Sei sulla pagina 1di 39

III Congresso Consad de Gesto Pblica

NOVOS MECANISMOS, INSTRUMENTOS E


METODOLOGIAS DE FISCALIZAO E CONTROLE DA ATUAO FUNCIONAL PARA FORTALECIMENTO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA

Jair de Oliveira Sento-S Paulo de Souza Nunes Filho Antonio Cesar Rodrigues Sousa Wilmina Achan

Painel 38/149

Modernizao, inovao e impactos na melhoria da gesto pblica no Governo do Estado da Bahia atravs da atuao de um sistema articulado de rgos de controle e combate corrupo

NOVOS MECANISMOS, INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS DE FISCALIZAO E CONTROLE


DA ATUAO FUNCIONAL PARA FORTALECIMENTO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA Jair de Oliveira Sento-S Paulo de Souza Nunes Filho Antonio Cesar Rodrigues Sousa Wilmina Achan

RESUMO Novos mecanismos, instrumentos, metodologias de fiscalizao e controle foram incorporados na atuao correicional. Dentre esses, destaca-se o Planejamento Correicional Proativo (PCP) que se baseia na elaborao de um diagnstico situacional que identifica, atravs de uma matriz de risco, os principais problemas do objeto em estudo. Do PCP resulta a elaborao de um Plano Operativo e a sistematizao de um Programa de Inspeo. Desde a criao da Corregedoria Geral (dezembro/2007) e do Sistema de Correio Estadual (janeiro/2009), 26 (vinte e seis) operaes foram realizadas com aproximadamente 60.000 (sessenta mil) servidores inspecionados em 2 (dois) anos. As operaes caracterizam-se por diversos mtodos de atuao, dentre eles a verificao e confirmao de freqncia, o cruzamento de diversas bases de dados (folha de pagamento, previdncia etc), visando identificar e regularizar situaes funcionais. Destaca-se ainda, a utilizao de mecanismos tecnolgicos que permite a extrao e anlise de dados, deteco de fraudes e monitorao contnua, dentre outras funes.

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................................... 03 OBJETIVOS............................................................................................................... 04 METODOLOGIA......................................................................................................... 05 RESULTADOS: OPERAES CORREICIONAIS COM ENFOQUE EM MELHORIA DE GESTO...........................................................................................17 CONCLUSES.......................................................................................................... 36 REFERNCIAS.......................................................................................................... 37

INTRODUO

No mbito da Administrao Pblica do Estado da Bahia, do Poder Executivo Estadual, as aes estratgicas que vm sendo executadas pela Corregedoria Geral tm como propsito fazer jus responsabilidade de executar as atividades de carter continuado e a implantao de projetos estratgicos visando eficincia e eficcia nos mecanismos de correio e conduta do servidor pblico, bem como evitar possveis irregularidades vinculadas ao funcionalismo estadual um elemento a mais para reforar a proteo do patrimnio pblico e que estejam: refletindo a diretriz promover a gesto pblica com democracia, participao e transparncia, contida no Plano de Governo; focadas no cumprimento da conduta tica do servidor pblico, atuando de forma preventiva, apurativa e punitiva dos procedimentos correcionais de desvios ticos e legais; alinhadas s diretrizes definidas pela Secretaria da Administrao no sentido de apurar as irregularidades administrativas; agregando valor para o Estado da Bahia e assegurando uma atuao tica e Transparente na Administrao Pblica; obedecendo e dando efetividade aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia que, de acordo com o Art. 37 da Constituio Federal, norteiam a Administrao Pblica Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Desta forma, a Corregedoria Geral vem focando a sua atuao nas aes de planejamento, superviso, normatizao, controle, fiscalizao e orientao para as corregedorias estaduais e demais instncias correicionais, quanto s aes voltadas para a atuao funcional e a conduta dos servidores do Poder Executivo Estadual.

OBJETIVOS

A Corregedoria Geral (CGR), atravs da Coordenao de Fiscalizao e Aes de Controle, gera informaes sistematizadas e com atualizao peridica, por meio do monitoramento e da retroalimentao constante advinda da coleta de dados dos trabalhos realizados, visando: proteo ao errio e patrimnio pblico; proporcionar administrao do Estado, acesso a informaes analticas consolidadas sobre a qualidade do gasto pblico, nesse caso com custeio de pessoal, assegurando assim, transparncia na utilizao dos recursos com foco na preveno e no controle interno; comprovar o efetivo exerccio do Cargo Pblico que o servidor ocupa, confirmando a lotao, local de trabalho, exerccio funcional, atividades e funes desempenhadas; efetivar cruzamento das folhas de pagamento entre o Governo do Estado da Bahia e demais Estados e Municpios, identificando servidores que possuem mltipla vinculao de cargos pblicos entre os entes federativos, assim como a legalidade dessa acumulao e a respectiva compatibilidade de carga horria; maior intercmbio com a Controladoria Geral da Unio buscando capacitao, troca de informaes, cruzamento de bases de dados etc.

METODOLOGIA

As operaes caracterizam-se por diversos mtodos de atuao, dentre eles a verificao e confirmao de freqncia, o cruzamento de diversas bases de dados (folha de pagamento, previdncia etc), visando identificar e regularizar situaes funcionais. Destaca-se ainda, a utilizao de mecanismos tecnolgicos que permite a extrao e anlise de dados, deteco de fraudes e monitorao contnua, dentre outras funes. Plano Operativo Buscando agregar valor para o Governo do Estado da Bahia, assegurando uma atuao gil, tica e transparente na Administrao Pblica e alinhadas s diretrizes definidas pela Secretaria da Administrao no sentido de apurar as irregularidades administrativas, a Corregedoria Geral elaborou um mtodo de atuao visando a produo de conhecimento de forma sistematizada atravs de seus programas de inspeo, consistindo no cumprimento das seguintes fases: Motivao; Planejamento; Pesquisa; Anlise e sntese; Interpretao; Formalizao e difuso.

O fluxo do processo

Figura 1: Plano Operativo: Produo de conhecimento Fonte: CGR/2010

1. Motivao O incio da atuao fiscalizatria da CGR pode ter como motivao inicial o atendimento por demanda governamental, denncias e o planejamento correicional proativo (PCP). O atendimento por demanda governamental, consiste em uma solicitao formulada por um rgo ou entidade do Poder Executivo Estadual do Governo da Bahia ao rgo central do sistema de correio estadual, a Corregedoria Geral, visando analisar a atuao da conduta do servidor pblico. Denncias/Ocorrncias: a Corregedoria Geral recebe denncias relativas atuao funcional e a conduta dos servidores pblicos, no mbito do Poder Executivo Estadual e a partir de vrios canais para recebimento: Sistema de Ouvidoria e Gesto Pblica TAG; www.saeb.ba.gov.br/cgr formulrio de denncia on-line; cgr@saeb.ba.gov.br, Ouvidoria da SAEB; Servios de Correios e Telgrafos; denncia atravs de Processo Administrativo e denncia de forma presencial.

