Sei sulla pagina 1di 6

ptica da Viso

A luz atravessa o ar a uma velocidade de 300.000 km/s, sendo muito mais lenta em slidos transparentes e lquidos. O ndice de refrao de certa substncia a velocidade da luz no ar dividida sobre a velocidade da luz nesse meio, sendo o do ar igual a um.

Quando os raios de um feixe luminoso atingem uma lente perpendicular ao feixe, eles penetram o segundo meio sem desvio, ocorrendo somente diminuio da velocidade de transmisso e ondas de comprimento menor, pelas menores distncias entre as frentes de onda. Se a interface for angulada, eles se curvam se os ndices refrativos dos dois meios forem diferentes entre si. Essa curvatura dos raios de luz uma interface angulada conhecida como refrao. Esse grau de refrao aumenta de acordo com o aumento da razo dos dois ndices refrativos dos dois meios transparentes e do grau de angulao entre a interface e a frete de onda que entra.

Quando raios de luz incidem perpendicularmente no refratam - superfcie de uma lente convexa, ao passarem, ocorre convergncia desses raios em um nico ponto, o ponto focal. Metade da curvatura ocorre quando eles entram na lente, e a outra metade quando eles saem do lado oposto. J em uma lente cncava, ocorre a divergncia dos raios.

A lente cilndrica curva os raios a partir dos dois lados da lente, mas no de cima pra baixo, significando que ocorre a curvatura em um plano, porm no no outro. Deste modo, raios de luz paralelos se curvam, formando uma linha focal. Inversamente, os que atravessam a lente esfrica so refratados em todas as bordas da lente (ambos os planos) em direo ao raio central, e todos os raios chegam a um ponto focal. As lentes cilndricas cncavas divergem os raios de luz somente num plano da mesma maneira que as cilndricas convexas convergem os raios de luz em um plano. A combinao de duas lentes cilndricas dispostas em ngulos retos igual a uma lente esfrica, ou seja, exercendo a mesma funo.

A distncia focal de uma lente a distncia alm de uma lente convexa em que os raios paralelos convergem para um ponto focal comum. Ela determinada pela seguinte frmula: em que F a distncia focal, A a distncia da fonte de luz em um ponto a partir da lente e B a distncia do foco no outro lado da lente. Quanto mais forte a lente, menor a distncia focal.

Quanto mais uma lente curvar os raios de luz, maior ser seu poder refrativo. Este medido em dioptrias. O poder refrativo de uma lente convexa igual a um metro dividido por sua distncia focal (ex: ponto focal: 0,5m alm da lente => 1/0,5 => +2 dioptrias). Em lentes cncavas no h convergncia dos raios, ento em vez de usar o sinal +, usa-se o -. ptica do Olho O olho tem um sistema de lentes, um sistema de abertura varivel (pupila) e uma retina. O sistema de lentes composto por quatro interfaces refrativas: (1) a interface entre o ar e a superfcie anterior da crnea, (2) a interface entre a superfcie posterior da crnea e o humor aquoso, (3) a interface entre o humor aquoso e a superfcie anterior do cristalino e (4) a interface entre a superfcie posterior do cristalino e o humor vtreo. O ndice interno do ar 1,0; o da crnea 1,38; o do humor aquoso 1,33; o do cristalino 1,40; e o do humor vtreo 1,34.

O cristalino tem a importncia de resposta a sinais nervosos vindos do crebro, aumentando ou no sua curvatura, o que provoca a acomodao visual. A imagem formada na retina invertida e reversa, mas o sistema nervoso a encara como normal. O mecanismo de acomodao de, por exemplo, 20 dioptrias para 34 dioptrias acontece quando a forma do cristalino mudada de uma lente moderadamente convexa para muito convexa. No jovem, o cristalino formado por uma cpsula elstica forte e cheia de lquido viscoso, proteincea e transparente. Quando est relaxado, essa lente assume uma forma quase esfrica, devido, sobretudo retrao elstica da cpsula. H certas estruturas denominadas ligamentos suspensores, que fixam-se radialmente em torno do cristalino, puxando suas bordas em direo ao crculo externo do globo ocular. Eles so constantemente tensionados por suas fixaes na borda anterior da coride e

da retina. A tenso sobre esses ligamentos faz com que o cristalino permanea relativamente plano sob condies normais do olho.

