Sei sulla pagina 1di 40

ANLISE COMPARATIVA ENTRE A RDC N. 210/03 E A RDC N.

17/10

RDC 210 Das Alteraes do Prembulo * Referia-se ao art. 11 do Regulamento da ANVISA, Decreto n 3.029/99, art. 111 do Regimento Interno, Portaria n 593/00, Lei n 6.360/76, Decreto n 79.094/77 e Lei n 9.782/99.

RDC 17

* Modificado na sua forma e estrutura, referindo-se apenas ao Decreto n 3.029/99, art. 54 do Regimento interno da ANVISA e Portaria n 354/06.

Do Objetivo Padroniza o cumprimento de Boas Prticas de Fabricao de Medicamentos para a realizao de inspees de rgos de vigilncia sanitria. Padroniza o cumprimento da BPF conforme as Boas Prticas de Fabricao de Produtos Farmacuticos e Mecanismos de Implementao no mbito do MERCOSUL, que estabeleceu a adoo do Relatrio n 37 da OMS. * O Objetivo desta RDC est disposto no Cap. I do Ttulo I Das Disposies Iniciais.

* O Objetivo desta RDC est disposto nos arts. 1 ao 9.

Art. 7: As previses para acompanhamento do avano tecnolgico sero tomadas atravs de atualizaes da RDC, aprovadas pela Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, e publicadas em Dirio Oficial da Unio.

Art. 1, 2: Dispe que o prprio fabricante poder adotar medidas alternativas s descritas nesta RDC de forma a acompanhar o avano tecnolgico ou atender a necessidades especficas de determinado medicamento, desde que essas sejam validadas pelo fabricante e que a qualidade do medicamento seja assegurada

Da Abrangncia Trata das substncias sujeitas ao controle especial. Anexo I, A Consideraes Gerais Art. 2: (...) Pargrafo nico. As atividades relacionadas s substncias sujeitas ao controle especial, ou medicamentos que as contenham, devero obedecer ao disposto em legislao especfica, alm dos requisitos contidos nesta resoluo.

Traz que as BPF so aplicveis a todas as operaes envolvidas na fabricao de medicamentos, porm no versa sobre as substncias sujeitas ao controle especial.

477942v1

Anexo I, A Consideraes Gerais No aplica as BPF no que tange a segurana do pessoal envolvido no processo de fabricao, porm o fabricante responsvel pela segurana de seus trabalhadores.

Art. 4: Inclui a responsabilidade do fabricante pela proteo do meio ambiente, ainda que no com relao a todos os aspectos ambientais, que so regulamentados por legislao especfica.

Quanto s Definies: Anexo I, D, 1- Glossrio Art. 5 e incisos: A nova RDC retirou de seu texto algumas definies que a antiga RDC trazia, tais como: Certificado de registro do produto; Certificado de Boas Prticas de Fabricao; Concentrao; Componente; Edificao; Pessoa Autorizada; Potncia; Processo; Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional; Registro de lote; Sistema e Substncia Ativa.

Como, tambm, incluiu novas definies: Ao Corretiva; Ao Preventiva; rea Segregada; Contaminao; Critrio de Aceitao; Data de Reteste; Derivado de Droga Vegetal; Documentao de Lote; Droga Vegetal; Insumo Farmacutico; Marcador; MatriaPrima Vegetal; Nomenclatura Botnica; Nomenclatura Botnica Oficial Completa; Operao Crtica; Pessoa Designada; Pior Caso; Plano Mestre de Validao (PMV); Padro de Referncia; Padro Secundrio (Padro De Trabalho); Protocolo (Ou Plano) de Validao (PV); Qualificao de Desempenho (QD); Qualificao de Instalao (QI); Qualificao de Operao (QO); Qualificao de Projeto (QP); Relatrio de Validao (RV); Remessa ou Entrega; Responsvel Tcnico; Revalidao; Sistemas Computadorizados; Validao Concorrente; Validao de Limpeza; Validao de Processo (VP); Validao de Sistemas Computadorizados; Validao Prospectiva e Validao Retrospectiva.

Da Garantia de Qualidade Esta RDC traz requisitos para assegurar a fabricao de medicamentos, tais como: 1.2: (...) (a) os medicamentos sejam projetados e desenvolvidos considerando a necessidade do cumprimento das BPF e outros requisitos como Boas Prticas de Laboratrio (BPL) e A nova RDC traz mais requisitos, alm dos da antiga RDC, para assegurar uma melhor fabricao de medicamentos. Esses requisitos so 3, como seguem: Art. 11: (...)

477942v1

Boas Prticas Clnicas (BPC); (b) as operaes de produo e controle estejam claramente especificadas por escrito e as exigncias de BPF cumpridas; (c) as responsabilidades gerenciais estejam claramente especificadas na descrio de cargos e funes; (d) sejam tomadas providncias quanto fabricao, suprimento e utilizao correta das matrias-primas e materiais de embalagem; (e) sejam realizados todos os controles nas matrias-primas, produtos intermedirios, produtos a granel, bem como outros controles em processo, calibraes e validaes; (f) o produto terminado seja corretamente processado e conferido, segundo procedimentos definidos; (g) os medicamentos no sejam expedidos antes que as pessoas autorizadas tenham certificado que cada lote de produo foi produzido e controlado de acordo com os requisitos do registro e outros regulamentos relevantes produo, controle e liberao de produtos farmacuticos; (h) sejam fornecidas instrues e tomadas as providncias necessrias para garantir que os medicamentos sejam armazenados pelo fabricante, distribudos e subseqentemente manuseados, de forma que a qualidade dos mesmos seja mantida por todo o prazo de validade; (i) haja procedimento de auto-inspeo e/ou auditoria interna de qualidade que avalie regularmente a efetividade e a aplicao do sistema de Garantia da Qualidade.

X - os desvios registrados;

sejam

relatados,

investigados

XI - haja um sistema de controle de mudanas; e XII - sejam conduzidas avaliaes regulares da qualidade de medicamentos, com o objetivo de verificar a consistncia do processo e assegurar sua melhoria contnua.

Da Qualificao e Validao Nesta RDC, os itens seguintes foram modificados, pela nova RDC, em sua forma e estrutura, no que tange o avano tecnolgico e na qualificao da fabricao de medicamentos: Quanto Qualificao e Validao, a nova RDC trouxe uma estrutura mais moderna, com a utilizao de sistemas computadorizados, como dispem os arts.:

477942v1

5.2 Os processos considerados crticos devem ser validados, concorrente, prospectiva e/ou retrospectivamente.

Art. 15. Em consonncia com as BPF, a empresa deve identificar quais os trabalhos de qualificao e validao so necessrios para comprovar que todos os aspectos crticos de operao estejam sob controle. Art. 16. Os elementos chave de um programa de qualificao e validao de uma empresa devem ser claramente definidos e documentados em um plano mestre de validao.

5.3 Quando houver alteraes na frmulamestra/frmula padro ou um novo mtodo de preparao for introduzido aos processos normais de fabricao, deve demonstrar-se por validao, a adequao do novo mtodo aos processos de rotina estabelecidos. O processo definido mediante a utilizao dos materiais e dos equipamentos especificados, deve mostrar-se capaz de dar origem a produtos uniformes, dentro dos padres de qualidade exigidos.

Art. 17. A qualificao e a validao devem estabelecer e fornecer evidncias documentadas de que: I - as instalaes, utilidades, sistemas computadorizados, equipamentos e processos foram projetados em consonncia com as exigncias de BPF (qualificao de projeto ou QP); II - as instalaes, utilidades, sistemas computadorizados e equipamentos foram construdos e instalados de acordo com as suas especificaes de projeto (qualificao de instalao ou QI); III - as instalaes, utilidades, sistemas computadorizados e equipamentos operam de acordo com suas especificaes planejadas (qualificao de operao ou QO); e IV - um processo especfico produzir consistentemente um produto que atenda suas especificaes e atributos de qualidade (validao de processo ou VP, tambm chamada em alguns casos de qualificao de desempenho ou QD).

5.4 Devem tambm ser validados os processos de fabricao que tiveram quaisquer modificaes significativas, incluindo qualquer mudana de equipamento ou de materiais que possa afetar a qualidade e/ou a reprodutibilidade do processo.

Art. 18. Qualquer aspecto da operao, incluindo mudanas significativas nas instalaes, local, sistemas computadorizados, equipamentos ou processos, que possa afetar a qualidade do produto, direta ou indiretamente, deve ser qualificado e/ou validado.

Art. 19. A qualificao e a validao no devem consideradas exerccios nicos. Aps a aprovao relatrio de qualificao e/ou validao deve haver programa contnuo de monitoramento, o qual deve embasado em uma reviso peridica.

ser do um ser

Art. 20. O compromisso da manuteno da situao de qualificao/validao deve estar descrito nos

477942v1

documentos relevantes da empresa, como o manual da qualidade ou plano mestre de validao.

Art. 21. A responsabilidade pela realizao da validao deve ser claramente definida.

Art. 25. Devem ser validados tambm os procedimentos de limpeza, os mtodos analticos e os sistemas computadorizados.

Das Reclamaes No h dispositivo correspondente na antiga RDC. Art. 29: Foi dado um novo dispositivo a esta RDC que versa sobre a necessidade de dar ateno especial s reclamaes decorrentes de possveis falsificaes ou cargas roubadas, devendo haver procedimento escrito que descreva as aes a serem adotadas, incluindo a comunicao s autoridades sanitrias competentes.

