Sei sulla pagina 1di 12

NEOCLSSICOS VERSUS KEYNESIANOS E A CRISE

Flvio Basilio
Valor, 26/12/2008

A evoluo da Teoria Quantitativa da Moeda, particularmente a sua nova verso ancorada no arcabouo wickselliano, tem como conseqncia natural a proposio de que a poupana determina o investimento. Sob este referencial, o foco principal de anlise baseado na determinao dos preos, e no da renda nacional. O preo fundamental aquele que garante o equilbrio entre poupana e investimento, ou seja, a taxa de juros. Segue-se, portanto, que se o pas cresce pouco porque no tem poupana suficiente para estimular o investimento adicional requerido, e no tem poupana porque a taxa de juros baixa, dando origem ao fenmeno da represso financeira. Sob este aspecto, estratgias de reduo dos gastos pblicos so sempre bem vindas, mesmo em um cenrio de crise, uma vez que aumenta a poupana do governo. Essa mesma teoria postula que se o pas no tem poupana pblica e privada suficientes para estimular o crescimento econmico, ento o pas deveria adotar uma estratgia de liberalizao dos fluxos de capitais com o objetivo de captar poupana externa.

Do outro lado do flanco de batalha, Keynes, em sua obra magna "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", constri o argumento de que a poupana, ao invs de constituir-se no pr-requisito do investimento, como prope a economia neoclssica, , na verdade, seu resultado. Essa mudana ocorre porque a varivel central no pensamento keynesiano no so os preos e sim o produto real. Em uma economia monetria ou empresarial, a deciso de investir no depende da disponibilidade de produto no-consumido, mas de financiamento, isto , acesso aos meios de pagamento. Para isso, o sistema financeiro, em particular os bancos, deve ser capaz de colocar nas mos dos empresrios os meios de compra necessrios para que os investimentos sejam efetivados.

Dito isso, o que podemos esperar de proposies de poltica econmica por parte dos

economistas em um cenrio de crise? Os economistas neoclssicos, se forem coerentes com o referencial terico que defendem, no tero o que falar sobre a crise financeira. Isso porque a crise no tem espao no referencial neoclssico, uma vez que os mercados financeiros so sempre eficientes e garantem a perfeita alocao dos recursos. Sob esta lgica, se a crise financeira existe, ela s pode ser culpa do governo que interveio excessivamente na economia distorcendo o funcionamento adequado do mercado. Infelizmente, esta afirmao no tem contraparte nos fatos. O que se evidenciou foi uma crescente liberalizao dos mercados financeiros a partir da era Volker, bem como o aprofundamento da liberalizao dos fluxos internacionais de capitais capitaneados pelo segundo Consenso de Washington. Curiosamente o resultado foi o aumento da fragilidade financeira das economias capitalistas. De qualquer sorte, dado que a crise financeira requer proposies de poltica econmica, a corrente neoclssica, obviamente, defender a necessidade de um forte ajuste fiscal por parte do governo com o objetivo de aumentar a poupana domstica, liberando, dessa forma, recursos adicionais aos empresrios. Acrescenta-se que a autoridade monetria dever manter um austero controle da inflao. Para isso, imperativo que o Banco Central mantenha a taxa bsica de juros em 13,75%. Em primeiro lugar porque dessa forma, as expectativas de inflao convergem para a meta. Em segundo lugar, porque quanto maior a taxa de juros, maior ser a poupana e, conseqentemente, maior ser o investimento. A corrente keynesiana, por sua vez, advogar que o governo, em um cenrio de crise, dever elevar os gastos de investimento com o objetivo de estimular a demanda agregada. Em especial, o governo dever efetuar aportes significativos de capital, por intermdio do Tesouro Nacional, ao BNDES com o objetivo de restabelecer e fortalecer as linhas de crdito s empresas, em especial ao setor exportador, sob pena de no futuro prximo estarmos sujeitos a uma nova crise do balano de pagamentos. Mais uma vez, o antagonismo de proposies de poltica econmica fica evidente. Os neoclssicos defendem a necessidade de crescimento com poupana externa, o que implica necessariamente dficit em transaes correntes. Os keynesianos, por sua vez, defendem que o crescimento sustentvel s possvel se o pas adotar uma estratgia de crescimento puxado pelas exportaes, a exemplo do que faz a China. Nesse momento, polticas sociais de redistribuio de renda tambm so bem vindas, na medida em que aumentam a eficcia de poltica fiscal por intermdio do aumento do multiplicador da demanda autnoma. Alm disso fundamental a reduo de pelo menos 1 p.p na taxa bsica de juros com vistas a reduzir o custo do capital, estimulando o crdito ao setor

privado.

