apenas despertar na fantasia do ouvinte apenas a ao propriamente dita, mas ao mesmo tempo, tambm, a sua prpria presena enquanto personagem, o seu meio e os seus interlocutores tudo atravs de suas palavras e de suas rplicas nos dilogos. (1980, p. 134-135).

97

no dilogo que a personagem se mostra e se delineia. No h como a autora fazer intervenes diretas no texto no sentido de exibir um comentrio a respeito de uma ou outra personagem, pois so os dilogos que permitem essa revelao, no somente acompanhada de aes, mas principalmente de momentos de reflexes, assim como do tom utilizado nos mesmos. Isso demonstra a complexidade do trabalho da novelista na composio da personagem que vai revelar-se tanto nas aes quanto no tom de suas falas, que so indicados previamente no texto e mostrados ao pblico somente durante a irradiao. Como exemplo, logo incio do captulo VI, de O Passado Voltou, pode-se perceber essa construo das personagens por meio dos dilogos, com nfase em seus tons indicados textualmente:
(...) ANTNIO MATIAS ANTNIO MARGARIDA ANTNIO MARGARIDA Ento esta a cilada, Matias? Posso saber, se alm do dinheiro quer mais alguma coisa? Quem sabe... depende do ajuste que vamos fazer, senhor Antnio. (indignado) Ajuste, nenhum, Matias. Saia desta casa, imediatamente! (chegando assustada) Antnio, que aconteceu? este miservel que chegou a ameaar-me...imagine, se no lhe dermos o que quer... contar ao Carlos que... (desesperada) Pelo amor de Deus, Antnio, no se exalte, o mdico recomendou-lhe calma. (t) Senhor Matias, porque deseja ser to mau? Por acaso lhe fizemos mal? Porque trazer a infelicidade a este lar que sempre o acolheu como amigo? (maldoso) Existem coisas melhores do que amizade, dona Margarida. O dinheiro, por exemplo...eu sempre tive uma vida difcil o senhor Antnio sempre teve tudo o que desejou, natural que eu queira melhorar, no acham ? Um invejoso!... Talvez, mas, deixemos de palavras inteis. O que desejo o seguinte: SOLO DE ORGO / MSICA PESADA ENQUANTO CARLOS FALA

MATIAS

ANTNIO MATIAS TCNICA

(O Passado Voltou. Cap. VI. 1960)

98

O trecho acima revela que as personagens so frutos dos dilogos e das rplicas, nos quais o tom e a expresso sero externalizados durante a irradiao por meio da voz do radioator ou da radioatriz. No exemplo acima, o dilogo inicial entre Matias e Antnio, e, em seguida, tambm com Margarida, demonstra que Matias ganancioso, que fala com o tom maldoso e deseja dinheiro ao chantagear o casal. So, portanto, os dilogos os maiores colaboradores na construo das personagens, pois no se tem uma imagem descritiva deles. No caso de Odette Alamy, essa revelao de quem quem por meio das palavras escritas, que, no rdio, tomaro a forma oral, nos permite verificar a competncia da autora ao construir uma trama envolvente, com suspense, cenrios e cenas convincentes, e personagens capazes de falarem aos coraes e mentes dos ouvintes. A radionovelista no est somente preocupada com o enredo, mas tambm com a tcnica, que capaz de produzir o efeito desejado, fazendo da radionovela um gnero autnomo que conserva, ainda, os elementos do velho romance-folhetim. O Passado Voltou e O Pecado de Margareth so radionovelas exemplares do gnero que se desenvolveu no Brasil e por toda a Amrica Latina. Nelas se encontram presentes os traos do folhetim e do melodrama, com aspectos particulares ao veculo que vai transmitlas: o rdio. Por outro lado, a alta produo novelstica permite constatar a riqueza desse gnero, atravs da diversidade de temas, bem como de estratgias textuais, sonoras e musicais, capazes de manter a originalidade das obras. Esses aspectos particulares podem ser observados tambm nas duas radionovelas estudadas, como abaixo se ver.

99

Duas tramas, dois tons

O Passado Voltou

Essa radionovela foi ao ar em 1960, no auge da carreira da escritora. Sua estruturao d-se com a apresentao progressiva das personagens no decorrer do desenvolvimento da trama, que podem ser descritas em pequenos agrupamentos: de um lado, a famlia de Antnio e Margarida, com dois filhos: Carlos e Murilo; na fazenda deles, os empregados, Juvncio e Juliano, este capataz. De outro, Joo com sua filha Eliana; Matias, o ambicioso escrivo; lvaro, o pai biolgico de Eliana, e sua governanta D. Teresa. Temos ainda: Henrique, proprietrio de uma fazenda, e sua filha, Lcia, alm de Marcos, o gelogo que trabalhar em sua fazenda. E tambm: o maestro Antonelli; o mdico, Dr. Carvalho; a Madre Superiora; os amigos de Lcia: Saly, Marlene, Hugo e Betinho; o motorista e o padre. O Passado Voltou tem como nfase eventos do passado que se encontram em segredo, mas so retomados por uma srie de acontecimentos atribudos ao destino. A trama inicia-se no ambiente de fazenda, com o pedido de Joo, que um ancio que vive humildemente em uma gruta, pai de Eliana, para que o casal, Margarida e Antnio, cuidem de sua filha at seu retorno, que sai procura do pai biolgico de Eliana e vem a falecer. Nos moldes da estruturao do velho melodrama, o ancio, que vive na pobreza, possui uma filha, que compartilha da mesma condio e ser alvo das maldades. A famlia acolhe essa filha e as aventuras tm incio. Como no poderia deixar de ser no bom romance-folhetim radiofnico, os irmos Murilo e Carlos apaixonam-se por Eliana e vo disputar o seu amor. Entretanto, eles possuem personalidades muito diferentes: Murilo rude e cuida da fazenda, enquanto Carlos estudante de medicina e ama a msica. Antnio, como pai, preocupa-se especialmente com o

100

futuro de Murilo, que no teve estudos, pretendendo deixar para ele a fazenda por meio do testamento, que ser feito pelo escrivo Matias. Esse, ao ficar sabendo de um segredo de Antnio, vai interferir fazendo o papel do antagonista, ou seja: do ser invejoso, calculista, que destri a felicidade dos outros:

TCNICA MATIAS ANTNIO MATIAS

ARPEJO Pronto, s suas ordens, senhor Antnio. Matias, quero fazer o meu testamento. Mas, o senhor no est mal assim. Estivemos conversando com o mdico e ele nos disse que com um pouco de repouso ficar bom... Eu sei...de fato tenho trabalhado muito, mas, h uma coisa urgente que precisa ser resolvida. Matias, o que vou dizerlhe ser como as ltimas palavras de um agonizante. (surpreso) Senhor Antnio! Sim, Matias, vou revelar-lhe um segredo que somente eu e Margarida sabemos. Deste segredo depende a felicidade de algum que nos muito caro e quero que voc jure que jamais o revelar a quem quer que seja. Pode acreditar em mim, senhor Antnio. No fale, quero que voc jure, Matias... (nervoso) Est bem... juro. Agora, escute bem o que vou dizer-lhe... ARPEJO E por este motivo desejo fazer logo o meu testamento. Voc me compreende, no verdade? (nervoso) Compreendo... mas necessrio que eu v vila buscar os papis. Irei agora e amanh bem cedo aqui estarei. Est bem, v, mas no se esquea, amanh bem cedo. Mandarei busc-lo. Perfeitamente, sr. Antnio. ARPEJO (O Passado Voltou. Cap. III. 1960)

ANTNIO

MATIAS ANTNIO

MATIAS ANTNIO MATIAS ANTNIO TCNICA ANTNIO MATIAS

ANTNIO MATIAS TCNICA

101

Nos moldes do romance-folhetim, o trecho demonstra bem o exato momento de fazerse o corte de cena, que recai na revelao do segredo a Matias, mas sem que o pblico o saiba. Da mesma forma, o efeito do corte, incita a curiosidade do ouvinte sobre a existncia de um segredo, bem como contribui para o dinamismo da cena ao dar o efeito da passagem do tempo, pois, aps o arpejo j se recai nos momento finais da cena. O escrivo, por ser ambicioso, trai a confiana de Antnio e utiliza dessa informao com Carlos no mesmo captulo:

MATIAS

Quer dizer que dona Margarida sabe o segredo do velho Joo. Imagine... seria interessante saber at a que ponto se entrelaam as vidas de ambos. No entendo o que est dizendo, Matias. Por que mame teria algo em comum com o velho Joo? Um dia voc saber, Carlos. Diga-me voc gosta muito desta fazenda? No se importa se ela vier a pertencer s a Murilo? Voc se contentaria apenas com o dinheiro que seu pai lhe deixasse? O que papai resolver ser acatado por mim. Fomos educados antiga, no nos revoltamos contra ele. O que fizer, estar sempre bem feito para ns. Se ele cometesse uma injustia contra voc, no reagiria? (altivo) Conheo bastante papai, para saber que ele jamais cometer uma injustia. Ainda mais tratando-se de ns, seus filhos. E agora deixo-o aqui na estrada, passe bem, Matias. (raiva) Veremos... PASSOS AFASTANDO-SE (raiva) Metendo-se a orgulhoso comigo, seu fidalgo de meia pataca. Veremos se continuar com a cabea erguida quando souber do que o senhor Antnio contou-me. Eu jurei, mas de nada valer quando se trata de adquirir uma pequena fortuna. J estou cansado e o cartrio mal d para viver...estou com dois magnficos trunfos na mo. (ri maldoso) Saberei jog-los no momento mais propcio da partida sei que sairei vencedor. Ah... ah... (nervoso) Ser verdade o que Matias desconfia. Ser que Eliana gosta de Murilo? (desprezo) Tambm por ele est bem, pois no tem estudo, um campons. (reagindo) Meu Deus, que estou dizendo? Ser que o veneno j est

CARLOS MATIAS

CARLOS

MATIAS CARLOS

MATIAS C/REGRA MATIAS

CARLOS

102

surtindo o seu efeito? Como posso falar assim de Murilo, que to bom e tem sido meu nico amigo? (p) Matias esteve falando com papai, que lhe disse este para que ele lanasse em meu ntimo, uma terrvel desconfiana? Sempre achei que Murilo era o mais querido...mas, ele sempre viveu aqui junto de papai e mame, nada mais natural que fossem mais amigos. Matias falou em injustia...contra mim. estranho...sinto um peso em meu corao como se uma terrvel desgraa se aproximasse. TCNICA MSICA FORTE E DESAPARECE

(O Passado Voltou. Cap. III. 1960)

Ao saber do segredo do casal, Matias decide tirar proveito financeiro. Para tanto, passa a cooptar Carlos, de personalidade fraca, pois sabe do seu interesse por Eliana, mediante a insinuao de uma injustia que estava por vir com a feitura do testamento em favor de Murilo, o que conduziria a Eliana a casar-se com este. Essa uma cena que revela a construo clssica do melodrama, porque, apesar da polaridade definida, entre bem e mal, o melodrama pode conter personagens imprecisas, que, na realidade, tornam-se aliadas do bloco malfico da trama: Aquela que naturalmente pertence ao bloco positivo, mas, por fora das metas inapropriadas que escolhe juntar-se aos maus e passa a colaborar com eles. (HUPPES, 2000, p. 115). a paixo amorosa o grande motor-propulsor dessa aliana.62 Os monlogos, na seqncia da cena acima, demonstram a inteno das personagens, de modo a conversarem diretamente com o pblico, como mais um dos elementos clssicos do melodrama. No gnero radionovela, esses pensamentos precisam ser demonstrados por meio de falas, individualizadas, uma vez que no h produo de imagens. No caso de Carlos, sua fala traz mais um elemento tpico que o pressgio, como estratgia para informar, precaver e envolver o ouvinte.

No captulo XXVII, encontramos a seguinte fala de Carlos ao maestro Antonelli que vem, novamente, caracterizar a duplicidade dessa personagem: (...)Voc acha, Antonelli, que o mal e o bem residem dentro de ns?