Do Recolhimento de Produtos 7.1: No explicita a necessidade de recorrer legislao sanitria especfica vigente para promover o recolhimento dos produtos com desvio de qualidade. Art. 35: Aponta a obrigatoriedade de analisar a legislao sanitria especfica vigente para promover o recolhimento dos produtos que apresentem desvio de qualidade.

Do Contrato de Produo e/ou Anlise 8.3: Discorre que o contrato escrito firmado deve estabelecer os procedimentos de fabricao e/ou de anlise do produto com todas as atividades tcnicas a ambos relacionadas. No h dispositivo correspondente na nova RDC.

8.5: A aprovao final para a liberao do produto terminado para comercializao deve ser dada pela pessoa autorizada do contratante.

Art. 46: Pela nova RDC, a pessoa a aprovar a liberao do produto para comercializao deve ser designada da Garantia de Qualidade da empresa contratante.

477942v1

Do Contratado 8.10 O contratado no pode repassar para terceiros os servios previstos no contrato, sem que o contratante avalie e aprove previamente tal modificao do contrato. Os acordos firmados entre o contratado e terceiros, devem prever a disponibilidade de informaes analticas e de informaes sobre a fabricao, da mesma maneira que os acordos firmados entre o contratante e o contratado. 8.17: A antiga RDC no tratava quanto descrio, no contrato, do procedimento a ser seguido caso a anlise contratada demonstrasse que o produto testado devesse ser reprovado. Art. 52. vedado ao contratado terceirizar qualquer parte do trabalho confiado a ele no contrato.

No foi encontrado dispositivo, nesta RDC, que autoriza o contratado a repassar a terceiros os servios previstos no contrato mediante autorizao do contratante.

A nova RDC, no art. 60, em seu pargrafo nico, dispe que o contrato deve descrever, tambm, o procedimento a ser seguido caso a anlise contratada demonstre que o produto testado deva ser reprovado.

Da Auto-Inspeo e Auditorias de Qualidade Item 9: Traz que a auto-inspeo deve ser realizada rotineiramente, nos casos de recolhimento de produtos ou de reprovaes repetidas. Art. 61, 2: (...) Dispe que as auto-inspees devem ser realizadas de forma rotineira, mas que tambm podem ser realizadas em ocasies especiais, como por exemplo, no caso de recolhimentos, rejeies repetidas de produtos ou antes de uma inspeo a ser realizada por uma autoridade sanitria.

Dos Itens para Auto-Inspeo Item 9: (...) Tratava somente de instalaes, no explicitando os vestirios como tal. Tratava, tambm, do armazenamento de produtos terminados e no dos produtos intermedirios, como, tambm, do descarte de resduos. Art. 62: Alm dos itens da antiga RDC, dispe de mais requisitos para a realizao de auto-inspees, tais como: a incluso de vestirios, armazenamento de produtos intermedirios e, ao invs de descarte dos produtos (como tratava a antiga RDC), o gerenciamento de resduos. Institui, tambm, sistemas computadorizados relevantes s Boas Prticas de Fabricao e o transporte de medicamentos intermedirios. Art. 64: Dispe que a freqncia com que as auto-inspees devem ser conduzidas passa a ser de acordo com as caractersticas da empresa, mas desde que seja, preferencialmente, anual e esteja disponvel no procedimento.

9.2.1: Dispe que a freqncia das autoinspees deveria ser anual.

477942v1

Das Aes de Acompanhamento 9.4.1 e 9.4.2: Institua que a verificao do cumprimento das aes corretivas, recomendadas no relatrio de Auto-Inspeo, deveria constar de um relatrio especifico. Art. 66, nico: No institui a necessidade de um relatrio especfico quanto s aes corretivas, porm dispe que deve haver um programa eficaz de acompanhamento das autoinspees.

Da Auditoria de Qualidade 9.5.1: No aduz a necessidade de um procedimento ou programa previamente definido para avaliao dos fornecedores. Art. 67: Dispe que deve haver procedimento ou programa previamente definido para avaliar os fornecedores a serem includos na lista de fornecedores qualificados. Esse procedimento de avaliao deve considerar o histrico do fornecedor e os materiais a serem fornecidos.

Do Pessoal Chave 10.2.1: Traz que o pessoal principal todo profissional na atividade de fabricao de medicamentos que ocupa postos principais na empresa e tem poder de deciso. 10.2.3: No discorre sobre quais campos de conhecimento o pessoal chave responsvel pela produo, garantia da qualidade, controle de qualidade e o responsvel tcnico deve ter. Art. 75: Traz que o pessoal chave inclui os responsveis por produo, garantia da qualidade, controle de qualidade e o responsvel tcnico. Art. 76: Discorre que no nvel de instruo do pessoal chave deve incluir os estudos de uma combinao dos seguintes campos de conhecimento: I - qumica (analtica ou orgnica) ou bioqumica; II - microbiologia; III - tecnologia e cincias farmacuticas; IV - farmacologia e toxicologia; V - fisiologia; e VI - outras cincias afins. 10.2.4: Esta RDC determina que o pessoal chave deve exercer em conjunto, certas atividades relativas qualidade, tais como: Art. 77: No tocante s atividades relativas qualidade, alm de dever exercer o disposto no item correspondente da antiga RDC, o pessoal chave deve exercer outro requisito, tal como: controles em processo; e dever estabelecer e monitorar as condies de higiene.

(a)

autorizao

dos

procedimentos

477942v1

documentos, inclusive suas atualizaes; (b) monitoramento e o controle do ambiente de fabricao; (c) higiene; (d) validao de processo e a calibrao de instrumentos analticos; (e) treinamento, incluindo a aplicao dos princpios de garantia da qualidade; (f) aprovao e o monitoramento fornecedores de materiais; (g) aprovao e o monitoramento fabricantes contratados; de dos

(h) especificaes e o monitoramento das condies de armazenamento de materiais e produtos; (i) arquivo de documentos/ registros; (j) monitoramento do cumprimento das BPF; (k) inspeo, investigao e amostragem, de modo a monitorar fatores que possam afetar a qualidade do produto.

No h dispositivo correspondente com esta RDC.

Foram inseridos, na nova RDC, os seguintes artigos abaixo, os quais no foram encontrados correspondentes na antiga RDC:

Art. 80. O responsvel pela Garantia da Qualidade detm as seguintes responsabilidades: I - revisar a documentao dos lotes produzidos; II - aprovar ou rejeitar os produtos terminados para comercializao; III - aprovar em carter final todos os documentos relacionados s Boas Prticas de Fabricao; IV - assegurar o correto cumprimento das atividades de validao; V - coordenar as atividades relacionadas investigao de desvios e adoo de medidas preventivas e corretivas; VI - investigar recebidas; apropriadamente as reclamaes

VII - coordenar o sistema de controle de mudanas;

477942v1

VIII - coordenar e participar do programa de autoinspees e auditorias; IX - assegurar a execuo de um programa contnuo de treinamento; e X - coordenar as aes de recolhimento.

Art. 81: A liberao de um lote ou produto terminado pode ser delegada a uma pessoa com qualificao e experincia apropriadas, a qual ir liberar o produto de acordo com os procedimentos aprovados, por meio da reviso da documentao do lote.

Art. 82. A pessoa designada para aprovao e liberao de um lote deve sempre assegurar que os seguintes requisitos foram cumpridos:

I - o lote foi fabricado de acordo com o registro do produto; II - os princpios e diretrizes de Boas Prticas de Fabricao foram seguidos; III - os processos de fabricao e controle foram validados; IV - todas as verificaes e testes necessrios foram realizados, consideradas as condies e registros de fabricao; V - quaisquer mudanas planejadas, desvios na fabricao ou no controle de qualidade foram notificados e investigados antes da liberao. Tais mudanas podem precisar de notificao e aprovao da autoridade regulatria. VI - quaisquer medidas adicionais de amostragem, inspeo, testes e verificaes foram realizadas ou iniciadas, para atender s mudanas planejadas ou aos desvios encontrados; VII - toda documentao necessria de produo e controle de qualidade foi concluda e aprovada pelos respectivos responsveis; VIII - auditorias, auto-inspees e verificaes pontuais apropriadas foram realizadas por equipes experientes e treinadas; IX - que o controle de qualidade atestou o cumprimento integral das especificaes; e

477942v1

X - todos os fatores relevantes foram considerados, incluindo quaisquer outros no especificamente associados ao lote de produo sob reviso.

Art. 83. Se determinado lote no atender s especificaes ou apresentar qualquer divergncia, esse deve ser investigado. 1 Se necessrio, a investigao deve ser estendida aos demais lotes do mesmo produto ou de outros produtos que possam ter vinculao com o desvio detectado. 2 Deve haver registro da investigao, que deve conter a concluso e as aes de acompanhamento necessrias.

Art. 84. O Responsvel Tcnico deve assegurar o cumprimento das exigncias tcnicas e regulatrias relativas qualidade dos produtos terminados.

Art. 85. O Responsvel Tcnico deve ainda assegurar a realizao de outras atividades, incluindo as seguintes: I - implementao e estabelecimento do sistema da qualidade; II - desenvolvimento do manual de qualidade da empresa; III - auto-inspees; IV - auditorias externas (auditorias de fornecedores); e V - programas de validao.

Do Treinamento No h dispositivo correspondente com esta RDC. Esta RDC contm o seguinte texto, o qual no foi localizado semelhante na antiga RDC: Art. 91. As equipes de consultores e de contratados devem ser qualificadas para os servios de treinamento que prestam. Devem ser includas evidncias da qualificao nos registros de treinamento.