Em sntese, o governo brasileiro deve seguir o exemplo do primeiro ministro do Reino Unido e repudiar medidas heterodoxas neste momento. Deve adotar polticas coordenadas de estimulo fiscal e expanso monetria com vistas a garantir a solvncia do setor privado - fragilizado pela excessiva apreciao cambial que conduziu as empresas a substiturem receita operacional por receita financeira a partir das operaes de target foward - estimulando a demanda agregada e barateando o custo do capital. Mais do que nunca, o governo tem que colocar o PAC para andar, para, pelo menos, manter o crescimento da economia. Alm disso, verifica-se que os preos das commodities e, em especial o preo do petrleo, esto despencando no mercado internacional. A presso inflacionria provocada pela elevao dos preos dos alimentos desapareceu. Os Estados Unidos j convivem com o fenmeno perverso da deflao. Enquanto isso, a Europa e o Japo esto em recesso e a China comea a demitir trabalhadores. Com a queda do preo do petrleo a Petrobrs pode a qualquer momento reduzir o preo da gasolina, facilitando o controle da to anunciada (sic) inflao de demanda por parte do Banco Central. Ora, em termos de balanceamento de riscos, o cenrio aponta mais para recesso do que para aquecimento da economia. No vejo nenhum economista apontando na direo desse ltimo cenrio! Conseqentemente, no faz sentido o Banco Central manter uma poltica monetria restritiva para uma inflao que no acontecer. Alm disso, o governo deve se preparar para a anunciada crise do balano de pagamentos. Para isso, deve desenhar um plano B que incorpore controle de capitais com vistas a evitar a escalada do dlar, tal como j foi defendido neste espao por outros economistas keynesianos.

Flvio Basilio economista, doutorando em economia pela Universidade de Braslia (UnB) e membro da Associao Keynesiana Brasileira.

COMENTRIO DE TONY VOLPONI Muito bem vindo o artigo do Flavio Baslio da UnB : "Neoclssicos versus keynesianos e a crise". Apesar do que eu considero alguns erros de representao, ele condensa bem as diferentes vises e recomendaes sobre a crise atual, como os perigos, a meu ver, de

um certo pensamento que se diz keynesiano, e que esta "em alta" pela ida de Guido Mantega a Fazenda como as mudanas no IPEA que levaram muitos deles ao Instituto.

Sendo um texto "polemico" encontramos nele a mais usada, e abusada, estratgia retrica, a de simplificar a representao do seu "inimigo" para poder facilmente derrub-lo. Veja como os tais "neoclssicos" so retratados: A evoluo da Teoria Quantitativa da Moeda, particularmente a sua nova verso ancorada no arcabouo wickselliano, tem como conseqncia natural a proposio de que a poupana determina o investimento. Sob este referencial, o foco principal de anlise baseado na determinao dos preos, e no da renda nacional. O preo fundamental aquele que garante o equilbrio entre poupana e investimento, ou seja, a taxa de juros. Seguese, portanto, que se o pas cresce pouco porque no tem poupana suficiente para estimular o investimento adicional requerido, e no tem poupana porque a taxa de juros baixa. No fcil determinar aqui sobre quem Flavio esta falando. Quando fala sobre a "nova verso" da teoria wickselliana, me faz pensar imediatamente da teoria monetria novakeynesiana que, se inspirando em Wicksell, abandonou a abordagem centrada na quantidade/oferta de dinheiro e passou a analisar o nvel de juros diretamente como determinante da inflao. Essa hoje a abordagem "padro", inclusive no desenho do sistema de metas de inflao, e tem no livro-texto de Woodford ("Interest and Prices" : Foundations of a Theory of Monetary Policy") sua mais conhecida representao.