62

103

Enquanto Carlos manipulado por Matias, a paixo entre Eliana e Murilo estabelecese no captulo IV. Porm, o amor de ambos no pode realizar-se por causa do possvel incesto. Mais uma vez, aqui, ressurge um elemento melodramtico, pois, segundo Silvia Oroz (1999), o incesto apresenta-se como uma das principais temticas do melodrama, especialmente entre pai e filha, sendo mais incomum entre irmos. Na trama, Murilo no filho de Antnio e Eliana no filha de Joo, Matias suspeita, ento, que eles sejam filhos de lvaro, personagem que havia tido um relacionamento anterior com Margarida. Ao saber disso, Matias conta para Carlos, que quer vingar-se de Murilo. Margarida descobre que Carlos desvendou o seu segredo, e sente-se culpada, pois Murilo no filho de seu casamento com Antnio, mas sim um filho ilegtimo, como se dizia naquela poca:

(...) CARLOS MARGARIDA CARLOS (gemendo) No me toque! (ofendida) Carlos! (acalmando) No a quero tambm...v-se embora...v procurar o seu filho Murilo...v deixa-me em paz...eu quero dormir. Sinto-me exausto... (chorando) Carlos...como pode ser to cruel... (bondosa) No chore, dona Margarida. Ele nem sabe o que est falando... as dores foram muito fortes. Quando acordar nem se lembrar do que lhe disse... (chora) Ele...sabe... V para o seu quarto...eu ficarei aqui at amanh cedo. (solua) Preciso encontrar adorado...onde estar? Murilo, meu filho

MARGARIDA ELIANA

MAGARIDA ELIANA MARGARIDA ELIANA MARGARIDA TCNICA MARGARIDA

(inquieta) Que ter acontecido, dona Margarida? Murilo deixou Carlos sozinho... (desesperada) Aconteceu o que eu sempre temia, Eliana. O passado voltou! DESAPARECE TEMPESTADE (aflita) Onde estar Murilo? Sei que Matias contou tudo a Carlos. , meu Deus, porque este passado tem de ser revivido? Eu sabia que um dia, tudo seria descoberto. E

104

agora, que hei de dizer a Murilo? Como poderei enfrentar aqueles olhos sempre to leais? Antnio no dever saber, est to doente... sei que ele se faz de forte para no preocupar-me... no consigo dominar-me... preciso que eu v procura de Murilo. A tempestade j passou...o cu est mais claro... ele deve estar...sim...deve ter ido para l... TCNICA ARPEJO (O Passado Voltou. Cap. IX. 1960)

A retomada do ttulo dentro da trama o passado voltou recorrente acompanhando-a at o final63, e est presente tambm em outras radionovelas da autora, e mesmo nas telenovelas posteriormente. Na seqncia, Murilo vai cidade aps a morte de Joo procura do pai de Eliana. Ao retornar, descobre que no filho de Antnio; afasta-se, ento, de Eliana por pensar que no era digno do seu amor, e sai da fazenda, aps a morte de Antnio, que estava doente. Enquanto isso, Carlos entra em delrio e ameaa Matias, que tem um colapso e morre. A msica torna-se companheira constante de Carlos desde o captulo II, quando Margarida ao falar com Eliana, afirma que, parece msica do cu.... Diante do rgo, ele esquece tudo o que lhe rodeia. E essa mesma msica passa a ser verdadeiro instrumento para extravasar a agonia, como no captulo XI:

TCNICA

SLO DE ORGO MSICA PESADA PODE SER TOCADA EM R MENOR DE BACH/ 1 PLANO FORTE DEPOIS SERVE DE FUNDO ENQUANTO DURA A CENA SEGUINTE (desesperada) L est Carlos novamente ao rgo! Esta msica penetra no meu corao, machuca, fere! Parece um cortejo de sofrimentos atravs dos sons, interminvel, atravessando a noite silenciosa. (pausa) No consigo dormir...deixa-me ver as horas... MOVIMENTOS PELO QUARTO

MARGARIDA

C/REGRA
63

Outro exemplo encontra-se no captulo XXXVI, em que Margarida diz a Carlos: Sou feliz...ouvi-o tocar...eu ficava na capela enquanto voc tirava aquelas melodias... no rgo... lembrei-me da fazenda...o passado comeou a retroceder... foi chegando... sim... o passado voltou e com ele a infelicidade de todos ns...s eu tenho a culpa do que aconteceu... peo-lhe que me perdoe...

105

MARGARIDA

Duas horas da madrugada...incrvel...parece que Carlos no dorme...tenho a impresso de que o rgo trs dentro do seu complicado mecanismo, todas as angstias do corao dele...a sua sensibilidade surge enquanto toca... (desesperada) Oh, este som, como eu gostaria de abaf-lo para sempre! SLO DE ORGO FORTE /DEPOIS EM SEGUNDO PLANO (...) (abafado) Cada vez que toco, sinto uma obsesso...tornome cada dia mais inquieto, mais revoltado. Quero conquistar o mundo, nada me deter! Quando desejo algo, hei de vencer! Meu pai faleceu, fui o culpado? Talvez, mas, ele j esteve doente...agora Murilo se vai...o caminho ficar livre para mim...conquistarei Eliana...aos poucos, sem que ela o perceba...comearei pela sua instruo...bons livros, boa MSICA, eu a levarei ao mundo da beleza, sensvel como , em breve ser uma jia em sabedoria. Ai ela poder julgar Murilo e tambm a mim. (ri maldoso) Ele que nem sabe qual a diferena entre a MSICA clssica e a popular...todos esto escutando a minha MSICA...o silncio envolve tudo...mas, esta MSICA, de esplndida beleza, est penetrando em seus quartos, nos seus pensamentos. a minha mensagem para eles, cada um a receba como entender! Para minha me o grito da minha revolta, o meu protesto contra a injustia que me fez desde o meu nascimento. Para Murilo, o desprezo pela sua origem, o dio pelo que tirou-me desde a infncia e para Eliana a mensagem da minha paixo. Quero que a msica a conquiste para mim, que a traga at aqui, onde a sua viso me fascina enquanto transmito as teclas o meu desejo de torn-la minha!

TCNICA

CARLOS

(O Passado Voltou. Cap. XI. 1960)

A cena inicia-se com a tcnica, na qual a autora informa a msica a ser tocada e seu formato. Em seguida, a personagem Carlos realiza uma quase identificao com a msica, pois suas aes esto sempre relacionadas a ela. Da msica celeste atormentada, atravs dos sons do rgo, a msica representa o pressgio de momentos tristes, de desespero e de vingana, at o momento em que ele encontra o maestro Antonelli que, vendo seu talento, resolve torn-lo um concertista. Afinal, para Antonelli, a msica o bem maior que a vida oferece. E, a partir ento, Carlos viaja pelo mundo como concertista. E tambm atravs da

106

msica que Margarida, ao fugir para viver em um convento, vai reconhecer o filho, quando este ir fazer ali um concerto beneficente. Nessa radionovela, a msica transforma-se quase em mais um personagem. Em vrios captulos, sua grafia, no texto, apresenta-se em letras maisculas - MSICA-, demonstrando que a autora deu a ela uma nfase especial, como se fosse um nome prprio. O conhecimento musical de Odette ressalta-se, portanto, no somente na qualidade dos apontamentos para a tcnica, como na construo das cenas e da personagem. Essa hibridizao entre msica e literatura marca esta radionovela e a particulariza, uma vez que a msica, os sons e os rudos, assim como as palavras so seus modos de expresso, e esto indicados no texto escrito. O conhecimento de ambas as artes - a literatura e a msica - favorece a construo de uma boa obra, como o caso de O Passado Voltou. Outro momento em que a msica sobressai encontra-se no captulo XII:64

TCNICA CARLOS ELIANA

ARPEJO (gentil) Agora, diga-me: qual compositor voc mais apreciou? (suspira) Creio que Chopin. mais fcil de ser compreendido, no verdade? Sua msica to bela, mas triste. Penso que toda pessoa romntica deve apreci-lo muito. Voc tem razo, para gostar de Chopin no preciso entend-lo, ele fala diretamente nossa sensibilidade. Eu, entretanto, prefiro Beethoven. A sua msica um grito de revolta como foi a sua vida. J pensou na luta que ele teve com a natureza quando esta tirou-lhe o mais precioso dos dons: a audio? Veja se voc pode seguir-se. BEETHOVEN/ 3 PARTE DA SONATA AO LUAR FAZENDO FUNDO Beethoven, o msico sublime, traz nas suas composies, uma avalanche de desespero, uma insistente splica ao desejo de ser feliz! Amou muitas mulheres, por nenhuma foi amado. Poder haver maior angstia do que no ser amado? Toda e qualquer pessoa, por mais insignificante que seja, amada por algum e ele, o maior dos gnios cuja sede de amor era imensa, sempre foi repelido. Esta

CARLOS

TCNICA CARLOS

64

Na radionovela Madona sem Vu o tema da arte tambm recorrente, com nfase nas artes plsticas.

107

sonata foi oferecida a Juliana, a primeira mulher que ele amou. Incompreendido, ele deixava cair nas pautas todo o amargor da sua vida vazia de afeio. A msica para ele era como um dirio, onde dia a dia ele deixava falar o seu corao ferido. No sente voc como em meio dos arpejos tempestuosos eleva-se um canto profundo? o corao de Beethoven que cantava e continua cantando atravs dos sculos! ELIANA (emocionada) Como a msica nos faz sentir pequeninos! Que somos ns, diante desta arte que sabe exprimir alegria e o desespero? Voc fala to bonito, Carlos sentime emocional! Escutemos em silncio o final desta obra magnfica... (...) (O Passado Voltou. Cap. XII. 1960).

CARLOS

Informaes concretas e substanciosas sobre a msica surgem em vrios momentos nos dilogos travados entre Carlos e Eliana, demonstrando o conhecimento que a autora possua, at pela sua formao, de Beethoven e Chopin. Nas telenovelas atuais, ocorre diferente, pois a cincia de um momento histrico ou de uma determinada rea tcnica pode ser realizada por profissionais especializados, que pesquisam e auxiliam na composio das cenas. Em O Passado Voltou, a obsesso e loucura de Carlos, que passa a beber constantemente e torna-se inconseqente, leva a prpria me, Margarida, ingressar-se no Convento como freira. E esse comunicado realizado mediante uma carta de Margarida endereada ao filho Carlos, no captulo XVII:

JUVNCIO CARLOS C/REGRA MARGARIDA

A carta para o senhor, leia depressa, quem sabe ainda poderemos tomar alguma providncia. Sim... preciso ser forte... (lendo) Meu querido filho Carlos... Vou hoje recolher-me ao abrigo da religio catlica, sim, vou internar-me no convento Santa Madalena. Uma vez l dentro, serei morta para o mundo! H muito tempo que esta idia estava comigo, desde que seu pai faleceu. Agora que Murilo se foi e que voc...despreza-me pelo erro do passado...um erro que no faz vacilar o amor de

108

seu pai por mim, chegando a dar-me e a meu filho, o seu nome honrado...no posso suportar mais esta situao, ver desprezo a todo momento nos olhos, que s deveriam olhar-me com carinho. Se voc soubesse como sofri no passado no me acusarias como tem feito at agora. Adeus, meu filho querido, que Deus o abenoe e faa-o chamar Murilo junto de voc. Ambos so meus filhos pelo sangue, pela carne e pelo corao sempre o foram de ANTNIO. No posso compreend-lo Carlos...por mais que me esforce no consigo entender o seu dio por ns...Afinal, serei eu a nica mulher a ter um erro no passado? Fui sempre esposa e me dedicada, no merecia ser punida to severamente...enfim, um Deus ter piedade desta pecadora que de agora em diante viver apenas para glorific-lo e ador-lo! Adeus, Carlos meu filho querido, a partir da hora em que ler esta carta, considera-me morta, pois... CARLOS JUVNCIO (acabando) Estarei morrendo para o mundo. (sofrendo) Sua...me! (comovido) Pobre dona Margarida...ela no merecia sofrer tanto assim!