Das Instalaes No h dispositivo correspondente com esta RDC. Art. 104: Sobre as instalaes, a nova RDC traz que deve-se tomar providncias para evitar contaminao cruzada e facilitar a

477942v1

limpeza quando houver disperso de ps, como durante as operaes de amostragem, pesagem, mistura, processamento e embalagem de ps. A nova RDC traz, tambm, que as instalaes devem ser limpas e, quando aplicvel, desinfetadas de acordo com procedimentos escritos detalhados e devem ser mantidos registros das limpezas.

Art. 111: Esta RDC aponta que as instalaes devem ser planejadas para garantir o fluxo lgico de materiais e pessoal.

Das reas Auxiliares 11.2.1: A antiga RDC no especifica de quais reas as salas de descanso e o refeitrio devem ser separadas. Art. 112: Esta RDC especifica que as salas de descanso e refeitrios devem ser separadas das reas de fabricao e controle.

Das reas de Armazenamento 11.3.3: A antiga RDC traz que as reas de recepo e expedio os materiais devem ser protegidas das variaes climticas e que as reas de recebimento devem ser projetadas e equipadas de forma a permitir que os recipientes de materiais recebidos sejam limpados antes de serem estocados. A nova RDC traz, em seu art. 118 e pargrafos, novos procedimentos sobre as reas de recebimento e expedio.

Art. 118. As reas de recebimento e expedio devem ser separadas e devem proteger os materiais e produtos das variaes climticas. 1 Na impossibilidade de separao, procedimentos apropriados devem ser adotados para evitar misturas. 2 As reas de recebimento devem ser projetadas e equipadas para permitir que os recipientes sejam limpos, se necessrio, antes do armazenamento.

Das reas de Produo 11.5.1: Esta RDC traz que para minimizar a probabilidade de ocorrncia de contaminao cruzada, devem existir instalaes exclusivas e separadas para a produo de determinados medicamentos. A antiga RDC no trata de sistema adequado de tratamento do ar na exausto quando forem produzidos medicamentos altamente ativos ou altamente sensibilizantes. Art. 125, 1: Alm do disposto na antiga RDC, a nova traz que em alguns casos, tais como materiais altamente sensibilizantes, deve ocorrer segregao, tambm, entre eles. Art. 126: Esta RDC discorre sobre um tratamento adequado quando forem produzidos medicamentos altamente ativos ou altamente sensibilizantes, devendo ser utilizados sistemas

477942v1

adequados de tratamento do ar na exausto.

Da rea de Controle de Qualidade 11.6.3: O laboratrio deve ser projetado considerando a utilizao de materiais de construo adequados e deve possuir sistema de ar para prevenir a formao de vapores nocivos. No foi encontrado texto semelhante ao disposto ao lado, na nova RDC:

Dos Equipamentos No foi encontrado correspondente na antiga RDC. dispositivo Art. 149 e nico: No que diz respeito a equipamentos, esta RDC traz que os equipamentos fechados devem ser utilizados sempre que apropriado e quando so utilizados equipamentos abertos, ou quando so abertos durante qualquer operao, devem ser tomadas precaues para minimizar a contaminao. dispositivo Art. 150: Quanto aos equipamentos no dedicados, estes devem ser limpos de acordo com procedimentos de limpeza validados para evitar a contaminao cruzada. Art. 151: No caso de equipamentos dedicados, devem ser utilizados procedimentos de limpeza validados, considerando resduos de agentes de limpeza, contaminao microbiolgica e produtos de degradao, quando aplicvel. Devem ser mantidos os desenhos atualizados equipamentos e dos sistemas de suporte crticos. dos

No foi encontrado correspondente na antiga RDC.

Dos Materiais A nova RDC trouxe o captulo que dispe sobre materiais, como segue o texto:

No foi encontrado correspondente na antiga RDC.

dispositivo

Art. 153: Esto includos no conceito de materiais as matrias-primas, os materiais de embalagem, os gases, os solventes, os materiais auxiliares ao processo, os reagentes e os materiais de rotulagem.

Art. 154: Nenhum material utilizado em operaes tais como limpeza, lubrificao de equipamentos e controle de pragas deve entrar em contato direto com o produto. nico: Os materiais devem ser de qualidade apropriada a fim de minimizar os riscos sade.

477942v1

Art. 157: A gua utilizada na fabricao de produtos farmacuticos deve ser adequada para o uso a que se pretende.

Das Matrias-Primas A antiga RDC no dispe sobre rtulos de identificao interna. Art. 161, 2: Dispe que, quando forem utilizados rtulos de identificao interna, esses devero ser anexados aos recipientes de forma que as informaes originais sejam mantidas. Art. 164, II: A nova RDC acrescentou como necessrio para identificao das matrias-primas colocadas na rea de armazenamento, o nome do fabricante e respectivo nmero de lote. 13.2.8: Traz que as matrias-primas fracionadas, assim como seus respectivos pesos ou volumes, devem ser conferidas por outro funcionrio e a conferncia registrada. Art. 168: Traz o mesmo texto, porm com a possibilidade, tambm, de serem conferidas por sistema automatizado de conferncia, devendo ser mantidos os registros.

13.2.7: No era exigido, no dispositivo correspondente, o nome do fabricante e respectivo nmero de lote.

Do Material de Embalagem 13.3.2: Esta RDC dispe que os rtulos e os demais materiais impressos reprovados devem ser guardados e transportados, de forma segura e devidamente identificados antes de serem destrudos, devendo haver registro da destruio dos materiais impressos. Art. 171: Dispe sobre a necessidade de rtulos em bobinas serem utilizados sempre que possvel e que rtulos fracionados e outros materiais impressos soltos devem ser armazenados e transportados em recipientes fechados e separados de forma a evitar misturas. Tambm insere que os materiais de embalagem devem ser enviados para produo apenas por pessoal designado, seguindo procedimento aprovado e documentado.

Dos Produtos Recolhidos 13.8.1: Esta RDC traz que os produtos devolvidos pelo mercado devem ser identificados e armazenados separadamente em rea segura at que sejam definidos seus destinos. Somente podero ser considerados para revenda, re-embalados ou incorporados em outro granel de um lote subseqente, Art. 183: A nova RDC traz que os produtos devolvidos devem ser destrudos, a menos que seja possvel assegurar que sua qualidade continua satisfatria; nesses casos, podem ser considerados para revenda, nova rotulagem, ou medidas alternativas somente aps avaliao crtica realizada pela rea da qualidade, conforme procedimento escrito.

477942v1

aps terem sido criticamente avaliados pelo Controle de qualidade, de acordo com procedimentos escritos.

Padres de Referncia 13.10.1: Para esta RDC, os padres de referncia podem estar disponveis sob a forma de padres oficiais de referncia. As referncias secundrias, referncias de trabalho, preparadas pelo produtor devem ser conferidas e liberadas e em seguida guardadas da mesma forma que os padres oficiais. Art. 187: Devem ser utilizados padres de referncia oficiais, sempre que existirem. Na ausncia desses, devem ser utilizados padres de referncia devidamente caracterizados.

Art. 188: A nova RDC traz, tambm, que um padro de referncia no adquirido de uma farmacopia reconhecida deve ser do mais elevado grau de pureza possvel de ser obtido e cuidadosamente caracterizado a fim de garantir sua identidade, teor, qualidade, pureza e potncia. 1: Os procedimentos analticos qualitativos e quantitativos empregados para caracterizar um padro de referncia devem ser mais extensos do que os utilizados para controlar a identidade, teor, qualidade, pureza e potncia do frmaco ou medicamento. 2: Dispe que os procedimentos analticos utilizados para caracterizar um padro de referncia no devem se basear apenas em testes de comparao a um padro de referncia anteriormente caracterizado. Art. 190: Os padres de referncia devem ser armazenados de acordo com as recomendaes do fabricante. nico: Devem ser seguidas as recomendaes do fabricante quanto correta utilizao, incluindo o pr-tratamento (dessecao, correo de teor etc.) dessas substncias.

Da Documentao Art. 201, 2: No discorre sobre os documentos obsoletos. A nova RDC dispe sobre os documentos obsoletos que devem ser mantidos por um perodo de tempo definido em procedimento.

477942v1

Dos Rtulos No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 209, nico: A nova RDC traz disposio na qual os mtodos analticos compendiais no requerem validao, entretanto, antes de sua implementao, devem existir evidncias documentadas de sua adequabilidade nas condies operacionais do laboratrio.

Das Especificaes para Produtos Terminados 14.6.1 e 14.7.2: Traz a necessidade de incluir o nome do princpio ativo do produto e da frmula mestra com suas respectivas DCI. Art. 217, II e 219, III: A nova RDC no traz a necessidade de incluir o nome do princpio ativo do produto e a frmula mestra com suas respectivas DCI.

Dos Registros de Produo de Lotes 14.9.3: No h a opo de identificar os registros da execuo de cada operao durante o processo de produo por senha eletrnica. Art. 223, 1: H a opo de os registros da execuo de cada operao, durante o processo de produo, serem identificados por assinatura ou senha eletrnica.

Dos Procedimentos Operacionais Padro (POPs) e Registros 15.1.5 Durante todo o tempo de produo, os materiais, recipientes com produtos, os equipamentos principais e as salas utilizadas devem estar devidamente identificadas, constando o produto ou o material que est sendo processado, sua concentrao (quando aplicvel), e o nmero do lote. Quando necessrio, a indicao deve tambm mencionar o estgio de produo. No discorre acerca do POP que trata da numerao de lotes para assegurar sua rastreabilidade. 14.11.10. Os livros de registros dirios devem ser mantidos junto aos principais equipamentos, e devem registrar sua utilizao, validao, calibrao, manuteno, limpeza ou operaes de reparo, inclusive as datas e a identificao da pessoa que os tenha realizado. No foi encontrado dispositivo A Nova RDC no traz dispositivo que aborde o tratado no item 14.11.10 da RDC anterior, de modo que deixa de ser exigido que os livros de registros dirios sejam mantidos junto aos principais equipamentos e que devam registrar sua utilizao, validao, calibrao, manuteno, limpeza ou operaes de reparo, tampouco as datas e a identificao da pessoa que os tenha realizado. O art. 244 diz que passam a ser exigidos procedimentos Art. 235: O Procedimento Operacional Padro que trata da numerao de lotes deve assegurar a rastreabilidade durante todas as etapas de produo, incluindo embalagem.

