Sei sulla pagina 1di 5

Teste de Portugus

11. Ano

Nome: _____________________________________________________n.____ Turma: ____


Data: ____/ ____/ ____ __________________ Classificao: ______________________ Ass. Prof.:

L todo o enunciado atentamente.

Grupo I
Ao gs E saio. A noite pesa, esmaga. Nos Passeios de lajedo arrastam-se as impuras. moles hospitais! Sai das embocaduras Um sopro que arrepia os ombros quase nus. Cercam-me as lojas, tpidas. Eu penso Ver crios laterais, ver filas de capelas, Com santos e fiis, andores, ramos, velas, Em uma catedral de um comprimento imenso. As burguesinhas do Catolicismo Resvalam pelo cho minado pelos canos; E lembram-me, ao chorar doente dos pianos, As freiras que os jejuns matavam de histerismo. Num cutileiro, de avental, ao torno, Um forjador maneja um malho, rubramente; E de uma padaria exala-se, inda quente, Um cheiro salutar e honesto a po no forno. E eu que medito um livro que exacerbe, Quisera que o real e a anlise mo dessem; Casas de confeces e modas resplandecem; Pelas vitrines olha um ratoneiro imberbe. (...) Mas tudo cansa! Apagam-se nas frentes Os candelabros, como estrelas, pouco a pouco; Da solido regouga um cauteleiro rouco; Tornam-se mausolus as armaes fulgentes. (...) (Texto com supresses) Cesrio Verde, Sentimento de um Ocidental

Vocabulrio _______________________________________________
embocadura . princpio da rua; histerismo - doena nervosa; tpida morna; cutileiro oficina onde se fabricam facas e outros objectos cortantes; forjador aquele que molda o metal; malho - ; exacerbar - irritar; resplandecer brilhar; ratoneiro aquele que rouba coisas de pouco valor; imberbe ainda sem barba; regougar gritar, falar com voz spera ; cauteleiro vendedor de cautelas ou de bilhetes de lotaria; mausolu monumento funerrio grande e rico ; fulgente resplandecente, reluzente.

Responde s questes apresentadas com clareza e correco, fundamentando as respostas dadas. 1. Procede anlise formal do texto. (Para determinar a mtrica, considera apenas o primeiro verso das estrofes um e trs.) (15 p.) 2. Caracteriza o estado de esprito do sujeito potico ao longo do poema. (20 p.) 2.1. Identifica dois recursos estilsticos que melhor traduzem esse estado de esprito. Justifica. (12 p.) 3. Explica a crtica implcita na expresso As burguesinhas do Catolicismo/ Resvalam pelo cho (...) (estrofe 3, vv. 1 e 2). (15 p.) 4. Partindo do texto, mostra a atitude do sujeito potico relativamente aos trabalhadores. (10 p.) 5. A transfigurao da realidade uma das caractersticas da poesia de Cesrio Verde. 5.1. Partindo do texto em anlise, prova a veracidade da afirmao anterior. (13 p.) 5.2. Aponta outras marcas da potica do autor que se evidenciam no texto. (15 p.) Grupo II (20 p.) Faz corresponder aos elementos da coluna A os elementos da coluna B, de modo a obter afirmaes verdadeiras. Escreve, na folha de resposta, ao lado do nmero da frase, a alnea correspondente. A 1. Na frase E saio. 2. Na frase Nos/ Passeios de lajedo arrastam-se as impuras., as impuras 3. que (estrofe 3, v.4) um pronome relativo que substitui 4. Em Cercam-me as lojas, tpidas., o pronome pessoal desempenha a funo de 5. ao resulta da 6. mo resulta da Grupo III (20 p.) L o texto atentamente. A Organizao Mundial de Sade estima que as doenas associadas poluio do ar por partculas pode ser considerada uma das dez maiores causas de morte nos pases desenvolvidos. Assim, os custos da poluio do ar so, para a sociedade, enormes. Na ausncia de dados relativos a Portugal, a Organizao Mundial de Sade estima que na Frana, Sua e Alemanha a poluio do ar seja responsvel por 6% do total da mortalidade, resultando em mais de 40 mil os casos de morte por ano atribudos a esta causa, metade deles em resultado das emisses de trfego rodovirio. O total da populao dos trs pases de cerca de 75 milhes de habitantes; os pases em causa apresentam concentraes menores de partculas inalveis nas grandes cidades se comparados com Portugal. B a) complemento directo. b) contraco de dois pronomes.

c) o sujeito. d) contraco de uma preposio e de um determinante. e) o sujeito nulo subentendido. f) o nome que o antecede.

Se considerarmos apenas as partculas mais finas (PM2,5), e com base em estudos muito recentes efectuados pelo Instituto Internacional para Anlise Aplicada de Sistemas (IIASA) da ustria, a populao de centros urbanos como Lisboa e Porto tinha, no ano 2000, uma esperana mdia de vida inferior em cinco meses por causa das concentraes de partculas finas. No caso do ozono, as investigaes apontam para o facto de terem ocorrido, em 2000, em Portugal, 500 mortes prematuras. http://quercus.sensocomum.pt (Texto com supresses e alteraes)

Identifica, no quadro, as afirmaes verdadeiras (V) e as falsas (F). Afirmaes 1. As doenas associadas poluio do ar por partculas constituem actualmente uma das dez maiores causas de morte nos pases desenvolvidos. 2. De acordo com a OMS, 6% dos casos de morte na Frana, Sua e Alemanha so resultantes das emisses poluentes do trfego rodovirio. 3. Frana, Sua e ustria apresentam maiores concentraes de partculas poluentes do que Portugal. 4. De acordo com as anlises efectuadas pelo IIASA, as populaes de Lisboa e Porto teriam, no ano 2000, uma mdia de vida inferior em cinco meses de outros pases. 5. As mortes prematuras ocorridas em Portugal devem-se concentrao de partculas finas. Grupo IV (60 p.) Num texto expostivo-argumentativo, de aproximadamente duzentas palavras, mostra que comportamentos e medidas devero adoptar os governos e os cidados dos pases desenvolvidos para pr fim ou minimizar os problemas apontados no texto do grupo anterior. V/ F

Bom trabalho!

Potrebbero piacerti anche