Assim, ao colaborar com a CGR nas aes de fiscalizao e controle da atuao funcional dos servidores, o denunciante/manifestante pode exercer a sua cidadania. Todas as denncias recebidas pela Corregedoria Geral so analisadas e devidamente encaminhadas para os rgos ou entidades aos quais os servidores esto vinculados, objetivando apurao conjunta dos fatos denunciados e posterior tomada de deciso. O Planejamento Correicional Proativo (PCP) se baseia na elaborao de um diagnstico situacional que identifica, atravs de uma matriz de risco, os principais problemas do objeto em estudo. Do PCP resulta a elaborao de um Plano Operativo e a sistematizao de um Programa de Inspeo. A atuao diferenciada do rgo iniciou-se no processo de planejamento que incluiu o mapeamento de riscos e dos principais problemas e suas causalidades na rea disciplinar 2. Planejamento Planejar o trabalho antes de iniciar as aes executivas do projeto e estabelecer os objetivos do projeto com definies iniciais do problema, da operao, parmetros, abrangncia, estratgias e estimar a quantidade correta de tempo e recursos necessrios. Na Corregedoria Geral, significa elaborar o plano de ao da operao e o programa de inspeo, verificar possibilidades de utilizao de recursos tecnolgicos e elaborao de convnios. As operaes correicionais iniciam-se com a elaborao do Plano de Trabalho e so legalmente fundamentadas pela legislao geral e especfica que cada uma delas exige, bem como, ocorrem a partir dos respectivos editais de notificao e ou portarias conjuntas e especficas publicadas no Dirio Oficial do Estado. Compe o conjunto de publicaes no DOE o formulrio especfico de declarao de chefia que solicitado aos servidores pblicos o devido preenchimento. 3. Pesquisa a fase de coleta e busca de informaes, entendendo COLETA como os dados disponveis e BUSCA como os dados no disponveis.

Procura-se a identificao, histrico, informaes bsicas do servidor, da unidade pesquisada e da situao identificada, organogramas e estruturas divisionais, polticas, normas, regulamentaes, diretrizes, glossrio de termos e abreviaturas usadas internamente, atas de reunies, exposies ou demonstraes que permitam o diagnstico situacional. Nessa fase, durante o desenvolvimento dos trabalhos, efetua-se tambm o cruzamento da base de dados, podendo ser, por exemplo, as folhas de pagamento do Estado da Bahia e do Municpio conveniado e/ou outro Estado. Para o cruzamento de dados so utilizados dois recursos tecnolgicos: O ACL Audit Command Language e o SIRH Sistema Integrado de Recursos Humanos. O ACL uma ferramenta que nos permite extrao e anlise de dados, deteco de fraudes e monitorao contnua, alm de realizao de auditorias em folhas de pagamento, dentre outras funes. O ACL l e compara quaisquer dados de sistemas corporativos, bancos de dados simples ou relacionais, planilhas eletrnicas, arquivos de relatrios, em computadores ou servidores, permitindo que os dados de origem permaneam intactos para que se mantenha a sua total qualidade e integridade. Usado como um aplicativo autnomo de computador e/ou como cliente com o software de Edio do Servidor, o ACL utiliza uma nica e consistente interface de cliente e fornece acesso fcil e imediato aos dados. Isso assegura um desempenho otimizado e flexibilidade no acesso de novas fontes de dados. O Sistema Integrado de Recursos Humanos-SIRH tem a finalidade de dotar o Sistema Estadual de Administrao/SEA de instrumentos de modernizao e integrao sistmica da rea de administrao de recursos humanos do Governo do Estado da Bahia. O ACL utilizado operacionalmente na realizao do cruzamento entre as bases de dados das folhas de pagamento, atravs de um de seus recursos chamado associar tabelas, tendo como campo chave o CPF (Cadastro de Pessoa Fsica) das duas base de dados. Visando assegurar a veracidade dos achados durante a fase do cruzamento de dados so acessadas rotinas do SIRH, para verificao e confirmao de lotao, situao funcional, cargo/funo, tipo de vnculo Regime

Especial de Direito Administrativo (REDA), efetivo, cargo comissionado , carga horria, dentre outras informaes. Este levantamento necessrio para preparar os roteiros de inspeo correicional, em conformidade com o endereo do local de trabalho dos servidores estaduais registrados no SIRH, com o objetivo de verificar a frequncia e o cumprimento da carga horria. As inspees correicionais so realizadas de forma presencial, por meio de visitas tcnicas, e tem como critrios para elaborao dos roteiros a localizao geogrfica e o quantitativo de servidores com mltiplo vnculo em cada unidade. Para os demais casos, so encaminhados ofcios aos titulares das unidades de trabalho dos servidores com mltiplo vnculo solicitando confirmao de lotao e frequncia atravs de declarao do chefe imediato. As inspees so realizadas em rgos/Entidades do Poder Executivo Estadual e, para confirmao do outro vnculo pblico, encaminhado ofcio endereado Secretaria da Administrao do Estado/Municpio. Os casos/situaes no identificados pela equipe envolvida em determinado projeto de inspeo so encaminhados para o Ncleo de Inteligncia. atribuio desse Ncleo, aprofundar os canais investigao, contactar outras fontes internas e externas de pesquisa dentre outras aes especficas. 4. Anlise e sntese Nesta fase analisada a pertinncia, credibilidade, grau de autenticidade, competncia, relevncia, o perfil dos servidores e contempla ainda, todos os dados coletados relativos ao objeto da investigao preliminar e composto por: Descrio dos achados e situao atual: enquadramento funcional do servidor, diagramas, fluxos, procedimentos. Custo X benefcios: resultados. Relao completa de todas as pessoas contactadas durante a fase de pesquisa. Levantamento de dados: entrevistas, questionrios, observaes, documentos, Sugestes comentrios. apresentadas pelas pessoas contactadas e seus

10

Efetivada a fase de pesquisa e cruzamento de dados e constatando-se a existncia de servidores com vnculo no Estado da Bahia e em outro ente federativo, so analisados os aspectos legais das situaes de desconformidades identificadas. Situao funcional tipologia: Visando identificar com preciso a movimentao de servidores e empregados pblicos entre os rgos e entidades pblicas, tipificamos da seguinte forma: Cesso de Pessoal Servidor Ausente Divergncia funcional Mltiplo vnculo Aposentadoria REDA No quadro a seguir, agrupou-se a tipologia com a fundamentao legal pertinente, conforme situaes identificadas na fase de coleta e busca de informaes (pesquisa):

11

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1 Cesso de pessoal 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 2.1 2.2 2 Servidor ausente 2.3 2.4 2.5 3.1 3 Divergncia Funcional 3.2 3.3 4.1 4.2 4.3 4 Mltiplo vnculo 4.4 4.5 4.6 5.1 5 Aposentadoria 6.1 6.2 C. F. Art. 40, 1 , II; Lei 6677/94 Arts. 121,122,123 o e126; Lei n 8.213 de 24/07/1991 Art. 42.
o

Constituio do Estado da Bahia, de 05/10/1989, Art. 41 Inciso XXXII, Art. 44; Lei 6677 de 26/09/1994, Art. o 40; Decreto Estadual n 019 de 12/04/1991; Decreto o Estadual n 1.862 de 13/01/1993; Instruo da o SAEB n 09 de 25/04/1991.