(O Passado Voltou. Cap. XVII. 1960)

As cartas so freqentes nessa radionovela, e funcionam como apartes, para informar ao ouvinte a respeito de acontecimentos na trama, no explcitos, mas provenientes dos cortes de cenas e captulos. Por meio da carta de Margarida, por exemplo, temos a explicao do captulo anterior, quando ela havia dito a Juvncio que iria tomar uma atitude, pois no poderia viver em opresso. O pblico no tem acesso sua deciso, que somente revelada atravs da carta, no captulo seguinte, preservando a velha frmula do continua amanh. A tcnica utilizada para fazer emergir a cena na imaginao do ouvinte trazer a voz da personagem que escreveu a carta para l-la, intercalada com o contra-regra e a prpria fala de Carlos, que chama o pblico para a cena no presente. A trama torna-se complexa, pois a novela compreende vrios ncleos (como nas novelas atuais), fazendo com que a narrativa se torne labirntica e, muitas vezes, difcil de ser resumida. Assim, em O Passado Voltou, outro ncleo importante concentra-se na fazenda de Henrique, pois Murilo, ao deixar a fazenda paterna, encontra emprego junto a aquele. Nesse

109

momento ele se aproxima de Lcia, uma mulher de personalidade forte, considerada uma moa avanada. Forma-se, assim, um tringulo amoroso entre Murilo, Lcia e o gelogo Marcos. Enquanto isso, em outro ncleo, Eliana passa a morar com o pai biolgico, lvaro, e conta com a ajuda da governanta para adaptar-se nova vida de princesa. Diante das reviravoltas do enredo, Eliana, na cerimnia de seu casamento com Murilo, impedida por Carlos, que, em uma cena clssica de uma boa novela, no captulo XXVII, declara que eles no podem casar-se, porque so irmos. Murilo ento casa-se com Lcia, que mantm o tringulo amoroso com Marcos, ao passo que conhece Carlos e comea a envolv-lo afetivamente. Enquanto isso, diante da desiluso amorosa, Eliana foge tambm para o convento, e encontra Margarida, onde fica sabendo que Murilo no era filho de lvaro, e que no havia ento incesto no seu amor por ele. Os temas do incesto, de filhos ilegtimos, do casamento e do adultrio feminino pareciam estar entre os preferidos do pblico das radionovelas e, por conseqncia, das mulheres. Afinal, a mulher no perodo em que decorre a narrativa, sculo XX, juridicamente estava ainda submetida ao pai ou ao marido, e a merc de preconceitos que tolhiam seu comportamento. Na histria, Eliana, mesmo sem vontade, vai morar na casa de lvaro, como ocorre no captulo XIII:

MATIAS

Dona Margarida, trago a ordem por escrito, com firmas reconhecidas, portanto de acordo com a lei. Mesmo que Eliana no queira, ela obrigada a morar em companhia do pai, pois lei e lei foi feita para ser cumprida. Agora tenha a bondade de chamar a jovem. O pai deu-me uma semana de prazo para lev-la. No, ainda no, senhor Matias. Esperemos at amanh, sim? (O Passado Voltou. Cap. XIII. 1960)

MARGARIDA

E na cena seguinte do mesmo captulo entre Matias e Carlos:

110

CARLOS MATIAS CARLOS MATIAS

(aturdido) E voc... vai lev-la? Como conseguiu? Ela obrigada pela lei. S seria dispensada se... Se... Fosse casada. Como solteira nada poder fazer, apenas obedecer. (O Passado Voltou. Cap. XVI. 1960)

Em oposio a Eliana, que encarna as virtudes domsticas e cumpre sem discutir as determinaes legais, Lcia descrita como moderna, bela e provocante, avanada para seu tempo. Ela moderna, porque usa cala comprida, fuma, bebe, dirige carros, audaciosa com os rapazes, ousa falar o que pensa e assume o prprio desejo. No captulo XVI, ela conversa com Murilo e demonstra o seu posicionamento:

MURILO LUCIA

(nervoso) Responder-lhe altura? Seria faltar com a delicadeza que se deve uma senhorita! (ftil) Ora, senhor Murilo! Bem...Vamos deixar de tanta cerimnia! Sabe, Murilo, hoje em dia as jovens no gostam de ser tratadas com delicadeza. Estamos todos no mesmo plano, se eu o chamei de tolo, voc poderia ter dito que eu tambm era uma tolinha s que uma tolinha bonita, encantadora, etc... Acharamos graa e a nossa amizade continuaria sem novidade. (admirado) ! Vejo que sou mesmo um caipira e atrasado! Estou acostumado a externar tudo o que me vai na alma. Pois trate de mudar, Murilo. No nosso meio o que menos falaremos a verdade. Voc sabe definir a verdade? Naturalmente e a senhorita tambm sabe? Eu? (gargalhada) Penso que a verdade e eu estamos em campos opostos. Sabe? Nem me lembro do dia em que disse uma verdade! A senhorita quer parecer m, no o . Desde que comeamos a conversar s disse verdades. (caoando) Ora vejam s! Ser que estou indo para o bom caminho? (O Passado Voltou. Cap. XVI. 1960)

MURILO

LUCIA MURILO LUCIA

MURILO LUCIA

111

A moa moderna defende a igualdade de direitos, mas, ao mesmo tempo, apresentase como aquela que faz o jogo, pois no est presa verdade (ou pelo menos diz que no est), ao contrrio de Eliana, que seria a boa moa, incapaz de mentir. O discurso de Lcia de no prender-se verdade, permite estabelecer um relao de ambigidade em torno de sua personagem, uma vez que o contedo que prega - autonomia feminina - no pode ser visto como confivel. Vejamos mais uma cena:

TCNICA LUCIA MURILO LUCIA MURILO LUCIA

ELETROLA LIGADA/ MSICA SUAVE Agora sim...perfeito... (inquieto) Quer ver as revistas novas? No. Quero conversar com voc...venha sentar-se ao meu lado... (inquieto) Lcia...o senhor Henrique sabe que voc est aqui? No sei, mas, que importncia tem? Sou independente, fao o que me apraz e tambm sou uma jovem que sabe defender-se. (ri) Est com receio de sentar-se a meu lado? Ora Murilo, no sou nenhuma conquistadora e agora que sei do seu amor, nada poderei aspirar venha...Quero que fale-me sobre a jovem que voc ama...onde a conheceu...enfim, quero que me conte todo o seu romance. (inquieto) A minha histria muito simples, conhecemonos desde criana e penso que nos amamos desde aquela poca. Ah...sim...um amor antigo...tem razes... (animada) V buscar os champanhes, Murilo, vamos ficar alegres! (inquieto) Voc est acostumada a tomar bebidas fortes? (caoando) Tenha a santa pacincia, Murilo, por quem me toma voc? Por uma criana de colo que s toma leite? Ora, rapaz, voc nem parece desde sculo, h momentos em que eu penso que est na poca por um descuido! Voc d mais idia de um homem de idade mdia, onde os homens eram perfeitos cavalheiros, gentis com as damas e estas, por qualquer emoo desmaiavam! Era o recurso que tinham para defender-se! Deus me livre de viver em poca assim! Gosto de nosso sculo, onde temos os direitos iguais aos dos homens e onde podemos defendernos com armas idnticas tambm! Ande, Murilo, estou a espera de champanhe! Se quiser ser galante, poder oferecer-me a taa rosa de joelhos, a meus ps! Que acha?

MURILO

LUCIA MURILO LUCIA

112

MURILO LUCIA C/REGRA

(nervoso /saindo) Voc continua a ridicularizar-me! (baixinho) Ele j est perdendo a calma, timo! ESTOURO DO CHAMPANHE/ PASSOS VOLTANDO

(O Passado Voltou. Cap. XXIII. 1960)

Lcia , portanto, uma personagem que quer ser feminista e independente, o que contraria a sociedade da poca. Entretanto, por estar a radionovela inserida nos anos dourados, ao mesmo tempo em que a personagem reivindica essa igualdade de direitos e de status, seu discurso colocado de maneira ambgua, de forma a minimiz-lo, por meio de uma possvel indicao de inverdade ou sob a forma de ironia. Assim, enquanto ela defende os direitos das mulheres, seu comportamento revela uma mulher egosta, ardilosa, que seduz os homens a seu prazer. No captulo XXIV, por exemplo, na cena que sugere sexo entre Murilo e Lcia, ela quem detm a iniciativa e envolve o rapaz. E afirma No pense que seduziu-me... no sou uma jovem ingnua que cai, ignorando o mal que lhe foi causado! No Murilo, quando fui ao chal a minha inteno era conquistlo! Nos moldes da poca, Murilo sente-se culpado e quer reparar seu erro atravs do casamento. Entretanto, Lcia, mais uma vez, demonstra ser uma moa que no est presa aos padres sociais. Ao contrrio, entende que as mulheres, assim como os homens, tm o direito de se envolverem sexualmente, no tendo que vincular-se por meio do casamento e nem mesmo a um nico homem. Mas, ela prpria retoma a idia de casamento com Murilo, e comunica a notcia a seu pai, para, depois, seduzir tambm Marcos e Carlos, em flagrante adultrio, condenado pela sociedade brasileira da poca. A contradio, portanto, a marca dessa personagem, que, se por um lado, parece defender a igualdade entre os sexos, por outro, provoca no pblico a condenao de qualquer

113

atitude mais independente e emancipada para a mulher. E seu comportamento negativo torna Eliana no modelo a ser seguido pelas ouvintes, e louvado socialmente. Em um dos apartes do texto, na fala de Henrique, possvel perceber como a autora joga com essa contradio, ao utilizar-se da metalinguagem:

(...) C/REGRA HENRIQUE SAI COM PASSOS FORTES/ BATE A PORTA (preocupado) Lcia gosta de Murilo... (animado) Mas seria uma tima soluo! Sim, seria o melhor eplogo para este drama! Lcia e Murilo... TRANSICO MSICAL ( O Passado Voltou. Cap. XXX. 1960)

TCNICA

Se a moa sedutora e ardilosa terminasse a histria com o mocinho seria um eplogo diferente para a trama, e escaparia aos moldes do velho melodrama e da moral da poca. Lcia, no captulo XXX, afirma: Esta jovem [Eliana] deve ler muito romance de Dely! Sente-se uma herona sofredora, est colocando-se como figura central de todo este drama! Eliana a personagem herona da histria, cabendo-lhe, por isso, um final, tambm clssico, ao lado do homem amado. E, dentro do perfil do melodrama, a punio pelos atos atentatrios moral a morte, e por isso Lcia ter um fim trgico: a morte vem como a punio por seu comportamento contrrio moral de sua poca. Essa contradio da personagem, e o endosso ao previsvel, revela tambm a contradio da autora. Ao punir com a morte a personagem que representa a emancipao feminina, ela reitera os valores dominantes na sociedade, no afirmando positivamente as conquistas da mulher de seu tempo, por isso, ao final, tanto Murilo quanto Carlos so perdoados, uma vez que foram apenas seduzidos por aquela mulher e no tm culpa disso. A obra, dessa forma, toca no cotidiano das mulheres brasileiras ao trazer tona temas polmicos e acobertados, como incesto, filhos ilegtimos e adultrio feminino. Entretanto, a

114

anlise da radionovela permite constatar que ela reproduz ainda os velhos valores sociais, e utiliza a esttica melodramtica para reforar antigos preconceitos.

O Pecado de Margareth

Bem diferente ser a segunda radionovela. O Pecado de Margareth foi transmitida no ano de 1961 e sofreu bastante com a censura da poca, haja vista os diversos telegramas enviados autora para que houvesse modificao dos captulos, uma vez que estavam muito fortes. O texto original que consta do arquivo da famlia e que est sendo objeto desse estudo, no contm, porm, referncias censura ou mesmo aos cortes. Ao contrrio, a narrativa flui, como se nenhum obstculo externo interferisse na obra.65 A apresentao das personagens faz-se paulatinamente, com a passagem dos captulos, podendo ser apontadas nos seguintes agrupamentos: Margareth (a protagonista) e Valter (seu ex-namorado); Luiza (me de Valter); Marcelo Rocha (promotor de justia), seu pai Dr. Rocha (promotor aposentado); Ivone (noiva de Marcelo) e seu pai, o Governador; Miss Simpson (a antagonista); Roberto Matos (advogado de Margareth); Z Barril (padrasto de Margareth); Rosa (me de Margareth); Ceclia (amiga de Margareth); Dr. Hlio (mdico); outras personagens aparecem sem que haja identificao por nomes: o juiz; o jornaleiro; o guarda. O prprio ttulo - O Pecado de Margareth - insinua que Margareth cometeu uma falta e a trama gira em torno do seu desvendamento. A histria inicia-se com a notcia do seu

Acredita-se que esse o mesmo texto que foi radiofonizado, uma vez que a autora guardava cpia das novelas enviadas a fim de acompanhar o desenvolvimento dos captulos, no restando, nele, o registro dos captulos ou trechos censurados.

