Sei sulla pagina 1di 6

Professor:

ALEXANDRE

1. encontrada apenas entre os moluscos, a estrutura:


http://www.professor.bio.br/provas_topicos.asp? topico=Moluscos

a) esqueleto calcreo; b) tentculos; c) sifo exalante; d) rdula; e) tubo digestrio completo. 2.Os invertebrados que possuem olhos estruturalmente semelhantes aos dos vertebrados so os a) insetos. b) aracndeos. c) crustceos. d) gastrpodos. e) cefalpodos. 3.Os moluscos bivalvos (ostras e mexilhes) so organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de gua em poucas horas, da serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em conseqncia, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentraes de microorganismos e compostos qumicos txicos, eventualmente presentes na gua onde vivem, assim pondo em risco a sade pblica e exercendo grande impacto

social e econmico nas reas de sua criao. Assinale a afirmao correta. a) Os moluscos no possuem sistema digestivo. b) Os moluscos no possuem sistema nervoso ganglionar. c) Os mexilhes possuem concha com apenas uma valva. d) Nos mexilhes, as brnquias tm funo respiratria e importante papel na nutrio. e) Os moluscos so sempre hermafroditas. 4Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos moluscos. a) So animais diploblsticos acelomados. b) Tm respirao braquial ou "pulmonar". c) Possuem o corpo constitudo, basicamente, por cabea, p e massa visceral. d) Tm excreo atravs de nefrdios. e) So de sexos separados ou hermafroditas.

5Em relao a esse filo e baseado na observao dos diferentes hbitos mostrados na figura, assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(s).

64. A lula um decpodo com o corpo afilado em forma de cone e a cabea com oito tentculos.
6Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde so servidos "frutos do mar", ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham a) lula e camaro. b) polvo e caranguejo. c) mexilho e lagosta. d) lula e polvo. e) camaro e lagosta. Na figura a seguir ilustrada a organizao geral de um molusco gastrpodo, em que se observa um corpo constitudo por cabea, massa visceral (onde se concentram os rgos) e p. Com relao ao filo Mollusca, correto afirmar que:

01. Como caractersticas embrionrias so celomados, deuterostmios e apresentam simetria radial. 02. Os gastrpodos possuem no assoalho da faringe a rdula que utilizam para raspar o alimento. 04. A respirao branquial nos animais aquticos e pulmonar nos terrestres. 08. O grupo dos bivalvos compreende muitos animais comestveis e importantes economicamente, como os mexilhes, as ostras e os "escargots". 16. A figura representa o grupo dos bivalvos, que se caracterizam por apresentar uma concha formada por duas partes chamadas valvas, no interior das quais se encontra a cabea, diferenciada, o p e a massa visceral. 32. Baseado na figura podemos constatar que enquanto o 'Pecten' um animal de vida livre, a ostra e o Mytilus so fixos.

a) no apresenta sistema digestivo completo, de forma que a digesto processada atravs de uma bolsa enzimtica. b) apresenta respirao exclusivamente branquial. c) o sistema nervoso consiste de um anel situado em torno da boca. d) a excreo feita atravs dos tbulos de Malpighi e de glndulas localizadas na base dos ps. e) lesmas, ostras, mexilhes, lulas e polvos so moluscos.

Na escala zoolgica, os primeiros animais que apresentam estruturas especializadas para a respirao so os: a) espongirios b) cnidrios c) platielmintos d) moluscos e) nematelmintos

http://www.thecomicbooknerd.com/ http://www.firstcomicsnews.com/

Enem 2010

Gabarito: c

Gabarito: e

Gabarito: e

Gabarito:d

Gabarito: c

Potrebbero piacerti anche