Lei 6677 de 26/09/1994, Art. 198 e Art. 199

Constituio Federal de o o 1988, Arts. 5 e 37 , Incisos: II , XVI e XVII; Lei 6677 de 26/09/1994, Ttulos II e IV, Arts. 177 e 178 ; Lei 7.990 de 2001; Lei 3374 de 30/01/1975.

Servidor cedido com nus para rgo cedente servidor cedido sem nus para rgo cedente servidor cedido disposio do municpio Com nus para rgo cedente servidor cedido disposio do municpio sem nus para rgo cedente servidor cedido disposio de outros Poderes com nus para o rgo cedente servidor cedido disposio de outros Poderes sem nus para o rgo cedente servidor cedido disposio do sindicato servidor recebido com nus para rgo cedente servidor recebido sem nus para rgo cedente servidor recebido disposio do municpio com nus para rgo cedente servidor recebido disposio do municpio sem nus para rgo cedente servidor recebido disposio de outros Poderes com nus para o rgo cedente servidor recebido disposio de outros Poderes sem nus para o rgo cedente servidor ausente no local de trabalho (justificado) servidor ausente no local de trabalho (sem justificativa) servidor que no comparece ao local de trabalho servidor desconhecido no local de trabalho servidor falecido divergncia entre a listagem PRODEB e o nmero de servidores na unidade situao funcional divergente situao do local de trabalho divergente servidor com duas ou mais matrculas servidor que completa carga horria na unidade inspecionada servidor com duplo vnculo de Cargos Incompatveis servidor com duplo vnculo de Carga horria Incompatvel servidor com dois ou mais vnculos efetivos e/ou comissionados entre o Estado da Bahia, Municpio e/ou Outro Estado Servidor Com dois ou mais vnculos REDA entre o Estado da Bahia, Municpio e/ou Outro Estado servidor aguardando aposentadoria

REDA

Lei 6.403 de 20/05/1992, reda com duas ou mais matrculas Art. 34; Lei 6677/94 art. reda com mais de 4 anos de atividade 177, Tit. VI, Arts. 252 a 255.

Quadro 1: TIPOLOGIAS COM FUNDAMENTAO LEGAL

12

5. Interpretao Nessa fase, luz dos dados pesquisados e da anlise e snteses realizadas, procura-se estabelecer o entendimento das situaes identificadas na movimentao de servidores e empregados pblicos entre os rgos e entidades pblicas para verificao de sua legalidade e aplicao dos fatos. Da Cesso De Pessoal Na busca de um melhor aproveitamento dos recursos humanos disponveis, o Estado admite a movimentao de servidores e empregados pblicos entre os rgos e entidades pblicas, desde que observados os requisitos legais. A movimentao de pessoal encontra-se disciplinada pelo Artigo 44 da Constituio do Estado da Bahia de 05/10/1989, Decreto Estadual no 019 de 12/04/1991 e pelo Decreto Estadual no 1.862 de 13/01/1993, alm da Instruo no 09 de 25/04/1991 da Secretaria de Administrao do Estado da Bahia, que regula a movimentao dos servidores e empregados pblicos. A cesso de pessoal dever ser precedida de solicitao devidamente fundamentada, cabendo o nus desta cesso sempre do rgo cedente, nos moldes do quanto estabelecido pelo artigo 5o do Decreto no 019 de 12/04/1991 e item 4 da Instruo no 09 de 25/04/1991 da Secretaria de Administrao do Estado da Bahia. No entanto, estando o servidor ou empregado pblico disposio de rgos ou entidades dos Poderes da Unio, de outros Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos Poderes Legislativo e Judicirio, a cesso far-se- sem nus para o rgo ou entidade cedente, conforme o estabelecido no artigo 1o do Decreto no 1.862 de 13/01/1993. Portanto, em todos os casos legais, a cesso de pessoal possui carter provisrio, por atender a uma necessidade momentnea do rgo ou entidade pblica cessionria, devendo o servidor retornar a sua lotao original aps a concluso do programa especfico que originou a sua cedncia. No Quadro 1 Tipologia com fundamentao legal, pgina 13, aponta-se inmeros casos de cesso de pessoal, estando em conformidade com a legislao pertinente, em face do nus da cedncia, os casos descriminados nos itens 1.1., 1.4., 1.6., 1.8., 1.11. e 1.13.

13

Da Cesso De Pessoal Disponibilidade Sindical: A disponibilidade do servidor ao sindicato da categoria profissional um direito garantido pelo inciso XXXII do artigo 41 da Constituio do Estado da Bahia, garantia esta ratificada pelo artigo 40 da Lei 6.677 de 26/09/1994, o qual regulou o direito da disponibilidade sindical: Portanto, no haver irregularidade se os servidores apontados no item 1.7. do tpico de Cesso de Pessoal estiverem em efetivo exerccio do mandato de direo junto ao sindicato profissional da categoria, no podendo esta disponibilidade ser superior ao perodo de 02 (dois) mandatos. Do Servidor Ausente Nas inspees realizadas foram apuradas situaes em que o servidor se encontrava ausente do seu local de trabalho, devendo ser analisada caso a caso. Ausncia justificada: a ausncia do servidor poder ser justificada, cabendo a ele apresentar documento legal ao seu superior hierrquico demonstrando a sua impossibilidade de comparecer ao local de trabalho, devendo a falta ser abonada sem desconto dos dias no trabalhados. Neste tpico deve ser salientado que, caso a ausncia do servidor seja superior a 15 (quinze) dias em virtude de problemas de sade, dever o mesmo ser encaminhado Junta Mdica do Estado a fim de passar a perceber a sua remunerao pelo rgo previdencirio. Ausncia injustificada: em estando o servidor ausente do seu local de trabalho e ao retornar no apresentar nenhuma justificativa legal ou plausvel, neste caso poder ser acatada ou no pela chefia imediata, dever o seu superior hierrquico efetuar o corte do seu ponto, com conseqente desconto dos dias no trabalhados O artigo 198 da Lei 6.677 de 26/09/1994 estabelece que a inassiduidade ao trabalho por mais de 60 (sessenta) dias no perodo de 12 (doze) meses, poder gerar um processo administrativo disciplinar para apurao da falta funcional punvel com demisso. No mesmo sentido, a ausncia injustificada ao local de trabalho por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, caracterizar abandono de emprego, por violao do artigo 197 da Lei 6.677 de 26/09/1994, gerando processo administrativo disciplinar que, julgado procedente, ter como punio a demisso do servidor nos moldes do quanto estabelecido pelo artigo 192.