65

115

julgamento, que estava sendo processada pelo crime de infanticdio; portanto, em media res, no clmax, em que o mistrio instalado e ser revelado medida que a trama se desfaz. Margareth uma moa bela, que trabalha num magazine junto com Ceclia e tem como chefe Miss Simpson. Ela engravidou de um rapaz, que no quer revelar o nome, e com a morte do beb, torna-se r do crime de infanticdio. Porm, os acontecimentos revelam que inocente, apesar das ameaas de seu padrinho, Z Barril, e de Miss Simpson. Esta, ao sofrer violncia de Z Barril acaba por assassin-lo, dando ensejo a um novo julgamento. Assim, a obra possui dois julgamentos, o de Margareth, que vai ser absolvida, e do de Miss Simpson, que condenada. Enquanto isso, o segredo de Margareth permanece, uma vez que o seu sedutor somente revelado nos captulos finais, quando Marcelo descobre que foi ele quem engravidou Margareth. Enquanto Margareth - a mocinha do melodrama - apresentada como indefesa e sofredora, Ivone (que era noiva de Marcelo) revelar-se- a sua advogada de defesa. Ser ela que conduzir a trama para seu final feliz, ao acreditar e defender Margareth de todo o delito. No captulo III, ela afirma: Culpado o homem que a seduziu e que agora se esconde no anonimato! Na realidade, Margareth somente tem voz no final do captulo IV, em flashback, e, no tempo presente, no Jri, apenas no final do captulo V. At ento sua apresentao e as aes decorrem atravs de outras personagens, que ora a defendem ora a acusam. Essa divergncia de opinies possibilita criar, como caracterstica das novelas, outros ncleos de ao, como entre Ivone e Marcelo. Afinal, enquanto Margareth deixa que falem por ela, Ivone, desde o incio, mostra-se a personagem mais lcida da histria, no admitindo que Marcelo a trate como uma jovem ftil, sem inteligncia e capacidade para posicionar-se diante da sociedade. Alis, ela entende o casamento como de mtuo auxlio, no como submisso. Esse conflito

116

vivido entre o casal, desencadeado pelo julgamento de Margareth, como na cena do final do stimo captulo:

TCNICA IVONE MARCELO

ACORDE (inquieta) Marcelo, voc orgulhoso! (altivo) Sentir orgulho de ser digno, e louvvel!(splice) Ivone, preciso resolver de uma vez por todas o nosso problema. Se quer casar comigo... (sentida) Se quero? Oh Marcelo! Peo-lhe que no comparea amanh ao tribunal! Que deixe Margareth entregue a sua prpria sorte, voc no poder mudar o rumo da vida dela! (triste) Marcelo... infelizmente, no posso atend-lo. (indignado) Como? No pode atender-me? Ento aquela jovem significa mais do que eu? Prefere ficar ao lado dela e lutar contra mim? Ivone, julguei que voc me amasse como eu a amo! Que aconteceu conosco, com o nosso amor? No sei, Marcelo, meus sentimentos se confundem, eu no posso analis-los! O dia de ontem parece-me to distante, como se de l pra c, j houvesse passado muitos anos! No sou a mesma de ontem...depois de assistir o julgamento de Margareth, parece que algo acordou dentro de mim! como se eu tivesse guardado uma luz apagada e que ela de repente se acendesse mostrando o caminho que devo seguir...Como filha do governador, muito posso fazer em benefcio de jovens como Margareth! (raiva) Voc no sabe o que est dizendo! (prosseguindo) Abandonada por uma sociedade ainda presa a preconceitos, elas no esto preparadas para enfrentarem o mundo! Estas jovens, na maioria vm do interior, sonhando com os encantos da capital, tornam-se presas fceis de canalhas.(decidida) Marcelo, sinto que devo ajudar estas infelizes, que elas saibam que existem pessoas que as compreendem e no as desprezam! Sim, hei de dedicar-me elas, uma casa em que possam, tranqilas, esperar o filho... (raiva) Ivone, suas idias chegam a parecer ridculas! Pretende reformar o mundo? (sentida) Marcelo! J ouvi mais do que pretendia ouvir. Agora deixo a seu critrio o nosso futuro, apenas imponho uma condio: abandonar essas idias! Sim, Ivone, resta-lhe escolher. as jovens desmioladas ou eu!

IVONE MARCELO

IVONE MARCELO

IVONE

MARCELO IVONE

MARCELO IVONE MARCELO

117

TCNICA

ENCERRA (O Pecado de Margareth. Cap. VII. 1961)

Na trama, a fala de Marcelo faz emergir o comportamento da sociedade da poca, em que a mulher devia total submisso ao homem.66 A escolha pelo casamento, o destino comum e desejado pela maioria das mulheres dos anos 50 e 60 - pois no queriam ser taxadas de solteironas -, demarcaria definitivamente uma fronteira na qual a mulher no poderia mais ultrapassar, uma vez que socialmente e legalmente ao homem caberia as decises da famlia. Essa viso patriarcal da sociedade brasileira percebida tambm na fala de outras personagens, algumas masculinas, como Z Barril, Rocha e o prprio Valter. No captulo XI, Z Barril, demonstrando que detm poder sobre Margareth, diz: (gritando) Quando eu a quiser, nem mil fechaduras podero afast-la de mim! Em outro momento, no captulo, XVII, Valter que, reiterando a necessidade do casamento e a realizao da mulher nele, afirma sobre Miss Simpson: uma mulher fracassada porque no se casou. Uma mulher para ter sucesso deveria casar-se, do contrrio, era vista com desprezo. Na mesma linha, a opinio de Rocha ao filho Marcelo: Meu filho! Existem mulheres que s sentem-se felizes, quando ocupadas em vrios trabalhos. O lar, a famlia, no bastam. Ivone, ao contrrio dos valores defendidos pelas demais personagens, discursa em favor dos direitos das mulheres, e possui um comportamento contrrio ao que se esperava das moas de famlia. No acata as opinies de Marcelo, ao contrrio, possui suas prprias idias e defende a liberdade e igualdade feminina, atravs de seu discurso emancipatrio e de suas aes, ao auxiliar Margareth, e ao separar-se de Marcelo.

66

No incio do captulo VIII, Marcelo tambm afirma: Uma esposa pertence ao lar, ao marido e aos filhos!

118

Enquanto Ivone pertence ao grupo das personagens positivas desse melodrama, no grupo oposto, dos viles, Miss Simpson destaca-se. Ela uma inglesa, amargurada que insiste em atacar, a qualquer preo, Margareth, inclusive acusando-a de ter um comportamento contrrio moral da sociedade, como no trecho do captulo IV, em que a mesma presta depoimento ao Tribunal do Jri:
MARCELO SIMPSON A senhorita conhece a r h muito tempo? Se conheo Margareth? Sim, ela trabalha, ou melhor, sob minha direo no Magazine Blue. (desprezo) Imagine, uma jovem como esta, em contato com outras de boas famlias! E ela sua vizinha no prdio de apartamento? Sim, senhor Promotor. s vezes amos juntas para o trabalho. Permite-me um aparte, o meu nobre colega de acusao? Perfeitamente, senhor Advogado de Defesa. Miss Simpson, poder informar-me se a acusada Margareth da Silva era boa funcionria? Igual as outras! E...sabe se ela gostava de sair com rapazes e havia algum preferido? Nada tenho com a vida dos outros, Sr. Advogado de Defesa. Sou uma moa honesta, vivo do meu trabalho, mas... h certas coisas que no podem ser escondidas. Ela... saa sempre com um rapaz... alis... com vrios rapazes... Mas no havia nenhum que fosse mais constante que os outros? Isso no posso responder, senhor Advogado, porque da minha janela eu no conseguia ver as feies deles! RISOS NA ASSISTNCIA Quer dizer que a senhorita costumava espionar a acusada? Protesto contra a insinuao! No que me interessasse a vida dela, mas que costumava chegar pela madrugada aos sbados e em vsperas de feriados a pura verdade! RISOS NA ASSISTNCIA

MARCELO SIMPSON MATOS MARCELO MATOS SIMPSON MATOS SIMPSON

MATOS SIMPSON TCNICA MATOS MARCELO SIMPSON

TCNICA

119

C/ REGRA JUIZ MATOS

PANCADAS NA MESA Silncio! (pausa) Silncio! A assistncia no pode se manifestar. Prossigam o interrogatrio. Ento, naquela noite de 12 de janeiro, a senhorita tem certeza que foi Margareth da Silva que atirou o pequeno cadver na lata de lixo? Est certa de suas declaraes? Certssima Sr. Advogado. O que fez depois que os guardas se foram? (pensando) Depois...um momento...que eu me lembrarei...sim... o que aconteceu depois foi o seguinte! RETROCESSO DO TEMPO (O Pecado de Margareth. Cap. IV. 1961)

SIMPSON MATOS SIMPSON STUDIO

Miss Simpson reafirma o comportamento submisso da mulher, e condena quem age diferente. Afinal, as moas no poderiam sair com rapazes, e deveriam ser contidas e comportadas, prepararem-se adequadamente para o casamento e conservarem a inocncia sexual, pois, do contrrio, ficariam mal faladas. Para ela, Margareth deveria ser castigada, como afirma no mesmo depoimento: Margareth uma perdida e deve ser castigada para exemplo desta mocidade de hoje, que j no tem moral, nem freios, levada pela vertiginosa loucura que se apossou deste sculo... mocidade esquecida de Deus e dos Mandamentos!. Contrapondo-se a Miss Simpson, mais uma vez Ivone realiza a defesa da r na continuao da cena, em que dialoga com Valter, ex-namorado de Margareth:
STUDIO VALTER IVONE ZUM-ZUM DA ASSISTNCIA (baixinho) Porque ela odeia tanto Margareth? (baixinho) Ela no odeia a pessoa de Margareth, ela odeia a beleza e a mocidade que se irradia dela! Mesmo ali, onde est, sem pintura, com os cabelos em desalinho, plida, sofrendo tantas humilhaes, veja como est bela! (sofrendo) Sim... Margareth bela... antes no o fosse...j que essa beleza s poder faz-la uma desgraada! (...) (O Pecado de Margareth. Cap. IV. 1961)

VALTER

120

Miss Simpson constitui a personificao da inveja, pois deseja a juventude e a beleza de Margareth. A cena de seu depoimento revela-se tambm na qualidade tcnica, uma vez que a autora se utiliza do humor que contribui para a construo da personagem, para marc-la negativamente, bem como da estratgia do flashback, no final da cena. O studio demarca a msica que estabelece o retrocesso no tempo, abrindo para a seguinte cena do passado:
SIMPSON (aflita) Que crime monstruoso! (m) E deve ter sido aquela jovem Margareth! S pode ser ela! Vou at seu apartamento! PASSOS PELOS CORREDORES. BATIDAS NA PORTA. (chamando) Margareth, Margareth! (impaciente) No responde! Mas ela est tenho certeza! Era ela a jovem que eu vi! PANCADAS NA PORTA (chamando) Margareth, abra a porta, sou eu, Miss Simpson. Preciso falar-lhe com urgncia. (pausa) No responde, mas (maldade) sei como obrig-la a receberme! PASSOS PELOS CORREDORES. BATIDAS NA PORTA (chamando) Sr. Antnio! Sr. Antnio! (2o plano) Um momento que j vou atender... PORTA SENDO ABERTA (admirado) A senhora que deseja? (fingindo-se aflita) Sr. Antnio, estou preocupada com Margareth! A senhorita Margareth? Sim, a senhorita que mora no apartamento 82. Que aconteceu com ela? Hoje ela no foi trabalhar e no sei se o senhor sabe que sou a gerente da casa onde ela trabalha. Perfeitamente. ESTACAM.

