Sei sulla pagina 1di 8

www.ediba.

com

A Terra est nas nossas mos


Para promover
Pensar em aces para proteger o ambiente. Depois, dividir o grupo em grupinhos de quatro crianas e fazer um desenho colectivo correspondente aco pensada por todos. O/a educador(a) ajuda, escrevendo a mensagem. Finalmente, colocar os desenhos nos corredores e em lugares estratgicos da instituio.

Temas possveis para pensar


Papis. Proteco das plantas. Aves. gua. Solo.

gua
Experincia de flutuao Para realizar esta experincia necessitamos de: uma panela, massa, gua e a ajuda de um adulto para a cozedura. Pr algumas massas em gua fria. O que sucede ao fim de alguns minutos? As massas subiram? Como ficaram? Pr o resto das massas na gua a ferver. O que acontece quando a gua est a ferver? Recordar que, para que a gua ferva, tem que chegar aos 100 C e levanta a fervura quando faz bolhinhas. Para trabalhar com maior exactido, podemos medir a temperatura da gua com um termmetro.

Conversar acerca da subida da temperatura da gua na cozedura da massa, desenhar os resultados obtidos e depois, partilhar um pequeno-almoo: MASSA COM QUEIJO!

Elementos solveis na gua


Necessitamos Sumo em p, do sabor desejado Farinha Acar Caf em gro Caf instantneo Terra Areia Tirinhas de papel Plstico Copos de plstico Vareta de vidro ou colheres para mexer as solues gua

Pr os diferentes solutos nos copos cheios de gua. Agitar a soluo com uma colher ou uma vareta de vidro e observar. O QUE ACONTECE? E se experimentares com gua quente? Prever os resultados, anot-los num poster e, a seguir, verificar.

www.ediba.com

A gua est nas nossas mos


A gua lquida, slida e gasosa
A gua ocupa quase 2/3 da superfcie do nosso planeta. Podemos encontr-la em estado lquido em forma de oceanos, mares, rios, lagos, lagoas, ribeiros, charcos ou guas subterrneas (lenis de gua ou friticos). Em estado slido est nos cumes das altas montanhas, nos plos e nos glaciares. O sol encarrega-se de evaporar a gua e esta passa para o ar. A gua em estado gasoso forma as nuvens.

Verificamos os trs estados da gua


LQUIDO Tiramos gua da torneira e observamo-la. Depois anotamos na seguinte ficha:

Cor: ........................................

Odor: .......................................

Sabor: ..................................... Desenho do observado:

SLIDO Pomos gua num cubo de gelo e obtemos ................................................................................ E se pusermos iogurte lquido, temos geladinhos com sabor a ..........................................................

GASOSO Se quisermos fazer um ch, o que fazemos? A gua tem que ferver e, se ferver, sai ...................................................... da chaleira. Vamos experimentar? Qual o ch que gostas de tomar? Averigua porque que h chs de diferentes classes. Na tua casa que espcies existem?

www.ediba.com

A gua est nas nossas mos


Pedir s crianas que desenhem lugares ou objectos onde haja gua. Podem ser gua doce ou salgada.

gua doce

gua salgada

Neste desenho est o CICLO DA GUA nos seus trs estados. Vamos observar! Comentemos o que vemos.

O ciclo da gua

calor

vapor de gua

chuva

mar

rio

www.ediba.com

lagoa

www.ediba.com

Papel
Que acham de juntarmos todos os papis que no usamos e nos pormos a fazer papel reciclado? Vamos reutilizar o papel que j usmos para no ter que cortar mais troncos de rvores para fazer papel.

Proceder da seguinte maneira


1) Rasgar os papis em bocadinhos e p-los na gua. Deixar de molho durante um dia. 2) Mexer com uma colher ou batedeira at formar uma pasta. 3) Construir uma peneira para separar a gua da pasta. Olha que fcil que ! 4) Deitar a pasta sobre a peneira e sacudi-la para que fique a mesma quantidade por toda a peneira. Tem que se deixar escorrer muito bem a gua. 5) Pr um pano sobre as folhas de papel. Dar uma volta peneira sobre o pano. Deixar cair a pasta. Pr outro pano, folhas de papel de jornal e livros muito pesados em cima. 6) Depois de vrias horas, despegar o papel reciclado do pano. Se estiver ainda hmido, pendur-lo num fio at secar completamente.

Madeira/esferovite

Tecido

Olha que bom!


Para obter papis de cores, junta tinta (pode ser guache, papel crepe misturado na gua) da cor que quiseres. Se quiseres que fiquem decorados com fios, ptalas, flores ou pedacinhos de tecido, pe o que mais gostares, quando a pasta de papel estiver coada e escorrida.

Aves
Vamos construir um comedouro para aves. muito fcil! Precisamos de uma caixa de leite ou de sumo, papis de cores, cola, tesoura, um recipiente e sementes para aves. Uma vez terminado o comedouro, penduramo-lo com um fio numa rvore ou construimos-lhe um suporte especial para o colocar. Depois, observamos que tipo de aves se aproximam, em que momento do dia, quais so as sementes de que mais gostam, etc.

www.ediba.com

Famlia ecolgica
Com base nos conselhos da pgina n 6 da revista, completar com a famlia a seguinte entrevista. Para responder s perguntas, vamos usar: para um SIM para um NO

Nome da famlia: .............................................................


1) Conhecem e pem em prtica a classificao de resduos? 2) Seleccionam desperdcios para usar como adubo? 3) Utilizam gua quente de maneira responsvel? 4) Optimizam a rega do jardim? 5) Usam embalagens de vidro ou com devoluo? 6) Desligam os electrodomsticos quando no os usam? 7) Pem a mquina de lavar noite? 8) Usam lmpadas de baixo consumo? 9) Verificam o bom funcionamento do tubo de escape? 10) Evitam o uso da buzina? 11) Usam bicicleta? 12) Minimizam o uso de fertilizantes e aerossis?

Resultados:
12: 9 11: 6 8: 3 5: 0 2: Excelente proteco da Natureza! Muito boa proteco. Boa proteco. Pensem nas condutas que podem mudar para proteger a nossa Natureza. Protejam a Natureza! Ela a nossa casa!

www.ediba.com

Vamos ao mar
Bingo marinho
Jogo para 2 ou 4 participantes, composto por 4 cartes e 16 fichas.

Objectivo
Encher o carto escolhido.

www.ediba.com

Vamos decorar ovinhos


Cara alegre
Cozemos os ovos, cortamo-los ao meio e recheamo-los com a gema misturada com pat e maionese ou com atum e maionese. Depois, com azeitonas e pimentos fazemos uma cara, com cabelo curto ou comprido, chapu, o que quisermos. Ovo cozido Azeitona Pimento

Boneco de neve
Com tomate, pimentos, azeitonas verdes ou pretas, decoramos ovos cozidos.

Azeitona

Pimento

Ovo cozido

Tartaruga
Com metades de ovo cozido e verdura. Azeitona Pimento

Ovo cozido

Maionese ou mostarda

Alface

Cebola

Potrebbero piacerti anche