477942v1

correspondente nessa RDC.

para sistemas computadorizados definindo regras de segurana (usurios/senhas), manuteno de sistemas e infra-estrutura informtica, gerenciamento de desvios em tecnologia da informao, recuperao de dados e backup.

Boas Prticas de Produo No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo O 2 do art. 250 diz que, quando aplicvel, passa a dever ser registrado tambm o nome do produto processado anteriormente.

Preveno de Contaminao Cruzada e Contaminao Microbiana durante a Produo No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 254, nico: prev que devem ser tomadas providncias para o controle apropriado do ar (por exemplo, insuflamento e exausto de ar dentro das especificaes previamente estabelecidas), quando usados materiais e produtos em p na produo. O art. 256 alterou o item 15.2.4 da Antiga Resoluo nos seguintes pontos:

15.2.4 A ocorrncia de contaminao cruzada deve ser evitada atravs de tcnicas apropriadas ou de medidas organizacionais, tais como: (a) produo em instalaes exclusivas e separadas (que podem ser necessrias para produtos como vacinas, preparados bacteriolgicos vivos), edifcios separados (penicilmicos e cefalospornicos), em campanha (separao no tempo) no caso da ocorrncia de sinistros (incndio, inundao, etc) e em situaes de emergncia (guerra, etc), nesse caso acompanhadas de processos de limpeza e descontaminao, devidamente validados; (b) utilizao de antecmaras, diferenciais de presso de ar; com

Passou a ser exigido o insuflamento de ar e sistemas de exausto, como tcnica para se evitar o risco de contaminao cruzada.

A utilizao de roupas protetoras passou a ser exigido nas reas onde estejam so manipulados todos os produtos e materiais, e no mais somente aqueles que apresentem risco de contaminao cruzada;

(c) reduo ao mnimo do risco de contaminao causada pela recirculao ou reentrada de ar no tratado ou insuficientemente tratado; (d) utilizao de roupas protetoras nas reas onde estejam sendo processados produtos que apresentem risco de contaminao cruzada; (e) utilizao de procedimentos validados de

477942v1

limpeza e de descontaminao; (f) utilizao de um "sistema fechado de produo"; (g) ensaios de resduos; (h) utilizao de rtulos indicando o estado de limpeza nos equipamentos.

Operaes de Produo No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo O Pargrafo nico do art. 262 passa a exigir que os equipamentos limpos sejam armazenados em local limpo e seco de forma a evitar contaminao.

O art. 263 passa a exigir que sejam definidos os limites de tempo em que o equipamento e/ou recipiente pode permanecer sujo antes de ser realizado o procedimento de limpeza e aps a limpeza antes de novo uso.

O Pargrafo nico passa a exigir que os limites de tempo sejam baseados em dados de validao.

Operaes de Embalagem 15.4.1 Na programao das operaes de embalagem deve ser dada ateno especial aos procedimentos que minimizam a ocorrncia de risco de contaminao cruzada, de misturas ou de substituies. Produtos diferentes no devem ser embalados prximos uns dos outros, a menos que haja separao fsica ou sejam aplicados controles eletrnicos. Art. 270, nico: modifica o item 15.4.1, passando a prever que, para que produtos diferentes sejam embalados prximos uns aos outros, basta qualquer sistema alternativo que fornea garantia equivalente, e no mais somente controles eletrnicos.

No foi encontrado correspondente nessa RDC.

dispositivo

Art. 271, 2 do passa a exigir o registro da verificao a que se refere o caput: Antes de iniciar as operaes de embalagem, devem ser tomadas medidas para assegurar que a rea de trabalho, as linhas de embalagem, as mquinas de impresso e outros equipamentos estejam limpos e livres de quaisquer produtos, materiais ou documentos utilizados anteriormente e que no sejam necessrios para a operao corrente.

No

foi

encontrado

dispositivo

Art. 275, 1 do passa a exigir a preferncia a rtulos de

477942v1

correspondente nessa RDC.

alimentao por rolos a rtulos avulsos, para evitar misturas.

O 3 diz que, quando os rtulos so anexados manualmente, devem ser realizados controles em processo com maior freqncia.

Boas Prticas de Controle de Qualidade 3.2: (f) devem ser registrados os resultados obtidos na inspeo e os ensaios de controle dos materiais, dos produtos intermedirios, a granel e terminados, quanto ao atendimento das especificaes. A avaliao dos lotes de produtos deve incluir a reviso e a avaliao da documentao de produo, bem como, a avaliao dos desvios aos procedimentos especficos; Art. 283, inciso VI: alterou a alnea f do item 3.2, dispensando a incluso da reviso e a avaliao da documentao de produo, e da avaliao dos desvios aos procedimentos especfico na avaliao dos lotes de produtos.

3.3 O controle de qualidade tem ainda outras atribuies, tais como: estabelecer, validar e implementar seus procedimentos para avaliar, manter e armazenar os padres de referncia das substncias ativas utilizadas; assegurar a correta rotulagem dos recipientes de materiais e produtos; garantir que a estabilidade das substncias ativas e dos produtos seja monitorada; participar da investigao de reclamaes relacionadas qualidade do produto e participar no monitoramento ambiental. Todas estas operaes devem ser realizadas de acordo com Procedimentos Operacionais Padro (POP) aprovados e, quando necessrio, registradas.

Art. 284: altera o item 3.3, prevendo que: Art. 284: O controle de qualidade tem como outras atribuies estabelecer, validar e implementar todos os procedimentos de controle de qualidade, avaliar, manter e armazenar os padres de referncia, garantir a rotulagem correta dos reagentes, padres e outros materiais de sua utilizao, garantir que a estabilidade dos ingredientes ativos e medicamentos seja monitorada, participar da investigao de reclamaes relativas qualidade do produto e participar do monitoramento ambiental.

Pargrafo nico. Todas essas operaes devem ser realizadas em conformidade com procedimentos escritos e, quando necessrio, registradas.

Dessa maneira, passa-se a garantir a rotulagem correta dos reagentes, padres e outros materiais de sua utilizao, e no mais dos recipientes de materiais e produto. Tambm, exige-se agora que as operaes sejam realizadas conforme procedimentos escritos, e no mais por Procedimentos Operacionais Padro. 3.4 A avaliao dos produtos terminados deve englobar todos os fatores relevantes, No mais se exige isso, pela Resoluo Nova.

477942v1

incluindo as condies de produo, os resultados do controle em processo, os documentos de fabricao, o cumprimento das especificaes do produto terminado e o exame da embalagem final. 16.1.6 Cada recipiente contendo amostra deve ser identificado e conter as seguintes informaes: (a) nome do material amostrado; (b) nmero do lote; (c) nmero do recipiente amostrado; (d) assinatura da pessoa que coletou a amostra; e (e) data em que a amostra foi colhida. Art. 291: alterou o item 16.1.6, prevendo tambm como exigncia para identificao de recipiente com amostra o nmero da amostra.

No foi encontrado correspondente nessa RDC.

dispositivo

Art. 292 passou a prever o seguinte:

Art. 292. Os resultados fora de especificao obtidos durante os testes de materiais ou produtos devem ser investigados de acordo com um procedimento aprovado.

Pargrafo nico. As investigaes devem ser concludas, as medidas corretivas e preventivas adotadas e os registros mantidos.

Ensaios Necessrios Matrias-Primas e Materiais de Embalagem 16.2.1.1 Antes que as matrias-primas e os materiais de embalagem sejam liberados para uso, o responsvel pelo Controle de qualidade deve garantir que os mesmos sejam testados quanto conformidade com as especificaes de identificao, potncia, pureza e outros parmetros de qualidade. Art. 293. Antes que as matrias-primas e os materiais de embalagem sejam liberados para uso, o responsvel pelo Controle de Qualidade deve garantir que esses foram testados quanto conformidade com as especificaes.

O art. 293 alterou o item 16.2.11, ao falar em especificaes em geral, e no mais em especificaes de identificao, potncia, pureza e outros parmetros de qualidade.

16.2.1.2 Devem ser realizados ensaios de identificao nas amostras retiradas de cada recipiente de matria-prima. No caso de produtores de SPGV, deve ser realizado o teste de identificao do contedo em uma

Art. 294. Devem ser realizados ensaios de identificao nas amostras retiradas de todos os recipientes de matriaprima.

477942v1

amostra estatstica dos excipientes, desde que o fornecedor seja qualificado.

O art. 294 alterou o item 16.2.1.2, ao excluir a previso de, no caso de produtores de SPGV, dever ser realizado o teste de identificao do contedo em uma amostra estatstica dos excipientes, desde que o fornecedor seja qualificado. A Nova Resoluo tambm estabeleceu o disposto abaixo, que no constava na Resoluo anterior:

No foi encontrado correspondente nessa RDC.

dispositivo

Art. 295. permitido amostrar somente uma parte dos volumes quando um procedimento de qualificao de fornecedores tenha sido estabelecido para garantir que nenhum volume de matria prima tenha sido incorretamente rotulado.