Se fosse isso tudo bem, mas no consigo ver o que a teoria monetria nova-keynesiana tem a ver com a afirmao, um tanto (e talvez propositalmente por estratgia retrica) contraditria que para a economia crescer, tem que AUMENTAR a taxa de juros. Lendo esse texto, com usa ligao entre crescimento e taxa de juros, me lembrei tambm dos modelos cannicos de crescimento econmico de Solow, Ramsey, Koopmans, onde a acumulao de capital acontece se a produtividade marginal do capital esta acima do parmetro de preferncia intertemporal dos agentes, o que pode ser "interpretado" como dizendo que haver crescimento e investimentos lquidos se o retorno sobre investimento for maior que a taxa de juros vigente, mas ambem no me parece que seja isso que Flavio esta representando.

Agora vamos ao que supostamente representaria o pensamento de Keynes:

Do outro lado do flanco de batalha, Keynes, em sua obra magna "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", constri o argumento de que a poupana, ao invs de constituir-se no pr-requisito do investimento, como prope a economia neoclssica, , na verdade, seu resultado. Essa mudana ocorre porque a varivel central no pensamento keynesiano no so os preos e sim o produto real. Em uma economia monetria ou empresarial, a deciso de investir no depende da disponibilidade de produto noconsumido, mas de financiamento, isto , acesso aos meios de pagamento. Digo "supostamente" porque lembro o que meu professor de Teoria Macroeconmica em Mcgill, A. Asimakopulos, ele mesmo estudante da Joan Robinson, me confidenciou, tem um pensamento econmico completo em quase cada capitulo da Teoria Geral. Mas o que dizer sobre essa afirmao?

Vemos nela o que eu acho o maior perigo dessa linha de pensamento "keynesiano". Para simplificar, ela postula que o investimento gera sua prpria poupana. Ora, assim sendo o problema sempre se resume a falta de investimentos. No aprece existir aqui nenhuma restrio, seja de recursos disponveis ou no mbito externo. A verdade que enquanto tal idia foi de fato articulada por Keynes, ela s representa uma verdade em uma economia j em condies depressivas, com muitos recursos sem uso. A, sim, podemos falar de ineficincia de demanda e investimento. A, sim, "financiamento" mais do que poupana a varivel chave. Tentar generalizar esse caso para qualquer outra situao tanto perigoso como uma muito errada leitura de Keynes, como veremos abaixo. Qual ento seriam as solues para atual crise vindo desses paradigmas opostos? No caso dos neoclssicos: Os economistas neoclssicos, se forem coerentes com o referencial terico que defendem, no tero o que falar sobre a crise financeira. Isso porque a crise no tem espao no referencial neoclssico, uma vez que os mercados financeiros so sempre eficientes e \garantem a perfeita alocao dos recursos De novo, quem so esses crentes puro na eficincia dos mercados? O que aconteceu com toda a literatura nova-keynesiana sobre assimetria de informao nos mercados de trabalho, ou sobre estrutura de mercados no perfeitamente competitivos? De novo, meio difcil dizer quem esses neoclssicos...

A lemos isso tambem: De qualquer sorte, dado que a crise financeira requer proposies de poltica econmica, a corrente neoclssica, obviamente, defender a necessidade de um forte ajuste fiscal por parte do governo com o objetivo de aumentar a poupana domstica, liberando, dessa forma, recursos adicionais aos empresrios. Acrescenta-se que a autoridade monetria dever manter um austero controle da inflao. Para isso, imperativo que o Banco Central mantenha a taxa bsica de juros em 13,75%. Em primeiro lugar porque dessa forma, as expectativas de inflao convergem para a meta. Em segundo lugar, porque quanto maior a taxa de juros, maior ser a poupana e, conseqentemente, maior ser o investimento. Aqui Flavio confunde duas coisas. Uma a, a meu ver correta: o reconhecimento que nessa crise temos uma queda do produto potencial pela imposio exgena de restries a renda e financiamento externo. Sendo assim, uma recomposio da demanda interna para privilegiar investimentos seria benfico, o que implica cortar o consumo do setor publico onde possvel. Isso tudo no tem nada a ver diretamente com a questo das metas de inflao, e absolutamente nada com a idia que maior os juros, maior a poupana e ento os investimentos.