C/ REGRA SIMPSON

C/ REGRA SIMPSON

C/ REGRA SIMPSON ANTNIO C/ REGRA ANTNIO SIMPSON ANTNIO SIMPSON ANTNIO SIMPSON ANTNIO

121

SIMPSON

Eu ouvi uns gemidos a noite...no consegui dormir...julguei que a Margareth estivesse doente...fui at l ela no atende Sr. Antnio! (preocupado) E ela est sozinha! H muitos dias que no vejo o beberro! (...) (O Pecado de Margareth. Cap. IV. 1961)

ANTNIO

A estratgia do flashback muito utilizada nessa radionovela, pois o tempo presente, em que ocorre o processo de Margareth, frequentemente articulado com cenas do passado. O flashback ser, pois, utilizado para fazer essa representao, na qual se permite retroceder os acontecimentos, atravs do auxlio da sonoplastia, uma vez que o som, por exemplo, de retroceder ao passado, contribui para dar esse efeito, permitindo que o ouvinte realize o salto temporal, acompanhado dos dilogos das personagens em outro cenrio, diferente daquele que realizado no presente. Afinal, como afirma Scheffner (1980) o tempo do enredo de uma radionovela difere de outros gneros, sendo produto de um mosaico entre passado e futuro decorrente do flashback e flashforwards, que no podem ser reproduzidos no palco de um teatro ou do cinema sem causar estranheza. Enquanto Margareth no revela o seu segredo, que permite conduzir o fio da trama at o final, seu drama continua a acompanh-la, sendo que, no incio do dcimo captulo, ela procura revelar ao advogado Dr. Matos e a Ivone uma parte do seu pecado:

TCNICA MARGARETH

MSICA TRISTE ENQUANTO MARGARETH FALA E foi desta maneira que eu o conheci...Valter tinha razo quando afirmava que para o amor no existia o tempo porque... eu amei aquele homem desde o momento em que nossos olhos encontraram-se! Ele olhou-me com surpresa, mas um tanto indiferente...eu sentia as faces em fogo...Ele estava fazendo um mau juzo da minha pessoa...uma jovem fcil, para aventuras de curta durao...No entanto eu era uma jovem pura e honesta. Ceclia e o seu par afastaram-se e ficamos a ss... O dia tornara-se mais belo... caminhava lentamente para o pr do sol... senti uma felicidade to completa, que fechei os olhos! Eu no

122

havia bebido mas, sentia-me embriagada! Ele era um rapaz de boas maneiras e agradvel. Conversamos sobre assuntos variados, depois...ele sentou-se ao meu lado...como era delicioso sent-lo junto a mim! (sofrendo) O senhor doutor Matos e tambm a voc Ivone, querem saber o nome daquele que me seduziu. No posso diz-lo e nem tampouco foi ele um sedutor...Ofereceu-me frutas, no aceitei. Ceclia deixara-me algumas garrafas de bebidas e comeamos a beber. De repente senti-me triste...oprimida...comecei a pensar na minha vida to vazia de afeio e carinhos...sabe, so essas tolices que comeam a brincar no crebro da gente, quando o lcool vai chegando de mansinho...no sei quanto tempo ali ficamos...Bebemos vagarosamente, mas, repetidamente...o rapaz era encantador e posso afirmar que no era do tipo desses que gostam de seduzir pequenas como eu...pelo contrrio, era respeitador...Samos juntos a caminhar pela estrada a fora, quase deserta...na minha solido jamais tivera um momento como aquele...Um jovem to atraente, to atencioso...Confessarei tudo, pois sei que o meu crime foi s este: o de entregar-me a quem nada me pedia! (desesperada) Os meses passaram e eu sentia qual o preo do meu pecado, sem jamais me passar pela idia procurar aquele moo e contar-lhe a minha situao. Eu sentia-me culpada. Restava-me a dignidade de ter o meu filho e a esperana de cri-lo, de viver para ele! Eu sentia que ele era s meu, pois, s eu sabia da sua existncia! Era como se eu o tivesse concebido! Se querem condenar-me que seja por este crime de amar sem esperana, mas, no me culpem pela morte do meu filhinho a quem eu j amava imensamente! (chora) ( O Pecado de Margareth. Cap. X. 1961)

Seu erro, portanto, encontra-se no fato de ter-se relacionado com um homem recmconhecido, contrariando todos os moldes da poca, uma vez que as mulheres deveriam manter-se virgens e puras at o casamento. Acresce-se a isso, a condio dela ter engravidado, tornando-se me solteira e, com a morte do filho, ser ainda acusada de infanticdio. A prpria palavra pecado refere-se esfera religiosa, de modo a conter as condutas humanas dos possveis excessos, dentre eles a luxria, vedada especialmente s mulheres.67 O pecado justamente comprometer o valor maior dessa sociedade: a reputao da mulher. Como analisa Carla Bassanezi: Em todos os casos, as mulheres eram aconselhadas a controlarem suas

Como afirma Silvia Oroz: Toda a paixo est estreitamento e vinculada ao pecado, j que a associao com o desejo sexual automtica. Na Amrica Latina isto se acentua, pois o conceito vigente de sexualidade o exportado pela conquista espanhola, impregnado por oito sculos de dominao mulumana, o que estigmatiza a paixo como uma debilidade da carne. (1999, p. 68).

67

123

frustraes, fugirem das tentaes e, dominando seus impulsos, manterem-se fiis aos maridos, mesmo que eles no agissem do mesmo modo. (2000, p. 635). Margareth representa as mulheres que por amor so levadas a tudo, no melhor perfil melodramtico. Sua saga atravessa os captulos seguintes, pois ela evita revelar o nome do homem por quem se apaixonou. Com objetivo de manter o suspense, a revelao de quem era a paixo de Margareth fica para os captulos finais. Nesse meio tempo, as personagens de ndole m ganham espao, dentre eles Miss Simpson e Z Barril, o padrasto da protagonista. Mais uma vez, a fora do romance-folhetim e do melodrama encontram-se presentes nessa polarizao entre foras do bem e do mal. Ivete Huppes afirma:
Se quisermos identificar as matrizes temticas predominantes no melodrama, encontraremos dois ncleos principais que frequentemente aparecem entrelaados: a reparao da injustia e a busca da realizao amorosa. Em ambas as alternativas, a dificuldade de sucesso introduzida pela ao de personagens mal-intencionada. (2000, p. 32).

Os viles, afinal, so os agentes principais do melodrama, interferindo ativamente nos dois ncleos apontados: reparao da injustia e busca da realizao amorosa. Miss Simpson quem persegue Margareth, denuncia-a e testemunha contra ela. Z Barril, interessado em tirar proveito financeiro e sexual da moa, vai protagonizar as cenas mais violentas do enredo, que envolvem, alm de chantagem, violncia fsica e sexual, e d o tom forte e adulto a essa radionovela. Uma dessas cenas ocorre entre ele e Margareth no captulo XIV, e outra, com Miss Simpson, no final captulo XX. Vejamos esta:
C/REGRA Z BARRIL BEBIDA SENDO DERRAMADA NO COPO (bebendo) Divino! (rindo) Est com medo de mim, Miss Simpson? Acalme-se, sou inofensivo. Quero dizer, at que me provoquem, e a senhorita no vai me provocar como Margareth, no verdade? Eu quero saber onde ela est, sei que a senhorita recolheu-a naquela noite...

124

SIMPSON

(desprezo) Agora estou me lembrando, o senhor o padrasto dela. O Z Barril. Saia desta casa, imediatamente. (bbado) Calminha, senhorita. Vou beber todo este usque primeiro...depois...quero que me diga onde est Margareth... Sei l daquela desmiolada. So bem dignos um do outro. Um bbado, a outra, uma criminosa... Cuidado com as palavras, Miss Simpson. No pense porque rica...pode ofender-me... (gargalhada) Est com medo? Por qu? No tribunal a senhorita parecia o prprio juiz, querendo condenar Margareth...diga-me...porque odeia a minha enteada? (ri) J sei...tem inveja porque ela jovem...bonita...mas, no precisa sentir inveja... tambm muito linda...naturalmente no tem a mesma frescura dos dezoito anos... (indignada) No se aproxime, idiota! Por qu? Estamos a ss...voc linda criatura...deve sentir falta de carinhos... (gritando) Tire estas mos imundas dos meus braos. Bbado, miservel... (raiva bbado) Eu lhe disse para no me provocar! (respirao forte) Ento sou um bbado, um miservel, hein? (gargalhada) No adianta correr, veja, estou com a chave da porta! (desesperada) No se aproxime, Z Barril, no se aproxime porque eu!... ENCERRA

Z BARRIL

SIMPSON Z BARRIL

SIMPSON Z BARRIL SIMPSON Z BARRIL

SIMPSON TCNICA

(O Pecado de Margareth. Cap. XX. 1961)

Como uma boa cena de radionovela o captulo termina no clmax. A violncia contra a mulher revela mais um dos aspectos do universo feminino tratados por Odette Machado Alamy. A cena que sugere um crime sexual a ser cometido por Z Barril, que j havia extorquido e tentado violentar Margareth, novamente reaparece tendo como vtima Miss Simpson. Um alerta para os crimes cometidos contra as mulheres, especialmente relacionados violncia domstica.

125

A metalinguagem tambm pode ser observada nessa radionovela como forma de contrapor os elementos essenciais do melodrama clssico a um novo perfil de mulher. Na cena do captulo XV, Miss Simpson considera Margareth uma tola e ingrata ao dialogar com Ivone, quando afirma: Tolices de mocinha que vive a ler histrias de amor. Margareth, sem dvida, a mocinha da trama, no melhor estilo melodramtico, em que o amor o tema central. Mas essa mocinha no , como nas histrias de amor, totalmente pura, uma vez que se tornou confessadamente pecadora. A herona, dividida entre a beleza e o pecado, possibilita o ingresso de outros temas do universo feminino, como o da no obrigatoriedade do casamento, da paridade de direitos entre homens e mulheres, especialmente porque a autora consciente que seu pblico se compe principalmente por mulheres, e procura explorar isso no enredo. Essa viso de temas polmicos no abandona a frmula folhetinesca, nem melodramtica. por isso que uma carta annima, no final do captulo XXXVI, vem revelar a Marcelo que ele era o amor de Margareth, provocando uma confuso na mente da personagem que, estrategicamente, revelada por meio da sonoplastia, como no trecho abaixo:

TCNICA MARCELO

MSICA CONFUSA ENQUANTO MARCELO FALA. AS VOZES SE ALTERNAM BEM DEPRESSA. (sonolento) Sinto-me como um homem, que nas trevas tateia o caminho...sofro uma tortura imensa...na minha alma o motivo cruel intensifica o desespero...a carta dizia: (sussurrando) Que memria a sua! Lembrou-se de tanta coisa no julgamento e esqueceu-se de outra importante, que a jovem que ali estava para ser julgada era sua vtima! (arfante) No...no... O senhor culpado! Culpado! MSICA AUMENTANDO E VOZES ALTERNANDOSE RAPIDAMENTE. Sim, Marcelo, acredito, acredito em Margareth, ele foi e ser o nico amor de sua vida! (delirando) No sou o culpado, eu no sabia...

CECLIA

MARCELO CECLIA TCNICA MATOS MARCELO

126

MARGARETH CECLIA MARCELO CECLIA MATOS VALTER GOVERNADOR MARCELO TCNICA

Pode continuar de cabea erguida, doutor Marcelo, o senhor no o culpado da minha desgraa! Se fosse escrever a histria de Margareth, o ttulo seria este: O maior amor do mundo! (arfando cansado) Eu no a amo... ( ao longe) Ela o ama... (ao longe) Foi o nico em sua vida... O senhor no pode renunciar... o meu candidato, ser eleito! (gritando) Chega! Chega! No quero ouvir mais nada! (cansando-se) Quero dormir... MSICA DIMINUINDO AOS POUCOS (O Pecado de Margareth. Cap. XXXVI. 1961)

Essa confuso demonstrada por meio do jogo de cena especialmente articulado atravs da tcnica com as vozes (tom e fala) das outras personagens, pois, as estratgias usadas nas radionovelas para produzir os efeitos das cenas podem variar, utilizando-se de flashbacks, bem como de um mosaico construdo com a tcnica, contra-regra e as falas e tons, capazes de demonstrar que a personagem encontra-se confusa e delirante, como era o caso de Marcelo. Ceclia, a amiga de Margareth, quem desfaz o mistrio e envia a carta annima a Marcelo. Ela representa, assim, a personagem clssica do melodrama, o confidente, capaz de revelar o segredo, e de protagonizar cenas pitorescas68, como esta do captulo X:

(...) SIMPSON Hoje teremos a visita de uma senhorita de grande fortuna. Vir escolher o seu enxoval. Espero que consiga satisfaz-la.

Cabe observar que, alm do confidente, o bobo tambm importante entre as personagens secundrias do melodrama. Ambos atuam sobre um duplo registro: so dinmicos do ponto de vista da linguagem, pois fazem intervenes pitorescas, e so igualmente ativos do ponto de vista comportamental, uma vez que interferem no desenrolar dos fatos.(HUPPES, 2000, p.85).