1 A qualificao deve levar em considerao ao menos os seguintes aspectos: I - a natureza e a classificao do fabricante e do fornecedor e o seu grau de conformidade com os requisitos de Boas Prticas de Fabricao; II - o sistema de garantia da qualidade do fabricante da matria-prima; III - as condies sob as quais as matrias-primas so produzidas e controladas; e IV - a natureza da matria-prima e do medicamento no qual ser utilizada.

2 Com tal qualificao, possvel a iseno do teste de identificao em amostras retiradas de cada recipiente de matria-prima nos seguintes casos: I - matrias-primas oriundas de uma planta mono produtora; ou II - matrias-primas adquiridas diretamente do fabricante, ou em recipientes lacrados no fabricante, no qual haja um histrico confivel e sejam realizadas auditorias regulares da qualidade no sistema de garantia da qualidade do fabricante.

3 A iseno prevista no pargrafo anterior no se aplica para os seguintes casos: I - matrias-primas fornecidas por intermedirios, tais como importadores e distribuidores, quando o fabricante

477942v1

desconhecido ou medicamento;

no

auditado

pelo

fabricante

do

II - matrias-primas fracionadas; e III - matrias-primas utilizadas para produtos parenterais. 16.4.2 Os produtos que no atenderem s especificaes estabelecidas, devem ser reprovados. Se vivel, podem ser reprocessados. Porm, os produtos reprocessados devem atender a todas as especificaes e critrios de qualidade antes de serem aprovados e liberados. Art. 300. Os produtos que no atenderem especificaes estabelecidas devem ser reprovados. s

O art. 300 alterou o item 16.4.2, excluindo a possibilidade de os produtos poderem ser reprocessados.

Amostras de Referncia 16.6.3 (b) todos os parmetros dos mtodos e dos ensaios, que devem descrever os procedimentos dos ensaios de potncia, de pureza e as caractersticas fsicas, bem como as evidncias documentadas de que os ensaios realizados so indicadores da estabilidade do produto; Art. 304 Deve ser desenvolvido e implementado um programa escrito de estudo de estabilidade, incluindo os seguintes elementos: II - todos os parmetros dos mtodos e dos ensaios, que devem descrever os procedimentos dos ensaios de potncia, pureza, caractersticas fsicas, testes microbiolgicos (quando aplicvel), bem como as evidncias documentadas de que os ensaios realizados so indicadores da estabilidade do produto;

A Nova Resoluo passou a prever tambm testes microbiolgicos (quando aplicveis) como elementos do programa escrito de estudo de estabilidade.

Produtos Estreis 17.2.1.As operaes de produo esto aqui divididas em trs categorias; Primeira quando o produto envasado e fechado em seu recipiente primrio e em seguida esterilizado; Segunda - quando o produto esterilizado atravs de filtrao e envasado em recipientes previamente esterilizados; Terceira - quando o produto no pode ser esterilizado por filtrao nem por esterilizao final e conseqentemente tenha que ser produzido a partir de matrias-primas estreis e envasado de forma assptica em recipientes previamente esterilizados. Art. 309. As operaes de fabricao so divididas em duas categorias: a primeira, onde os produtos so esterilizados terminalmente e a segunda, onde parte ou todas as etapas do processo so conduzidas assepticamente.

A nova Resoluo divide as operaes de fabricao em apenas duas categorias, em oposio s trs, da antiga Resoluo.

477942v1

A Nova Resoluo exigncias: No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo

passou

prever

as

seguintes

Art. 312. A esterilidade dos produtos terminados assegurada por validao do ciclo de esterilizao, no caso de produtos esterilizados terminalmente e por meio de simulao com meios de cultura para produtos fabricados assepticamente. 1 A documentao do lote e os registros de monitoramento ambiental devem ser examinados em conjunto com os resultados dos testes de esterilidade. 2 O procedimento do teste de esterilidade deve ser validado para cada produto. 3 Os mtodos farmacopicos devem ser utilizados para a validao e desempenho do teste de esterilidade.

Art. 314: (...) Pargrafo nico. A investigao deve contemplar, entre outros aspectos, o tipo de microrganismo encontrado, os registros sobre as condies ambientais e sobre o processamento dos lotes, bem como os registros e procedimentos laboratoriais utilizados no teste inicial.

Sanitizao No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova Resoluo exigncias: Art. 316: (...) 2 Os desinfetantes e detergentes utilizados nas reas grau A e B devem ser esterilizados antes do uso ou ter sua esterilidade comprovada. passou a prever as seguintes

Art. 317. Deve ser realizado um controle microbiolgico das diferentes classes das reas limpas durante a operao. 1 Quando forem realizadas operaes asspticas, o monitoramento deve ser freqente e os mtodos, tais como placas de sedimentao, amostragem volumtrica de ar e de superfcies (ex. swab e placas de contato) devem ser utilizados. 2 As reas no devem ser contaminadas pelos mtodos de amostragem utilizados. 3 Os resultados de monitoramento devem ser revisados para fins de liberao do produto terminado.

477942v1

4 Superfcies e pessoal devem ser monitorados aps a realizao de operaes crticas.

Art. 318. Devem ser estabelecidos limites de alerta e de ao para a deteco de contaminao microbiolgica, e para o monitoramento de tendncia da qualidade do ar nas instalaes. Pargrafo nico. Os limites expressos em unidades formadoras de colnia (UFC) para o monitoramento microbiolgico das reas limpas em operao encontram-se descritos na Tabela 1 disposta no ANEXO. 17.9.3 A fumigao das reas limpas pode ser til para reduzir a contaminao microbiana em locais inacessveis. 17.9.4 As condies das reas limpas devem ser monitoradas a intervalos prestabelecidos durante as operaes de produo, atravs de contagem de partculas viveis no ar e nas superfcies (microbiolgico). Quando forem desenvolvidas operaes asspticas, o monitoramento deve ser realizado com maior freqncia de modo a assegurar que o ambiente esteja dentro das especificaes. A Nova Resoluo no traz o exposto nos itens ao lado. Desta maneira, entende-se que eles deixaram de ser exigidos.

17.9.5 Os resultados do monitoramento devem ser levados em considerao no momento em que os lotes forem avaliados para sua aprovao. A qualidade do ar em relao ao nmero de partculas tambm deve ser regularmente avaliada. Em determinados momentos, quando no houver operaes de produo (aps a manuteno, processos de validao, de limpeza ou fumigao) pode haver necessidade de monitoramento adicional.

Fabricao de Preparaes Estreis 7.1.3 As reas limpas utilizadas na fabricao de produtos estreis so classificadas, segundo as caractersticas exigidas para a qualidade do ar, em graus A, B, C e D (ver Tabela 1). Art. 319: alterou as classificaes do item 17.1.3, passando a viger o disposto abaixo:

Art. 319: (...) 2 Para alcanar as condies "em operao", as reas

477942v1

devem ser desenhadas para atingir certos nveis especificados de pureza do ar na condio "em repouso". A condio "em repouso" definida como aquela onde a instalao est finalizada, os equipamentos de produo instalados e em funcionamento, mas no existem pessoas presentes. A condio "em operao" definida como aquela em que a rea est em funcionamento para uma operao definida e com um nmero especificado de pessoas presentes. 3 As reas limpas utilizadas na fabricao de produtos estreis so classificadas em quatro diferentes graus, sendo eles: I - grau A: zona de alto risco operacional, por exemplo, envase e conexes asspticas. Normalmente estas operaes devem ser realizadas sob fluxo unidirecional. Os sistemas de fluxo unidirecional devem fornecer uma velocidade de ar homognea de aproximadamente 0.45m/s 20% na posio de trabalho; II - grau B: em reas circundantes s de grau A para preparaes e envase asspticos; e III - grau C e D: reas limpas onde so realizadas etapas menos crticas na fabricao de produtos estreis.

4 A classificao do ar para os quatro graus dada na Tabela 2 disposta no ANEXO.

Boas Prticas de Controle de Qualidade No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova Resoluo incluiu as seguintes exigncias:

Art. 320. A condio "em repouso" descrita na Tabela 2 deve ser alcanada aps a concluso das operaes, na ausncia de pessoal e aps um curto perodo de recuperao. 1 A condio "em operao" para o grau A deve ser mantida nos arredores imediatos do produto sempre que ele estiver exposto ao ambiente.

Art. 321. Devem ser estabelecidos limites de alerta e de ao para o monitoramento microbiolgico e de partculas. Pargrafo nico. Caso os limites sejam excedidos, aes corretivas devem ser tomadas, de acordo com o descrito nos procedimentos operacionais.

477942v1

Art. 322. Os graus de cada rea de produo so especificados nos itens a seguir e devem ser selecionados pelo fabricante com base na natureza do processo e nas validaes correspondentes.

Produtos Esterilizados Terminalmente 17.1.6 Se, por qualquer motivo, as condies do ar na rea de trabalho no forem mantidas de acordo com as condies pr estabelecidas, deve ser realizado procedimento de limpeza sanitizao para se atingir as condies adequadas. A Nova Resoluo deixou de exigir o disposto nos itens 17.1.6 e 17.1.7.

17.1.7 A utilizao da tecnologia de barreira absoluta (sistemas fechados) e de sistemas automatizados para minimizar a interveno humana nas reas de produo pode trazer vantagens manuteno da esterilidade dos produtos fabricados. Quando forem utilizadas tais tcnicas, as recomendaes quanto qualidade do ar e seu monitoramento devem ser aplicadas e feita a interpretao apropriada dos termos "local de trabalho" e "ambiente". 17.3.1 Em geral, as solues devem ser preparadas em reas que apresentem grau C, para que haja baixa contagem inicial de microorganismos e de partculas, criando assim, condies adequadas para a filtrao e esterilizao imediata. O preparo de solues pode ser realizado em ambientes de grau D, caso sejam tomadas medidas adicionais no sentido de minimizar a contaminao, tal como a utilizao de recipientes fechados. Os itens 17.3.1 e 17.3.2 foram alterados pelos artigos 323, 324 e 325, modificando-se a classificao dos graus de ambiente exigidos.