H tambm, nas fixaes laterais dos ligamentos do cristalino ao globo ocular, o msculo ciliar (fibras de msc. Liso) composto de dois conjuntos: as fibras circulares e as meridionais. As fibras meridionais se estendem das extremidades perifricas dos ligamentos suspensores para a juno corneoescleral. Quando elas se contraem, as inseres perifricas dos ligamentos do cristalino so puxadas medialmente em direo s bordas da crnea, liberando, assim, a tenso dos ligamentos sobre o cristalino. As circulares, por sua vez, esto dispostas circularmente em toda a volta das fixaes de ligamentos. Ou seja, quando se contraem, ocorre ao semelhante a de um esfncter, diminuindo o dimetro do circulo das fixaes com ligamentos; isso tambm permite aos ligamentos fazerem menos trao sobre a cpsula do cristalino.Assim, a contrao desses conjuntos de fibras do msculo ciliar relaxa os ligamentos com a cpsula do cristalino, este assumindo ento uma forma mais esfrica. A acomodao visual controlada majoritariamente pelo sistema nervoso autnomo parassimptico. Sinais por ele emitidos so transmitidos aos olhos atravs do terceiro par de nervos cranianos a partir do ncleo do terceiro par do tronco cerebral. O estmulo parassimptico contrai as fibras do msculo ciliar, relaxando os ligamentos do cristalino e assim, permitindo que este fique mais bojudo e aumente seu poder de refrao. Quanto maior esse poder, mais perto do olho est o foco. relevante citar que com o avanar da idade, o cristalino fica maior e mais espesso, tornando-se tambm menos elstico, em parte devido sua desnaturao progressiva protica. Da, ele permanece quase que totalmente sem acomodao, condio conhecida como presbiopia. Nesse quadro, cada olho continua focalizado permanentemente numa distncia quase constante. Para ver claramente de perto, o paciente deve fazer uso de lentes bifocais, com o segmento superior focalizado para viso a distncia e o inferior para perto. A principal funo da ris aumentar ou diminuir a quantidade de luz que entra no olho. A pupila do olho humano pode diminuir at cerca de 1,5 mm e aumentar at 8mm de dimetro. A quantidade de luz que entra no olho pode mudar at 30 vezes em decorrncia de alteraes da abertura pupilar. Quanto menor o dimetro pupilar, maior a profundidade do foco. Isso acontece porque quando a abertura pequena, quase todos os raios atravessam o centro da lente, e quanto mais centrais os raios, mais em foco eles esto.

O dimetro mdio dos cones na fvea da retina parte central da retina, onde a viso mais altamente desenvolvida de cerca de 1,5 micrmetro. A fvea tem menos de 0,5mm de dimetro, o que significa que ocorre acuidade visual mxima em menos de dois graus de campo visual. Fora da rea da fvea, a acuidade visual piora, diminuindo progressivamente em direo periferia. Isso causado pela conexo de um nmero cada vez maior de bastonetes e cones com uma nica fibra aferente do nervo ptico nas partes fora da fvea e mais perifricas da retina. A percepo de profundidade ocorre por trs meios principais: (1) o tamanho das imagens de objetos conhecidos na retina, (2) o fenmeno da paralaxe de movimento e (3) a estereopsia. Se um individuo olhar a distncia com os olhos imveis, no perceber a paralaxe de movimento, mas quando ele movimenta a cabea de um lado para o outro, as imagens dos objetos prximos se movimentam rapidamente pelas retinas. A estereopsia tambm chamada de paralaxe binocular. Nela ocorre a combinao das imagens captadas por cada olho e assim h um clculo aproximado da distncia entre o individuo e o objeto em questo. Ela raramente til para percepo de profundidade entre 15 a 60 metros. O oftalmoscpio um aparelho em que o observador pode olhar com clareza a retina do paciente. O olho preenchido por um liquido lquido intraocular que mantm presso do globo ocular suficiente para deix-lo distendido. H o humor aquoso se situa anteriormente ao cristalino e o humor vtreo fica entre a superfcie posterior do cristalino e a retina. O aquoso um liquido com fluxo livre, enquanto que o vtreo uma massa gelatinosa que permanece unida por uma rede fibrilar fina composta basicamente de molculas de proteoglicanos alongadas. gua e substncias dissolvidas podem difundir-se lentamente no humor vtreo, mas h pouco fluxo de lquido. O humor aquoso continuamente produzido e reabsorvido. Esse equilbrio regula o volume total e a presso intraocular.