68

127

CECLIA C/REGRA CECLIA

Faremos o possvel, Miss Simpson. PASSOS AFASTANDO-SE. PORTA SE FECHA. Prepare-se Margareth, teremos um dia formidvel.(imitando uma jovem pernstica) Senhorita, no estou gostando destes modelos, eu preferiria algo...mais emocionante...diferente...no aprecio modelos que no sejam exclusivos...oh! mas este uma coisa sensacional! (rindo) Ceclia, voc deveria fazer um teste para o teatro! Francamente, cheguei a imaginar como ser a nossa freguesia de hoje! Ento, mos a obra! Comece por colocar em posio estratgica esta maravilha em chifon e renda! (suspira) Veja! No mesmo um sonho? E sabe o preo? Nada menos do que o meu ordenado e depois dizem que um sonho no custa nada! TRANSIO MUSICAL (O Pecado de Margareth. Cap. X. 1961)

MARGARETH

CECLIA

TCNICA

Nessa cena com Margareth e Miss Simpson no magazine, o humor de Ceclia torna a cena mais leve e quebra a tenso da trama. A crtica recai sobre a moa afortunada que vai loja comprar seu enxoval, e preocupa-se em encontrar um modelo exclusivo. Nesse momento, as falas das personagens, como estratgia da radionovela, vm sugerir ao ouvinte a imagem de uma freguesa. O humor incita a imaginao e permite estabelecer um vnculo com o ouvinte. Tambm no escapa a crtica ao trabalho, uma vez que, com gracejo, o sonho do chifon e da renda custam nada menos que seu ordenado. Duas estratgias revelam a participao secundria, porm importante dessa personagem: a primeira, o rompimento com a tenso dramtica e, a segunda, mais sutil, refere-se ao toque de realismo que aumenta a verossimilhana da histria. Essa personagem mostra, assim, que o mundo no feito somente de suspiros, gestos sublimes ou criminosos, mas de elementos do cotidiano, pinceladas do real, aspectos triviais e prosaicos da vida, que sintonizam o ouvinte. Como uma boa novela, o casamento de Marcelo e Margareth no se realiza de pronto. Eles combinam que, aps o mandato de governador, iro casar-se, se ambos continuarem

128

livres, j que ela no quer casar-se com ele como forma de reparao. A espera pela realizao amorosa tambm caracterstica constante do melodrama. Segundo Ivete Huppes: extraordinariamente paciente, acomoda-se espera da soluo de pendncias julgadas prioritrias, como o caso da reparao da honra ultrajada, de ideais patriticos, enfim, das causas mais amplas e por isso mesmo mais nobres. (2000, p. 117). Entretanto, quando tudo se encaminha para a unio eterna entre eles, h outra reviravolta na trama. Afinal, apesar do indicativo do desfecho da histria, novos obstculos surgem para adiar o final feliz. por isso que Miss Simpson, aps cumprir a pena pela morte de Z Barril, ao sair da priso, quer vingar-se do promotor Marcelo. O final do penltimo captulo torna-se emocionante, uma vez que, aps o pressentimento de Margareth, Miss Simpson, de maneira surpreendente, pe em prtica seu plano de vingana:

TCNICA MARCELO MARGARETH C/REGRA MARGARETH C/REGRA MARCELO

BEIJO Para a janela, quero v-la, assim que chegar calada. (inquieta) Cuidado Marcelo! PASSOS JANELA QUE SE ABRE Estranho... (inquieta) ...sinto uma dor no corao...um pressentimento... ELEVADOR DESCENDO. FECHA PORTA. PASSOS ENQUANTO MARCELO FALA. (nervoso) Margareth deixou-me preocupado...estou nervoso espera de uma desgraa... (reage) Tolice! A esta hora, Miss Simpson estar longe...pronto...daqui ao carro, apenas 10 metros...vamos ver se Margareth est na janela... (enlevado) Sim...l est ela como eu a amo! (admirado) Mas, o que ela est querendo dizer? (gritando) Marcelo! Cuidado! Miss Simpson atravessou a rua! Marcelo! PASSOS CORRENDO (como louca) Chegou a hora de ajustarmos contas, senhor promotor Marcelo Rocha. TIROS DE REVLVER (gemendo) Eh...era verdade...ai!

MARGARETH C/REGRA SIMPSON C/REGRA MARCELO

129

C/REGRA SIMPSON TCNICA

CARRO EM MOVIMENTO ACELERANDO (D gritos como se fosse atropelada). CARRO BRECANDO CONFUSO MSICA FORTE E DESAPARECE (O Pecado de Margareth. Cap. XL. 1960)

Essa cena demarca bem a estrutura continua amanh do velho folhetim, criando uma especial expectativa, decorrente do penltimo captulo, que cria maior interesse por parte dos ouvintes, que desejam, ansiosos, conhecer o destino das personagens. Em O Pecado de Margareth, a vingana de Miss Simpson recai sobre ela mesma, pois atropelada e morre, enquanto que Margareth e Marcelo, enfim, casam-se, chegando ao fim da trama. E a vil, Miss Simpson, defensora da moral e dos velhos valores sociais tem um fim trgico, sendo que a mocinha pecadora, Margareth, e a defensora dos direitos das mulheres, Ivone, so recompensadas, demonstrando que novos valores devam ser aceitos pela sociedade.

130

CONCLUSO

mineira

Odette

Machado

Alamy,

cuja

formao

intelectual

deu-se

fundamentalmente em So Paulo, no podia imaginar, na juventude, que mais tarde se tornaria uma escritora de radionovelas de uma rdio paulista, alis, uma das emissoras mais importantes na transmisso do gnero no pas. Tambm no podia saber que sua obra poderia inspirar um estudo mais aprofundado do gnero e ter seu nome resgatado para a histria do rdio e da cultura nacional. Mas certamente tinha conscincia de que o rdio era um grande veculo capaz de influenciar as pessoas e de produzir obras que j apontavam para a modificao da sociedade patriarcal e conservadora. Suas novelas conheceram o sucesso principalmente porque ela soube adaptar o velho romance-folhetim ao gosto nacional. Apesar de as radionovelas representarem um momento importante da cultura nacional, as dificuldades para encontrar material terico sobre o assunto so muitas, assim como os textos tal como foram transmitidos pelas rdios. So poucos os estudos realizados sobre o gnero, o que resulta, tambm, na pouca valorizao dos seus escritores. Aliado a isso, o fato de o rdio, apesar de ser um valioso veculo da histria da comunicao brasileira, capaz de influenciar um nmero inestimvel de pessoas, ter sido considerado, por alguns, como um veculo transmissor de produes de pouca qualidade. Mas, ao contrrio, um estudo de sua produo cultural e de sua repercusso junto ao pblico ouvinte, demonstra a riqueza de seu potencial, e permite recuperar a variedade da programao e de inmeros gneros surgidos a partir dele. Tambm revela que seu universo era predominantemente masculino, como era a sociedade dos anos dourados, e que, dentro desse contexto, atuar e escrever para o rdio foi um desafio que algumas mulheres conseguiram superar, como foi o caso de Odette Machado Alamy.

131

Atravs de seu trabalho, ela foi capaz de articular a vivncia pessoal, com sua formao de musicista e o talento para escrever radionovelas, cujas temticas direcionavam, quase sempre, para as ouvintes, o grande pblico-alvo desse gnero. O estudo de suas obras possibilita compreender a radionovela como um gnero autnomo, dotado de caractersticas prprias, uma vez que alia os vrios campos artsticos, como literatura, msica e arte dramtica. Outra especificidade da radionovela que no se realiza unicamente na forma de um texto escrito e literrio, necessitando, de maneira estrutural, de sua representao por meio da irradiao, o que a faz invadir o campo da msica e da arte dramtica. Entretanto, o prprio texto o depositrio e o indicador desses elementos musicais e de encenao, permitindo encerrar o estudo desse texto ao campo literrio, por meio da teoria e da crtica literrias. Diante disso, um estudo da obra de Odette Machado Alamy capaz de ilustrar as facetas do gnero radionovela e a sua importncia no contexto social brasileiro de meado do sculo XX. A escolha de duas radionovelas, O Passado Voltou e o Pecado de Margareth, salienta a preocupao com temas polmicos para a poca, que enfocam o casamento, a igualdade de direitos, o incesto, o infanticdio, a existncia de filhos ilegtimos, a condio de me solteira, o adultrio feminino. As duas obras, mesmo com semelhanas na sua estruturao tcnica, do ponto de vista literrio, apresentam diferenas. A principal diz respeito ao tom, pois, apesar das duas terem sido radiofonizadas no mesmo horrio, o das 20h, O Passado Voltou uma novela leve e mais sentimental, enquanto que o Pecado de Margareth mais forte, com cenas de ao e violncia, e prpria para adultos. Extrai-se tambm da anlise que, enquanto em O Passado Voltou conserva uma ambigidade na abordagem de temas referentes mulher, temos, no final, a valorizao de velhos valores sociais. Em O Pecado de Margareth, a autora posicionase, desde o incio, em prol dos direitos femininos, especialmente atravs da personagem

132

Ivone, que condena os valores machistas, principalmente simbolizados na morte da personagem Miss Simpson. As novelas revelam ainda a conscincia da autora a respeito do seu pblico-ouvinte por englobarem, alm de temas polmicos e personagens centrais femininos, os elementos clssicos da vertente melodramtica. Como enfatiza Ren Legris (2002), enquanto a vida das mulheres parecia reduzida, pela publicidade, s funes domsticas, especialmente por meio das propagandas de fbricas de sabo, de cosmticos e de eletrodomsticos, o discurso das mulheres nas tramas abordava as questes de direito, de responsabilidade social e de vida cultural. Nas radionovelas de Odette Machado Alamy, o universo feminino torna-se bastante central. Se a programao novelstica das rdios e os patrocinadores queriam tornar-se um atrativo para as donas de casa, estudantes e a famlia, a anlise do contedo de algumas novelas surpreende por falarem de temas tabus e ao demonstrarem a preocupao com a insero da mulher na sociedade brasileira. Assim, a divulgao da obra de Odette Machado Alamy e o estudo do gnero radionovela vm demonstrar um pouco do campo vasto a ser explorado em torno dessa temtica, e contribuir para mais uma pgina dos estudos em torno do resgate de escritoras brasileiras no Brasil.

133

BIBLIOGRAFIA

1- Obras da Autora que se encontram no Acervo da famlia

Peas Curtas:

Amor Ingnuo. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Caridade. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. O Crime de Margareth. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. O Grande Prmio. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. O Grande Sacrifcio. Araguari: 1956. Mimeografado. A Mo Reveladora. Mimeografado. 199-?

Peas Infantis:

A Bela Adormecida no Bosque. Belo Horizonte: 1959. Mimeografado. A Rosa Encantada. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Branca de Neve. Araguari: 1958. Mimeografado. Dia das Mes. Belo Horizonte: 1973. Mimeografado. Dia dos Professores. Belo Horizonte: 1973. Mimeografado. Joozinho e Maria. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. A Princesa e os Ciganos. Mimeografado. 197-?

134

Radionovelas:

A Mesma Cano. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. A Rosa da Cascata. [S.l.]: 1960. Mimeografado. Herana Maldita. [S.l.]: 1960. Mimeografado. Ktia, A Bailarina Russa. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Madona Sem Vu. [S.l.]: 1961. Mimeografado. Nunca Tarde para Ser Feliz. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. O Destino e Trs Mulheres. [S.l.]: 1961. Mimeografado. O Inimigo do Amor. [S.l.]: 1961. Mimeografado. O Passado Voltou. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. O Pecado de Margareth. [S.l.]: 1961. Mimeografado. Paixo Dentro da Noite. [S.l.]: 1961. Mimeografado. Quando Cantar o Primeiro Rouxinol. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Rene, A Ladra. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Sangue de Escrava. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado. Sou Inocente. [S.l.]: [s.d.]. Mimeografado.

Outros textos: Pinheiro de Natal. In: ALAMY-REIS, Maria Beatriz. Folclore: Pesquisas & Msicas. Belo Horizonte: So Vicente, 1977. Curupira. In: ALAMY-REIS, Maria Beatriz. Folclore: Pesquisas & Msicas. Belo Horizonte: So Vicente, 1977. Saci-Perer. In: ALAMY-REIS, Maria Beatriz. Folclore: Pesquisas & Msicas. Belo Horizonte: So Vicente, 1977.