Art. 323. Os materiais e a maioria dos produtos devem ser preparados em um ambiente no mnimo grau D para serem alcanadas baixas contagens microbianas e de partculas, adequadas para filtrao e esterilizao. Pargrafo nico. Quando o produto est sujeito a um alto risco de contaminao microbiana (ex. por ser altamente suscetvel a crescimento microbiano, necessita ser mantido por um longo perodo de tempo antes da esterilizao, ou no processado em recipientes fechados), a preparao deve ser feita em ambiente grau C.

17.3.2 No caso das solues parenterais, o envase deve ser feito sob um fluxo laminar de ar (grau A), instalado em uma rea de grau C. O preparo de outros produtos estreis, isto , pomadas, cremes, suspenses e emulses, assim como os enchimentos dos respectivos recipientes devem ser conduzidos, em geral, em ambiente de grau C, antes da

Art. 324. O envase dos produtos esterilizados terminalmente deve ser feito em um ambiente, no mnimo, grau C.

477942v1

esterilizao 17.4.1 O manuseio das matrias-primas e o preparo de solues devem ser feitos em reas com grau C. Se forem tomadas medidas adicionais para minimizar a contaminao, tal como o uso de recipientes fechados antes da filtrao, essas atividades podem ser realizadas em ambiente de grau D. Aps a filtrao estril, o produto deve ser manuseado em rea de grau A ou B, circundada por grau B ou C, respectivamente. final.

Pargrafo nico. Quando o produto est sujeito a um risco de contaminao pelo ambiente (ex. processo de envase lento, recipientes com uma grande abertura ou exposio destes por mais de alguns segundos antes do fechamento), o envase deve ser realizado em ambiente grau A, circundado por uma rea, no mnimo, grau C.

Art. 325. O preparo de outros produtos estreis, isto , pomadas, cremes, suspenses e emulses, assim como os enchimentos dos respectivos recipientes devem ser conduzidos, em geral, em ambiente de grau C, antes da esterilizao final.

Preparao Assptica 17.5.1 O manuseio de matrias-primas e todo processamento adicional devem ser feitos em reas com grau A ou B, circundada por grau B ou C, respectivamente. Referido item 17.5.1 foi alterado pelos artigos 326 a 331:

Art. 326. Os materiais devem ser manuseados em um ambiente no mnimo grau D aps a lavagem.

Art. 327 O manuseio de matrias-primas estreis e materiais, a no ser que sujeitos a esterilizao ou filtrao esterilizante, deve ser realizado em um ambiente grau A circundado por um ambiente grau B.

Art. 328. A preparao de solues que so esterilizadas por filtrao durante o processo deve ser realizada em uma rea no mnimo grau C. Pargrafo nico. Se as solues no forem esterilizadas por filtrao, a preparao dos materiais e produtos deve ser feita em um ambiente grau A circundado por um ambiente grau B.

Art. 329. O manuseio e envase de produtos preparados assepticamente, assim como o manuseio de equipamentos previamente esterilizados deve ser feito em um ambiente grau A, circundado por um ambiente grau B.

Art. 330. A transferncia de recipientes parcialmente fechados, tais como os utilizados em liofilizao, deve ser realizada em ambiente grau A circundado por ambiente grau B antes de completamente fechados, ou a transferncia deve ocorrer em bandejas fechadas, em um

477942v1

ambiente grau B.

Art. 331. A preparao e envase de pomadas, cremes, suspenses e emulses estreis deve ser feita em ambiente grau A, circundado por ambiente grau B, quando o produto exposto e no posteriormente filtrado.

Produo 17.10.3 A utilizao de meios de cultura que favorecem o crescimento microbiano em ensaios para simular operaes asspticas (enchimentos com meios estreis) constitui um procedimento importante na validao de um processo de envase assptico. Esses ensaios devem ter as seguintes caractersticas: O art. 334 modificou o item 17.10.3 no disposto abaixo:

Art. 334 A validao dos processos asspticos deve incluir a simulao desses, utilizando meios de cultura.

1 A forma do meio de cultura utilizado deve geralmente ser equivalente forma farmacutica do produto. 2 O processo de simulao deve imitar da forma mais fiel possvel as operaes de rotina, incluindo todas as etapas crticas subseqentes. 3 As condies de pior caso devem ser consideradas na simulao. 4 A simulao deve ser repetida em intervalos regulares e sempre que houver alterao significativa nos equipamentos e processos. 5 O nmero de recipientes utilizados em uma simulao com meio de cultura deve ser suficiente para assegurar a confiabilidade da avaliao. 6 Para pequenos lotes, o nmero de recipientes utilizados na simulao deve ser no mnimo igual ao tamanho do lote do produto.

(a) devem simular da forma mais fiel possvel as operaes reais, levando em considerao fatores tais como: a complexidade das operaes, o nmero de pessoas envolvidas na operao e o tempo de durao do envase; (b) o (s) meio (s) selecionado(s) deve(m) ser capaz(es) de promover o crescimento de um grande espectro de microorganismos, incluindo aqueles provveis de serem encontrados no ambiente em que o processo de enchimento realizado; (c) devem incluir um nmero suficiente de unidades de produo para conferir um elevado grau de segurana em detectar nveis mais baixos de contaminao. Recomenda-se a incluso de pelo menos 3.000 unidades de produo em cada ensaio de enchimento com caldo nutriente. O percentual ideal de crescimento 0%; e nunca deve ser superior a 0,1% de unidades contaminadas. Toda contaminao deve ser investigada; (d) os enchimentos com meios de cultura devem ser repetidos a intervalos regulares e sempre que houver alterao significativa nas

477942v1

instalaes, nos equipamentos ou processo, deve ser feita nova validao.

no

17.10.6 As especificaes das matriasprimas devem incluir tambm exigncias quanto qualidade microbiana. A contaminao microbiana das matriasprimas deve ser mnima, devendo a biocarga ser monitorada antes da esterilizao. 17.10.11 Todo gs destinado a auxiliar no processo de filtrao ou envase de solues deve passar atravs de filtro esterilizante.

O item 17.10.6 deixou de ser exigido.

Foi acrescentado o disposto no pargrafo nico:

Art. 342. Todo gs que entre em contato direto com produto, como os destinados a auxiliar no processo de filtrao ou envase de solues, deve ser submetido filtrao esterilizante. Pargrafo nico. A integridade dos filtros crticos de gases e de ar deve ser confirmada aps o uso.

Esterilizao Acrescentou-se a exigncia abaixo: No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 351: (...) 2 Deve ser dada ateno especial quando forem utilizados mtodos de esterilizao que no estejam de acordo com aqueles descritos nas farmacopias ou outros compndios oficiais, bem como quando forem utilizados para a esterilizao de produtos que no sejam solues aquosas ou oleosas simples. Art. 352. Antes da adoo de qualquer processo de esterilizao, a sua eficcia e sua adequabilidade devem ser comprovadas por meio de testes fsicos (inclusive testes de distribuio e penetrao de calor) e pelo uso de indicadores biolgicos, no sentido de que sejam atingidas as condies de esterilizao desejadas em todos os pontos de cada tipo de carga a ser processada.

17.11.3 Antes que qualquer processo de esterilizao seja adotado, deve ser comprovada a sua eficcia e sua adequabilidade, no sentido de que sejam atingidas as condies de esterilizao desejada em todos os pontos de cada tipo de carga a ser processada. Essa validao deve ser repetida em intervalos peridicos, pelo menos anualmente, e sempre que tiverem sido feitas mudanas significativas na carga a ser esterilizada ou no equipamento. Os resultados devem ser registrados. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo

Estabeleceram-se os meios pelos quais devem ser comprovadas a eficcia e adequabilidade.

Acrescentou-se o disposto a seguir: Art. 353. Para uma esterilizao efetiva, todo o material deve ser submetido ao tratamento requerido e o processo deve ser planejado de forma a assegurar a efetiva esterilizao.

477942v1

17.11.4 Os indicadores biolgicos devem ser considerados apenas como um mtodo adicional de monitoramento dos processos de esterilizao. Se forem utilizados, devem ser tomadas precaues estritas para evitar a transferncia de contaminao microbiana a partir dos mesmos.

Art. 354. Os indicadores biolgicos devem ser considerados apenas como um mtodo adicional de monitoramento dos processos de esterilizao. Eles devem ser estocados e utilizados de acordo com as instrues do fabricante e sua qualidade verificada por controles positivos. Se forem utilizados, devem ser tomadas precaues rigorosas para evitar a contaminao microbiana a partir deles.

Obs.: o trecho em destaque foi acrescentado pela nova RDC. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 356. Devem ser mantidos os registros de cada ciclo de esterilizao. Pargrafo nico. Os registros devem ser aprovados como parte do procedimento de liberao do lote.

O previsto no artigo acima no constava na RDC anterior.

Esterilizao por Calor 17.12.1 Cada ciclo de esterilizao por calor deve ser registrado com equipamentos apropriados, com confiabilidade e preciso adequados, (por exemplo: um grfico de tempo/temperatura com escala suficientemente ampla). A temperatura deve ser registrada a partir de uma sonda instalada no ponto mais frio da cmara de esterilizao, ponto este, determinado durante o processo de validao. Art. 357. Cada ciclo de esterilizao por calor deve ser registrado com equipamentos apropriados, com exatido e preciso adequadas, (por exemplo: um grfico de tempo/temperatura com escala suficientemente ampla).