Qual seria a proposta keynesiana? A corrente keynesiana, por sua vez, advogar que o governo, em um cenrio de crise, dever elevar os gastos de investimento com o objetivo de estimular a demanda agregada. Em especial, o governo dever efetuar aportes significativos de capital, por intermdio do Tesouro Nacional, ao BNDES com o objetivo de restabelecer e fortalecer as linhas de crdito s empresas, em especial ao setor exportador, sob pena de no futuro prximo estarmos sujeitos a uma nova crise do balano de pagamentos . Como de praxe, parece que a resposta a tudo maiores gastos pblicos. (queria ver uma vez algum dessa escola defender corte de gastos pblicos em alguma situao!...) De novo, devemos perguntar: A economia brasileira esta em depresso? Com as expectativas do governo sendo um crescimento de 4% ao ano, precisamos adotar polticas feitas para economias em forte recesso?

O que fica totalmente fora de qualquer articulao aqui a questo externa, ou quase. A

queda na demanda e nos preos das importaes brasileiras merece a seguinte analise:

Alm disso, verifica-se que os preos das commodities e, em especial o preo do petrleo, esto despencando no mercado internacional....Alm disso, o governo deve se preparar para a anunciada crise do balano de pagamentos. Para isso, deve desenhar um plano B que incorpore controle de capitais com vistas a evitar a escalada do dlar, tal como j foi defendido neste espao por outros economistas keynesianos." No fica claro no texto porque vamos ter tal crise, mas contra qualquer idia que devemos trabalhar para ter uma poltica econmica que torna os equilbrios internos e externos compatveis, vemos a velha afirmao que basta tacar controle de capitais para resolver o problema.

Infelizmente vemos nesse oportuno texto dois vcios da escola ps-keynesiana brasileira. Primeiro, a presuno que o que vale em uma economia recessiva, vale o tempo todo, o que leva a estes sempre advogarem a mesma coisa: aumento dos gastos pblicos. Segundo, a tambm usual afirmao que basta tascar "controle de capitais" sobre a economia para resolver qualquer problema de restrio externa. Gostaria de convidar qualquer um desses economistas a apresentar tal programa de "controle" detalhado para passar por uma boa analise. Veramos rapidamente que este ou no funcionaria, ou teria efeitos colaterais extremamente nocivos se fosse grande e forte o suficiente para realmente "resolver" a restrio externa.

Concluo que no por a. No temos dos nossos keynesianos e esse texto de fato uma boa e completa exposio desse pensamento um diagnostico correto da crise atual ou um programa para enfrent-lo. Tony Volpon

Comentrio de Jos Luis Oreiro


No vou responder diretamente a esse "aluno", pois no se trata de um artigo de minha autoria, mas de um aluno meu. No entanto, gostaria que voc repassasse para a sua lista

de endereos as minhas observaes.

i) O artigo em questo no um artigo cientifico, mas um artigo de divulgao para a grande imprensa, tendo, portanto, limites estritos de espao para as idias serem desenvolvidas de maneira extensa e detalhada. Muitas das crticas do "aluno" (alis gostaria que o mesmo se apresentasse pois no somos obrigados a saber quem esse fulano) se fundamentam em afirmaes feitas no artigo, mas que no puderam ser adequadamente tratadas. Cito como exemplo, a questo da expanso fiscal. Duvido muito que o Flavio Basilio que foi meu orientado de mestrado acredite que o governo deva fazer expanso fiscal o tempo todo. Lembro que quando conversamos sobre isso ele deixou bem claro que se tratava de uma recomendao estrita para "tempos de crise". Outro exemplo a questo dos controles de capitais. Keynesianos, em geral, mas existem excees, acham que so um expediente temporrio para se lidar com uma restrio externa advinda de fuga de capitais. Problemas estruturais de balano de pagamentos devem ser resolvidos por poltica industrial que aumente a elasticidade renda das exportaes e diminua a elasticidade renda das importaes. O Flavio tratou disso na sua dissertao de mestrado de maneira que no pode ser acusado de defender os controles de capitais como panacia.