135

2- Artigos, reportagens e entrevista da autora A GENTE tem uma sensao nova ao ouvir aquilo que escreveu. Gazeta do Tringulo, Araguari, 20 nov. 1960, p.4. ANIVERSARIA hoje D. Odete Alamy. Gazeta do Tringulo, Araguari, 30 out. 1959. CIPO. Gazeta do Tringulo, Araguari, 11 out. 1959, Caderno Gazeta Social. CONCERTO de piano. Araguary. 23 de abril de 1933. CONSERVATRIO estadual de msica de Araguari. Botija Parda, Araguari, n.753, 28 abr. 1985. D. ODETE Alamy. Gazeta do Tringulo, Araguari, 05 jul. 1952. D. ODETE Alamy. Informador Comercial de Araguari, n. 326, ano VI, 30 ago 1959, p. 21. D. ODETE Machado Alami. Gazeta do Tringulo, Araguari, 26 out. 1952, Caderno sociais. D. ODETTE Alamy na Rdio So Paulo. Gazeta do Tringulo, Araguari, 01 set. 1959. DIA DA CIDADE: festival promovido pela profa. Odete Machado Alamy. Gazeta do Tringulo, Araguari, 12 nov. 1961. DIRIO de Minas, 19 de mar. 1985, p. 8 FERNANDES FILHO, Emlio. Odete Alamy. O Francano, Franca, 9 jul. 1961. GUIMARES, Maria Aparecida. Artes. O Guarani, Araguari, 1952, p.31. INESQUECVEL recital de piano. Botija Parda, Araguari, n. 1014, 2 dez. 1990. INTELECTUALIDADE araguariana. Gazeta do Tringulo, Araguari, 29 abr. 1960. JLIO, Mrio. So Paulo no pode parar. A Revista do Rdio. Rio de Janeiro, 30 dez. 1961. MAMERI, Abdala. Encontro do amor com a saudade. Gazeta do Tringulo, Araguari, 28 dez. 1996. NOITE DE ARTE e esplendor. Botija Parda, Araguari, n. 1011, 11 nov. 1990. NOITE do acordeon. Gazeta do Tringulo, Araguari, 12 jun. 1960. O PRNCIPE e a cigarra. A Cidade, Araguari, 6 mar. 1955. PEREIRA, Odilon V. Nossos valores: D. Odete Machado Alamy. A Provncia, Araguari, n. 5, ano I, 27 jun. 1957.

136

PRIMEIRA formatura na Academia Mascarenhas de Araguari. Gazeta do Tringulo, 3 jul. 1959. gazeta social. QUARTA NOITE do acordeon. Gazeta do Tringulo, Araguari, 16 jun. 1960. RECITAL. Gazeta Esportiva, So Paulo, 24 nov. 1965. REVELAO intelectual: D. Odete Machado Alamy. Dirio de Araguari, n.105, ano I, 24 nov. 1956. RONDA...Gazeta do Tringulo. Araguari, 30 out. 1957, Caderno Mirante Social. Sra. ODETE Machado Alami. Informador Comercial de Araguari, n. 291, ano V, 2 nov. 1958, p. 18 TEATRO infantil. Informador Comercial de Araguari, n. 332, ano VI, 11 out. 1959, p.19. TEATRO infantil: Joozinho e Maria. Informador Comercial de Araguari, ano V, ago 1957, p.13.

3- Outros Documentos sobre a Autora

- Cartas de Odette Machado a Joo Alamy Filho nas dcadas de 30 e 40. - Certido de Casamento. - Certido de Nascimento. - Diplomas. - Disco gravado por Odette Machado Alamy - Entrevista de Odette ao Jornal Gazeta do Tringulo/Araguari, em 20 de novembro de 1960, a respeito de radionovela. - Fotografias. - Histricos Escolares. - Imagens em vdeo. - Quadros pintados pela autora. -Telegramas e carta da Rdio So Paulo em 1961 sobre censura de captulo de radionovela. 4- Entrevistas realizadas com familiares da Autora Maria do Carmo Machado dos Santos. (irm). Entrevista oral. Salvador, out. 2002. Cibele M. Aguiar. (irm). Entrevista escrita. Araguari, 8 jan. 2003. Jofre Alamy (cunhado). Entrevista gravada. Araguari, jan. 2003. Jos Jonalvo Machado Alamy. (filho). Entrevista escrita. Araguari, 8 jan. 2003. Maria Beatriz Machado Alamy. (filha). Entrevista oral. Belo Horizonte, dez. 2003 Maria Ceclia Machado Alamy. (filha) Entrevista oral. Belo Horizonte, dez. 2003. Maria Helena Rocha Alamy. (concunhada). Entrevista escrita. Araguari, 06 jan. 2003. Milton de Lima Filho (sobrinho). Entrevista gravada. Araguari, jan. 2003.

137

Susana Alamy. Entrevista oral. (neta) Belo Horizonte, dez 2003.

5- Bibliografia Terica

ANDRADE, Roberta Manuela Barros de. O fascnio de Scherazade: os usos sociais da telenovela. So Paulo: Annablume, 2003. AVANCINI, Marta. Na era de ouro das cantoras do rdio. Luso-Brazilian Review. Wisconsin, v.30, n.1, p.85-93, summer 1993. BACHELARD, Gaston. Devaneio e rdio. Trad. Jos Amrico Motta Pessanha. In: BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. So Paulo: DIFEL, 1985. BARBOSA FILHO, Andr. Gneros radiofnicos: os formatos e os programas de rdio. So Paulo: Paulinas, 2003. (Coleo Comunicao e Estudos). BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos dourados. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). Histrias das mulheres no Brasil. 3.ed. So Paulo: Contexto, 2000. p. 605-639. BELLI, Zenilda Poci Banks Leite. Radionovela: anlise comparativa na radiodifuso na dcada de 40 atravs de registros de audincia em So Paulo. So Paulo: USP/ECA, 1980. BORELLI, Silvia H.S.; MIRA, M.C. Sons, imagens, sensaes: radionovelas e telenovelas no Brasil. Intercom, So Paulo, v. XIX, n.1, 1996. p. 33-57. BROCA, Brito. O romance-folhetim no Brasil. In: Romnticos, pr-romnticos, ultraromnticos: vida literria e romantismo brasileiro. So Paulo: Polis, 1979. v.1. p. 174-184. BROCA, Brito. Romnticos, pr-romnticos, ultra-romnticos: vida literria e romantismo brasileiro. So Paulo: Polis, 1979. v.1. BUITONI, Dulclia Schroeder. Imprensa feminina. So Paulo: tica, 1986 (Srie Princpios). CALABRE, Lia. A Era do Rdio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. A mulher invisvel. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 4, 1991, Niteri, Rio de Janeiro. Niteri: Coordenao da Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal Fluminense/Abralic, 1992, p.187-194. CANDIDO, Antonio. A vida ao rs-do-cho. CANDIDO, Antonio (Org.). A crnica: o gnero, sua fixao e suas transformaes no Brasil. Campinas: Unicamp; Rio de Janeiro: Fundao Casa Rui Barbosa, 1992. CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira: momentos decisivos. 5.ed. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: USP, 1975. v.2. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. 4.ed. So Paulo: Nacional, 1975. CANDIDO, Antonio. Sob o signo do folhetim: Teixeira de Sousa. In: Formao da literatura brasileira: momentos decisivos. 5.ed. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: USP, 1975. v.2. p.126-135. CAS, Rafael Orazem. Programa Cas: o rdio comeou aqui. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

138

CASTELLO, Alessandra. Rdio Nacional: 60 anos. A emissora que parava o Brasil. Manchete. ano 45, n. 2.304, 01 de junho de 1996. p. 57. COELHO, Nelly Novaes. A literatura feminina no Brasil: das origens medievais ao sculo XXI. In: DUARTE, Constncia Lima; DUARTE Eduardo de Assis; BEZERRA, Ktia da Costa (Orgs.). Gnero e representao: teoria, histria e crtica. Belo Horizonte: FALE/UFMG/ Ps-lit, 2002, p.89-107. v. I (Coleo Mulher e Literatura). COSTA, Cristiane. Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. DELIA, Mirella Carvalho. Novos rumos, uma velha frmula: a mudana do perfil do rdio no Brasil. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade, Secretaria Especial de Comunicao Social, 2004. (Cadernos de Comunicao: memria; v.12). DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicao de massa. Trad. Octavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1993. DUARTE, Constncia Lima. Estudos de Mulher e Literatura: histria e cnone literrio. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 6, 1996, Rio de Janeiro: NIELM, 1996. p.21-33. DUARTE, Constncia Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Revista de Estudos Avanados da USP, So Paulo, v. 17, n.49, p. 151-172, dez. 2003. DUARTE, Constncia Lima. Histria de Literatura Feminina: nos bastidores da construo de gnero. In: SCARPELLI, Marli Fantini; DUARTE, Eduardo de Assis. Poticas da diversidade. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. p.211-220. DUARTE, Constncia Lima; DUARTE, Eduardo de Assis; BEZERRA, Ktia da Costa (Org.). Gnero e representao: teoria, histria e crtica. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. (Coleo Mulher e Literatura; v. I). DUARTE, Eduardo de Assis. Feminismo e desconstruo: anotaes para um possvel percurso. In: BRANDO, Izabel; MUZART, Zhaid, L. (Org.) Refazendo Ns: ensaios sobre mulher e literatura. Florianpolis: Mulheres, 2003. p.427-450. FEDERICO, Maria Elvira Bonavita. Histria da comunicao: rdio e TV no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1982. FLORES, Noemi. Brasileiras Notveis: uma abordagem radiofnica. Florianpolis: Mulheres; Santa Cruz: EDUNISC, 2005. GOLDFEDER, Miriam. Por trs das ondas da Rdio Nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. GOTLIB, Ndia Battella. A Literatura feita por mulheres no Brasil. In: BRANDO, Izabel; MUZART, Zhaid, L. (Org.) Refazendo Ns: ensaios sobre mulher e literatura. Florianpolis: Mulheres, 2003a. p. 9-72. GOTLIB, Ndia Battella. Na contramo da histria biogrfica. In: MOREIRA, Maria Eunice (Org.). Histrias da literatura: teorias, temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003b, p. 86-94. GUIMARES, Hlio de Seixas. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o pblico de literatura no sculo XIX. So Paulo: Edusp, Nanquin Editorial, 2004. HAUSSEN, Doris Fagundes. Rdio e Poltica: tempo de Vargas e Pern. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

139

HAUSSEN, Doris Fagundes. Rdio, Populismo e Cultura: Brasil e Argentina (1930-1955). Intercom Revista Brasileira de Comunicao. So Paulo, v. XIX, n.1, jan-jun 1996, p. 23-32. HUPPES, Ivete. Melodrama: o gnero e sua permanncia. Cotia: Ateli Editorial, 2000. KLIPPERT, Werner. Elementos da pea radiofnica (1977). In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introduo pea radiofnica. So Paulo: EPU, 1980. p. 12-110. LAGO, Mrio. Bagao de Beira-estrada. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1977. LAIA, Srgio Chagas. Literatura, escrita e feminilidade. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 4, 1991, Niteri, Rio de Janeiro. Niteri: Coordenao da Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal Fluminense/Abralic, 1992, p.234-238. LENHARO, Alcir. Cantores do rdio: a trajetria de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artstico de seu tempo. Campinas: Unicamp, 1995. LENHARO, Alcir. Fascnio e solido: as cantoras do rdio nas ondas sonoras do seu tempo. Luso-Brazilian Review. Wisconsin, v.30, n.1, p.75-84, summer 1993. LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (Org.). Usos & abusos da histria oral. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1996, p.167-182. LORDO, Joo. Era uma vez...a televiso. So Paulo: Alegro, 2000. MALUF, Marina; MOTT, Maria Lcia. Recnditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.). Histria da vida privada no Brasil: Repblica: da Belle poque Era do Rdio. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. p. 367-421. v.3. MARTINS, Fbio. Mulheres do rdio. Rdio em Revista, Belo Horizonte, ano I, n.1, p.23-25, maio 2005. MARTINS, Fbio. Senhores ouvintes, no ar... a cidade e o rdio. Belo Horizonte: C/Arte, 1999. MAUTNER, Anna Vernica. A emoo pelas ondas do rdio. Folha de So Paulo. So Paulo, 05 jan. 2006, p. 12. (Folha Equilbrio). MEDEIROS, Ricardo. Dramas no rdio: a radionovela em Florianpolis nas dcadas de 50 e 60. Florianpolis: Insular, Fundao Franklin Cascaes, 1998. MEYER, Marlyse. Folhetim: uma histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. MEYER, Marlyse. Volteis e versteis, de variedade e folhetins se fez a chronica. Bolhetim Bibliogrfico Biblioteca Mrio de Andrade. So Paulo, v.6, n.1/4, p. 17-41, jan-dez 1985. MOI, Toril. Teora literria feminista. Trad. Amaia Barcena. 2.ed. Madrid: Catedra, 1995. MOREIRA, Snia Virgnia. O rdio no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1995. MOREIRA, Snia Virgnia; DEL BIANCO, Nlia. Rdio no Brasil: tendncias e perspectivas. Rio de Janeiro: UERJ; Braslia: UnB, 1999. MURCE, Renato. Bastidores do rdio: fragmentos do rdio de ontem e de hoje. Rio de Janeiro: Imago, 1976. OLIVEIRA, Vanderlia da Silva. Teixeira e Sousa e romance-fohetim: uma leitura de O filho do pescador (1843). Dissertao de mestrado.2002.