Formao e Sada do Humor Aquoso

O humor aquoso formado no olho numa taxa de 2 a 3 microlitros por minuto. Ele secretado pelos processos ciliares pregas lineares que se projetam do corpo ciliar para o espao atrs da ris, onde os ligamentos do cristalino e o msculo ciliar se fixam ao globo ocular. A superfcie desses processos recoberta por um epitlio altamente secretor, e uma rea subjacente altamente vascularizada. Ele formado quase inteiramente como secreo ativa por esse epitlio. A secreo comea com o transporte ativo de sdio para os espaos entre as clulas epiteliais. Os ons sdio puxam os de cloreto e bicarbonato, para manter a neutralidade eltrica. Depois, todos esses ons, juntos, causam osmose da gua dos capilares sanguneos situados abaixo dos mesmos espaos intercelulares epiteliais, e a soluo resultante banha os espaos dos processos ciliares da cmara anterior do olho. Alm de haver transporte de nutrientes (aminocidos, c. Ascrbico e glicose) por transporte ativo ou difuso facilitada. Depois de produzido, ele flui atravs da pupila, entra na cmara anterior do olho, vai em direo parte anterior do cristalino, entra no ngulo entre a crnea e a ris e atravs de vrias trabculas, finalmente entra no Canal de Schlemm, desembocando em veias extraoculares. Vale dizer que o Canal de Schlemm uma veia com parede fina que se estende circunferencialmente por todo o trajeto em torno do olho. Tem uma membrana bastante porosa, e tanto humor aquoso se dirige a ele, que no h passagem sangunea por ele. As pequenas veias que levam deste canal s veias extraoculares geralmente s contm humor aquoso, sendo denominadas veias aquosas.

A presso intraocular em mdia 15mmHg, variando de 12 at 20 mmHg. Ela medida atravs da tonometria, processo em que o olho sofre anestesia local e o tonmetro colocado na crnea. Aplica-se uma pequena fora a um mbolo central. O grau de deslocamento da crnea registrado e calibrado em termos de presso intraocular. Essa presso geralmente permanece constante no olho normal. Seu nvel determinado, sobretudo, pela resistncia sada do humor aquoso da cmara anterior para o Canal de Schlemm. Nas superfcies das placas trabeculares, h grande numero de clulas fagocitrias. Imediatamente fora do canal, h uma camada de gel intersticial contendo grande numero de clulas reticuloendoteliais com alta capacidade de englobar e digerir debris at se formarem substncias com pequenas molculas que podem ser absorvidas. Desse modo, esse sistema mantm os espaos trabeculares limpos. A superfcie da ris e outras superfcies do olho atrs da ris so cobertas por um

epitlio capaz de fagocitar protenas e pequenas partculas do humor aquoso, mantendo-o um liquido claro. Quando a presso se eleva, a taxa de fluxo do liquido para o canal aumenta acentuadamente, para que a mesma volte a valores normais. Quando esta se torna patologicamente alta (at 60 a 70 mmHg), e por tempo prolongado, os axnios do nervo ptico so comprimidos no ponto de sada do globo ocular no disco ptico, o chamado Glaucoma. Acredita-se que essa compresso bloqueie o fluxo axonal de citoplasma dos corpos celulares neuronais da retina nas fibras do nervo ptico que levam ao crebro. Isso resulta uma nutrio inapropriada das fibras envolvidas, o que causa sua morte. possvel tambm dizer que a compresso da artria da retina que penetra no globo ocular pelo disco ptico tambm se acrescente leso neuronal por reduo nutricional da fibra. Na maioria dos casos, h um aumento da resistncia sada de humor aquoso atravs dos espaos trabeculares e para o canal de Schlemm na juno iridocrnea. Ele pode ser tratado com colrio que contenha droga que reduza a secreo de humor aquoso ou aumente sua reabsoro. Quando essa terapia falhar, so utilizadas tcnicas cirrgicas que, por exemplo, permitem que o liquido flua direto para o espao subconjuntival fora do globo ocular.

Potrebbero piacerti anche