1 A temperatura deve ser registrada a partir de uma sonda instalada no ponto mais frio da cmara de esterilizao, ponto esse determinado durante o processo de qualificao.

A nova RDC substituiu a validao por qualificao. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 357: (...) 2 A temperatura deve ser conferida, preferencialmente contra um segundo sensor de temperatura independente, localizado na mesma posio.

A Nova RDC acrescentou a exigncia acima. 17.12.4 Nenhum fludo ou gs utilizado na fase de resfriamento pode estar em contato com o produto esterilizado, a menos que seja demonstrado que, qualquer recipiente que apresente furos ou micro-furos no ser Art. 359: (...) Pargrafo nico. Qualquer fludo ou gs utilizado na fase de resfriamento que entre em contato direto com o produto ou material no deve ser fonte de contaminao

477942v1

aprovado para uso.

microbiolgica.

O pargrafo nico do artigo 359 alterou o item 17.12.4.

Esterilizao por Calor Seco No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova RDC estabeleceu quais os materiais que podem ser alvo da esterilizao por calor seco. Art. 363. A esterilizao por calor seco pode ser adequada para lquidos no aquosos ou produtos em p.

Esterilizao por Gases e Fumigantes O item 17.16 prev somente o uso de xido de etileno A Subseo V prev o uso de vrios gases: Art. 371. Vrios gases e fumigantes podem ser usados para esterilizao (ex. xido de etileno, vapores de perxido de hidrognio). Art. 372. Durante a validao do processo, deve ser comprovado que no h efeitos nocivos para o produto e que o tempo de ventilao suficiente para que os resduos do gs e dos produtos reativos estejam abaixo do limite definido como aceitvel para o produto. Estes limites devem ser incorporados s especificaes.

17.16.1 (...) Durante a validao do processo, deve ser comprovado que no h efeitos nocivos para o produto e que o tempo de ventilao suficiente para que os resduos do gs e dos produtos reativos estejam abaixo do limite definido como aceitvel para o produto.

Obs.: Acrescentou-se o trecho grifado acima. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Art. 373: (...) 1 Precaues devem ser adotadas para evitar a presena de organismos que possam estar contidos em materiais tais como cristais ou protenas secas.

Acrescentou-se a exigncia prevista no pargrafo acima.

Processo Assptico e Esterilizao por Filtrao No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Acrescentaram-se as exigncias previstas abaixo:

Art. 379. O processo assptico deve manter a esterilidade de um produto que preparado a partir de componentes, os quais foram esterilizados por um dos mtodos anteriormente mencionados. Pargrafo nico. As condies de operao devem prevenir a contaminao microbiana.

477942v1

Art. 380. Durante o processo assptico deve ser dada ateno especial aos seguintes itens, de forma a manter a esterilidade dos componentes e produtos: I - o ambiente; II - o pessoal; III - as superfcies crticas; IV - os procedimentos de esterilizao e de transferncia de recipientes/tampas; V - o perodo mximo de armazenamento do produto antes do envase; e VI - o filtro esterilizante. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova Resoluo passou a prever o exposto abaixo: Art. 381: (...) Pargrafo nico. Os filtros podem remover bactrias e fungos, mas podem permitir a passagem de certos organismos diminutos (ex. micoplasmas). O filtro deve ser validado para comprovar que efetivamente esteriliza o produto nas condies reais de processo, sem causar alteraes prejudiciais em sua composio.

Art. 382. Devido aos potenciais riscos adicionais do mtodo de filtrao quando comparado com outros processos de esterilizao, recomendvel a utilizao de filtros esterilizantes redundantes (dois filtros em srie) ou um filtro esterilizante adicional imediatamente antes do envase. 17.17.3 A integridade do filtro deve ser conferida atravs de um mtodo apropriado (como exemplo, aplicao do ensaio de "ponto de bolha"), antes da sua utilizao e mediatamente aps sua utilizao. Art. 385. A integridade do filtro deve ser conferida por um mtodo apropriado, tais como o ensaio de ponto de bolha, fluxo difusivo ou teste de reteno/declnio de presso, imediatamente aps o uso. Recomenda-se tambm a realizao do teste de integridade do filtro antes do uso.

Alterou-se o perodo ideal de conferncia da integridade do filtro para imediatamente aps a utilizao. Acrescentaramse, tambm, as disposies abaixo:

1 Os parmetros para o teste de integridade (lquido molhante, gs teste, presso de teste, temperatura do teste, critrio de aprovao etc.) para cada filtro esterilizante especfico devem ser descritos em procedimento. Estes

477942v1

parmetros devem estar correlacionados com o teste de desafio bacteriolgico realizado previamente e essa correlao deve estar documentada. 2 Caso seja utilizado o prprio produto como lquido molhante, o estudo de desenvolvimento dos parmetros de teste de integridade deve estar documentado.

Art. 386. A integridade dos filtros crticos deve ser confirmada aps o uso. So considerados filtros crticos todos aqueles destinados a filtrar fludo que entram em contato direto com o produto (por exemplo, filtros de gases, de ar, filtros de respiro de tanques).

Recomenda-se tambm a realizao integridade desses filtros antes do uso.

do

teste

de

1 A integridade dos outros filtros esterilizantes deve ser confirmada em intervalos apropriados. 2 Deve-se considerar um maior rigor no monitoramento da integridade dos filtros nos processos que envolvem condies drsticas, como por exemplo, a circulao de ar em alta temperatura. 17.17.3 O tempo gasto para filtrar um volume conhecido de uma determinada soluo e a diferena de presso utilizada deve ser determinados durante a validao do processo. Quaisquer diferenas significativas em relao aos parmetros estabelecidos devem ser registradas e investigados. Art. 387. O tempo de filtrao bem como todas as outras condies operacionais tais como temperatura, diferenciais de presso, volume de lote, caractersticas fsico-qumicas do produto etc. devem ter sido considerados na validao da filtrao esterilizante.

Acrescentou-se, alm do tempo de filtrao e a diferena de presso, outras condies operacionais, como volume de lote, caractersticas fsico-qumicas do produto, no se limitando a Nova Resoluo a somente estas. Acrescentou-se a exigncia abaixo:

No foi encontrado correspondente nessa RDC.

dispositivo

Art. 388. O mesmo filtro no deve ser utilizado por mais que um dia de trabalho, a menos que tal uso tenha sido validado. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Acrescentou-se a exigncia abaixo:

Art. 397. As roupas de uso pessoal no devem ser trazidas para as reas de paramentao que do acesso s reas de graus B e C. No foi encontrado dispositivo Acrescentou-se a exigncia abaixo:

477942v1

correspondente nessa RDC. Art. 400. As roupas utilizadas nas reas limpas devem ser lavadas ou limpas, de forma a evitar a liberao de contaminantes nas reas onde vo ser utilizadas. 4 O uso de vestimentas descartveis pode ser necessrio.

Instalaes No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Acrescentou-se a exigncia abaixo: Art. 409: (...) 2 As salas adjacentes de diferentes graus devem possuir uma presso diferencial de aproximadamente 10 -15 pascais (valor de referncia).

Equipamentos No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Acrescentou-se a exigncia abaixo: Art. 418: (...) 2 Deve ser considerada a previso de um programa de monitoramento e de manuteno do sistema de gua.

Finalizao das Etapas de Fabricao No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo Acrescentou-se a exigncia abaixo: Art. 419: (...) 2 No caso de recipientes fechados a vcuo, as amostras devem ser controladas para verificar a manuteno do vcuo conforme perodo de tempo pr-determinado.

Tecnologia de Isoladores No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova Resoluo acrescentou a Seo VII, que fala sobre Tecnologia de Isoladores: Art. 421. A utilizao da tecnologia de isoladores para minimizar as intervenes humanas nas reas de produo pode resultar em um significativo decrscimo do risco de contaminao microbiolgica proveniente do ambiente em produtos preparados assepticamente. Pargrafo nico. Para atingir este objetivo, o isolador deve

477942v1

ser desenhado, projetado e instalado de forma que o ar em seu interior possua a qualidade requerida para o processo.

Art. 422. A entrada e a retirada de materiais do isolador so algumas das principais fontes de contaminao. Portanto, devem existir procedimentos para a realizao dessas operaes.

Art. 423. A classificao do ar requerida para o ambiente circundante ao isolador depende do seu desenho e da sua aplicao. Pargrafo nico. O ambiente circundante deve ser controlado e para processos asspticos deve haver uma classificao de no mnimo grau D.

Art. 424. Os isoladores somente devem ser utilizados aps validao. A validao deve considerar todos os fatores crticos da tecnologia de isoladores como, por exemplo, a qualidade interna e externa do isolador, sanitizao, processo de transferncia de materiais e integridade do isolador. Art. 425. O monitoramento deve ser realizado rotineiramente e deve incluir testes de vazamento do isolador e das luvas/mangas.

Seo VIII Tecnologia technology) de Sopro/Envase/Selagem (Blow/fill/seal

Art. 426. As unidades de sopro/envase/selagem so equipamentos desenhados para, em operao contnua, formar recipientes a partir de granulados termoplsticos, envasar e selar. 1 Equipamentos de sopro/envase/selagem usados para operaes asspticas, os quais sejam dotados de um sistema de insuflamento de ar grau A, podem ser instalados em ambiente no mnimo grau C, desde que sejam utilizadas vestimentas para grau A/B. 2 O ambiente deve cumprir com os limites de partculas viveis e no viveis. 3 Os equipamentos de sopro/envase/selagem usados na produo de produtos esterilizados terminalmente devem

477942v1

ser instalados em ambiente no mnimo grau D.