ii) Ainda sobre os controles de capitais. Propostas mais detalhadas foram apresentadas por Oreiro, Paula e Jonas no livro Agenda Brasil: polticas econmicas para a estabilidade de preos (2003). Detalhar propostas num artigo de jornal impossvel. Isso s pode ser feito em artigos acadmicos. No entanto, como o "capital vota com os ps" acredito que , no mnimo ingnuo se detalhar em pblico uma proposta de controles de capitais antes da mesma ser implementada. Isso daria um tempo enorme para os capitais sairem do pais de forma que, quando a proposta fosse implementada, j no haveria nada mais para controlar. Essa crtica um claro non-sense.

iii) Dizem que os mortos no falam, de maneira que no tenho como contestar a afirmao do "aluno" sobre o velho Tom Asimakopulos (que morreu em 1991 perseverando na "f" keynesiana at onde eu saiba). No entanto, quanto relao entre investimento e poupana, de fato o Asimakopulos acreditava que a poupana poderia ser uma restrio para o investimento no longo-prazo devido aos efeitos de uma baixa propenso a poupar sobre a estrutura a termo da taxa de juros. Contudo, essa posio

dele foi devidamente rebatida por Paul Davidson (o maior ps-keynesiano vivo) e Jan Kregel numa seqncia de artigos publicados nos anos 1980 no Journal of Post Keynesian Economics. Uma boa resenha dos argumentos de ambas as partes do debate pode ser obtida em J.L Oreiro, (2000). "O debate entre Keynes e os clssicos sobre os determinantes da taxa de juros: uma grande perda de tempo", publicado na Revista de Economia Poltica. Alem da questo terica - e nesse ponto o argumento keynesiano muito forte - trata-se de uma questo emprica. Os testes economtricos baseados em causalidade de granger apontam claramente para a relao de determinao da poupana pelo investimento, no o contrrio. So os fatos que mostram a validade da teoria Keynesiana.

iv) Curioso que Keynesianos sejam criticados por recomendar sempre o mesmo remdio para doenas diferentes (ou seja, aumento de gastos para qualquer situao). Posso dizer o mesmo dos neoclssicos como o Afonso Pastore que defende sempre a mesma ladainha de reduo de gastos do governo, para qualquer que seja a situao da economia brasileira.

v) Quanto idia de que no necessitamos de aumento de gastos do governo para 2009 porque iremos crescer 4%, francamente! de uma ingenuidade gritante. Nenhum economista fora do governo, independente de sua filiao ideolgica, acredita que a economia vai crescer 4% em 2009. As previses oscilam entre 2 a 3% ao ano. Isso nos d uma mdia de previses de crescimento de 2,5% para 2009, abaixo portanto, do "produto potencial" estimado pelo prprio BCB. Ora a teoria "convencional" diz que numa situao como essa - em que o produto cresce abaixo do potencial - pode-se e deve-se usar a expanso fiscal para estimular o crescimento.

vi) Por fim, fico feliz em ver que um artigo publicado por um aluno do doutorado da UnB, que portanto no pertence ao "Estado Maior das hostes keynesianas", mas a "tropa de assalto", tenha causado tanto mal estar entre as hostes neoclssicas que fez com que um deles respondesse quase on spot ao artigo do Flavio. Alis, suspeito que o Tony Volpon no seja quem diz ser, mas talvez algum economista neoclssico mais importante que nos seus blogs na internet adora fazer piada com os economistas heterodoxos, claramente desqualificando aquilo que no entende, e pisando na

pluralidade acadmica. Saudaes acadmicas, Jos Luis Oreiro

Comentrio de Flavio Basilio


Tony, primeiramente agradeo pela leitura atenta do artigo. Acredito que os seus comentrios so oportunos e, por isso, fao a rplica. Vou comear pelo comentrio final sobre a escola ps-keynesiana. No verdade que as polticas econmica propostas so sempre as mesmas. Em situao de normalidade, defendemos, por exemplo, a necessidade de um forte ajuste fiscal com o objetivo de melhorar a performace dinmica da economia. Esse argumento pode ser encontrado de forma detalhada nos ltimos artigos sobre o tema do Prof. Jos Luis Oreiro, do Prof. Bresser Pereira, do Prof. Delfim Neto, dentre outros. Obviamente, os autores possuem argumentos diferentes, cada qual com a sua roupagem, mas o vetor principal basicamente o mesmo. O argumento que apresentei no trabalho de que uma poltica de manuteno/aumento dos investimentos produtivos essencial em momentos de crise no o mesmo, por exemplo, do argumento defendido em situaes de "normalidade". Ainda sobre a questo dos gastos pblicos, obviamente no acredito na chamada macroeconomia da mgica, ou seja, que o aumento dos gastos gera aumento do produto, do emprego, de tal sorte que no final do processo, em equilbrio, o investimento iguala a poupana ex-post. A macroeconomia mais complexa do que isso. Acredito que o principal circuito defendido pelos keynesinos o finance-investimento-poupanafunding. No entanto, por questes de limitao de espao no apresentei essa argumentao de forma clara e detalhada.