14

Portanto, caber ao superior hierrquico reconhecer a procedncia da justificativa da ausncia e, naqueles casos em que no for acolhida a justificativa, dever proceder de forma regular para apurar a falta cometida pelo servidor. Divergncia Funcional As ocorrncias apontadas no item Divergncia Funcional e sub-item Servidor Desconhecido no Local de Trabalho e Servidor Falecido so questes administrativas, voltadas exclusivamente gesto da unidade. A responsabilidade dos administradores das unidades no est exclusivamente voltada para os itens apontados no pargrafo anterior, sendo bem mais abrangente. A sua responsabilidade ampla, cabendo a ele fiscalizar e cumprir todas as normas destinadas ao desenvolvimento das atividades da unidade e pelos servios executados pelos servidores nela lotados. E a responsabilizao do administrador no se dar nica e exclusivamente por aes que venham a causar prejuzo ao Estado, mas tambm pelas suas omisses ao no fiscalizar e apurar irregularidades ocorridas em sua gesto. Do Mltiplo Vnculo O preenchimento do cargo ou emprego pblico sofre limitao imposta constitucionalmente atravs dos incisos XVI e XVII da Carga Magna. A Legislao Estadual, em relao ao preenchimento de cargo ou emprego pblico estadual, seguiu a orientao constitucional atravs da Lei Estadual no 6.677 de 26 de setembro de 1994 em seu Ttulo II Do Provimento e da Vacncia. No poderia a Lei Estadual seguir to somente a orientao com relao ao ingresso do servio pblico, caberia a ela acolher as restries constitucionais e estabelecer as suas particularidades. Neste sentido, a Lei 6.677/1994 atravs do Ttulo IV Do Regime Disciplinar estabeleceu as regras de conduta do servidor pblico, inclusive com relao acumulao de cargo ou emprego pblico e remunerao. O artigo 177, em perfeita harmonia com o texto constitucional artigo 37, o ratificou no sentido de que a proibio de acmulo de cargo ou emprego pblico no se restringe ao territrio do Estado da Bahia, mas a todo servidor estadual que possua cargo ou emprego pblico federal, estadual ou municipal dentro ou fora do territrio estadual.

15

A Lei Estadual, atravs do artigo 178, sanou a omisso constitucional com relao conceituao e caracterizao do que seja o cargo de professor, de tcnico ou cientfico, definindo-os da seguinte forma:
Artigo 178 Entende-se para efeito do artigo anterior: I Cargo de Professor: aquele que tem como atribuio principal e permanente atividades estritamente docentes, compreendendo a preparao e ministrao de aulas, a orientao, superviso e administrao escolares em qualquer grau de ensino; II Cargo Tcnico ou Cientfico: a) de provimento efetivo: aquele para cujo exerccio seja exigida habilitao de nvel superior ou profissionalizante de nvel mdio; b) de provimento em comisso: aquele com atribuies de direo, coordenao ou assessoramento. o 1 A denominao atribuda ao cargo insuficiente para caracteriz-lo como tcnico ou cientfico. o 2 A simples qualificao pessoal do servidor, desde que no diretamente relacionada natureza do cargo, ou funo ou emprego efetivamente exercido, no ser considerada para fins de acumulao.

A Lei Estadual que regula as relaes do servidor pblico dever, nos casos em que envolvem Policiais Militares, ser analisada em conjunto com a Lei 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e nos casos em que envolvem Policiais Civis, ser analisada em conjunto com a Lei 3.374 ,de 30 de janeiro de 1975. Da Aposentadoria Por definio, Aposentadoria Compulsria a passagem obrigatria do servidor da atividade para inatividade, por ter completado 70 (setenta) anos de idade, independente de sexo. O servidor aposentado compulsoriamente receber proventos proporcionais ao tempo de servio. A aposentadoria compulsria ser automtica, com vigncia a partir do dia imediato quele em que o servidor atingir a idade-limite de permanncia no servio ativo, independente da data de publicao da portaria no Dirio Oficial. Cabe chefia imediata informar ao servidor, com antecedncia, que um dia aps completar 70 anos de idade no mais poder exercer suas atividades na instituio, ficando afastado a partir deste dia. A Constituio Federal, no art. 40, 1o, II, dispe sobre a aposentadoria compulsria para os servidores abrangidos pelo regime de previdncia, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

16

Ao contrrio do quanto estabelecido para a aposentadoria compulsria, a aposentadoria voluntria depende da vontade do servidor e dos requisitos estabelecidos pelo artigo 127 da Lei 6.677 de 26/09/1994. Em sendo assim, o servidor que requerer a sua aposentadoria em face do preenchimento dos requisitos do artigo supra transcrito, dever aguardar em atividade a homologao e publicao do seu requerimento. Em no comparecendo o servidor ao seu local de trabalho, no perodo do protocolo do requerimento at a publicao de homologao do quanto pleiteado, que poder este prazo ser superior a 30 (trinta) dias, a sua ausncia ser caracterizada como abandono de emprego, passando ele a responder a processo administrativo disciplinar. Nos moldes do artigo 42 da Lei no 8.213 de 24/07/1991 o segurado poder requerer a aposentadoria por invalidez quando em gozo de auxlio-doena ou no, desde que seja considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o trabalho. E estabeleceu que a aposentadoria por invalidez permanente dever ser concedida desde que o servidor esteja em licena mdica pelo perodo de at 02 (dois) anos. Em sendo assim, em conformidade com o quanto estabelecido em nossa legislao, dever o servidor, para postular a aposentadoria por invalidez, estar afastado de suas atribuies profissionais em sua unidade de lotao. 6. Formulao e Difuso O produto final da inspeo o relatrio consubstanciado que se caracteriza por uma estrutura contendo a descrio dos achados pela equipe de inspeo correicional com a respectiva fonte, critrios e fundamentao legal, metodologia adotada no desenvolvimento das atividades, pontos de inspeo e recomendaes de aes correicionais. O relatrio remetido para as partes envolvidas, podendo tambm ser encaminhado Coordenao Jurdica para anlise e possvel instaurao de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). 7. Retorno ao demandante Finalmente, o Corregedor apresenta o relatrio final ao demandante da solicitao.