140

OROZ, Silvia. Melodrama: o cinema de lgrimas da Amrica Latina. 2.ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1999. ORTIZ, Renato. A evoluo histrica da telenovela. In: ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simes; RAMOS, Jos Mrio Ortiz. Telenovela: histria e produo. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1991a. p. 11-54. ORTIZ, Renato. A moderna tradio brasileira. 3.ed. So Paulo: Brasiliense, 1991b. ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simes; RAMOS, Jos Mrio Ortiz. Telenovela: histria e produo. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. PALCIOS, Suzana Amlia. Literatura e feminino. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 4, 1991, Niteri (RJ): Coordenao da Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal Fluminense/Abralic, 1992, p.231-233. PEIXOTO, Fernando. Descobrindo o que j estava descoberto. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introduo pea radiofnica. So Paulo: EPU, 1980. p. 5-10. PERRONE-MOISS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crtica de escritores modernos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. PRIORE, Mary del. (Org.). Histria das mulheres no Brasil. 3.ed. So Paulo: Contexto, 2000. QUEIRS, Dinah Silveira de. Vestir as sombras. Jornal A Manh, Rio de Janeiro, 08 ago 1950. QUEIROZ, Vera. Linhas de foras femininas no cnone literrio brasileiro. In: BRANDO, Izabel; MUZART, Zhaid, L. (Org.) Refazendo Ns: ensaios sobre mulher e literatura. Florianpolis: Mulheres, 2003. p. 483-490. RAGO, Margareth. Pensar diferentemente a histria, viver femininamente o presente. In: GUAZZELLI, Csar Augusto Barcellos et al. (Org.). Questes de teoria e metodologia da histria. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2000, p.41-58. RAMOS, Jos Mrio Ortiz; BORELLI, Silvia H. Simes. A telenovela diria. In: ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simes; RAMOS, Jos Mrio Ortiz. Telenovela: histria e produo. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. p.55-108 REBELO, Marques. A estrela sobe. Rio de Janeiro: Tecnoprint, [19--]. ROCHA, Gilmar. A deusa do rdio. Rdio em Revista, Belo Horizonte, ano I, n.1, p.30-34, maio 2005. SAMPAIO, Mrio Ferraz. Histria do rdio e da televiso no Brasil e no mundo: memrias de um pioneiro. Rio de Janeiro: Achiam, 1984. SANTOS, Lidia. Kitsch tropical: los medios em la literatura y el arte de America Latina. Madrid: Iberoamericana, 2001. SAROLDI, Luiz Carlos; MOREIRA, Sonia Virgnia. Rdio Nacional: o Brasil em sintonia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. SCHEFFNER, Horst. Para uma teoria da pea radiofnica. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introduo pea radiofnica. So Paulo: EPU, 1980. p.111-164. SCHIMDT, Rita Terezinha. Os estudos sobre a mulher e literatura no Brasil: percursos e percalos. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 5, 1993, Natal. Natal: UFRN/ Ed. Universitria, 1995, p.175-187.

141

SCHMIDT, Benito Bisso. Pensar a biografia histrica: o retorno do gnero e a noo de contexto. In: GUAZZELLI, Csar Augusto Barcellos et al. (Org.). Questes de teoria e metodologia da histria. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2000, p.121-129. SCHNING, Klaus. Ouvir peas radiofnicas. Em defesa de uma criana abandonada. In: SPERBER, George Bernard (Org.). Introduo pea radiofnica. So Paulo: EPU, 1980. p.167-188. SEVCENKO, Nicolau. (Org.). Histria da vida privada no Brasil: Repblica: da Belle poque Era do Rdio. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. v.3. SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: tcnica, ritmo e ritos do Rio. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.). Histria da vida privada no Brasil: Repblica: da Belle poque Era do Rdio. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. p. 513-654. v.3 SEVCENKO, Nicolau. Literatura como misso: tenses sociais e criao cultural na primeira repblica. So Paulo: Brasiliense, 1983. SODR, Nelson Werneck. A histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1966. SOUZA, Eneida Maria de. Crtica cult. Belo Horizonte: UFMG, 2002. SPERBER, George Bernard (Org.). Introduo pea radiofnica. So Paulo: E.P.U., 1980. SSSEKIND, Flora. Grafias da voz: a cultura literria moderna, as tecnologias acsticas e a experincia do rdio no Brasil. Margens, Belo Horizonte, n.4, p. 13-27, dez. 2003. TAVARES, Reynaldo C. Histrias que o rdio no contou: do galena ao digital, desvendando a radiodifuso no Brasil e no mundo. 2.ed. So Paulo: Harbra, 1999. THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. So Paulo: Perspectiva, 2005. VAMPR, Octavio Augusto. Razes e evoluo do rdio e da televiso. Porto Alegre: FEPLAM, 1979. VIANA, Lcia Helena. Por uma tradio do feminino na literatura brasileira. In: SEMINRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 5, 1993, Natal. Natal: UFRN/ Ed. Universitria, 1995, p.168-174. VIANNA, Deoclcia. Companheiros de viagem. So Paulo: Brasiliense, 1984. XAVIER, Regina Clia Lima. O desafio do trabalho biogrfico. In: GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos et al. (Org.). Questes de teoria e metodologia da histria. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2000. p. 161-173. XEXO, Arthur. Janete Clair: a usineira de sonhos. Rio de Janeiro: Relume, 2005. ZAREMBA, Lilian, BENTES, Ivana (Org.). Rdio nova, constelaes da radiofonia contempornea. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

142

6- Documentos on line:

ANDRADE, Antonio de. A memria do rdio e da radionovela. Museu da Televiso Brasileira. Disponvel em: <http://www.museudatv.com.br/criacaodatv.htm> Acesso em 08 jul. 2004. BAUMWORCEL, Ana. Retrica da resistncia: sonoridade e sentido. INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. XXVI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Belo Horizonte: 02-06 set. 2003. Disponvel em: http://www.intercom.org.br/papers/2003/np06/NP6BAUMWORCEL.pdf Acesso em 08 jul. 2004. BORELLI, Silvia Helena Simes. Telenovelas Brasileiras Balanos e Perspectivas. 2002. <http://www.eca.usp.br/alaic/material%20congresso%202002/congBolivia2002/trabalhos%20 completos%20Bolivia%202002/GT%20%208%20%20nora%20maziotti/silvia%20borelli.doc > Acesso em 10 ago. 2006. CALABRE, Lia. A participao do rdio no cotidiano da sociedade brasileira (1923-1960). Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/lia_calabre/main_participacao.html> Acesso em 09 set. 2006. CALABRE, Lia. Rdio e imaginao: no tempo da radionovela. INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. XXVI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Belo Horizonte: 02-06 set. 2003. Disponvel em: <http://www.intercom.org.br/papers/2003/np06/NP6CALABRE.pdf> Acesso em 08 jul. 2004. CAMPOS, Pedro Celso. Introduo ao radiojornalismo. UNESP/Bauru: 2003. Disponvel em: <http://wmail.faac.unesp.br/~pcampos/Introducao%20ao%20Radiojornalismo.htm> Acesso em 08 jul. 2004. CONSERVATRIO DRAMTICO E MUSICAL DE SO PAULO. Disponvel em: <http://www.italonet.com.br/musica/misp2.htm> Acesso em 15 set. 2002. CONSERVATRIO DRAMTICO E MUSICAL DE SO PAULO. Disponvel em:<http://www.fcg.pa.gov.br/historia.html> Acesso em: 15 de set. 2002. DO OUTRO LADO DO ESTDIO, o show dos fs. Brasil 500 anos. Fascculo 12. Tribuna do Norte. Disponvel em: <http://www.tribunadonorte.com.br/especial/br500/f12_n3.htm> Acesso em 01 out. 2005. EM BUSCA DA FELICIDADE: 50 anos depois. RadioClaret. Disponvel em: <http://www.radioclaret.com.br/port/busca.htm> Acesso em 01 out. 2005. EMISSORAS DE RDIO. Disponvel em: <http://www.mundodasnovelas.hpg.ig.com.br/emissoras.htm> Acesso em 08 jul. 2004.

143

HAUSSEN, Doris Fagundes: Revista do Rdio (Brasil) e Radiolandia (Argentina) na dcada de 50: um estudo comparado atravs de seus editoriais. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/alaic/material%20congresso%202002/congBolivia2002/trabalhos%20 completos%20Bolivia%202002/GT%20%207%20%20Juan%20Gargurevich/Doris%20Fagun des%20Haussen.doc 2002.> Acesso em 18 de julho de 2006. LA RADIONOVELA Y EL RADIOTEATRO. Icarito. Disponvel em: <http://icarito.latercera.cl/icarito/2002/874/pag6.htm> Acesso em 01 out. 2005. LANZA, Sonia Maria. Jornalismo: da origem folhetinesca folhetinizao da informao. Disponvel em: <http://www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/cd3/jornal/soniamarialanza.doc> Acesso em 10 ago. 2006. LEGRIS, Rene. Identidade e feminismo na rdio do Qubec: 1930-1970. Labrys Estudos Feministas, n.1-2, jul.-dez. 2002. UNB. Disponvel em: <http://www.unb.br/ih/his/gefem/labrys1_2/legris1.html> Acesso em 08 jul. 2004. MRIO DE ANDRADE. Disponvel em: http://www.Info.Incc.br/dimas/macronol.htm Acesso em 15 set. 2002 MRIO DE ANDRADE. Disponvel em: http://www.sescp.com.br/sesc/hotsites/macunaima/mario.htm Acesso em 15 de set. 2002 MEDEIROS, Ricardo. Novela cubana como modelo para a Amrica Latina. Disponvel: <http://www.carosouvintes.com.br//index2.php?option=content&task=view&id=453&pop=1 &page=0>).> Acesso em 16 abril 2005. MIKA, Loureno. Radionovela. Disponvel em: <http://www.maikol.com.br/subpages/radio9.htm> Acesso em 08 jul. 2004. O RDIO NO BRASIL: da fundao ao final do Estado Novo. Mdia Rdio. Disponvel em: <http://radiojornalismo.com.br/midiatexto/midiatexto4.htm> Acesso em 08 jul. 2004. O DIREITO DE NASCER. Jovempan. Disponvel em: <http://www.jovempan.uol.com.br/jpamnew/destaques/semanaradio/index.php?id=14> Acesso em 01 out. 2005. RDIOBRAS. Rdio-novelas. Disponvel em: <http://www.radiobras.gov.br/nacionalrj/especialnacrj/html/radionovelas.php> Acesso em 01 out. 2005. RADIONOVELA. RadioClaret. Disponvel em: <http://www.radioclaret.com.br/port/radionovela.htm> Acesso em 08 jul. 2004.

144

RADIONOVELA, TELENOVELA. Videotexto. Disponvel em: <http://www.videotexto.info/radionovela_telenovela.html> Acesso em 01 out. 2005. TAVARES, Maurcio Tavares. A Pardia no rdio. Disponvel em: <http://www.maikol.com.br/subpages/radio3.htm> Acesso em 08 jul. 2004. TITANIC SITE. Disponvel em: <http://www.titanicsite.kit.net/historia.html> Acesso em 10 set. 2006.

Potrebbero piacerti anche