Sobre os novos keynesianos, importante mencionar que todas as falhas de mercado apresentadas por essa escola so falhas de mercado de segunda ordem. Em outras palavras, as falhas de mercado so restritas ao segundo termo da expanso de Taylor. No podemos esquecer que nesses modelos (Gali, Woodford, etc.), a figura do agente representativo bastante clara e, no podemos esquecer que os mercados financeiros no tm espao de destaque nessa literatura, como ocorre na literatura ps-keynesiana. Ento, reitero o argumento de que essa literatura nada tem a falar sobre a crise. Crise

entendida como falha de mercado em LARGA ESCALA. No primeiro termo da expanso. Falha essa que impossibilita o denominado agente representativo de maximizar o seu consumo.

Sobre a questo do diagnstico da crise, do denominado "correto" diagnstico, peo por favor ao professor Oreiro que poste nesse frum os ltimos artigos que escrevemos sobre a crise. L apresentamos de forma mais detalhada o referido diagnstico. Se ele o "correto" diagnstico, eu no sei. Mas acredito no que escrevi. Isso posto, peo ao Volpon que apresente os seus argumentos sobre a crise. Poste, preferencialmente no Valor Econmico, para intensificar o debate, a sua viso e proposies de poltica.

Por fim, agradeo os colegas, e peo desculpas por eventuais erros, pois escrevo de uma lan house (estou na praia).

Abraos, Flvio Basilio

Comentrio de Lavnia Barros de Castro


Tony, Um ponto por voc questionado (e no esclarecido) no debate se refere a como poderia subir a taxa de juros e aumentar o crescimento? Isso seria "contraditrio". Na realidade, em termos de HPE, no. Essa teoria associada s contribuies de Gurley e Shaw (1955) e o chamado "Shaw-McKinnon Model" SMM (1973). Lembra? Basicamente, o SMM enfatizava a necessidade de se criar mecanismos institucionais internos para estimular a poupana (de acordo com as teorias de crescimento dos anos 1940/50), abrir o sistema financeiro nacional para o capital estrangeiro, e eliminar a "represso financeira" ou outras restries que inibissem o bom funcionamento dos mercado (market clearing principle). Embora se colocasse no cerne da questo do crescimento os mercados financeiros, a razo considerada a principal para o subdesenvolvimento econmico foi atribuda existncia de "represso financeira" sendo o objeto reprimido os ganhos dos poupadores. Essa teoria foi defendida na Coria, nos anos 1960 e tambm (em menor escala) no Brasil ... no mesmo perodo. O modelo SMM tem como fundamentao terica a teoria dos fundos emprestveis, as

teorias de crescimento exgeno tpica dos anos 1940 e 1950, e a hiptese da eficincia dos mercados financeiros. Primeiramente, deve-se observar que existe uma relao determinstica no SMM: a poupana gera o investimento (argumento da poupana prvia ou "teoria dos fundos emprestveis" a la controvrsia de 1937). Em segundo lugar, defende-se que maiores taxas de poupana aumentam o crescimento e, em terceiro, que mercados financeiros livres (des-reprimidos) garantem a eficincia, no sentido de Pareto.
The McKinnon-Shaw argument is that a rise in interest rates on savings and deposits will increase the saving rate in developing countries and, in standard neoclassical fashion, raise the rate of economic growth. The increase in interest rates will lead to an inflow of deposits into commercial banks, raising their capacity to lend and finance investment. (Agnor e Montiel, 1999: 208-209, citado em Hermann, J, 2002, p. 42)

Lavinia Barros de Castro

Potrebbero piacerti anche