17

RESULTADOS: OPERAES CORREICIONAIS COM ENFOQUE EM MELHORIA DE GESTO Desde a criao da Corregedoria Geral e do Sistema de Correio Estadual, 26 (vinte e seis) operaes foram realizadas com aproximadamente 60.000 (sessenta mil) servidores inspecionados em 2 (dois) anos. Em 2009, a Corregedoria Geral avanou com as operaes correicionais contando com a parceria da esfera municipal, especificamente, com o foco de validar e inspecionar o acmulo de cargos pblicos com a esfera estadual. Tal ao tambm tem como propsito verificar a legalidade dessas acumulaes, preservando a imagem da administrao pblica e respaldando-a na prestao de melhores servios ao cidado. A operao correicional teve incio, dentre as prefeituras municipais conveniadas, com a Prefeitura de Camaari, no perodo de fevereiro a setembro de 2009 e, em seguida, com a de Feira de Santana e Lauro de Freitas, ambas no perodo de outubro a novembro. Sendo assim, e a partir dos dados levantados, os objetivos dessas operaes so as identificaes de acmulos de cargos pblicos indevidos e a anlise da compatibilidade de carga horria de servidor que ocupa, simultaneamente, cargo pblico no mbito estadual e municipal no Estado da Bahia. Vale ressaltar, ainda, a ao conjunta da Corregedoria Geral com o Ministrio da Previdncia Social (MPS), atravs do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Teve como objetivo a comprovao do efetivo exerccio do cargo pblico no Estado da Bahia e a percepo de benefcio previdencirio junto ao INSS, referente aposentadoria por invalidez. A seguir, no quadro 02, visualiza-se o panorama das operaes correicionais realizadas em 2009 e respectivas informaes preliminares: objetivo; quantidade de servidores convocados; quantidade de rgos e perodo de realizao.

18

N. Ordem 1. 2.

Operao Correicional

Objetivo da Operao

Qtde. Servidor inspecionado 1373 660

Qtde. rgo 10 254

Perodo

Inspeo Carnaval Hospitais e unidades de emergncia Verificao de freqncia e confirmao de informaes funcionais (validao de quadro pessoal 1945) Junta Mdica

3.

4. 5.

Inspeo Prefeitura Municipal de Camaari Cruzamento de dados Ministrio da Previdncia Social (MPS) Cruzamento de dados Estados X CONSAD

6.

7.

Inspeo Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Verificar a freqncia de pessoal relativa s escalas de planto de profissionais da rea de sade, lotados na Secretaria da Sade. Verificar as inconsistncias apontadas no relatrio final da Comisso Centralizadora da Validao do Quadro de Pessoal dos Servidores Pblicos Ativos do Poder Executivo do Estado o da Bahia, constante do processo n 0200080229657 de 14/08/2008 e a no validao da lotao de servidores pblicos junto aos rgos de lotao. Verificar e monitorar a regularidade e prazos das licenas por motivo de doena em pessoa da famlia, para tratamento de sade, por acidente em servio, bem como, das aposentadorias por invalidez dos servidores pblicos da Bahia. Identificar os servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como, analisar acumulao dos cargos e de carga horria. Comprovar o efetivo exerccio do Cargo Pblico que ocupa em atividade ou no, prestar declaraes e demais informaes elucidativas acerca da sua efetiva lotao e exerccio funcional, bem como declarar a percepo de benefcio previdencirio junto ao INSS, se for o caso. Validar das informaes prestadas pela Controladoria Geral da Unio e pelos Governos Estaduais, decorrente do cruzamento de bases identificando duplicidade de registro de CPF com fins esclarecer acumulao de vnculos de cargos entre os entes estaduais. Identificar os servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como, analisar acumulao dos cargos e de carga horria.

Fev Fev a Set

556

17

Fev a Nov

16 859 1.154 42

Fev a Set

Out

Out a Nov 149 4

Out a Nov 856 14

(continua)

19

N. Ordem 8. 9.

(continuao)
Operao Correicional Objetivo da Operao Qtde. Servidor inspecionado 427 181 6.215 Realizar, de forma presencial, o recadastramento e validar o quadro de Pessoal de servidores do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) da Administrao Pblica direta, autarquias e fundaes do Poder Executivo lotados na capital, confirmando seus quantitativos, lotao, situao funcional e freqncia. Realizar, de forma presencial, o recadastramento e validar do quadro de Pessoal de servidores do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) da Administrao Pblica direta, autarquias e fundaes do Poder Executivo lotados no interior do estado, confirmando seus quantitativos, lotao, situao funcional e freqncia. Realizar, de forma documental, o recadastramento e validar o quadro de Pessoal de servidores do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) da Administrao Pblica direta, autarquias e fundaes do Poder Executivo lotados no interior do estado, confirmando seus quantitativos, lotao, situao funcional e freqncia. Qtde. rgo 18 3 378 Nov Perodo

Inspeo Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas Consolidao das Inspees Correicionais 09 operaes correicionais Recadastramento e validao REDA Capital Fase 1 presencial Recadastramento e validao REDA Interior Fase 2 presencial Recadastramento e validao REDA Interior Fase 3 documental 12 operaes correicionais

Identificar os servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como, analisar acumulao dos cargos e de carga horria. Validar a lotao, situao funcional e freqncia dos servidores de diversas unidades e rgos Estaduais, decorrente das desconformidades apontadas em Relatrio de Inspees elaborado pela Corregedoria Geral (CGR/SAEB).

Out a Nov.

Subtot al 10.

7.664

45

Mai a Jun

11.

Jul a Ago 3.545 24

12.

9.888

30

Set a Out

Total

27.312

477

Quadro 2: Panorama das operaes correicionais realizadas 2009 Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR.