Art. 427. Devem ser atendidos no mnimo os seguintes requisitos: I - desenho e qualificao de equipamentos; II - validao e reprodutibilidade da limpeza no local, bem como sua esterilizao no local; III - classificao de limpeza da rea onde o equipamento est instalado; IV - treinamento e vestimenta dos operadores; e V - intervenes nas zonas crticas do equipamento, incluindo qualquer montagem assptica anterior ao incio do envase.

Produtos Biolgicos 18.1.3 Os produtos biolgicos fabricados com estas tecnologias incluem antgenos, vacinas, hormnios, citocinas, enzimas, derivados de plasma humano, soros hiperimunes (heterlogos), produtos de biotecnologia e anticorpos monoclonais Art. 430. Os produtos biolgicos fabricados com estas tecnologias incluem alergnicos, antgenos, vacinas, hormnios, citocinas, enzimas, derivados de plasma humano, soros hiperimunes (heterlogos), imunoglobulinas (incluindo anticorpos monoclonais), produtos de fermentao (incluindo produtos derivados de DNA).

Acrescentaram-se os alergnicos e fermentao como produtos biolgicos excluram-se os produtos de biotecnologia. 18.4.1 A fabricao de medicamentos biolgicos deve ser dirigida por pessoa que domine as tcnicas de fabricao e que conhea os princpios cientficos nos quais se fundamentam essas tcnicas. O quadro de pessoal deve incluir especialistas com formao especfica para os produtos produzidos nas instalaes. 18.4.2 Deve-se selecionar cuidadosamente o pessoal que trabalha em reas limpas, para assegurar o cumprimento dos requerimentos das Boas Prticas de Fabricao. Os funcionrios selecionados no devem apresentar qualquer distrbio de sade que possa comprometer a integridade do produto. 18.4.3 O pessoal deve cumprir rigorosamente com os procedimentos de limpeza e higiene pessoal.

produtos de fabricados, e

A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

477942v1

18.4.4 O pessoal deve ser orientado para informar qualquer distrbio de sade (diarria, tosse, resfriados, pele contaminada, feridas e febre de origem desconhecida) que possa provocar contaminao de microrganismos no ambiente de trabalho, diferente aos utilizados na produo. 18.4.5 Devem ser realizados exames mdicos de admisso eperidicos no pessoal para detectar qualquer distrbio de sade. 18.4.6 Toda alterao do estado de sade que possa afetar a qualidade do produto implica na excluso da pessoa das reas de produo. 18.4.7 Quando se trabalha em reas limpas, devem estar presentes somente os mnimos de pessoas necessrios. Na medida do possvel, os procedimentos de inspeo e controle devem ser realizados externamente a essas reas. 18.4.8 Durante a jornada de trabalho, o pessoal no deve passar das reas onde se manipulam microrganismos ou animais vivos para instalaes onde se trabalha com outros produtos ou organismos, a menos que, se apliquem medidas de descontaminao definidas, inclusive a troca de uniforme e calados. 18.4.13 Todo pessoal envolvido direta ou indiretamente na produo deve ser imunizado com vacinas especficas e, quando necessrio, submetido a provas peridicas para deteco de sinais de doenas infectocontagiosas. Art. 437. Todo pessoal envolvido direta ou indiretamente na produo, manuteno, controle e biotrios deve ser imunizado com vacinas especficas e, quando necessrio, submetido a provas peridicas para deteco de sinais de doenas infecto-contagiosas.

Estendeu-se a exigncia ao pessoal envolvido tambm na manuteno, no controle e em biotrios. 18.5.1 Como princpio geral, as instalaes devem estar localizadas, projetadas, construdas, adaptadas e conservadas para adequarem-se s operaes que nelas se realizam. As reas utilizadas na produo, os laboratrios de controle de qualidade e todas as demais reas (inclusive aquelas destinadas aos animais utilizados para a fabricao de produtos biolgicos) devem ser A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

477942v1

projetadas de maneira a reunir as melhores condies de higiene e proteo contra p, insetos e roedores e construdas com materiais apropriados para o fim ao qual se destinam. 18.5.2 As superfcies internas (paredes, piso e teto) devem ser lisas sem rachaduras; no devem soltar material e devem ser de fcil limpeza e desinfeco. 18.5.3 Deve-se evitar os ralos nas reas de produo para eliminao de resduos, a menos que sejam necessrios, e quando existirem, estes devem possuir sifes de fcil limpeza e desinfeco, com vlvulas para evitar o contra fluxo. 18.5.4 Nas reas limpas no deve haver ralos. 18.5.5 Se existir canalete para escoamento de lquidos, no piso, o mesmo deve ser aberto, com pouca profundidade, de fcil limpeza, e estar conectado drenagem, de modo a evitar a entrada de contaminantes na rea. 18.5.6 No devem ser instalados lavatrios em reas limpas classes A, B e C. Os lavatrios instalados em outras reas limpas devem ser de material de fcil limpeza, como ao inoxidvel. 18.5.7 Devem ser tomados cuidados especiais para evitar a contaminao do sistema de eliminao de resduos, com efluentes perigosos. 18.5.9 Deve-se evitar a contaminao do produto por outros microorganismos e substncias, inclusive os provenientes do pessoal envolvido no processo de produo. 18.5.10 A iluminao, calefao, ventilao e, quando necessrio, o sistema de ar condicionado, devem ser projetados para manter a temperatura e a umidade relativa do ar nas condies apropriadas para cada produto; reduzir ao mnimo a contaminao e devese tambm levar em considerao o conforto do pessoal que trabalha com vestimenta A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

477942v1

protetora. 18.5.11 Os edifcios devem estar em boas condies de conservao e devem ser inspecionados com regularidade para identificar a necessidade de efetuar os reparos. 18.5.12 Deve-se tomar cuidados especiais para assegurar que as operaes de reparo ou manuteno dos edifcios no afetem os produtos. 18.5.13 As instalaes devem proporcionar espao suficiente para que as operaes sejam realizadas de forma segura e permitir a continuidade e eficincia do trabalho. 18.5.14.Todos os edifcios e demais reas devem estar em condies satisfatrias de limpeza e higiene em tempo integral. 18.5.17 O lote semente e o banco de clula, utilizados na fabricao de produtos biolgicos devem ser armazenados separados de outros materiais. O acesso a tais materiais deve ser restrito a pessoal autorizada. No foi encontrado correspondente nessa RDC. dispositivo A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

A Nova Resoluo exigncias:

passou

prever

as

seguintes

Art. 446. As etapas at a inativao viral da fabricao de produtos derivados do sangue ou plasma humanos devem ser realizadas em instalaes e equipamentos destinados exclusivamente para esse propsito. 1 Aps a inativao viral, podem ser envasados nas mesmas instalaes utilizadas para outros produtos estreis, desde que se tomem medidas adequadas de descontaminao aps o envase, incluindo limpeza e esterilizao. 2 Todos os processos utilizados devem ser validados e o risco deve ser avaliado. 18.5.22 A fabricao de produtos derivados do sangue ou plasma humanos, deve-se realizar em instalaes e equipamentos destinados exclusivamente para esse propsito. 18.5.23 Todos os recipientes que contm substncias biolgicas, de qualquer etapa de A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

477942v1

produo, devem estar identificados com etiquetas firmemente aderidas. 18.5.24.1 realizar a produo e o envase em reas especficas; 18.5.24.2 evitar a produo de diferentes produtos ao mesmo tempo; a menos que estejam efetivamente em reas fisicamente separadas; 18.5.24.3 transferir os materiais biolgicos com segurana; 18.5.24.4 trocar de vesturio quando entrar em reas produtivas diferentes, 18.5.24.5.limpar e descontaminar cuidadosamente os equipamentos; 18.5.26 As reas onde se manipulam microorganismos patgenos devem ter sistema exclusivo de circulao do ar (...) Art. 449. As reas onde se manipulam microorganismos patgenos devem ter sistema exclusivo de circulao do ar e este no deve ser recirculado. A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

Passou-se a exigir que o ar nas reas onde se manipulam microorganismos patgenos no seja recirculado. 18.5.29 Pode-se conservar nas reas de produo pequenas quantidades de substncias a serem utilizadas durante o processo de produo, desde que no sejam devolvidas ao almoxarifado. 18.5.30 As matrias-primas em p, utilizadas na preparao de meios de cultura, tampes, etc., devem ser manipuladas fora das reas limpas e de purificao, visando reduzir ao mnimo a contaminao do produto com partculas. 18.11.9. Os dejetos e cadveres de animais devem ser eliminados com segurana, descontaminados por esterilizao e, se possvel, incinerados. Art. 460. O acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final de resduos gerados por animais, inclusive dejetos e cadveres, devem ser realizados de forma segura e seguir a regulamentao especfica. A Nova Resoluo deixou de prever as exigncias ao lado.

A Nova Resoluo passou a tratar tambm de resduos gerados por animais, incluindo dejetos, devendo estes ser armazenados, transportados, tratados e eliminados segundo regulamentao especfica.

477942v1

Ttulos VI, VII e VIII Os Ttulos VI (gua para Uso Farmacutico), VII (Sistemas de Informao Computadorizados) e VIII (Boas Prticas de Fabricao de Medicamentos Fitoterpicos) foram includos na Nova Resoluo.

No foi encontrado correspondente nessa RDC.

dispositivo

477942v1

Potrebbero piacerti anche