20

1 Inspeo Carnaval Hospitais e unidades de emergncia I Objetivo Verificar a freqncia de pessoal relativa s escalas de planto de profissionais da rea de sade, lotados na Secretaria da Sade na Regio Metropolitana de Salvador. II Abrangncia Inspeo de 1.373 servidores pblicos atuantes em 10 (dez) unidades de sade (hospitais e unidades de emergncia), previamente selecionadas e localizadas nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. III Data/Perodo 21/2/2009 IV Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988). Constituio do Estado da Bahia. Lei Estadual no 6.677/94 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Bahia). Lei Estadual no. 10.955 de 21/12/07. Decreto no 10.121 de 02/08/2005. Instruo no 008 de 06/09/2007. Orientao de Servio DRH/SRH no 20/2007. Decreto no 11.415 de 27/01/2009. Portaria da SESAB no 415 de 12 de fevereiro de 2009. - Portaria no. 01 De 19/02/2009 Hospital So Jorge - Portaria no. 01 De 10/02/2009 Hospital Geral do Estado - Portaria no. 08 De 11/02/2009 Hospital Geral Roberto Santos - Portaria no. 05 De 16/02/2009 Hospital Geral Ernesto Simes - Portaria no. 02 De 04/02/2009 Hospital Geral Menandro de Faria - Portaria no. 01 De 09/02/2009 Hospital Geral Joo Batista Carib

21

V Resultados Quantidade Apurada 1.373 1.303 69 1 10

Situao apurada Servidor Inspecionado (Escalas Planto) Servidor Presente Servidor Ausente Servidor desconhecido Unidade sade inspecionada

Quadro 6: Resultados da Operao Carnaval Hospitais e Unidades de emergncia Fonte: CGR 30/12/09. Elaborao: CGR

Inspeo Carnaval - Hospitais e unidadse de Emergncia


Qtde.

1.500

94,90% 1.303

100% 1.373

120%

1.000

80%

500

5,03%

0,07%

40%

69 0
Servidor Presente Servidor Ausente

1
Servidor desconhecido

0%
Total Inspecionado Situao (Escalas Planto)

Grfico 2: Resultados da Operao Carnaval Hospitais e unidades de emergncia Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

22

2 Operao Verificao de freqncia e confirmao de informaes funcionais (validao de quadro de pessoal 1945) I Objetivo Verificar as inconsistncias apontadas no relatrio final da Comisso Centralizadora da Validao do Quadro de Pessoal dos Servidores Pblicos Ativos do Poder Executivo do Estado da Bahia, constante do processo de no. 0200080229657 de 14/08/2008 e a validao da lotao de servidores pblicos junto aos seus rgos. II Abrangncia Inspecionar 660 servidores pblicos desconhecidos e que no comparecem e no foram validados nos 254 rgos e entidades estaduais para apresentar documentos de identificao, comprovao do efetivo exerccio do Cargo Pblico que ocupam e para prestar declaraes e demais informaes elucidativas acerca da sua efetiva lotao e exerccio funcional. III Perodo Fevereiro a Setembro de 2009 IV Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988); Constituio do Estado da Bahia (1989); Lei Estadual no. 6.677/94; Lei Estadual no 10.955 de 21/12/07; Decreto no. 10.398 de 10 de julho de 2007; Decreto no. 11.415 de 27 de janeiro de 2009 Instruo no. 008 de 06 de setembro de 2007; Orientao de Servio DRH/SRH no. 20/2007 de 13 de setembro de 2007;

23

V Resultados Situao apurada Servidor Inspecionado Servidor validado Servidor no validado Servidor desconhecido Outras situaes rgo Inspecionado Qtd. Apurada 660 453 98 14 95 254

Quadro 7: Resultados Validao de quadro de pessoal 1945 Fevereiro a Setembro 2009 Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Verificao de frequncia e confirmao de informaes funcionais (validao de quadro de pessoal 1945)


Qtde.

100%
660

68,64% 500 453

80%

14,85% 98 0
Servidor validado Servidor no validado Servidor desconhecido

14,39% 2,12% 14
Outras situaes Servidor Inspecionado

40%

95

0% Situao

Grfico 3: Resultados da Validao de quadro de pessoal Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

24

3 Operao Junta Mdica Oficial do Estado da Bahia I Objetivo Verificar e monitorar a regularidade e prazos das licenas por motivo de doena em pessoa da famlia, para tratamento de sade, por acidente em servio, bem como, das aposentadorias por invalidez dos servidores pblicos da Bahia. II Abrangncia Inspecionar 661 servidores pblicos com indcios de irregularidade em procedimentos de licena mdica e aposentadoria por invalidez. III Perodo Fevereiro a Novembro de 2009. V Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988); Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 6.677/94 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Bahia), art.s 34, 100 e 101, 122 a 125, 145 a 153 e 159 a 162. Lei Estadual 9.528 de 22/06/05; Decreto no 9.552 de 21/09/2005; Instruo: Servidores Pblicos Estaduais; Decreto no 10.121 de 11/10/06; Lei 10.955 de 21/12/07; Resoluo 001/2008 de 31/03/08 (CONPREV); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Lei Estadual no 11.357 de 06/01/09 (RPPS); Decreto Estadual no. 11.415 de 27/01/09 (Criao do Sistema Correicional Estadual).

25

V Resultados Quantidade Apurada 556 413 152 36 (45) 17

Situao Apurada Servidor Inspecionado Servidor com aposentadoria simples Servidor com aposentadoria qualificada Servidor em licena mdica Expurgo rgo Inspecionado
Quadro 8: Resultados da Operao Junta Mdica Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Operao Junta Mdica


Qtde.

450

74,28% 413

100% 556 27,34% 152

70%
6,47% 36
Servidor em licena mdica

-8,09%
Expurgo

3,06% 17
rgo Inspecionado

30%
Servidor Inspecionado Situao

-50

Servidor com aposentadoria simples

Servidor com aposentadoria qualificada

-10%

-45

Grfico 4: Resultados da Operao Junta Mdica Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

26

4 Inspeo Prefeitura Municipal de Camaari Bahia I Objetivo Efetivar cruzamento das folhas de pagamento entre o Governo da Bahia e o municpio de Camaari, identificando servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como a legalidade da acumulao dos cargos e a respectiva compatibilidade de carga horria. II Abrangncia Do quantitativo de 7.554 registros de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) analisados foi identificada a necessidade de inspecionar 859 servidores pblicos vinculados Prefeitura de Camaari que apresentam multiplicidades de vnculo, acumulao de cargos, simultaneamente, nas esferas estadual e municipal e acumulao de carga horria. Na esfera estadual corresponde a 16 rgos da administrao pblica estadual. III Perodo Fevereiro a Novembro de 2009 IV Fundamentao Constituio da Repblica Federativa do Brasil; Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 6.677 de 26/09/1994 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Bahia; Lei Estadual no 8.261 de 29/05/2002 Estatuto do Magistrio Estadual do Ensino Fundamental e Mdio; Lei Estadual no 10.955 de 21/12/2007 Estrutura Organizacional Corregedoria Geral vinculada a Secretaria da Administrao; Lei Estadual no 11.373, de 05 de fevereiro de 2009 Reestrutura o Grupo Operacional Servios Pblicos de Sade; Lei Estadual no 11.370, de 04 de fevereiro de 2009 Institui a Lei Orgnica da Polcia Civil do Estado da Bahia; Informaes das folhas de pagamento do Estado da Bahia e do municpio de Camaari;

27

V Resultados Situao dos Acmulos Duplo vnculo com incompatibilidade de carga horria Duplo vnculo com cargos incompatveis Triplo vnculo entre contratos REDA Triplo vnculo com cargo efetivo e comissionados Mltiplo vnculo e regidos por Leis Estaduais Especficas da Secretaria de Segurana Pblica Mltiplo vnculo e demitidos pela Prefeitura Legalmente permitidos Expurgo Total
Quadro 9: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Camaari Bahia Fonte: CGR 30/12/09. Elaborao: CGR

Quantidade de Servidores 230 81 12 59 63 20 401 -07 859

Inspeo Prefeitura Municipal de Camaari - Bahia


Qtde.
100,00% 859

70%
490
26,78% 230 9,43% 81 1,40% 12 Triplo vnculo entre contratos REDA 6,87% 59 7,33% 63 2,33% 20 Legalmente permitidos -0,81% -7 46,68% 401

30% -10%
Situao

Duplo vnculo com incompatibilidade de carga horria

Mltiplo vnculo e regidos por Leis Estaduais Especficas da Secretaria de Segurana Pblica

Grfico 5: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Camaari Bahia Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Total

-10

28

5 Operao Cruzamento de dados Ministrio da Previdncia Social (MPS) I Objetivo Comprovar o efetivo exerccio do Cargo Pblico que ocupa, em atividade ou no, prestar declaraes e demais informaes elucidativas acerca da sua efetiva lotao e exerccio funcional, bem como, declarar a percepo de benefcio previdencirio junto ao Ministrio da Previdncia Social (MPS), especificamente, com o INSS, se for o caso. II Abrangncia Inspecionar 661 servidores pblicos estaduais atuantes em 42 rgos ou entidades da administrao pblica estadual para prestar declaraes e elucidar informaes sobre a sua efetiva lotao e exerccio funcional inclusive declarar percepo de benefcio previdencirio INSS. III Perodo 05/10/09 a 23/10/09 IV Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988); Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 6.677/94 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Bahia) Lei Estadual no 10.955, de 21/12/07; Decreto Estadual no 11.415, de 27/01/09 (Criao do Sistema Correicional Estadual). Lei Federal no 8.213/91 Decreto Federal no 3.048/99 Decreto Federal no 83.080/79 Decreto Federal 2.172/97

29

V Resultados Situao apurada Servidor notificado/desconformidade funcional* Servidor Inspecionado Servidor que compareceu no prazo do edital Servidor que compareceu fora do prazo Servidor que no atendeu a notificao do edital rgo Inspecionado Qtde. Apurada 661 1.154 294 270 97 42

Quadro 10: Resultados Operao cruzamento de banco de dados com Ministrio da Previdncia (MPS) Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Operao cruzamento de banco de dados com Ministrio da Previdncia MPSOperao cruzamento de banco de dados com Ministrio da Previdncia MPS
Qtde.

500 0

44,48% 294

100% 661 40,85% 270


Servidor que compareceu fora do prazo

14,67% 97
Servidor que no atendeu a notificao do edital Servidor notificado/desco nformidade funcional*

80% 40% 0%
Situao

Grfico 6: Resultados da Operao cruzamento de banco de dados com Ministrio da Previdncia (MPS) Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Servidor que compareceu no prazo do edital

30

6 Operao Cruzamento de dados Estados CONSAD I Objetivo Validar as informaes prestadas pela Controladoria Geral da Unio (CGU) e pelos Governos Estaduais, decorrente do cruzamento de bases, identificando duplicidade de registro do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), com fins esclarecer acumulao de vnculos e de cargos entre os entes estaduais. II Abrangncia Validar 38 servidores pblicos ligados a 04 rgos da administrao pblica estadual para prestarem informaes quanto a duplicidade de vnculo e de cargos no Estado da Bahia e outros estados visando a comprovao documental e esclarecimentos necessrios. III Perodo 26/10/2009 a 06/11/2009 IV Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil (1988); Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 6.677/94 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Bahia) Lei Estadual no 10.955, de 21/12/07; Decreto Estadual no 11.415, de 27/01/09 (Criao do Sistema Correicional Estadual). Pareceres Sistmicos da Procuradoria Geral do Estado da Bahia

31

V Resultados Situao apurada Servidor notificado/desconformidade funcional Servidor inspecionado Servidor que compareceu no prazo do edital Servidor que compareceu fora do prazo Servidor que no atendeu a notificao do edital Estado analisado rgo inspecionado Quantidade Apurada 38 149 02 01 35 09 04

Quadro 11: Resultados da Operao Cruzamento de banco de dados Estados CONSAD Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Resultados da Operao Cruzamento de banco de dados Estados CONSAD


Qtde.

92,11% 35 5,26% 2
Servidor que compareceu no prazo do edital

100% 38

Servidor que compareceu fora do prazo

Servidor que no atendeu a notificao do edital

Servidor notificado/d esconformid ade funcional

2,63% 1

80% 40% 0%
Situao

Grfico 7: Resultados da Operao Cruzamento de banco de dados Estados CONSAD Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

32

7 Inspeo Prefeitura Municipal de Feira de Santana Bahia I Objetivo Identificar servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como analisar a legalidade da acumulao dos cargos e a respectiva compatibilidade de carga horria. II Abrangncia Do quantitativo de 6.385 registros de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) analisados foi identificada a necessidade de inspecionar 856 servidores pblicos vinculados Prefeitura de Feira de Santana que apresentam multiplicidades de vnculo, acumulao de cargos, simultaneamente, nas esferas estadual e municipal e compatibilidade de carga horria. Na esfera estadual corresponde a 14 rgos da administrao pblica estadual. III Perodo Outubro a novembro de 2009. V Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil; Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 10.955 de 21/12/2007 Estrutura Organizacional Corregedoria Geral vinculada a Secretaria da Administrao; Lei Estadual no 11.373, de 05 de fevereiro de 2009 Reestrutura o Grupo Operacional Servios Pblicos de Sade; Lei Estadual no 11.370, de 04 de fevereiro de 2009 Institui a Lei Orgnica da Polcia Civil do Estado da Bahia; Informaes das folhas de pagamento do Estado da Bahia e do municpio de Feira de Santana;

33

V Resultados Situao dos Acmulos Duplo vnculo com incompatibilidade de carga horria Duplo vnculo com cargos incompatveis Triplo vnculo entre contratos REDA Triplo vnculo com cargo efetivo e comissionados Mltiplo vnculo e regidos por Leis Estaduais Especficas da Secretaria de Segurana Pblica Qudruplo vnculo com 2 cargos efetivos na Bahia Qudruplo vnculo com1 contrato REDA na Bahia Em anlise Total
Quadro 12: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Feira de Santana Bahia Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Quantidade de Servidores 353 103 26 50 13 04 08 299 856

Inspeo Prefeitura Municipal de Feira de Santana - Bahia


Qtde.
1 00% 856

80%
500
41 ,24% 353 34,93% 299 1 2,03% 1 03

40%

3,04% 26

5,84% 50

1 ,52% 1 3

0,47% 4

0,93% 8

0%

Situao

Grfico 8: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Feira de Santana Bahia Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

34

8 Inspeo Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas Bahia

I Objetivo Identificar servidores que possuem mltipla vinculao entre os dois entes federativos, assim como analisar a legalidade da acumulao dos cargos e a respectiva compatibilidade de carga horria. II Abrangncia Do quantitativo de 6.211 registros de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) analisados, foi identificada a necessidade de inspecionar 427 servidores pblicos vinculados Prefeitura de Lauro de Freitas que apresentam multiplicidades de vnculo, acumulao de cargos, simultaneamente, nas esferas estadual e municipal e compatibilidade de carga horria. Na esfera estadual corresponde a 18 rgos da administrao pblica estadual. III Perodo Outubro a novembro de 2009 IV Fundamentao Legal Constituio da Repblica Federativa do Brasil; Constituio do Estado da Bahia; Lei Estadual no 8.261 de 29/05/2002 Estatuto do Magistrio Estadual do Ensino Fundamental e Mdio; Lei Estadual no 10.955 de 21/12/2007 Estrutura Organizacional Corregedoria Geral vinculada a Secretaria da Administrao; Lei Estadual no 11.373, de 05 de fevereiro de 2009 Reestrutura o Grupo Operacional Servios Pblicos de Sade; Lei Estadual no 11.370, de 04 de fevereiro de 2009 Institui a Lei Orgnica da Polcia Civil do Estado da Bahia; Informaes das folhas de pagamento do Estado da Bahia e do municpio de Lauro de Freitas.

35

V Resultados
Situao dos Acmulos Quantidade de Servidores 171 60 18 40 28

Duplo vnculo com incompatibilidade de carga horria Duplo vnculo com cargos incompatveis Triplo vnculo entre contratos REDA Triplo vnculo com cargo efetivo e comissionados Mltiplo vnculo e regido por Leis Estaduais Especficas da Secretaria de Segurana Pblica Qudruplo vnculo com 1 cargos efetivo e 1 REDA na Bahia Qudruplo vnculo com 2 efetivos na Bahia Legalmente permitidos Exonerado no perodo da inspeo Total

01 01 102 06 427

Quadro 13: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Lauro de Freitas Bahia Fonte: CGR 30/12/09 Elaborao: CGR

Inspeo Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - Bahia


Qtde.
1 00% 427

80%
40,05% 1 71 1 4,05% 60 23,89% 1 02 4,22% 1 8 9,37% 40 6,56% 28 0,23% 1 0,23% 1 1 % ,41 6

40%

0%

Situao

Grfico 9: Acmulo de Cargos Pblicos Prefeitura de Lauro de Freitas Bahia Fonte: CGR 30/12/09. Elaborao: CGR

36

CONCLUSES

Vale ressaltar que as atividades de carter sistmico e continuado e as aes executadas pela Corregedoria Geral, representam fatores que proporcionam ganhos qualitativos, principalmente voltados para a mudana de cultura de conduta disciplinar do servidor pblico e ganhos quantitativos que refletem no custeio dos recursos oramentrios na rea de pessoal. A atuao da Corregedoria Geral deve estimular a transparncia dos atos dos Servidores pblicos do Executivo Estadual, fazendo o diagnstico dos fatos e das circunstncias para averiguar as irregularidades apontadas, identificar os supostos responsveis, definir as providncias necessrias para cada situao encontrada e trabalhada, favorecendo-se o controle e a fiscalizao, inclusive pelo prprio servidor pblico. Avalia-se, pois, que os resultados at agora obtidos, no perodo de 02 (dois) anos, deve-se importncia das aes de correio que fortalecero a atuao sistmica da Corregedoria Geral e demais corregedorias estaduais no sentido de obter os seguintes benefcios: fortalecimento dos Sistema Estadual Correicional; desenvolvimento e exerccio de condutas ticas; preservao da probidade como valor ao exerccio da atividade profissional; promoo do bem comum, de modo que o interesse pblico prevalea sobre os interesses particulares; respeito ao ser humano, s diferenas individuais e liberdade de expresso; integridade e honestidade em todas as relaes, preservando o exerccio dos direitos e das obrigaes de forma igualitria; otimizao do uso de recursos pblicos, combatendo toda a forma de desperdcio e transparncia na comunicao, disseminando as informaes de interesse da sociedade e dos colaboradores, respeitando os aspectos ticos e legais pertinentes.

37

REFERNCIAS

Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Constituio do Estado da Bahia, de 5 de outubro de 1989. Lei Estadual no 6.677, de 26 de setembro de 1994 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Bahia). Lei Estadual no 10.955, de 21 de dezembro de 2007 (Criao da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia). Decreto no 11.415, de 27 de janeiro de 2009 (Criao do Sistema de Correio Estadual do Poder Executivo). Decreto no 11.738, de 30 de setembro de 2009 (Aprova o Regimento Interno da Procuradoria Geral do Estado). Lei Complementar no 26, de 28 de junho de 2006 (Dispe sobre a Lei Orgnica e o Estatuto da Defensoria Pblica do Estado da Bahia).

38

___________________________________________________________________
AUTORIA Jair de Oliveira Sento-S Mestre em Anlise Regional pela Universidade Salvador (UNIFACS/2006), Especialista em Engenharia Econmica pela Universidade Catlica de Pernambuco (1987), Bacharel em Cincias Econmicas pela Universidade Catlica de Pernambuco (1986). Coordenador de Inspeo da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao da Bahia. Endereo eletrnico: jair.se@saeb.ba.gov.br Paulo de Souza Nunes Filho Mestre em Administrao Estratgica/Universidade Federal da Bahia (2004), Especialista em Finanas e Bacharel em Administrao de Empresas/Universidade Federal da Bahia. Corregedor Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: paulo.nunesfilho@saeb.ba.gov.br Antonio Cesar Rodrigues Sousa Ps-graduado em Regulao dos Servios Pblicos pela Universidade Federal da Bahia (2004); bacharel em Administrao de Empresa (2005) e Tecnlogo em Eltrica (2000) pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica da Bahia (CEFET). Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental do Estado da Bahia desde 2006 da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: antoniocesar.souza@saeb.ba.gov.br Wilmina Achan Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1994). Coordenadora Jurdica da Corregedoria Geral da Secretaria da Administrao do Estado da Bahia. Endereo eletrnico: wilmina.achan@saeb.ba.gov.br

Potrebbero piacerti anche